PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO





   TRABALHOS - INICIACOM


Lista Completa - Ordem de Título
[Voltar]

337-1 - MÍDIA, ESCOLA E EXPRESSÃO LINGÜÍSTICA: A QUESTÃO DO PRECONCEITO LINGÜÍSTICO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Marcos Antônio Corbari (Universidade Federal de Santa Maria); Elias José Mengarda (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Expressão Lingüística, Escola, Mídia, Preconceito Lingüístico
[Resumo]   [Trabalho]

675-1 - A BANALIZAÇÃO DO CONTEÚDO TELEVISIVO
Franciele Cardoso Liscosky (Universidade do Contestado)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Moralidade, Sexualidade, Televisão, Violência
[Resumo]   [Trabalho]

617-1 - A COBERTURA JORNALÍSTICA DA QUESTÃO AMBIENTAL – UM ESTUDO DA GAZETA DO POVO
Bruna Fernandes da Cunha Righesso (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Adolfo Wendpap (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  ambiente, notícia, agendamento
[Resumo]   [Trabalho]

382-1 - A DIMENSÃO PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO EM TEXTOS ORAIS E ESCRITOS
Franciele Vitali (Cesnors/UFSM); Elias José Mengarda (Cesnors/UFSM)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Linguagem, Ação, Argumentação
[Resumo]   [Trabalho]

736-1 - A DIVULGAÇÃO DOS EVENTOS NO JORNAL DIÁRIO DO LITORAL
Ení Maria Ranzan (UNIVALI); Sabrina de Oliveira Castellon dos Santos (UNIVALI)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Eventos, Jornal Diário do Litoral, Veículos de comunicação de massa
[Resumo]   [Trabalho]

373-1 - A ERA DA INFORMAÇÃO: UMA LEITURA DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO INFORMATIZADA
Otavio Oliveira (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Cintia Bariquelo (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Educação contemporânea, Comunicação informatizada, Construção do conhecimento
[Resumo]   [Trabalho]

306-1 - A ÉTICA NAS AÇÕES DO MARKETING DE GUERRILHA.
Joice Maria dos Santos (Faculdade de Ciências da Comunicação de Taquara)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Ética, Limites éticos, Marketing de Guerrilha
[Resumo]   [Trabalho]

417-1 - A IDENTIDADE NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA: TEXTO, IMAGEM E SIGNIFICAÇÕES
Rodrigo Túrmina (Faculdade de Pato Branco, Pato Branco, PR)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Anúncios, Imagem, Retórica, Semiótica
[Resumo]   [Trabalho]

158-1 - A INFLUÊNCIA DA TELENOVELA NO CINEMA DA GLOBO FILMES: UM ESTUDO DE CASO DA NOVELA DUAS CARAS E DO FILME SE EU FOSSE VOCÊ
Carlos Daniel Reichel (FURB - Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (FURB - Universidade Regional de Blumenau)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Cinema Brasileiro, Telenovela, Audiovisual, Globo Filmes
[Resumo]   [Trabalho]

637-1 - A INFLUÊNCIA DO CINEMA NA CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR PARA CURITIBA
Letícia Maria de Freitas Leite (PUCPR)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Cinema, Imagiário, Exclusão Social
[Resumo]   [Trabalho]

391-1 - A INTERPRETAÇÃO DO GIGANTE: JORNALISMO E POLÍTICA EM VEJA
Camilla Milder (CESNORS/UFSM); Franciele Fonseca (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo em revista, discurso, subjetividade
[Resumo]   [Trabalho]

421-1 - A LINGUAGEM DOS INTERNAUTAS: DESVIO, DIALETO OU ABREVIAÇÃO
Cristiele Tomm Deckert (Universidade de Cruz Alta); Ieda Márcia Donati Linck (Universidade de Cruz Alta)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  internetês, internetês, meio de comunicação, tecnologia
[Resumo]   [Trabalho]

788-1 - A MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Marcelo Ibanor de Moura Scapini (Universidade de Cruz Alta); Marcelo Ibanor de Moura Scapini (Universidade de Cruz Alta)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Mídia, Identidade, Cultura
[Resumo]   [Trabalho]

