Trabalhos Apresentados

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SESSÕES DE COMUNICAÇÕES LIVRES

Coordenador Nacional : José Luiz Proença - proenjl@usp.br

RELAÇÃO DE TRABALHOS

 
COMÉRCIO DE AUTORIA: UM SINTOMA DA CULTURA PÓS-MODERNA
Accioly, M. I.
ECO/UFRJ

Resumo : Este texto tem por objetivo discutir aspectos da chamada cultura pós-moderna que favorecem o comércio de autoria na escrita, particularmente nos seguintes campos: literatura de massa, segmento de opinião da mídia e produção acadêmica. Adotando como referencial teórico as noções de sociedade disciplinar e sociedade de controle, elaboradas respectivamente por Foucault e Deleuze, pesquisei implicações de cada uma dessas formações de poder no campo dos discursos e da autoria. Procurei também estabelecer conexões entre a política do controle, o capitalismo pós-industrial e a cultura pós-moderna, e localizar os agenciamentos que, nesse contexto, estimulam a prática do ghost writing. Destaco entre esses agenciamentos a universalização do mercado cultural e a construção pós-moderna de uma ética baseada na eficácia.
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O PODER DA IDENTIDADE COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA
Agra, M. C. M.
Universidade Federal da Paraíba

Resumo :
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Mídia-educação: Um diálogo escola-mídia-universidade
Aguiar, C. B., Deliberador, L. Y.
ECA/USP

Resumo : O projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão explora formas de produção e disseminação de conhecimento prático e teórico sobre as relações entre mídia e educação, através de metodologias quantitativas e qualitativas e situações e meios de comunicação criadas pela pesquisa (encontros periódicos de trabalho, publicações impressas e eletrônicas). São dois os núcleos investigativos. O primeiro busca compreender a apropriação que um grupo social específico (professores do ensino fundamental), faz dos produtos da mídia para formação do seu capital cultural e sua utilização na pratica profissional. O segundo busca a construção de espaços institucionalizados de diálogo entre a universidade e a escola em torno dos processos de interação entre os dois campos, que difundam material de reflexão e ação, tanto para o ensino fundamental, quanto para a formação do profissional de comunicação.
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JP E O HAPPY END
Albuquerque, C. R.
UNESP

Resumo : Este trabalho é uma análise da abordagem do Jornal de Piracicaba em relação à eleição presidencial de Tancredo neves. Buscando observar as representações e o cenário político construído pelo discurso jornalístico, nos reportamos a este centenário matutino do interior paulista. Pudemos observar uma linguagem em ressonância com a mídia nacional. Como conseqüência, evidencia-se na cobertura da eleição a certeza na vitória de Tancredo, o que representou, de acordo com o enquadramento dado à seqüência dos fatos, um happy end depois de 21 anos de regime militar.
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O PAPEL DA MÍDIA NA INFORMAÇÃO AMBIENTAL
Alves, J. M. R.
UNISC

Resumo : Este artigo tem o propósito de contribuir com algumas reflexões e questionamentos no que se refere ao uso da temática ambiental nos meios de comunicação. Enfatiza-se o papel dos meios de comunicação, em especial, a mídia impressa em informar, comunicar, alertar, instruir e educar a sociedade sobre esta temática, pois acredita-se que quando usada de forma ética, crítica, e coerente pode ser considerada como instrumento da educação ambiental. Sendo o Estado do Rio Grande do Sul o estado pioneiro na luta pelas questões ambientais, através de uma revisão literária e observações da realidade vivenciada pela mídia impressa gaúcha, verifica-se que alguns fatores influenciam e ou impedem uma melhor e mais consciente cobertura jornalística ambiental.
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AS PROMESSAS VEM AÍ – ESTUDANTES DE JORNALISMO E SEUS TRABALHOS NA INTERNET
Araújo, V. O.
UFPB

Resumo : Este trabalho se propõe a apresentar a comunidade acadêmica, de forma preliminar, a produção na Internet de estudantes de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, afim de diagnósticar a presença dos mesmo com produção na Internet. Esta pesquisa apresenta discussões em torno dos problemas vivenciados nos cursos de Jornalismo em um ambiente onde pouco se tem trabalhado e estudado um tema tão pertinente quanto assuntos relacionados ás Novas Tecnologias.
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Palavras-chave : jornalismo, novas tecnologias, internet


MULHERES REVISTAS: EDUCAÇÃO, SOCIABILIDADE E CIDADANIA NA REVISTA A CIGARRA (1914-1920)
Azevedo, L. H.
UNESP

Resumo : A proposta desta comunicação é trazer algumas reflexões acerca das representações sobre o feminino em artigos veiculados na revista paulistana A Cigarra como parte de um trabalho mais amplo em História, demonstrando a sua importância interdisciplinar. Surgida em 1914 como revista de variedades teve seu discurso mais apropriado e agradável ao público feminino. Num tempo em que tal noção de público, bem como da segmentação dos periódicos estava sendo formada, a revista acompanhou a vertente dos magazines ilustrados de caráter mundano cujo chamamento às mulheres pendia, não raro, para o “bom feminismo” ou feminismo como deveria ser. Contrária à vertente feminista libertária, tal característica liberal foi exposta em artigos dirigidos às mulheres demonstrando a preocupação dos enunciadores com sua educação, cuja tarefa primeira era a de serem o pilar moral da família e educadoras dos futuros cidadãos da Pátria.
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Palavras-chave : Mulheres; Representações; Feminismo


A COMUNICAÇÃO SOCIAL (RELAÇÕES PÚBLICAS) E SUAS INTERFACES COM O TURISMO: UM ESTUDO MULTIDISCIPLINAR
Batistella, L. F., Lisbôa, F. F. F.
UFSM

Resumo : A Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana – RS, é um ambiente propicio para a prática turística. Entretanto, faltam políticas próprias e profissionais capacitados para coordenar o processo. Este estudo buscou analisar como vem sendo conduzida a recepção turística na Região, além de assinalar novos campos para o comunicador social (relações públicas); para tanto, se fez uma pesquisa exploratória-descritiva. Pode-se dizer que o turismo possui as mais variadas dimensões, sejam culturais, técnico-tecnológicas, político-institucionais, espaço-territoriais,mas, precisa cada vez mais ser estudado e entendido como uma ciência multidisciplinar. Como tal deve-se planejá-lo de forma integrada, concisa e coerente, congregando profissionais de diversas áreas, não só do turismo e da comunicação social, para, realmente, promover o desenvolvimento regional através desta atividade.
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Palavras-chave : Comunicação social, turismo, relações públicas


O QUE AS RELAÇÕES PÚBLICAS TÊM A VER COM ISO?
Bezerra, L. J. V.
Universidade Federal do Amazonas

Resumo : O que as Relações Públicas têm a ver com Iso?” é resultado de um estudo qualitativo realizado junto a quatro empresas do Distrito Industrial de Manaus, com o objetivo de evidenciar, a partir da identificação e análise de alguns dos instrumentos utilizados pelas empresas investigadas, no relacionamento com seus diversos segmentos de público, para difundir conceitos e valores ambientais, a estreita e pertinente relação entre a questão ambiental e a prática das atividades de Relações Públicas. Com idêntica finalidade, as normas ambientais da série ISO 14001 são comentadas em alguns de seus requisitos ou itens
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Palavras-chave :


A COMUNICAÇÃO INTERNA NA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL. UM DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO INTERNA DO PROGRAMA PELA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL DO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE SANTA MARIA
Binotto, V.
Universidade Federal de Santa Maria

Resumo : O modelo de gestão da Qualidade nas organizações deve preocupar-se com a qualidade da comunicação interna com seus funcionários, pois este é seu cliente interno. A cultura militar tem muitos pontos a favor da implementação de um programa como os conceitos de disciplina e responsabilidade,bom relacionamento entre as pessoas e outros, questões como centralização e verticalização são mais difíceis de serem flexibilizados. Primeiramente, a gestão da Qualidade preza por esforços na sensibilização e na motivação dos funcionários, pois essa é a melhor maneira de saber o que querem, o que pensam e de torna-los mais participativos. Na realidade, as práticas de comunicação interna pouco tem influência de uma técnica ou outra,mas principalmente da cultura organizacional.
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Palavras-chave : Qualidade Total, Diagnóstico, Comunicação interna


PESQUISA E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A CIDADANIA
Boutin, R., Gregório, C., Reis, J. A. N., Medeiros, M.
UMESP

Resumo : A escola já foi tema de diversas discussões. Observou-se sua importância na construção social do sujeito. Ela interfere (quando não é a única agente) no despertar da cidadania, na construção do conhecimento que o aluno necessita para se emancipar, conviver, analisar e atuar na sociedade na qual estiver inserido. Para entender a escola e seus sujeitos “fundamentais”, professor, conhecimento e aluno, estes foram analisados conjuntamente. Observou-se necessário rever os conceitos inerentes ao papel da pesquisa em paralelo com a construção do conhecimento; a função do professor em perceber a importância em ser o construtor contínuo do seu próprio conhecimento, transmitindo assim esta ferramenta de emancipação ao aluno gerenciando o aprendizado deste; a socialização do saber, tendo em vista que pesquisa não é uma atitvidade elitista.
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Palavras-chave :


