Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Intercom Júnior - Trabalho Individual [ voltar ]

2214-1 - A ANÁLISE DO DISCURSO E A  ESPADA DE CRISTO : A QUESTÃO DAS IMAGENS
Régio Fabianno Sousa Andrade (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
 Não penseis que vim trazer paz sobre a terra. Não vim trazer a paz, e sim a espada. Porque vim para opor o filho ao pai, a filha à mãe, a nora à sogra. E cada um terá por inimigos os seus próprios familiares . Essa frase bíblica traduz as divergências, ao longo dos séculos, entre os que  advogam a  causa de Jesus . O estudo compreende os embates, entre protestantes e católicos, acerca das supostas situações de comunicação com o  sobrenatural ( Divino ), em presença das  imagens sacras e  relíquias sagradas (acepção católica) ou  ídolos (conotação protestante). Pretende - se mostrar, nas referidas supostas situações, os possíveis enunciadores evidenciados e/ou omitidos nas mediações intra e interreligiosas, a partir da interface  Bíblia . Assim, ter-se-ia cumprido  a profecia de Jesus Cristo sobre a oposição de  irmão a irmão .
Palavras-chave: significação, poder, voz, discurso, valoração

1538-1 - A BUSCA POR UMA COMUNIDADE VIRTUAL NO FOTOLOG.COM
William Carneiro da Silva (UCPel)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Os fotologs são páginas onde um usuário expõe uma foto do seu gosto apoiada opcionalmente por um texto. Dentro do do site fotolog.com, existem milhões de fotologs onde usuários podem se linkar e estabelecer comunidades virtuais de acordo com suas preferências. Segundo pesquisas, o tempo de permanência do brasileiro em sites do tipo dobrou no período de um ano, e é apoiado nesses aspectos que desenvolvo a procura por uma comunidade virtual que possa se encaixar nos aspectos dissertados durante o artigo.
Palavras-chave: Fotolog, comunidade virtual, laços sociais, capital social

791-1 - A CAPACIDADE DE AGENDAMENTO DA TELEVISÃO NO CONTEXTO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2006
Wandra Cibelle Araujo (PUC MINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Neste artigo apresento uma breve leitura sobre a situação midiática no Brasil, sua relação com a política, e com a hipótese do Agenda Setting. Esta relação motiva meu projeto de iniciação científica que pretende verificar a capacidade de agendamento da televisão - representada pelo Jornal Nacional - e de que forma se deu o efeito de agenda, se comprovado na pesquisa, durante o período eleitoral de 2006. O pressuposto principal deste projeto é a idéia de que as pessoas compreendem grande parte da realidade social através da mídia, excluindo ou incluindo de seus conhecimentos aquilo que ela inclui ou exclui de seu conteúdo. Considero também a premissa de que a televisão, por ser um meio com ampla penetração social no país, é mais eficaz na determinação do efeito de agenda, e que as pessoas determinam sua hierarquia de fatos importantes de acordo com a hierarquia apresentada pela mídia.
Palavras-chave: Agenda Setting, Eleições, Jornal Nacional, Televisão

1385-1 - A COMUNICAÇÃO E A EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL: O CASO DA ESCOLA DE INFORMÁTICA E CIDADANIA REDE AMIGA DA CRIANÇA
Kamila de Mesquita Campos (UFMA), Elen Barbosa Mateus (UFMA), Karla Maria Silva de Miranda (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Pesquisa sobre o projeto Escola de Informática e Cidadania Rede Amiga da Criança  EIC-RAC. A proposta do trabalho é evidenciar como a convergência dos estudos da comunicação e da educação pode contribuir para o cumprimento dos objetivos de projetos dessa natureza. Busca também identificar quais conceitos de inclusão digital e cidadania fundamentam o projeto e em que medida ele favorece a produção de conhecimento pelos educandos. A partir de análise documental e auditoria de opinião, observou-se que a prática comunicacional utilizada na EIC-RAC se enquadra num modelo que não corresponde ao que é exigido pela proposta pedagógica utilizada. Este estudo identifica o modelo interlocutivo como mais adequado para a implementação do modelo educacional do projeto, o qual encontra suas raízes no pensamento de Paulo Freire.
Palavras-chave: Inclusão Digital, Cidadania, Relações Públicas Comunitárias, Paulo Freire

319-1 - A CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA IDENTIDADE ISLÂMICA NO PÓS- 11/09: DEMONIZAÇÃO DE UMA CIVILIZAÇÃO E APAGAMENTO DA MEMÓRIA HISTÓRICA MUNDIAL
Julia Nader Dietrich (PUCSP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Como parte do projeto  A invenção do Outro na mídia semanal (construção hipermidiática) , este trabalho concentrou-se nas edições das revistas semanais Veja, Época, Istoé e CartaCapital, subseqüentes aos atentados de 11/09 em Nova Iorque, visando compreender, de acordo com a metodologia de teoria semiótica quais suas estratégias discursivas na construção do Outro islâmico. Para tanto, foram incorporadas vozes de especialistas que não fazem parte da gama de fontes por elas (as revistas) utilizadas que introduzissem novas visões sobre a cobertura midiática do fato histórico provavelmente mais importante da última década, na tentativa de, posteriormente desenvolver um espaço crítico de educação para a mídia. Julia Nader Dietrich é estudante de graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da PUCSP e bolsista (CNPq) no projeto do orientador Prof. Dr. José Luiz Aidar Prado.
Palavras-chave: Revistas semanais, Oriente, 11 de Setembro

863-1 - A EMERGÊNCIA DO DJ SUPERSTAR E A RECONFIGURAÇÃO DOS DISCURSOS DA MÚSICA ELETRÔNICA
Marcelo Garson Braule Pinto (UFF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A partir da análise da popularizacao da música eletronica nos anos 90, este trabalho propõe uma revisão sobre o discurso que se instaura a partir da década de 80 em favor de seu "underground". Observaremos a reconfiguração do discurso academico sobre as subculturas, além da mudança no cenário da musica eletrônica que possibilita a emergencia do personagem do DJ Superstar, fenomeno muito presente até hoje.
Palavras-chave: Música Eletrônica, Subculturas, Indústria Cultural

1474-1 - A EVOLUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Flávia Vilela Vieira (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Pretendemos desenvolver um embasamento teórico sobre o documentário brasileiro e a sua evolução de linguagem, método e tecnologia, a partir da década de 60 até os dias atuais. Delimitamos nosso estudo a partir da década de 60, pois foi neste momento que o documentário brasileiro se emancipou, deixando a simples documentação fílmica para realizar documentários considerados clássicos. Lançando um olhar sobre o real, investigamos como o discurso é construído e quem detêm, de fato, a voz nestes filmes.
Palavras-chave: Documentário, Real, Linguagem

1245-1 - A FOTOGRAFIA ENTRE A REALIDADE E O SUJEITO INTERPRETANTE
Angélica Lüersen (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Se a fotografia for compreendida como um discurso, implica que ela é feita para ser interpretada por um sujeito. A interpretação, vista sob a ótica da análise do discurso, exige considerar a historicidade do sujeito interpretante que agrega à fotografia elementos que não lhe são próprios. Mas, os significados que a fotografia apresenta, ou que o fotógrafo pretende representar, sofrem interferências, técnicas ou ideológicas, de ordem política ou social, o que coloca problemas na concepção de possibilidade da fotografia representar, em si, uma verdade absoluta.
Palavras-chave: Fotografia, Discurso, Ideologia, Interpretação

331-1 - A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO GERENCIAMENTO DE CRISE  ESTUDO DE CASO DA TAM VÔO 402
Aline da Silva Gil (Ulbra)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho teve como objetivos a demonstração da importância da atividade de relações públicas no gerenciamento de crises e a análise da atuação do profissional de marketing que comandou as ações da Tam após o acidente do vôo 402 em São Paulo. Visa também a diferenciação dos termos conflito e crise, e a definição dos processos de argumentação. Baseando-se que grande parte das crises começa com falhas de comunicação e falta de profissional qualificado, lembrando a falta de conhecimento organizacional sobre o tema, perceberemos que o relações públicas é indispensável em empresas modernas, pelo seu conhecimento em integrar interesses e opiniões, e em manter uma visão global do meio em que atua. A análise propiciou a confirmação de que os relações públicas estão diante de um novo e crescente mercado, o qual necessita de profissionais qualificados e atualizados.
Palavras-chave: Conflitos X Crise, Negociação, Relações Públicas, Relações de Poder

1354-1 - A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO E DA ASSIMILAÇÃO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES DE JORNALISMO DA UESPI  UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.
Washington José de Sousa Moura Filho (UESPI), Jussara Martins Araújo (UESPI), João Henrique de Sousa Vieira (UESPI)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esse trabalho analisa a importância da percepção e assimilação das Teorias da Comunicação entre os estudantes do curso de Jornalismo da UESPI  Universidade Estadual do Piauí. O trabalho é versado em três aspectos fundamentais: primeiro se refere à importância do estudo das teorias com base em textos de Wolf (1987), Pena (2005), Hohlfeldt, Martino e França (2001) e Temer e Nery (2004); segundo, é relacionada a percepção dos acadêmicos em relação às teorias ensinadas na Uespi; terceiro, caracterizando-se pela crítica e possíveis soluções para o ensino-aprendizagem das teorias nessa instituição, que é a segunda mais antiga no ensino de Comunicação Social do Piauí.
Palavras-chave: TEORIA DA COMUNICAÇÃO, UESPI, DOCENTE, DISCENTE

1584-1 - A INFLUÊNCIA DA MÍDIA TELEVISIVA NOS HÁBITOS DE CONSUMO DA TERCEIRA IDADE: O CASO DA UNATI/UFS
Guilherme Borba Gouy (UFS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo se propõe a fornecer subsídios para uma melhor análise das alterações nos hábitos de consumo que se processam no âmbito da terceira idade  parcela da população que, desde a década de 1960, apresentou uma taxa de crescimento bastante elevada  a partir da prática cada vez mais comum de assistir à TV. Para tanto, o trabalho co-relaciona fatores socioeconômicos (grau de escolaridade, renda bruta, etc.) com hábitos desenvolvidos pelos idosos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) ao longo da vida (tempo que dedicam ao hábito de ver TV, programas e gêneros preferidos, etc.). Mediante este cruzamento de dados, pretende-se traçar um perfil mais detalhado destes idosos e verificar, na medida do possível, como se dá a relação de influência entre a mídia televisiva e o indivíduo, em particular os idosos que integram a UNATI/UFS.
Palavras-chave: Mídia televisiva, Idoso, Influência, Hábitos de consumo, Envelhecimento populacional

1473-1 - A INFLUÊNCIA DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO COLABORATIVA SOBRE A ESTRUTURA DE OBRAS PRESENTES EM REDES SÓCIO-TÉCNICAS
Juliana Savaget Chaves Silva (PUCMG), Camila Horta Ribeiro (PUCMG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Os processos colaborativos em redes sócio-técnicas modificam a estrutura das obras presentes nestas redes? O objetivo do presente artigo é investigar obras presentes em redes sócio-técnicas, notadamente na Internet, a partir de conceitos noção de obra enquanto processo, criação coletiva e cibertexto e investigar se a estrutura destas obras reflete os conceitos acima, e, se reflete, como isso caracteriza estas obras. A partir dessa investigação será proposta uma experimentação com o intuito de criar o que poderia ser denominada a obra colaborativa ideal. Antes de tudo, o principal propósito dessa experimentação é aprofundar a discussão e testar a hipótese da obra colaborativa ideal.
Palavras-chave: criação colaborativa, net art, redes sócio-técnicas

1242-1 - A INFORMAÇÃO MEDIADA PELAS INSTITUIÇÕES - ESTUDO DA AGÊNCIA BRASIL: COMO OS GRANDES JORNAIS APROVEITAM AS NOTÍCIAS PUBLICADAS PELO SITE DA RADIOBRÁS
Aline Dias Paz (UnB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esse trabalho de iniciação científica faz parte do grupo de pesquisa Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (PPG/UnB), integrante do REJ (Grupo de Estudos de Jornalismo) e se insere dentro enfoque da informação jornalística mediada pelas instituições de comunicação. O artigo analisará a forma pela qual a chamada imprensa tradicional, por meio do estudo dos jornais  Folha de S.Paulo ,  O Estado de S. Paulo e  O Globo , se apropria e é influenciada pela agência de notícias do Poder Executivo, a  Agência Brasil , integrante do sistema Radiobrás. Trabalharemos com a teoria do agendamento num percurso inverso, que ocorre de fora para dentro das redações. Denominaremos as agências institucionais de notícias como  mídia das fontes .
Palavras-chave: comunicação, jornalismo, mídia das fontes, Radiobrás

690-1 - A INTERAÇÃO COMO PONTO DE PARTIDA AOS ESTUDOS COMUNICACIONAIS
Talita Rampazzo Diniz (UFPE), Eduardo Duarte (UFPE), Mariana Maciel Nepomuceno (UFPE)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo mostra como a interação é utilizada pelos autores brasileiros para fundamentar o estabelecimento da comunicação. No entanto, as visões trabalhadas por eles variam da simples troca de informações na mediação de conversas entre sujeitos interlocutores até o compartilhamento de sentidos, processo auxiliado ou não por dispositivos técnicos. Os estudos em comunicação devem acompanhar as mudanças tecnológicas se quiserem observar as novas potencialidades interativas. O conceito de biosmidiático proposto pelo pesquisador Muniz Sodré aponta uma nova realidade humana, intermediada pela mídia. Para compreender essa nova forma de pertencer ao mundo, o fenômeno do desencobrimento do filósofo Heidegger pode servir para pensar a influência da técnica sobre os homens.
Palavras-chave: interação, comunicação, estudo

577-1 - A INTERNET E AS RELAÇÕES HUMANAS: UM ESTUDO SOBRE AS MODIFICAÇÕES CAUSADAS PELA INTERNET NAS RELAÇÕES DOS INDIVÍDUOS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Marta Borges Arantes (UniCEUB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa tem como foco as modificações resultantes da Internet nas relações privadas e públicas de jovens universitários. Tentou-se compreender melhor as possíveis alterações comportamentais em um grupo de indivíduos que utilizam a Internet com uma abordagem qualitativa. A elaboração dessa pesquisa colocou em questão uma problemática da sociedade contemporânea com objetivo de apresentar novos dados almejando indicar possíveis respostas e caminhos a serem percorridos em pesquisas subseqüentes. Apesar de a Internet ser um meio de comunicação recente, pela correlação e análise dos dados, ficou explícito que existem modificações tanto na esfera privada quanto pública dos jovens.
Palavras-chave: Internet, relações humanas, modificações, esfera pública, esfera privada

1471-2 - A LIGA EXTRAORDIRÁRIA: DA  MEDIOCRIDADE À CONDIÇÃO DE ARTE, UM ESTUDO CULTUROLÓGICO
Aline Cristina Ribeiro Alves (UFMA), Lígia Regina Andrade Guimarães (UFMA), Reuben da Cunha Rocha Junior (UFMA), Yane Silva Botelho (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esse artigo é uma análise sobre A Liga Extraordinária, uma obra de Alan Moore composta através de um jogo intersemiótico com a literatura. Faz-se uma comparação dos quadrinhos com outras linguagens de arte. Fundamentando-se na Teoria Culturológica, de Edgar Morin, tem-se em vista o fenômeno da HQ pelo viés que acrescente certo respeito artístico pelo fenômeno, surgindo o interesse de estudar o processo de apropriação (muito mais que simplesmente uma adaptação), de saudável seqüestro de habitantes da  alta cultura pela cultura de massa. Objetiva-se também entender a função dos personagens apropriados na nova obra, bem como o que representam e como se adequam à nova mídia.
Palavras-chave: Liga Extraordinária, Quadrinhos, Literatura, Cultura de massa

1017-2 - A MEMÓRIA DO PÚBLICO E O CARNAVAL COMO CERIMÔNIA FESTIVA
Marialva Carlos Barbosa (UFF), Flavia Risi (UFF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A proposta deste artigo é analisar a percepção do público diante das emissões televisivas e suas memórias sobre o Carnaval. Através de entrevistas  com grupos localizados de telespectadores  e das impressões que o público expôs em cartas dirigidas aos veículos, toma-se como cerne teórico as pesquisas em torno da memória e das cerimônias festivas da televisão brasileira. Pensar as cerimônias televisivas, o carnaval e sua memória nos exige uma série de considerações e definições em torno destes conceitos que estarão presentes em todo texto.
Palavras-chave: Televisão, Publico, Carnaval, Cerimônias

271-1 - A NOTÍCIA SOBRE MEIO AMBIENTE EM ANÁLISE: O ESCLARECIMENTO DE CONCEITOS E A VERIFICAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DO DISCURSO UTILIZADO PELO JORNALISMO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA
Eloisa Beling Loose (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
As notícias relativas ao Meio Ambiente ganham espaço dia-a-dia nos meios de comunicação, mas, poucas vezes, recebem o tratamento adequado na construção jornalística. O objetivo desse trabalho é esclarecer os conceitos de Jornalismo Ambiental e Científico e desvelar de que forma o discurso usado pela mídia impressa constrói os efeitos de sentido presente no discurso jornalístico sobre o Meio Ambiente. Para tanto, usou-se de certos preceitos da Análise do Discurso da Escola Francesa com o intuito de estabelecer subsídios para a maior e melhor compreensão da organização dos elementos instituídos no discurso jornalístico inserido no campo da informação científica. A autora é acadêmica do 5º semestre de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, integrante do Programa de Educação Tutorial e pesquisadora da temática apresentada. Seu orientador é o professor Adair Peruzzolo.
Palavras-chave: Mídia Impressa, Jornalismo Ambiental, Jornalismo Científico, Análise do Discurso

705-1 - A ORGANIZAÇÃO ENUNCIATIVA DOS QUADRINHOS DE CHICO BENTO SOB UMA PERSPECTIVA SEMIOLINGÜÍSTICA
Mariana Ramalho Procópio (UFV), Mônica Santos de Sousa Melo (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho tem por objetivo identificar representações sociais em Chico Bento. Através da interpretação semiolingüística das historinhas, espera-se obter acesso aos contratos de comunicação e às marcas e relações deixadas pelos sujeitos na trama textual. Para isso, além de se reconhecerem os sistemas semiolingüísticos de Patrick Charaudeau, deverão ser consideradas as estratégias do discurso e, conseqüentemente, da comunicação, bem como elementos da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici.
Palavras-chave: Análise do Discurso, História em Quadrinhos, Representações Sociais

1079-1 - A PRESENÇA DA NEGRA NO CINEMA BRASILEIRO
Mariana Zibordi Pelegrini (UFJF), Maria Fernanda França Pereira (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra na comunicação. Definiu-se, para isso, realizar uma análise do filme Filhas do Vento, lançado em 2003, sob a direção de Joel Zito Araújo. Recorremos ao conceito e implicações de identidade cultural. Debatemos o mito da convivência cordial das três raças que dão origem ao brasileiro. Lembramos a situação de negras e negros na sociedade e na comunicação, que ainda é marcada pela discriminação. Tanto, que, ao avaliar de forma específica a televisão, Muniz Sodré afirma que esta faz um  controle de rostos na sua programação, ocultando a realidade estética do nosso país. Também tivemos como base estudos sobre a mulher na comunicação que apontam, por exemplo, o tripé moda-casa-coração como sustento da imprensa feminina. Após tal caminho teórico, analisamos cenas do filme, que são representativas do tema.
Palavras-chave: Comunicação, Identidades Culturais, Etnia, Gênero

