Trabalhos Completos



Lista por Eventos

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1625-1 - MANUAL DE ORIENTAÇÃO  PROJETOS EXPERIMENTAIS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA  FCH/FUMEC
Sérgio Arreguy Soares (Fumec), Admir Roberto Borges (FUMEC)
Evento: Publicom
Resumo O Manual dos Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda tem por objetivo orientar o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão do curso de publicidade da Universidade Fumec. Os projetos são desenvolvidos em equipe ou individualmente nos formatos: agência, produtora ou monografia. As empresas experimentais devem ser constituídas e um cliente real deve ser prospectado para o desenvolvimento de um trabalho fundamentado que é apresentado para uma banca examinadora ao final de cada semestre. Nele encontram-se instruções para construção dos projetos etapa por etapa. O manual possui o formato 15 x 21cm e 116 páginas. Distribuição gratuita para os alunos e professores da habilitação Publicidade e Propaganda.
Palavras-chave: Projetos, Comunicação, Pesquisa, Publicidade

901-2 - VISIBILIDADE MIDIÁTICA, LEGITIMAÇÃO, RESPONSABILIDADE SOCIAL: DEZ ESTUDOS SOBRE AS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NA UNIVERSIDADE
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichell (UFSM), Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM)
Evento: Publicom
O livro contém relatos das atividades do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional UFSM/CNPq. É composto por 10 capítulos: 1) Modelos e práticas de comunicação na Universidade; 2) Relações entre a Universidade e a Mídia; 3) Comunicação institucional e representação midiática; 4) Imagem institucional e representações sociais da Universidade; 5) A utilização dos símbolos de representação e a construção da imagem institucional; 6) A Universidade em rede; 7) O uso da Internet na Universidade; 8) A Comunicação Informal como traço da Cultura Organizacional; 9) Comunicação, comprometimento e responsabilidade social na Universidade; 10) Resgate da história de UFSM e suas relações comunicacionais com a sociedade.
Palavras-chave: Comunicação Midiática, Visibilidade Midiática, Responsabilidade social, Relações Públicas

1666-3 - 1A. MOSTRA FOLKCOM IMAGEM E SOM 2005  TERESINA  PIAUÍ - BRASIL. CD-ROM
José Carlos Aronchi (UNINOVE), Ozéias Teixeira de Souza (UNINOVE)
Evento: Publicom
CD-Rom com trabalhos exibidos na 1ª MOSTRA FOLKCOM IMAGEM E SOM, realizada durante a 8a. Conferência Brasileira de Folkcomunicação no CEUT - Centro de Ensino Unificado de Teresina, Piauí, de 9 a 12 de junho de 2005. Tema da Mostra: A COMUNICAÇÃO DOS PAGADORES DE PROMESSAS: DO EX-VOTO À INDÚSTRIA DOS MILAGRES. As produções totalizam 64 trabalhos, sendo 53 fotografias, 8 vídeos, 3 CD/DVD e um programa de rádio. Todos os trabalhos estão reunidos na mostra virtual que pode ser visitada através do site www.uninove.br/folkcom. Produzido pela UNINOVE nos LIS  Laboratórios de Imagem e Som do Departamento de Ciências Sociais, Comunicação e Arte. A distribuição deste CD-Rom é gratuita para bibliotecas universitárias e instituições de pesquisa em Comunicação. Pedidos pelo e-mail: lis@uninove.br
Palavras-chave: folkcomunicação, Luiz Beltrão, audiovisual, mostra, teoria

782-3 - A SOCIEDADE ENFRENTA SUA MÍDIA: DISPOSITIVOS SOCIAIS DE CRÍTICA MIDIÁTICA
José Luiz Warren Jardim Gomes Braga (UNISINOS)
Evento: Publicom
O livro tem como ponto de partida, como hipótese prospectiva, a existência de um terceiro componente do sistema de processos midiáticos na sociedade, ao lado do subsistema de produção e do subsistema de recepção  a interação social sobre a mídia, como sistema de resposta socialmente desenvolvido dentro da mesma dinâmica histórica que move a sociedade em sua midiatização. Considera que a parte dinâmica desse sistema de resposta corresponde aos processos e dispositivos sociais que se relacionam criticamente com a mídia. Propondo parâmetros de análise, o livro estuda dez diferentes casos de dispositivos sociais de crítica da mídia. Com base nessas análises, desenvolve perspectivas para o conceito de sistema de resposta e faz proposições praxiológicas para uma crítica da crítica midiática. Formato: 13,5x21 cm, 352 páginas, R$ 35,00.
Palavras-chave:

499-2 - ANUÁRIO UNESCO/METODISTA DE COMUNICAÇÃO Nº 10
Maria Cristina Gobbi (Metodista), José Marques de Melo (METODISTA)
Evento: Publicom
Duas datas são representativas na trajetória de Luiz Beltrão nesse ano de 2006. 1) Faz setenta anos do início de sua carreira jornalística, na cidade do Recife, como repórter do Diário de Pernambuco, o mais antigo jornal diário em circulação na América Latina e no âmbito da Lusofonia; e 2) Vinte anos do seu falecimento na capital da República Federativa Brasileira, Brasília. Assim, em uma justa homenagem ao mestre a Cátedra Unesco/Metodista lança a edição monográfica do Anuário UNESCO/METODISTA de Comunicação, que tem como título  Comunicação no Brasil: as idéias pioneiras de Luiz Beltrão . A publicação em suas 378 páginas traz um panorama dos principais legados do mestre Luiz Beltrão, quer na área do jornalismo ou dos estudos sobre a Folkcomunicação, em textos inéditos e esgotados.
Palavras-chave: Luiz Beltrão, Cátedra Unesco, Jornalismo, Folkcomunicação, Brasil