GAÚCHOS E GAUCHOS: UM PAMPA, DUAS NAÇÕES
Brandalise, R.
UFSM

Resumo : Este estudo de caso tenta compreender como as pessoas que vivem na fronteira entre Uruguaiana (RS/BR) e Paso de los Libres (Corrientes/AR) elaboram as representações acerca das relações sociais entre Brasil e Argentina a partir do cotidiano, da competência cultural e do consumo televisivo. Através da entrevista e da observação participante verificamos que a instabilidade econômica da região fronteiriça, ditada pelas políticas dos Estados Nacionais, afeta as relações sociais entre as comunidades de fronteira, promovendo um certo distanciamento na convivência entre brasileiros e argentinos. Neste contexto, a televisão brasileira e a argentina exercem um papel que alimenta os conflitos entre brasileiros e argentinos ao sublinhar os ganhos e as perdas econômicas nas relações Brasil-Argentina, ajudando, assim a construir representações que se confrontam no espaço fronteiriço.
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Palavras-chave : fronteira, identidades culturais e consumo televisivo


OS ESTRANGEIRISMOS DE LÍNGUA INGLESA NOS CADERNOS CULTURAIS
Britto, D. F.
UNESP

Resumo : Atualmente, a globalização tem ocasionado transformações em vários âmbitos nacionais, inclusive no tocante à língua e à comunicação. Com isso, vemos diariamente, na mídia, a presença cada vez maior de termos da língua inglesa. Notamos a presença abundante de anglicismos nos cadernos Ilustrada (do jornal Folha de São Paulo) e Caderno 2 (do jornal O Estado de São Paulo). Esta incidência está relacionada a temas como música, cinema, arte e cultura em geral, que sofrem maior influência de outros países, principalmente dos Estados Unidos. Assim, o discurso jornalístico, em contato com a cultura estrangeira, passa a adotar expressões em inglês, mesmo havendo vocábulo equivalente na língua portuguesa. Isso indica o processo constante e dinâmico por que passa a sociedade, refletido inclusive na linguagem da imprensa.
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Palavras-chave : Estrangeirismos – comunicação – globalização


BIOMIDIOLOGIA : UM PARADIGMA INTERDISCIPLINAR DO SÉCULO XXI
Calazans, F. M. A.
Cásper Líbero

Resumo : A BIOMIDIOLOGIA pode ser empregada para o estudo da Bio-arte aparecida no final do Século XX, permitindo entender as interconexões entre as formas de Arte e as Mídias internacionais que transmitem notícias ou trabalhos estéticos gerados através de biotecnologias, causando debates de Bioética e apresentando conceitos biológicos contemporâneos à Opinião pública, inclusive mutação interativamente gerada na Internet, e a epilepsia televisiva de Pókemon.
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Palavras-chave : Biomidiologia, Bio-arte, Biossemiótica


DO LIVRO AO RÁDIO – UMA EXPERIÊNCIA
Chamadoira, J. B. N.
UNESP

Resumo : Nosso escopo é apresentar a experiência desenvolvida na Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, - UNESP – Campus de Bauru. Ministrando aulas de Técnica Redacional para Radiojornalismo, vimos a possibilidade de fazer adaptações de texto literários para o veículo rádio. Nesse sentido, a RÁDIO UNESP FM, localizada no Campus, tem sido elemento muito importante para a divulgação dos poetas e ficcionistas da Língua Portuguesa, por meio do programete intitulado POESIA E PROSA. Nesse trabalho, conto com a participação de alunos dos cursos de Radialismo e de Jornalismo que, mediante exercícios e treinamentos de locução, já vão desempenhando, assim, atividades relacionadas à futura profissão, bem como sendo estimulados ao envolvimento com a Literatura.
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Palavras-chave : adaptação – poesia – rádio


UM PRESSUPOSTO PARA A COMUNICAÇÃO: O PROCESSO CIVILIZADOR
Cunha, A. H. G.
Unioeste

Resumo : Na entrada de tempos novos, a área dos fenômenos comunicativos surge como um terreno que, por sua importância, merece a atenção de todos nós. Contudo, isto não está sendo reconhecido porque a fragmentada mentalidade filosófica e ou científica de intelectuais isola-se em cada uma das conhecidas disciplinas, e esta fragmentação hipertrofia os saberes estanques, compartimentados, mas não consegue favorecer a proeminência de outros, como a comunicação e mais que ela – a expressão. Vencido o isolacionismo disciplinar, deve-se acreditar que será possível a massificação de um potencial cognitivo e educacional necessário para se viver na sociedade contemporânea, após o que a diferenciação entre educação instrutiva e educação formativa contribuirá para o desenvolvimento do processo civilizador.
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Palavras-chave : formação – processo civilizador – conhecimento


FONTES DA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA: NATUREZA E IMPLICAÇÕES
Dalmaso, S. C.
UFSM

Resumo : A pesquisa aborda a problemática das fontes de informação citadas no jornalismo impresso em suas notícias e reportagens e busca estudar o contexto em que elas aparecem, analisando se elas refletem a pluralidade de vozes que constituem a sociedade. Embora com contornos diferenciados, o trabalho é inspirado numa pesquisa realizada em diários portugueses, que conclui que as notícias tendem a excluir da cobertura noticiosa as pessoas de menor prestígio, em favor das poderosa/de elite. A pesquisa teve como objeto empírico o jornal A Razão, editado em Santa Maria/RS, que circula na região central do Estado. O resultado mostrou que as fontes citadas mais utilizadas pelo jornal, foram as fontes oficiais, ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e outras instituições. O cidadão comum raramente foi citado como fonte de informação, limitando com isso, a polifonia.
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BRASIL MULHER, NÚMERO ZERO: A IMPRENSA FEMINISTA DA DÉCADA DE 70 NA ÓTICA DE JOANA LOPES
Debértolis, K. S.
UFRGS

Resumo : Partindo da perspectiva dos estudos feministas e do método histórico – especialmente da história oral e da história das mulheres – este trabalho refaz a trajetória do jornal Brasil Mulher, que inaugura a imprensa alternativa feminista em 1975, através da ótica de sua fundadora a jornalista Joana Lopes centrando-se na edição de número zero do tablóide. O contexto histórico, político, social que resultaram no surgimento do Brasil Mulher são expressos através da descrição da edição permeados pelo relato de Joana Lopes. A intenção é trazer o jornal à luz neste momento “original” de seu surgimento mostrando como se desenha sua proposta editorial e gráfica. O trabalho também busca mostrar como a experiência política, artística e jornalística de Joana Lopes impregnam o próprio jornal que foi um dos instrumentos do grupo de feministas reunidas em torno da Sociedade Brasil Mulher na década de 70 até 1980.
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REFLEXÕES SOBRE CULTURA, ORGANIZAÇÕES E PODER
Dencker, A. F. M.
FACOM-UNI FIAM-FAAM

Resumo : As questões da cultura, organização e poder, nos apontam diretrizes que, em períodos de tempo bastante longos, acabam por realizar a síntese cultural sempre caminhando no sentido do homem. As respostas culturais são produzidas, adotadas ou descartadas em um processo dinâmico e contínuo. O poder resultante deste processo assume várias configurações e tem sintonia com o padrão cultural de que deriva. Observa-se nas organizações atuais uma mudança cultural que se reflete na estrutura de poder gerando conflitos na definição da nova configuração.
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Palavras-chave : CULTURA / ORGANIZAÇÕES/ SOCILOGIA/ COMUNICAÇÃO


O QUIASMÁTICO DAS LINGUAGENS MIDIÁTICAS: DA REVISTA DE PAPEL A ON-LINE E VICE-VERSA
Donadel, D. C.
UNESP

Resumo : A proposta da pesquisa é analisar o projeto gráfico e editorial da Revista MTV, lançada em março de 2001, em suas versões impressa e on-line, e apontar as influências e as interferências nas linguagens virtual e textual, tanto do on-line para o impresso, como do impresso para o on-line. As duas versões possuem diferenças e semelhanças que podem ser usadas como base de uma discussão sobre o meio impresso tradicional e o recente meio on-line. A linguagem virtual, que surge com o advento da tecnologia digital, resulta da interação entre a mídia virtual nascente e a grande maioria das mídias já clássicas, e apresenta uma capacidade de sincretismo de linguagens como seu diferencial. A linguagem de cada meio se projeta de modo reflexivo, um no outro, daí a metáfora do quiasma de MERLEAU-PONTY, que serviu como título deste trabalho. Para uma segunda fase da pesquisa, serão utilizados os fundamentos básicos da semiótica para a análise do corpus, já que os textos das revistas citadas são produtores de significação e, portanto, são objetos imanentes.
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LÍNGUA INGLESA EM CURSO DE COMUNICAÇÃO: ENFOQUE CRÍTICO NA LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS
Dota, M. I. M.
UNESP

