PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

   Trabalhos por Evento

DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
[Voltar]


 2047-1 - A ARTE DA PERFORMANCE NO ESTADO DE SÃO PAULO: A BUSCA POR “NOVOS SENSÓREOS” E REFLEXÕES A PARTIR DA ETNOGRAFIA-BIOGRAFIA DO ARTISTA MARCIO PIMENTEL
Rosa Maria Araújo Simões (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA); Fernanda Vasconcelos Parreira (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação e culturas urbanas, arte da performance, Marcio Pimentel, antropologia da performance, imagens e novos sensóreos
[Resumo]   [Trabalho]


 1663-1 - A CIDADE CONTEMPORÂNEA E O INDIVÍDUO NAS NEOTRIBOS URBANAS EM BALADA DAS DUAS MOCINHAS DE BOTAFOGO
Thalita Cruz Bastos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, Corpo, Neotribalismo, Narratividade Ficcional, Cinema Brasileiro
[Resumo]   [Trabalho]


 1627-1 - A CIDADE PELA MÍDIA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES URBANAS
Mariana Zibordi Pelegrini (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Cidade, Representações Sociais
[Resumo]   [Trabalho]


 3341-1 - A IDENTIDADE HÍBRIDA REVELADA NO QUADRINHO “BELÉM IMAGINÁRIA”
Diego Andrade de Araújo (Universidade Federal do Pará)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, identidade, hibridismo, real, imaginário
[Resumo]   [Trabalho]


 2054-1 - A RELIGIÃO DOS CELULARES: CONSUMO DE TECNOLOGIA COMO EXPRESSÃO DE FÉ ENTRE EVANGÉLICOS E UMBANDISTAS
Sandra Rúbia da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  telefones celulares, bluetooth, consumo, evangélicos, umbanda
[Resumo]   [Trabalho]


 1995-1 - A SOCIEDADE DOS SONHOS: UMA NOVA LÓGICA QUE REGE OS ESPETÁCULOS MIDIÁTICOS
Renata Barreto Malta (Universidade Estadual Paulista)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  sociedade dos sonhos, sociedade da informação, mídia, narrativas, espetáculo
[Resumo]   [Trabalho]


 2681-2 - A URBANIDADE COMO ESPELHO: CULTURA, MÍDIA, PRODUÇÃO E CONSUMO NAS CIDADES
Silvia Helena Simoes Borelli (Pontificia Universidade Católica de São Paulo); Rita de Cassia Alves Oliveira (Pontificia Universidade Catolica de São Paulo); Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, culturas urbanas, mídias, produção, consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 413-1 - A “DESCOBERTA” DA SOCIEDADE DO CONSUMO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM DOIS CENTROS COMERCIAIS DE LISBOA
Isabel Maria Ferin Cunha (Universidade de Coimbra)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Centros Comerciais, Lisboa
[Resumo]   [Trabalho]


 3480-1 - ANIMENCONTROS: O HIBRIDISMO CULTURAL MIDIÁTICO COMO CONSEQUÊNCIA DO RELACIONAMENTO NA FORMAÇÃO DE NOVOS COSTUMES JUVENIS
Carlos Alberto Machado (Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura, cultura pop nipônica, jovens, otaku, encontro de animê
[Resumo]   [Trabalho]


 1644-1 - APONTAMENTOS SOBRE A RECONFIGURAÇÃO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA BANDA "CANSEI DE SER SEXY"
Lucas Laender Waltenberg (Universidade Federal Fluminense)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  música, indústria fonográfica, redes sociais, novas tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]


 2423-1 - ARMAÇÃO ILIMITADA: A REPRESENTAÇÃO JUVENIL SOB O SIGNO DO NOVO
Marina Caminha Ferreira Gomes (Universidade Federal Fluminense)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Televisão, Juventude, Auto-reflexividade, Consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 4-1 - BALANÇO DO CRESCENTE INTERESSE PELOS VIDEOGAMES MUSICAIS NAS CULTURAS URBANAS
Micael Maiolino Herschmann (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Culturas Urbanas, Música, Videogames, Novas Tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]


