3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 08 - Tecnologias da Informação e da Comunicação

Coordenador:
Prof. Dr. Paulo Vaz - paulovaz@openlink.com.br

 

MEDIAÇÃO E TECNOLOGIA

Paulo Vaz

Instituição: ECO

RESUMO - Este trabalho visa problematizar a dependência entre formas de mediação e condições tecnológicas através do estudo das diferenças entre os meios de comunicação de massa e a Internet. A análise parte de uma conceituação da WEB como proximidade tecnológica e distância cognitiva, que é gerada pelo excesso de informação. Do conceito, pode-se apontar algumas características dos novos mediadores: extrair valor da redistribuição da informação (e não de sua produção), reduzir a distância cognitiva entre singulares, promover relações horizontais, permitir a personalização e, deste modo, fragmentar o espaço público através da criação de comunidades de interesse. Pretende-se mostrar como estas características estão operando em alguns sites de sucesso – Amazon, Napster, portais, leilão – e ordenando algumas práticas novas de jornalismo – como as colunas de filtro em jornais on-line.

volta

 

NIETZSCHE E AS FÁBULAS: VALORES HUMANOS E DEVIR DA TÉCNICA

Francisco Menezes Martins

Instituição: PUC-RS

SEM RESUMO

volta

 

ATOPIAS

Juremir Machado da Silva

RESUMO - este texto aborda, de forma livre, o confronto entre utopia e atopia na discussão sobre o ciberespaço. Não se trata de uma genealogia nem da definição de conceitos, mas de uma reflexão sobre a limitação da linguagem na explicitação de ideologias (mal)dissimuladas. Como pano de fundo, aparece o exame do lugar da tecnologia no mundo (real) contemporâneo.

volta

 

NETNOGRAFIAS NAS REDES DIGITAIS

Simone de Andrade Pereira

Instituição: UFF

RESUMO - Discussão sobre o método etnográfico para abordagem de aspectos da comunicação mediada por computador. Partindo da noção de sociedade em rede, o trabalho divide-se em duas seções. Na primeira são abordados alguns exemplos da perspectiva generalista, que aborda as potencialidades desta modalidade comunicacional; e na segunda, discute-se a contribuição da etnografia enquanto aproximação microscópica da sociedade em rede, rumo a netnografias nas redes digitais, a partir das práticas da pesquisa em desenvolvimento pela autora.

volta

 

PARALELOS CONVERGENTES: NOVOS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Cláudio Cardoso

Instituição: UFBA

RESUMO - O recente quadro dos principais investimentos corporativos em tecnologia de informação revela uma forte convergência desta com a comunicação organizacional. O presente artigo pretende demonstrar que essa convergência é resultado de um longo processo histórico de transformações em ambos os domínios que realizaram, cada um a seu modo, movimentos sucessivos de descentralização, distribuição e de formação de redes cooperativas. Esse quadro evolutivo produziu um cenário onde convivem simultaneamente modelos comunicacionais massivos, comunitários, interativos e seletivos, nos quais busca-se privilegiar o diálogo com clientes e usuários finais. Ao lado disso, as atuais necessidades da matriz organizacional em rede tem gerado uma expressiva demandada por soluções corporativas orientadas a integração e ao relacionamento, cuja característica comum reside na convergência entre comunicação e tecnologia de informação.

Palavras-chave: Comunicação; Tecnologia; Informação.

volta

 

UM CASO BEM-SUCEDIDO DE E-COMMERCE NO BRASIL: O PÃO DE AÇÚCAR DELIVERY

Fátima Jacob de Aragão

Instituição: ECA

SEM RESUMO

volta

 

EMPRESAS E PROCESSOS CULTURAIS DE INTERAÇÃO: A WEB COMO ESPAÇO POTENCIAL DE INTERAÇÃO ENTRE CULTURAS E PROCESSOS DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

Geraldo Nunes

Instituição: ECO

SEM RESUMO

volta

 