Resumo : Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de leitura crítica de textos jornalísticos em língua inglesa, visando a formar leitores/aprendizes de língua estrangeira conscientes de seu papel enquanto cidadãos construtores do sentido. Apoiamo-nos na teoria das operações enunciativas do lingüista francês Antoine Culioli e, especificamente, na categoria da modalidade, definida como a atitude do sujeito face àquilo que enuncia e face ao seu interlocutor. Fundamentamos a análise de dois textos, publicados nas revistas Time e Newsweek, em quatro tipos de modalidade apresentados pelo autor, observando que esses tipos podem se sobrepor em suas configurações no texto. Essa análise pré-pedagógica dos textos jornalísticos oferece, ao professor de língua inglesa, subsídios para a formulação de atividades de leitura aos alunos do Curso de Comunicação Social (Jornalismo).
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UMA POÉTICA DA COMUNICAÇÃO: HERMES, ANJOS E RUÍDO
Dudus, G.
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora

Resumo : O trabalho faz uma primeira aproximação a três dos conceitos criados por Michel Serres, dentre as mais de vinte obras que produziu até o momento. Estes conceitos se vinculam a algumas preocupações na área da Comunicação, que poderiam ser enfeixadas no que chamo de Poética da Comunicação. Poética é produção, uma certa maneira de fazer singular. Hermes, o ruído e os anjos são os três conceitos que enformam este texto. A importância da contribuição de Serres ao pensamento comunicacional é que ele aprofunda o conceito de comunicação, já que sua obra faz a mediação entre os vários lugares de conhecimento. Ele transita e mescla, faz mestiçagem, hibridações entre Ciência Exata, Humana, Arte e Filosofia.
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Palavras-chave :


CORPO E MODA – ENUNCIADOS DE COMUNICAÇÃO
Estrella, C.
Eco/UFRJ

Resumo : Este ensaio coloca em debate o sentido de humano que foi elaborado pela experiência moderna como forma de abarcar todo seu campo sensível, assim como todo princípio de ordenação e classificação que constituiu o projeto de um mundo em progresso. Nosso debate insere a indústria da moda, surgida no século XIX como sistema de gerenciamento dos produtos do capital, assim como foi portadora de um discurso para a catequese dos corpos urbanos e modernos para o ideal de mundo elaborado pelo discurso da modernidade. Entretanto, assistimos agora a uma crise e um esvaziamento de sentido tanto na experiência sensível que a modernidade agenciou no corpo quanto para todo os produtos do capital. A comunicação parece indicar um lugar fértil para ilustrar este debate.
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Palavras-chave :


TUDO AO MESMO TEMPO AGORA: A PEDAGOGIA DO ROCK
Ferraço, C. E., Soares, M. C. S.
PPGE/UFES - FAESA/ES

Resumo : A partir de uma reflexão teórico-prática sobre imaginário, atitudes e comportamento dos amantes do rock’n’roll, analisamos a forma de sociabilidade e identificação que o rock propõe ao constituir-se como um atrator para pessoas inconformados e resistentes à perspectiva de uma cultura unidimensional. Compreendido como manifestação cultural e política, produto e ao mesmo tempo produtor de subjetividades contemporâneas, o rock seria o invólucro a envolver um sentimento de mundo contrário à ordem reinante e que expressa o horror e a esperança das gerações pós-guerras. Um paradoxo, na medida que seria uma expressão da revolução tecnológica servindo para contestar exatamente a sociedade que a criou. No mundo globalizado, o rock reinventa a rebeldia e a liberdade, transitando como uma rede multicultural e contra-hegemônica.
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Palavras-chave : indústria cultural, reinvenção, rebeldia


RECEPÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: UMA CRÍTICA À AÇÃO COMUNICATIVA
Paulino, R. A. F.
ECA-USP

Resumo : Os resultados da pesquisa Comunicação e Trabalho - Estudo de recepção: o mundo do trabalho como mediação da comunicação levou-nos à reflexão sobre a centralidade da categoria trabalho para a compreensão do que se passa no campo da comunicação. Levou-nos também a discutir a subjetividade, buscando compreender como as práticas culturais vivenciadas no mundo do trabalho comportam a contradição: alienação do sujeito e resistência. A partir destes aspectos, buscamos avançar teoricamente discutindo a relação entre comunicação/trabalho versus ação comunicativa. Pretendemos destacar que os estudos de recepção contribuem para as teorias de comunicação na medida em que não se deixam apanhar pelo culturalismo particularista que desvincula os grupos societários das mediações que permeiam a todos de uma maneira ainda mais complexa na sociedade globalizada e capitalista.
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Palavras-chave :


CALÍOPE: A MUSA GREGA DA ELOQÜÊNCIA INCORPORANDO-SE À ORALIDADE DO ATOR TEATRAL
Fortuna, M.
Cásper Líbero

Resumo : Pretendemos apresentar neste trabalho, relações entre a beleza da voz da musa grega Calíope e a beleza da voz do ator – matéria indispensável em seu projeto poético. Calíope é uma terminologia advinda da etimologia grega, composta de dois elementos: (KALL -) de (KALÓS) = “belo” e de (ÓPS), (OPÓS) = “voz”, o que quer dizer que Calíope é a que tem “uma bela voz”. Calíope era uma das mais importantes musas, num total de nove. Segundo a mitologia grega elas eram filhas de Júpiter e de Mnemósine ou Memória. As demais musas são: CLIO que preside a História; EUTERPE a Música; TÁLIA a Comédia; MELPÓMENE preside a Tragédia; TERPSÍCORE a Dança; ERATO a Poesia Lírica; POLÍMNIA a Retórica; URÂNIA, a Astronomia e finalmente, CALÍOPE, a musa da Poesia Heróica e da grande Eloqüência. Se Calíope é portadora de uma voz dotada de califasia, califonia, calirritmia, eloqüência, carisma, persuasão e empatia, o ator pode muito bem tê-la como referencial e através dela atingir a tão perseguida eloqüência poético-comunicacional para persuasão empática? Segundo os historiadores de arte grega, foi Calíope quem ensinou às sereias seus belos cantos e encantos, capazes de “enfeitiçarem” os heróis viajantes dos mares. Acaso não poderia ser o ator, analogamente, as sereias, e a platéia, os heróis gregos dos mares, passíveis à recepção de um poder mágico de sedução?
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Palavras-chave : Teatro, Ator, Oralidade, Calíope, Eloqüência, Persuasão, Empatia, Técnica, Lúdico, Melopéia, Comunicação


TRABALHO VOLUNTÁRIO E RESPONSABILIDADE SOCIAL – UM NOVO MODELO DE GESTÃO EMPRESARIAL
Fossá, M. I. T., Sartoretto, P. M.
UFSM

Resumo : Dentre as discussões de assuntos relativos à responsabilidade social empresarial encontra-se a questão do trabalho voluntário. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre o voluntariado e o comprometimento organizacional e, além disso, fazer uma ligação com o novo modelo de gestão empresarial que privilegia responsabilidade social e cidadania corporativa. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso do Programa de Voluntariado do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, entidade sem fins lucrativos mantida pela multinacional holandesa C&A Modas. O estudo foi realizado na Unidade Centro – Porto Alegre, através de observação e de entrevistas estruturadas aplicadas a funcionários voluntários e não-voluntários.
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Palavras-chave : responsabilidade social empresarial, comprometimento, trabalho voluntário


MARKETING POLÍTICO: AS TÁTICAS POLÍTICO-COMUNICACIONAIS DE VARGAS, JÂNIO E COLLOR
Furquim, V. M., Garcia, P. M.
UMESP

Resumo : O trabalho trata-se de uma análise comparativa das estratégias políticas e comunicacionais de Getúlio Vargas no período do Estado Novo; e de Jânio Quadros e de Fernando Collor de Mello em suas respectivas campanhas eleitorais. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas, sendo elas a leitura e o fichamento das obras referentes ao marketing político de Vargas, Jânio e Collor, e uma análise, tendo em vista uma comparação na qual fosse possível perceber as estratégias políticas, os meios de comunicação utilizados, a produção de símbolos e de uma imagem pessoal populista. A partir das análises comparativas, chegou-se à conclusão primeira de que quanto maior for a manipulação e/ou censura sobre os meios de comunicação, maior o sucesso das campanhas políticas, sejam elas eleitorais ou ideológicas.
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Palavras-chave :


A RELAÇÃO ENTRE O PESQUISADOR E O JORNALISTA
Garcia, S. C., Barichello, E. M. R.
UFSM

Resumo : Os objetivos desta investigação foram: identificar os problemas apontados pelos pesquisadores sobre a divulgação de ciência na mídia e verificar o grau de importância atribuído à divulgação da ciência em meios jornalísticos. A pesquisa utilizou metodologia quantitativa e amostragem probabilística. A amostra foi constituída por 128 professores do Centro de Ciências Rurais, selecionados de um universo de 187 pesquisadores cadastrados, aos quais foi aplicado um formulário com sete questões fechadas e uma aberta, no qual pudessem ser descritas e comentadas as suas experiências relacionadas ao Jornalismo Científico.
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Palavras-chave : Jornalismo; Jornalismo Científico; Divulgação da Ciência


VISITANDO ANTIGAS LINGUAGENS – SURGIMENTO DE NOVOS SUJEITOS, DE NOVAS RELAÇÕES NA SALA DE AULA
Gomes, M. R. L., Monteiro, J. M. N. B.
PPGE – UFES

