GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA AS ‘OUVIDORIAS’ VIRTUAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) Diego Wander Santos da Silva (PUCRS); Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)
ResumoO objetivo do artigo é apresentar os resultados da pesquisa, desenvolvida no ano de 2007, sobre as 'Ouvidorias' virtuais em Instituições de Ensino Superior, que contou com o apoio do Programa de Apoio à Integração entre Áreas (PRAIAS), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PRPPG/PUCRS. 'Ouvidorias' virtuais compreendem as formas disponibilizadas pelas IES para interagir, virtualmente, com seus diversos segmentos de públicos, geralmente identificadas pelos termos 'Fale Conosco', 'Ouvidoria', 'Contatos', 'Contato', encontradas nos sites institucionais. A análise dos sites de 69 universidades constatou a falta de critérios em relação à nomenclatura, a inadequação dos serviços disponibilizados e o despreparo quanto aos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Comunicação organizacional, Novas tecnologias, 'Ouvidorias’ virtuais, Instituições de Ensino Superior |