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS MUTAÇÕES DO TRABALHO: O TELETRABALHO

Greicy Mara França Queiroz

Instituição: UFMS

RESUMO - Neste trabalho buscamos descrever a influência das tecnologias da informação e comunicação nas mutações do trabalho dando ênfase ao teletrabalho que através da internet, alterou profundamente as formas de trabalhar na comunicação. Quando nos referimos a tecnologia da informação estamos abordando tanto o aspecto tecnológico como o organizacional onde, o aspecto tecnológico refere-se aos processos de unificação das funções e do mercado de produtos já existentes de informática e de comunicação e essas tecnologias de tratamento da informação impõe e facilitam alguns tipos de trabalho, como é o caso do teletrabalho, o que tem contribuído para gerar novos modos de exercer algumas profissões. Simultaneamente vária questões se levantam. Quais as vantagens e desvantagens? Será que vem a reduzir o desemprego?

Palavras-chave: Teletrabalho/Mutação no trabalho/Tecnologias da Informação e da Comunicação(NTIC)

volta

 

CENÁRIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PELA INTERNET. SERÁ QUE AGORA ESTAMOS INDO NO CAMINHO CERTO?

Jackeline Spinola de Freitas

Instituição: UFBA

RESUMO - Passado o período em que muita especulação financeira foi feita em relação às iniciativas de comércio eletrônico pela Internet, por empresas e investidores, temos acompanhado uma fase em que muitas empresas estão reavaliando suas estratégias ou encerrando suas atividades na rede por conta dos prejuízos acumulados. Estes prejuízos, causados por desconhecimento ou desconsideração de algumas especificidades dos negócios eletrônicos, têm levado as empresas a um comportamento muito mais cauteloso com relação a este tipo de investimento, sugerindo-nos então que podemos estar finalmente passando para uma fase mais amadurecida e possivelmente mais produtiva do comércio eletrônico.

Palavras-chave: Especulação financeira, Comércio eletrônico, Equilíbrio econômico.

volta

 

A REVOLUÇÃO DA PRECISÃO: CONSEQÜÊNCIAS ESTRATÉGICAS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Pierre Fayard

Instituição: Poitiers

RESUMO - O presente artigo trata do impacto causado pelo uso das Novas Tecnologias de Comunicação e informação na estratégia e nas suas formas de aplicação na área de Comunicação e Informação. A direção da reflexão aponta para as maneiras de pensar a estratégia de forma pertinente visando a otimização do atual momento no qual a convergência tecnológica se apresenta sob a forma de um coquetel digital. Tal coquetel gera uma lógica global de serviços e fluxos, no qual o tempo e o espaço adquirem novas dimensões. Aliado a estes aspectos , a disponibilidade crescente e o poder dos meios ligados aos seus conceitos de uso, redimensiona os fins aos quais eles servem inicialmente.

volta

 

O CONCEITO DE VIRTUALIZAÇÃO DE PIERRE LÉVY E SUA APLICAÇÃO NA HIPERMÍDIA

Francisco José Paoliello Pimenta

Instituição: UFJF

RESUMO - O conceito de virtualização criado por Pierre Lévy tem sido amplamente utilizado em análises das transformações semióticas causadas pelo ciberespaço e pela hipermídia. Contudo, a partir da consideração de que a linguagem hipermídia se constitui, caracteristicamente, de aspectos multicódigos, pretende-se questionar se a fundamentação de Lévy, sustentada em teorias vinculadas à linguagem verbal, entre elas as vertentes textualista e desconstrucionista, seria a mais adequada. Argumenta-se, assim, sobre a necessidade de se buscar uma base de compreensão dos novos processos de linguagem que seja capaz de lidar não só com tais processos cognitivos, mas também com qualidades e índices externos à mente humana, que naturalmente fazem parte de todo processo semiótico, e que, agora, ganham novos meios de serem incluídos nas representações por força destes processos sígnicos multicódigos.