178-1 - A PARTICIPAÇÃO DO OUVINTE E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA RÁDIO COMUNITÁRIA CARAÍ FM
Adriana Domingues Garcia (Centro Universitário Franciscano); Gilson Luiz Piber da Silva (Centro Universitário Franciscano)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Cidadania, Comunicação Comunitária, Radiojornalismo
[Resumo]   [Trabalho]

399-1 - A PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DE BAIXA RENDA SOBRE O JORNALISMO
Ana Paula Flores (UFSC)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo, percepção, uso, público de baixa renda, Grande Florianópolis
[Resumo]   [Trabalho]

179-1 - A PERCEPÇÃO DOS JOVENS DE FLORIANÓPOLIS SOBRE O JORNALISMO
Tarsia Paula Piovesan Farias (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo, percepção, uso, público jovem, Grande Florianópolis
[Resumo]   [Trabalho]

506-1 - A PROPAGANDA LOCAL EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO: ANÚNCIOS IMPRESSOS NA GUARAPUAVA DOS ANOS 50.
André Bonsanto Dias (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  publicidade e propaganda, imprensa, história regional, Guarapuava
[Resumo]   [Trabalho]

367-1 - A SOCIALIZAÇÃO DO FUNCIONÁRIO PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Vancler Corrêa Pinto (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação organizacional, Cultura Organizacional, Relações Públicas, Segurança do trabalho
[Resumo]   [Trabalho]

380-1 - A UTILIZAÇÃO DE LOGOMARCAS POR AGÊNCIAS DE VIAGENS E TURISMO NA CIDADE DE PONTA GROSSA/ PARANÁ.
Caroline Koroviski (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Márcio David Macedo da Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Agência, Comunicação, Imagem, Logomarca
[Resumo]   [Trabalho]

101-1 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SABER NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Nathalie Rosas Fernandes (Universidade Estadual do Centro Oeste); Bruna Landgraff de Oliveira (Universidade Estadual do Centro Oeste); Giovana Pizzano Platinetti (Universidade Estadual do Centro Oeste)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Informação, Internet, Construção do saber, Processo de Transformação, Sociedade do Conhecimento
[Resumo]   [Trabalho]

350-1 - ANÁLISE DA COBERTURA JORNALÍSTICA DA FOLHA DE LONDRINA NAS ELEIÇÕES DE 2006: UM RETRATO DOS TEMAS QUE PAUTARAM A DISPUTA POLÍTICA A PARTIR DO QUE FOI VEICULADO PELO JORNAL
Ariane Silva Ducati (UEPG)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Cobertura jornalística, Eleições 2006, Agendamento temático na Folha de Londrina
[Resumo]   [Trabalho]

235-1 - ANÁLISE DA REALIDADE APRESENTADA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Monique Hellen Paludo (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  cinema, construção da realidade, dominação, meios de comunicação de massa
[Resumo]   [Trabalho]

7-1 - ANÁLISE DAS REDES DE RELAÇÃO E DA INTERAÇÃO SOCIAL VIA ORKUT NO MUNICÍPIO DE TAQUARUÇU DO SUL / RS
Karen Rosele Kohn (CESNORS / UFSM); Luis Fernando Rabello Borges (CESNORS / UFSM)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  ORKUT, Redes de relação, Interação virtual
[Resumo]   [Trabalho]

481-1 - ANÁLISE PRAGMÁTICA DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS: O CASO DAS LETRAS DA LEGIÃO URBANA
Daniela Polla (Universidade Federal de Santa Maria); Elias José Mengarda (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Análise, Implícitos, Pragmática
[Resumo]   [Trabalho]

601-1 - ANTROPOLOGIA E COMUNICAÇÃO: INTERCONEXÕES
Jandré Corrêa Batista (Universidade Católica de Pelotas)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Modelos de comunicação, Antropologia, Antropologia Visual, Comunicação Visual, Fotoetnografia
[Resumo]   [Trabalho]

423-1 - AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA: ANÁLISE DE COBERTURAS DAS REVISTAS VEJA, ISTOÉ E ÉPOCA NO ANO DE 2006
Norbert Padilha Heinz (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE); Pâmela Dias Fontana (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE); Márcio Ronaldo Santos Fernandes (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE); Márcio David Macedo da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Aquecimento Global, Efeito Estufa, Cobertura de revistas, Estudos de caso
[Resumo]   [Trabalho]

