PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

   TRABALHOS POR EVENTO


NP Comunicação e Cultura Urbanas
[Voltar]


 1753-1 - A CIDADE NA CRÔNICA DE ALVARO MOREYRA
Joelle Rachel Rouchou (Fundação casa de Rui Barbosa)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cidade, crônica, jornalismo, história
[Resumo]   [Trabalho]


 1670-1 - A CORPOREIDADE NO CONTEXTO MIDIÁTICO COMO ELEMENTO DOS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DE JOVENS
Thiago Tavares das Neves (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Josimey Costa da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  corpo, mídia, subjetividade, jovens
[Resumo]   [Trabalho]


 1619-1 - A IDENTIDADE CULTURAL LOCAL: ANCORAGEM PARA O CONSUMO MASSIVO DA LINGUAGEM DA XILOGRAVURA
Meiriedna Queiroz Mota (Universidade Federal de Pernambuco)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  consumo, xilogravura, identidade, hibridização
[Resumo]   [Trabalho]


 465-1 - A INTERVENÇÃO PERFORMÁTICA NA PRODUÇÃO DE NOVAS DINÂMICAS URBANAS.
Fernanda de Oliveira Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Performance, Intervenção, Recepção, Dinâmicas urbanas
[Resumo]   [Trabalho]


 1012-1 - A SOCIALIDADE NAS RUAS DA FAVELA DA MANGUEIRA: CARTOGRAFIA DO ACASO
Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); João Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, Socialidade, Agir Urbano, Favela, Rua
[Resumo]   [Trabalho]


 1823-1 - APONTAMENTOS PARA UMA APROXIMAÇÃO CRÍTICA DO UNIVERSO DO FORRÓ POP
Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa (Universidade de Fortaleza)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  música, identidade, forró, pop, jovem
[Resumo]   [Trabalho]


 2156-1 - APRENDENDO COM AS DIFICULDADES: REFLEXÕES SOBRE UMA ETNOGRAFIA VIRTUAL COM OS FÃS DE UM CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA.
Bruno Roberto Campanella (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Big Brother Brasil, etnografia, contratempos, internet, multiplataforma
[Resumo]   [Trabalho]


 1664-1 - COMUNICAÇÃO EM REDE E NOVOS AGENTES SOCIALIZADORES: RECEPÇÃO E PRÁTICAS CULTURAIS NO CONSUMO DE INTERNET EM LAN-HOUSES
Cláudia Maria Moraes Bredarioli (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Internet, recepção, jovens, lan-houses
[Resumo]   [Trabalho]


 199-1 - COMUNICAÇÃO VISUAL URBANA: UMA LEITURA DA MÍDIA MURAL EM SOROCABA
Míriam Cristina Carlos Silva (Universidade de Sorocaba)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  mídia mural, comunicação visual urbana, publicidade e propaganda
[Resumo]   [Trabalho]


 1899-1 - CONTRADIÇÕES DO FUNK CARIOCA: ENTRE A CANÇÃO POPULAR MASSIVA E A SEDUÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA.
Pablo Cezar Laignier de Souza (Universidade Estácio de SáI)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Funk Carioca, Canção Popular Massiva, Contra-Hegemonia, Alteridade
[Resumo]   [Trabalho]


 1212-1 - CULTURA MIDIÁTICA: ESTIGMAS SOCIAIS EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
Rosana de Lima Soares (Universidade de São Paulo)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cultura midiática, estigmas sociais, narrativas audiovisuais, telejornais, culturas urbanas
[Resumo]   [Trabalho]


 958-1 - CULTURAS DO CONSUMO E CULTURAS JUVENIS NO BRASIL: MARCOS HISTÓRICOS E ÊNFASES NARRATIVAS NAS DÉCADAS DE 60 E70
Rosamaria Luiza de Melo Rocha (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Daniel Bittencourt Portugal (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  juventude, consumo, comunicação, mídia, cultura
[Resumo]   [Trabalho]


 585-1 - DANÇA NA RUA: ARTE COMO REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CIDADE
Denise da Costa Oliveira Siqueira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  comunicação e culturas urbanas, corpo, dança contemporânea, metrópoles, hibridismo cultural
[Resumo]   [Trabalho]


