
DE TV RIBAMAR À TV CIDADE 
histórico e polêmica atual sobre sua concessão* 

Amanda Lea Soares Barbosa** 
Danielle Morais Almeida 

Lucio da Silva Farias 
Polyanna Bittencourt Correia 

Renato Vilar Sá Pereira 

Universidade Federal do Maranhão-UFMA 
 

RESUMO 

Reconstitui o processo histórico da emissora maranhense TV Cidade, atualmente retransmissora 
da Rede Record, relatando seu processo de implantação, desenvolvimento e atual polêmica em 
torno da sua concessão. Investiga ainda a disputa entre as famílias Vieira da Silva e Rocha, que se 
rivalizam pela propriedade da emissora. Apresenta-se o emaranhado jogo político que relaciona 
política e comunicação na propriedade das emissoras de TV, articulando com o conceito de 
"coronelismo eletrônico".     
    
Palavras-chave: Reconstitui o processo histórico da emissora maranhense TV Cidade, 
atualmente retransmissora da Rede Record, relatando seu processo de implantação, 
desenvolvimento e atual polêmica em torno da sua concessão. Investiga ainda a disputa entre as 
famílias Vieira da Silva e Rocha, que se rivalizam pela propriedade da emissora. Apresenta-se o 
emaranhado jogo político que relaciona política e comunicação na propriedade das emissoras de 
TV, articulando com o conceito de "coronelismo eletrônico".     
; Políticas de comunicação; Concessão. 

1 INTRODUÇÃO 

“Não há por o país um lugarejo por mais pobre e escondido que seja (...), onde 
não se ouça rádio e que não se faça a cabeça com as novelas coloridas da 
televisão...” (CORRÊA apud HERZ, 1989, p. 38).  

 

A afirmativa acima de Villas-Boas esclarece-nos o porquê do interesse 

político pela radiodifusão. Como exemplo no Maranhão, temos o caso TV Cidade, concedida ao 

ex-deputado federal Raimundo Vieira da Silva. Neste trabalho, faremos uma explanação sobre 

sua história, abrangendo desde sua fundação, até a atual situação da empresa, correlacionado-a 

com as políticas de comunicação brasileira, a fim de construir uma reflexão critica sobre as 

praticas espúrias na outorga das concessões de canais de TV. 

                                                                 
* Trabalho apresentado ao Intercom Junior, sessão Comunicação Audiovisual 
** Alunos do 1º período do curso de Comunicação social da Universidade Federal do Maranhão, 
orientados pelo prof. Frankiln Douglas, docente da mesma instituição.  



 

  

O trabalho revisa ainda o conceito de coronelismo eletrônico, herança 

perniciosa ditadura militar, que compromete a democratização da comunicação do Brasil. 

Embora de importância extrema para o debate do campo de comunicação , a maior 

parte da população maranhense desconhece a realidade sobre a concessão da TV Cidade, pois o 

tema é pouco abordado pelos meios de comunicação no Estado, impossibilitando esclarecimentos 

e discussões públicas, de um fato que envolve poder político e comunicação .  

 
2 CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL 

 

Ao longo da história da comunicação brasileira, é notório o uso das concessões de 

rádio e TV como moeda política. Até 1988, era poder exclusivo do Executivo a outorga das 

concessões, o que tornava as decisões suscetíveis aos interesses pessoais do presidente. 

Teoricamente elas pertencem à sociedade civil, sendo assim propriedades públicas, porém o uso 

arbitrário do Estado favorece aos seus aliados, parentes e amigos. 

 

A prática de troca de favores, que fazia uso das outorgas das concessões de 

radiodifusão para satisfazer aliados do presidente já era hábito antigo no país. No governo do ex-

presidente Figueiredo (1979-1985) ela foi bastante utilizada. Pesquisas revelam que só no seu 

governo, até maio de 1984, houve a liberação de aproximadamente 700 concessões de rádio e 

televisão (HERZ, 1989, p.51). A maioria delas destinadas a empresários e parlamentares ligados 

ao governo militar. 

 

No período em que José Sarney esteve na presidência (1985-1988), houve a 

aprovação de 1.028 emissoras, número não alcançado pelos seus antecessores. "Nenhum outro 

governo distribuiu tantos canais em tão pouco tempo, nem fez uso político de forma tão exp lícita" 

(MOTTER, 1994, p. 90). No governo sarneísta esta "distribuição" visava ganhar votos na 

Constituinte a favor dos interesses do Executivo. Uma enxurrada de liberações foi feita nos 

momentos mais críticos das decisões do plenário: a definição do tempo de mandato de José 

Sarney e a escolha do presidencialismo como regime de governo. 