Palavras-chave: Hipermídia; Semiótica; Teoria da Comunicação

volta

 

DO NAPSTER E GNUTELLA AO PROJETO FREENET: O DESENVOLVIMENTO COOPERATIVO DE SOFTWARE COMO EXEMPLO DE NOVAS RELAÇÕES COM AS FERRA-MENTAS SEMIÓTICAS TRAZIDAS PELO AMBIENTE COMPUTACIONAL

André Vicente

Instituição: UFF

SEM RESUMO

volta

 

AGENTES CRIATIVOS: DESENVOLVEDORES WEB ENQUANTO PROMOTORES DA CIBERCULTURA

Carla Schwingel

Instituição: UFBA

RESUMO - Partindo do pressuposto de que a cibercultura é uma cultura técnica por excelência, o artigo pretende analisar os web desenvolvedores enquanto agentes de uma tecnocultura, sob o conceito de Gilbert Simondon. Compreendidos como equipes de criação multidisciplinares que ajudam a constituir o ciberespaço, tais agentes estariam sob as alterações perceptivas da cibercultura, tendo a constituição do pensamento filosófico e do pensamento estético como ferramentas teóricas para perceberem o pensamento mítico que facilmente é associado às tecnologias das redes telemáticas. Por fim, apresenta um mundo em processo que evidencia a diferença entre inovação e criação, buscando integrar os conceitos de Ostrower, McLuhan, Simondon e Castells para o desenvolvedor Internet como um agente criativo.

Palavras-chave: Cibercultura, criação, desenvolvimento web

volta

 

O SIMBOLISMO DA ÁRVORE-MUNDO NO CANDOMBLÉ: CONEXÃO ENTRE O MUNDO DOS DEUSES E O MUNDO DOS HOMENS
Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos
Instituição: ECO

RESUMO - O simbolismo da árvore nos mitos de criação das culturas arcaicas demonstra a idéia de conectividade entre os mundos imanente e transcendente. De alguma forma, proponho traçar um paralelo entre a idéia de mundo sobrenatural na cultura africana, fortemente presente na religiosidade afro-brasileira, e a idéia atual de conexão entre o "mundo presencial", pessoas e o ciberespaço. Nesse sentido, o foco fundamental insere-se no campo religioso, tendo em vista que a discussão passa pelas comunidades de adeptos do Candomblé na Internet. Ao pensar a questão da inserção de uma manifestação religiosa que concebe a inter-relação entre os mundos material e sobrenatural na Internet, é plausível pensar (em acordo com Deleuze) que o mito e a religião já haviam feito homem abandonar a "pre-sença" antes mesmo das redes digitais.

Palavras-chaves: Candomblé / Símbolo / Conectividade

volta

 

COMO A FICÇÃO CIENTÍFICA CONQUISTOU ATUALIDADE

Fátima Cristina Regis M. de Oliveira

Instituição: ECO-UERJ

RESUMO - O desenvolvimento de novas tecnologias, em particular as tecnologias de informação (biotecnologias e tecnologias comunicacionais), tem produzido mudanças profundas e rápidas nas condições de subjetividade e possibilidades de experiência humana. Curiosamente, pesquisadores e artistas que se dedicam à questão convergem para temáticas de ficção científica. A proposta do estudo é tentar compreender como a ficção científica, de gênero literário menor, restrito a fãs, conquistou a vanguarda artística e acadêmica, tornando-se a ficção da atualidade.

Palavras-chave: ficção científica; tecnologias de informação; subjetividade.

volta

 

DETERMINISMO TECNOLÓGICO

Karina Medeiros de Lima

Instituição: UMESP

RESUMO - Este ensaio faz uma reflexão sobre o conceito de determinismo tecnológico, hoje a teoria mais popular sobre a relação entre tecnologia e sociedade. São analisados os pontos de vista dos deterministas tecnológicos mais eminentes, como Marshall McLuhan, Harold Innis, Neil Postman e Jacques Ellul, e sua visão geral de que as tecnologias são consideradas como a causa principal das mudanças na sociedade, e vistas como a condição fundamental de sustentação do padrão da organização social. As idéias sociológicas contrárias ao pensamento determinista – que coloca os fatores humanos e sociais em segundo plano – são também consideradas neste ensaio, possibilitando uma visão mais global sobre o assunto.