478-1 - A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA E A RTV CULTURA DE SÃO PAULO
Glauco Berti (UMESP), Diego Nunes (UMESP), Nathália Ernandes Faria Rodrigues (UMESP), Jackeline Vieira Rios Conceição (UMESP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo:Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou localizar e traçar o perfil da produção acadêmica nacional sobre a Fundação Padre Anchieta e a Rádio e Televisão Cultura de São Paulo.O levantamento do material bibliográfico em livros, dissertações de mestrado e teses de doutorado que esta pesquisa se propôs a realizar não abrange toda e qualquer referência a esses tópicos, mas sim, recortou, neste vasto material bibliográfico, aqueles trabalhos em que a Fundação e a RTV Cultura, ou algum de seus programas, apareceram como tema central. Na abordagem analítica do perfil desta produção bibliográfica salienta-se: época da produção do trabalho e o tema privilegiado. Palavras-chave: TV Cultura, Fundação Padre Anchieta, bibliografia.
Palavras-chave: TV Cultura, Fundação Padre Anchieta, bibliografia

1181-1 - A PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS ONLINE NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Gilberto Balbela Consoni (UCPel), Gabriela da Silva Zago (UCPEL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo procura verificar se o jornalismo da web estaria seguindo as tendências da globalização e provocando uma homogeneização da informação. A hipótese é a de que os veículos, em busca da velocidade, estariam publicando textos recebidos das agências de notícias na íntegra ou com um mínimo de edição. Para avaliar essa suposição, foi feita uma análise comparativa de sete sites, a partir das notícias do mês de abril sobre a Copa do Mundo de 2006. Em uma amostra inicial, explicitada nesse artigo, observou-se que copiar e colar seriam ações cada vez mais recorrentes no meio jornalístico e os critérios de produção de notícias não estariam mais sendo utilizados por um número elevado de veículos que produzem notícias para web. Isso poderia estar contribuindo para a manutenção de um ponto de vista único.
Palavras-chave: Globalização, notícia, jornalismo online

1511-1 - A REALIDADE POLÍTICA MARANHENSE CONSTRUÍDA NAS PÁGINAS DE O ESTADO DO MARANHÃO E O IMPARCIAL: ANÁLISE DOS DISCURSOS DA NOTÍCIA DA PRÉ-CANDIDATURA DE JACKSON LAGO AO GOVERNO DO ESTADO
Romulo Fernando Lemos Gomes (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A dissidência política do atual governador maranhense José Reinaldo do grupo liderado pela família Sarney, conhecida por manter uma espécie de poder oligárquico no Maranhão, abriu caminho para uma luta hegemônica entre os dois grupos, evidenciada pelos jornais locais. Neste trabalho, analisamos periódicos situados em pólos extremos desse embate político: O Estado do Maranhão e O Imparcial. Ao trazer à cena os mecanismos de construção do discurso jornalístico, pretendemos descrever os efeitos de sentido investidos pelas estratégias discursivas dos jornais para fazer crer em suas matérias.
Palavras-chave: Discurso Jornalístico, Poder, Teoria Social do Discurso, Estratégias Discursivas

1160-1 - A RELIGIOSIDADE POPULAR NA ILHA DOS MARINHEIROS. UM ESTUDO FOTOETNOGRÁFICO DOS PÓRTICOS ORNAMENTAIS.
Henrique Parobé Gibbon (UCPel)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho apresenta o Projeto Fotográfico Ilha dos Marinheiros em uma abordagem dos métodos de Margaret Mead e Gregory Bateson, John Collier Jr. e Luiz Eduardo Robinson Achutti, no que diz respeito à antropologia, etnografia e fotografia. Utiliza-se principalmente da fotoetnografia de Achutti, para uma análise entre cultura, massa e a validade da utilização de fotografias discursivas e narrativas visuais. Tem como objeto de estudo as festividades religiosas na Ilha dos Marinheiros e os pórticos ornamentais construídos para tais festas.
Palavras-chave: Fotografia, Antropologia, Fotoetnografia, Narrativa Visual

711-1 - A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO VEICULADA PELAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DA MÔNICA
Carla Macedo de Mello Pereira (USP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho se propõe a desenvolver uma análise das histórias em quadrinhos da Mônica, sob a perspectiva da Sociologia da Educação. Nesta reflexão, será estudado o papel da mídia na formação da identidade de gênero partindo da hipótese de que a produção cultural midiática da atualidade age como um importante agente socializador, transmitindo informações e ideais de comportamento. Neste sentido pode ser caracterizado como um recurso educativo que serve como documento histórico relevante no auxílio de análises sociais de modelos, ideologias e práticas humanas
Palavras-chave: Mônica, Historias em quadrinhos, mídia, educação, gênero

1099-2 - A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL NA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE
Camila Carvalho Gomes da Silva (UFV), Anielle Aparecida Fernandes de Morais (UFV), Maria Carmem Aires Gomes (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Sob a perspectiva dos estudos críticos do discurso, este trabalho pretende analisar os discursos dominantes associados ao marketing verde da Companhia Vale do Rio Doce. Ã0 proposto um estudo sobre as matérias de temática sócio-ambiental divulgadas nas páginas do informativo impresso da empresa. Para tanto, parte-se do pressuposto de que os veículos midiáticos assumem hoje um papel de destaque na sociedade agindo como controladores e/ou disciplinadores de comportamentos, atitudes, valores e crenças. Assim, discutir o Jornalismo Ambiental praticado no informativo institucional de uma empresa que utiliza a natureza como fonte principal de matéria prima, é pertinente quando se trata de analisar de que maneira as informações ali dispostas são atravessadas por questões políticas, sociais e culturais.
Palavras-chave: Discurso, Responsabilidade Social, Jornalismo Ambiental

143-1 - A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA PARA O CINEMA: REFLEXÕES PRELIMINARES
Erica Eloize Peroni Ferreira (Promove)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Trata-se da investigação da intersemiose existente entre texto literário e cinematográfico. A multiplicidade de obras literárias presentes no cinema, desde a sua constituição até os dias atuais, nos faz questionar sobre a similaridade existente entre ambas as linguagens, ressaltando as etapas pertinentes ao processo de transposição, tais como a intertextualidade, adaptação e tradução intersemiótica.
Palavras-chave: cinema, literatura, semiótica, transtextualidade

850-1 - A VIOLÊNCIA DA MÍDIA - UMA VISÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS DO RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS
Viviane Cristina Pereira de Miranda (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Por meio de uma pesquisa, realizada entre jovens universitários, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, descrevemos a percepção dos receptores frente as diferentes formas de emissão da violência pelos telejornais. O artigo descreve o caminho de uma matéria sobre violência, desde a seleção da notícia, o formato que essa adquire, até o momento em que ela chega aos lares, aos olhos e ouvidos do receptor.
Palavras-chave: violência, recepção, telejornalismo, jovens

814-1 - AÇÃO SOCIAL DE MARKETING E O ENVOLVIMENTO COM O PÚBLICO CONSUMIDOR. O CASO EXTRA HIPERMERCADOS.
Vitor Baravelli Perez (UniCEUB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta pesquisa aborda o envolvimento e a percepção do público consumidor do hipermercado Extra quanto aos seus programas sociais, em específico a ação de coleta de embalagens para reciclagem denominada  Reciclagem 10 Fome Zero , a qual trabalha para reduzir o impacto de resíduos no meio ambiente e apóia um programa social do governo federal. A pesquisa se baseia nos princípios de marketing para causas sociais e nas mudanças do contexto de relacionamento entre as organizações e os públicos com que interage, trazendo a tona o conceito de Responsabilidade Social Empresarial e a busca por práticas de desenvolvimento sustentável e consumo consciente.
Palavras-chave: marketing social, valor de imagem agregado, comportamento do consumidor

169-1 - AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE JUIZ DE FORA
Letícia Rocha de Araújo (FESJF), Clarissa Ramos dos Santos (FESJF), Fabiola Mattos (FESJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho avalia o desenvolvimento da Agência Experimental de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, Minas Gerais, no período de um ano e três meses de sua existência. Procura demonstrar a sua importância para os alunos do curso de Jornalismo, que, através da Agência, podem adquirir um conhecimento do mercado de trabalho que irão enfrentar. Além disso, proporciona a eles uma experiência profissional já nos primeiros anos da Faculdade, funcionando como um espaço criativo e de experimentação.
Palavras-chave: Jornalismo, Agência de Jornalismo, Crescimento profissional

2078-1 - ANA LÍDIA E MARIA CLÁUDIA: A VIOLÊNCIA NAS PÁGINAS DO CORREIO BRAZILIENSE
Carolina Figueiredo Delamonica Freire (UnB), Lais Lis Guimaraes Lima (UNB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O trabalho de pesquisa Ana Lídia e Maria Cláudia: a violência nas páginas do Correio Braziliense consta de uma análise comparativa entre os enquadramentos dados a duas coberturas jornalísticas de casos de violência contra menores da classe média da capital publicadas no jornal local Correio Braziliense. Os crimes contra as menores Ana Lídia Braga e Maria Cláudia Del Isola foram cometidos em épocas distintas, separados por 31 anos. Pela semelhança entre os objetos de estudo, foi possível compará-los considerando os seguintes aspectos: destaque dado a cada caso, abordagem do factual e qualidade da apuração. Tomamos esses tópicos como base para analisar a mudança no valor-notícia em momentos de contexto sócio-político diferentes.
Palavras-chave: Comparação, valor-notícia, violência, enquadramento

394-1 - ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO DA EDITORIA MUNDO DE ZERO HORA
Mayura Waihrich Leal Giaretton (Unifra)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Devido à importância das notícias internacionais na vida e, principalmente, no jornal impresso, esse trabalho teve por finalidade estudar, interpretar e analisar o conteúdo jornalístico das notícias internacionais veiculadas no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre.. Utilizou-se 32 matérias, publicadas entre os dias 15 e 22 de setembro de 2005. Foram feitas tabelas a partir do método proposto por Laurence Bardin (2002). As tabelas foram divididas em dois grupos: quantidade de vezes que as palavras referentes à editoria internacional aparecem em cada texto e a divisão por assuntos abordados na editoria internacional nesse período. A divisão dessas expressões, classificadas como palavras na análise realizada, propôs verificar se a informação veiculada é clara, utiliza fontes e dados que esclareçam o leitor quanto ao conteúdo da informação.
Palavras-chave: Jornalismo internacional, análise de conteúdo, agências de notícias

934-1 - ANÁLISE SEMIÓTICA NA PUBLICIDADE: LINHAS AÉREAS GOL
Odete Marquini Felipetto (IESB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta análise tem por objeto a peça publicitária produzida para as Linhas Aéreas Gol. A escolha do anúncio gráfico em revista, em detrimento do filme de TV, embora este apresentasse a vantagem de absorver a linguagem publicitária da mídia impressa e de se apropriar da linguagem do rádio e do cinema, se deve ao fato de que a mídia impressa detém dentre seu público alvo, os formadores de opinião.O anúncio analisado reúne ingredientes históricos, sociais, mercadológicos e psicanalíticos. A combinação dos signos, organizada de forma hábil, vincula ao produto uma vida de luxo, projeção, aceitação social e sobretudo de sonhos míticos. A linguagem é carnavalizada e o avião é tratado não como um meio de transporte, mas como um meio de satisfazer fantasias e sonhos.
Palavras-chave: comunicação, linguagem publicitária, revista, transporte aéreo

1070-2 - APRENDIZES DO FANTASIA
Alexandre Rocha da Silva (Unisinos), Marcelo Bergamin Conter (UNISINOS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Aprendizes do Fantasia aborda o videoclipe como gênero audiovisual partindo de seus devires, expressos desde as primeiras fusões de imagem projetada com música. Toma-se como referência o filme Fantasia, de Walt Disney, datado de 1940, onde são encontradas estruturas que se repetirão nos videoclipes 40 anos mais tarde. São abordadas, também, adaptações de músicas inseridas no filme como traduções intersemióticas.
Palavras-chave: Música, Semiótica, Videoclipe

1252-1 - ARTIGO O DISCURSO NARRATIVO DAS TELENOVELAS - O FOLHETIM
Paula das Graças Teixeira da Conceição (Uni-BH), Nadja Lígia Chagas Santos (UNI-BH), Maíra Bueno Moura (UNI-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo apresenta uma revisão de literatura relacionada ao folhetim, gênesis da telenovela brasileira atual. O folhetim, gênero literário desenvolvido nos jornais da França do século XIX, serviu como parâmetro de formato (narrativa) e temáticas para diversos produtos da mídia eletrônica, primeiramente para as radionovelas latino-americanas e as soap-operas norte-americanas e, posteriormente, para a teledramaturgia em geral. Assim, este trabalho expõe um panorama das características do folhetim que influenciam a produção televisiva.
Palavras-chave: Comunicação Audiovisual, Televisão, Teledramaturgia

16-1 - AS CHARGES DO PROFETA: DILEMAS DA LIBERDADE DE IMPRENSA NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Luiz Felipe Ferreira Stevanim (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo teórico se propõe a analisar o conceito de liberdade de imprensa e suas modificações no atual cenário geopolítico. Para tanto, parte de um problema concreto: os recentes protestos de um número elevado da comunidade islâmica contra a publicação das doze charges do profeta Muhammad. O que ficou em jogo nessa série de protestos foi a viabilidade do ideal de globalização. Pretende-se, portanto, pensar a liberdade de imprensa, apregoada como direito universal do homem, diante das novas tecnologias comunicacionais, de um ambiente modificado de socialibidade e da prática jornalística advinda desse contexto, no qual muitos conflitos se intensificam.
Palavras-chave: liberdade de imprensa, globalização, islamismo

1183-1 - AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÍDIA PUBLICITÁRIA
Danilo Aroeira de Pinho Tavares (Uni-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
As Histórias em Quadrinhos são uma forma de arte industrial e podem ser consideradas um meio de comunicação de massa, cuja leitura é capaz de gerar inúmeras interpretações. Por isso, podem transmitir o texto publicitário sem que este se limite à exibição/apresentação do produto, falando de outros assuntos além dele. Para obter sucesso no processo comunicativo publicitário, a História em Quadrinhos deve utilizar recursos variados. São usados dois exemplos de História em Quadrinhos voltada para a divulgação de serviços que ilustram as diferenças entre uma produção que utiliza de forma eficiente e outra que poderia aproveitar melhor os recursos da linguagem dos quadrinhos.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos, Publicidade, Mídia, Comunicação

119-1 - AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO FERRAMENTA DE BRANDING
Marcello Raimundo Chamusca Pimentel (FTC/Salvador), Márcia Maria Carvalhal Britto Pimentel (FTC/SALVADOR)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo visa introduzir o leitor no universo do processo de branding, a partir da articulação dos conceitos de relações públicas, por meio do processo da gestão estratégica da comunicação organizacional e da imagem institucional e corporativa, estabelecendo vínculos entre a imagem e a marca, bem como seus elementos éticos e estéticos característicos. A partir de uma abordagem qualitativa, buscamos entender como a gestão de marcas  um conjunto de atividades que busca a integração das áreas administrativas em torno de um só conceito  pode utilizar as relações públicas para estabelecer relacionamentos qualificados com os seus diversos públicos. A nossa conclusão é de que o processo de branding não pode prescindir da utilização de técnicas de relações públicas na sua realização, visto que a imagem institucional agrega um valor inestimável à marca e garante o seu sucesso e longevidade.
Palavras-chave: Branding, Relações Públicas, Marca, Imagem

1445-1 - AS RELAÇÕES PÚBLICAS E OS DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
Diogo Henrique Helal (UNI-BH), Elisangela Costa Nascimento (UNI-BH), Valéria de Fátima Raimundo (UNI-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A comunicação pública envolve um conceito ampliado nreferente à participação democrática da sociedade redefinida pelo posicionamento dos cidadãos pelo interesse público e necessidade do estabelecimento de um processo comunicativo, no qual as Relações Públicas se colocam direcionadas para a eficácia da comunicação voltada para a participação e interesse coletivo. A orientação de ações da comunicação pública está voltada para o cultivo de relações de transparência com a sociedade civil. O reconhecimento de uma sociedade civil autônoma, que interage com as instituições do governo requer o estabelecimento de políticas de comunicação que inserem as Relações Públicas em um contexto democrático. Neste sentido, a expressão ativa e participativa do cidadão receptor, requer uma interação comunicativa, objetiva e transparente entre o Estado e a sociedade como um todo.
Palavras-chave: Comunicação pública, relações públicas, sociedade civil, cidadania

1341-1 - AS RELAÇÕES PÚBLICAS NA ATUAL EDUCAÇÃO:A ATUAÇÃO DO RP EM UM CENÁRIO EDUCACIONAL EM CRISE DE VALORES
Beatriz Meinberg de Sousa Pereira (FCL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Desde meados do século XX a humanidade vive um período de intensas transformações em todos os setores da sociedade. Neste cenário, o campo educacional foi certamente um dos mais afetados. Entretanto muitas instituições ainda não perceberam os riscos que correm caso dêem continuidade a políticas educacionais ainda moldadas em valores obsoletos. Neste contexto faz-se necessária a atuação do profissional de Relações Públicas. Seu papel consiste em mediar as relações entre a escola e seus públicos de forma a estruturar uma comunicação condizente às necessidades de uma sociedade em constantes mudanças.
Palavras-chave: Comunicação, Relações Públicas, Contemporaneidade, crise de valores, Educação

1468-1 - AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DE UMA COLEÇÃO DE JÓIAS BASEADAS NA ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL
Camila Sieburger Tessmann (Unifra), Flavi Ferreira Lisbôa Filho (UNISINOS), Cristiane Rick (UNIFRA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A escravidão de africanos no Brasil ocorreu aproximadamente entre os séculos XVI e XIX, marcando a cultura americana, com a formação de uma cultura afro-americana. Percebemos hoje, em diversos aspectos da nossa sociedade que esta união criada pelos europeus colonizadores da América continua viva, nos ritos de passagem africanos praticados no Brasil. O objetivo deste trabalho é analisar a representação simbólica de uma jóia, criada em função da temática escravagista para a mulher contemporânea, ou seja, que tenha se baseado na vida dos escravos que aqui chegaram, suas origens, seu sofrimento, seus costumes, etc. Esse estudo busca nas raízes negras as possibilidades de representação e interpretação de jóias não só com valor estético, mas histórico, carregado de simbolismo.
Palavras-chave: Representação, Simbolismo, Escravidão

1322-1 - AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO ESTANCIEIRO GAÚCHO DO SÉCULO XIX CONSIDERADAS NA PROJEÇÃO DE UMA COLEÇÃO DE JÓIAS
Maria da Graça Portela Lisbôa (Unifra), Giovana Zamberlan (UNIFRA), Cristiane Rick (UNIFRA), Flavi Ferreira Lisboa Filho (UNISINOS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho centra-se na temática dos estancieiros gaúchos desse período, tendo como finalidade identificar a representação simbólica que exerceram e exercem as jóias no imaginário do gaúcho. Através do estudo sociocultural e econômico do estancieiro do século XIX buscar-se-ão referências que permitam traçar um elo entre a influência européia e a indumentária da mulher gaúcha estancieira, observando o uso de jóias e acessórios, resgatando tendências e delineando formas contemporâneas com relação ao uso de adornos.
Palavras-chave: Representação, Simbolismo, Gaúcho, Moda

404-1 - ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO VIRTUAL NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Roberto Ribeiro Miranda Cotta (UESC), Alexandre Muniz Bulhões (FTC), Jefferson Cruz Acácio (FTC), Kayo Kleberson Cerqueira Oliveira (FTC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A forma como a internet chegou ao Brasil e se alastrou pelo país até chegar à região sul da Bahia é a questão central deste texto. O objetivo do trabalho é apresentar um panorama histórico da internet na região sul da Bahia, com discussão sobre as problematizações de assuntos inerentes a esta nova forma de comunicação, apresentando uma análise de sites produzidos na região e considerando as características do meio e as categorias de atitudes possibilitadas pela internet. O método utilizado, para tanto, contou com entrevistas a empresários locais, com questionário direcionado, bem como análise de sites, selecionadas pelo método intencional não-probabilístico por julgamento. Observa-se, assim, a edificação deste meio na região como uma forma promissora de informação com um futuro incerto, mas que se supõe não muito distante das propostas globais na cibercultura.
Palavras-chave: Cibercultura, Sul da Bahia, Realidade regional