 



 

  

As políticas de comunicação brasileir a caracterizam-se pelo favorecimento político, 

clientelismo e fisiologismo. O critério político aparece como regra para ter a posse de uma 

emissora. O que não ocorre na Europa, por exemplo, onde o direito à comunicação ocorre de 

maneira efetiva, e representa condição básica para perfeita realização da democracia 

(INTERVOZES, 2005, p. 6). 

 

Atualmente, para que se consiga a permissão de um canal de TV ou rádio, a outorga 

precisa também da concordância do Congresso Nacional. Tal medida surgiu com a Constituição 

de 1988, numa tentativa de garantir "um maior controle sobre as concessões" (INTERVOZES, 

2005, p.6). 

 

Por outro lado, a nova prerrogativa conferiu diretamente a deputados e senadores uma 

parcela importante de poder num campo de seu interesse direto: o controle das instituições de 

mídia, que nas sociedades contemporâneas têm a capacidade de deferir o que é público - vale 

dizer, de definir o espaço político de realização da própria política (LIMA, 2004). 

 

As características das políticas de comunicação no Brasil, herança da ditadura militar, 

evidenciaram o surgimento de um "novo coronel". 

 
3 "CORONELISMO ELETRÔNICO" 

 
Segundo Victor Nunes Leal, podemos classificar o antigo coronelismo como "um 

compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a 

decadente influência social dos chefes locais" (LEAL apud COSTA; BRENNER, 1997, p.32). O 

novo coronel (eletrônico) é o político, que sendo dono de uma emissora de TV em seu reduto 

eleitoral, a usa para a promoção própria e a desgraça do adversário (TOLEDO, 2002). 

 

A atual realidade do coronelismo eletrônico comparado à sua velha prática, não 

divergem em muitas coisas. Os primeiros utilizavam comícios, cabos eleitorais e voto de cabresto 

para conseguirem, explicitamente, o controle da massa eleitoral, enquanto os atuais coronéis 

usam de estratégias discretas e instrumentos mais poderosos, por exemplo, a televisão. 

 



 

  

O Código Brasileiro de Telecomunicação (CBT, Lei nº 4117/62), determina que 

aquele que estiver em gozo de imunidade parlamentar, está impedido de exercer a função de 

diretor ou gerente de empresa concessionária de rádio ou televisão. A Constituição de 1988 

complementa a mesma, proibindo o contrato ou exercício de cargos, função de emprego com 

remuneração em empresas concessionárias de serviço público, por deputados e senadores. É 

evidente o descumprimento de ambas, pois há muitos casos em que emissoras de TV e rádio 

pertencem a políticos, direta ou indiretamente. 

 

No estado baiano, a família Magalhães, proprietária da emissora TV Bahia 

(retransmissora da Globo), é um dos vários exemplos de coronéis eletrônicos que abusam do 

poderio dos seus veículos de comunicação, para se auto promover e minimizar a imagem política 

de seus adversários. O Maranhão não difere do exemplo acima. O clã Sarney usa 

estrategicamente seus meios de comunicação para destruir a imagem de seus adversários e obter 

votos para suas candidaturas. Exemplo disso é o que acontece com o atual governo. Após a 

quebra de alianças políticas entre o governador Zé Reinaldo e a senadora Roseana Sarney, 

comumente observamos no império midiático sarneísta, publicações de matérias que se dedicam 

em evidenciar os problemas do estado na gestão dele.  

 
Contudo o mesmo canal que serve de palanque eletrônico para os coronéis, é o 

mesmo que pode vir a ser uma pedra no caminho. As emissoras locais têm uma produção de 

programação local pequena, se comparadas às redes nacionais das quais são filiadas. Os 

programas de alcance nacional vêm da emissora-mãe, como por exemplo, "as novelas, os 

programas de auditório - e é claro, os telejornais" que são retransmitidos nacionalmente 

(TOLEDO, 2002). É,  neste momento, que ocorre o "efeito bumerangue". Foi pela TV dos Sarney, 

que a população assistiu ao escândalo do caso Lunus, que envolveu Roseana Sarney e o seu 

esposo Jorge Murad, nas eleições de 2002. 

 

São os ossos do oficio de coronel eletrônico. Restam-lhe, e isso não é pouco, os 
noticiários locais. Neles, ainda se pode expandir à vontade. Quanto aos gerados 
pela emissora-mãe, só lhe cabe pôr no ar. Já houve, no passado, quem escapasse 
disso com a desculpa de que faltou luz, mas expedientes semelhantes, hoje em 
dia, podem resultar em punições decorrentes dos contratos de afiliação. [...] Às 
vezes, calha de a reportagem em questão versar sobre o assunto que ele pagaria 
para não ver no ar (TOLEDO, 2002). 