213-1 - AS ‘OUVIDORIAS’ VIRTUAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Diego Wander Santos da Silva (PUCRS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação organizacional, Novas tecnologias, 'Ouvidorias’ virtuais, Instituições de Ensino Superior
[Resumo]   [Trabalho]

148-1 - CELULAR 3G COMO MÍDIA: CARACTERÍSTICAS DA PLATAFORMA E CONDICIONANTES PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Priscila Grison (UFSC)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  mídia móvel, mobilidade, jornalismo digital, celular
[Resumo]   [Trabalho]

183-1 - CINEMA: ARTE, CIBERCULTURA E PERSUASÃO
Douglas Menegazzi (Faculdade Assis Gurgacz); Andressa Moraes (Faculdade Assis Gurgacz); Diangela Menegazzi (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Jeferson Richetti (Faculdade Assis Gurgacz)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Cinema, Mensagem, Estética, Cibercultura
[Resumo]   [Trabalho]

372-1 - CÓDIGO DE ÉTICA DOS JORNALISTAS: ANTIGO X NOVO
Laisa Priscila Fantinel (Universidade Federal de Santa Maria); Luana Loose Pereira (Universidade Federal de Santa Maria); Cláudia Herte de Moraes (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  código de ética, ética jornalística, práticas jornalísticas
[Resumo]   [Trabalho]

371-1 - COMUNICAÇÃO E DANÇA: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA ALEMÃ ATRAVÉS DOS GRUPOS DE DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS DE ESTRELA
Marceli Cristine Schonarth (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação não-verbal, Dança, Identidade étnica
[Resumo]   [Trabalho]

203-1 - CONSTRUÇÃO DA POBREZA NO JORNALISMO POPULAR
Francine Herpich (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornalismo, Jornalismo Popular, Construção dos problemas sociais
[Resumo]   [Trabalho]

549-1 - CORDEL: UM RETRATO FALADO
Ádlia Chaves Tavares (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira (UNICENTRO)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  representação, literatura, Cordel, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

289-1 - DOMINGO (NADA) LEGAL: MAPEAMENTO DO SENSACIONALISMO EM PROGRAMAS DE AUDITÓRIO
Luara Krasnievicz (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  televisão, estratégias discursivas, espetáculo
[Resumo]   [Trabalho]

247-1 - ECOLÂNDIA: PRÁTICA JORNALÍSTICA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL EM UMA RÁDIO COMUNITÁRIA
Juliana Reichembach Gelatti (UFSM); Francine Herpich (UFSM)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Radiojornalismo, Comunicação Comunitária, Jornalismo Ambiental, Jornalismo Popular
[Resumo]   [Trabalho]

352-1 - ENTRE O ALTERNATIVO E O OPOSITIVO: PARADOXOS NO JORNALISMO ATIVISTA DO CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE
Larissa Sartori (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Christian Miguel da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:   Internet, Ativismo, Oposição, Jornalismo, CMI
[Resumo]   [Trabalho]

70-1 - ESPAÇO PÚBLICO E INFÂNCIA VULNERÁVEL
Paola Caroline Carriel (Pontificia Universidade Católica do Paraná)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação e Cidadania, Espaço público midiatizado, Infância em situação de vulnerabilidade
[Resumo]   [Trabalho]

362-1 - ESPETÁCULO TELEVISIONADO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO
Eduarda Molossi (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  televisão, programa de auditório, espetáculo
[Resumo]   [Trabalho]

325-1 - FORMAÇÃO DE AUDIÊNCIA AUDIOVISUAL: O GOSTO PELO FILME BRASILEIRO EM FREDERICO WESTPHALEN/RS
Eveline Poncio (Universidade Federal de Santa Maria); Felipe Zibell (Universidade Federal de Santa Maria); Cláudia Herte de Moraes (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  audiência audiovisual, cinema brasileiro, cultura jovem
[Resumo]   [Trabalho]