 1033-1 - DIÁLOGOS PÚBLICOS NO CENTRO DE BELO HORIZONTE: OS PROCESSOS COMUNICATIVOS E A DIVERSIDADE DE TEMPOS, ESPAÇOS E PRÁTICAS CULTURAIS
Milene Migliano Gonzaga (Universidade Federal de Minas Gerais)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação urbana, modos de operar, movimentos de territorializaçã, experiência
[Resumo]   [Trabalho]


 1908-1 - EM RITMO DE  PRA GOD : USOS, RESSIGNIFICAÇÕES E APROPRIAÇÕES DA CULTURA CONTEMPORÂNEA NA MÚSICA JOVEM CATÓLICA
Adilson Rodrigues da Nã³brega (Faculdade Integrada do Ceará)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Culturas juvenis, cultura de massa, religião, Renovação Carismática Católica, música
[Resumo]   [Trabalho]


 1574-1 - EXPERIÊNCIAS DE ESPECTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E OCUPAÇÃO URBANA: A PRÁTICA DE SOCIABILIDADE NO CASO DOS CINEMAS DA TIJUCA
Talitha Gomes Ferraz (Escola de Comunicação da UFRJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Espaço urbano, Sociabilidade, Espectação cinematográfica, Salas de cinema, Tijuca
[Resumo]   [Trabalho]


 1579-1 - LIXO É COISA DE HOMEM? AS QUESTÕES DE GÊNERO NA SUBCULTURA CINEMATOGRÁFICA DO TRASH
Mayka Juliana Castellano Reis (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  trash, gênero, subcultura cinematográfica
[Resumo]   [Trabalho]


 1382-1 - MIDIA E MEMÓRIAS: EXPLORAÇÕES SOBRE A CONFIGURAÇÃO DOS PALIMPSESTOS DE MEMÓRIA ÉTNICA ITALIANA NA RECEPÇÃO
Jiani Adriana Bonin (UNISINOS)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Midiatização da memória, memória étnica, recepção, italianos
[Resumo]   [Trabalho]


 208-1 - MUITO ALÉM DA  CASA PORTUGUESA : UMA ANÁLISE DOS INTERCÂMBIOS MUSICAIS POPULARES MASSIVOS ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Tiago José Lemos Monteiro (Universidade Federal Fluminense)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Relações Brasil-Portugal, Música popular massiva, Consumo cultural
[Resumo]   [Trabalho]


 913-1 - MÚSICA ELETRÔNICA COMO EXPRESSÃO MUSICAL: ENTRE A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO
Marcelo Garson Braule Pinto (Universidade Federal Fluminense)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  música eletrônica, distinção, autonomia
[Resumo]   [Trabalho]


 502-1 - NARRATIVAS TELEVISIVAS: A QUESTÃO JUVENTUDE E REBELDIA
Marina Caminha (Universidade Federal Fluminense)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Televisão, Juventude, Narrativa
[Resumo]   [Trabalho]


 179-1 - NOVAS DINÂMICAS DO ESPAÇO PÚBLICO: CONSUMO CULTURAL, MÍDIA E MERCADO SOBEM AO PALCO DA PRAIA DE COPACABANA
Sofia Cavalcanti Zanforlin (universidade federal do rio de janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  espaço público, mídia, mercado, consumo cultural, copacaban
[Resumo]   [Trabalho]


 534-1 - O AMBULANTE, O HOMEM-SANDUÍCHE, O FLÂNEUR E O VESTIR: DA CIRCULAÇÃO DE SUJEITOS E CAMISETAS ESTAMPADAS NAS RUAS
Márlon Uliana Calza (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, camiseta estampada, personas públicas, ruas
[Resumo]   [Trabalho]


 245-1 - O KITSCH ESTÁ CULT
Christina Maria Pedrazza Sêga (Universidade de Brasília)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  arte, cultura, kitsch, mídia, consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 2118-1 - O QUE É FEMININA?: FAMA, CONSUMO E IDENTIDADE NAS REVISTAS PARA ADOLESCENTES
Vanessa Patricia Monteiro Campos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Fama, Identidade, Revista para adolescentes, Consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 714-1 - O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO, O RIO DE JANEIRO CONTINUA SENDO O GRANDE PALCO BRASILEIRO DE MEGAEVENTOS
Vania Oliveira Fortuna (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Rio de Janeiro, megaeventos, comunicação, sociabilidade
[Resumo]   [Trabalho]