 

  

 
4 O CASO DA TV CIDADE 

Nascida durante o regime militar (1964-1985), período no qual os meios de 

comunicação sofriam forte censura e as concessões só eram outorgadas àqueles que apoiavam o 

regime, a TV Cidade no Maranhão é um exemplo local de favorecimento político. 

4.1 Panorama político 

No Maranhão temos um outro exemplo de favoritismo e fisiologismo. Desde a 

concessão da emissora TV Cidade à implantação desta, percebe-se fortemente em todo o tramite 

do processo, a presença do poder político. “Nada vem para cá nessa área sem o aval de Sarney”, 

afirma o ex-deputado federal Jose Carlos Sabóia (PSB). Com efeito, são ligados ao ex-presidente 

os proprietários de quase todas as emissoras de rádio e TV do Maranhão (COSTA; BRENNER, 

1997, p.34). 

 

Segundo Marco Antonio, na tentativa da família Vieira da Silva de expandir-se na 

área da Comunicação, pois eram donos da COTEMA (primeira Companhia Telefônica do 

Estado), ocorreu um impasse de raízes políticas que retardou a realização do projeto, de 

implantação de uma emissora de TV. “Houve uma indefinição muito grande sobre a sucessão do 

Estado” (MARCO, 2006), momento político em que os Vieira unidos com Vitorino faziam 

oposição a José Sarney. 

 

Marco Antonio afirma ainda que “vários políticos passaram a ter comportamentos 

políticos piores que do Sarney” e, em virtude disso, houve uma mudança de postura política dos 

Vieira, que passaram a apoiar a campanha do João Castelo, então candidato do Sarney. O João 

Castelo  vence as eleições para governador do Maranhão (1979-1982), e logo em seguida, a 

concessão da TV foi liberada para o Raimundo Vieira da Silva, na época deputado federal (PDS).   

4.2 Processo histórico de fundação 

A Rádio Ribamar Ltda., uma das mais antigas emissoras de Onda Média (AM) e 

Ondas Tropicais (OT) do Estado do Maranhão, foi adquirida do Sr. Gerson Tavares por 

Raimundo Vieira da Silva. A partir dela foi implantada a TV Ribamar, cuja concessão foi dada 

pelo ex-presidente João Figueiredo, em 1979. 



 

  

 

Em 8 de setembro de 1981, foi inaugurada oficialmente a TV Ribamar, que 

posteriormente mudou o seu nome para TV Cidade, filiada inicialmente a Rede Bandeirantes. 

Mantiveram o contrato com a Bandeirantes por aproximadamente 15 anos. Depois que terminou 

o contrato, os proprietários da TV Cidade, interessaram-se pela Rede Record, porém quem a 

retransmitia era a TV São Luís (Grupo Zildene Falcão). Segundo Marco Antonio “alguns 

percalços de ordem política” os impediram de retransmitir o sinal da Rede Record. Como já 

haviam assinado um contrato com a Rede Record, e contrato com Bandeirantes não havia sido 

renovado, ficaram sem sinal durante vinte dias.  

 

Então, a Rede Record liberou o sinal da Rede Mulher, ate que se corrigisse o impasse. 

Mas a Rede Mulher não foi na visão dos proprietários da TV Cidade, um canal competitivo, 

portanto optaram por uma outra emissora, a Rede TV (MARCO, 2006). 

 

“O contrato com o grupo Zildene, não foi renovado com a Rede Record, e com a TV 

Cidade, não foi cumprido”. Todavia, a TV Cidade e a Rede Record, ainda tinham interesses em 

comuns. Os problemas de ordem políticos foi resolvidos, e a Bandeirantes foi transferida para o 

Grupo Zildene, e a Record ficou para os Vieira da Silva. 

Nos seus primeiros anos, a administração da emissora fico u na responsabilidade dos 

filhos do Sr. Vieira: Marco Antonio, Fabiano e Paulo Sergio. Nessa época Vieira da Silva era 

deputado federal, o cargo exigia sua presença constante em Brasília, o impossibilitava de 

participar ativamente da direção da empresa. 

Depois de alguns da sua fundação, a empresa passou por problemas financeiros e não 

conseguia sanar os seus débitos, dentre eles os empréstimos feitos em moeda japonesa (ienes), 

para implantação da emissora. Então o governador em exercício, Luiz Rocha recebeu a proposta 

do Vieira da Silva, para a compra de 50% das cotas da Rádio Ribamar Ltda. Este dinheiro foi 

usado para a quitação dos financiamentos feitos pelo Banco do Brasil e Banco do Nordeste. 