169-1 - FOTOJORNALISMO NA INTERNET: INTERATIVIDADE X IMEDIATICIDADE
Géssica Gabrieli Valentini (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  internet, interatividade, fotojornalismo, webjornalismo, fotomontagem
[Resumo]   [Trabalho]

231-1 - IMAGENS DO BRASIL: O CINEMA BRASILEIRO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL
Felipe da Costa (UNIVALI)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  cinema, signos, imagem nacional
[Resumo]   [Trabalho]

130-1 - INCLUSÃO DIGITAL: O RELACIONAMENTO SOCIAL E A COMUNICAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA INTERNET
Suellen Gonçalves Vieira (Universidade Estadual do Centro-Oeste); Scheyla Joanne Horst (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  folkcomunicação, mídia digital, pessoa com deficiência, preconceito
[Resumo]   [Trabalho]

342-1 - INVESTIGANDO A VIVÊNCIA DA CULTURA AUDIOVISUAL POR JOVENS FREDERIQUENSES
Gustavo Menegusso (Universidade Federal de Santa Maria); Laísa Bisol (Universidade Federal de Santa Maria); Luara Krasnievicz (Universidade Federal de Santa Maria); Cláudia Herte de Moraes (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  cinema, cultura audiovisual, jovens, midiatização, televisão
[Resumo]   [Trabalho]

14-1 - JORNALISMO CIDADÃO: O VOLUNTARIADO NO APRENDIZADO COM A AIDS
Juliana Paul Mostardeiro (UFSM)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  jornalismo, jornalismo social, jornalismo cidadão
[Resumo]   [Trabalho]

540-1 - JORNALISMO HUMANIZADO: O SER HUMANO COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA DO FAZER JORNALÍSTICO
Fabiana Aline Alves (UNICENTRO); Raphael Nunes Nicoletti Sebrian (UNICENTRO)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo, jornalismo humanizado, fazer jornalístico, estilo textual, reflexão
[Resumo]   [Trabalho]

142-1 - LIVRO REPORTAGEM: A FUGA DO SUPERFICIAL COMO CATEGORIA DO JORNALISMO LITERÁRIO
Morgani Guzzo (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Grande reportagem, Jornalismo, Jornalismo investigativo, Jornalismo Literário, Livro-reportagem
[Resumo]   [Trabalho]

426-1 - MEIO AMBIENTE E CORRUPÇÃO: UMA POSSÍVEL EXPLICAÇÃO PARA O NOTICIÁRIO AMBIENTAL
Larissa Bortoluzzi Rigo (Universidade Federal de Santa Maria); Cláudia Herte de Moraes (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  comunicação e política, corrupção e mídia, cobertura ambiental
[Resumo]   [Trabalho]

6-1 - MÍDIA E COMPORTAMENTO SEXUAL: UMA ANÁLISE DE ABORDAGENS
Adriana Pinheiro Moutinho (Universidade Estadual de Londrina)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Comportamento Sexual, Mídia, Revista Veja
[Resumo]   [Trabalho]

543-1 - MORTE E VIDA SEVERINA - UMA ANÁLISE SEMIÓTICA BASEADA EM UMBERTO ECO
Alexandra Staudt (Faculdade de Pato Branco)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Morte e Vida Severina, semiótica, Umberto Eco
[Resumo]   [Trabalho]

375-1 - MULHERES NO RÁDIO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PRESENÇA FEMININA NOS MICROFONES DAS RÁDIOS DE FREDERICO WESTPHALEN
Aline Josiane Schuster (Universidade Federal de Santa Maria); Fernanda Kieling Pedrazzi (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Frederico Westphalen, mulher, rádio, sociedade
[Resumo]   [Trabalho]

359-1 - O CASO DO DOSSIÊ EM CARTA CAPITAL: QUANDO A MÍDIA FALA DELA MESMA
Mateus Schmidt (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  tratamento discursivo, política, revista
[Resumo]   [Trabalho]

560-1 - O DESIGN GRÁFICO DE PUBLICAÇÕES AGRÍCOLAS: ANÁLISE DOS BOLETINS FAEP E FAEMG
Fernanda Gisele Basso (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Análise Gráfica, Boletins Informativos, Federações de Agricultura
[Resumo]   [Trabalho]