 3025-1 - BALLADEUR: O FLÂNEUR DA PÓS-MODERNIDADE
Oziel Gheirart (Escola Superior de Propaganda e Mkt)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Flâneur, Mídias digitais, Pós-modernidade, Subjetividade, Urbanidade
[Resumo]   [Trabalho]


 1756-1 - BATIDAS INTENSAS - CORPO E SOCIABILIDADE NAS FESTAS DE MÚSICA ELETRÔNICA
Thiago Tavares das Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  corpo, sociabilidade, raves, emoção
[Resumo]   [Trabalho]


 3260-1 - BOURDIEU E AS CENAS MUSICAIS – LIMITES E BARREIRAS
Marcelo Garson Braule Pinto (Pontificia Universidade Catolica de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Bourdieu, gosto, Cenas Musicais
[Resumo]   [Trabalho]


 654-1 - CIDADE DOS MEDOS X CIDADE DOS SONHOS: O PARADOXO DAS REPRESENTAÇÕES DO JORNAL O GLOBO DURANTE O PAN NO RIO DE JANEIRO
Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Vania Oliveira Fortuna (Universidade Veiga de Almeida)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  megaevento, violência urbana, mídia, sociabilidade, O Globo
[Resumo]   [Trabalho]


 2598-1 - CIDADE: IMAGEM CINEMA
Marlivan Moraes de Alencar (Centro Universitário Senac)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cinema, metrópole, imagem, imaginário urbano
[Resumo]   [Trabalho]


 2812-1 - COMUNICAÇÃO E CONSUMO DE CULTURA FAST-FOOD: UMA EXPERIÊNCIA GIRAFFAS NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO.
Marina Pechlivanis Koutsantonis (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, consumo cultural, fast-food, shopping center, etnografia do consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 3457-1 - COMUNICAÇÃO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS POPULARES
Renato Márcio Martins de Campos (Universidade de Ribeirão Preto); Sebastião Geraldo (Universidade de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação e cultural urbanas, Cultura popular, Produção cultural, Mídia e mercado
[Resumo]   [Trabalho]


 1792-1 - CULTURA, COMUNICAÇÃO E ESPAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE NOVAS SUBJETIVIDADES SUBALTERNAS NO ESPAÇO-TEMPO DA CIDADE.
Fabiana Felix do Amaral E Silva (Escola de Comunicações e Artes -USP)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação e culturas urbanas, Culturas subalternas, Cotidiano, espaço, subjetividade
[Resumo]   [Trabalho]


 1002-1 - DA CULTURA DE MASSA À CIBERCULTURA: O CASO DO FENÔMENO DA CULTURA POP JAPONESA NO OCIDENTE
Giovana Santana Carlos (Universidade do Tuiuti do Paraná)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, cultura, mídia, fã, pop japonês
[Resumo]   [Trabalho]


 1707-1 - DO VERMELHO-SANGUE AO ROSA-CHOQUE: O MITO DO VAMPIRO E SUAS TRANSFORMAÇÕES NO IMAGINÁRIO MIDIÁTICO DO SÉCULO XXI
Rita Aparecida da Conceição Ribeiro (Universidade do Estado de Minas Gerais)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  identificação do espectador, vampiros, produção/consumo cultural e me
[Resumo]   [Trabalho]


 1811-1 - ENTRE A POLITIZAÇÃO DO CONSUMO E A COMODIFICAÇÃO DO POLÍTICO: QUANDO O ATIVISMO INVADE O MERCADO
Taiane Cristine Linhares Pinto (Escola de Comunicação da UFRJ)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Consumo, Identidade, Boicote, Ética, Veganismo
[Resumo]   [Trabalho]


 1328-1 - ESCOLHER, COLECIONAR, COMPOR. APROXIMAÇÕES ENTRE VESTÍGIOS DE UM PROCESSO COMUNICACIONAL E A PAISAGEM URBANA
Clarissa Rita Daneluz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Processos comunicacionais, processos de criação, grafite, passagens, paisagem urbana
[Resumo]   [Trabalho]


 2480-1 - ESCUTAS POSSÍVEIS: MÚSICA MIDIÁTICA, MUNDIALIZAÇÃO, WORLD MUSIC EM ESPAÇOS INTERCULTURAIS
Simone Luci Pereira (Centro de Estudos em Música e Mídia)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  escuta, world music, paisagem sonora, mundialização, interculturalidade
[Resumo]   [Trabalho]