Desde modo, com a entrada de Luiz Rocha como sócio na década de 80, a constituição acionária 



 

  

da Radio Ribamar Ltda. fica da seguinte forma: Raimundo Lisboa Vieira da Silva com 50% e 

Luiz Alves Coelho Rocha, também com 50%.  

 

“(...) Mas como ele era governador (Luiz Rocha), e não podia receber essas 
cotas, não tinha como justificar os recursos financeiros que ele teria para 
investimento e compra de 50%da televisão. Ele passou para um outro sócio dele 
em Tocantins, chamado Luis Pires (...). Aproximadamente em 1989, nós 
autorizamos que Luis Pires passasse 50% das cotas da empresa para a 
propriedade de Luiz Rocha (MARCO, 2006).” 

 

O fato acima, relatado por Marco Antonio, constituiria a primeira alteração 

contratual. Em 2001, com o falecimento de Luiz Rocha, a sociedade ficou apenas com um sócio 

remanescente, o sr. Raimundo Vieira. Em março deste mesmo ano, faleceu também a senhora 

Maria do Rosário, esposa do sócio vivo.  

4.3 Disputa Acionária 

A partir da morte de Maria do Rosário  Vieira da Silva, os desentendimentos entre pai 

e filhos começam a emergir. Fabiano, Marco Antonio e Paulo Sergio, filhos de Vieira da Silva, 

achavam-se no direito de administrar a empresa pelo inventário da mãe. Entraram na Justiça para 

interditar a entrada do pai na empresa, alegando que o mesmo não teria condições de coordená- la. 

Essa briga perdurou por 2001, e agravou-se em 2002, a tal ponto de chegar em agressões físicas 

entre eles. 

 

Em meio a esta confusão, Raimundo Vieira, procurou auxílio junto à família de Luiz 

Rocha. “Ele estava chamando agente para podermos juntos tocar a empresa”, afirma o Roberto 

Rocha. Com a finalidade de regularizar a situação dos herdeiros do espólio de seu pai, Roberto 

Rocha contrata um advogado. Este analisou o contrato e orientou Terezinha Rocha, esposa do 

falecido Luiz Rocha, a fazer um oficio e enviá- lo ao Vieira da Silva, para que o mesmo 

reconhecesse a ocupação legal dos herdeiros do espólio. “Isto foi feito dentro da lei com 

autorização judicial do inventário de Balsas, com a homologação da alteração contratual pelo 

Ministério das Comunicações e arquivado na Junta Comercial” (ROCHA, 2006). 

 



 

  

Insatisfeitos com a situação, os filhos de Raimundo Vieira, entraram novamente na 

Justiça, com o objetivo de tomar posse da propriedade. A princípio, foi negado, porém eles 

recorreram ao Tribunal de Justiça do Maranhão, e conseguiram assumir a empresa. Isso 

aconteceu porque o advogado Moreira Serra Junior, que inicialmente defendia a causa dos filhos, 

perdeu o prazo de recorrer no STJ. O processo transitou em julgado, interferindo na decisão do 

TJ do Maranhão, que determinou que um dos filhos fosse inventariante.  

 

Dessa forma, mais uma vez, Vieira da Silva procura ajuda do Roberto Rocha e 

oferece 25% das suas cotas da empresa, em troca de sua ajuda financeira. 

“No dia 31 de janeiro de 2003, Edson Vidigal, então vice-presidente do STJ, deu duas 

liminares no período de sua presidência: uma para Raimundo Vieira da Silva voltar para TV e a 

outra para voltar a Rádio” (ROCHA, 2006). 

Em contrapartida, os filhos de Raimundo Vieira alegaram que havia uma decisão de 

partilha legalmente elaborada, registrada e assinada em cartório, em que os 50% das cotas da 

Rádio Ribamar Ltda. pertenciam a eles e os imóveis da família pertenciam ao seu pai. Então eles 

recorreram ao STJ e ao TJ e obtiveram ganho de causa. “Depois de uma semana da decisão, que 

favoreceu aos filhos, o pai saiu da Rádio, mas continuou na TV” (ROCHA, 2006). 

 

Roberto Rocha interpôs com um recurso judicial, junto ao Ministério da 

Comunicação em Brasília, para que o técnico regulamentasse o processo, e finalmente pudesse 

ser legalmente um dos sócios da empresa. Posteriormente enviaram o processo para que o 

presidente Lula o referendasse.  Ficaram sócios da Rádio Ribamar Ltda.: Terezinha Rocha, 

Roberto Rocha e o Vieira da Silva. 