499-3 - ANUÁRIO UNESCO/METODISTA DE COMUNICAÇÃO Nº 9
Maria Cristina Gobbi (Metodista), José Marques de Melo (METODISTA)
Evento: Publicom
A publicação registra o conjunto de atividades realizadas pela Cátedra UNESCO/METODISTA no ano de 2005. A ênfase recai sobre as pesquisas na área da Comunicação, Desenvolvimento e Identidades Culturais.Na I parte do volume encontramos textos que tratam da historicidade na área da Comunicação, Desenvolvimento e Identidades Culturais. Na seção II - Convergências - estão trabalhos que tratam das convergências comunicativas com o uso das NTICs. Em Fluxos e Contra-fluxos, III parte, há uma análise das revistas: Comunicação & Problemas e Comunicação & Sociedade, duas publicações importantes para a área da comunicação. Na IV parte - o texto faz uma retrospectiva sobre a UNESCO que em 2005 comemorou 60 anos de existência. São 246 páginas.
Palavras-chave: Unesco, Cátedra Unesco, Comunicação, Universidade Metodista, Brasil

1454-2 - BRAZILIAN JOURNALISM RESEARCH NO. 3
Luiz Gonzaga Figueiredo Motta (UnB)
Evento: Publicom
A revista traz artigos sobre o estado da arte da pesquisa em jornalismo no Brasil e em outros países. Traz também artigos enviados expontaneamente por colaboradores, submetidos a pareceres dos membros do Conselho Editorial. A revista é editada em língua inglesa com o objetivo de fazer a pesquisa em jornalismo no Brasil circular em outros países. Formato 14x22 cm., 200 páginas, R$ 1
Palavras-chave:

842-2 - COMUNICAÇÃO & MEIO AMBIENTE: A ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AMAZÔNIA
Luciana Miranda Costa (UFPA)
Evento: Publicom
"Comunicação & Meio Ambiente" traz à tona a visão distorcida presente tanto nas campanhas ambientais quando em programas de desenvolvimento rural na Amazônia: o estereótipo cultural e econômico presente na imagem do pequeno produtor rural da região. Combinando teoria e um desenho de pesquisa comparativo, a professora Luciana M. Costa usa de sua habilidade analítica e uma narrativa bem construída para abordar os desencontros entre políticas públicas de prevenção ao uso do fogo, o conteúdo e o formato de campanhas de comunicação, e as necessidades básicas do setor rural de pequena escala na Amazônia. Este volume combina pesquisa na área de comunicação social e extensão rural e uma análise crítica de políticas públicas e ações da sociedade civil na área ambiental. O livro é uma contribuição essencial para avançar o debate sócio-ambiental na Amazônia. Formato 22 cm, 389 pág., R$ 30,00.
Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Campanhas, Amazônia, Meio Ambiente

574-2 - COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
José Benedito Pinho (UFVMG)
Evento: Publicom
As empresas e instituições não sobrevivem sem a comunicação, uma vez que é instrumento que mantém e sustenta os relacionamentos no âmbito organizacional e no seu ambiente externo. Comunicação nas organizações permite ao leitor entrar em contato com as principais escolas e teorias empregadas no estudo da comunicação organizacional, oferecendo as bases para a compreensão dos variados processos comunicativos nelas realizados. Na seqüência, a obra aborda uma variedade de aspectos relacionados com a empresa moderna e com a comunicação, como as relações recíprocas que a comunicação mantém com a cultura organizacional, a mudança, a liderança e o conflito. Formato 15x22 cm, 372 páginas, R$ 38,00.
Palavras-chave: Comunicação nas organizações, Gerenciamento de crises, Cultura organizacional

315-1 - DE OLHO NA IMAGEM
Tania Siqueira Montoro (UNB), Ricardo Caldas (UNB)
Evento: Publicom
A coletânea contempla artigos de professores e pesquisadores da pós-graduação da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília. É uma obra direcionada para as discussões teóricos e pontuais sobre imagem e sua relação com as práticas sociais e experiências culturais que os sujeitos vivenciam na cotidianidade. Privilegia a análise de linguagens e narrativas presentes no cinema e na televisão sublinhando as formas sutis de mediação que se estabelecem entre representação audiovisual, conformação de identidades e construção de imaginários. Desfilam pelos textos diferentes territórios e modalidades de reflexão que aprofundam o campo do conhecimento em comunicação audiovisual, aportando novas perspectivas teóricas e metodológicas a serem exploradas.
Palavras-chave: Comunicação Audiovisual, Cinema, Televisão

1694-3 - DISCURSOS GEOPOLÍTICOS DA MÍDIA
Margarethe Born Steinberger-elias (PUC-SP)
Evento: Publicom
Apresentação de livro sobre os discursos geopolíticos da mídia, voltado a interessados em Jornalismo Internacional, Análise dos Discursos Jornalísticos, Semiótica dos Discursos, Jornalismo e imaginário na América Latina. Este livro trata da relação entre mídia e geopolítica, aceitando o desafio de refletir sobre como os discursos jornalísticos interferem na produção social dos imaginários geopolíticos na América Latina. Explicando as novas práticas socioinformativas da mídia no campo internacional após o Onze de Setembro, a autora afirma que "os discursos geopolíticos populares são moldados nos medos e fantasias estimulados pelo jornalismo internacional.
Palavras-chave: Discursos geopolíticos, jornalismo, internacional, imaginário, América Latina