1424-1 - ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ: INFLUÊNCIA NO JORNAL DA CIDADE
Marília Porcari Gerciano (UNIP), Andréiaterzariol Couto (UNIP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho tem por objetivo analisar a influência que as sugestões e matérias da assessoria de imprensa da prefeitura do município de Jundiaí  S.P, publicadas em seu site, exerce sobre o jornal local Jornal da Cidade. A verificação feita durante uma semana compara o que a assessoria de imprensa publica no site e o que é pautado pelos jornais. No trabalho aqui apresentado, foi verificada a influência da assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Jundiaí na elaboração das pautas e divulgação de matérias no Jornal da Cidade, um dos jornais locais mais tradicionais.
Palavras-chave: Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Ética

2191-1 - ATITUDES REVELADAS NA PROPAGANDA. FORMAS DE PRECONCEITOS NA PUBLICIDADE TELEVISIVA BRASILEIRA.
Ana Maria Silva Simeira (PUC-Campinas), Rafaela Mazotine dos Santos (PUC-CAMPINAS), Flailda Brito Garboggini (PUC-CAMPINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Buscou-se realizar uma pesquisa exploratória sobre as formas de estereótipos existentes na publicidade e o tratamento dos personagens componentes das campanhas, verificando com isso a forma como algum tipo de preconceito foi inserido na publicidade em TV na década de 90. O discurso publicitário aqui considerado como uma espécie de registro das tendências da sociedade de uma determinada época, documentando a vida social e suas aspirações. Tomou-se o conceito de atitude, estudado na psicologia do consumidor, como a predisposição interna de um indivíduo para avaliar determinado objeto, ou aspecto, de forma favorável ou desfavorável. O conhecimento da atitude pode levar a uma melhor compreensão do ser humano.
Palavras-chave: preconceito, significação, publicidade, propaganda, publicidade

756-1 - BIBLIOTECA ROTATIVA: UMA AÇÃO DE CIDADANIA QUE DEU CERTO
Cleiton de Sousa Gerber (FACVEST)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo aborda a estratégia de fortalecimento da imagem de uma organização, através do projeto de responsabilidade social Biblioteca Rotativa. Projetos como o Biblioteca Rotativa não só fortalecem a imagem da organização mas também produzem mudanças consideráveis no comportamento e nas habilidades do individuo. Através do livro é oferecido um novo mundo uma possibilidade de desenvolvimento cultural ao leitor, que lhe propicia adquirir uma visão critica do fato. Os estudiosos da educação acreditam que através do ato de incentivar a leitura cria-se um ambiente favorável ao desenvolvimento cultural, intelectual e econômico de uma determinada comunidade. O Relações Públicas como gestor da comunicação em empresas, dentre outras tem a tarefa de criar projetos para que a organização contribua socialmente com a comunidade que a cerca criando um clima de reconhecimento e agradecimento mutuo.
Palavras-chave: Ação Social, Educação, Relações Públicas

722-1 - CARACTERÍSTICAS, USOS E FUNÇÕES DAS FOTO-ILUSTRAÇÕES NO DISCURSO JORNALÍSTICO
Ana Carolina Lima Santos (UFS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho tenta avançar no entendimento das ilustrações fotográficas, delineando-as enquanto gênero que engloba duas espécies: uma ligada à familiarização e a outra, ao conhecimento do real. A partir de tal classificação, aprofunda-se nos estudos acerca desta segunda espécie. Demarcando suas características, usos e funções, retrata-se como, fazendo uso das mais variadas estratégias comunicacionais (entre as quais se sobressaem a ficção, a manipulação e a metáfora), estas foto-ilustrações atendem à proposta jornalística de gerar informações aprofundadas acerca da atualidade, intermediando a relação entre o homem e o mundo. Além disto, este trabalho empreende um mapeamento quantitativo e qualitativo da manifestação das ilustrações fotográficas nas revistas Veja e Istoé a fim de identificar e assinalar o seu emprego.
Palavras-chave: Fotojornalismo, Gêneros fotográficos, Foto-ilustrações

1-1 - CARAÍ NOTÍCIAS - INFORMAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A COMUNIDADE
Natasha Mruz (Unifra)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A partir da proposta em desenvolver um trabalho de extensão em Comunicação Comunitária, optou-se por um programa radiojornalístico na Rádio Comunitária Caraí FM, em Santa Maria, RS. Durante nove meses, quatro acadêmicos de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano  Unifra, pesquisaram e desenvolveram o corpus principal deste estudo, o programa  Caraí Notícias  A Voz da Comunidade . Pioneiro na cidade, foi uma forma de valorização das notícias da comunidade, com estratégia de aproximação da rádio e os ouvintes. O trabalho valoriza importância para a comunidade, já que abordava problemas e notícias pertinentes a região, assuntos que não são veiculados na mídia em geral.
Palavras-chave: comunicação comunitária, radiojornalismo, cidadania

1142-1 - CIÊNCIA NA ERA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Fernanda Medeiros Campos (Ufpa), Annete de Souza Morhy (UFPA), Regina Lúcia Alves de Lima (UFPA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo constitui uma análise sobre o caráter mercadológico da página Ciência em Ação, veiculada por um dos maiores meios de comunicação impressos da região Norte, o Diário do Pará. Procura-se, através de uma análise de discurso, com base em autores como Foucault, levantar o paradoxo entre a que a página se propõe, que é divulgar as pesquisas científicas da Amazônia, e o que pratica: a utilização do espaço de visibilidade social para a autopromoção das Instituições de Ensino Superior.
Palavras-chave: responsabilidade social, autopromoção, divulgação científica, empresa universitária

628-1 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO VAREJO DE MODA
Nickolas Xavier Rodrigues (UNI-BH), Admir Roberto Borges (UNI-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre o comportamento do consumidor no varejo de moda das grandes grifes. A razão dos consumidores comprarem, o que pretendem ao adquirir um artigo de moda, o poder da marca que carregam estampada e costurada às peças de roupas, o atendimento especializado para este público específico, os fatores psicológicos que os levam ao consumo. Apresentam-se conceitos de marketing, varejo, relacionamento e psicologia do consumidor para justificar o consumo e o sucesso destas grifes que atualmente vêm aumentando as vendas em todo mundo, inclusive nos países considerados subdesenvolvidos. O que seria necessário para ter sucesso no desenvolvimento de produtos para um público especifico e exigente como os consumidores de moda, são assuntos abordados.
Palavras-chave: Varejo de moda, Marketing, comportamento do consumidor

132-1 - COMUNICAÇÃO E CONTROLE EM ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS: UM ESTUDO DE CASO
Dermeval Milanez Brandão Neto (UNI-BH), Maíra Rocha Santos (UNI-BH), Diogo Henrique Helal (UNI-BH), Valéria de Fátima Raimundo (UNI-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A revolução tecnológica catalisou a criação de modelos organizacionais e aparatos gerenciais que servem tanto para democratizar quanto para controlar as informações que norteiam o universo da organização. A partir desse pressuposto, esse artigo foi estruturado com o intuito de analisar criticamente a comunicação e o controle em uma organização flexível. Discute-se a transição dos modelos burocráticos, na qual os meios de controle eram austeros, impositivos e visíveis, para os flexíveis, cujo controle passou a ser exercido de maneira sofisticada, sutil e invisível. Para tanto, utiliza-se dos conceitos de agir comunicativo (monológico e dialógico) de Habermas. Tal debate teórico fundamenta a construção de hipóteses de pesquisa, que foram testadas por meio da realização de um estudo de caso em uma organização flexível, da área de comunicação, situada em Belo Horizonte-MG.
Palavras-chave: Comunicação Interna, controle organizacional, modelos flexíveis

1574-1 - COMUNICAÇÃO E MERCADO: COMUNICADORES-EMPREENDEDORES ATUANDO NO MERCADO REGIONAL
Felipe Rigon Dorneles (UNIJUI), Tiago Mainieri de Oliveira (UNIJUÍ)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
As universidades vêm inserindo no currículo de seus cursos o tema empreendedorismo. Esse fato se deve à grande exigência, por parte do mercado de trabalho, de profissionais capacitados. O empreendedorismo desperta nos alunos características essenciais para um profissional, facilitando a inserção destes no mercado. Desse modo, reportamos no artigo um estudo realizado junto aos egressos do curso de Comunicação Social da Unijuí, observando a área de atuação dos comunicadores formados pela universidade, bem como seu perfil empreendedor. Podemos afirmar que eles apresentam características essenciais aos comunicadores-empreendedores. Além disso, identificou-se que grande parte dos egressos atua no mercado regional, o que reforça a importância do curso neste mercado, que está em desenvolvimento.
Palavras-chave: mercado regional, comunicação, empreendedorismo, comunicadores-empreendedores

822-2 - COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EM TEMPOS DE INTERNET
Adriana Pessatte Azzolino (ISCA Limeira), Cristiane Peixoto Nabarretti (ISCA LIMEIRA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Estudo sobre a utilização da tecnologia da informação (TI) como meio de comunicação pelas micro e pequenas empresas (MPEs), analisando em que medida as MPEs têm acesso ou desenvolvem a TI como forma de comunicação. Para a este estudo foi necessária a pesquisa da evolução das sociedades industriais, passando pelo capitalismo informacional até à revolução que a TI com suas idéias mais inovadoras causou nas organizações. Em posse dos dados de pesquisas do SEBRAE sobre as taxas mortalidades e a informatização destas empresas é possível refletir sobre os possíveis fatores que podem amenizar ou até reduzir drasticamente estas taxas, e evidenciar que ainda devem ser tomadas medidas importantes para a inclusão digital destas organizações para que em seguida sejam exploradas as ações de comunicação utilizando a TI.
Palavras-chave: micro e pequenas empresas, comunicação, tecnologia da informação, TI

1207-1 - COMUNIDADES VIRTUAIS: NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE OU AFIRMAÇÃO DOS MODELOS DE SUBJETIVIDADE DA SOCIEDADE DE CONSUMO?
Flávia Martins dos Santos (UFG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho pretende levantar discussões relacionadas à sociabilidade e novas tecnologias, através de um estudo crítico das comunidades virtuais. Discute-se o arsenal de ferramentas facilitadoras de relacionamento que essas comunidades oferecem, bem como se dão tais relacionamentos virtuais e a construção das identidades virtuais. Para tanto, se utiliza meios como: pesquisa bibliográfica, estudo da engenharia do site, pesquisa participante e grupos focais para levantamento de dados. Resultados preliminares demonstram que não se pode usar os mesmos critérios para jugar comunidades reais e virtuais. As identidades são construídas tendo como referência a aceitação pelos demais membros e é visível a existência de tentativa de se vender identidades, por isso são construídas e embaladas cuidadosamente.
Palavras-chave: Sociabilidade, Comunidade, Virtual, Identidade

2160-1 - CRÍTICA E CIDADANIA NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DOS JORNAIS DIARIO DE PERNAMBUCO E O GLOBO
Haymone Leal Ferreira Neto (Unicap)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa tem o objetivo de verificar o nível de debate no discurso dos cadernos de política dos jornais Diario de Pernambuco e O Globo, através da catalogação dos objetos noticiosos publicados nos domingos dos meses de setembro e outubro de 2005 e março e abril de 2006. Apesar da dificuldade em se qualificar o debate em épocas de crise se destaca, no jornalismo brasileiro, tanto em âmbito local quanto nacional, a alta incidência de matérias de versão única baseadas em argumentos de força, e uma prevalência de fontes ligadas aos governos. Em âmbito nacional, o governo tende a ser visto sob um enquadramento negativo tanto pelo Diario de Pernambuco quanto pelo jornal O Globo, o que pode ser explicado tanto pela crise política quanto pelo fato do governo não provir das mesmas elites que detinham o poder na história recente do país.
Palavras-chave: Legutimação, Reconstrução simbólica, Teoria da notícia

1565-1 - CULTURA HEDONÍSTICA: UM ESTUDO SOBRE A SEGMENTAÇÃO GLS
Débora Araujo Goes de Medeiros (UCSal), Rafael Oliveira Freaza Garcia (UCSAL), Ana Cláudia Gomes de Souza (orientadora) (UCSAL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo apresenta um estudo mercadológico e comportamental do público GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), inserido na cultura GLS  cultura estruturada em um sistema de valores hedonísticos e que é caracterizada, em termos mercadológicos, como consumidores de produtos (bens e serviços) de lazer e entretenimento, conceituado teoricamente como nicho de mercado. A comunicação também traz um estudo de caso com dados de uma pesquisa realizada em Salvador sobre o público freqüentador de locais de entretenimento noturno GLS.
Palavras-chave: Segmentação, Mercado, Público, GLS

1168-1 - DE TV RIBAMAR À TV CIDADE HISTÓRICO E POLÊMICA ATUAL SOBRE SUA CONCESSÃO.
Amanda Lea Soares Barbosa (UFMA), Danielle Almeida Morais (UFMA), Lucio da Silva Farias (UFMA), Polyanna Bittencourt Correia (UFMA), Renato Vilar Sa Pereira (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Reconstitui o processo histórico da emissora maranhense TV Cidade, atualmente retransmissora da Rede Record, relatando seu processo de implantação, desenvolvimento e atual polêmica em torno da sua concessão. Investiga ainda a disputa entre as famílias Vieira da Silva e Rocha, que se rivalizam pela propriedade da emissora. Apresenta-se o emaranhado jogo político que relaciona política e comunicação na propriedade das emissoras de TV, articulando com o conceito de "coronelismo eletrônico".
Palavras-chave: TELEVISÃO, POLITICAS DE COMUNICAÇÃO, CONCESSÃO

1243-1 - DESAFIOS PARA UMA PROPAGANDA INTERATIVA.
Gustavo Rodrigues Lopes (UNIFRAN)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho visa apresentar uma reflexão inicial a respeito do conceito de interatividade e sua aplicação na propaganda, tendo como suporte não só as novas tecnologias mediáticas, mas também, as mudanças ocorridas no mercado, no qual o interesse pelo consumidor de forma individual, personalizado e customizado é cada vez mais relevante. Sendo este consumidor um agente que começa a exercer um papel muito mais ativo do que até então.
Palavras-chave: Propaganda, Interatividade, Marketing de relacionamento, Novos meios (medias)

273-1 - DISCURSO EM JOGO: O QUE DIZEM AS CAPAS DA VEJA SOBRE A CRISE POLÍTICA DE 2005
Joanicy Maria Brito Gonçalves (IESB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
De 25 de maio a 21 de setembro, a crise política do governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi retratada, ininterruptamente, em 18 capas da revista Veja. Este trabalho analisa o discurso adotado em cada capa e busca mostrar os elementos verbais e não-verbais usados por essa publicação para construir um sentido da realidade. O que a Veja disse e como disse foi alvo deste estudo. Métodos de análise de discurso e a aplicação prática deles são apresentados com o intuito de despertar uma leitura crítica sobre a construção de verdades registrada em um produto jornalístico.
Palavras-chave: Capa de revista, Análise de discurso, Jornalismo

288-1 - DISCURSOS SOBRE A DECADÊNCIA: O CENTRO DE VITÓRIA SOB O OLHAR DO JORNAL A GAZETA
Vitor Graize Magalhães Batista (Ufes)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa de iniciação científica Discursos sobre a decadência: o Centro de Vitória sob o olhar do jornal A Gazeta tem como objetivo analisar a narrativa elaborada pelo jornal A Gazeta sobre o Centro de Vitória, através dos recursos empregados pelo jornalismo (reportagens, fotografias, artigos e notas) e pela publicidade. Para formar o corpo analítico da pesquisa, foram selecionadas amostras do jornal A Gazeta de três momentos históricos distintos que perfazem um trajeto de treze anos.
Palavras-chave: Cidade, Jornalismo, Discurso, Sociabilidade

1309-1 - DO VOYEURISMO À VISIBILIDADE: OS "REALITY SHOWS" NA TV BRASILEIRA
Douglas Caputo de Castro (UFSJ), Guilherme Jorge Rezende (UFSJ)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho relata uma análise do  Reality Show Big Brother Brasil 5 (BBB5, da Rede Globo de Televisão. Formato televisivo de produção mundial, com estrutura típica da cultura de massa, BBB5 apresenta duplo dualismo  visibilidade/voyeurismo e realidade/ficção. Através do método descritivo-exploratório, o trabalho descreve as regras, as características do programa e as seguintes conclusões: 1) BBB5 instaura novas formas de encontros sociais: ver e ser visto e 2) a representação de seus jogadores traz uma nova estética de processos identitários que geram novas formas de conceber diferentes  personagens . Assim, esse trabalho pretende discutir como a chamada  TV Realidade está conectada diretamente com a vivência social das pessoas e como o seu fluxo de informações estabelece novas formas de apresentar/representar-se ao outro.
Palavras-chave: Reality Show, Big Brother Brasil, Visibilidade, Voyeurismo

969-1 - E-BOOK - BUSCANDO COMPREENDER O LEITOR DA PÓS-MODERNIDADE
Eniel do Espírito Santo (FHR), Iara Edilene Santos E Santos (FHR)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo avalia a influência e importância do livro eletrônico na vida do leitor de livro impresso. Considera as qualidades do livro eletrônico e mostra a dificuldade deste ser utilizado em diferentes espaços, uma vez que depende de condições físicas e tecnológicas distintas. Aborda adicionalmente a contraposição que existe entre o texto impresso e conclui com reflexões que buscam compreender algumas características do leitor pós-moderno.
Palavras-chave: livro eletrônico, livro impresso, leitor

780-1 - EDUCANDOS OU EDUCADORES? A EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA NO MUNDO UNIFOR.
Paula Marques de Carvalho (Unifor), Tatiana Castro Mota (UNIFOR)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
No presente artigo comenta-se a experiência da Oficina de Linguagem Radiofônica ministrada por integrantes da Central de Produção de Rádio do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. A proposta que se apresenta está baseada na concepção de  educação problematizadora amplamente discutida por Paulo Freire. O que se pretende com este artigo é justamente refletir sobre os papéis de educandos e educadores no processo educacional e também falar da educomunicação como um campo de reflexão e ação para os novos profissionais de Comunicação Social.
Palavras-chave: Educação, Linguagem Radiofônica, Educomunicação, Rádio

204-1 - EM BUSCA DE SOLUÇÕES: O DESCASO OFICIAL COM A EDUCAÇÃO E A JUVENTUDE EM ESTATÍSTICAS E NAS MANCHETES DOS JORNAIS
Cláudia Samuel Kessler (UFSM), Márcia Samuel Kessler (UFSM), Rondon Martim Souza de Castro (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Em meio a diversas manchetes e destaques dos meios de comunicação que revelam o descaso de nosso governo com relação à população, a adoção de políticas públicas ineficientes e sem razoável alcance social permitem que percebamos - por meio de estatísticas e informações divulgadas pelas mídias impressa, televisiva e digital - que a juventude está cada vez mais desamparada pelas ações governamentais. Nesse texto, defendemos a necessidade de aumentar os cuidados à educação e cultura, poderemos nos desenvolver tanto quanto os países mais avançados.
Palavras-chave: educação, juventude, mídia

889-1 - ENSINO PRÁTICO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ATRAVÉS DE ASSESSORIAS ORIENTADAS NOS CENTROS DE ENSINO E ÓRGÃOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
Suélen Ilha Degrandi (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo: A Faculdade de Comunicação Social  Habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria estabeleceu um convênio com os demais Centros de Ensino e órgãos da instituição com o objetivo de aprofundar, de forma prática, os ensinamentos teóricos oferecidos pelo curso. Além da trajetória histórica desta parceria, este artigo apresenta relatos de experiência de algumas assessorias durante o segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005.
Palavras-chave: Assessoria de Comunicação, Relações Públicas, Relatos de Experiência