Palavras-chave: determinismo tecnológico – sociedade - tecnologia

volta

 

RUMO À IMORTALIDADE E À VIRTUALIDADE: A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA DO HOMEM PÓS-ORGÂNICO

Paula Sibilia

Instituição: UFF

RESUMO - Se todas as sociedades produzem determinados tipos de corpos e subjetividades, quais seriam as características destas construções na sociedade contemporânea? Procurando uma possível resposta, este artigo analisa os atuais processos de hibridização homem-tecnologia pelo viés de uma certa tradição "fáustica" do pensamento ocidental. O "pacto" entre o homem contemporâneo e a tecnociência visa a ultrapassagem das limitações da organicidade, apontando para a construção de um ser híbrido "pós-biológico", misto de corpo humano e artifício técnico. A informática, as telecomunicações e as biotecnologias alimentam o sonho neo-gnóstico da "pós-evolução": através delas, o homem "pós-biológico" almeja se desvincular das restrições espaciais e temporais ligadas à sua materialidade orgânica, para atingir a virtualidade e a imortalidade.

volta

 

REALIDADE VIRTUAL E HIPERMÍDIA: SOMAR OU SUBTRAIR

Suely Fragoso

Instituição: Unisinos

RESUMO - Iniciativas para incorporação de elementos tridimensionais a sistemas hipermídia têm priorizado a criação de cenas virtuais 'realistas' que coadunam princípios da chamada Desktop Virtual Reality em detrimento da espacialidade multidimensional própria da hipermídia. Para além da aparente construção de espaços virtuais mais afinados com as características de um espaço físico ‘real’ que habitamos, essa tendência impõe às mídias digitais uma específica noção de espaço já preponderante nas imagens técnicas analógicas podendo vir a comprometer a própria sobrevivência da hipermídia.

Palavras-chave: Hipermídia - Realidade Virtual - Representações Espaciais

volta

 

INTERFACE, CONEXÃO E LIBERDADE

Adriana Araújo de Souza e Silva

Instituição: ECO

RESUMO - Este trabalho pretende conceitualizar o espaço digital através de uma história das relações entre espaço, pensamento e sentido. Se o ciberespaço inicialmente foi visto como lugar de liberdade do indivíduo, a que espaços anteriormente experimentados e imaginados estava articulada essa projeção de liberdade? A construção do conceito de espaço, desde a Idade Média (com a oposição entre o céu e a Terra), passando pela Idade Clássica (com a perspectiva) e pela Modernidade (com a quarta dimensão), serve como base para o estudo dos limites deste espaço numérico. O objetivo final é apresentar o CiberIDEA 3D, um mundo virtual de multiusuários desenvolvido pelo CiberIDEA (núcleo de pesquisa sobre ciberculturas da ECO / UFRJ). Assim, pretende-se questionar o ambiente tradicional dos MUDs como simulação do espaço físico e mostrar que o modo como o espaço digital é pensado (através da interface) determina também como se dá a presença humana neste novo lugar de sociabilidade.

Palavras-chave: Internet, espaço, interface

volta

 

IMAGEM E TECNOLOGIA: O HOMEM À SUA SEMELHANÇA

Claudia Chaves e Mara Bastos

Instituição: Univercidade

SEM RESUMO

volta

 

ELEMENTOS DE DESIGN E A WEB

Hélia Vannucchi

Instituição: Uniso

RESUMO - Este trabalho aborda elementos que estão sendo adaptados ao uso no ambiente Web e que, nesta transposição acabam apresentando algumas particularidades. No entanto, não tem a intenção de apresentar os elementos de design gráfico já amplamente discutido pela vasta bibliografia existente.