 

Passaram o ano de 2003, tentando organizar a empresa. No final deste mesmo ano, o 

ex-deputado Roberto Rocha chamou o seu sócio ,  Raimundo Vieira, para fazer o acerto de contas 

pelo valor pago referente aos 25% das cotas. Raimundo Vieira da Silva volta na sua decisão de 

venda das cotas e reconcilia-se com os fi lhos. Juntos recorreram ao TJ de Brasília e do Maranhão, 

para que o documento assinado por Lula, que o reconhecia Roberto Rocha, como sócio da TV 



 

  

Cidade, fosse desfeito. Então Lula por intermédio de Sarney desfaz o ato. “Conseguiram ganhar e 

até hoje, 2006, o grupo Vieira da Silva, administra a empresa TV Cidade (ROCHA, 2006)”. 

 

“É lamentável que alguém tenha 75% das cotas de uma empresa e seja 

impossibilitado de administrá- la”, protesta Roberto Rocha. Segundo Marco Antonio, o Roberto 

não tem comprovante de que ele comprou e nunca teria conseguido apresentar provas. ”Nós 

nunca contestamos que o espólio de Luiz Rocha tenha 50%, o que nos queremos é que o espólio 

respeite que a outra parte tem 50% das cotas  (MARCO, 2006).” Atualmente a disputa acionária 

entre as famílias tramita na justiça.  

 

5 CONCLUSÃO 

Considerando o tema abordado, infere-se que quando se trata de comunicação no 

Brasil, há o predomínio do fisiologismo, clientelismo e favoritismo. Visto que as concessões aqui 

relatadas foram cedidas a políticos ou pessoas ligados a eles, como forma de atender a interesses 

próprios. 

O que não deveria ocorrer, dada sua ilegalidade. Como defende Alberto Dines, 

quando enumera os motivos pelos quais não deveria existir parlamentar-concessionário: 

“- Porque confronta o princípio de isonomia que deve reger o Estado de Direito. 
- Porque permite a eternização do caciquismo político. 
- Porque consagra a superposição do interesse público com o privado. 
- Porque corrompe o representante do povo e converte seu interesse em negócio 
altamente lucrativo, tão ou mais ímprobo quanto os arranjos de Marcos Valério. 
- Porque mantêm a concentração da mídia. 
- Porque impede a diversidade da programação radiofônica e televisiva e 
consagra a baixaria. 
- Porque desmoraliza o Poder Legisla tivo e o torna cúmplice do Executivo“ 
(DINES, 2005). 

 

Essa aliança entre poder político e comunicação é perigosa e atrasa a democracia do 

país. 

 
 

 
 
 



 

  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Referências  

ANTONIO, Marco. Entrevista sobre a história da TV Cidade .São Luis, 22 mar. 2006. 

BRUNO, Chico. Os coronéis eletrônicos. Disponível em: <http:// 
obervatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/iq281120013.htm> Acesso em: 4 abr. 2006. 

 

 
COSTA, Sylvio; BRENNER, JAYME. Coronelismo eletrônico: o grupo Fernando Henrique e o novo 
capitulo de uma velha história. Comunicação e Política. São Paulo, v. 4, n. 2, p. 29- 53, maio/ ago. 1997. 
(Coleção Nova Serie) 
 
 

DINES, Alberto. Parlamentar não pode ganhar concessão . Disponível em: 
http://obervatorio.ultimmosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=340Imq001> Acesso em 4 abr. 2006. 

 

HERZ, Daniel. A história secreta da rede globo.(falta informação). Tchê. 

 

INTERVOZES. De quem é afinal a concessão? Brasília, p. 6-7, nov. 2005. Disponível em: <http: 
www.intervozes.org.br> Acesso em: 2 abr. 2006. 

 

LIMA, Vinicius A. de. As bases do novo coronelismo eletrônico. Disponível em: 
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=341IB001.  Acesso em: 26 mar. 2006.  

 



 

  

MOTER, Paulino. O uso político das concessões das emissoras de radio e televisão no governo 
Sarney. Comunicação e Política. São Paulo, v. 1, n.1, p. 89-116, ano. 

 

ROCHA, Roberto. Entrevista sobre a disputa acionaria na TV Cidade. São Luis, 18 mar. 2006. 

 

SILVA, Raimundo Vieira da Silva. “Amor” “ilusão”. São Luis: LithoGraf, 1997.  

 

TOLEDO, Roberto Pompeu. Fortuna e azares do coronel eletrônico. Disponível 
em:http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos2000320028.htm Acesso em: 26 marc. 2006. 

 

 
 
 
  
 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS 