Resumo : Relato de uma experiência de formação continuada de professoras que atuam/atuavam com turmas de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, em 40 escolas municipais da Prefeitura de Vitória, no ano de 2001. Esse processo de formação continuada proposto apresentou momentos vividos durante o curso de Contadores de Histórias e seus desdobramentos na prática cotidiana dessas professoras em sala de aula, na escola e na vida vivida fora da escola. Objetivava criar redes solidárias e compartilhadas de trabalho escolar que propiciassem o surgimento de outros/novos sujeitos. Sujeitos mais potencializados, mais seguros, mais valorizados/reconhecidos, criativos/inventivos. Buscava uma prática de caminhos possíveis, concretizados a partir de trajetórias coletivas, compartilhadas pelas/entre professoras durante os encontros no curso e nas escolas, nas salas de aula, entre elas e seus/suas alunos/as.
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Palavras-chave :


A MENSAGEM QUE MARCA ÉPOCAS E ESTILOS: A PUBLICIDADE NO RÁDIO
Gomes, J. J.
FAENAC, UMESP, UMC, UNIP

Resumo : O artigo procura levar à reflexão sobre a importância do Rádio no contexto publicitário desde a sua origem, quando a publicidade não era regulamentada oficialmente até os nossos dias, quando o Rádio via Internet requer novas formas de produzir a mensagem radiofônica. O presente estudo inclui o relato de uma experiência pedagógica de criação publicitária para rádio a partir de trechos sonoros de diferentes estilos e épocas. A questão da verba publicitária destinada ao Rádio não condiz com sua força de penetração, ou seja, embora o investimento seja muito pequeno se comparado às outras mídias, principalmente à Televisão, é inegável o seu poder de persuasão devido à linguagem coloquial, facilidade de absorção da mensagem e, sobretudo pelo estímulo à imaginação.
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Palavras-chave : rádio, publicidade e música


RECEPÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO EM EVENTOS COMUNICACIONAIS
Hansen, F.
UPF–RS, UNISC–RS

Resumo : Com base em produtos culturais criados por eventos comunicacionais, tais como anúncios publicitários, programas televisivos e radiofônicos, textos jornalísticos de periódicos, é possível descrever, explicar e analisar criticamente os processos de produção, circulação e consumo dos sentidos vinculados a estes produtos na sociedade. Os produtos culturais são vistos como textos, como formas do uso da linguagem verbal, oral ou escrita, produzidos para uma circulação e um consumo pré-determinados. O objetivo deste documento é inventariar mecanismos de construção do sentido no processo de comunicação em apenas uma área do conhecimento, no caso o sistema publicitário, amparando o universo do presente trabalho na Teoria da Comunicação, envolvendo o problema dos modelos do processo comunicacional e examinando as relações dos elementos que dele fazem parte.
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Palavras-chave : Processo de Comunicação, Recepção, Produção de Sentido


A CONTRIBUIÇÃO DA NARRATIVA FÍLMICA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO PERCURSO VIVENCIAL NO SÉCULO XX, DE TEMPOS MODERNOS A MATRIX
Hill, T.
UFRJ

Resumo : Ao ratificar-se que o legado da razão, deixado à contemporaneidade pelo Iluminismo, não atingiu os objetivos previstos no que toca à emancipação do homem, busca-se rever as experiências do percurso vivencial que se marca de Tempos modernos a Matrix. Acentua-se, nos tempos de hoje, o desgaste da liberdade, em que seres humanos se robotizam cada vez mais para atenderem aos reclamos de uma era altamente tecnologizada. Como o homem resgatará a perda paulatina de sua humanidade? Dentre outras opções, terá de repensar o real e o possível para reconstruir, a partir da sociedade e do Estado, um multiculturalismo democrático? Ou, em oposição a um reducionismo dissimulado, reagirá, como lhe é de direito, instalando um novo pensar em que sua natureza complexa falará mais alto, diante de um futuro indefinido mas cada vez mais próximo?
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Palavras-chave : liberdade, reducionismo, complexidade


MEMÓRIAS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA: RELATOS AUDIOVISUAIS DE MORADORES DE PALESTINA DO PARÁ
Silva, D. I.
Universidade de Brasília

Resumo : A Guerrilha do Araguaia foi um dos mais importantes movimentos armados rurais já ocorridos no Brasil. O auge dos combates entre os guerrilheiros do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e as Forças Armadas brasileiras aconteceu entre 1972 e 1974. Além dos guerrilheiros e dos militares que os combateram há, neste episódio, um terceiro conjunto de atores sociais significativo: os moradores da região onde aconteceu esta guerrilha. Esta comunicação aborda as marcas deixadas pela guerrilha nas memórias destes moradores, a partir de relatos feitos por habitantes da cidade de Palestina do Pará, gravados em vídeo e/ou película, bem como de um filme documentário realizado no contexto da pesquisa, denominado Palestina do Norte: o Araguaia passa por aqui.
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Palavras-chave : Memórias de experiências traumáticas, Guerrilha do Araguaia, Relatos audiovisuais de memória


O DISCURSO DA REELEIÇÃO: ENTRE A PROPAGANDA E O JORNALISMO
Kneipp, V. P.

Resumo : A pesquisa refere-se a parte da dissertação de mestrado que, apresenta o percurso do processo da constituição da campanha eleitoral televisiva para a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, no horário eleitoral gratuito, em 1998. Os procedimentos de leitura apóiam-se em fundamentos teóricos apreendidos nas Ciências da Linguagem e Teoria da Comunicação com ênfase na interação de recursos de leitura verbal e não-verbal. Foram utilizadas as noções de Intertextualidade, Polifonia e Isotopia que permitiram os resgate de outros sentidos discursivos na integração entre as formas de realização da propaganda política e as do jornalismo. A conclusão é que as imagens sobrepõe ao texto por sua força de persuasão visual. E que há predominância da propaganda, pois os recursos jornalísticos foram utilizados para criar o efeito de verdade como instrumento formal de persuasão.
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Palavras-chave :


A BIBLIOTECA VIVA NA FORMAÇÃO DE COMUNICADORES
Koshiyama, A. M.
ECA –USP

Resumo : A formação de profissionais na área de comunicações exige o desenvolvimento de competências para resolver problemas que envolvem valores, informações e técnicas muito diversificadas. Defendemos o desenvolvimento de um ensino centrado em problemas que os alunos devem resolver com o suporte de dados por eles buscados nos sistemas de informação vigentes. Para isso devem ser pensados processos de aprendizagem apoiados no uso de materiais do acervo de uma biblioteca atualizada, uma biblioteca viva na vida dos alunos e professores. A noção de biblioteca viva que funcione como um sistema de apoio ao ensino e à aprendizagem exige um acervo multimídia de consulta rápida e acessível. Relatamos práticas de ensino no Curso de Graduação em Jornalismo da ECA/USP.
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Palavras-chave : comunicação, ensino, biblioteca


Antropologia e comunicação: a apropriação do Pierre Bourdieu antropólogo no campo da comunicação
Lago, C.
ECA/USP

Resumo : O trabalho busca verificar como conceitos elaborados pelo cientista social Pierre Bourdieu são apreendidos pelo campo da comunicação: quais são eleitos, sob que ótica são utilizados. Parte da análise de papers apresentados em congressos de comunicação nos dois últimos anos e tenta situar essas comunicações em relação aos conceitos que para Bourdieu eram fundantes. É também uma tentativa de mapear a influência deste importante pensador, falecido recentemente, em um campo contra o qual voltou seu olhar crítico nos últimos anos.
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Palavras-chave : Pierra Bourdieu, campo social, comunicação


CIÊNCIA PÚBLICA AS POSSIBILIDADES DA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ENTREVISTA RADIOJORNALÍSTICA
Leal, F. H., Araujo, P. R. O.
UFSM

Resumo : Verificar se na entrevista radiojornalística o entrevistado abdica do jargão científico em prol da democratização do conhecimento é o objetivo geral deste trabalho. Para tanto, foi produzido o programa de entrevista radiojornalística Ciência Pública, que teve como entrevistados pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria. Os programas foram gravados para fins de análise de linguagem. Os projetos de pesquisa, com os quais trabalhamos, e que serviram como base para o programa, foram escolhidos pelo tema e não pelos autores. Os pesquisadores da UFSM entrevistados evitaram, ao máximo, o uso dos termos técnicos, apesar de não ter sido dada nenhuma orientação (propositalmente) quanto a esse aspecto. Constatou-se que o pesquisador da UFSM é capaz de acompanhar uma orientação de entrevista coloquial; própria da linguagem do rádio.
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Palavras-chave : Jornalismo Científico, radiojornalismo, entrevista radiojornalística


AS NOVAS TECNOLOGIAS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Lübeck, E., Silveira, A. C. M.
Universidade Federal de Santa Maria

Resumo : A investigação tem como tema o estudo dos instrumentos de comunicação e as novas tecnologias utilizadas na difusão do conhecimento científico. O objetivo principal consiste no estudo de outra proposta de layout para a versão eletrônica, disponibilizada na Internet, para a revista científica Ciência Rural, do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria. A proposta de inovação no suporte eletrônico da Ciência Rural justifica-se pela necessidade de aperfeiçoar as formas de interação com seu público, valendo-se do uso de recursos multimídia também para a difusão de informações científicas. A investigação culmina com a análise comparativa entre a nova proposta de layout desenhada para Ciência Rural, confrontada com sua versão original.
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Palavras-chave : Informação e Interatividade, Difusão de Informações, Processos Multimídia