Palavras-chave: Web, design, interface.

volta

 

ASPECTOS DA POESIA DIGITAL

Jorge Luiz Antônio

Instituição: PUC-SP

RESUMO - Este comunicado tem o objetivo de apresentar alguns elementos constitutivos de uma atividade poética que vem sendo explorada nos meios eletrônico-digitais (computador, rede, internet, disquete, cd-rom). Trata-se de um percurso da poesia através dos tempos e dos meios de expressão, por meio de um elenco de quatorze poesias digitais, de diversos países, que permite observar o uso da palavra como evocadora de imagens (literárias e mentais), sua espacialização em meio impresso ou não, a incorporação desses recursos no meio eletrônico-digital (vídeo, holograma, cd-rom, disquete, computador, internet), o que pode ser resumido como o uso poético da palavra que se adequa às mais diferentes técnicas e tecnologias como forma de comunicação poética.

Palavras-chave: Arte, Ciência e Tecnologia - Comunicação Poética - Poesia Digital

volta

 

PRESENÇA DIGITAL

Luciana Ferreira

Instituição: ECO

RESUMO - A percepção do espaço e a convicção do que é estar presente num determinado lugar mudam de acordo com cada período histórico; o texto aborda esta transformação da percepção do espaço na passagem do período clássico (representação) ao moderno (espetáculo) e desse ao contemporâneo (deslocamento dos signos de presença). Essa história é contada sobretudo através de dispositivos de imagem característicos de cada época: a câmara escura como modelo para o período clássico, o panorama imersivo do século XIX como exemplo da percepção moderna e a Internet para dar conta do espaço fragmentado contemporâneo. O texto procura, desse modo, contribuir para a redefinição da noção de presença que ocorre com a implementação e popularização do espaço digital conectado em rede.

Palavras-chave: Internet; presença; história da percepção do espaço.

volta

 

A VIDA COMO ELA É...NA WEB

Ieda Tuchermann

Instituição: ECO

SEM RESUMO

volta

 

CIDADE, HOMOSSEXUALIDADE E MÚSICA ELETRÔNICA: DO ESPAÇO URBANO AO ESPAÇO VIRTUAL

Cláudio M. Duarte e Gisele Nussbaumer

Instituição: UFBA

RESUMO - O texto trata da presença da comunidade gay e da comunidade da música eletrônica no ciberespaço e da importância das experiências das cibercidades no contexto da sociedade urbana contemporânea. Defende a idéia de que, como os projetos de cibercidades não têm criado estruturas abertas à interatividade, à instalação de espaços ciberurbanos para culturas emergentes (a partir delas mesmas), se consolidam novos movimentos de resistência à exclusão social, de regeneração do espaço público, de sociabilidade e de apropriação das novas tecnologias de comunicação.

Palavras-chave: cibercidade, homossexualidade e música eletrônica

volta

 

O ESTRANHAMENTO CULTURAL: A EXPERIÊNCIA CULTURAL E A VIRTUALIDADE

Elizangela Mortari (ECO) e Aline Matos (Univercidade)

RESUMO - A cultura, neste início de século XXI, passa por transformações no se quadro conceitual devido a sua relação com as comunidades digitais e com o indeterminismo do sujeito pós-moderno. A noção de cultura experimenta o estranhamento quando rompe com os modelos tradicionais de organização social e negociação entre os sujeitos actantes. A oferta cultural se amplia quando ocupa um território sem fronteiras, porosos e singular conhecido como 'ambiente virtual'. Confrontando conceitos propostos por Nestor Garcia Canclini, Zigmund Bauman e Pierre Lèvi, provocamos uma nova posição frente ao estranhamento cultural no indeterminismo virtual.