1454-1 - ECONOMIA, MEIO AMBIENTE E COMUNICAÇÃO
Luiz Gonzaga Figueiredo Motta (UnB), Elimar Pinheiro do Nascimento (), João Nildo S. Vianna ()
Evento: Publicom
O livro tem a proposta de contribuir para melhorar a cobertura jornalística sobre assuntos de meio ambiente, levando aos profissionais da comunicação informações objetivas sobre questões ambientais e do desenvolvimento sustentável, fornecendo insumos técnicos, indicando fontes propícias e qualificando o entendimento do papel de instituições protagonistas da regulação pública sobre meio ambiente e das empresas que possuem notável interface com a gestão ambiental. Enfim, o livro pretende ampliar o conjunto de informações prestadas à sociedade sobre problemas ambientais, políticas públicas, conflitos entre os atores e práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Formato 16x23 cm, 186 páginas, R$ 25,00.
Palavras-chave:

708-8 - EDUCOMÍDIA, ALAVANCA DA CIDADANIA: O LEGADO UTÓPICO DE MÁRIO KAPLÚN
Maria Aparecida Ferrari (UMESP), José Marques de Melo (UMESP), Maria Cristina Gobbi (UMESP)
Evento: Publicom
A obra que apresentamos pretende oferecer uma reflexão sobre o trabalho inovador e criativo que Mario Kaplún desenvolveu sobre Educomunicação durante toda a sua vida. Militante convicto da necessidade de uma sociedade mais justa, Kaplún viu no somatório das áreas de Educação e Comunicação a alavanca para a cidadania, por meio da utilização de técnicas midiáticas para a sua consecução. E com isso ele se propõe a conseguir seu objetivo mais importante: formar o público usuário para uma recepção mais crítica e consciente das mensagens dos meios massivos.
Palavras-chave: comunicação, educomídia, Kaplún

924-4 - ENTRETENIMENTO INTELIGENTE: O CINEMA DE BILLY WILDER
Erika Savernini Lopes (UFRJ), Ana Lúcia Andrade (UFMG)
Evento: Publicom
Entretenimento inteligente apresenta uma análise sistemática da obra de Billy Wilder (1906  2002), um cineasta que sempre levou em conta a funcionalidade do discurso cinematográfico e a maneira mais eficaz para narrar uma história. Procurando satisfazer do espectador mais simples ao mais erudito, tornou-se um dos maiores diretores e roteiristas do Cinema do século XX. Originalmente apresentado como tese de doutorado, foi transformado em livro para esta publicação.
Palavras-chave: Billy Wilder, Dramaturgia, Roteiro, Cinema industrial

1071-4 - ESTADO E GESTÃO PÚBLICA: VISÕES DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Octavio Penna Pieranti (EBAPE/FGV), Paulo Emílio Matos Martins (EBAPE/FGV)
Evento: Publicom
Esta obra coletiva reúne quatorze trabalhos com o pensamento de treze professores da EBAPE/FGV, de um mestre em Administração Pública e de dois professores convidados, de outras instituições. Refletindo sobre os desafios que a urgente necessidade de transformação da sociedade brasileira contemporânea impõe, este livro analisa os seguintes pontos dessa complexa realidade: o cenário político contemporâneo; a gestão pública e social e a reforma do Estado; o processo de decisão pública; governança e governo eletrônico; estratégias de gestão pública; imprensa e Administração Pública; e a formação dos administradores públicos. Cabe ressaltar a análise pioneira da imprensa como ator no campo da Administração e a avaliação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social por uma de suas integrantes. Formato: 16 x 23 cm. 340 páginas. Preço de capa: R$28,00.
Palavras-chave: Estado, Gestão Pública, Administração Pública, Imprensa

1948-2 - EXPOSIÇÃO  CONCEPÇÃO, MONTAGEM E AVALIAÇÃO
Marília Xavier Cury (MAE/USP)
Evento: Publicom
Os museus são instituições únicas na cultura ocidental e as exposições constituem-se na principal forma de aproximação da sociedade de seu patrimônio cultural musealizado. Exposição  Concepção, Montagem e Avaliação é um livro que reflete uma preocupação com o processo de profissionalização dos museus e, em especial, da equipe responsável pelas exposições. Há séculos cabe aos museus desenvolver a linguagem expositiva assim como a reflexão sobre o processo de elaboração de exposições. Hoje esta responsabilidade ampliou-se da produção de exposições para as formas como o público interage com o patrimônio cultural musealizado. O livro tem como objetivos colaborar para a sistematização do conhecimento construído pelos profissionais de museus, valorizar as exposições e conscientizar os interessados quanto ao papel dos museus na contemporaneidade. 11,5 x 20cm, 162 p. R$20,00.
Palavras-chave: Exposição Museológica, Comunicação Museológica, Museu, Avaliação Museológica