MENSAGEM SUBLIMINAR - UM MERGULHO NO INCONSCIENTE HUMANO
Machado, D. C., Magron, M. L. R., Silva, S. N. P.
UNESP

Resumo : Vivemos numa sociedade em que as pessoas agarram-se à idéia de que pensam por si mesmas e que podem discernir entre fantasia e realidade. Aqui mostraremos que tudo não passa de uma grande ilusão... O tema “mensagem subliminar” foi escolhido pela polêmica a respeito de sua veracidade e por ser um assunto pouco explorado pelos estudiosos. O nosso intuito foi trazer à tona como esta arte de persuasão do inconsciente está presente na indústria cultural, que é movida pelo desejo humano simplista de vender, vender e vender... Mesmo que para isso seja necessária a manipulação da mente humana. Este trabalho enfatiza o abuso do poder da mídia, que atinge níveis de persuasão muito mais profundos do que muitos imaginam.
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Palavras-chave :


A PROBLEMÁTICA DO LIXO NA UNIVERSIDADE - COMUNICAÇÃO E CONSCIÊNCIA
Matos, J. E. C.
Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo : Qual a importância da utilização dos diversos meios de comunicação no processo educacional? A inter relação entre estas duas áreas de conhecimento, de imediato distintas, evidencia possibilidades concretas de um novo recurso de integração e formação de indivíduos mais críticos e conscientes. Através de um questionário aplicado à comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), sobre a problemática do lixo na região sul da Bahia, constatamos que a adoção de alguns mecanismos de comunicação são mais eficientes que outros para subsidiar ações educacionais. Esta experiência, sintetizada aqui, torna evidente a conexão entre comunicação e educação como um campo a ser explorado em busca da cidadania.
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Palavras-chave : Comunicação, Educação, Consciência Ambiental




Resumo :
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Palavras-chave :


ENTRE O CÉU E A TERRA: O HORÓSCOPO NO JORNAL
Mendes, C. C. V., Melo, A. C. J., Jesus, V. M. B.
UNESP

Resumo : Entre o Céu e a Terra: O Horóscopo no Jornal é um trabalho monográfico que traça um paralelo entre Indústria Cultural e o horóscopo no meio impresso. Na sociedade industrializada, na maioria das vezes, o indivíduo em geral mantém relações impessoais devido a especialização exigida pelo capitalismo. Tal situação o leva a buscar refúgios alternativos para solidão e carências, sendo este o espaço no qual florescem os horóscopos. Neste contexto, também aparecem os produtos da Indústria Cultural que simulam um simulacro de realização, mas que na verdade, trazem incutidos em si a padronização e massificação das relações. O presente estudo, respaldado em teóricos da Escola de Frankfurt, além de entrevistas com dois astrólogos de renome, busca verificar se tal fato é verídico e suas implicações no cotidiano das pessoas.
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Palavras-chave :


O INVESTIMENTO NO ESPORTE EM SANTA MARIA/RS: UM RELATO DE EMPRESAS INVESTIDORAS
Minello, C. S., Carvalho, S.
PPGC/CEFD/UFSM

Resumo : Entre o Céu e a Terra: O Horóscopo no Jornal é um trabalho monográfico que traça um paralelo entre Indústria Cultural e o horóscopo no meio impresso. Na sociedade industrializada, na maioria das vezes, o indivíduo em geral mantém relações impessoais devido a especialização exigida pelo capitalismo. Tal situação o leva a buscar refúgios alternativos para solidão e carências, sendo este o espaço no qual florescem os horóscopos. Neste contexto, também aparecem os produtos da Indústria Cultural que simulam um simulacro de realização, mas que na verdade, trazem incutidos em si a padronização e massificação das relações. O presente estudo, respaldado em teóricos da Escola de Frankfurt, além de entrevistas com dois astrólogos de renome, busca verificar se tal fato é verídico e suas implicações no cotidiano das pessoas.
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Palavras-chave : empresa, investimento, esporte


O RÁDIO ESPORTIVO NO SUL DA BAHIA: O ESTÁDIO DENTRO DE CASA
Motta, T. D.
Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo : O rádio se parece com o teatro. Naquele momento a emoção criada pelo ator é recebida e absorvida pela platéia e dali para a frente torna-se uma lembrança que emociona de novo, mas nunca da mesma maneira. Em função da ausência de pesquisa no campo do rádio esportivo na região Sul da Bahia e do progressivo desaparecimento dos profissionais que viveram – e criaram – o rádio esportivo e que constituem, praticamente os únicos “arquivos existentes” é que dissertamos sobre o seu início e suas transformações até os dias atuais. Concluimos que as transmissões esportivas na região Sul da Bahia são hoje terceirizadas por grupos políticos regionais que transformaram o meio em uma ferramenta de persuasão das massas, em um instrumento de dominação de idéias onde promovem a manipulação da verdade em prol de interesses restritos.
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Palavras-chave : Rádio, Esporte, História


ÉTICA EM TEMPOS DE ALDEIA GLOBAL
Nery, J. E.
Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo : O artigo discute o tema ética a partir da análise de mensagens veiculadas na mídia tendo como parâmetros, de um lado, a propriedade dos meios de comunicação social no Brasil e, de outro, as culturas brasileiras, que dão suporte às manifestações comunicacionais. As mensagens paradigmáticas selecionadas – duas obras cinematográficas e uma frase escrita em um muro da cidade de São Paulo – fazem parte do sistema de produção de bens simbólicos e permeiam o cotidiano das maiorias, apresentando-se como suporte para a análise do tema proposto. A apropriação do espaço público é um tema relevante para as metrópoles contemporâneas e a análise dos mecanismos que propiciam a inclusão de sujeitos sociais no fazer comunicacional compõem o foco deste trabalho.
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Palavras-chave : Ética, Cultura e Mídia


UMA CONCEPÇÃO SOBRE MARCA DA POLÍTICA
Neves, M. M. P. M.
UFRGS

Resumo : Esta comunicação tem o intuito de refletir sobre o segmento editorial porta a porta de livro no Brasil, ao compreender suas características editoriais e comerciais, através de estudo exploratório com a metodologia adotada pela história oral. Nesta pesquisa entrevistamos os editores Cosmo Juvela (editora Meca), Douglas Michalany (editora Michalany), Pietro Macera (editora Opus), Luís Antônio de Souza, do departamento comercial da editora Globo. Além consulta aos depoimentos publicados na revista O livro porta a porta da ABDL — Associação Brasileira de Difusão do Livro, de José Luís dos Santos França, da editora Nova Cultural; José Pereira Rodrigues, proprietário do crediário gaúcho Magister; Nelson Fares, da editora Bolsa do Livro; e Orlando Vicente da livraria e editora Iracema.
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Palavras-chave :


SEGMENTO PORTA A PORTA : O LIVRO EM BUSCA DO CONSUMIDOR-LEITOR
Nojosa, U. N.
Unimonte, Faculdade de Belas Artes, PUC/SP

Resumo : O texto, “uma concepção sobre marca da política”, é parte de uma pesquisa de dissertação onde é proposta uma concepção de marca, identificando sua abrangência e diferentes formas de apresentação, no campo da política. Parte-se da idéia de marca como signo cujo cenário de atuação é a sociedade. Nesta, é evidenciada a era da aparência, dos espelhos, e com isto a política também apresenta mudanças, com parte de sua disputa, convertida em luta pela conquista de visibilidade. Todos neste campo buscam marcar sua diferença em relação ao outro, constituir sua marca. A partir destas constatações, procurou-se identificar, na experiência de quatro mandatos consecutivos do Partido dos Trabalhadores na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, uma marca da política destas administrações, revelada através da sua comunicação e podendo ser evidenciada na logomarca de cada gestão.
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Palavras-chave : mercado editorial brasileiro, segmento porta a porta, editora Logos, Editora W. M. Jackson, Editora Meca, Editor Opus, Tesouro da Juventude


SUCESSO OU FRACASSO: AUTO-AJUDA COMO SOLUÇÃO OU ILUSÃO?
Nunes, G. E. M.
Universidade Estadual Paulista

Resumo : O estudo que se segue é sobre a literatura de auto-ajuda, que tem por objetivo principal “ensinar” e conduzir os indivíduos às melhores soluções para a sua vida, resolvendo seus problemas. Um novo perfil de homem começa a ser projetado a partir do momento em que a concorrência individual e a especialização profissional se tornaram mecanismos de sobrevivência. Desta maneira a literatura de auto-ajuda surge como uma dissidência do sistema. Dentro da Indústria Cultural, ela não só reafirma o seu papel de alienadora e meio de difusão da Ideologia Burguesa, como também massifica os seres. O homem acaba por tornar-se genérico, podendo ser substituído por outro a qualquer momento. Isso ocorre em decorrência da industrialização das mensagens veiculadas, que são produzidas em série.
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Palavras-chave : auto ajuda, livros, ideologia, comunicação de massa, literatura


O INTERCÂMBIO NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
Oliveira, J. R.
Universidade Federal da Paraíba

