Trabalhos Apresentados

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Colóquio Brasil-Canada
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COLÓQUIO BRASIL-CANADA

Coordenação Geral
Profa. Lícia Soares de Souza (Universidade do Estado da Bahia)
Prof. Gaetan Tremblay (Universidade Autônoma do Québec)

RELAÇÃO DE TRABALHOS

 
O MERCADO DAS COMUNICAÇÕES NO BRASIL E NA ARGENTINA E A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA EM MATÉRIA DE COMUNICAÇÃO
BOLAÑO, C.
UFS

Resumo : A Argentina entrou, em 2001, numa fase de liberação, em que se previa a entrada, em condições vantajosas, do principal grupo de mídia do país (Clarín) no setor mais importante do negócio das telecomunicações, respondendo à entrada, no mercado de TV, da Telefónica, para quem as telecomunicações argentinas representaram uma base interessante para um posicionamento no Mercosul, enquanto não deslanchava a privatização brasileira, que acabou também por beneficia-la. A recente aprovação da emenda constitucional que abre a possibilidade de entrada do capital estrangeiro em até 30% da propriedade das empresas do setor de comunicação no país abre aqui também a perspectiva de estratégias ditas de convergência nos mercados de telefonia e de TV. Nessas condições, a questão da política exterior brasileira em matéria de comunicação, articulada à do modelo de regulação setorial do país, do debate internacional sobre liberalização ou defesa da diversidade cultural, ou do papel do conhecimento e das externalidades na competitividade sistêmica, torna-se crucial. É a partir daí que se deve analisar a suspensão do debate em torno do Livro Verde da Sociedade da Informação no Brasil e o encaminhamento à OMC de uma proposta de liberalização do audiovisual.
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Palavras-chave : políticas de comunicação; relações internacionais; diversidade cultural; Brasil; Argentina; OMC; Mercosul; audiovisual; liberalização


IMAGENS AMERÍNDIAS NO CIBERESPAÇO
CERQUEDA, S.B., RAMOS, A.R.N.
Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumo :
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Palavras-chave :


LA CULTURE STRATÉGIQUE BRÉSILIENNE ET LES ENJEUX DE L'INFORMATION. ELÉMENTS DE MÉTHODOLOGIE POUR LA FORMATION EN INTELLIGENCE ÉCONOMIQUE
FACHINELLI, A.C.
Université de Poitiers - France

Resumo : Face aux enjeux de l'intelligence économique, la culture de la stratégie brésilienne présente un panorama contrasté où le jeito brasileiro joue un rôle fondamental. D'inspiration tactique et immédiatiste, il fournit les bases d'une agilité stratégique dans le traitement et les usages de l'information. Cette communication présente le cas du Programme Intelligence Stratégique de l'Université de Caxias do Sul-RS plus precisement, comment ce processus s'insère dans la logique de la représentation operationnelle de l'agilité stratégique. Aujourd'hui ce programme travaille à la définition des conditions de l'émergence d'une voie brésilienne pour l'IE, appuyée sur les caractéristiques de la culture stratégique de ce pays. D'une manière générale, la culture stratégique brésilienne est fortement teinté d'immédiatisme et de paternaliste doublé d'une répulsion pour les conflits ouverts. Flexibilité, adaptabilité, souplesse, réactivité et confiance en soi déterminent une disposition à une intelligence plus tactique que stratégique connue sous le nom de jeito brasileiro (truc, astuce, savoir faire, art de toujours trouver une solution économique en dépit de conditions défavorables).
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Palavras-chave :


AMÉRICA: UNIDADE NA DIVERSIDADE - A UTOPIA DE PAULO FREIRE E PETER MCLAREN
GOZZO, V.M.P.M.
FACOM - FIAM

Resumo :
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Palavras-chave :


PROPOSTA DE UM ESTUDO PLURIDISCIPLINAR SOBRE TRÊS LITERATURAS EM CONFLITO
JOACHIM, S.