Palavras-chave: Cultura, virtual, estranhamento.

volta

 

COMUNIDADES VIRTUAIS ELETRÔNICAS: CONVERGÊNCIA DA TÉCNICA COM O SOCIAL

José Carlos S. Ribeiro

Instituição: UFBA

RESUMO - Este artigo visa efetuar reflexões sobre a constituição das comunidades virtuais eletrônicas e, em especial, sobre a dinâmica estabelecida a partir da conjunção das variáveis técnicas e sociais presentes no processo. Apresenta também uma breve incursão no histórico de sua formação e a análise de alguns elementos conceituais que constituem sua denominação.

Palavras-chaves: comunidade virtual, dinâmica social, virtual.

volta

 

O UNDERGROUND NA ERA DIGITAL: A MÚSICA NAS TRINCHEIRAS DO CIBERESPAÇO

Messias Guimarães Bandeira

Instituição: UFBA

RESUMO - Sendo a Internet um instrumento equalizador ao oferecer a todos os usuários as mesmas condições para interlocução no ciberespaço, ela parece atenuar a tensão entre o chamado "establishment" e o "underground" — isto é, entre as esferas da cultura tradicional e estabelecida, e aquelas denominadas de "alternativas" — no que diz respeito à organicidade sociocultural. Desta forma, a Rede opera a introdução de novos parâmetros para o redimensionamento das relações dos grupos alternativos com os meios de comunicação, o mercado fonográfico e o público, contribuindo também para uma ruptura no fluxo da informação de caráter unilateral daqueles meios.

volta

 

LINGUAGEM E EXPRESSÃO NO IRC

Raquel da Cunha Recuero

Instituição: UFRGS

RESUMO - O presente trabalho busca estudar algumas das funções da linguagem alfanumérica no Internet Relay Chat, ou IRC, um protocolo de comunicação muito utilizado na Internet. Estrutura-se através da observação dos canais #Pelotas e #Mundo da rede BrasNet e da análise dos logs durante um período de tres anos.

Palavras- chaves: Linguagem, IRC, Internet Relay Chat, chats, chat.

volta

 

SOCIALIDADE NO CHAT MÔO: NOTAS SOBRE INDIVIDUALISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Vanessa Andrade Pereira

Instituição: UFRGS

RESUMO - Com a intenção de persistir num permanente diálogo entre Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias, este trabalho tem por objetivo apresentar um ambiente de comunicação mediada por computador (o CpdeeMOO) e alguns exemplos das inter-relações de seus usuários, para a partir desses refletir a respeito da temática do individualismo na sociedade contemporânea, apontando a postura metodológica de ida a campo (nos moldes da antropologia) como elementar para esta reflexão.

Palavras Chave: individualismo, chat, socialidade contemporânea

volta

 

SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA

Marcos Silva

Instituição: UERJ

RESUMO - Interatividade é um princípio do mundo digital e da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional baseado na internet, no site, no game, no software. Interatividade significa libertação do constrangimento diante da lógica da transmissão que predominou no século XX. É o modo de comunicação que vem desafiar a mídia de massa - rádio, cinema, imprensa e tv - a buscar a participação do público para se adequar ao movimento das tecnologias interativas. É o modo de comunicação que vem desafiar professores e gestores da educação, igualmente centrados no paradigma da transmissão, a buscar a construção da sala de aula onde a aprendizagem se dá com a participação e cooperação dos alunos. Este texto vem mostrar que interatividade é fundamento da educação presencial e à distância em sintonia com era digital e com a construção da participação cidadã.

volta

 

HIPERTEXTO NO GIPAF

Andréia T. Couto; Alicia Gonçalves

Instituição: D

SEM RESUMO

volta

 

OS JOGOS ELETRÔNICOS DE SIMULAÇÃO E A CRIANÇA

Fernando Luiz Krüger (IC) e Dulce M. Cruz (UFSC)

RESUMO - Este artigo mostra os primeiros resultados da pesquisa que tem como foco a relação entre a criança e uma das mídias eletrônicas de maior fascínio da atualidade: o videogame. Inserindo-se nas pesquisas sobre tecnologia de comunicação, o estudo considera apenas os jogos de simulação para computador. Ele é um meio que permite a interação com a internet, onde as crianças podem trocar experiências com outros jogadores ou fazer download de novos elementos que acrescentam narrativas ou possibilidades ao game. Atualmente, o jogo "The Sims" destaca-se por permitir a simulação da vida, onde o jogador comanda pessoas e constrói casas. Com isso, o computador obtêm uma conotação de brinquedo, surgindo como uma forma de diversão infantil.