Resumo : Diante da rapidez em que os conhecimentos e tecnologias ficam obsoletos, se faz necessário implementar novas metodologias ao ensino superior, que proporcionem um aprendizado mais eficiente e eficaz. A participação em programas de intercâmbio em instituições de ensino superior em outros países oferecem a professores e alunos uma aprendizagem dinâmica e rápida de um segundo idioma, além do desenvolvimento de muitas outras competências. Este estudo demonstra a contribuição do intercâmbio na formação universitária, através de pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal da Paraíba, que participaram de programas de intercâmbio entre os anos 1997 e 2001, e o testemunho próprio de quatro meses de intercâmbio na Universidade de Alicante, na Espanha.
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Palavras-chave :


O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO NOS FESTEJOS JUNINOS DO SUL DA BAHIA
Oliveira, O. B. J.
UESC

Resumo : O presente artigo propõe-se a discutir as transformações ocorridas nos festejos juninos do Sul da Bahia, destacando-se a festa de São João, impulsionadas pelas novas tecnologias da comunicação; abordando também a origem das festas, o panorama histórico de celebração das mesmas e a contextualização desses festejos na era da comunicação de massa. Analisar-se-á de forma crítico-descritiva o papel preponderante dos festejos juninos na construção da sociedade sul-baiana e também brasileira, através da mediação entre várias culturas, além de analisar a representatividade desses festejos nos meios de comunicação de massa, que serão tratados como veículos de transmissão cultural e como agentes impactantes do meio social.
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Palavras-chave : Comunicação, Cultura e Festejos Juninos




Resumo :
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Palavras-chave :


A Construção do Discurso Nacionalista: Volta Redonda – da Modernidade Sólida à Líquida
Pacheco, B.
UBM

Resumo : Este trabalho analisa como se instaura o discurso nacionalista na sociedade de Volta Redonda e como essa mesma sociedade se apropria dele nas relações com a sua indústria fundadora ¾ C.S.N. (Companhia Siderúrgica Nacional) ¾ antes, estatal; hoje, privatizada. Na execução do projeto político de Vargas temos em Volta Redonda/CSN a expressão máxima da intervenção do Estado na construção da grande siderurgia. O trabalhador, sempre responsável pelo destino da nação, busca, de todos os meios, impedir a privatização da usina, mas acaba por se render. Do momento da privatização da usina até hoje o que vemos é fluidez. Assistimos a empresa se independer da cidade e do país. Cabe como recurso ao poder mover-se, pois nada mais é sólido e seguro. O poder é, cada vez mais, escorregadio, e o capital é, cada vez mais, global.
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Palavras-chave : Volta Redonda – Modernidade - Discurso nacionalista


JORNAL INTERNO: OS FLUXOS DE COMUNICAÇÃO E AS PREFERÊNCIAS DOS LEITORES
Palmerston, V. B.
Universidade São Marcos

Resumo :
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Palavras-chave : Diante da crescente quantidade de títulos de jornais internos nas empresas brasileiras, cabe questionar até que ponto esses chamados house organs encontram realmente leitores interessados? E esse leitorado, o que prefere ver estampado nas páginas desses periódicos: a sua palavra ou a palavra da empresa? Na verdade não, é um veículo composto preferencialmente de informações ascendentes (que partem da base funcional para a cúpula empresarial) ou de informações descendentes( que saem da alta direção e seguem para os funcionários) que vai agradar mais ou menos os seus leitores. O que nos parece é que cada organização possui um público interno com características próprias. Seus desejos e necessidades são, é claro, diferentes, se pensarmos em cada um dos indivíduos que formam esse público. No entanto, a cultura organizacional acaba por influir até na própria preferência dos trabalhadores por determinados assuntos em detrimento de outros.


Projeto: Acreditação Hospitalar - Visão Estratégica em Comunicação
Telles, A. P., Vargas, R. F.
HUPE

Resumo : O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) é uma instituição de saúde pública que preza pela qualidade do atendimento oferecido à população. Há três anos o HUPE vem desenvolvendo ações para receber o Certificado de Acreditação Hospitalar, título conferido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação. A Acreditação é um sistema de verificação externa baseado em um conjunto de padrões aferidores da qualidade do serviço prestado, que vem sendo utilizada em vários países. Dentro desse contexto a Coordenadoria de Comunicação Social do HUPE tem função estratégica pois boa parcela da avaliação envolve o gerenciamento do fluxo de informações dentro da Instituição, seja em relação aos públicos internos e/ou externos, seja na atividade fim (o atendimento médico-hospitalar), como nas atividades administrativas. O projeto ressalta a importância e a diversificação da ação dos Comunicadores Sociais.
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Palavras-chave :


O CONGO NA ESCOLA: COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E CULTURA
Poletti, J. L., Carvalho, F., Dias, A.
PPGE/UFES

Resumo : O Projeto Congo na Escola insere-se na proposta político-pedagógica de uma escola pública municipal, sendo fruto de uma construção coletiva envolvendo estudantes, funcionários/as, professores/as e famílias da comunidade, a partir da análise da conjuntura sócio-político-cultural-econômica e da disposição de transformar a realidade. Divulgando para as novas gerações o ritmo do Congo, seus instrumentos, suas cantorias e festejos, o projeto promove atividades que contribuem para a formação de crianças e adolescentes em situação de risco social. Levando aos/as participantes informações sobre a história, ritmo e melodia do Congo; aprendendoensinando a compor sobre suas formas musicais e fabricando artesanalmente os instrumentos, podemos afirmar que o projeto oportuniza condições para a produção escolar, sendo notórias a auto-estima, a auto-expressão e o crescimento intelectual e humano, das crianças e adolescentes, que nas oficinas criam, recriam e descobrem suas capacidades de atuarem efetivamente no mundo.
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Palavras-chave : projeto político pedagógico, currículo, movimentos sociais, cultura


ENQUADRAMENTOS DA MÍDIA E POLÍTICA
Porto, M. P.
Universidade de Brasília

Resumo : O artigo apresenta uma revisão dos estudos realizados no Brasil e no exterior que têm como base teórica o conceito de "enquadramento" (framing). Apesar do paradigma encontrar-se ainda em estado embrionário, suas aplicações têm dinamizado o campo da comunicação política, oferecendo uma nova perspectiva para entender o papel da mídia. O artigo apresenta ainda algumas sugestões para o aprimoramento do paradigma e para a condução de pesquisas empíricas sobre a relação entre os enquadramentos da mídia e a política. A partir da distinção entre "enquadramentos noticiosos" e "enquadramentos interpretativos", são sugeridos alguns passos a serem seguidos na elaboração e desenvolvimento de pesquisas empíricas sobre a relação entre os enquadramentos dos meios de comunicação e processos políticos
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Palavras-chave :


PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS FRENTE AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA BIBLIOTECA SETORIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS DA UFSM
Pozzobon, C. M., Ferro, T. O., Barichello, E. M. R.
UFSM

Resumo : A pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção dos usuários da Biblioteca do CCR-UFSM frente aos seguintes aspectos: serviços e atendimento prestados, estrutura e acervo disponível. Utilizou-se metodologia quantitativa com amostragem probabilística estratificada proporcional. O instrumento de coleta de dados foi um questionário constituído de perguntas fechadas e abertas. A dimensão da amostra foi de 254 questionários. Estabeleceu-se um nível de confiança de 2 desvios padrão, o que permite generalizar os dados obtidos para 95,5% da população com uma margem de erro de 3%. A pesquisa fornece informações que serão usadas para o desenvolvimento de atividades e projetos do setor de acordo com as necessidades encontradas.
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Palavras-chave : Pesquisa de Opinião Pública; Comunicação Organizacional; Diagnóstico Organizacional; Relações Públicas


Estratégias de comunicação para a mobilização pró-sustentabilidade
Rabelo, D. C.
UFES

Resumo : Se a democracia participativa com foco na ação local e na gestão compartilhada dos recursos é a via política para a construção da sustentabilidade, é preciso estimular, capacitar e garantir a mobilização dos principais segmentos sociais para tornar possível a utopia da sociedade sustentável. Este trabalho relata os resultados da pesquisa que buscou identificar e analisar as estratégias de comunicação consonantes com tais propostas. Tendo como objeto de estudo a elaboração da Agenda 21 local do município de Vitória (ES-Brasil), utilizou-se a metodologia qualitativa para rastrear os caminhos e circuitos que possibilitaram a realização e resultados de uma experiência reconhecida internacionalmente. Como suporte teórico recorreu-se aos autores que tratam da comunicação/mobilização social na sociedade contemporânea (Castells, 1998; Mafesoli, 1995; Medina, 1998; Toro, 1996 e 1997) e os documentos que buscam alternativas para os ecossistemas urbanos (Agenda, 1992; Brasil, 2000). As conclusões da pesquisa apontam para a importância de uma concepção mais abrangente de comunicação, para o uso de instrumentos nos vários níveis, com conteúdos e sentidos próprios de acordo com os vários reeditores. Aparecem revalorizadas as estratégias de nível pessoal: a esfera local onde se concretiza a sustentabilidade é também o espaço público dos debates diretos que exigem informações especializadas para a capacitação dos participantes, além de elementos de sedução para garantir o envolvimento e compromisso dos cidadãos.
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Palavras-chave : Comunicação, Mobilização, Sustentabilidade, Processos comunicacionais