Resumo : O século XX, sobretudo na sua segunda metade, proclamou reiteradamente a morte da História e da arte. Na sua Dialética Negativa(1966-1973), Theodor Adorno levantou a questão da impossibilidade ou / da possibilidade de produzir arte após Auschwitz; Albert Léonard (1974) estabeleceu o dossier da crise do conceito de literatura na França, ao passo que a portuguesa Silvina Rodrigues Lopes (1995) elaborou uma copiosa tese sobre a crise de legitimação das teorias e das interpretações em literatura. O espaço público onde se confrontam os apreciadores de obra de circulação restrita e os consumidores de textos de grande difusão, testemunha a sua maneira da mesma crise. Uns denunciam a perversão e a manipulação do gosto e acusam a mídia; outros lançam anátemas, inaudíveis à maioria. A universidade, em sua ala mais dogmática, guarda um silêncio prudente. Mas, o mal estar persiste. Existem, de um lado, os reprovados que fazem sucesso, e do outro lado, os bem-amados de sucesso mitigado. Confrontam-se os valores canônicos e as inqualificáveis novas emergências. Tal é o fenômeno emblematizado por Ariano Suassuna e Paulo Coelho. Propomos diagnosticá-lo pluridisciplinarmente, sempre considerando a superação da oposição Highbrow / lowbrow culture.
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Palavras-chave : Actante receptor; audiência; actante emissor; bestseller; campo literário; comunicação; contexto sócio-cultural; contexto sócio-político; crise dos valores; cultura erudita; cultura mediática; cultura popular; différences- à- réception (Molinié); discurso social; distância crítica; direitos humanos; elite; espaço público pós-moderno; horizonte de espera; identidade; imaginário; indústria cultural; legitimação; laço social; literariedade; literatura nacional; massa/multidão; mídias; mundialização; morte da arte; mutações culturais; mitos; fenômeno de crise; oralitura; recepção; reconhecimento; sagrado; sócio-poética; teleliteracy (Bianculli); valores emergentes; transtextualidade;


RUA DO OUVIDOR VERSUS CAATINGAS. COMUNICAÇÃO E GUERRA EM OS SERTÕES E EM A GUERRA DO FIM DO MUNDO
LIMA, L.S.
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Resumo :
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Palavras-chave :


CHANGING CONCEPTS OF TIME 50 ANOS DEPOIS (A contribuição de Harold Innis para o estudo do jornalismo digital)
MACHADO, E.

Resumo :
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Palavras-chave :


COMUNICAÇÃO E LATINIDADE - UM ESTUDO DE TELEVISÃO E FICÇÃO SERIADA
PAIVA, C.C.
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo : Nas linhas que se seguem esboçamos um argumento buscando sinalizar as formas para um debate circunscrevendo o tema da Comunicação e Latinidade, observando as maneiras como a produção cultural brasileira, em moldes de ficção seriada televisiva, consiste num canal de expressão da modalidade das culturas locais no contexto da munidalização cultural. Especificamente, exploramos o modo como as narrativas realizadas por um dramaturgo como Dias Gomes, apresenta elementos que traduzem uma modulação específica das formas de brasilidade (e de latinidade), distinguindo uma tipologia discursiva característica do hibridismo cultural brasileiro e latino-americano. À luz de algumas noções e conceitos estruturantes do pensamento comunicacional examinamos algumas modulações expressivas das convergências entre as práticas culturais brasileiras e outras práticas culturais latinas; deste modo, esperamos contribuir para uma discussão sobre as formas de identidade no contexto do panorama sociohistórico, cultural e político do século XXI.
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Palavras-chave :


EXCLUSIÓN / INCLUSIÓN. EL CASO DEL INMIGRANTE EN LA ARGENTINA DE LOS TIENPOS DE LA GLOBALIZACIÓN: SUS HUELLAS EM LOS DISCURSOS MEDIÁTICOS
RIZZO, A.

Resumo :
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Palavras-chave :


SEMENTES HÍBRIDAS EM CAMPOS CERCADOS
RONSINI, V.M.
Universidade Federal de Santa Maria

Resumo : Propomos discutir como a metodologia aplicada ao consumo cultural pode contribuir para a compreensão das identidades culturais no Brasil no contexto da globalização.O problema de pesquisa diz respeito a relação entre consumo de bens materiais e simbólicos midiáticos internacionalizados e a conformação de estilos ou movimentos culturais, a partir da estruturação da experiência em diferentes classes sociais e da ordenação de identidades híbridas com os recursos provenientes de esferas transnacionais, nacionais e regionais.A metodologia que estamos desenvolvendo combina a etnografia com o método das configurações exposto por Elias, na tentativa de apreender o caráter processual (histórico), político, contrastivo e circunstancial das identidades.
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Palavras-chave :


A ALCA E AS IDENTIDADES CULTURAIS NAS AMÉRICAS: AS INFLUÊNCIAS DO CAMPO COMUNICACIONAL
SILVEIRA, J.R., BARROS, M.A.
Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo : As Américas atravessam um momento decisivo em sua evolução, do ponto de vista de sua história sócio-econômica: a provável implantação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). Um ponto que este texto debate é como os emissores de comunicação de massa, a partir de novas oportunidades de mobilidade comercial transfronteiriça, tratarão as múltiplas identidades do Novo Mundo. Dentro desse contexto, entende-se como oportuna à abordagem acerca dos processos massivos de disseminação da informação na Comunicação Social das Américas. Seria necessário o estabelecimento de mecanismos que monitorem e critiquem possíveis assimetrias tirânicas nas relações de poder que se intensificarão em nível continental, face à esperada sobrepujança de algumas poucas identidades culturais sobre as demais, que formam, em sua totalidade, a diversidade da americanidade.
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Palavras-chave : comunicação, identidade cultural, integração comercial