GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA O RISO NA PUBLICIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE LUTA Elisa Peres Maranho (Cesumar - Centro Universitário de Maringá)
ResumoO humor tem sido uma das estratégias utilizadas pela publicidade para atrair o consumidor e conseguir a pregnância da mensagem. Para se entender o processo de construção do riso na publicidade e como o humor pode ser aliado a outras estratégias de modo a auxiliar na transmissão efetiva da mensagem e na indução da venda do produto, buscou-se fazer uma análise da teoria do riso proposta pelo filólogo Henri Bergson (1900) e pelo crítico Vladimir Propp (1976) visando: identificar signos, psicologia e categoria de riso que sirvam à publicidade; e como esses elementos se relacionam com suas estratégias de persuasão. A partir de então, ofereço uma análise do filme publicitário Ponto Contra (2007) da marca de cerveja Sol, em que se pode perceber a estratégia do humor aliada à estratégia ofensiva como forma de ganhar o consumidor frente à concorrência. Palavras-chave: estratégia de campanha, humor, publicidade |