218-1 - O DISCURSO DO JORNALISMO FINANCEIRO SOBRE A CRISE DE CRÉDITO DOS ESTADOS UNIDOS NA FOLHA DE SÃO PAULO
Carlos Alberto Orellana Gonçalves (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  campo, discurso, jornalismo financeiro
[Resumo]   [Trabalho]

212-1 - O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA COMUNICAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA INCUBADORA RAIAR
Letícia de Castilhos (PUCRS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação organizacional, Novas tecnologias, Micro e Pequenas Empresas (MPEs), 'Ouvidorias' virtuais, Blogs empresariais
[Resumo]   [Trabalho]

314-1 - O ORKUT COMO FERRAMENTA DA IMAGEM ORGANIZACIONAL. AS ORGANIZAÇÕES NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET.
Larissa Rilho Munhoz (Universidade Católica de Pelotas)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  imagem organizacional, Orkut, redes sociais
[Resumo]   [Trabalho]

499-1 - O RISO NA PUBLICIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE LUTA
Elisa Peres Maranho (Cesumar - Centro Universitário de Maringá)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  estratégia de campanha, humor, publicidade
[Resumo]   [Trabalho]

227-1 - O SISTEMA DE IMPRESSÃO DO CMYK E PANTONE NOS PROCESSOS GRÁFICOS. ANÁLISE DAS CORES DO ANÚNCIO DA DOVE NA REVISTA NOVA
Márcia Janke (Centro Universitário Leonardo Da Vinci); Roberta Del-vechio (Centro Universitário Leonardo Da Vinci)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Cores, Impressão Gráfica, Mídia Impressa
[Resumo]   [Trabalho]

381-1 - O SURGIMENTO DA “GAZETA DO POVO ESPORTIVA” - A ALTERAÇÃO NO CADERNO DE ESPORTES DA GAZETA DO POVO DE SEGUNDA-FEIRA
Cleyton Pereira Lutz (Unicentro)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornais diários, jornais impressos, jornal Gazeta do Povo, jornalismo esportivo, mudanças gráficas
[Resumo]   [Trabalho]

434-1 - O USO DE ESTRANGEIRISMOS NO TEXTO PUBLICITÁRIO-PRODUZINDO EFEITOS DE SENTIDO
Monica Biavaschi Flores (UNICRUZ); Fabiane da Silva Verissimo (UNICRUZ)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  discurso, efeitos de sentido, estrangeirismos, texto publicitário
[Resumo]   [Trabalho]

390-1 - PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ENVOLVENDO AS CONDIÇÕES DE RECEPTIVIDADE EM FREDERICO WESTPHALEN SEGUNDO ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS VINDOS DE OUTRAS CIDADES
Priscila Devens (Ufsm/Cesnors); Aline Josiane Schuster (UFSM/Cesnors); Daniela Polla (UFSM/Cesnors); Duane dos Reis Löblein (UFSM/Cesnors); Morgana Fischer (UFSM/Cesnors); Luis Fernando Rabello Borges (UFSM/Cesnors)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  custo de vida, espaços culturais, estudantes, qualidade
[Resumo]   [Trabalho]

463-1 - PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA: “HÁ POLUIÇÃO SONORA NO CENTRO DE FREDERICO WESTPHALEN?”
Letícia Cunha da Costa (Universidade Federal de Santa Maria); Bruna de Lima Wandscheer (Universidade Federal de Santa Maria); Luís Fernando Rabello Borges (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  percepção, poluição sonora, sons
[Resumo]   [Trabalho]

237-1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EVENTOS. CASE DO FÓRUM DE COMUNICAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Geovane Guilherme Lopes (Centro Universitário Franciscano)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  comunicação organizacional, estratégia, eventos
[Resumo]   [Trabalho]

716-1 - PLATAFORMA PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS JORNALÍSTICOS: O CASO OPENNEWS
Diego Acã¡ssio Beal Kerber (Universidade Federal de Santa Catarina)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  bases de dados, plataformas jornalísticas, opennews
[Resumo]   [Trabalho]

166-1 - PRODUÇÃO DE JORNAL PELOS ALUNOS DA EJA - UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL -
Charles William Santos Guerra (Centro Universitário Franciscano); Ana Cristina Teixeira Bittencourt (Centro Universitário Franciscano); Fernanda Streck Fernandes (Centro Universitário Franciscano)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação, Mobilização Social, Co-responsabilidade, Cidadania
[Resumo]   [Trabalho]

