3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 14 - Ficção Seriada

Coordenadora:
Profa. Dra. Maria de Lourdes Motter - lumotter@ig.com.br

 

A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA TV OU A "NAMORADINHA" QUE VIROU "MULHER"
Lindinalva Silva Oliveira Rubim
Instituição: UFBA

RESUMO - A partir dos anos 60, no mundo, e dos anos 70, no Brasil, a situação social da mulher experimentou significativas mutações. Tais mudanças realizam-se simultaneamente à instalação no país de uma potente indústria de comunicação, onde a televisão se destaca de forma mais expressiva. A mídia televisiva e a cultura midiatizada produzida por ela adquiriram, nesses anos, um lugar significativo como instituição produtora de sentidos que afetam todos os campos sociais no país. A representação social da situação da mulher não poderia deixar de ser perpassada por este poderoso dispositivo discursivo de produção de sentidos e imaginários societários. Daí a questão central da investigação que ora realizamos: como a televisão brasileira tem representado a mulher? Para responder tal questão, a pesquisa selecionou alguns programas televisivos que tiveram a mulher como temática central, foram protagonizados por personagens femininos e obtiveram considerável repercussão sócio-cultural no Brasil. Um destes programas, o seriado "Mulher", exibido pela Rede Globo de Televisão de 02 de abril de 1998 a 07 de novembro de 1999, retrata os problemas cotidianos de uma clínica médica especializada em problemas femininos, vivenciados particularmente pelas doutoras Martha (Eva Wilma) e Cris (Patrícia Pillar), as personagens centrais. O texto a ser apresentado volta-se portanto para a análise da representação social da mulher neste seriado, situando-se como um dos produtos da pesquisa FAZENDO GÊNERO – A MULHER NA TELEVISÃO BRASILEIRA.

Palavras-chave: Televisão – Mulher – Cultura.

volta

 

MULHER EM PEDAÇOS: SERIADO COMO GÊNERO TELEVISIVO
Márcia Coelho Flausino
Instituição: UnB

RESUMO - Neste artigo, estamos discutindo a construção de discursos sobre o feminino num programa televisivo, a partir de fragmentos selecionados do primeiro episódio do seriado Mulher, da Rede Globo de Televisão, consumido como mercadoria, um produto cultural que teve como tema a problemática feminina. Esta problemática é brevemente discutida à luz dos referenciais teóricos da Análise do Discurso, da Indústria Cultural e das representações sociais. O eixo principal de toda a nossa discussão são as construções do feminino a partir de determinadas estratégias e mecanismos discursivos, que projetam imagens, constituindo suportes para a realização e a vivência da audiência.

Palavras-chaves: seriado, representações, feminino.

volta

 

ÊXTASE DA JUVENTUDE E ESTESIA DA TELEVISÃO: "CIRANDA CIRANDINHA", "ARMAÇÃO ILIMITADA" E "MALHAÇ@O"
Cláudio Cardoso Paiva
Instituição: UFPB

RESUMO - Neste texto recorremos à ficção televisiva seriada, na medida em que esta nos permite explorar as formas de interação, que definem o hibridismo cultural brasileiro. Predispomo-nos a contemplar três estágios da experiência cultural, colocando a televisão em perspectiva; para isso, elegemos então, os programas "Ciranda Cirandinha" (exibido pela Rede Globo, nos anos 70), "Armação Ilimitada" (anos 80) e "Malhação" (anos 90).

Palavras-Chave: Cotidiano, Televisão, Mídia

volta

 

TELENOVELAS E PUBLICIDADE: O RITUAL DE VER TV E ALGUNS ASPECTOS NA RELAÇÃO FICÇÃO/REALIDADE
Eneus Trindade
Instituições: UNIMEP e ECA/USP

RESUMO - Este trabalho faz uma reflexão sobre o momento que os indivíduos destinam para assistir a telenovela, cuja transmissão se dá de modo intercalado, em partes, exibindo também blocos de intervalos comercias de 3min. O momento de assistir telenovela é, ao nosso ver, entendido como um ritual. Nesse sentido, procura-se discutir os sentidos ligado a esse aspecto cotidiano, levantando-se características desse rito, por meio de uma abordagem teórica que combina história, estética e semiótica, procurando salientar que a fruição estética com os objetos culturais (telenovela e publicidade), por parte dos telespectadores, permitem detectar algumas inter-relações da ficção com a realidade.