1524-2 - FOLKCOMUNICAÇÃO NA ALDEIA GLOBAL: AVANÇOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Cristina Schmidt Pereira da Silva (UMC)
Evento: Publicom
2006 é o Ano Luiz Beltrão, marcando 70 anos do início de sua carreira jornalística, e apontando os 40 anos de sua inaugural teoria da Folkcomunicação. Cada vez mais essa disciplina ganha importância no campo da Comunicação, pela importância da cultura local e sua protagonização na arena global. O livro esclarece conceitos e processos que resultam na demarcação e atualização da teoria. Trata de temáticas como: a folkmídia, o jornalismo do povo, o ex-voto, as festas populares, a literatura oral e a iconografia, a radiodifusão e as novas mídias. Também traz as metodologias possíveis, os processos e as técnicas de estudos na área. E ainda, sugere ações de engajamento na produção áudio-visual e na pesquisa acadêmica. Seus autores são pesquisadores da Rede Folkcom /Cátedra Unesco/Umesp, e são os principais estudiosos de folkcomunicação da atualidade. Formato: 14X21, 235p, R$25,00.
Palavras-chave: Folkcomunicação, comunicação popular, teoria da comunicação

1115-2 - FRONTEIRAS DA PUBLICIDADE
Neusa Demartini Gomes (PUCRS)
Evento: Publicom
A obra, escrita por onze autores pesquisadores pertencentes às mais importantes instituições acadêmicas de ensino superior do país, faz uma reflexão sobre vários aspectos que envolvem teoricamente a publicidade e a propaganda, enfatizando suas fronteiras com outras formas de comunicação persuasiva, linguagens, marcas, usos da mídia e a ética. O livro se constitui de oito capítulos e tem 142 páginas.
Palavras-chave: Publicidade, Propaganda, Linguagem Publicitária, Campanhas Publicitárias

552-1 - HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE
Telenia Terezinha de Senna Hill (UFRJ)
Evento: Publicom
A cultura de massa tem sido objeto de estudo dos mais importantes pesquisadores em todo o mundo. E o assunto é tão amplo que são inúmeros os focos dados pelos cientistas. Homem, cultura e sociedade oferece ao leitor um fragmento de Nietzsche como ponto de partida para a reflexão. E, já na introdução, apresenta:  por meio dos registros da história vai-se evidenciar a importância de se refletir sobre o dinamismo do fenômeno cultural sem prescindir de seu entrosamento com outros fenômenos da revolução e da comunicação . Este livro é, em grande parte, o resultado da pesquisa de pós-doutoramento da autora, desenvolvida na Sorbonne  Paris V, tendo como interlocutores Michel Maffesoli e Jean Baudrillard. ISBN 8586930512; formato: 14 x 21 cm; no de páginas: 128; preço de capa: R$ 25,00.
Palavras-chave: Cultura, Sociedade, Homem, razão estética

924-3 - ÍNDICES DE UM CINEMA DE POESIA: PIER PAOLO PASOLINI, LUIS BUÑUEL E KRZYSZTOF KIESLOWSKI.
Erika Savernini Lopes (UFRJ)
Evento: Publicom
Este livro aborda os princípios que regem o processo criativo do cinema autoral, tendo como ponto de partida as considerações desenvolvidas por Luis Buñuel e Pier Paolo Pasolini e detectadas na filmografia de Krzysztof Kieslowski. A partir do conceito de cinema de poesia, a autora procede a minuciosa análise de alguns textos e filmes desses artistas, propondo um novo olhar sobre as estruturas narrativas recorrentes do cinema independente em contraponto com a experiência do cinema industrial.
Palavras-chave: Luis Buñuel, Pier Paolo Pasolini, Krzysztof Kieslowski, Cinema de Poesia

1665-1 - JORNAL LABORATÓRIO: UMA PROPOSTA EDITORIAL CRÍTICA
Renata Quintão Lopes (Fumec), Rafael Werkema Martins (FUMEC)
Evento: Publicom
Esta é uma proposta de jornalismo laboratorial crítico para o jornal-laboratório O Ponto, do curso de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. É uma versão do trabalho monográfico de conclusão de curso dos jornalistas Rafael Werkema e Renata Quintão. Nele, os pesquisadores buscam construir uma ponte entre o Projeto Político-Pedagógico do curso e a prática laboratorial. Para isto utilizam o conceito de jornalismo público (ou cívico). Trata-se de uma leitura fundamental para pensar o jornalismo como ferramenta de emancipação da sociedade.
Palavras-chave: Jornal laboratório, jornalismo cívico, teoria crítica, uso público da razão

195-1 - JORNALISMO CULTURAL: DA MEMÓRIA AO CONHECIMENTO
Paulo Rogério Costa de Oliveira (Não Tem), Francisca Ester de Sá Marques (UFMA)
Evento: Publicom
Este livro reúne textos que são resultados do I Curso de Especialização em Jornalismo Cultural, promovido pelo Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão  UFMA. Um esforço conjunto que congrega vários núcleos de pesquisas e a aplicação de metodologias interdisciplinares para além da comunicação. A coletânea traz textos divididos em três áreas, a partir de semelhanças teóricas e metodológicas: Análise Crítica da Cultura Popular, Cultura e Memória e Produção do Jornalismo Cultural. Propõe-se pensar a linguagem artística como um espaço simbólico, de imensidão ancestral que possa nos reportar ao passado e ao presente, bem como situar o jornalismo como uma forma de cultura, reinscrevendo a cultura da sociedade, a partir de significados previamente selecionados pelos atores sociais.
Palavras-chave: Jornalismo cultural, Cultura popular, Memória

786-4 - JORNALISMO POPULAR
Márcia Franz Amaral (RS)
Evento: Publicom
Jornalismo popular já foi considerado sinônimo de sensacionalismo. E hoje, qual a diferença entre os dois? Em uma pesquisa cuidadosa, a professora Márcia Amaral mostra como se faz jornalismo popular atualmente, discute os principais meios populares e também esclarece o que se espera de um bom jornalista que atue na área. O livro também detalha a ampliação desse mercado. Jornais cariocas como O Dia ou Extra alcançam grande sucesso de vendas. No sul, o novato O Diário Gaúcho bate jornais tradicionais. Márcia Amaral é jornalista, professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Finalista do Prêmio Intercom de Melhor Tese em Jornalismo em 2005
Palavras-chave: jornalismo popular, sensacionalismo, imprensa marrom, ética