 2172-1 - OS AMORAIS: REPRESENTAÇÕES DO  JOVEM DELINQÜENTE DE CLASSE MÉDIA NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO
João Batista de Macedo Freire Filho (Universidade Federal do Rio de Janeiro); Carla Marques Pimenta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  juventude, representação, cinema brasileiro, violência, cultura do medo
[Resumo]   [Trabalho]


 1981-1 - PAISAGENS SONORAS DO COMÉRCIO POPULAR: UMA PERSPECTIVA PARA OS ESTUDOS DO SOM NOS ESPAÇOS URBANOS
Pedro Silva Marra (Centro de Convergência de Novas Mídias - UFMG)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comércio Popular, Escuta, Paisagens Sonoras, Pregões, Ritornelo
[Resumo]   [Trabalho]


 644-1 - PRAÇA PORTUGAL ENTRE O MATERIAL E O VIRTUAL: ESPAÇOS PARA VIVÊNCIAS POLÍTICAS
Ana Cesaltina Barbosa Marques (Universidade Federal do Ceará)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  culturas juvenis, ciberespaço, comunidades virtuais, política
[Resumo]   [Trabalho]


 468-1 - PROJETO E IDENTIDADE NA PRODUÇÃO MUSICAL DO CONGOPOP
Adriana Bravin (Associaçao Educacional de Vitoria)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  música, identidade, tradução cultural, cultura midiática, congopop
[Resumo]   [Trabalho]


 168-1 - REPRESENTAÇÕES DE CLASSE NAS EXPRESSÕES DO TECNOBREGA
Lydia Gomes de Barros (Universidade Federal de Pernambuco)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Tecnobrega, classe social, hierarquias de gosto
[Resumo]   [Trabalho]


 257-1 - SENTIR-SE EM CASA: MEDIA, GLOBALIZAÇÃO E REGIONALISMO
Isabel Maria Ferin Cunha (Universidade de Coimbra)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Consumos dos Media, Globalização, Cosmopolitismo, Regionalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 1097-1 - TELEVISÃO, MEDIAÇÕES E SOCIABILIDADE EM REDE: NOVOS CENÁRIOS E PRÁTICAS DE CONSUMO
Larissa Leda Fonseca Rocha (Universidade Federal do Maranhão)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  televisão, mediações, sociabilidade em rede, audiência
[Resumo]   [Trabalho]


 1426-1 - TRILOGIA URBANIDAD  UMA PROPOSTA DE ESTUDO DA MÍDIA E DA CIDADE
Celina do Rocio Paz Alvetti (PUCPR); Rosita Cordeiro de Loyola Hummell (PUCPR)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cidade, urbanidade, midia, convergência, artes
[Resumo]   [Trabalho]


 450-1 - TV, VIDA URBANA E COTIDIANO: A ETNOMETODOLOGIA APLICADA À ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO TELEJORNALISMO LOCAL
Rostand de Albuquerque Melo (Universidade Federal da Paraíba)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Imaginário Urbano, Telejornalismo, Representações Sociais
[Resumo]   [Trabalho]


 1343-1 - UM CONTO DE TRÊS CIDADES. SENSIBILIDADES MUSICAIS URBANAS
Angela Freire Prysthon (Universidade Federal de Pernambuco)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  sensibilidades culturais, música popular, cultura urbana, paisagens sonoras, cultura pop
[Resumo]   [Trabalho]


 812-1 - UPGRADE DO MACACO. GRAFITE EXPANDIDO
Fabrício Lopes da Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Grafite, Comunicação urbana, Remediação
[Resumo]   [Trabalho]


 580-1 - VIDA NA METRÓPOLE: COMUNICAÇÃO VISUAL E INTERVENÇÕES JUVENIS EM SÃO PAULO
Silvia Helena Simoes Borelli (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Rita de Cassia Alves Oliveira (Centro Universitário SENAC - Mestrado em Design)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cidade e culturas urbanas, vida cotidiana, comunicação visual e design, intervenções juvenis
[Resumo]   [Trabalho]


 891-1 -  SE EU PERDER ESTE TREM : UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DA LINHA FÉRREA CARIOCA E DO BAIRRO DE OSWALDO CRUZ ATRAVÉS DO SAMBA
Luiza Real de Andrade Amaral (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cidade, arte, samba, mediação, singularização
[Resumo]   [Trabalho]