784-1 - ESCOLA E MÍDIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES JUVENIS: ESTUDO DE CASO SOBRE PAGODEIROS E TRADICIONALISTAS
Renata Córdova da Silva (UFSM), Caroline Ceolin Hausen (UFSM), Veneza Veloso Mayora Ronsini (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
No mundo globalizado, antigas instituições encarregadas da formação dos jovens, como a família e a escola, competem com a mídia. Sendo assim, qual a força que a escola, muitas vezes dominadora e arcaica, tem diante da mídia para identificação dos jovens com os estilos de procedência regional e nacional? Nosso objetivo é tentar compreender o papel da mediação escolar na apropriação dos bens da mídia massiva e na formação de identidades juvenis ligadas a esferas regional e nacional em diferentes classes sociais.
Palavras-chave: escola, estilos juvenis, mídia

1572-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER (CNDM) 1
Zildete Silva de Melo (IESB), Patrícia Resende Teixeira (IESB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo descreve a trajetória do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sob o prisma da Comunicação, e identifica os instrumentos e as estratégias utilizadas para promover visibilidade junto à sociedade e para inserir o recorte de gênero nas políticas públicas. Relata as mudanças ocorridas no decorrer de vinte anos de existência do Conselho, tanto no que se refere ao desenho institucional, quanto ao seu desempenho na estrutura do Estado, e apresenta as estratégias de comunicação utilizadas para interagir com seus públicos de interesse. Para tanto, utiliza a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a observação não-participante. A análise considerou a instância Conselho como instrumento de participação e de controle social, no qual a comunicação pública abre novas perspectivas.
Palavras-chave: Comunicação pública, Conselho Nacional dos Direitos, Feminismo, Estratégias de comunicação

654-1 - ESTUDO CRÍTICO DO NOTICIÁRIO DE SAÚDE NOS JORNAIS CAPIXABAS
Thalita Dias (UFES)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Estudo empírico do jornalismo capixaba, com metodologias de newsmaking e de estudos de jornalismo e cidadania. O trabalho analisa as características da cobertura de saúde nos jornais diários capixabas A GAZETA e A TRIBUNA, e as evoluções e desdobramentos das abordagens sobre Saúde nos jornais do ano de 1997 em diante. A ênfase está no estudo da qualidade da informação fornecida aos consumidores-cidadãos (leitores).
Palavras-chave: jornalismo capixaba, saúde, cidadania

1648-1 - EXPERIÊNCIA SENSORIAL, A ESPECIALIDADE DA CASA: A GESTÃO DA EXPERIÊNCIA EM RESTAURANTE TEMÁTICO
Raquel Carvalho Novais (PUC/MG), Fernanda Alves Cabral (PUC/MG), Daniela Brandão Rodrigues (PUC/MG), José Coelho de Andrade Albino (PUC/MG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo Esse artigo aborda a experiência sensorial como uma estratégia organizacional capaz de gerar valor para os clientes, por meio da criação de vínculos afetivos com eles. Nesse sentido, os recursos sensoriais são utilizados para a produção de uma ambiência, isto é, para se criar sentidos que extrapolem a função original dos objetos e sejam percebidos pelos clientes como uma atmosfera única, que junto com suas impressões pessoais possibilitam a formação de um simulacro. Para compreensão da estratégia de gestão da experiência do cliente com a marca foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, por meio de observação participante, tomando-se como estudo de caso o restaurante temático-sensorial  Esopo, a Taberna dos Tempos .
Palavras-chave: Sensorialidade, Restaurantes, Gestão da Experiência, Simulacro

1444-1 - FOTOGRAFIA E ESPETACULARIZAÇÃO: A COISIFICAÇÃO DO HUMANO
Joana Francisca Pires Rodrigues (UFPE)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O objetivo deste trabalho é promover uma reflexão sobre a imagem fotográfica e sua apreensão do real, estimulando a discussão e o confrontamento dos conceitos de realidade e estética, tão presentes no cotidiano da fotografia. Através da análise da fotografia que se tornou o símbolo da fome na África, de autoria do sul-africano Kevin Carter, pretendemos perceber como a espetacularização da realidade estimula e fundamenta uma percepção do ser humano como ser coisificado, desvinculado de qualquer característica que dificulte sua compreensão como objeto artístico.
Palavras-chave: Fotografia, espetacularização, coisificação, estética

1048-1 - INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR NA ESTRUTURA DE REDES DAS COMUNIDADES VIRTUAIS
Rebeca da Cunha Recuero (UCPel)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo: O trabalho analisa a influência da comunicação mediada pelo computador em comunidades do Orkut (virtuais) que são a favor da Anorexia Nervosa e da Bulimia. O estudo de como essas comunidades organizam-se, como se estruturam e a sua dinâmica no ciberespaço é um fator importante para se tornar possível a compreensão das redes virtuais e o seu impacto na vida cotidiana de seus membros, bem como a agregação e fortalecimento de grupos que contradizem valores sociais.
Palavras-chave: comunidades virtuais, redes sociais, Orkut, Anorexia Nervosa

1110-1 - INFLUÊNCIAS FUNCIONAIS E SÓCIO-CULTURAIS NO CORPO DO IDOSO EM UMA ÉPOCA DE TRANSIÇÃO
Graziella Cecato de Marco (UNIMEP), Eneus Trindade Barreto Filho (UNIMEP E USP), Valdemar Siqueira Filho (UNIMEP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo Os idosos são excluídos de nossa sociedade por serem considerados improdutivos, uma vez que eles têm suas funções corporais degeneradas ao longo da vida. Pensando na transição que a atual sociedade está vivendo, de industrial para pós-industrial, e que o trabalho braçal humano está sendo substituído pelas máquinas, resta ao homem o trabalho intelectual, ou seja, atividades que não necessitam de grandes esforços físicos e que, portanto, podem ser executadas por todos que gozam de uma saúde mental, inclusive os idosos. Nesta perspectiva, o trabalho objetivou discutir a inclusão dos mesmos nesta nova sociedade pós-moderna.
Palavras-chave: cultura, aspectos funcionais, idoso, sociedade

681-1 - INTOLERÃNCIA POLÍTICA E IMPRENSA ALTERNATIVA: VERSUS E A CULTURA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA
Xenya de Aguiar Bucchioni (Unesp)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Durante a ditadura militar brasileira nasceram e morreram diversos jornais alternativos, mas a década de 70 é, sem dúvida, o período de maior florescimento deste jornalismo irreverente, despojado e contestador. Nesse contexto, surge, em 1975, o periódico Versus, com a proposta de ser um jornal de aventuras, idéias, reportagens e cultura, assumindo esta última um caráter de resistência. A identidade cultural seria, segundo Versus, uma pré-condição para a libertação dos povos latinos, cuja exploração e subserviência é milenar. Com o objetivo de resgatar a memória desse jornal e sua importância para o período, a pesquisa se propõe a estudar na relação jornalismo e literatura, a cultura como forma de resistência à intolerância política.
Palavras-chave: intolerância política, Versus, imprensa alternativa, ditadura militar

1552-1 - IRREVERSÍVEL: A IRREPARABILIDADE DO TEMPO NO CINEMA
Ana Carolina Monteiro Franco (PUC-Rio), Sacha Mofreita Leite (PUC-RIO), Gustavo Barbosa (PUC-RIO)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo faz uma análise da narrativa não cronológica, da história, da técnica e de determinadas metáforas escolhidas no filme francês  Irreversível . Partimos da premissa que o filme de Gaspar Noé é a representação de ações irreparáveis do ser humano diante de situações extremas. No longa metragem, o diretor utiliza recursos como a montagem invertida, o movimento de câmera instável e o uso do som nauseante. Tais elementos potencializariam a violência presente no filme. Acreditamos que as cenas e a linguagem cinematográfica de  Irreversível causam repulsa no espectador com o propósito de discutir como estamos à mercê da impossibilidade de reverter o tempo.
Palavras-chave: cinema, tempo, violência, desconstrução

444-1 - JORNALISMO E NARRATIVA: O ENREDO CONSTRUÍDO SOBRE A MORTE DO TRAFICANTE MAIS PROCURADO DO RIO DE JANEIRO EM 2005
Gabriela de Resende Nóra Pacheco (UFRJ)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O jornalismo enquanto narrativa: análise da cobertura da morte do traficante Bem-Te-Vi pelo jornal carioca O Dia. Como a narrativa jornalística é capaz de transformar um marginal numa pessoa famosa, concedendo-lhe ao mesmo tempo visibilidade e poder. Sem promover qualquer discussão acerca dos problemas das comunidades sócio-economicamente excluídas, as notícias criam e reproduzem estereótipos que servem à manutenção e ao aprofundamento das diferenças sociais.
Palavras-chave: jornalismo, narrativa, relações sociais, visibilidade, poder

418-1 - JORNALISMO ECONÔMICO PARA QUEM NÃO ENTENDE ECONOMIA
Luciana Seabra Resende Castro Corrêa (UnB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O objeto deste trabalho é o noticiário econômico dos meios de comunicação brasileiros. O objetivo é identificar estratégias de apuração, produção e edição de matérias de jornalismo econômico que facilitem o entendimento dos temas de economia. Repórteres de diferentes mídias foram entrevistados e alguns aspectos da rotina produtiva foram catalogados por meio da estratégia da observação participante.
Palavras-chave: Jornalismo, economia, estratégias

684-1 - JORNALISMO ECONÔMICO: NARRATIVAS DE UMA ECONOMIA EM MUTAÇÃO
Milena Simões Murta (UFES)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho visa fazer uma análise do jornalismo econômico no Espírito Santo, estado que, historicamente, esteve à margem do desenvolvimento nacional, conseguindo pouca visibilidade em quase todos os cenários, entre eles o econômico. Nos últimos anos, entretanto, o ingresso de capitais novos iniciaram um processo de alavancagem da economia capixaba. Realizamos um estudo nas seções de economia do jornal  A Gazeta , visando verificar como o jornalismo econômico se comporta, diante destas mudanças e que discursos elabora sobre os fatos que narra em sua aparente isenção. Detectamos uma preocupação em fazer com que o público se interesse pela leitura das editorias de economia, mas, principalmente, pôde-se perceber uma interferência na elaboração de uma narrativa positiva nos novos rumos da economia local.
Palavras-chave: Economia, Jornalismo econômico, Espírito Santo

717-1 - JORNALISMO LITERÁRIO: COMO O LIVRO-REPORTAGEM TRANSFORMA UM FATO EM HISTÓRIA
Priscila Natividade Dias Santos Oliveira (FSBA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo apresenta as conclusões da Monografia de Conclusão do curso de Comunicação Social  Jornalismo, intitulada  Jornalismo Literário: como o livro-reportagem transforma um fato em história  o gênero híbrido, numa análise das obras Rota 66, de Caco Barcellos e Morcegos Negros, de Lucas Figueiredo que teve como objetivo observar de que maneira o livro-reportagem, através do jornalismo literário, transforma uma informação factual em história. Para confirmar esta hipótese foram analisadas as estruturas narrativas dos livros-reportagem Rota 66, escrito por Caco Barcellos e Morcegos Negros, de Lucas Figueiredo. O estudo acadêmico procura alcançar o processo de simbiose existente nas trocas, conflitos, diferenças e proximidades entre o jornalismo e a literatura, em busca da construção de um texto movido pelo amor que ambos cultivam pela palavra impressa.
Palavras-chave: Literatura, Jornalismo, Livro-reportagem

251-3 - JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS: VIA DE MÃO DUPLA
Silvia Helena Simoes Borelli (PUCSP), Tais Rodrigues da Silva (PUC-SP), Euzebio Santos Silva (PUC-SP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O adensamento das polêmicas sobre políticas públicas para a juventude vem acompanhado de intensos processos de mudança social; é a partir deles que os fundamentos discursivos e as propostas de intervenção se ajustam. O presente trabalho procura dialogar com tais referências, levando em consideração conceitos de juventude/lazer, na tentativa de formular possíveis caminhos para políticas sociais criativas/emancipatórias. Promove-se aqui uma reflexão sobre as contradições da urbis paulistana articulada com a inserção dos jovens no interior dessas contradições. Elabora-se também uma discussão das políticas públicas, suas principais propostas e sua presença na agenda política, enquanto projetos de intervenção direcionados, principalmente, para regiões de maior risco social. Finalmente, discute-se as propostas de políticas públicas, na tentativa de se pensar formas de intervenção interativas.
Palavras-chave: jovens urbanos, políticas públicas, intervenções, (re)apropriações

51-1 - LIGUE 100 BIS: A DEMOCRACIA DO ANONIMATO (O BOLETIM INTERNO E A DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO)
Daniel Lobo Filho (UC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O Ligue 100Bis é um boletim semanal dos empregados da Cia Vale do Rio Doce produzido pelas áreas de RH e Comunicação da empresa. Registra queixas, críticas, reclamações, sugestões de toda ordem. Basta qualquer funcionário discar 100 e deixar sua questão gravada sem se identificar. Ao se valer do anonimato, a publicação cumpre com o seu papel democrático de fazer ouvir a voz do outro, de provocar uma comunicação de mão dupla? Ao garantir o anonimato, se estaria incentivando o denuncismo ou promovendo a accountability? O estudo desse corpus, constituído de perguntas e respostas de algumas dessas publicações, sob a ótica da Análise do Discurso, investigará como o anonimato pode contribuir para o exercício democrático da comunicação nas organizações e, paradoxalmente, trazer credibilidade ao veículo, Boletim Interno, ainda que fragilizando o discurso da autoria e da apuração jornalística.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO INTERNA, JORNALISMO EMPRESARIAL, ANÁLISE DO DISCURSO, RESPONSABILIDADE SOCIAL

1613-2 - LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA: O ENIGMA DO PRESIDENTE QUE ENFRENTOU A CORRUPÇÃO EM SEU GOVERNO SEM PERDER O APOIO DO POVO
Ana Paula de Rezende Galli (Iesb)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Pretende-se com este estudo entender de que forma o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu driblar todos os obstáculos impostos pela mídia por meio das inúmeras denúncias de corrupção e de irregularidades presentes em seu governo, sem que Lula perdesse a confiança das grandes massas, que insistem em apoiá-lo incontestavelmente, segundo as pesquisas de intenção de voto. Qual é o segredo, quais são os atos que dão a Lula a legitimidade para estar a frente de seu povo, com grandes chances de se manter no poder pelos próximos quatro anos?
Palavras-chave: Liderança carismática, identificação, legitimidade, mudança social, eleições

2198-1 - MARCA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Everly Maria Almeida Silva (UFAL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo: Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica de levantamento documental e cunho descritivo e analítico que ocorreu mediante a triangulação dos dados coletados. O objeto de estudo consistiu em analisar as relações existentes entre a responsabilidade social e a marca, cujos objetivos envolvem a formalização de um conceito de responsabilidade social, a fim de observar sua aplicação no mercado e avaliar suas conseqüências nos processos administrativos da marca, tendo em vista a cofabricação assimétrica dessa última pelos diversos agentes da sociedade. As referências teóricas foram constituídas a partir de Grajew, Kunsch, Pinho e Zozzoli, entre outros. Dessa forma, a responsabilidade social contribui para a cofabricação da marca a partir do momento em que a empresa existe, tem fins lucrativos, mas traz retorno e investimento para a sociedade, melhorando a qualidade de vida
Palavras-chave: Marca, Comunicação, Responsabilidade Social

1408-1 - MEDIAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A MEDICINA E A MÍDIA: ANÁLISE DA SÉRIE GRÁVIDAS, DO FANTÁSTICO
Sarita Bastos Costa (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo analisa a série Grávidas, exibida pelo programa Fantástico (Rede Globo) em 2003 e apresentada pelo médico Drauzio Varella. O objetivo é lançar as bases para uma investigação mais ampla sobre as interações entre o discurso médico e midiático e compreender como o saber especializado e legitimado do campo da medicina é combinado com o saber da prática discursiva de um programa televisivo. O trabalho é permeado pela análise da interface entre os campos da medicina e da mídia.
Palavras-chave: Campos Sociais, discurso médico, discurso midiático

1745-1 - MÍDIA, CULTURA E IDENTIDADE: OS MESTRES DA GUITARRADA E A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO AMAZÔNICO
Leonardo Ribeiro dos Santos (UFPA), Walber Alysson Silva das Neves (UFPA), Regina Lima (UFPA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho investiga - a partir do método de análise de discurso - como o tratamento do grupo paraense  Mestres da Guitarrada por veículos de comunicação de massa do sudeste do país reflete o imaginário coletivo de identidade amazônica que localiza a região - como periférica, exótica e particularista, frente a um imaginário mais amplo da diversidade cultural brasileira. A pesquisa também se volta a descrever o contexto em que ocorre a representação de uma  identidade amazônica no embate entre o local e o global frente ao momento descrito por diversos pesquisadores como a re-configuração do estatuto da identidade na passagem da modernidade à pós-modernidade ou ainda à modernidade tardia.
Palavras-chave: Híbridos culturais, Amazônia, pós-modernidade, identidade

1827-1 - MIDIAGAMES - PRODUCT PLACEMENT NOS JOGOS ELETRÔNICOS
Heitor Dias Perpétuo (UniCEUB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho analisa as formas de inserção publicitária nos jogos eletrônicos e oferece algumas possibilidades dentro das restrições tecnológicas atuais, entendendo-os como uma nova ferramenta de vendas, crescente e promissora. Essa análise é ilustrada com três grandes sucessos dos jogos eletrônicos, mostrando as possibilidades, potencialidades e possíveis problemas que essa forma de publicidade pode oferecer.
Palavras-chave: Publicidade, Jogos Eletrônicos, Product Placement, Midiagames

559-1 - MODA & MÍDIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, IDENTITÁRIOS E CULTURAIS.
Michael Medeiros de Morais (UFPE)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A imprensa especializada em moda representa grande parcela do mercado editorial nacional. A moda é um fenômeno que vêm ganhando a atenção de muitos estudiosos. Em função disto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a relação entre moda e mídia. A abordagem da pesquisa adota um viés histórico e analítico da formação da indústria cultural no Brasil, da sua relação com o mercado de bens simbólicos e com a indústria de vestuário. Serão investigados os métodos como os produtos culturais legitimam gostos e valores, articulando tendências de moda e moldando identidades na pós-modernidade.
Palavras-chave: Moda, Indústria cultural, Consumo, Identidade, Pós-modernidade

361-3 - MUDANÇAS NOS FAZERES JORNALÍSTICOS DO JORNAL PANORAMA: O PERCURSO DE CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS NA MÍDIA IMPRESSA LOCAL
Iluska Maria da Silva Coutinho (UFJF), Bianca Alvin Silveira (UFJF), Lívia Fernandes Oliveira (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A reflexão sobre os limites do jornalismo realizado atualmente em Juiz de Fora para a construção social de conhecimento é a questão central desse artigo que acompanha o percurso do Jornal Panorama. Lançado em novembro de 2003 o diário já passou por três grandes reformulações, com mudança de perfil editorial e especialmente de infra-estrutura e recursos humanos. Como os jornalistas constróem as notícias, e quais os métodos e recursos empregados pelos repórteres para coletar dados e apurar os fatos em Juiz de Fora são as questões chave da pesquisa, cujo objeto empírico é o diário das Organizações Panorama de Comunicação. No artigo a história do jornal como produto impresso da Zona da Mata Mineira, é reconstruída a partir da análise de suas capas e dos conteúdos publicados na editoria de cidades. Além disso foram realizadas entrevista com o proprietário do veículo, editores e repórteres.
Palavras-chave: Apuração, Fonte, Reportagem, Jornalismo Local, Perfil editorial

