Trabalhos Apresentados

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   Temas Livres
   Colóquio Brasil-Canada
ENDOCOM
ENDOCOM - Encontro da Rede Nacional de Centros de Informações e Bibliotecas da Área de Comunicação Social

Coordenadora Nacional
Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira - smferrei@usp.br

Coordenadores Locais
Lucília Vieira
Zuleide Paiva da Silva

RELAÇÃO DE TRABALHOS

 
CONSTRUINDO REDES COMUNICACIONAIS:A BIBLIOTECA DIGITAL PAULO FREIRE
Brennand, E. G. G., Bezerra, E.P.
Universidade Federal da Paraíba

Resumo : Visa discutir o surgimento da Sociedade da Informação, como um fenômeno recente, que está reestruturando a forma de resgate e armazenamento de informações em todos os domínios do conhecimento. Pretende apresentar o histórico da concepção e da implantação da Biblioteca Digital Paulo Freire, para discutir possibilidades do uso de fontes digitais para a História da Educação. O projeto objetivou incrementar o processo de aquisição e consolidação de competência para conceber, implementar e avaliar serviços de recuperação de informação baseadas em bibliotecas digitais multimídia. Objetiva a construção de competência regional para pesquisa e desenvolvimento cooperativo de novas estratégias e tecnologias em informação digital.
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Palavras-chave : FONTES DIGITAIS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO


ARQUIVOS ABERTOS : INOVAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA REDE
Café, L., Arellano, M. A. M., Barboza, E. M. F., Melo, B. A., Lage, M. B., Mendes, E.
IBICT

Resumo : Apresenta-se um estudo comparativo entre arquivos abertos (open archives) e publicação eletrônica tradicional (PublET), com o objetivo de definir os atributos essenciais para constituição de arquivos abertos (ArA). Com base em uma lista das principais características de ArA e de PublET originais apresentada na literatura, comparou-se treze provedores de publicações eletrônicas nacionais e estrangeiros. Cada característica contida na lista recebeu um peso conforme a sua proximidade ou afastamento do que se definiu como um ArA ou PublET originalmente concebidos.Como resultado da análise obteve-se três conjuntos distintos de provedores. Um claramente do tipo ArA, outro do tipo PublET e um terceiro que definimos como misto por apresentar tanto características essenciais, como não essenciais aos ArA e PublET.
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Palavras-chave :


A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA FABICO/UFRGS
Caregnato, S. E.
PPGCOM/UFRGS

Resumo : Descreve uma experiência em educação a distância via Internet, realizada na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qual tecnologias da informação e da comunicação, na forma de ferramentas como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambientes de ensino a distância, foram empregadas para sustentar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. A percepção dos alunos em relação a atividade, conforme expressa em questionário próprio aplicado ao final da disciplina e nos diários de bordo redigidos durante o semestre, é analisada e utilizada para sugerir práticas para esta modalidade de ensino.
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Palavras-chave : educação a distância, tecnologias da informação e da comunicação


A COMUNICAÇÃO EM UM SITE ACADÊMICO. UMA LEITURA DO PORTAL DA USP EMBASADA EM ALGUMAS CONCEPÇÕES DE BEN SHNEIDERMAN
Castro, B. H. A.
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Resumo : O texto apresenta uma leitura feita do Portal da USP, embasando-a nas concepções de Ben Shneiderman, que chama a atenção sobre a comunicação que se deseja e a comunicação que se obtém em um site, quando não considerado o que ele denominou de 'Pragas' da Era da Informação ao se elaborar design de sistemas de informação.Na obra, Shneiderman diz que não há vacina preventiva contra as 'Pragas', mas sugere algo que ele define como 'Alertas'. Algumas dessas definições também são utilizadas neste trabalho como base de comparação na leitura dos itens do Portal.
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Palavras-chave : comunicação em sites, human-computer, design de sistemas de informação


INFORMATION LITERACY E O PAPEL EDUCACIONAL DAS BIBLIOTECAS E DO BIBLIOTECÁRIO NA CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
DUDZIAK, E. A.
Escola Politécnica da USP

Resumo : O objetivo deste trabalho é apresentar e definir a Information Literacy. Inicialmente são três diferentes níveis de complexidade: ênfase na informação, ênfase no conhecimento e ênfase no aprendizado. Em seguida, discute-se o processo de implantação da Information Literacy Education no ambiente acadêmico e a necessidade do estabelecimento de parcerias entre docentes, e bibliotecários. Destacam-se duas abordagens pedagógicas: o currículo integrado e o aprendizado baseado em recursos, ambos privilegiando a integração das atividades educacionais entre biblioteca e sala de aula, bibliotecários e docentes. Conclui-se que a Information Literacy significa uma inovação nos paradigmas de atuação e na identidade de bibliotecas e de bibliotecários.
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Palavras-chave : Competência em Informação; Information Literacy; Bibliotecário Educador