 4101-1 - ESPAÇO URBANO E REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS: TESSITURAS DA ESFERA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Carla Reis Longhi (PUCSP/UNIP)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Espaço Urbano, Esferá midiática, Esfera Pública
[Resumo]   [Trabalho]


 2729-1 - ESTRATÉGIAS DE AUTENTICIDADE E ROTULAÇÃO: O VALOR DA FORMA E OS IMPACTOS DA SEGMENTAÇÃO NA TRAJETÓRIA NARRATIVA DO HEAVY METAL
Thiago Nogueira Martins (Universidade Federal da Bahia)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  autenticidade formal, música popular massiva, gêneros musicais, segmentação, heavy metal
[Resumo]   [Trabalho]


 1715-1 - EXIBIÇÕES ITINERANTES DE CINEMA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO SITUACIONAL DE RECEPÇÃO DAS MOSTRAS ORGANIZADAS PELO CINECLUBE LANTERNINHA AURÉLIO
Dafne Reis Pedroso da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  mostras itinerantes, cinema, mediações, contexto situacional, recepção
[Resumo]   [Trabalho]


 2675-1 - FLASHDANCE: UM OLHAR SOBRE INFLUÊNCIAS GERADAS PELA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO NA PRODUÇÃO DE FILMES NOS ANOS 1980.
Paulo Roberto Ferreira da Cunha (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cinema musical norte-americano, Comunicação multimidiática, Análise fílmica, Flashdance, Contemporaneidades
[Resumo]   [Trabalho]


 2186-1 - FRONTEIRAS E MEDIAÇÕES URBANAS.
Ane Shyrlei Araújo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Mônica Bueno Leme (Centro Universitário Senac de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidades, fronteira, comunicação, globalização, espacialidades
[Resumo]   [Trabalho]


 1325-1 - GRAFFITI PALACE. FANTASMAGORIAS URBANAS, ESPAÇOS ABANDONADOS
Fabrício Lopes da Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação urbana, Fantasmagorias urbanas, Espaços abandonados, Graffiti
[Resumo]   [Trabalho]


 1918-1 - IDENTIFICAÇÕES DISCURSIVAS E REPRESENTAÇÕES DA MORTE NO CIBERESPAÇO
Mariana Della Dea Tavernari (Universidade de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  blog, diário virtual, discurso, identidade, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 2248-1 - IMAGENS DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 50 NOS TRECHOS CENSURADOS DAS PEÇAS TEATRAIS DO ARQUIVO MIROEL SILVEIRA
Andrea Limberto Leite (Escola de Comunicações e Artes da USP)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  censura ao teatro, comunicação, figuras de linguagem, representações sociais, análise do discurso
[Resumo]   [Trabalho]


 2287-1 - INTERAÇÕES URBANAS NO VESTIR COTIDIANO
Márlon Uliana Calza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  processo interacional, camiseta estampada, rua
[Resumo]   [Trabalho]


 1862-1 - JUVENTUDE E REBELDIA EM SEM DESTINO (1969): CONTRACULTURA, NOVAS IDENTIDADES E CINEMA CONTEMPORÂNEO
Carlos Pereira Gonçalves (Pontifícia Universidade Católica)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  juventude, contracultura, novas identidades, cinema contemporâneo
[Resumo]   [Trabalho]


 1220-1 - JUVENTUDES E CULTURAS DO CONSUMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: UMA ABORDAGEM (POLITICAMENTE) COMUNICACIONAL
Rosamaria Luiza de Melo Rocha (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Thálita Larissa Galutti (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Denise de Paiva Costa Tangerino (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  comunicação, consumo, juventudes, politicidades
[Resumo]   [Trabalho]


 1257-1 - LOST E A FICÇÃO TELEVISIVA TRANSMÍDIA
Afonso de Albuquerque (Universidade Federal Fluminense)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Lost, ficção transmídia, convergência
[Resumo]   [Trabalho]


 3564-1 - MAPAS DE SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DE DIÁLOGOS PÚBLICOS EM BELO HORIZONTE
Milene Migliano Gonzaga (Associaááo Filmes de Quintal)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  experiência;, situação comunicativa, culturas urbanas, escrita da cidade.
[Resumo]   [Trabalho]