Palavras-chave: cotidiano; telenovela; publicidade

volta

 

UMA MEMÓRIA DA HISTÓRIA NACIONAL RECENTE: AS MINISSÉRIES NA REDE GLOBO
Mônica Almeida Kornis
Instituição: CPDOC/FGV

RESUMO - O objetivo do presente trabalho é examinar como a história brasileira da segunda metade do século XX foi recuperada pelas minisséries que integram as chamadas "Séries Brasileiras" da Rede Globo, partindo do pressuposto de que a emissora é um poderoso agente de construção de identidade nacional e que essas produções refletem um olhar do período da redemocratização do país inaugurado em 1985 sob a égide da "Nova República", após 21 anos de regime militar. Para o exame dessas questões, pretende-se conjugar a análise da construção da narrativa ficcional com o contexto histórico e social gerador de um conjunto de seis minisséries: Anos Dourados, Anos Rebeldes, Agosto, Incidente em Antares, Decadência e Hilda Furacão.

Palavras-chave: Minisséries. História do Brasil. Melodrama.

volta

 

GÊNERO FICCIONAL TELEVISIVO : INSTÂNCIA MEDIADORA DA COMUNICAÇÃO MASSIVA.
Maria Ataide Malcher
Instituição: Faculdades Integradas Rio Branco

RESUMO - A telenovela como produto dos meios de comunicação de massa é considerada neste artigo um dos formatos do gênero ficcional televisivo que se legitima como objeto de estudo, estabelecendo-se como um dos relevantes produtos da cultura e do campo de pesquisa da Ficção Televisiva. Pretende-se apresentar a telenovela como terreno fértil para combinações das variadas modalidades dos gêneros ficcionais, oferece-se pois para diferentes utilizações na produção televisiva o que permite considerá-los instância de mediação entre produtores, consumidores, formato, forma de leitura e de uso.

Palavras-chave: Telenovela, Gênero Ficcional, Comunicação Massiva, Ficção Televisiva.

volta

 

CARAS E FALAS NA ARENA DA PALAVRA: O UNIVERSO DA FICÇÃO E DA REALIDADE TELEVISIVA TRADUZIDO NA MÍDIA IMPRESSA.
Márcia Perecin Tondato (ECA/USP); Maria Marta Jacob (Universidade Metodista de São Paulo)

RESUMO - O objetivo deste trabalho é analisar o discurso de algumas seções das revistas Contigo e TV Brasil a partir de uma abordagem teórica da construção de sentidos, considerando os indivíduos-sujeitos no universo televisivo representado na mídia impressa. Através de uma aproximação metodológica que contempla a questão qualitativa, procuramos verificar a temática geral do veículo e como os assuntos específicos são tratados, centralizando nossa atenção naqueles em que há cruzamento do mundo real com o mundo ficcional.

Palavras-chaves: televisão, ficção, realidade.

volta

 

O GÊNERO DETETIVESCO NA TELENEOVELA - QUEM MATOU ...!
José Claudino Bernardino
Instituição: ECA/USP

RESUMO - O público, em geral, espera que determinado personagem seja culpado, até descobrir, no final, que não é ele e sim outro. Ou seja, vamos desvendar qual é o processo de escolha do criminoso no desenvolvimento da trama. Quando todas as evidências indicam claramente para uma personagem, o autor, nos penúltimos ou no último capítulo, monta uma nova argumentação, às vezes mirabolante, colocando um outro personagem, que nunca despertara a atenção do telespectador, como assassino. Em suma, as razões de o autor escolher tal personagem para ser o assassino é o tema central deste trabalho.