1490-1 - MUSEUS VIRTUAIS: MEMÓRIA E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CIBERESPAÇO
Fabiana Maximiano (UDESC), Ademilde Silveira Sartori (UDESC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
os museus possuem relações estreitas com as diversas modalidades de educação e, com o passar do tempo e diante das mudanças culturais impulsionadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, foram adquirindo cada vez mais possibilidades interativas, de participação, de intervenção, de criação coletiva e de comunicação. Os museus virtuais são espaços de divulgação e de pesquisa, que contemplam a memória e a produção de conhecimento, o que implica em processos de produção, circulação e difusão de bens culturais, históricos e educacionais por meio do ciberespaço. Propiciam o entendimento da relação entre memória e ciberespaço, em uma perspectiva de comunicação em redes que interligam instituições, pesquisadores, curiosos e estudantes em qualquer parte do mundo.
Palavras-chave: Museus virtuais, Educação, Ciberespaço

1465-1 - MÚSICA PUNK: UM RUÍDO ENTRE O JOVEM E A ATITUDE POLÍTICA  ESTUDO DO ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A MÚSICA E OS JOVENS INSERIDOS NO MOVIMENTO
Carla Bitelli da Cunha (USP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Estudo e registro da comunicação existente entre a música punk e os jovens da cidade de São Paulo que se autodenominam punks, a partir do conteúdo político verificado nas letras de músicas das principais bandas de punk rock das décadas de 1970-80 (data de surgimento do movimento na Inglaterra), ainda ouvidas por esses jovens. A partir desse material, e definida a relação existente entre essas músicas e a juventude daquela época, analisaremos a manutenção ou extinção do elo comunicacional de outrora.
Palavras-chave: Punk, Música, Jovem, Política

404-2 - NA CONFLUÊNCIA DO VÍDEO CONTEMPORÂNEO: A TERRA DO CACAU EXPOSTA À ANÁLISE
Roberto Ribeiro Miranda Cotta (UESC), Jefferson Cruz Acácio (FTC), Kayo Kleberson Cerqueira Oliveira (FTC), Alexandre Muniz Bulhões (FTC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Analisar as características da produção videográfica da região sul da Bahia, conhecida no campo nacional como a  terra do cacau é o substrato essencial na composição deste artigo. Tem-se aqui uma catalogação, por via de conceitos teóricos na esfera dos estudos sobre o vídeo na contemporaneidade. A metodologia utilizada para edificar a pesquisa foi a análise descritiva, quantitativa e qualitativa de onze produções realizadas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), situada entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, por estudantes do curso de Comunicação Social da instituição. O método intencional não-probabilístico por julgamento se figura no trabalho e o objetivo nestas laudas é apresentar o nível produtivo em tal região na videografia.
Palavras-chave: Videografia, sul da Bahia, análise, vídeo-arte, ficção

1001-1 - NARRATIVAS DE INGMAR BERGMAN
Fernando Macieira Naumann (FAESA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O Sétimo Selo, Gritos e Sussurros e Sonata de Outono, três importantes obras do cineasta sueco Ingmar Bergman, oferecem, respectivamente, a religião, a doença e a família como objetos de estudo, uma vez que são os principais condutores da narrativa de cada filme. Pretende-se vincular os acontecimentos de cada enredo a seus elementos norteadores por meio de um estudo teórico e da desagregação e remontagem de fragmentos técnicos (fotografia, cenário e texto). A investigação de teorias contextualiza o universo de Bergman, enquanto a separação e a junção dos elementos técnicos originam interpretações que ampliam o conhecimento sobre os filmes. Por ser uma pesquisa crítica, ela não visa a produzir teorias que se aplicam a toda a área do cinema, mas a desenvolver interpretações sobre uma delimitação de um tema abrangente.
Palavras-chave: Cinema, Ingmar Bergman, Religião, Doença, Família

1198-1 - NARRATIVAS JORNALÍSTICAS E ESPAÇO URBANO.
Augusto de Guimaraens Cavalcanti (Puc-Rio)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho busca criar uma base teórica para estudar as narrativas policiais na cidade do Rio de Janeiro presentes no Jornal do Brasil do início até a metade do século XX. Para essa proposta, a pesquisa procura traçar um diálogo entre o jornalismo e o espaço público, da visão da cidade presente em certos poetas, além da análise histórica do jornalismo no Brasil. Os resultados que a investigação inicial da pesquisa chega é a constatação que no período das narrativas estudadas havia uma popularização da literatura e uma ausência de uma técnica jornalística instituída que permitia aos escritores escreverem nesses jornais e tornarem suas narrativas mais investigativas, ricas e complexas, que contribuem para pensar o jornalista dessa época como um detetive do cotidiano da cidade, alguém sempre atento às suas narrativas.
Palavras-chave: narrativas, jornalísticas, cotidiano, espaço

969-3 - NOVAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO EDITORIAL COM A LEI DE REGIONALIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS
Eniel do Espírito Santo (FHR), Fabíola Kalil Machado dos Santos (FHR), Matilde Eugênia Schnitman (UNIBAHIA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O texto busca a compreensão do Projeto de Lei do deputado Mário Heringer, que propõe a regionalização de livros didáticos. Para isto, apresenta uma perspectiva histórica das principais políticas públicas do governo para o setor editorial didático, tendo como foco o Programa Nacional do Livro Didático  PNLD. Nesta comunicação buscamos apontar as possíveis implicações da Regionalização e o que poderá significar para os profissionais das áreas educativa e editorial.
Palavras-chave: Livro didático, Políticas públicas, Atividade editorial

1483-1 - O "ESTADO DA ARTE" DA PRODUÇÃO CIENTÍFICO - ACADÊMICA EDITORIAL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL NO BRASIL - 1995 - 2005.
Mário Rafael Bendlin Calzavara (UEL), Antonio Roberto Gonçalves Junior (UEL), Rozinaldo Antonio Miani (UEL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa  O  Estado da Arte da produção científico-acadêmica editorial da Comunicação Social no Brasil  1995/2005 realiza uma análise do atual estágio de desenvolvimento da produção científico-acadêmica no campo da Comunicação Social no Brasil identificando, através de procedimentos interpretativos, as relações ideológicas que se constituem a partir das respectivas produções. Tal objetivo está delimitado pelo contexto da produção científico-acadêmica impressa na área, realizada no âmbito de programas de graduação e de pós-graduação em Comunicação Social de universidades, faculdades e centros de ensino no Brasil e que tiveram circulação no período compreendido no decênio 1995-2005. O referido trabalho terá como desdobramento a proposição de uma revista impressa para o Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.
Palavras-chave: publicações científicas, análises, comunicação social

492-1 - O AGENDAMENTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2004 NOS JORNAIS A RAZÃO E DIÁRIO DE SANTA MARIA
Maiquel Flores Rosauro (Unifra)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho analisa a maneira como os jornais A Razão e Diário de Santa Maria construíram a cobertura das eleições municipais 2004, um mês antes e um mês após o pleito. Este artigo é resultado do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica através do Convênio Unifra/Fapergs desenvolvido em 2005. Na análise, observa-se que o processo de agendamento é marcado por estratégias discursivas pré-estabelecidas frente a determinado tema. Trabalhou-se com o processo de titulação, em que os enunciados dos jornais foram divididos em categorias, comparados e interpretados. Conclui-se que cada jornal cobre as eleições de maneira distinta, segundo valores-notícia pré-determinados e seguindo-se regras muito singulares, em que há aquele que informa sem se envolver e aquele que informa e dita ações para o leitor.
Palavras-chave: Agendamento, eleições, cobertura jornalística

2185-1 - O BRASIL MUTANTE DO GLOBO REPÓRTER: UMA HISTÓRIA DE PERSONAGENS
Carolina Fonseca Lasca (PUC-Campinas), Denise Tavares da Silva (PUC-CAMPINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Recorte do projeto de iniciação científica nomeado "Memória de um País: uma viagem pelo Brasil Mutante de O Globo Repórter", este texto discute a estratégia de edição do programa que marcou os 30 anos do Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão, que reuniu dois painéis batizados de  Brasil Mutante e  Passeio pelo Brasil . Para tanto, foca a abertura deste programa que destaca as mudanças históricas do país acontecidas entre 1973 e 2003, através de personagens escolhidos para serem os símbolos das tais mudanças e, assim, também construtores de uma "identidade" brasileira.
Palavras-chave: Globo Repórter, telejornalismo, jornalismo e identidade, jornalismo e cidadania.

40-1 - O CINEMA E A SEGUNDA REALIDADE DO ESPECTADOR PELA SEMIÓTICA DA CULTURA
Patrícia Goes Britto (UFRN)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O cinema, nascido como a arte do real, migrou para a esfera da ficção e do espetáculo porque supre uma necessidade psíquica do homem, a da Segunda Realidade, termo adotado pela Semiótica da Cultura. A Segunda Realidade, uma forma de superação da realidade biossocial, é formada por textos culturais, que se codificam a partir do imaginário, do sonho, do ludicismo, da arte. Assim ocorre com o cinema. Ele constrói sua própria linguagem através do processo de significação estabelecido com o espectador e se insere na Segunda Realidade por ser simbólico, por não refletir a realidade nua e crua, mas a refratar de acordo com a subjetividade do diretor. O espectador tem papel ativo na concretização do simbolismo particular proporcionado pelo cinema, e o faz através da compreensão da linguagem cinematográfica.
Palavras-chave: Cinema, Semiótica da Cultura, Segunda Realidade, Simbolismo

475-1 - O CONCEITO DE QUINTO PODER COMO POSSIBILIDADE ALTERNATIVA PARA A REAL DEMOCRACIA NA COMUNICAÇÃO
Christiane Rocha Falcão (UFS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O texto é um breve relato sobre a experiência do diálogo possível entre o comunicador e a população a cerca dos efeitos e alcances da mídia de massa. Para tal faz-se necessária uma abordagem sobre o conceito de Quinto Poder, respaldada nas idéias do jornalista e estudioso em Ignácio Ramonet, além do contexto da experiência; seu cenário e suas condições de realização. Os conceitos de Comunicação de Massa e Democracia serão também debatidos, porém não profundamente, posto que o foco é a relato da experiência como fator de contribuição para atestar o valor da proposição do conceito de Quinto Poder.
Palavras-chave: Comunicação de Massa, Quinto Poder, Democracia

820-1 - O CONCEITO DE  BOA VONTADE NA CRISE DA VARIG:
Semião Pedro Pereira (UnC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O trabalho apresentado corresponde a uma análise do newsletter Net News Varig no contexto de crise da companhia aérea, que se agravou no ano de 2006. A partir do conceito de  boa vontade , identificamos estratégias por parte dos departamentos de vendas e marketing da empresa aérea no tocante a sensibilizar o seu público intermediário (agentes de viagem) para  continuarem acreditando na Varig. O detalhamento das associações entre a companhia aérea e a  cara do Brasil e a construção de uma idéia sobre a trajetória da empresa no País foram algumas das constatações do estudo.
Palavras-chave: Administração da Comunicação, Crise, Relações Públicas, Turismo

1154-1 - O CORPO NA "CAMPANHA PELA REAL BELEZA" DA DOVE
Ainah Franqueiro Corrêa (CFL)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho tem por objetivo analisar o corpo na "Campanha pela Real Beleza" da Dove. O corpo é o registro de nossas vidas, nossa ascendência e nossa sociedade. É por meio dele que nos comunicamos, nos expressamos e revelamos quem somos; qual é a nossa história de vida. A "Campanha pela Real Beleza" da Dove teve início no Brasil em outubro de 2004 e mostrou corpos que não são comuns na publicidade como: corpos com cicatriz, gordinhos, com curvas, sem curvas. Estes corpos além de revelarem o intuito da marca, foram responsáveis por uma série de discussões sobre os esteriótipos de corpos na mídia e fizeram com que as mulheres revissem sua auto-estima. Para este estudo analisaremos uma peça de mídia impressa da "Campanha pela Real Beleza" utilizando os conceitos de corpo tratados por Cleide Campelo e elementos da Semiótica de Charles Peirce.
Palavras-chave: comunicação, corpo, cultura, signos

902-1 - O DISCURSO DA MÍDIA IMPRESSA NO CASO DO ÔNIBUS 174
Ivan Luis David Iunes (UnB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O projeto pretende jogar luzes sobre a cobertura da mídia impressa no caso do seqüestro do Ônibus 174, no Rio de Janeiro em 12 de junho de 2000. Na ocasião, um homem transtornado assaltou um ônibus e manteve reféns durante toda a tarde e parte da noite. No desfecho do caso, uma refém foi morta e o seqüestrador foi assassinado pela polícia quando estava desarmado e dentro do camburão. Pelo tamanho da repercussão do caso, de âmbito mundial, pretendeu-se analisar como foi tratado o discurso midiático, em um caso que reuniu violência policial, seqüestro e tentativa de linchamento. Além de notar sobre quem recai a responsabilidade pelo ocorrido, sob a ótica da mídia, e as diferenças de cobertura entre jornais paulistas e cariocas.
Palavras-chave: Análise de conteúdo, Mídia impressa, Violência policial, Ônibus 174

115-1 - O DISCURSO DA MULHER NOS PRIMÓRDIOS DO JORNALISMO FEMININO
Janaina Cruz de Oliveira (UFSM), Rondon de Castro (UFSM)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Durante muito tempo, as mulheres estiveram sob ordem de uma sociedade patriarcal, dita de moral e de bons costumes, e o papel feminino era somente ser esposa e mãe. No Brasil, na segunda metade do século XIX, as mulheres começam a  pipocar na imprensa, e aos poucos, suas vozes se fizeram ouvir na sociedade. Seus discursos ressoaram e representaram a voz do feminismo reivindicatório da época. Este trabalho discute o discurso feminino nos jornais da época, com o objetivo de demonstrar como a superfície lingüística pode representar identidade. No corpus trechos de textos femininos dos anos de 1881, 1889 e 1890. Considerando as condições de produção da época, tentarei compreender como essas mulheres construíram seus discursos frente a um ideário masculino dominante, usando o texto como arma de uma revolução dissimulada em favor próprio.
Palavras-chave: Discurso, Identidade feminina, Linguagem, Imprensa feminina, Mulheres jornalistas

1622-1 - O DISCURSO IDEOLÓGICO DO NAZISMO: A CONTRIBUIÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA A ASCENSÃO DE ADOLF HITLER
Denise de Souza Araújo (Unitau)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A intenção da pesquisa é analisar como os meios de comunicação contribuem para o fortalecimento de uma ideologia política e como os líderes políticos utilizam os meios de comunicação em massa para persuadirem em sua ideologia. Utilizaremos como personagem Adolf Hitler e toda sua trajetória a partir da década de 1930 na Alemanha. Será realizada análise de conjuntura para que se possa compreender o comportamento e a estratégia política utilizada pelo político alemão, para invadir países e implantar o nazismo.
Palavras-chave: Comunicação, Política, Ideologia

381-1 - O FOTOJORNALISMO NA COBERTURA DE GUERRA: MEDIAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL NAS CAPAS DE JORNAIS DIÁRIOS
Danielle Ribeiro de Castro (Unesp)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta pesquisa investiga o fotojornalismo na cobertura de guerra a partir do levantamento, an�lise e compara��o de capas de jornais di�rios do mundo publicadas durante a Guerra do Iraque (2003). Tomando por base os estudos de Dietmar Kamper, Vil�m Flusser, Jorge Pedro Souza, entre outros, analisamos o modo como o processo de globaliza��o jornal�stico (representado, aqui, pelas ag�ncias de foto-not�cia e pela cobertura internacional dos jornais impressos) interfere na media��o da diversidade cultural das not�cias transmitidas por meio de imagens t�cnicas (fotografias) e como estas se apresentam nesta realidade.
Palavras-chave: Fotojornalismo, cobertura de guerra, jornalismo visual, media��o cultural

2012-1 - O JORNALISMO POLICIAL DO "HOJE EM DIA" E SUA FUNÇÃO SOCIAL
Ana Carolina Melo Possas (UFV), Ronaldo de Oliveira Campbell Júnior (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O Jornalismo Policial é responsável por apurar fatos que envolvam, sobretudo, a polícia e os infratores das leis. Teoricamente, os princípios de um bom veículo jornalístico estão fundamentados na imparcialidade de seus repórteres e editores, nos princípios éticos e na seriedade e precisão da apuração dos fatos. Dentro desse contexto, o que se pretende neste trabalho traduz-se pela análise e contestação da  banalização das notícias policiais nos jornais impressos. Para tal, foi escolhido como objeto de estudo e verificação, notícias e reportagens veiculadas no jornal  Hoje em Dia , de Belo Horizonte, utilizando-se como principal questão a existência, ou não, de uma função social nas matérias policiais do periódico.
Palavras-chave: Jornalismo Policial, Hoje em Dia, Função Social

1378-1 - O OLHAR SOBRE A COMUNIDADE ATRAVÉS DO JORNALISMO COMUNITÁRIO: ESTUDO DE CASO DE TELEJORNAL DIÁRIO TV
Josefa Araújo Silva (UMC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O telejornal Diário TV veiculado pela emissora TV Diário faz parte de um projeto da Rede Globo denominado jornalismo comunitário. A hipótese do agenda-setting defende que os meios de comunicação de massa são eficazes na construção da realidade e por si só representão a totalidade da infomação. A proposta deste estudo é verificar os tipos de agenda-setting aplicadas no telejornal Diário TV, assim como entender como ocorre o processo.
Palavras-chave: Diário TV, Jornalismo comunitário, Agenda-setting, Rede Globo

47-1 - O OMBUDSMAN NO JORNALISMO IMPRESSO PIAUIENSE: ESTUDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO NOS JORNAIS O DIA E MEIO NORTE
Tyciane Viana Vaz (UFPI)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Considerando a importância da presença do ombudsman para o desenvolvimento dos veículos de comunicação e a ausência deste profissional na imprensa do Piauí, esta pesquisa objetiva avaliar a possibilidade da implantação da função nos dois jornais de maior circulação no estado, O Dia e Meio Norte. Para a concretização deste objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, analisando-se os diários escolhidos no período de 06 a 12 de março de 2005. A análise consiste em um estudo dos principais erros Para sua complementação, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com editores-chefes. Chegou-se a conclusão de que os jornais apresentam erros de diferentes naturezas que justificam a adoção do ombudsman, com a ressalva de que os veículos analisados precisariam passar por um processo de amadurecimento para que a função tivesse êxito.
Palavras-chave: Ombudsman, Imprensa, Crítica

2118-1 - O ORDENAMENTO DA PUBLICIDADE DE RUA EM PORTO ALEGRE
Morgane Bigolin (UFRGS), Adriana Coelho Borges Kowarick (UFRGS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este texto tem como objetivo embasar e descrever a pesquisa exploratória realizada em Porto Alegre no ano de 2005. A pesquisa teve como objetivo analisar o ordenamento das peças publicitárias no ambiente urbano e as normas que regulamentam o uso deste espaço. Para isso analisou comparativamente três legislações, de Belo Horizonte, Belém e Porto Alegre, que disciplinam o uso de publicidade no espaço público, verificando se as normas ajudam a evitar uma poluição visual. Foram realizadas simulações para verificar a aparência da avenida se cumpridas normas de legislação que controlam a distribuição de mídia exterior.
Palavras-chave: Comunicação Visual, Mídia Urbana, Morfologia Urbana

573-1 - O PAPEL DO ESTADO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO  UMA OUTRA ABORDAGEM MIDIÁTICA
Juliana Oshima Franco (Unesp)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho é um recorte sobre a pesquisa de Iniciação Científica  O Le Monde Diplomatique e a Globalização , realizada entre 2003 e 2004, e irá analisar a abordagem que o jornal on-line Le Monde Diplomatique (Diplô) faz sobre o dilema do Estado-nacional dentro da chamada globalização econômica. A partir de levantamento bibliográfico sobre o os rumos das soberanias nacionais diante de um cenário de convergência econômica, de mudança nos paradigmas de produção e de formação de novas fronteiras reais e virtuais, propõe-se estudar a proposta de Diplô na apresentação de temáticas e abordagens diferenciadas para o papel do Estado contemporâneo, em contrapartida aos conteúdos difundidos pelos meios de comunicação de massa, explicitamente comprometidos com a manutenção do discurso neoliberal.
Palavras-chave: Jornalismo, Globalização, Estado-nação, Le Monde Diplomatique