CINEMA EM CASA – 20 ANOS DE CINEMA BRASILEIRO NA TV ABERTA NACIONAL
Reimão, S.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo : Partindo-se de dois pressupostos:1) que a televisão aberta pode ser um aliado na consolidação da indústria cinematográfica nacional e, 2) que a transmissão de filmes brasileiros pode oxigenar a programação da televisão nacional, esta pesquisa visa conhecer como se deram as correlações entre televisão e cinema nos últimos 20 anos enfocando a presença na programação televisiva de filmes nacionais produzidos para cinema. Em outras palavras, esta pesquisa visa localizar, identificar e caracterizar a exibição da produção cinematográfica brasileira na televisão aberta do País entre 1981 e 2001, acreditando-se que conhecer o passado pode ser útil para o possível desenvolvimento de políticas para o mercado audiovisual brasileiro.
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Palavras-chave :


GUERRA DE IMAGENS
Rial, C. S. M.
UFSC

Resumo : Após um ano do incidente de 11 de setembro, o trabalho é uma reflexão antropológica em torno do modo como este foi divulgado nas grandes cadeias globais de televisão, o que em jargão jornalístico se chama de "cobertura" jornalística: as estratégias imagéticas e linguísticas utilizadas e as consequências simbólicas das escolhas realizadas durante. Serão abordadas emissões dos jornais televisivos franceses (TF1, A2 e Fr3) no dia 11 de setembro e, posteriormente, nos dias 7 a 9 de outubro, também as emissões dos canais satélites CNN, BBC, La Cinq Internacional (TV pública francesa, belga, suíça e canadense). Será abordada a instauração de uma cultura do medo do terrorismo como mecanismo político central da nova ordem global e as consequências políticas e tecnologias do reforço da vigilância, no espaço público e no privado.
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Palavras-chave : guerra, imagens, cultura do terrorismo


TV CRIANÇA LAMBANÇA: SETE ANOS DEPOIS, O ESPANTO - Ou dia, de sol, em que Foucault foi ao Pompéia e viu que vida na perifeira é fogo
Rocha, N. J. R.
UFG

Resumo : Depois de sete anos em construção, o Projeto TV Criança Lambança vive uma curiosa encruzilhada: pode ir para a SBPC mas não consegue dialogar – e ter recursos públicos – com a prefeitura da cidade, hoje com o partido dos trabalhadores. Conflitos à parte, reina a crescente desconfiança de que escola pública de periferia merece o mesmo tratamento que os maiores interessados, no caso as camadas populares, sempre tiveram historicamente: o cortejamento, no discurso; o descaso, na prática. O Lambança reinventa a escola, ao se apropriar e usar , de outro modo, as novas tecnologias de comunicação no espaço da sala de aula. E planta desafios que, se o adulto teme, as crianças têm enfrentado com e superado com respostas surpreendentes. O mundo, para elas, parece que se encolhe nos braços das novas tecnologias. Os caminhos para dialogar com o poder público é que ficaram compridos em demasia.
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Palavras-chave :


LINGUAGEM E LINGUAGENS - UM ESTUDO SOBRE A COMUNICAÇÃO BRASILEIRA
Santos, J. C., Najara, F., Boaventura, M.
UESC

Resumo : A imagem é a principal forma de linguagem utilizada pela comunicação contemporânea? Qual o seu impacto quando atrelada à expressão verbal? Quais as repercussões sociais que provoca, qual sua capacidade de difusão do conhecimento e da informação? Com estas perguntas em mente, partimos para analisar a linguagem da TV e do rádio, escolhendo como eixo os programas jornalísticos. O trabalho, que aborda as implicações que envolvem o processo de propagação da informação, suas causas e conseqüências, é pautado no pressuposto de que imagem e expressão verbal podem ser indissociáveis na atualidade, dependendo uma da outra para sobreviver. Fomos averiguar e as conclusões dessa observação é o que apresentamos aqui.
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Palavras-chave : Comunicação. Linguagem. Expressão


A INFLUÊNCIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL NA FORMAÇÃO E NO COMPORTAMENTO DO FUTURO CIDADÃO
Seara, I. N., Dias, P. R., Sampaio, T. S.
Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo Este trabalho se propõe a analisar o conteúdo midiático da programação dirigida ao público infanto-juvenil, enfatizando as formas de processamento e recepção dessas informações pelo telespectador pueril. A composição deste projeto dedica-se também a abordagem sobre a influência da mídia no universo infantil e como este fator contribuirá na formação do indivíduo enquanto cidadão, bem como nos seus condicionamentos comportamentais. Nesse contexto de constantes transformações na linha de programação infantil, o acompanhamento familiar e pedagógico, se torna imprescindível como suporte da formação do pensamento, mediante a exposição midiática.
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Palavras-chave : Comunicação. Linguagem. Expressão


PROGRAMAÇÃO REGIONAL DE TELEVISÃO UMA PERSPECTIVA DE DEFINIÇÃO DOS EMISSORES DAS MENSAGENS TELEVISIVAS NO ESPÍRITO SANTO
Silva, C. P.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo :
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Palavras-chave :


ESTIGMAS DA AIDS: EM BUSCA DA CURA
Soares, R. L.
ECA/USP

Resumo : Este artigo tem por objetivo realizar um balanço crítico das figurações e configurações da Aids nas mídias, destacando o jornalismo impresso e as campanhas de prevenção governamentais. Além de apontar as trajetórias narrativas da Aids, o artigo pretende confrontá-las com os avanços conquistados na área médico-científica e as mudanças ocorridas em termos socioculturais, que muitas vezes parecem não ter acompanhado os discursos sobre esta síndrome. Apesar de, atualmente, ser oferecida aos portadores do HIV a possibilidade de viver mais e melhor, notamos – não sem incômodo – uma persistência e reforço de estigmas sociais em relação à Aids. O artigo pretende, portanto, discutir as perspectivas em relação à doença num momento em que, mais do que morrer com Aids, o que percebemos é um desafio para aprendermos, verdadeiramente, a (con)viver com Aids.
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Palavras-chave : Aids – Discursos Midiáticos – Estigmas Sociais


OS “REALITY SHOWS” E SEUS IMPACTOS SOCIAIS
Souza, A.
UESC

Resumo : O presente artigo propõe-se a refletir sobre as transformações sociais que os “Reality Shows” desencadeiam e/ou revelam, na Sociedade Brasileira. Além de levantar considerações sobre o trabalho de edição e os artifícios que a sociedade dispõe para livrar-se dessa manipulação mediática. Debatemos também, sobre a mudança de valores, discutindo sobre o individualismo, que como o processo de eliminação, pode interferir nas relações interpessoais dos sujeitos. Nossa preocupação pelo formato “Big Brother” provem da inovação de fazer do público, artista. Questionaremos a TV como espelho, um código de linguagem de como olhar a sociedade Brasileira. Mais do que respostas a este debate, nossa preocupação é trazer perguntas que nos levem a uma reflexão sobre os temas imbricados no processo da edição (produção) e “público”desses programas de TV.
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Palavras-chave :


A CONQUISTA DO IMAGINÁRIO DE UM MERCADO EDUCACIONAL- UMA ANÁLISE DE OUTDOORS DE UNIVERSIDADES PRIVADAS
Souza, J. C.
FAEEBA- UNEB

Resumo : Nos dias atuais, em outdoors espalhados pelas avenidas, somos surpreendidos por mensagens publicitárias de Universidades privadas. Diante da concorrência cada vez maior, tais Universidades utilizam os recursos da gestão educacional, destinada a posicionar a instituição, diferenciando-a, diante de uma clientela potencial. O objetivo central deste trabalho está relacionado à análise dos apelos discursivos e argumentais das mensagens dos outdoors das Universidades privadas. Discute como essas mensagens refletem uma troca simbólica cada vez mais complexa, multiplicando as interfaces entre os diversos atores de um mercado dito educacional, como o exemplo da Faculdade Hélio Rocha que utilizou, no 2° semestre de 2001, as imagens de Bin Laden e do Juiz Nicolau como paradigmas da astúcia na engenharia e no direito. Houve reações na imprensa escrita, relacionadas a posturas éticas, mas os objetivos de marketing da gestão educacional já tinham sido atingidos.
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Palavras-chave :


A IMAGEM DO COTIDIANO
Souza, A. F.
UESC

Resumo : Esse artigo é resultado de uma Pesquisa interdisciplinar que realizei como aluno-pesquisador sobre uma feira livre. A pesquisa resultou na produção um vídeo documentário, de dez minutos, que embora muito experimental, busca retratar a realidade de uma comunidade que sobrevive do cultivo e da venda do que produz. Baseada nessa experiência venho discutir o fazer do vídeo documentário, o seu processo de produção, edição e construção de sentido a partir do roteiro, e o seu valor histórico e etnográfico para a pesquisa.
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Palavras-chave :


ENTRE A RAZÃO E O SENSO COMUM: UMA ANÁLISE MORFOLÓGICA DA CONFIGURAÇÃO DO ESPAÇO NA ARQUITETURA MODERNA
Sudsilowsky, S.
PUC-Rio

