GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO ESPETÁCULO TELEVISIONADO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO DOMINGÃO DO FAUSTÃO Eduarda Molossi (CESNORS/UFSM); Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
ResumoA sociedade do espetáculo é uma forma de relação social onde os indivíduos abrem mão da dura realidade para viver a ilusão de um mundo movido pelas aparências e pelo consumo de imagens (Debord, 1997). Nesse contexto, os meios de comunicação de massa são importante instrumento de mediação de imagens e constroem, assim, espetáculos que pouco tem a ver com a realidade dos brasileiros. Este artigo tem por objetivo central analisar a construção do espetáculo no programa Domingão do Faustão, visualizando as estratégias de comunicação de que o programa se utiliza. A investigação de quadros do Programa revela que tal produto midiático busca despertar as emoções do público, explora a auto-referenciação à própria emissora, e contribui na construção da idéia de felicidade ligada à aparência e ao consumo de determinadas imagens e valores. Palavras-chave: televisão, programa de auditório, espetáculo |