1299-2 - METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: OLHARES, TRILHAS E PROCESSOS
Nísia Martins do Rosário (Unisinos)
Evento: Publicom
Um dos aspectos mais relevantes desta obra é a necessária reflexão sobre a metodologia que se realiza a partir da prática investigativa, desde o chão de experiências concretas de pesquisas em comunicação. Mais do que relatar, os autores buscam compartilhar a reflexão sobre suas construções metodológicas, que aliam o rigor científico e a criatividade do pesquisador-artesão para responder aos requerimentos dos problemas concretos de investigação. Procuram estabelecer um diálogo provocativo com seus leitores, incentivando a formação de um pensamento metodológico em comunicação a partir de seus olhares, trilhas e processos.
Palavras-chave: Metodologias, Pesquisa em Comunicação, Mídia

1066-3 - MONTEIRO LOBATO:INTELECTUAL, EMPRESÁRIO, EDITOR
Alice Mitika Koshiyama (ECA-USP)
Evento: Publicom
Esta reedição soma-se à extensa bibliografia sobre Monteiro Lobato, com o diferencial de analisar a importância do escritor para a indústria editorial do Brasil.Para Monteiro Lobato, editar livros foi também um meio de divulgar sua obra literária, especialmente entre os anos de 1918 e 1930. Começou como editor na Revista do Brasil, adquirida em 1918 e, logo em seguida, formou a Monteiro Lobato & Cia, empresa que deu origem à Companhia Editora Nacional, uma das maiores editoras do país. Ao procurar editar e negociar suas obras e as de outros escritores, Lobato encontrou problemas em praticamente todos os setores da indústria editorial, desde a produção dos livros até sua comercialização, aos quais se somava a quase inexistência de público leitor. O trabalho desvenda a ação de Lobato diante dos desafios,como um cidadão de princípios. Formato: 21x22 cm Nº de Páginas: 232 pp. R$ 47,00
Palavras-chave: História do livro no Brasil, editores e indústria editorial, escritores e mercado editorial, literatura nacional e formação, livro e leitura

838-1 - NA ARENA DO MARKETING POLÍTICO, ORGANIZADOR ADOLPHO QUEIROZ, EDITORA SUMMUS
Adolpho Carlos Françoso Queiroz (UMESP/ Intercom)
Evento: Publicom
O livro reune trabalhos realizados por estudantes da Universidade Metodista desão Paulo, no campo do marketing político.São recuperadas histórias daseleições presidenciais no Brasil na ótica da propaganda política, realizadas pelos presidentes Prudente de moraes, Getulio Vargas, Juscelino Kubitscheck,Janio Quadros, Tancredo Neves, José sarney, Fernando Collor de Melo, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Palavras-chave: marketing político, Brasil, República

1454-3 - NOTÍCIAS DO FANTÁSTICO - JOGOS DE LINGUAGEM NA PRAGMÁTICA JORN
Luiz Gonzaga Figueiredo Motta (UnB)
Evento: Publicom
O livro traz análises sistemáticas dos jogos de linguagem presentes em 40 notícias sobre fatos inusitados publicadas pelos jornais de referência brasileiros. O autor utiliza-se da estética do fantástico, a estética do cômico e a estética do grotesco para realizar análises pragmáticas da produção de sentido na comunicação jornalística. Revela como as notícias sobre fatos insólitos desenvolvem um processo cognitivo de estranhamento e familiarização sucessivos na co-construção discursiva da realidade. Formato 14x22 cm., 280 páginas, R$ 25,00.
Palavras-chave:

720-2 - O CONSENSO FORJADO - A GRANDE IMPRENSA E A FORMAÇÃO DA AGENDA ULTRALIBERAL NO BRASIL.
Francisco Cesar Pinto da Fonseca (FGV/SP)
Evento: Publicom
O livro examina o papel da grande imprensa brasileira - os periódicos Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil -, entre 1985 e 1992, quanto à hegemonia das idéias ultraliberais, personificadas na formação de uma Agenda que enfatizou a precedência da esfera privada (o mercado) sobre a esfera pública por meio das chamadas  reformas orientadas para o mercado . Conclui-se que os jornais contribuíram decisivamente para a introdução da Agenda Ultraliberal no País, pois divulgaram e vulgarizaram as idéias e imagens desta. Assim o fizeram ao desqualificar os que pensavam de forma distinta e ao simplificar processos extremamente complexos, caso da avaliação acerca da crise do modelo de desenvolvimento brasileiro. Todo esse movimento significou que, embora distintos em termos ideológico/editoriais, os jornais adotaram posições uníssonas, tornando o consenso forjado.
Palavras-chave: Imprensa, Ultraliberalismo, Hegemonia, Ideologia, Democracia