Resumo : No contexto de uma ideologia muito bem definida, o espaço arquitetônico na Arquitetura Moderna tinha como uma das premissas básicas o projeto não só dos prédios, mas também da própria organização dos móveis e objetos nesse espaço, inclusive pretendendo “ensinar a morar”, ou seja, doutrinar os usuários com a “forma correta” de utilizar a “máquina de morar” . O Conjunto Residencial Marquês de São Vicente, edifício projetado em 1953 por Affonso Eduardo Reidy, um dos mais importantes arquitetos modernos do Brasil, foi pensado dessa forma, e construído na certeza de sua concretização. Percorridos quase cinqüenta anos, acreditamos que já é tempo de saber o que havia acontecido por lá; ou seja, resolvemos realizar uma série de visitas aos apartamentos e entrevistas com os moradores do prédio, com objetivo de proceder uma análise morfológica das configurações espaciais feitas por esses indivíduos, afim de relacioná-las com o projeto original do arquiteto. Iniciado esse processo, concluímos que precisaríamos descobrir algumas noções prévias, conceitos e valores que permeiam esses espaços, e que aparecem todo o tempo em ambos os discursos: seja a razão da Arquitetura Moderna, ou o senso comum, dos usuários. Dessa forma, partindo de uma realidade específica, atual, e aparentemente simples – como um quarto de criança ou um canto de uma sala de estar – e estabelecendo relações com algumas obras de referência, levantamos alguns conceitos como temas a serem discutidos – ou pelo menos questionados – ao longo da nossa pesquisa acadêmica, com perguntas como: por que escolhemos determinados objetos? Como as nossas relações com eles são consolidadas? O que esses objetos (ou grupo de objetos) “comunicam”?
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Palavras-chave : Individualidade, Evolução da Moradia, Arquitetura Moderna


O PAPEL DE UMA ASSESSORIA DE COMUNICVAÇÃO SOCIAL EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Teodoro, M.
UERJ

Resumo : A administração das informações no cunho da organização se faz extremamente necessária, já que ela é veículo primordial do fator produtividade. Atualmente, Empresas, Instituições, Órgãos, e Pessoas vêem em suas Assessorias de Comunicação Social a base para uma melhor integração entre os seus objetivos e de seus públicos-alvos. A Unati-Universidade Aberta da Terceira Idade, ela própria já justificaria a existência de uma estrutura formal de Comunicação devido ao grande fluxo de informações desenvolvidas. Objetivando principalmente racionalizar e divulgar todo o fluxo de informações vindas da Unati/Uerj, ou de fora dela, a Assessoria de Comunicação Social é implementada em 1998, criando a partir daí um sistema de comunicação formal e informal entre a Unati e seu público-alvo direto: O Idoso. Todos os trabalhos desenvolvidos na Assessoria de Comunicação Social da Unati/Uerj são considerados verdadeiros Projetos devido a sua magnitude, pois evidenciam as Questões Relativas a Terceira Idade, assunto este sempre em voga nos meios de comunicação social. São produzidos desde Releases/Contatos com a imprensa, até a Materiais educativo/informativo que serão utilizados pela unidade. Através de um processo de avaliação constante e sistemático em relação a rotina das atividades desenvolvidas, a Assessoria de Comunicação Social da Unati/Uerj pode ser considerada hoje, como um verdadeiro instrumento de integração entre a Unati e seus públicos, que a médio prazo já reflitiu na melhoria da qualidade de Comunicação Total da Unati/Uerj como Instituição de Ensino, Extensão e Pesquisa
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Palavras-chave : Melhoria na Qualidade de Comunicação


OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
Tondato, M. P.
UMESP

Resumo : Não aprendemos somente a falar, mas também a pensar, e este pensamento reflete a condição social do indivíduo. Os textos trazem as marcas do contexto. O objetivo deste trabalho é expor aspectos da complexidade que é o cotidiano com a intenção de problematizar este espaço e tempo de construção de sentido. Para apresentação desse tema, primeiramente é feito um levantamento bibliográfico das principais correntes relacionadas. A seguir, uma análise filosófica do discurso de Eichmann por Hannah Arendt na busca da compreensão da origem do mal e o discurso de um programa de televisão jornalístico são utilizados como exemplo de construção de sentido. A análise do discurso de Eichmann em seu julgamento, ou do discurso dos MCM, aqui representado pelo programa Cidade Alerta, mostram uma relatividade da verdade no sentido do significado do texto na situação determinada.
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Palavras-chave :


JORNALISTAS E ANTROPÓLOGOS – SEMELHANÇAS E DISTINÇÕES DA PRÁTICA PROFISSIONAL
Travancas, I.
IFCS-UFRJ, Estácio de Sá

Resumo : Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações entre a antropologia e a comunicação a partir da análise das especificidades destes dois campos. Quais os pontos de contato entre o trabalho do jornalista e do antropólogo em campo? Qual o papel das entrevistas nas duas áreas? Discutir estas entre outras questões é uma das metas deste artigo, tendo como base os trabalhos da Escola de Chicago, de C. Geertz e de P. Bourdieu.
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Palavras-chave : antropologia, comunicação, jornalismo


UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR DO CARNAVAL
Tsutsui, A. L. N., Souza, T. R. S.
UMESP

Resumo : Considerando-se o Carnaval como fenômeno contribuinte para a formação da nacionalidade brasileira e levando em conta sua importância como símbolo da identidade nacional, esta pesquisa busca realizar um estudo do folguedo, através da comparação de diferentes leituras acerca do tema. O objetivo principal do trabalho é considerar a forma como autores com diferentes formações dissertam sobre o mesmo assunto. A escolha destes escritores, por sua vez, não foi eventual; trata-se de formadores de opinião que publicam artigos em um jornal de grande relevância nacional. Através do confronto de suas visões diversas, determinadas pelas especificidades de suas experiências, a pesquisa configura-se como uma análise interdisciplinar do Carnaval.
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Palavras-chave :


CIBERESPAÇO E NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Urquidi, V. F. D.
Faculdades Integradas do Oeste de Minas

Resumo : Trabalho sobre a apropriação dos dispositivos das novas tecnologias da comunicação e da informática pelos Novos Movimentos Sociais que visam a divulgação das suas ações, a legitimação das suas organizações e a articulação interna e externa do movimento. O trabalho questiona as análises intrumentalizadoras do espaço criado pelas novas tecnologias, partindo do princípio de que o que interessa neste momento histórico é a forma de apropriação que a sociedade faz dos novos dispositivos de comunicação, bem como o modo como as novas mídias são incorporadas no ecossistema comunicacional dos movimentos. Um conceito que nos permite trabalhar esta perspectiva é o de Ciberespaço, proposto e definido por Pierre Lévy
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Palavras-chave : Ciberespaço, Novos Movimentos Sociais e Ecossistema comunicativo


INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO: INTERFACE ÚTIL NA CONSTRUÇÃO DE INTELIGÊNCIAS COLETIVAS
Vasconcelos, G. C.
Universidade Federal da Paraíba

Resumo : A sociedade da informação vem requerendo a atuação de indivíduos a partir de suas competências singulares. A aprendizagem está sendo considerada como a essência do trabalho. A informação já foi algo de importância apenas para alguns. Porém, a tecnologia informacional tem se desenvolvido amplamente de forma que possibilita multívias para a formação de grupos sociais alimentados por inteligências coletivas. Neste trabalho apresentamos um aporte discutível sobre uma necessária interface entre informação e educação para o desenvolvimento de inteligências coletivas.
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Palavras-chave :


A TRAJETÓRIA DO ESTILO PUNK EM SANTA MARIA: DA POLÍTICA AO CONSUMO
Weber, A. F.

Resumo : O trabalho estuda as diferentes formas de apropriação do estilo punk por jovens da cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul num período que vai desde 1985 até os dias de hoje. A proposta é reconhecer as fases que caracterizaram o punk e identificar as mediações que atuaram na compreensão e estruturação do estilo pelos grupos juvenis da cidade. A partir de observação participante e entrevistas com jovens punks e ex-punks procura-se compreender a orientação do estilo, dos ideais políticos às manifestações centradas no consumo de bens materiais e simbólicos. Esse estudo faz parte de uma pesquisa que relaciona o consumo de bens materiais e simbólicos mídiaticos internacionalizados, a configuração de identidades híbridas e a conformação de estilos juvenis a partir da estruturação da experiência desses jovens em diferentes classes sociais.
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Palavras-chave :


A REPRESENTAÇÃO MASCULINA EM ANÚNCIOS: UMA OBSERVAÇÃO SOBRE AS DIFERENÇAS NA ABORDAGEM DO GÊNERO
Wilm, M. G.
UNIJUÍ, RS

Resumo : Este artigo propõe, ainda que de forma muito breve, uma reflexão sobre como a figura masculina é atualmente retratada em anúncios impressos em revistas de circulação nacional, no contexto da nova ordem das relações sociais. Para isso, a partir de uma abordagem teórica, são apresentados exemplos de como os homens aparecem em anúncios dirigidos ao público feminino e masculino, mostrando as diferenças significativas de abordagem do gênero. Tal diferença reforça a visão apresentada por Verstergaard e Schroeder, onde os homens na publicidade dirigida às mulheres é gentil e carinhoso, sendo que na publicidade dirigida ao próprio sexo continua a ser a representação do macho conquistador. Assim, a publicidade permanece como uma perpetuadora de papéis já socialmente aceitos e definidos, mantendo e reforçando os arquétipos de cada gênero.
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Palavras-chave : anúncio – publicidade - homens