IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:INI02.499-1


GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

O RISO NA PUBLICIDADE: UMA ESTRATÉGIA DE LUTA

Elisa Peres Maranho (Cesumar - Centro Universitário de Maringá)

Resumo

O humor tem sido uma das estratégias utilizadas pela publicidade para atrair o consumidor e conseguir a pregnância da mensagem. Para se entender o processo de construção do riso na publicidade e como o humor pode ser aliado a outras estratégias de modo a auxiliar na transmissão efetiva da mensagem e na indução da venda do produto, buscou-se fazer uma análise da teoria do riso proposta pelo filólogo Henri Bergson (1900) e pelo crítico Vladimir Propp (1976) visando: identificar signos, psicologia e categoria de riso que sirvam à publicidade; e como esses elementos se relacionam com suas estratégias de persuasão. A partir de então, ofereço uma análise do filme publicitário Ponto Contra (2007) da marca de cerveja Sol, em que se pode perceber a estratégia do humor aliada à estratégia ofensiva como forma de ganhar o consumidor frente à concorrência.


Palavras-chave:  estratégia de campanha, humor, publicidade
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