 1910-2 - MEDO, MÍDIA E RECEPÇÃO NA CIDADE
Gaelle Marie Chloé Rony (Universidade federal de Rio de janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidade, sentimento de insegurança, vítima, recepção, comunidade imaginada
[Resumo]   [Trabalho]


 2365-1 - MODA DOS ANOS 80, SUA INFLUÊNCIA NA CIBERCULTURA E NA CIBERMODA. DO CYBERPUNK AO UNIVERSO POP.
Neliffer Horny Salvatierra (Universidade Tuiuti do Parana)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Moda, Cibercultura, TAZ
[Resumo]   [Trabalho]


 3726-1 - NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS COMO PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO E CONSUMO CULTURAL
Gisela Grangeiro da Silva Castro (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vicente Martins Mastrocola (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Cotidiano, mídia e mercado, Entretenimento, Produção/consumo cultural e me
[Resumo]   [Trabalho]


 2508-1 - NOTAS SOBRE O CONSUMO DE MÚSICA E TECNOLOGIA MÓVEL NO TIM FESTIVAL 2007
Igor da Costa Bento (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cidade, celulares, redes móveis, tecnologia, consumo cultural
[Resumo]   [Trabalho]


 969-1 - NOVAS FORMAS DE MEDIAÇÃO SOCIAL: O DISPOSITIVO ESTÉTICO-DISCURSIVO JOÃO BURACÃO NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS ESTADOS MENTAIS COLETIVOS
Karla Azeredo Ribeiro Marinho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Juliano Sebastian Marçal Leite (Universidade Federal de Minas Gerais)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Mediação social, participação popular, representação política, cidadania
[Resumo]   [Trabalho]


 1259-1 - O CASO DO ROLEX
José Carlos Souza Rodrigues (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Brasil, cidades, Internet, violência, representações
[Resumo]   [Trabalho]


 2551-1 - O CONSUMO COMO FONTE DE ENCANTAMENTO DA VIDA DOS JOVENS URBANOS NA METRÓPOLE
Marcos Rodrigues de Lara (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Culturas Juvenis, Jorvens Urbanos, Metrópole, Consumo, Desencantamento
[Resumo]   [Trabalho]


 3163-1 - O CONSUMO DA TELEVISÃO POR JOVENS DE CLASSE POPULAR E AS MEDIAÇÕES DA FAMÍLIA E DA ESCOLA
Veneza Veloso Mayora Ronsini (Universidade Federal de Santa Maria); Gabrielli Siqueira Dala Vechia (Universidade Federal de Santa Maria); Juliano Florczak Almeida (Universidade Federal de Santa Maria); Karina Aurora Dacol (Universidade Federal de Santa Maria); Sarah Oliveira Quines (Universidade Federal de Santa Maria)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  mediações, televisão, consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 2558-1 - O GORILLAZ É UMA BANDA DE MENTIRA? UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DAS BANDAS VIRTUAIS NA MÚSICA MASSIVA
Ariane Diniz Holzbach (Universidade Federal Fluminense)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  banda virtual, másica massiva, identidade visual, performance
[Resumo]   [Trabalho]


 3191-1 - O LOGOS OBJETIVO DA PRODUÇÃO FICCIONAL E O IMAGINÁRIO COLETIVO
Orlando de Carvalho Eliano (Faculdades Integradas Rio Branco)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Realidade, Ficção, Lógica, Imaginário, Ética
[Resumo]   [Trabalho]


 2584-1 - O SUPEREU DO GOZO NA MÍDIA IMPRESSA: O DISCURSO PERFORMATIVO DA BOA FORMA
João Osvaldo Schiavon Matta (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  supereu do gozo, sociedade de consumo, mídia performativa, contrato de comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 1218-1 - RAINHAS DE BATERIA: REPRESENTAÇÕES DO CORPO FEMININO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Sonia Schneiders (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Corpo, Rainha de Bateria, Cidade, Representações
[Resumo]   [Trabalho]


 2633-1 - REFLEXÕES SOBRE A POTENCIALIDADE POÉTICA E FICCIONAL DAS IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE PROJETOS SÓCIO-CULTURAIS
Roberta Simon (Universidade de Brasília)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  imagem fotográfica, projetos sócio-culturais, potência ficcional, potência poética, ser-em-comunidade
[Resumo]   [Trabalho]