Palavras chaves: matou, suspense, detetive

volta

 

TEMÁTICAS SOCIAIS EM TELENOVELAS E CULTURA POPULAR: UMA QUESTÃO DE NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS
Rui Coelho Barros Jr.
Instituição: UFMS

RESUMO - Este Estudo, resultado de Tese de Doutorado defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em fevereiro de 2001, focaliza, na primeira parte, os discursos voltados às temáticas sociais presentes nas telenovelas brasileiras veiculadas pela mídia especializada entre 1988 e 1998. A segunda parte possui como eixo central a indagação (objetivo): como a telenovela se apresenta diante do universo da cultura popular, de forma a permitir a renegociação a reelaboração de significação dos conteúdos dos seus discursos por esse segmento específico da cultura. O presente estudo busca reapreciar o afeto e a emoção a partir da recepção de temas sociais. Por vezes polêmicos, presentes nas telenovelas contemporâneas e que geram grandes debates num nível ampliado da sociedade.

Palavras- Chaves: Cultura Popular, Temáticas Sociais, Negociação de sentidos

volta

 

GLOBALIZAÇÃO CULTURAL E O FLUXO INTERNACIONAL DA FICÇÃO TELEVISIVA SERIADA: O CASO DA TELENOVELA BRASILEIRA
Anamaria Fadul
Instituição: Universidade Metodista de São Paulo

RESUMO - Com a aceleração do processo de globalização na década de 90, resultante da integração cada vez maior da economia internacional e das novas tecnologias de comunicação, constata-se a intensificação do fluxo internacional da ficção televisiva seriada, ao mesmo tempo que uma demanda crescente por ficção nacional. O texto examina como no Brasil a ampliação da oferta da ficção seriada internacional, surgida com o advento da TV por Assinatura (Cabo, MMDS e Satélite), é concomitante com a demanda pela ficção seriada nacional. Nesse sentido, o conceito de globalização é insuficiente para dar conta desse processo que poderia ser melhor compreendido através do conceito de globalização.

Palavras Chaves: Globalização; Fluxo Internacional de Comunicação; Ficção Televisiva Seriada;

volta

 

O GANCHO: DA MÍDIA IMPRESSA ÀS MÍDIAS ELETRÔNICAS
Maria Cristina Castilho Costa
Instituição: ECA/USP

RESUMO - O presente trabalho aborda o gancho, recurso narrativo que teve sua origem na literatura oral, com os contadores de história, e que foi aproveitado pela indústria cultural, em especial pela televisão. Aborda o desenvolvimento dessa estratégia que visa cativar o público e sua inserção, hoje, nas novas mídias digitais.

Palavras-Chave: gancho, telenovela, internet

OBS: SERÁ DIVULGADO APENAS O RESUMO

volta

 

DO ROTEIRO À PRODUÇÃO DE UM CAPÍTULO: A QUESTÃO DA AUTORIA EM TELENOVELAS ESTUDO DE CASO DE TERRA NOSTRA
Vanderlei Postigo
Instituição: Universidade Metodista de São Paulo

RESUMO - Este estudo teve como objetivo investigar a questão da autoria na telenovela brasileira e o seu processo de produção desde o roteiro, tendo o papel como suporte à linguagem verbal escrita feita por um roteirista, passando por uma equipe de profissionais capazes de transformar este roteiro em áudio e imagem. Para justificar a possibilidade de uma autoria coletiva neste tipo de produto de massa, optou-se pelo estudo de caso do primeiro capítulo da telenovela Terra Nostra, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim. Alguns aspectos diferenciais encontrados na análise permitem afirmar que a produção pouco interfere na ação dramática da história, responsabilidade do autor, mas acrescenta ou elimina elementos que dão à equipe de trabalho créditos autorais à telenovela.