640-1 - O POTENCIAL NARCOTIZANTE DO CINEMA
Andressa Priscila da Costa Pereira Back (UFC), Raquel Thomaz de Andrade (UFC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O trabalho se propõe a uma análise do cinema como propagador dos ideais de comportamento. O potencial narcotizante de certas produções hollywoodianas é fato, porém existem filmes de natureza crítica que pensam a sociedade e propõe discussões. No entanto, o objeto desse estudo são os grandes filmes de diversão com enredo simples e idealizado, e que provocam a identificação com os espectadores. A metodologia do estudo é baseada na análise comparativa dos ideais culturais promovidos pela propaganda e o cinema. O trabalho se divide em duas partes, a primeira fazendo uma breve introdução nas teorias do cinema, abordando principalmente o papel da montagem, como instrumento para construção de uma realidade. A segunda parte apresenta elementos da Psicanálise, analisando a construção dos ideais culturais.
Palavras-chave: Cinema, Narcisismo, Consumo

1587-1 - O POTENCIAL SOCIOPOLÍTICO DO FLASH MOB NO BRASIL
Gabriela Yuki Kato (USP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O potencial sociopolítico do Flash Mob analisado como um dos resultados gerados pelo advento da Internet, no âmbito da Comunicação e da Sociopolítica. Tendo como ponto forte sua característica essencial de chocar as pessoas, o Flash Mob criou uma nova forma de manifestação. Considerando isso, analisaremos sua recepção e desenvolvimento no Brasil, buscando verificar se há consciência política entre os manifestantes brasileiros dessa modalidade.
Palavras-chave: Flash Mob, Internet, comunicação, política, manifestação

612-1 - O PROCEDIMENTO DE ATUALIZAÇÃO INFORMACIONAL NAS REVISTAS
Rafaela Cristina da Silva (Unimep), Valdemar Siqueira Filho (UNIMEP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A intenção deste projeto de pesquisa é compreender como os leitores interpretam os textos para chegar as informações que desejam. Apesar da diferença entre os códigos utilizados pela revista segmentada e pelos seus leitores, as informações contidas nesse meio são, de certa forma, compreendidas pelo seu público-alvo. Um dos fatores para isso é a possibilidade de atualização informacional, que ocorre quando os leitores das revistas se deparam com os ruídos existentes nesse canal de comunicação. Esse ruído constitui-se simultaneamente como um entrave e também oportunidade para a comunicação mais eficaz. Rafaela Cristina da Silva, aluna do 7º semestre de Jornalismo da Unimep e integrante do projeto Hortifruti do Cepea-Esalq-USP. Email: rcsilvaa@unimep.br. Valdemar Siqueira Filho, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor da Unimep. Email: vsiqueir@unimep.br.
Palavras-chave: Revista segmentada, código, atualização informacional, ruído

767-2 - O PROJETO GRÁFICO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO GRÁFICO DA REVISTA DA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO - FABICO/UFRGS
Raquel da Silva Castedo (UFRGS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho estuda a relação entre projetos gráfico e editorial de periódicos na comunicação científica. Para isso, apresenta as características desse tipo de publicação, um levantamento sobre o modo como estes veículos vêm sendo avaliados, bem como as peculiaridades do processo de design editorial. Dessas definições, parte-se para o resgate histórico sobre a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  FABICO/UFRGS e sobre a revista científica nela editada. Ao final, é feita a análise do projeto gráfico dos volumes da coleção, a partir de orientações que podem vir a guiar o design eficiente desses periódicos, assegurando sua eficácia comunicacional  tais como: garantia da qualidade do processo de design, uso de diagrama padrão, escolha tipográfica que priorize a legibilidade e cuidado no uso de imagens.
Palavras-chave: Periódicos Científicos, Design Editorial, Comunicação Científica, FABICO/UFRGS

1819-1 - O REAL E O VIRTUAL NO CINEMA: MATRIX E A ILHA
Karla Caroline Nery de Souza (UFPI)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo pretende analisar os filmes da trilogia Matrix e A Ilha, a partir do terceiro paradigma da Teoria Geral da Imagem, Santaella (2005). O objetivo é analisar as imagens virtuais construídas e reproduzidas nos filmes pelos efeitos especiais, relacionando e questionando o real e o virtual. Tendo em vista, que a nova imagem, construída, através do computador, põe em dúvida o limite entre o que é real e o virtual.
Palavras-chave: Imagem, Real, Virtual

467-1 - O RETRATO DA MULHER BRASILEIRA NA MÍDIA IMPRESSA
Sibelle Paes Ferreira Gonçalves (UFG), Carla Mesquita de Godoy (UFG), Allyne Durando dos Santos (UFG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
As lutas realizadas pelas mulheres no século XIX mostraram à sociedade de sua época a força e determinação com que buscariam, gradativamente, o alcance de todos os seus objetivos. Oprimidas e inferiorizadas pela tradicional família patriarcal, buscaram ao longo dos anos mais que o alcance de determinados direitos ou liberdades, mas atestar a real capacidade que tinham e derrubar o preconceito existente. Ao longo dos anos, acreditou-se dar continuidade às conquistas, mas o que se percebe é que, ao invés disso, a mulher moderna desarticulou-se e se rendeu à sociedade de consumo, vivenciando falsas conquistas por liberdade e sofrendo do mesmo preconceito e inferioridade ditados muito antes pela sociedade patriarcal, porém agora mascarados.
Palavras-chave: Mulher, Sexo, Trabalho, Saúde, Felicidade

2083-1 - O SISTEMA DE FRANCHISING
Mariana da Silveira Feital (PUC-Campinas), Andrea da Silveira Pupo Zochetti (PUC-CAMPINAS), Karina Esteves Fernandes (PUC-CAMPIANAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo consiste em entender o porquê se tem preferência em buscar uma franquia ao invés de um negócio próprio e como uma pessoa se torna apta a ser uma empreendedora de sucesso no ramo de franchising. Com base no crescimento do número de novos negócios no sistema de franchising, este artigo visa analisar as vantagens e desvantagens do sistema em diferentes aspectos, observar de ponto de vista analítico o relacionamento da franquia com franqueados, entender como se processa a comunicação entre o franqueador e os consumidores finais, entre outros pontos fundamentais para o empreendedor. Estas questões serão abordadas a partir de entrevistas com dez franqueadores brasileiros, através do método de pesquisa, onde se pretende captar o discurso dos informantes dentro de um ambiente comercial-econômico.
Palavras-chave: Franquias, Franchising, Negócio Próprio, Emprrendedorismo, Marca

648-1 - O USO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR EM PALMAS/TO
Maiara Sobral Silva (UFT), Verônica Dantas Meneses (UFT)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo procura abordar como as organizações que compõem o Terceiro Setor em Palmas estão se articulando na capital do Tocantins e quais suas características e principais tendências, entre elas, como está sendo articulada a comunicação social no setor. Palmas é uma cidade nova, composta por habitantes de diversos lugares, e este fator pode influir no perfil deste setor, apontando para a contribuição para um enraizamento social. Nesse sentido, aliado a observação do grande número de parcerias entre organizações da sociedade civil e os governos, a comunicação ganha um papel ainda mais importante tendo em vista que estas organizações necessitam de maior divulgação e inserção social. É um estudo preliminar de verificação das articulações entre comunicação e terceiro setor e as parcerias com o Estado em Palmas.
Palavras-chave: Comunicação, Terceiro Setor, Visibilidade

768-3 - OBSERVATÓRIO DA MÍDIA INFANTIL
Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna ()
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Pesquisa e Iniciação Científica do Centro Universitário Newton Paiva, com o objetivo de fazer uma observação da representação da infância na mídia, especialmente na mídia direcionada para o público infantil. Nesse trabalho, que poderá ter desdobramentos futuros em diversas áreas, realizamos uma pesquisa sobre a publicidade dirigida às crianças veiculada na televisão, no rádio, nos suplementos infantis de jornais, nas revistas especializadas, na mídia externa (cartaz, outdoor, busdoor e abrigos de ônibus) e nos principais pontos de venda. Esta pesquisa contemplou também a análise da recepção destas peças pela criança.
Palavras-chave: Infância, mídia, publicidade, consumo, sociabilidade

678-1 - OLHAR DA INFÂNCIA: UM RELATO DA MÍDIA IMPRESSA
Mayra Fernanda Ferreira (UNESP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta pesquisa analisa a influência do suplemento infantil Folhinha na construção da visão crítica de mundo das crianças. O estudo parte da análise de conteúdo das edições de janeiro a junho de 2004 da Folhinha e se complementa a partir de entrevistas com crianças na faixa etária de 10-11 anos para sabermos como elas lidam com este produto jornalístico. Nossa hipótese é que as crianças constituem um público com o qual a mídia deve se preocupar em função da construção da identidade infantil.  Olhar da infância: um relato da mídia impressa é uma pesquisa que pretende contribuir com a produção dos jornais infantis, voltados para a formação de um leitor crítico desde a infância. Além de estimular a reflexão das crianças sobre o consumo de um produto a elas destinado.
Palavras-chave: Infância, Mídia impressa, Suplemento infantil Folhinha, Análise de conteúdo

1620-1 - OPRESSÃO E FETICHISMO EM  CORPO A CORPO ,  BOA FORMA E  PLÁSTICA & BELEZA
Márcio de Aguiar Vasconcelos Moneta (UFPE)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo se propõe a identificar como o mito da beleza e da juventude feminina, recorrente nas matérias sobre saúde/estética veiculadas nas revistas Corpo a Corpo, Boa Forma e Plástica & Beleza, consolida uma imagem opressora da mulher e tem papel central como sustentáculo ideológico dos interesses comerciais das referidas publicações. Além de comparar as características gerais dos periódicos citados com a tradição da grande imprensa feminina brasileira pós 1960, analisamos também o papel das celebridades, do capitalismo de imagens e da visibilidade do sujeito na sociedade contemporânea. Discutimos, ainda, a relação entre informação e divulgação comercial nas revistas. Quanto à analise das estratégias discursivo-textuais das matérias, destrinchamos a estrutura dos textos, o léxico e a semântica e a interdiscursividade.
Palavras-chave: Revistas Femininas, Análise Crítica do Discurso, Visibilidade, Opressão de Gênero, Fetichismo

2073-1 - ORKUT, COMUNIDADE VIRTUAL OU HEDONISMO? ANALISANDO O FOCO DAS INTERFACES COMUNICACIONAIS
Tamara Leal Aguas (UFT/ECA-USP), Frederico Palladino (UFT), Maiara Sobral Silva (UFT), Lara F. Tavares (UFT), Adriana C. Omena dos Santos (UFT)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O estudo ao tratar de comunidades virtuais no ciberespaço penetra no campo específico dos estudos da comunicação, e coloca em evidência a presença das teorias da comunicação, em particular a teoria tecnológica, tendo como objeto de análise o site de relacionamentos orkut. São abordados os conceitos de pós-modernidade, da era tecnológica, da informação e do conhecimento, além da reconstrução teórica do conceito de comunidade, para oferecer os resultados das análises de comunidades monitoradas e informações obtidas junto aos focus group com usuários do orkut, em busca de confirmação da hipótese de que no site de relacionamentos os laços encontrados não caracterizam uma comunidade virtual.
Palavras-chave: orkut, comunidades virtuais, sociedade da informação, pós-modernidade, focus-group

1472-1 - OS ACONTECIMENTOS DE ROTINA NOS NOTICIÁRIOS LOCAL E POLICIAL
Ana Carolina Soares Costa (PUC Minas)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho busca identificar quais os tipos de acontecimentos que temos nas editorias de Cidade e de Polícia nos noticiários impressos atualmente. Partindo da afirmação de Chaparro de que a maioria esmagadora dos conteúdos jornalísticos produzidos diariamente pelos veículos  são relatos ou análises de acontecimentos planejados e controlados por instituições ou pessoas que decidiram promovê-los, sabiam como fazê-lo e tinham competência e credibilidade para isso e da de Molotch e Lester de que a grande maioria dos acontecimentos que aparecem na imprensa diária são de rotina, analisamos quais os tipos de notícias que temos no jornalismo brasileiro moderno a fim de comprovar ou não as idéias dos autores. Também propomos uma reflexão sobre o papel do assessor de imprensa no contexto atual. Em análise, o mais tradicional jornal impresso mineiro: o Estado de Minas.
Palavras-chave: Acontecimentos de rotina, fontes de informação, assessorias de imprensa

410-1 - OS CAMINHOS DO FAZER JORNALÍSTICO
Luciana Almeida das Chagas (Unicarioca)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A matéria-prima do jornalismo é a notícia, definida classicamente para responder as questões do lide, como define Nilson Lage . Dificilmente encontramos notícias diferentes em matérias jornalísticas que consistem em cobrir o mesmo fato. A revista Caros Amigos subverte o princípio do lide. Desde que surgiu a revista Caros Amigos persiste no seu principal objetivo: informar. Podemos constatar o ideal de "Caros Amigos" em seu primeiro editorial. O objetivo deste trabalho é iniciar uma pesquisa para explicar como a Revista Caros Amigos diferencia-se tanto do trabalho jornalístico de outros impressos e ao mesmo tempo promove um questionamento incansável junto ao seu leitor. O espírito alternativo da Revista só traz benefício para seu público.
Palavras-chave: lide, jornalismo literário, ética, informação, jornalismo de revista

1698-1 - OS CONFLITOS DA CASA E DA RUA NAS CRÔNICAS DE  A VIDA COMO ELA É...
Tiago Coutinho Parente (Unifor)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo propõe uma discussão acerca dos sentidos do público e do privado bordados a partir da coluna  A vida como ela é... redigida diariamente por Nelson Rodrigues no jornal  Última Hora , em 1951. As crônicas rodriguianas tinham como tema principal a vida ordinária dos cariocas suburbanos. Nelas, a relação estabelecida pelo autor entre a casa e a rua levanta uma discussão sobre as tênues barreiras que separam o mundo público do privado.
Palavras-chave: A vida como ela é..., Última Hora, Esfera Pública, Esfera Privada, Nelson Rodrigues

767-1 - OS ELEMENTOS COMUNICACIONAIS DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E A RELAÇÃO COM OS SUPORTES IMPRESSO E ON-LINE: ESTUDO-PILOTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Raquel da Silva Castedo (UFRGS), Ângela Braun (UFRGS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este relato apresenta os resultados preliminares da pesquisa  Os elementos comunicacionais dos periódicos científicos e a relação com os suportes impresso e on-line: estudo-piloto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul , desenvolvida com recursos da FAPERGS e do CNPq. Nele, discute-se a importância dos periódicos e de sua eficácia comunicacional gráfica e editorial para a divulgação da ciência.
Palavras-chave: Periódicos Científicos, Comunicação, UFRGS

1007-1 - OS JORNAIS X O PODER POLÍTICO
Fabricio Sousa Rego (uft), Yvna Sousa (UFT), Agnez Pietsch (UFT), Adriana C. Omena dos Santos (UFT)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O texto apresenta resultados de um trabalho investigativo sobre a relação entre os meios de comunicação e os processos políticos. A pesquisa, que trata especificamente de tematização e agendamento, coloca em evidência a presença de teorias da comunicação nos processos políticos - eleitorais. O referencial teórico do trabalho desenvolve as duas vertentes: comunicação e política e examina a relação entre elas, e chega ao foco do trabalho que é a verificação da presença de tematização, agendamento nos processos políticos eleitorais. Analisa uma amostra dos discursos dos jornais de maior circulação na cidade de Palmas, Tocantins, nas eleições municipais de 2004, tendo em vista a busca destas relações. Uma reflexão da proximidade entre a construção e desconstrução da imagem de candidatos pela mídia em contraponto com os processos políticos qu se desempenham nas campanhas.
Palavras-chave: eleições, teorias da comunicação, agendamento, tematização

1568-1 - OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ENQUANTO FORMADORES E LEGITIMADORES DE IDENTIDADES: UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DOS NEGROS NA MÍDIA
Lara Linhalis Guimarães (UFV), Raquel Lara Rezende Alves Pinto (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este texto pretende relatar e refletir acerca do debate sobre a participação dos negros na mídia, empreendido pelas integrantes do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Cultura Popular  Gengibre na comunidade de afro-descendentes  Ganga Zumba , sediada em Ponte Nova, MG. O debate teve como objetivo estimular a percepção crítica acerca dos discursos da mídia. A partir dos apontamentos construídos coletivamente durante a discussão, pudemos perceber a importância dos meios de comunicação, principalmente do meio televisivo, enquanto espaços de construção, legitimação e validação identitária. Também foi constatado pelos integrantes do Ganga a baixa participação dos negros nos programas televisivos em geral, além de atentarem para o fato de que quando há essa participação, ela é permeada por estereótipos e reafirma, na maioria dos casos, a exclusão social vivenciada pelos negros.
Palavras-chave: midia, negro, identidade

140-1 - OUVIDORIA PÚBLICA MUNICIPAL E PROPAGANDA POLÍTICA: O CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS.
Bruna Cury Roselli (Puc- Campinas)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa de Iniciação Científica - Ouvidoria Pública Municipal e Propaganda Política: O Caso da Prefeitura Municipal de Campinas  que está em andamento, tem como base o conhecimento da área de Relações Públicas Governamentais. Assim, é uma análise do instrumento de comunicação Ouvidoria, o qual é marcado por reduzidos estudos de sociologia política e de comunicação social, fato que garante certo ineditismo à pesquisa. Em sua metodologia a pesquisa apresenta três fases: pesquisas bibliográficas, entrevistas com fontes primárias e pesquisas com fontes documentais (Decretos Municipais e Relatório Anuais). O trabalho tem por hipótese verificar a possibilidade deste equipamento público, a Ouvidoria Geral do Município de Campinas, ser usado para fins de proselitismo político-partidário.
Palavras-chave: Sociedade, Comunicação, Relações Públicas, Política

671-1 - PARAOLIMPÍADAS E MÍDIA: A COBERTURA DEFICIENTE.
Tatiane Hilgemberg Figueiredo (UFJF), Márcio de Oliveira Guerra (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este presente estudo tem como finalidade analisar e ampliar as discussões sobre as relações entre a mídia e o esporte para portadores de deficiência, principalmente, as relações entre mídia e Paraolimpíadas. Por meio do estudo teórico, da observação dos dados sobre a cobertura da mídia dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e da tabulação dos dados de uma pesquisa de opinião pública segmentada buscamos comprovar a diferença de tratamento dado pela mídia às Paraolimpíadas em relação às Olimpíadas, tentando encontrar o porquê desta diferença de tratamento. É, também, outro objetivo desta pesquisa verificar a hipótese de que os Jogos Olímpicos, ao contrário dos Jogos Paraolímpicos, tornaram-se espetáculos pelo fato de que atletas transformam-se em mitos nacionais, enquanto paratletas transformam-se em símbolos de superação.
Palavras-chave: Mídia, Paraolimpíadas, deficiência, discriminação

533-1 - PENSAMENTO SOBRE A ESTÉTICA DO FOTOJORNALISMO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DAS FOTOGRAFIAS DAS ELEIÇÕES AMERICANAS DE 2004 DIVULGADAS PELA AGÊNCIA REUTERS
Júlia Milward (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A passagem da fotografia para o campo da eletrônica causou grande impacto no conceito de fotografia, e, consequentemente, no fotojornalismo. Analisamos seis fotografias capturadas durante as eleições americanas de 2004 e divulgadas pela agência de notícias Reuters. A escolha dessas imagens está vinculada à abordagem estética utilizada, em que percebemos a influência das fotografias artísticas modernistas do início do século XX. As análises das imagens foram feitas a partir dos preceitos da  Escola Gestalt e da semiótica peirceana.
Palavras-chave: Fotojornalismo, Escola Gestalt, Semiótica Peirceana