661-2 - O ESPAÇO EM PERSPECTIVA
Suely Dadalti Fragoso (UNISINOS)
Evento: Publicom
O Espaço em Perspectiva aborda a prevalência da perspectivação como modo  correto de representar visualmente a tridimensionalidade em superfícies planas. Para além dos modos de figuração do espaço, as consequências da hegemonia dessa codificação incluem o condicionamento de nossa percepção espacial durante quase quinhentos anos. No século XX, a crítica e a relativização desse modelo permitiram superá-lo em prol de outros, mais contemporâneos. Após revisitar a história (crítica) da perspectiva, propõe-se que a profusão visual que caracteriza a paisagem midiática contemporânea promove uma ampla ressignificação que abrange mesmo as mais ortodoxas imagens técnicas, as quais, em princípio, estariam apenas reproduzindo a codificação perspectivada renascentista. 14 x 21cm, 89 p., R$24,00 (por R$19,00 durante a Intercom)
Palavras-chave: perspectiva, espaço, imagem, historia da arte

245-3 - OLHARES E FRAGMENTOS: COTIDIANO DA BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Maria das Graças Targino (UFPI)
Evento: Publicom
Olhares e fragmentos... consta de cinco grandes partes. A primeira, Longínquas reminiscências, inclui questões como as contínuas reformulações do ensino universitário brasileiro. No momento seguinte, Biblioteca, biblioteconomia e ciência da informação..., o livro traz temas atuais acerca da interdisciplinaridade das áreas. A terceira parte, sob o título biblioteconomia e ciência da informação disserta acerca de tópicos de interesse de qualquer profissional, como ética e práxis. O ponto de destaque recai na busca incessante visando resgatar o caráter social da informação. A divulgação de resultados de pesquisas como compromisso dos pesquisadores diante do caráter social da ciência, a força da informação e os serviços informacionais conformam a quarta parte. Por fim, um dos riscos da sociedade contemporânea: a universalização lingüística. Livro impresso Páginas: 266 Preço: R$30,00
Palavras-chave: Internet, Novas tecnologias, Pesquisa e divulgação

826-2 - OPINIÃO PÚBLICA E AS RELAÇÕES (IM) POSSÍVEIS
Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP)
Evento: Publicom
O livro Opinião Pública e as Relações (im) Possíveis, agrupa uma vasta e diversificada produção intelectual sobre Opinião Pública, uma espécie de mapeamento discursivo e analítico sobre os fatores, as influências, a história, as correntes de opiniões e as demais interfaces dessa irreverente expressão. A obra traz recortes de vários profissionais abordando questões relativas à ética, estética, pesquisas de opinião, marketing política, memória, sedução, coerção, persuasão, atitudes e manipulação, entre outras discussões, com o intuito de ampliar a compreensão do papel da Opinião Pública na sociedade contemporânea. A obra é destinada a todos aqueles que de alguma maneira se utilizam dos processos de comunicação ou buscam entender as relações entre os diferentes segmentos de público. Sua leitura proporcionará uma nova ótica sobre a comunicação na sociedade.
Palavras-chave: Opinião pública, Comunicação, Pesquisa

908-1 - PARA ESCREVER BEM
Maria Otilia Bocchini (ECA/USP)
Evento: Publicom
O livro Para Escrever Bem reúne elementos de fundamentação teórica sobre as relações entre leitor e texto e sobre a produção de texto acessível. Oferece análise de textos correntes em meios impressos e exercícios para formação de redatores. Pretende colaborar com a formação de redatores no âmbito do jornalismo, editoração, comunicação pública e institucional. Formato 16 x 21 cm, 126 páginas, preço a definir.
Palavras-chave: redação, legibilidade textual, língua portuguesa, edição de texto

1116-3 - PROCESSOS MEDIÁTICOS E CULTURAIS - REVISTA DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
Dennis de Oliveira (UNIMEP)
Evento: Publicom
 Processos Mediáticos e Culturais  revista de Comunicação e Cultura é uma publicação do Grupo de Pesquisa  Processos Mediáticos e Culturais , certificado e cadastrado no CNPq, que reúne pesquisadores da área de comunicação e cultura da Unimep. O grupo de pesquisa tem três linhas: comunicação e linguagens, comunicação e recepção e estrutura de produção dos bens simbólicos. Este primeiro número da revista reúne artigos e trabalhos produzidos pelos membros do grupo apresentados em congressos e seminários no último ano. O Conselho Editorial da publicação é composto por professores de instituições de renome na área de comunicação.
Palavras-chave: Processos mediáticos e cultura, comunicação e linguagens, comunicação e recepção, estrutura bens simbólicos

1455-1 - PRODUÇÃO DE RÁDIO. UM MANUAL PRÁTICO. UM GUIA PARA PROFISSIONAIS, PROFESSORES E ALUNOS
Magaly Parreira do Prado (Facasper)
Evento: Publicom
Trata-se de um livro sobre produção de rádio, que pretende incluir todas as etapas de uma produção radiofônica. São relacionados diferentes tipos de programas com o objetivo de identificar diferentes tipos de produção. São apresentados desde exemplos de uma agenda minuciosa até grades de programação segmentada, além de dicas fundamentais de utilização da voz a decisões de pauta de assuntos emergenciais. Contém também um conjunto de exercícios práticos para aplicação em aula, para auxiliar professores de rádio. Com linguagem direta pretende atingir alunos dos cursos de Rádio e TV. As sugestões de procedimentos no dia-a-dia de uma produção facilitam o trabalho de profissionais de rádio.O Manual é o único sobre o assunto assinado por um autor nacional. Editora Campus/Elsevier. 208 pg. R$ 45.
Palavras-chave: produção de rádio, pré-produção de rádio, produção-executiva de rádio, radiojornalismo

