PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO





   APRESENTAÇÃO

IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM – reúne anualmente a comunidade acadêmica da área para avaliar cognitivamente o estado da pesquisa e ao mesmo tempo para polemizar ecumenicamente um tema relevante da atualidade.

Se o estado da pesquisa é diagnosticado e prognosticado de forma segmentada, o debate da realidade se dá transversalmente, perpassando todas as instâncias societárias e aspirando influir na opinião pública.

Em 2008 o tema preferido pelo contingente majoritário dos nossos associados foi a preservação do meio ambiente, que já havia sido agendado em 1992, no congresso de São Bernardo do Campo (SP).

Verbalizado através do tripé Mídia, Ecologia e Sociedade, o debate contemplou a dimensão glocal, pensando a salvação do planeta, atormentado pela devastação da natureza, porém contemplando ações eficazes de natureza comunitária. Nesta equação figura o papel difusor da mídia, sem esquecer   a função catalisadora dos agentes midiáticos, ou seja, dos profissionais que desenvolvem atividades jornalísticas, publicitárias, educomunicadoras e tantas outras.

O IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado em parceria com a Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste, de 29 a 31 de maio de 2008, na cidade de Guarapuava-PR, priorizou os subtemas: consciência ambiental; mídia e comunicação ambiental; meio ambiente e divulgação científica; responsabilidade Social.

O resgate da memória do INTERCOM SUL 2008 foi planejado de modo a corresponder às necessidades utilitárias dos congressistas, o que se materializa através da publicação impressa LIVRO PROGRAMA. Mas também às demandas investigativas de toda a comunidade, concretizadas em linguagem digital, tanto através dos ANAIS editados sob a forma de disco compacto, distribuído a todos os participantes do evento, quanto através do BANCO DE TEXTOS, disponível para consulta da nossa comunidade no PORTAL INTERCOM – http://www.intercom.org.br/papers/banco.shtml – na etapa pós-congresso.

Ao apresentar o conjunto dessas publicações a diretoria da INTERCOM e os organizadores locais sentem-se gratificados pela contribuição dada ao avanço das ciências da comunicação, sempre vislumbrando a construção de um “outro mundo” – justo, fraterno, solidário.

Guarapuava, 29 de maio de 2008

Prof. Dr. José Marques de Melo – Presidente da INTERCOM
Prof. Dr. Adolpho Queiroz – Coordenador dos Congressos Regionais da INTERCOM
Prof. Ms. Márcio Ronaldo Santos Fernandes – Coordenador do INTERCOM SUL 2008