1979-1 - PERFIL DOS PESQUISADORES DO NP DE JORNALISMO DA INTERCOM: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE 2001 A 2005
Luciana de Paula Arjona (USP), Patricia Simões Candido (USP), Sueli Mara Pinto Ferreira (USP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O objetivo do estudo é analisar o perfil dos pesquisadores participantes do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo da Intercom a partir de um estudo bibliométrico desenvolvido segundo dois critérios: (1) análise geral do Núcleo; e (2) análise das citações utilizadas pelos participantes. Quanto ao item 1 verificou-se que o grupo ainda se encontra em fase de consolidação, com maior concentração de autores oriundos da região Sudeste, a maioria dos trabalhos é de autoria individual e 58% dos trabalhos foram desenvolvidos enquanto os autores cursavam pós-graduação stricto sensu. Quanto ao item 2, o idioma das fontes utilizadas é predominantemente português, o livro ainda é a principal tipologia consultada, o índice de citações cruzadas dentro do núcleo é incipiente e 70% das fontes utilizadas são de datas anteriores ao ano 2000.
Palavras-chave: Bibliometria, Pesquisadores de Jornalismo, Produção científica

591-1 - PERSONALIZAÇÃO: PESQUISA SOBRE UMA POSSÍVEL ADAPTAÇÃO DA MÍDIA DE MASSA À NOVA REALIDADE DE CONSUMO
Fernanda Cristine Vasconcellos (PUCRS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo busca suscitar a discussão em torno de uma adaptação dos meios de comunicação de massa à nova realidade de consumo individualizado. Para isso, está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul entre HP, Faculdade de Comunicação Social e Faculdade de Informática. Essa pesquisa pretende encontrar na personalização uma forma de adaptar a distribuição de conteúdo às necessidades da sociedade atual.
Palavras-chave: comunicação, impresso, meios de massa, personalização

1539-1 - PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TV UNIVERSITÁRIA DE VOTUPORANGA: UM ESTUDO SOBRE O VEÍCULO - SITUAÇÃO E POSSIBILIDADES
Graziele Karine de Marchi (UNIFEV), Thais Sanches Franzi (UNIFEV), Giselda Fernandes Poiani Gomes (UNIFEV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Essa pesquisa pretende estudar a TV Universitária de Votuporanga enquanto um veículo que busca identidade através de uma programação que tem como princípio a produção acadêmica da UNIFEV. Deste modo, as articulações formadas entre a academia e a comunidade local possibilitou a identificação do público; com o propósito de investigar os pontos de resistência ao canal, seus valores e preconceitos, identificar o perfil demográfico, a freqüência com que assistem a TVU, e se existe a dificuldade na recepção do sinal, verificando quantitativa e qualitativamente seu potencial de consumo e a visibilidade que a TVU tem junto a comunidade.
Palavras-chave: Televisão Universitária, comunidade, identidade, produção

2024-1 - PLANO DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO POPULAR DA MULHER  PROMOVENDO O DEBATE DO MOVIMENTO FEMINISTA EM GOIÁS
Rafaela Guedes Cortez Prego (UFG), Lis Carolinne Lemos (UFG), Carolina Martins Duarte (UFG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo aborda o movimento feminista, situando-o no aspecto internacional, nacional e regional. Partindo dessa premissa, propõe-se um plano de comunicação, concebido de maneira estratégica, que visa atender os variados públicos do Centro Popular da Mulher, assim como, também, proporcionar visibilidade e divulgar as ações e projetos para a sociedade. Para que dessa forma, estabeleça-se a importância do movimento feminista atuante na região centro-oeste, promovendo ações que captem o público e colaboradores para a causa.
Palavras-chave: Movimento feminista, planejamento estratégico, relações públicas

275-1 - POLÊMICA NO RÁDIO. A JOVEM PAN NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE SÃO PAULO
Sonia da Camara dos Santos Valois (UMESP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Sonia Valois, estudante do 8º semestre de Jornalismo da universidade Metodista de São Paulo A pesquisa acompanhou a cobertura das eleições municipais de São Paulo em 2004 pelo Jornal da Manhã da Rádio Jovem Pan AM, uma das mais tradicionais emissoras jornalísticas da cidade. A eleição, que seria um assunto de interesse local foi difundida pela emissora para o país por meio de emissoras afiliadas. Os candidatos analisados são: José Serra, Marta Suplicy, Paulo Maluf e Luiza Erundina. Entre eles, Marta Suplicy, do PT, e José Serra, do PSDB, realçaram a disputa entre os dois partidos, que são respectivamente os partidos do governo federal e estadual. Foi coletada amostra para análise entre os meses de julho a outubro, com gravações do Jornal da Manhã.O estudo também aponta uma discussão sobre as relações entre mídia e política com referência aos autores Antonio Rubim e Venício de Lima.
Palavras-chave: Mídia, Eleição, Rádio, Jovem Pan

445-1 - PORTO ALEGRE DE PAPEL - UMA ANÁLISE DAS CAPAS DE ZERO HORA NOS ANOS DE 1989 E 1992
Josemari Poerschke de Quevedo (UFRGS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O trabalho analisa as capas do jornal Zero Hora no tratamento da cidade em 1989 e 1992. Esses dois anos se referem ao primeiro mandato da Frente Popular (FP) na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), quando uma coligação de esquerda inicia uma gestão que durará 16 anos no poder. Interpreta através da capa o posicionamento do jornal diante da nova configuração política local. Explica como a cidade foi noticiada pelo jornal a partir desta mudança. Quantifica os temas tratados na capa do jornal. Classifica os tratamentos estéticos usados para noticiar a cidade. Interpreta o conceito sociológico de cidade. Discute as disputas simbólicas pela cidade entre Zero Hora e os partidos da Administração Popular (AP), tendo o Partido dos Trabalhadores no comando. A conclusão apresenta os temas mais noticiados por Zero Hora e os enquadramentos para tratar a cidade Hora.
Palavras-chave: Jornalismo, Cidade, Critérios de Noticiabilidade, Política

1494-2 - PRINCÍPIOS DO JORNALISMO DA AGÊNCIA EWÉ DE NOTÍCIAS AMBIENTAIS, INTEGRANTE DA DISCIPLINA ATELIER DE PRODUÇÃO DE TEXTO IV, DO CURSO DE JORNALISMO - DAS FACULDADES JORGE AMADO, SALVADOR, BA
Efraim Batista de Souza Neto (FJA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo apresenta a Agência Ewé de Notícias Ambientais, integrante da disciplina Atelier de Produção de Texto IV do curso de Comunicação Social com Jornalismo, das Faculdades Jorge Amado, e os princípios norteadores que orientam a prática dos alunos-repórteres. As reportagens produzidas pelos estudantes no semestre alimentam o site da agência e são oferecidas eventualmente a outros meios de comunicação. A Ewé tem a pretensão de monitorar os ecossistemas urbanos e naturais da Bahia, a educação ambiental e a implantação das Agendas 21 estaduais. Para isso toma como base a observação dos impactos ambientais que o sistema urbano provoca nos recursos naturais e nas comunidades. Nossa pesquisa busca compreender os fenômenos ambientais como integrantes de uma cadeia ecossistêmica, interdependente, em que cada parte cumpre uma função em ciclos biogeoquímicos e intercomunicantes complexos.
Palavras-chave: Jornalismo, Ambiente, Agência de Notícias, Ecossistema

1408-2 - PROCESSO DE PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: DO NARIZ DE CERA AO LEAD NOS JORNAIS DE SÃO LUIS
Sarita Bastos Costa (UFMA), Yane Silva Botelho (UFMA), Lígia Regina Andrade Guimarães (UFMA), Reuben da Cunha Rocha Junior (UFMA), Pamela Araujo Pinto (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esse artigo é resultado de uma pesquisa que focaliza a trajetória das relações entre o jornalismo e a literatura, estabelecendo como corpus a linguagem dos jornais da capital maranhense. O objetivo da pesquisa é apontar as estratégias de tessitura do texto, mapeando os contornos, por meio dos quais a linguagem aproximava-se ou afastava-se dos padrões de escrita do século XX. A Metodologia da pesquisa segue a estabelecida pela Crítica Genética de matriz semiótica, que se fundamenta na investigação de documentos de processo, para compreender a transformação do fazer jornalístico. Como conclusão, verifica-se que a estratégia encontrada nos jornais de São Luis para noticiar fatos de maior ou menor relevância apresentava uma hibridez textual, em que aparecem elementos característicos do lead, porém envoltos em construções frasais impregnadas por disposições típicas do  nariz de cera .
Palavras-chave: Imprensa maranhense, Linguagem jornalística, Lead

135-1 - PRODUÇÃO DE SPOTS DA RÁDIO GENTILEZA
Mirna Nogueira Diógenes Riedel (UNIFOR), Yohanna Nogueira Maia (UNIFOR)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência da Central de Produção de Rádio do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza  UNIFOR  na produção de spots para veiculação na Rádio Gentileza, web rádio idealizada por professores e alunos do Curso de Comunicação Social. Toda semana os estagiários da Central de Rádio são orientados para a produção de mensagens publicitárias educativas, como forma de incentivar a cultura e estimular a criatividade. O processo de produção dos spots passa por uma minuciosa seleção de variedade de vozes, efeitos, sons, estilos musicais e trilhas sonoras para os programas da web rádio, vinhetas, ou campanhas publicitárias direcionadas aos diversos departamentos da UNIFOR. Os estagiários exercitam as diversas etapas de construção de uma peça radiofônica: escolha do tema, criação, redação, produção, locução, gravação e edição.
Palavras-chave: rádio, voz, spots, produção

1586-1 - PROGRAMAÇÃO PARA JOVENS: O PATROLA
Adriana Domingues Garcia (UNIFRA), Natasha Mruz (UNIFRA), Daniela Aline Hinerasky (UNIFRA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A partir de mudanças na programação da principal emissora do Rio Grande do Sul RBS TV (afiliada à Globo) o estudo detém-se na tendência voltada ao segmento jovem, através da análise do programa Patrola (aos sábados, após o Jornal Hoje), veiculado desde 1999. Verificando as estratégias da RBS TV para atingir a audiência, constatamos que o programa produz e veicula matérias que apresentam determinados comportamentos, tendências,  movimentos culturais e modismos relacionados ao universo dos jovens sul-riograndenses, sem, contudo, deixar de tratar outros temas relevantes, de nível estadual/regional e nacional. As pautas, o formato, a trilha sonora e os apresentadores refletem a busca pela renovação constante. O Patrola mostra um jovem gaúcho atualizado, que busca as novidades e, ao mesmo tempo, valoriza o Estado. Por fim, permite refletir sobre a identidade jovem gaúcha.
Palavras-chave: televisão, programação jovem, RBS TV

1300-2 - PROPAGANDA BRASILEIRA NO PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.
Flailda Brito Garboggini (PUC-Campinas), Adalgisa Mendes Caruso (PUC-CAMPINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta pesquisa exploratória tem como objeto de estudo a publicidade veiculada em revistas brasileiras, no período correspondente aos anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), como  O Cruzeiro ,  Seleções e  Vamos ler! . A busca consiste na identificação e análise de anúncios que mencionem a guerra ou façam alusão a ela. Após terem sido catalogados foram analisados alguns elementos presentes nas peças através de uma análise semiótica de sete anúncios, um de cada ano, procurando reconhecer tendências e forma de tratamento e as representações sociais da época, utilizando-se do estudo das significações dos elementos simbólicos que os compõem.
Palavras-chave: Revista, Segunda Guerra, Propaganda, Publicidade, Significação

491-1 - PROPAGANDA NA GUERRA - A MANIPULAÇÃO DAS OPINIÕES NA II GUERRA MUNDIAL
Tássia Bolson Moro (UNIFRA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho analisa as técnicas de propagação do Nazismo, através dos comícios, do rádio e do cinema. O estudo realizou-se a partir de pesquisa bibliográfica exploratória entre obras que interpretam a eficácia da propaganda Nazista, objetivando informações sobre seus métodos persuasivos. Realizaram-se entrevistas informais, com alemães que presenciaram o regime e hoje vivem no Brasil, a fim de confrontar os estudos obtidos com a pesquisa bibliográfica. A propaganda, dentro destes meios, regados pela teatralização e técnicas, transformando tudo em um espetáculo de massa. Assim, Hitler impôs seu regime junto com a sensação de esperança que o povo precisava para se reerguer de seu estado deplorável pós I Guerra. Conclui-se que esta situação deixou a nação à mercê do ditador, que se aproveitou destes artefatos para levá-la a uma guerra em benefício próprio.
Palavras-chave: Manipulação, Persuasão, Nazismo, Propaganda

1380-1 - PUBLICIDADE E PROPAGANDA EM GOIÁS: HISTÓRIA E ESTÓRIAS
Rodrigo Rosa da Silva Cruvinel (UFG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Conhecer a história é importante para que se possa aprender com os acertos, evitar cometer os mesmos erros do passado e, com isso, fazer previsões acerca do futuro. A publicidade e a propaganda possuem a peculiaridade de retratar em suas peças as características sócio-econômicas de cada época em que é veiculada. Apesar disso, inexiste em Goiás uma publicação que retrate a trajetória dessa profissão. Esse projeto visa sanar essa ausência, resguardando em suas páginas a história desse ofício que influencia cotidianamente a vida de cada cidadão goiano.
Palavras-chave: Publicidade e Propaganda, Imprensa, Política, Tecnologia

1556-1 - PÚBLICO DO BANDO DE TEATRO OLODUM: NEGRO, BAIANO E POPULAR?
Plínio César dos Santos Rattes (UFBA), Gisele Marchiori Nussbaumer (orientadora) (UFBA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Neste texto buscamos compreender o significado do termo público e suas implicações no âmbito da cultura; destacamos estudos já realizados sobre o tema e; por fim, apresentamos os resultados de uma pesquisa-piloto que focalizou o público do espetáculo Cabaré da RRRaça, montagem do Bando de Teatro Olodum, grupo residente do Teatro Vila Velha, um dos mais importantes equipamentos culturais de Salvador/BA.
Palavras-chave: Públicos culturais, Teatro Vila Velha, Bando de Teatro Olodum, Consumo e práticas culturais

90-1 - RÁDIO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Ana Carolina da Silva Maciel Munch (Estácio/JF), Rachel Reis Mockdeci (ESTÁCIO/JF), Tâmara Lis Reis Umbelino (ESTÁCIO/JF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Roda que Rola é um programa de rádio, voltado para o público infantil, que foge dos meios convencionais de apreensão do conhecimento, de modo a potencializar o aprendizado cognitivo com ênfase no recurso auditivo. De acordo com o conceito de  janelas de oportunidades da psicopedagogia, as inteligências que precisam do som para se desenvolver, lingüística ou verbal, sonora ou musical e lógico-matemática, precisam ser estimuladas desde o nascimento até os 10 anos de idade. É essa a proposta, inovar e complementar o trabalho pedagógico feito pelos educadores dentro das salas de aula, ajudando no desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: Estimulo auditivo, criança, rádio, programa infantil

1495-1 - RÁDIO GENTILEZA E A INDÚSTRIA CULTURAL
Thiago Arcoverde Chisholm (UNIFOR), Aline de Farias Pedrosa (UNIFOR), Leonardo Lima Ribeiro (UNIFOR)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Com o surgimento da Central de Rádio da Universidade de Fortaleza, Unifor, em 2004, foi criada pouco tempo depois uma web-rádio com fins educativos, a Rádio Gentileza. A formação de sua grade de programação fora feita sem intuitos comerciais. Apesar disso surgiram contrapontos, identificados pela equipe da rádio, que acabou por apontar que a Rádio Gentileza não estava excluída da indústria cultural, já que a rádio é formada por programas envolvendo músicas intrumentais, brasileiras e de blues, tendo em vista que boa parte das músicas tocadas, assim como o teor da essência de criação dos estilos músicais (Blues, MPB e etc) propostos pelos programas da Rádio Gentileza se destinam à indústria massiva e o fato da Rádio ser transmitida via internet, um meio de comunicação excludente no Brasil.
Palavras-chave: Rádio Gentileza, Indústria Cultural, Internet, Web-rádio

1908-2 - RADIONOVELAS E MEMÓRIAS LEITORAS: SONS E HISTÓRIA RELEMBRADAS POR MULHERES OUVINTES DE PASSO FUNDO
Daniela Menegotto (UPF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho analisa as paisagens sonoras das radionovelas produzidas em Passo Fundo/Rs na época de ouro do rádio, a partir do depoimento das suas rádio-ouvintes. Para isso, além do resgate da história deste formato no rádio e de uma reflexão a cerca da constituição do texto radiofônico, foram realizadas entrevistas com seis leitoras das radionovelas das décadas de 1940 e 1960 no município, para observar o que estava guardado na memória destas; e entrevistas com cinco pessoas que participaram da produção das edições de Passo Fundo.
Palavras-chave: leitura, memória, mensagem, radionovela, texto

1261-1 - RECONFIGURAÇÕES COMUNICACIONAIS: O HEAVY METAL NA CIBERCULTURA
Thiago Nogueira Martins (Promove)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Como as práticas interacionais são modificadas, entre o grupo sócio-cultural Heavy Metal, com a reconfiguração, em ambiente virtual, de seus tradicionais espaços de discussão? O presente artigo pretende levantar discussões sobre como acontecem e quais as motivações que fazem com que o grupo sócio-cultural Heavy Metal reconfigure o seu campo de possibilidades de interação, adotando novas ferramentas disponíveis em ambiente virtual e relativamente abandonando alguns meios tradicionais de comunicação, especificamente os fanzines.
Palavras-chave: Heavy Metal, Cibercultura, Interações Comunicacionais, Grupos Sócio-Culturais

586-1 - REFERENDO DAS ARMAS: COMO AS CAPAS DAS REVISTAS VEJA E ISTOÉ DISPUTAM A PREFERÊNCIA DOS (E)LEITORES
Mariela Costa Carvalho (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo tem a intenção de compreender as estratégias discursivas que as revistas semanais Veja e IstoÉ utilizam para ocupar uma posição de poder no cenário social do país, tomando como referência capas das semanais sobre o Referendo das armas, publicadas em outubro de 2005, em que uma revista dialoga com a outra. A pesquisa é feita com base nos referenciais teórico-metodológicos da Análise de Discurso e nos conceitos de Dialogismo, de Bakhtin e Poder simbólico, de Bourdieu.
Palavras-chave: Estratégias discursivas, Referendo das armas, Disputa de poder, Dialogismo

859-1 - REFLEXÕES SEMIÓTICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PRESIDENTE LULA NAS CAPAS DA REVISTA  VEJA E DA COBERTURA PERSONALISTA DA POLÍTICA COMO REPRESENTAÇÃO DO REAL1
Poliana Monteiro Napoleão (UNI-BH)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo discute como a revista  Veja representa uma realidade por meio de signos  recursos verbais e visuais-, fazendo cobertura personalista da política, construindo e (des) construindo o mito Lula em suas capas. Para compor o quadro teórico de referências e embasar a análise das capas da revista foram selecionados autores como John B. Thompson (1998), Peter L. Berger e Thomas Luckhmann (1985), e Bernard Manin (1995) discorrendo sobre mídia, construção social da realidade e política. Roland Barthes (2000), Lucia Santaella e Winfried Nöth (2001), por sua vez, discutem imagem e semiótica. Os autores Adriano Duarte Rodrigues (1990, 1999), Sérgio Villas Boas (1996) e Mayra Gomes (2000) abordam o fazer jornalístico e Edgar Morin (1997) apresenta o conceito de olimpianos, que também está presente no universo da política.
Palavras-chave: Representação, Semiótica, Política, Jornalismo, Linguagem