1298-1 - PROPAGANDA & LINGUAGEM : ANÁLISE E EVOLUÇÃO
Elizabeth Moraes Gonçalves (UMESP)
Evento: Publicom
A diagramação e a estética geral da peça publicitária evidenciam as características do homem moderno. Conhecer os aspectos da linguagem é fundamental para quem deseja entender a mensagem, seja como receptor, seja como produtor. A publicidade tem atraído o jovem estudante que busca, nos cursos de PP ou equivalentes, oportunidades de manifestar a criatividade e de inserir-se no contexto da Comunicação Social. A obra traça a evolução da linguagem publicitária no Brasil, por meio da análise detalhada de anúncios de revista, de forma acessível e rica, destacando a influência da evolução tecnológica na forma de fazer publicidade no Brasil. Trata-se de um texto que deve interessar ao aluno da área, ao pesquisador e também ao público leigo que busca um conhecimento histórico de como a publicidade pode retratar as características da sociedade da época em que se situa.
Palavras-chave: Publicidade, Propaganda, Linguagem (Propaganda), Linguagem publicitária

924-2 - REFLEXÕES SOBRE A MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA
Erika Savernini Lopes (UFRJ), Heitor Capuzzo (UFMG), Neander de Oliveira César (CRAV)
Evento: Publicom
Este livro reúne dois ensaios do professor e montador Eduardo Leone acerca dos princípios e da prática da montagem no cinema. Em  A incidência da montagem na narrativa filmíca , a montagem é apresentada como o processo estruturante que perpassa toda produção filmíca. Em  Lições de montagem , o leitor tem a oportunidade de observar a aplicação e aprofundamento dos conceitos a partir das aulas preparadas por Leone nas oficinas que ministrou na Escuela del cine y televisión de San Antonio de los Baños - Cuba.
Palavras-chave: Eduardo Leone, Montagem Cinematográfica, Escola Internacional de Cuba, Narrativa cinematográfica

411-4 - REGIONALIZAÇÃO MIDIÁTICA: ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Cidoval Morais de Sousa (UNITAU)
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O livro, fruto da parceria do Mestrado em Desenvolvimento Regional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (SP) com a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação Regional, evidencia uma quantidade significativa de tema investigados, que vão do tratamento dispensado pela mídia ao Mercosul, passando pela cultura lusófona, a organização de redes regionais de comunicação, até festas populares, sistemas alternativos de comunicação, televisão e rádio. A obra chama atenção pela tentativa de se buscar construir um conceito midiático de região; pela apresentação de estudos que se alinham a uma taxonomia singular de região; e pela exposição de um conjunto de possibilidades teóricas, metodológicas, práticas e estratégicas de se investigar um fenômeno cada vez mais presente em nosso meio: a comunicação regional.
Palavras-chave: Comunicação, regionalização, desenvolvimento

1600-2 - REVISTA COMUNICAÇÃO & EDUCAÇÃO
Maria Cristina Castilho Costa (ECA), Adilson Odair Citelli (ECA USP)
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A revista Comunicação & Educação, surgida em 1994, nasceu da decisão de um conjunto de professores do Departamento de Comunicações e Artes da ECA, os quais, juntamente com suas pesquisas, com sua produção de conhecimento no campo da comunicação, sempre se preocuparam com a formação de alunos e docentes, de todos os níveis, além dos demais agentes de educação, para vivenciarem a contemporaneidade. O mundo que nos é trazido, que conhecemos e a partir do qual refletimos é um mundo que nos chega  editado , afirmou sempre a sua idealizadora, a profa. Dra. Maria Aparecida Baccega. A revista Comunicação & Educação foi avaliada recentemente com o conceito  A na Tabela Qualis, criada pela CAPES; é referência nacional e latino-americana sobre a temática. Aborda especificamente as inter-relações Comunicação/Cultura/Educação. Formato: (CM) 21X28 / Preço de Capa: R$ 14,00
Palavras-chave: revista Comunicação & Educação, Gestão da Comuicação, Cidadania, Comunicação

1666-1 - SÉRIE  VER & ENTENDER  DVD Nº 1  FOLKCOMUNICAÇÃO
José Carlos Aronchi (UNINOVE), Allan Kozlakowski (UNINOVE)
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A UNINOVE apresenta a primeira produção da série  VER & ENTENDER e traz os depoimentos de seis doutores da área de Comunicação Social abordando o tema FOLKCOMUNICAÇÃO. A biografia e a tese de Luiz Beltrão são comentadas pelos pesquisadores Antonio Hohlfeldt (RS), Cristina Schmidt (SP), José Marques de Melo (SP), Osvaldo Trigueiro (PB), Roberto Benjamin (PE) e Sebastião Breguêz (MG). Todos falam de suas pesquisas e apresentam exemplos aplicáveis nas diversas áreas da comunicação e da mídia.  VER & ENTENDER  Nº1 - FOLKCOMUNICAÇÃO colabora tanto para estudos de pós-graduação quanto para os alunos de graduação que passam a se envolver com o tema. Distribuição gratuita para bibliotecas e centros de pesquisa de Comunicação. Pedidos pelo e-mail: lis@uninove.br
Palavras-chave: Folkcomunicação, Teoria, Mídia, Luiz Beltrão, Comunicação