Palavras – Chaves: Televisão, ficção televisiva, autor

volta

 

TERRA NOSTRA NA ITÁLIA
Irene Gentilli
Instituição: ECA/USP

RESUMO - Este trabalho busca sugerir questões para a compreensão do sucesso da telenovela Terra Nostra na Itália, considerando a reedição realizada pela Retequattro, emissora privada que adquiriu os direitos de exibição. A obra criou uma rede dialógica entre dois países em uma interdiscursividade polifônica que ressoou no presente italiano, o seu passado, prenunciando um futuro passado: o fazer a América.

Palavras-Chave: Telenovela Brasileira, Itália, Terra Nostra, Recepção, Audiência

volta

 

TELENOVELAS BRASILEIRAS: BALANÇOS E PERSPECTIVAS
Silvia Helena Simões Borelli
Instituição: PUC/SP

RESUMO - O objetivo é refletir sobre o papel da telenovela e suas relações com a produção cultural contemporânea e com o campo da reflexão acadêmica. A telenovela apresenta-se como um dos principais produtos da televisão brasileira e esta, por sua vez, como um dos mais significativos meios de comunicação, fundamental na consolidação do projeto de modernização no Brasil. Além de produto da indústria cultural, a telenovela – ficção seriada, território de ficcionalidade – constitui-se em importante elemento de mediação entre produtores e cotidiano dos receptores.

Palavras-Chave: Telenovela, produção televisual, territórios de ficcionalidade.

OBS: SERÁ DIVULGADO APENAS DO RESUMO

volta

 

FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO DO COTIDIANO
Adayr Mrosginski Tesche

SEM RESUMO

volta

 

O CRAVO E A ROSA: UMA TENTATIVA DE ESTUDAR A ESTILIZAÇÃO PARÓDICA
Marly Camargo Vidal; Jane A. Marques

SEM RESUMO

volta

 

IDENTIDADE E NOSTALGIA NA TEMATIZAÇÃO DE UM PASSADO HISTÓRICO EM TERRA NOSTRA.
Ana Sílvia Lopes Davi Médola
Instituição: UNESP/Bauru

RESUMO - Na telenovela, verificamos que a disseminação dos temas é freqüentemente textualizada de duas maneiras: a manifestação de temáticas ocorre por meio de uma formulação sêmica isolada e pontual, ou pela recorrência de traços semânticos que tornam o discurso coerente, ou seja, os traços que forjam as isotopias temáticas que garantem a homogeneidade do texto. Em Terra Nostra uma dessas isotopias é a discursivização de um passado histórico como catalisador temático. Não se trata apenas de projetar um tempo passado em função de imposições características de uma novela de época, mas sim reforçar as formulações abstratas dos valores fundamentais que sustentam a narrativa, enfatizando o resgate de aspectos da formação histórica do povo brasileiro capazes de levar o enunciatário a reconhecer e a se identificar com as experiências representadas na novela.

Palavras-chave: Televisão - telenovela - semiótica.

volta

 

TEORIA DA NARRATIVA, REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E TELENOVELA
Claúdia Rejane Carmo
Instituição: UFRGS

RESUMO - O texto defende a pertinência da utilização de conceitos da teoria da narrativa como instrumental teórico no estudo das representações do feminino na telenovela brasileira. Na da análise da personagem Maria Regina, da novela Suave Veneno, de Aguinaldo Silva, buscamos aplicar a sintaxe narrativa na descrição da trama fictícia e da configuração da personagem, de modo a identificarmos a relação mantida entre representações do feminino, política de gênero e telenovela. A trajetória de Maria Regina, na novela, revela a tentativa de transição, da personagem feminina, da condição de anti-sujeito para a condição de sujeito na narrativa ficcional, bem como o desfecho punitivo destinado à figura feminina que rompe com o estatuto de segundo sexo, de objeto no transcurso narrativo.

Palavras-chave: Teoria da narrativa, representações do feminino, telenovela

volta