Palavras-Chave: Videogame / Criança / The Sims

volta

 

O CASO NAPSTER: DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL EM QUESTÃO

Gisela Castro

Instituição: ECO/UFRJ

RESUMO - Parte integrante de uma pesquisa em andamento sobre música & tecnologia, este artigo analisa o recente fenômeno deflagrado pelo Napster, sistema de permuta de arquivos MP3 que em pouco mais de um ano de funcionamento chegou a reunir perto de 60 milhões de assinantes. Processado pela Associação Americana da Indústria Fonográfica (RIAA) em outubro do ano passado, o Napster tornou-se protagonista de uma intensa batalha judicial envolvendo a regulamentação dos direitos de propriedade intelectual na rede. O presente trabalho historia a criação do Napster, destaca o conceito inovador de file sharing e analisa a polêmica em torno dos direitos autorais e de distribuição de música digital, enfocando algumas de suas múltiplas facetas. O objetivo é contribuir para esta discussão sobre ética no ciberespaço, dentro do campo dos estudos avançados em Comunicação e Cultura

volta

 

ASPECTOS DA LINGUAGEM DO COMPUTADOR E DA INTERNET E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Iara M. Franco

Instituição: PUC-MG

SEM RESUMO

volta

 

NO ESPAÇO DO HIPERTEXTO: A BUSCA DA INFORMAÇÃO E A RECONFIGURAÇÃO DO CONHECIMENTO

Maria Ângela Coelho Mirault

Instituição: UCDB

RESUMO - Informação é o dado em si, disponibilizado pelas fontes e transmitido pelas mais diversas mídias. Conhecimento é a metabolização que se faz dessa informação; o resultado obtido como determinado dado vai reconfigurar-se no contexto de um repertório absolutamente pessoal.Todo conhecimento resulta de um processo de reconfiguração de repertório, anteriormente configurado. O presente trabalho pretende linkar o nódulo que contextuaria a reconfiguração do conceito de espaço-tempo, imposto pelo hipertexto, em analogia com a perspectiva teórica de Prigogine, ao propor que determinadas ocorrências na flecha irreversível do tempo são acontecimentos entrópicos, que podem, tanto significar o fim como originar um novo começo e gerar o fenômeno da bifurcação de caminhos, que se abrem para sempre novas, imprevisíveis e intrincadas possibilidades. O hipertexto remete-nos para a vastidão ilimitada de linguagens informacionais, lançando-nos a trilhar caminhos não previsíveis e, mesmo, irreconciliáveis com o passado. Sua estrutura possibilita o acesso a todo tipo de informação, mas sua transformação em conhecimento e reconfiguração de repertório é opcional e intencional.

Palavras-chave: Hipertexto - imprevisibilidade - comunicação

volta

 

A COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: DIFERENTES FORMAS DE CONTATO E APRENDIZAGEM

Pedro Polesel Filho

SEM RESUMO

volta

 

O UNIVERSO DOS JOGOS ELETRÔNICOS: A EVOLUÇÃO DOS SEUS PERSONAGENS, SUA NARRATIVA E A FASCINAÇÃO INFANTIL

Vanessa Foitte (IC) e Dulce Márcia Cruz (UFSC)

SEM RESUMO

volta

 