 516-1 - SEJA MARGINAL, SEJA HERÓI - ESTRATÉGIAS QUE MANTÊM O INDIE ROCK COMO UM GÊNERO MUSICAL A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DE MALLU MAGALHÃES E LITTLE JOY
Nadja Vladi Cardoso Gumes (Universidade Federal da Bahia)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  gêneros musicais, consumo musical, indústria da música, cultura massiva, novas tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]


 1973-1 - SHOCK!: SLASHER MOVIE “MADE IN BRAZIL”
Laura Loguercio Canepa (Universidade Anhembi Morumbi)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Brasil, Cinema juvenil, Cinema de horror, Slasher movie
[Resumo]   [Trabalho]


 1935-1 - SINTOMA DE NOSSOS TEMPOS: REPRESENTAÇÕES DO IDEAL ADOLESCENTE EM MATÉRIAS SOBRE PARRICÍDIO
Mariana Duccini Junqueira da Silva (Universidade de Saõ Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Articulações discursivas, Representações sociais, Ideal de adolescência, Revistas, Parricídio
[Resumo]   [Trabalho]


 1239-1 - SLEEVEFACE.COM: RE-SIGNIFICAÇÕES DO VINIL NA CIBERCULTURA
Simone Maria Andrade Pereira de Sá (Universidade Federal Fluminense)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  discos de vinil, materialidade, cibercultura, sleeveface
[Resumo]   [Trabalho]


 1242-1 - SMARTISMO: ELEGÂNCIA MASCULINA E MODERNIDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO RIO DE JANEIRO
Rosane Feijão de Toledo Camargo (Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, Moda, Cidade, Modernidade, Imprensa
[Resumo]   [Trabalho]


 610-1 - SOCIEDADE NOVO AEON: RAUL SEIXAS, CONTRACULTURA E PÓS-MODERNISMO
Vitor Cei Santos (Universidade Federal do Espírito Santo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  contracultura, culturas urbanas, indústria cultural, pós-modernismo
[Resumo]   [Trabalho]


 3194-1 - TATTOO : INCORPORAÇÕES CULTURAIS DO DISCURSO MIDIÁTICO NA CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES HÍBRIDAS
Eric de Carvalho (Faculdade Cásper Líbero)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura, identidade, iconofagia, apropriação cultural, tatuagem
[Resumo]   [Trabalho]


 1128-1 - TELEJORNALISMO E CONSUMO: O PAPEL DOS APRESENTADORES DE TELEJORNAL NO CONSUMO SIMBÓLICO DE MODA
Agda Patrícia Pontes de Aquino (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Consumo, Corpo, Moda, Telejornalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 2256-1 - UMA LEITURA DA COMUNICAÇÃO URBANA: AS BANCAS DE JORNAL NA PAISAGEM DA CIDADE
Claudia Graça da Fonseca (Universidade Federal de Minas Gerais)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação e espaço urbano, Territórios Urbanos, Interações Comunicativas
[Resumo]   [Trabalho]


 1775-1 - USOS JUVENIS DE COMPUTADORES NA LAN DA PERIFERIA: UM ESTUDO SOBRE CULTURA, SOCIABILIDADE E ALTERIDADE
Carla Fernanda Pereira Barros (Escola Superior de Propaganda e Marketing RJ)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  cultura, alteridade, lan house, juventude, periferia
[Resumo]   [Trabalho]


 863-1 - VIDEOCLIPE, YOU TUBE E TELEVISÃO EXPANDIDA: NOTAS SOBRE ITINERÁRIOS DO AUDIOVISUAL NA CULTURA MIDIÁTICA
Thiago Soares (Universidade Federal da Paraíba)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  itinerário, videoclipe, discurso, cultura midiática
[Resumo]   [Trabalho]


 1604-1 - “NOVA YORK, A GRANDE CIDADE”: POR UMA COMUNICAÇÃO NA E DA CIDADE
Marília Santana Borges (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
DT6: DT 6 – NP Comunicação e Culturas Urbanas
Palavras-chave:  Will Eisner, Cidade, História em Quadrinhos, Cultura Urbana, Epistemologia da Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]