293-1 - PUBLICIDADE CONSCIENTE
Lisangela Chiarelli (Universidade Regional de Blumenau)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  comunicação, conscientização ambiental, nicho de mercado
[Resumo]   [Trabalho]

273-1 - QUANDO O MEIO AMBIENTE É SUPERINTERESSANTE: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA
Philipe Pires (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo ambiental, discurso, efeitos de sentido
[Resumo]   [Trabalho]

414-1 - QUANDO SE DOMINA O FORMATO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE NA OITAVA EDIÇÃO DO BIG BROTHER BRASIL
Gabriel Lautenschleger (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  reality show, construção discursiva, televisão brasileira
[Resumo]   [Trabalho]

19-1 - REPRESENTAÇÃO DE BRASÍLIA NA CRÔNICA JORNALÍSTICA DE CLARICE LISPECTOR
Carla Abe Vicente (Universidade Estadual do Centro- Oeste)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  cidade, representação, crônica
[Resumo]   [Trabalho]

50-1 - REPRESENTAÇÕES FEMININAS NO FILME A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA: INTERSEÇÕES ENTRE LITERATURA E CINEMA
Samilo Takara (UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  cinema, interfaces, representações femininas
[Resumo]   [Trabalho]

232-1 - REPRESENTAÇÕES JUVENIS DA POBREZA
Marco Antonio Neves Junior (Universidade Federal de Santa Maria); Lírian Sifuentes (Universidade Federal de Santa Maria); Karina Aurora Dacol (Universidade Federal de Santa Maria); Letícia Almeida de La Rue (Universidade Federal de Santa Maria); Laura Wottrich (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  juventude, representações, televisão
[Resumo]   [Trabalho]

250-1 - ROMARIA TELE-MIDIÁTICA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO E DAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE RELIGIOSIDADES
Camila Klein Severo (Centro Universitário Franciscano); Carlos Renan Samuel Sanchotene (Centro Universitário Franciscano); Viviane Borelli (Centro Universitário Franciscano)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  midiatização, recepção, religião, Romaria da Media
[Resumo]   [Trabalho]

504-1 - SECOND LIFE: NOVA VIDA PARA A PUBLICIDADE
Fabíola Cadore Lorenzet (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas); Ana Paula da Rosa (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Jogos, Internet, Mídias, Propaganda
[Resumo]   [Trabalho]

396-1 - SUZANE VON RICHTHOFEN E JOÃO HÉLIO: UM ESTUDO ACERCA DA ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA SOB O PRISMA DA ANÁLISE DO DISCURSO
Leandro Tafuri (UNICENTRO); Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Espetacularização, Mídia, Análise do Discurso, Veja, Época
[Resumo]   [Trabalho]

494-1 - TELEJORNALISMO E A ESTÉTICA DA IMPRENSA CONTEMPORÂNEA
Wyllian Eduardo de Souza Correa (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Telejornal, Jornalismo, Estética, Consumo
[Resumo]   [Trabalho]

283-1 - UM OLHAR SOBRE A CRÔNICA DE LUIS FERNANDO VERISSIMO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HUMORÍSTICO
Luiz Rogério Camargo (Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Crônica, Luis Fernando Verissimo, Humor, Crítica Social, Análise de Discurso
[Resumo]   [Trabalho]

254-1 - UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO MUSICAL DA ÉPOCA DA DITADURA
Crislaine André (Unicentro)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Chico Buarque, Ditadura militar, Música, Repressão
[Resumo]   [Trabalho]

251-1 - VÔO 1907 DA GOL OU ELEIÇÕES 2006: OS CRITÉRIOS UTILIZADOS POR CORREIO DO POVO E ZERO HORA NA TEMATIZAÇÃO DO ACIDENTE AÉREO
Carlos Renan Samuel Sanchotene (Centro Universitário Franciscano); Viviane Borelli (Centro Universitário Franciscano)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  agendamento, noticiabilidade, seleção de notícias, valores-notícia
[Resumo]   [Trabalho]