ESTRATÉGIAS SOBRE A IMAGEM

Adair C. Peruzzolo

Instituição: UFSM

RESUMO - A fotografia é um modo de organizar relatos. Uma imagem corporal humana, também o é. Todo relato fala um modo de ser humano, das relações entre eles, seus enfrentamentos e suas realizações, seus sonhos e seus interesses. Assim que uma figura humana relacionada a um certo contexto de lugar, tempo, relações sociais, etc, consigna tanto valores de base quanto valores de uso, que excedem o valor informativo da imagem jornalística. Como esta faz parte de uma estratégia de informação, os leitores entram em contato com um volume significativo delas que, pela sua cotidianeidade, tornam-se representações vivas na hora de decidir uma idéia ou uma ação. No intuito de poder fazer a leitura dessas narrativas, constutuem-se algumas categorias conceptuais a partir das propostas teórico-metodológicas de Floch e Semprini.

Palavras-chave: Fotografia - Imagem - Semiótica

volta

 

FOTOGRAFIA DIGITAL E FOTOJORNALISMO

Ivan Luiz Giacomelli

Instituição: UFSC

RESUMO - Este artigo analisa a introdução das câmaras fotográficas digitais em coberturas de eventos fotojornalísticos internacionais e historia a adoção desta nova tecnologia por veículos impressos de tiragem diária no Brasil e no estado de Santa Catarina. Compara e aponta vantagens e desvantagem no uso das câmaras fotográficas digitais no fotojornalismo diário. Aponta a necessidade de reciclagem profissional para os profissionais que irão operar com câmaras fotográficas digitais e conclui que esta tecnologia representa um diferencial competitivo na imprensa diária, razão pela qual ela se tornará irreversível a sua adoção.

Palavras-chave: fotojornalismo, fotografia digital, novas tecnologias

volta

 

A INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Luís Monteiro

Instituição: PUC-Rio

RESUMO - O surgimento da internet e da World Wide Web trouxe novos elementos para o cenário dos meios de comunicação, gerando possibilidades nunca antes imaginadas no sentido da democratização da informação. Ao mesmo tempo, as exigências para a sua utilização e a pouca abrangência desse novo meio de comunicação geram um novo problema: a exclusão digital.

Palavras-chave: Internet, exclusão digital, comunicação

volta

 

O IMPACTO DOS VEÍCULOS ON-LINE NA CONSCIÊNCIA COLETIVA DOS ALIENS: UM ESTUDO EM DOIS MOMENTOS

Luiza Cruz

Instituição: UVA

RESUMO - O final do século XX foi, em termos de novas tecnologias, uma época de mudanças. Este processo se deu principalmente na Europa a partir de meados dos anos 80 com relação à televisão e, quanto à internet, o turning point se deu a partir da segunda metade da década de 90 com a Internet comercial. O trabalho enfoca a Internet e tem, como objeto de estudo, as possibilidades de acesso às informações dadas pelo aparecimento dos jornais on line e dos mega portais de informação, aos brasileiros no exterior. O estudo se restringe a estudantes em nível de pós-graduação por serem considerados aqueles com maior acesso à Internet nos dois momentos deste estudo. Este texto pretende fazer um contraponto ao preceito de que as novas tecnologias alienam e podem ser um fator de exclusão. A pesquisa se concentrou nos períodos de 1990 a 1993 e de 1998 a 2000.

volta

 

A IMATERIALIDADE HIPERMÍDIA
Mirela Hoeltz
Instituição: Uniscs

RESUMO - Atualmente, encontramos ferramentas que nos possibilitam o emprego de práticas desenvolvidas por designers consagrados. Ao mesmo tempo, visualizamos experiências que nos apresentam combinações de linguagens. Este movimento antagônico faz parte da história do design. Enquanto alguns designers buscam no passado 'fórmulas' e aplicam no desenvolvimento de produtos, outros procuram corromper práticas consolidadas em função de uma nova linguagem que emerge. As modificações técnicas ocorridas nas últimas duas décadas fizeram com que as certezas a respeito do que é e no que vai se transformar a prática do design viessem a habitar um vasto território imaterial.

Palavras-chave: design gráfico, hipermídia, remidiação

volta