1705-2 - TELEVISÃO EDUCATIVA: A RESPONSABILIDADE PÚBLICA E AS PREFERÊNCIAS DO ESPECTADOR
Mônica Cristine Fort (PUCPR)
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A televisão fascina comunidades no mundo inteiro. A linguagem audiovisual  composta por imagens em movimento, sons correspondentes às ações captadas, enquadramentos e movimentos de câmera, iluminação e cenários  contribui para chamar a atenção do espectador mais distraído. A informação e o entretenimento encontram no veículo a oportunidade para a transmissão de valores e, não raro, para provocar mudanças de comportamento. A partir dos pressupostos de Gramsci  de utilizar o Jornalismo como Escola de Adultos  e levando-se em consideração as características de televisão educativa, a presente obra propõe conhecer a audiência (o público-alvo) de TV educativa em Curitiba. Ao descobrir as preferências dessa audiência e discutir com espectadores potenciais sobre programas televisivos, abre-se caminho a propostas de programação de interesse comunitário e de produção viável regionalmente.
Palavras-chave: Televisão, Educação, Televisão Educativa, Jornalismo

1662-2 - TELEVISÃO: ENTRE O MERCADO E A ACADEMIA
Maria Lília Dias de Castro (Unisinos)
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O livro dá conta de uma tentativa de aproximação entre o mercado e a academia, representada pela realização de colóquio com mesmo nome, acontecido em outubro/2005, promoção conjunta da RBSTV e do GPTV/Unisinos, cujos trabalhos foram reunidos nesta publicação. Estruturado por seções, cujos títulos são os próprios gêneros televisuais, o livro conta com participação de renomados pesquisadores e profissionais do mercado televisual. De certa forma, os textos que ali se encontram testemunham a necessidade de permanente interação entre esses dois segmentos que só têm a ganhar com o diálogo e troca de experiências. Organizada por Elizabeth Bastos Duarte e Maria Lília Dias de Castro, que são também autoras de artigos nessa coletânea, a obra certamente se constituirá numa referência para os estudos de televisão, tão carentes de uma bibliografia competente.
Palavras-chave: televisão, linguagem audiovisual, ação do mercado, nível acadêmico

12-1 - TEORIA DA COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: DA HERANÇA CULTURAL À CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (UFPR), Rafael Costa Machado (), Daniele Siqueira ()
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Este livro foi pensado e criado para alunos dos cursos de comunicação social, para professores e para profissionais da comunicação. Ele é um ponto de partida, um  roteiro de viagem para aqueles que pretendem investir na sua formação como profissional ou acadêmico da área da comunicação social. Na primeira parte, apresenta autores estrangeiros que desenvolveram teorias ainda hoje aplicadas nos estudos de mídia. Na segunda, faz um levantamento de autores e obras brasileiros e latino-americanos, que demonstram a consolidação e autonomia da pesquisa na área em nosso território. 195 páginas, R$ 27,00.
Palavras-chave:

899-2 - TEORIA DO JORNALISMO: IDENTIDADES BRASILEIRAS
José Marques de Melo (USP/Metodista)
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RESUMO DO TRABALHO: De que maneira os programas universitários podem criar uma consciência coletiva, capaz de nutrir a profissão jornalística de conceitos,valores e utopias que a renovem, oxigenem, fortaleçam?Sistematizando evidências sobre a riqueza do pensamento jornalístico brasileiro, pretende-se aproximar os futuros profissionais da realidade nacional, de modo a suscitar sua compreensão e atualização. MINI-CURRÍCULO: JOSÉ MARQUES DE MELO é jornalista, professor universitário,pesquisador científico e consultor acadêmico. É Docente-fundador da ECA -USP, da qual foi diretor de 1989 a 1993. É o atual Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista.
Palavras-chave: comunicação, pensamento jornalístico, identidades brasileiras

901-3 - TRAJETÓRIAS: MEMÓRIAS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UFSM
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichell (UFSM), Ana Paula Martins (UFSM)
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O livro descreve a trajetória do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa contemplando a pluralidade de ações e a diversidade de olhares sobre as trajetórias individuais que se cruzam e, nesses pontos, representam o desejo e o agir coletivo. O relato é tecido através da utilização de três fontes principais: as memórias de personagens envolvidos, a consulta a documentos oficiais da instituição e publicações da mídia impressa santa-mariense sobre acontecimentos relativos ao Curso. É composto por cinco capítulos: Os primeiros anos (1970-1980); Construindo alicerces (1981-1992); Trilhando novos rumos (1993-2004); Filhos da FACOS (com a listagem de todos os egressos e alguns depoimentos) e Produção (relativo à produção de ensino, pesquisa e extensão). Formato 21x21 centímetros, 160 páginas, ilustrado.
Palavras-chave: Ensino de Comunicação, Comunicação Midiática, Comunicação e Memória

1436-1 - WEB SITE PORTAL DO ENVELHECIMENTO
Regina Pilar Gallego Arantes (NEPE), Beltrina Côrte (PUC-SP)
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O Portal, implantado em agosto de 2004, consolidou-se em uma rede de solidariedade e comunicação, construída por cerca de 70 usuários pesquisadores mentores, oferecendo à sociedade mecanismos qualificados de acesso, produção, organização, sistematização, recuperação e disseminação da produção técnico-científica, cultural, artística, acadêmica e pública sobre o envelhecimento. Vem contribuindo para a) formação de diversos profissionais, formadores de opinião, de forma a redefinir os usos da informação sobre longevidade e envelhecimento a partir da perspectiva do ser que envelhece, e b) para construção de saberes sobre o envelhecimento e a longevidade humana, que permitam uma renovação das práticas sociais. Cerca de 70 mil pessoas acessaram o Portal, e 1000 se cadastraram e recebem mensalmente o Boletim do Envelhecimento.
Palavras-chave: rede, envelhecimento, comunicação, portal

 
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