677-1 - RELAÇÕES PÚBLICAS APLICADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO
Simone Cyrineu Miranda (UMESP), Priscila Bernardo Pescara (UMESP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho tem como objetivo estimular novos estudos sobre a utilização de ferramentas de outras áreas como a Gestão do Conhecimento, muito utilizada pela Administração, na função de Relações Públicas e agregar novos estímulos à profissão. Este estudo se tornou possível ao consultar fontes bibliográficas consagradas das áreas envolvidas e ao analisar esse intercâmbio de conhecimentos como uma nova estratégia para a função de Relações Públicas. A partir dessa introdução ao tema é possível inovar teorias, conceitos e práticas para uma melhor colocação da profissão no panorama organizacional.
Palavras-chave: Relações Públicas, Gestão do Conhecimento, Teoria de Relações Públicas, Inovação

964-2 - RESIGINIFICAÇÃO DA FOTOGRAFIA ATRAVÉS DAS OBRAS DE ROSÂNGELA RENNÓ
Tain� Del Negri Gon�alves (UERJ), Carlos Romario Tavares Domingos (UERJ), Fernando Gonçalves (professor Orientador) (UERJ)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A artista plástica Rosângela Rennó, mineira radicada no Rio de Janeiro desde o final dos anos 80, é um dos grandes destaques da cena artí­stica contemporânea. Através da fotografia, seu principal suporte de criação, Rennó nos proporciona a realocação do sentido da produção imagética nos meios de comunicaçãoo e na produção de memória familiar e afetiva. O excesso de informação visual, seu acúmulo e posterior descartamento em nosso cotidiano é questionado pela artista. E por meio de suas obras, quem em muitos aspectos funcionam como um jogo, convida o espectador a participar, interagir e recriar imagens mentais, proporcionando um re-encantamento das imagens fotográficas.
Palavras-chave: arte, comunicação, fotografia, Rosângela Rennó

1015-1 - REVISTA CLAUDIA E O CONCEITO DE INDEPENDÊNCIA FEMININA
Renata Kelly da Silva (UFV), Mariana Ramalho Procópio (UFV), Aniele Aparecida Fernandes de Morais (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta comunicação científica pretende apresentar a representação ideal de independência feminina pela Revista Claudia. Para tanto, procurou-se identificar as representações sociais veiculadas pelas mulheres através de matérias que possuíam personagens femininas, bem como pelos produtos anunciados nas páginas publicitárias. Além disso, as conclusões obtidas foram confrontadas com respostas de mulheres de uma cidade de médio porte sobre a independência da mulher para verificar se há uma relação de conformidade entre essas representações. Observou-se uma divergência entre esses conceitos e uma tendência conservadora por parte da revista ao abordar este tema.
Palavras-chave: Jornalismo Especializado, Representações Sociais, Independência Feminina

1939-2 - SAÚDE E ALIMENTAÇÃO NA PAUTA CIENTÍFICA DO GLOBO REPÓRTER
Denise Tavares da Silva (PUC-Campinas), Laís Risstato de Castro (PUC-CAMPINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Recorte do projeto de Iniciação Científica  Ciência na sala de casa: As descobertas e conquistas científicas na pauta do Globo Repórter , este trabalho discute a ênfase dos temas  saúde e  alimentação , destacados entre os 34 programas produzidos sob a égide da editoria de Ciência, no período compreendido entre 2001 e 2004. O objetivo é discutir como estes temas são trabalhados no programa e, em que sentido, estas pautas podem ser consideradas como produção de Jornalismo Científico.
Palavras-chave: jornalismo científico, divulgação científica, Globo Repórter

1994-1 - SISTEMA DE FRANCHISING
Andrea da Silveira Pupo Zochetti (PUCC), Mariana da Silveira Feital (PUC-CAMPINAS), Karina Esteves Fernandes (PUC-CAMPINAS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo consiste em entender o porquê se tem preferência em buscar uma franquia ao invés de um negócio próprio e como uma pessoa se torna apta a ser uma empreendedora de sucesso no ramo de franchising. Com base no crescimento do número de novos negócios no sistema de franchising, este artigo visa analisar as vantagens e desvantagens do sistema em diferentes aspectos, observar de ponto de vista analítico o relacionamento da franquia com franqueados, entender como se processa a comunicação entre o franqueador e os consumidores finais, entre outros pontos fundamentais para o empreendedor. Estas questões serão abordadas a partir de entrevistas com dez franqueadores brasileiros, através do método de pesquisa, onde se pretende captar o discurso dos informantes dentro de um ambiente comercial-econômico.
Palavras-chave: Franquias, Franchising, Negócio Próprio, Marca, Empreendedorismo

734-1 - TEATRO AMADOR: UMA REDE POPULAR DE CULTURA NA CIDADE DE SÃO PAULO
Flávia Cristina Yacubian (USP)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A pesquisa do eixo Teatro Amador estuda a influência dos grupos amadores na criação de uma dramaturgia independente que se desenvolveu em São Paulo. Com as informações sobre autores, títulos de peças e companhias teatrais do Arquivo Miroel Silveira, e com o apoio de consultas a outros arquivos e de entrevistas, reconstruiremos o cenário de inauguração de uma cultura paulista cosmopolita, de origem popular e híbrida que serviu de base também para o desenvolvimento do cinema, do rádio e da televisão. Está em andamento a criação de um banco de dados com as informações coletadas e analisadas sobre estes grupos e suas produções, além do desenvolvimento de um mapa com a localização destas instituições o que proporciona uma visão gráfica dos caminhos do efervescente circuito cultural popular do teatro amador das quatro décadas abrangidas pelo Arquivo Miroel Silveira (1930-1970).
Palavras-chave: Comunicação popular, teatro amador, cultura popular, censura

498-1 - TEIAS E TRAMAS MIDIÁTICAS: OS DISCURSOS DA FOLHA E DA VEJA NA RECONSTITUIÇÃO DO GOLPE CONTRA HUGO CHÁVEZ
Gláucia da Silva Mendes (UFJF), Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O controle exercido pelos conglomerados de mídia transnacionais sobre o setor de comunicações vem formando um ambiente propício à elaboração e à distribuição de produtos jornalísticos homogêneos, impregnados pela ideologia que rege o mundo globalizado. Tal propensão, por sua vez, é reforçada por um conjunto de fatores hegemônicos no processo de construção noticiosa. Neste contexto é que o presente artigo analisa a cobertura realizada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Veja sobre o golpe que afastou Hugo Chávez da presidência venezuelana por 48 horas, em abril de 2002.
Palavras-chave: oligopolização da mídia, newsmaking, jornalismo internacional, ideologia

1196-1 - TELENOVELAS E IMAGINÁRIO SOCIAL: ESTEREÓTIPOS E SIMBOLOGIA NA IMAGEM DE BRASILEIRO REPRESENTADO.
Luiza Maria Almeida Rosa (UFMS), Márcia Gomes Marques (UFMS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este estudo tem como finalidade refletir sobre as relações de poder que se estabelecem por meio dos estereótipos e da composição iconográfica e simbólica apresentada pelas telenovelas brasileiras transmitidas nos canais abertos de televisão. Neste artigo, os estereótipos são analisados desde sua relação com os papéis sociais e com as normas de comportamento da vilã, da heroína e da sedutora desempenhados por três personagens de telenovelas da Globo que foram ao ar nos anos de 2005 e 2006.
Palavras-chave: telenovelas, estereótipos, construção narrativa

182-1 - TELENOVELAS, DIÁLOGO COM A REALIDADE SOCIAL E PADRONIZAÇÃO
Luiz Fernando da Silva (UFMS), Marina Ciambra Rahe (UFMS), Márcia Gomes M. (UFMS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho tem como objetivo explorar a relação que as telenovelas estabelecem com a realidade social e como se dá o diálogo entre ficção e realidade. Procura entender como os telespectadores interagem com este gênero televisivo e quais as influências que os modelos representados exercem sobre os espectadores. Para isso, são propostas quatro formas de troca entre ficção e realidade - inspiração, menção citação, e porosidade do relato - e analisada a representação do gênero masculino nas telenovelas brasileiras.
Palavras-chave: Telenovelas, realidade social, representação do masculino

1015-2 - TEORIA SEMIOLINGÜÍSTICA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL FEMININA NAS CAPAS DE CLAUDIA
Renata Kelly da Silva (UFV), Mariana Ramalho Procópio (UFV)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo Este artigo é uma aplicação da Teoria Semiolingüística do discurso de Patrick Charaudeau. Seu objetivo principal é identificar as representações sociais referentes ao universo feminino presente nas capas de Claudia. Através da análise dos atributos e dos componentes icônicos dessas capas, procurou-se desvendar as construções discursivas elaboradas pelos sujeitos enunciadores. Tomadas como práticas discursivas de representação, verificou-se nas revistas a presença de uma abordagem conservadora e de um destaque exacerbado para o aspecto familiar, expresso não apenas nos enunciados verbal, mas também no visual.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Representações Sociais, Revista Feminina

1391-2 - TIRANAS IMPRESSÕES  O DOCUMENTÁRIO RADIOFÔNICO COMO RESGATE HISTÓRICO DO JORNALISMO REGIONAL DURANTE O REGIME MILITAR
Daniele Saifert Picoli (UNIJUÍ), Estela Maria Hoffmann (UNIJUÍ)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resgatar a memória de um povo é manter viva sua historicidade e etnografia. Sem memória, um povo perde sua identidade e esquece do seu contexto social. O gênero radiofônico constitui-se então, como um importante instrumento para o resgate e manutenção da história e da memória de um povo, uma vez que utiliza a voz como matéria-prima, se constitui como mídia de massa e tem fácil acesso ao público. A Comunicação Social possui essa responsabilidade: reconstituir e perpetuar o contexto social das sociedades, para que estas se reconheçam no seu meio. Baseado neste fundamento, este texto apresenta a importância da preservação de memórias para a perpetuação da história de um povo, trazendo um relato sobre a produção de um documentário radiofônico que resgata a memória do jornalismo em duas cidades da região noroeste do Rio Grande do Sul durante o período do Regime Militar.
Palavras-chave: Rádio, Memória, Jornalismo, Regime Militar

1451-1 - TRILHAS ENTRE O OCIDENTE E O ORIENTE: A RELAÇÃO DE PODER ENTRE PERSONAGENS DOS FILMES NINA E PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO E... PRIMAVERA
Andréia de Lima Silva (UFMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente artigo tem por intuito destacar como se estabelece a relação de poder em cenas cinematográficas dos filmes Nina e Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera. Dessa maneira, uma cena de cada filme foi selecionada com a finalidade de avaliar procedimentos, tais como: posicionamento de câmera, fala das personagens e entonação. Para isso, utilizamos a metodologia de Análise de Discurso a partir da apreciação dessas ações, além de conceitos-chave como Poder Simbólico e discurso de autoridade de Bourdieu, Procedimentos de Exclusão de Foucault e Práticas Discursivas de Fairclough.
Palavras-chave: Cinema, Relação de Poder, Práticas Discursivas

1306-1 - TV DIGITAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E REGULAMENTAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO.
Rodrigo Garcia Vieira Braz (UFS)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Apesar da contínua edição de normas legislando sobre a comunicação de massa, principalmente referente à televisão, no Brasil não há política pública de comunicação, um marco regulatório eficaz, previamente debatido e construído com a sociedade e visando os interesses da maioria desta. Ao contrário, historicamente a política de concessões de rádio e televisão sempre esteve vinculada aos interesses de grupos privilegiados.Contudo, com a digitalização do televisual surge a possibilidade de mudança deste paradigma, mas também se pode reforçar o atual modelo baseado nas desigualdades sociais. Agora, quase tudo depende das decisões do Poder Executivo; é sobre elas que o presente trabalho pretende discutir.
Palavras-chave: TV Digital, Políticas Públicas, Regulamentação

2111-1 - TV DIGITAL: SURGIMENTO E PERSPECTIVAS
Kellyanne Caravlho Alves (UFPB), Deisy Fernanda Feitosa (UFPB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Resumo O Sistema de Televisão Digital é a mais nova tecnologia midiática. Este sistema já foi adotado por vários paises e brevemente será implantado no Brasil. Por conta disso, cada vez mais, torna-se necessário entender o seu funcionamento. Como a maioria das pessoas desconhece o assunto, o artigo se propõe a traçar um panorama histórico da televisão digital no mundo. O estudo trata ainda das possibilidades que a tecnologia de TV digital proporciona e faz um breve relato sobre das pesquisas brasileiras que desenvolvem o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
Palavras-chave: História da TV;, TV digital e seus padrões, funcionamento da tecnologia;, aprimoramento do sistema, aprimoramento do STVD

2175-1 - UM ESTUDO SOBRE A CRÍTICA LITERÁRIA NA IMPRENSA E SUA IMPORTÂNCIA NO INCENTIVO AO HÁBITO DE LEITURA NUM PAÍS CARENTE COMO O BRASIL.
Fernanda Remes Mattiuz (MACK)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
A crítica literária, como parte do jornalismo cultural, pode contribuir para a difusão da literatura e do hábito da leitura. Dessa forma, a crítica literária assume a função de serviço público, fundamental à atividade jornalística, ao fortalecimento da literatura e à formação do leitor. No Brasil, país carente de incentivos à leitura e à produção artística, isso é muito importante. O jornalismo brasileiro tem os literatos como primeiros jornalistas, que contribuíram muito para a atividade crítica, discutiam a literatura, geravam polêmicas e assim incentivavam a produção literária, além de estabelecer critérios e parâmetros de análise dos textos publicados na imprensa.
Palavras-chave: Jornalismo, Cultura, Crítica, Literatura, Incentivo

1055-1 - UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DE MEMES EM SCRAPS NO ORKUT
Rafael Varela Cardoso (UCPel)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho busca construir uma classificação para os memes encontrados nos scraps do Orkut. A partir da observação de campo, os memes foram classificados de acordo com sua forma e função, levando em conta a construção da interação social através do sistema. A proposta de classificação dos memes facilitará a compreensão, no que tange aos objetivos que o usuário quer atingir, por meio daquilo que é propagado.
Palavras-chave: memes, Orkut, interação mediada por computad

384-1 - UMA REFLEXÃO SOBRE A OPÇÃO PARTIDÁRIA DA REVISTA VEJA
Rosa Nobuko Kamada (Unama), Júlia Mendes Garcia (UNAMA), Kenny Teixeira (UNAMA)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O tema principal da presente reflexão é estudar como a revista nacional Veja divulgou a crise política do Brasil em junho de 2005, início da crise, em suas capas. A hipótese adotada foi que a revista Veja acaba fazendo uma opção partidária, evidenciada através da teoria do agendamento na produção das mesmas. Para comprovar esta hipótese, foram analisadas quatro edições da revista Veja do mês de junho de 2005.
Palavras-chave: capa de revista, partido político, imagem

502-2 - VANGUARDA TV 1ª EDIÇÃO: UMA VISÃO CRÍTICA DO TELEJORNALISMO REGIONAL
Paulo Daniel Gonçalves Gannam (Unitau)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Esta pesquisa trata da forma como o conteúdo noticioso é divulgado pela TV, analisando o programa Vanguarda TV 1ª edição, telejornal regional direcionado ao público do Vale do Paraíba, dotado de significativa audiência e repercussão das informações veiculadas. A análise baseia-se nas características do telejornal ligadas aos gêneros jornalísticos informativo, interpretativo e opinativo. Para tanto, faz uso da Análise de Conteúdo, metodologia proposta por Bardin (1974), visando identificar o conteúdo latente e manifesto do telejornal em edições exibidas nos meses de julho e agosto de 2005. O objetivo principal é identificar se o telejornal prioriza informações de conteúdo regional e atribui a elas um caráter meramente informativo, impossibilitando que o telespectador possa compreender, de maneira ampla e contextualizada, o fato.
Palavras-chave: Telejornalismo, TV regional, gêneros jornalísticos

788-1 - VIDEOBLOG: ANOTAÇÕES INICIAIS ACERCA DO DISPOSITIVO
Igor Amin Ataídes (PUC MG), Paula Carolina Ribeiro (PUC MG), Thais Pimenta Bossi (PUC MG)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O artigo tem como objetivo refletir sobre a imagem como uma potencialidade, tendo como objeto o videoblog. Para tanto, faz-se necessário pensar a noção de dispositivo, partindo das definições de Gilles Deleuze e Phillipe Dubois, como nossa ferramenta de análise, trazendo a idéia de dispositivo como rede, e a imagem como um elemento dessa rede. É preciso deixar claro que não se pretende encerrar uma discussão que se mostra extremamente intricada, mas iniciá-la, tendo em vista que estarão em jogo questões complexas; esta é, portanto, uma primeira incursão neste recorte.
Palavras-chave: dispositivo, videoblog, interatividade

1580-1 - VIOLÊNCIA URBANA E JORNALISMO NO FILME DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO
Lívia Lima Lessa (UNIT), Maria Beatriz Colucci (UNIT)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este trabalho pretende identificar, nos filmes Ônibus 174 (2002) e O prisioneiro da grade de ferro (2003), a construção de uma rede de significados que reflete as estruturas sociais brasileiras, especialmente no tocante à violência urbana e ineficiência do sistema de segurança pública do país. São analisados na pesquisa a interface de linguagens, as relações com as imagens veiculadas pela mídia, a proximidade com a estética dos reality-shows e as formas de espetacularização do real produzida pela TV, a partir da ótica do cinema, do jornalismo e da antropologia.
Palavras-chave: Documentário, violência, mídia.

1544-1 - VIOLÊNCIA, REALIDADE E FICÇÃO: O CASO DA TELENOVELA MULHERES APAIXONADAS
Sarah Adjuto Bontempo (UnB), Tânia Siqueira Montoro (UNB)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Este artigo tem por objetivo analisar a representação da violência na telenovela Mulheres Apaixonadas e o impacto dessa representação na sociedade brasileira. Consiste em identificar as principais categorias de violência abordadas pela telenovela, verificar como essas categorias são representadas e que tipo de ações resultaram dessa representação. Com base na coleta de material mediático, da legislação existente sobre os temas de violência abordados e de depoimentos de parlamentares e autoridades foi feita uma análise do impacto dessas representações na mídia e na sociedade brasileira.
Palavras-chave: Representação, violência, telenovela

2064-1 - VOTE COM PRAZER: A CICCIOLIA DE FORTALEZA
Bruno Marinoni Ribeiro de Sousa (UFC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
Deborah Soft foi eleita vereadora de Fortaleza em 2004 em oitavo lugar. A candidata nunca havia se envolvido com política, trabalhava numa boate como stripper e atriz de sexo explícito. Sua campanha teve espaço de destaque na imprensa local, sendo tratada com tom de deboche, o que ajudou na visibilidade da candidatura e na produção de seu significado. A compreensão dos aspectos desse caso, passa pela análise das relações entre a mídia e a política, feitas a partir de entrevista semi-estruturada, registros etnográficos, material de campanha e publicações em jornal.
Palavras-chave: Deborah Soft, fenômeno eleitoral, espetáculo, consumo

1121-1 -  SENHORAS E SENHORES PASSAGEIROS : A ORALIDADE E AS REPRESENTAÇÕES NAS PERFORMANCES DE VENDEDORES AMBULANTES EM ÔNIBUS DE FORTALEZA
Marcela Belchior Gomes de Matos (UFC)
Evento: Intercom Júnior - Trabalho Individual
O presente trabalho irá tratar das performances de vendedores ambulantes em ônibus de Fortaleza. São homens, mulheres, crianças e adolescentes que fazem dos corredores dos transportes coletivos palco para suas apresentações e abordagens. Vendedores de balas, artistas populares, os pobres e marginalizados que ficam à procura de um lugar para mostrar a existência. Elementos como a oralidade, a voz e o corpo serão abordados como as principais ferramentas no processo comunicacional desses personagens, além de atentar para a presença de fragmentos de ritualização da vida nos discursos performatizados.
Palavras-chave: oralidade, performance, arte, trabalho

 
© Copyright 2006 Intercom. All Rights Reserved.
Design by Adaltech