PORTAL EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: IMPACTO NA PESQUISA E NA PÓS-GRADUAÇÃO
FERREIRA, S. M. S. P.
PORTCOM/INTERCOM, ECA/USP

Resumo : Apresenta o projeto conceitual do Portal de Ciências da Comunicação, implementado pela PORTCOM - Rede de Informação em Comunicação dos Paises de Língua Portuguesa, mantido pela INTERCOM, a partir de parcerias com profissionais de informação atuantes em comunicação, pesquisadores e coordenadores de núcleos de pesquisa da própria INTERCOM e a comunidade em geral. Tal Portal propõem-se a desenvolver metodologias de trabalho para alimentação descentralizada de dados bibliográficos e de texto completo em Comunicação, utilizando padrões e normas nacionais e internacionais de controle, indexação e gerenciamento automático da informação, de modo a oferecer a comunidade profissional dos países envolvidos, serviços com alto valor agregado, quer sejam de recuperação da informação, criação de comunidades virtuais na área e troca constante entre pares. Para tanto, está composto de: (a) uma biblioteca digital que permite acesso a base bibliográfica e de textos completos da produção científica e acadêmica, diretório quem é quem na área e guias on-line dos principais serviços e produtos na área, (b) arena científica (implementado com base no protocolo Open Archives), que consiste em um espaço desenvolvido com o propósito de incentivar a comunicação entre os pares por meio da publicação, depósito, recuperação e comentário de trabalhos diretamente pelos próprios autores, e ainda (c) de informes sobre matérias, destaques, eventos e acontecimentos importantes em comunicação. Finalmente, apresenta uma reflexão sobre possíveis impactos deste Portal no ensino e na pesquisa em ciências da comunicação.
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Palavras-chave : Rede Nacional, Produção técnica científica, Informação em Comunicação, Portal de Comunicação, Biblioteca Digital, Arquivos Abertos


PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO NO SUL DO BRASIL
GALDINO, K.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo : No contexto da comunicação científica, a produção bibliográfica expressa a produtividade dos pesquisadores e das instituições as quais estão vinculados. Este estudo utiliza o indicador produção bibliográfica, com o objetivo de analisar como os programas de pós-graduação Comunicação do Sul do Brasil (UFRGS, UNISINOS e PUC-RS) expressam sua atividade científica, em relação à formatos de divulgação, utilizando como amostra a produção bibliográfica docente no período entre 1996 a 2001. O trabalho identificou também as características de publicação dos programas e apresenta particularidades da cultura de pesquisa dessas comunidades, sem comparar ou avaliar o desempenho dos programas.
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Palavras-chave : Comunicação Científica - Produção Científica - Produtividade científica


A ÁREA DE COMUNICAÇÃO NOS BANCOS DE DADOS EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL
Gomes, J.
PPGCOM/UFRGS

Resumo : Utilizando o Banco de dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil foi possível identificar a existência 95 Grupos de Pesquisa, com a participação de 538 pesquisadores, dos quais 256 são doutores atuando na área de Comunicação no Brasil. Há concentração de Grupos de Pesquisa nas regiões sul-sudeste, correspondendo a 61% do total da área. Nessas regiões estão também localizados mais da metade dos cursos de Pós-Graduação (PG). Verificou-se ainda dois aspectos caraterísticos dessa comunidade: a) concentração de muitos pesquisadores e mesmo doutores em poucos grupos e Linhas de Pesquisa, b) inversamente há tendência de atuação de Grupos de Pesquisa individualizados com baixa participação de estudantes de PG. Tais características apontam para a necessidade de dar prosseguimento à consolidação dos grupos e pesquisa na área, iniciada com a instalação da PG. Tal condição deverá favorecer a institucionalização das atividades de pesquisas e de produção científica, aspectos apontados como ainda deficientes no processo de profissionalização técnico-científica da área de Comunicação no Brasil.
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Palavras-chave : Informação, Informação e Gestão em C&T, Comunicação


ESPECIFICAÇÃO DE UM ÍNDICE DE CITAÇÃO PARA BIBLIOTECA DIGITAL AUTO-INCREMENTAL
Leal, I. C., Bax, M. P.
Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo : Acompanhando a evolução da Web, os sistemas de recuperação de informação tornam-se cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas, já que para encontrar informações relevantes no contexto atual é necessária a utilização de ferramentas que auxiliem a recuperação de informações. Este artigo aborda a especificação de uma ferramenta denominada "Índice de Citação Autônomo", módulo componente de uma biblioteca digital auto-incremental que é objeto de projeto na Escola de Ciência da Informação da UFMG. O principal aspecto tratado no artigo é a modelagem de dados dessa ferramenta, necessária para a finalidade de indexar as citações feitas em artigos técnicos e científicos, relacionando os artigos da coleção entre si e com as palavras chave utilizadas; seja por citação explícita entre os autores, seja por semelhança de conteúdo.
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Palavras-chave : bibliotecas digitais, recuperação de informação, índice de citações


PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM COMUNICAÇÃO DOS DOCENTES DA ECA/USP
NORONHA, D. P., KIYOTANI, N. M., JUANES, I. A. S.
ECA/USP

Resumo : Apresenta uma descrição da produção de docentes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) vinculados aos departamentos que concentram as áreas de Comunicações segundo os tipos de documentos produzidos, idioma de publicação, distribuição temporal decenal e tipo de autoria. Apresenta uma distribuição da freqüência de produção por autores. Mostra uma equivalência na produção dos departamentos com tendência ao crescimento, e predominância da publicação de artigos de periódicos para a maioria dos departamentos. O idioma português predominou na grande maioria das publicações. Evidencia a tendência da área na publicação de trabalhos de autoria única.
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Palavras-chave : Produção científica. Comunicação


PORTAL LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL SENAC-SP
Guia, B. P.
SENAC-SP

Resumo : Mostra os aspectos de elaboração e disponibilização de um Portal com uma base completa de documentos textuais relativos ao tema Legislação Educacional no Brasil. Disserta sobre a abrangência do Portal, etapas de elaboração, seu significado para o SENAC, enquanto instituição de Formação Profissional, a metodologia adotada em sua confecção, bem como especificações técnicas do software NXT3, software utilizado para a construção do Portal. Apresenta a ferramenta de busca mais abrangente para a visualização desses documentos, que representam o corpo de normas que regem tal Legislação. Destaca alguns aspectos que diferenciam esse Portal de outros Sites ou Portais de legislação existentes na WEB e traz uma contribuição de enorme significância para o trabalho interdisciplinar, pontuando que este Portal foi desenvolvido por bibliotecários e informatas que atuam na área de informação e gestão do conhecimento.
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Palavras-chave : Legislação Educacional; Internet; Portal; Acesso a Informação


GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE METADADOS PARA DOCUMENTOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS
Rezende, B. V.
Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo : É sabido que a época atual tem como uma de suas características a explosão de informações disponíveis, principalmente nas redes de comunicação. Um domínio em que o volume de informações já é gigantesco, e vem crescendo a cada dia, é a área científica. Uma das formas de se facilitar a recuperação de informações é promover a utilização de metadados descritivos de recursos informacionais disponíveis na Web. Este documento trata da especificação de uma ferramenta para extração de informação e geração automática de metadados descritivos para documentos técnicos científicos disponíveis na Web. Esta ferramenta comporá mais tarde a arquitetura de uma biblioteca digital auto-evolutiva, caracterizada principalmente por uma rede de citações autônoma.
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Palavras-chave :


IMPRESSO E/OU ELETRÔNICO - ESTUDO SOBRE O USO DE UMA OBRA DE REFERÊNCIA
Stumpf, I. R. C.
PPGCOM/UFRGS

Resumo : A pesquisa procurou identificar e comparar facilidades e barreiras no uso de obras de referência que se apresentam em suportes distintos. Utilizou como objeto de estudo a obra produzida pelo Núcleo de Pesquisa em Informação e Novas Tecnologias do PPGCOM/UFRGS, intitulada "Teses e Dissertações em Comunicação no Brasil (1992-1996):resumos". Constituiu-se num estudo exploratório, com abordagem qualitativa, que utilizou como técnica de coleta de dados um grupo focal de alunos do curso de pós-graduação. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, sendo que um utilizou a obra no formato impresso e o outro em formato eletrônico, disponível no endereço http://www.ilea.ufrgs.br/ppgcom/tesesbr. Os resultados permitem concluir que o novo formato das obras de referência está trazendo vantagens aos usuários, embora as dificuldades de acesso não dispensem o meio impresso.
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Palavras-chave : Documentos impressos; Documentos eletrônicos; Obras de referência


A PRODUÇÃO DISCENTE EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL: ANÁLISE DAS CITAÇÕES DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO PPGCOM-UFRGS
VANZ, S.A.S.
PPGCOM/UFRGS

Resumo : Análise das 2808 citações constantes em 29 dissertações apresentadas ao Curso de Mestrado em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no período de 1998-2001, visando detectar aspectos referentes às características dos documentos citados, como subsídios para estabelecimento de indicadores da produção científica brasileira no campo da Comunicação. Os resultados revelaram algumas tendências: livros são o tipo de material mais utilizados pelos mestrandos (63,2%); 66,5% dos documentos citados datam da década de 90; o idioma dos documentos é predominantemente português (66,7%); e os autores mais citados foram: Bourdieu, Capparelli, Martín-Barbero, Galindo Cáceres e Maria Immacolata Lopes. Os dados foram apresentados de acordo com as linhas de pesquisa do PPGCOM-UFRGS.
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Palavras-chave : Pós-graduação; Dissertação; Análise de citação