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Comunicação Educativa [ voltar ]

274-1 - A AVALIAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ROODA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA UFRGS
Sílvia Porto Meirelles Leite (UFRGS), Patricia Alejandra Behar (UFRGS), Sandra Bordini Mazzocato (UFRGS), Lúcia Barros de Souza (UFRGS), Luciano Goularte Siqueira (UFRGS)
Evento: Comunicação Educativa
Este artigo trata do processo avaliativo realizado com o ROODA (Rede cOOperativa De Aprendizagem), um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que objetiva dar suporte à educação presencial e à distância. Este ambiente integra o projeto de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dentro disto, o ROODA passou por um processo de institucionalização e pela adequação à estrutura desta universidade, sendo este um dos principais norteadores da avaliação. Também se destaca o caráter interdisciplinar deste processo avaliativo, tendo em vista as especificidades das áreas do conhecimento envolvidas. A partir disto, apresenta-se os quatro princípios avaliativos que subsidiaram o aperfeiçoamento deste AVA e os procedimentos utilizados para a coleta de dados. Por fim, destacam-se as principais reformulações feitas no ROODA, visando melhorar seu desempenho.
Palavras-chave: Ambiente Virtual Aprendizagem, Avaliação, Interdisciplinaridade

1492-1 - A COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O DESENHO PEDAGÓGICO E OS MODOS DE INTERAÇÃO
Ademilde Silveira Sartori (UDESC)
Evento: Comunicação Educativa
A EaD é constituída por dois elementos básicos: um curso estruturado, cujo conteúdo é disponibilizado aos estudantes em diversas mídias, e a comunicação não-contígua, que se realiza com a utilização de meios de comunicação. Autores costumam classificar ou reconhecer gerações na história da EaD, as quais serviriam para indicar a sintonia que a modalidade educativa a distância demonstra ter com o desenvolvimento das tecnologias comunicativas, uma vez que delas necessita para realizar-se. Um desenho pedagógico interativo é aquele que possibilita a participação, a intervenção, a co-autoria, a construção coletiva do conhecimento, o diálogo e as mais diversas condições de interlocução entre os docentes e discentes. Os Modos de Interação, aqui propostos, constituem-se em um instrumento de reflexão sobre a EaD e a relação entre as diversas tecnologias e o desenho pedagógico de um curso.
Palavras-chave: comunicação, educação a distância, desenho pedagógico

817-1 - A IMAGEM E A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM.
Paulo Alexandre Cordeiro Vasconcelos (usp), Maria Ignes Carlos Magno (UAM)
Evento: Comunicação Educativa
A sociedade e a sua atual reorientação cultural, requisita a ampliação dos papéis e uma certa redefinição de propósitos dos espaços de aprendizagem. Espaços que se tornaram, ao mesmo tempo, a encruzilhada onde se encontram as mensagens dos media; as novas linguagens em suas múltiplas tessituras sígnias, e local em que as tecnologias da comunicação e da informação compõem o ambiente de aprendizagem. Nesta perspectiva, o texto se concentra em um dos aspectos da realidade contemporânea: o estudo da imagem e a sua interatividade em diferentes ambientes de aprendizagens.
Palavras-chave: imagem, polissemia, signo, aprendizagem

607-1 - A INTERAÇÃO COM NOVOS PÚBLICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR EM AMBIENTE ESCOLAR
Ângela Teixeira de Moraes (UCG)
Evento: Comunicação Educativa
Este trabalho ressalta a importância de se introduzir o estudo e o uso das mídias no ambiente escolar. Num primeiro momento, propõe a criação de um espaço na grade curricular que permita ao aluno: a) descobrir os processos de produção dos conteúdos veiculados nos diferentes meios de comunicação; b) analisar criticamente os discursos midiáticos produzidos na na sociedade contemporânea; e c) expressar sua visão de mundo mediante o uso das tecnologias da comunicação, interagindo com outros públicos fora do ambiente da sala de aula. Num segundo momento, relata uma pesquisa realizada com estudantes adolescentes inseridos no contexto de aprendizagem mediada por computador, com enfoque teórico na motivação. Ângela Moraes é professora da Universidade Católica de Goiás e da Faculdade Sul-Americana em Goiânia. É graduada em Comunicação Social/jornalismo e mestre em Lingüística pela UFG.
Palavras-chave: comunicação educacional, interação, novas tecnologias, motivação

831-1 - A MÍDIA E JOVENS DO MST: CONSUMO DA MÍDIA POR PARTE DOS JOVENS DO ASSENTAMENTO COPAVI
Luzia Mitsue Yamashita Deliberador (UEL), Ana Carolina Rampazzo Vieira (UEL)
Evento: Comunicação Educativa
Este estudo situa-se no campo da inter-relação entre a Comunicação Social e a Educação, e tem como objetivo identificar a percepção de jovens de um assentamento do Movimento Sem Terra  MST, em relação à mídia e ao impacto que ela causa no seu cotidiano, nos seus valores e nas relações sociais do grupo. Relata as ações iniciais de um programa de educação para a mídia, que visa propiciar aos jovens a intervenção crítico-reflexiva nos processos comunicativos, segundo a perspectiva freiriana de transformação da sociedade pela mudança na percepção da realidade. Por meio da análise crítica da mídia, procura-se capacitar esses jovens para construírem seu próprio saber e a sua realidade, estimulando-os a um verdadeiro exercício de cidadania.
Palavras-chave: Educação para os meios, Comunicação e educação, Cidadania

1364-1 - A OUVIDORIA UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA UMA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EMANCIPATÓRIA DO ENSINO SUPERIOR
Laura Maria Gluer (IPA)
Evento: Comunicação Educativa
O presente estudo, que integra o projeto de pesquisa de doutorado da autora, discute a relação existente entre a Ouvidoria e a Avaliação Institucional no contexto atual da educação superior brasileira, entendendo a primeira como indicador de comunicação. Questiona, porém, a perspectiva regulatória destes processos, alinhando-se com uma visão de avaliação emancipatória dos sujeitos no ambiente educacional. Contextualiza o ambiente da educação superior e busca observá-lo a partir do paradigma da complexidade, evidenciando a importância do aprofundamento de estudos tendo como objeto a interface educação e comunicação.
Palavras-chave: Comunicação, Educação, Avaliação Institucional, SINAES

14-1 - AS RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA, A FAMÍLIA E A TELEVISÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO TELESPECTADOR
Denise Cortez da Silva Accioly (UFRN)
Evento: Comunicação Educativa
Neste trabalho procuramos refletir sobre as relações entre a escola, a família e a televisão, para contribuir com a formação do telespectador crítico dentro da escola. Apresentamos resultados parciais de uma pesquisa realizada com cinco professoras, que exercem suas atividades pedagógicas no ensino fundamental da rede pública de educação da cidade de Natal. A partir da Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, procuramos localizar, através do cotidiano dessas educadoras, o espaço onde se concretizam as mediações, frente à necessidade de seleção crítica da programação da televisão de canal aberto. Nossa proposta traz implícita a idéia de educar para a mídia, de educar a audiência para a  televidencia , conforme expressão usada por Orozco Gómez. Jornalista. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: deniseaccioly@uol.com.br.
Palavras-chave: televisão, escola, família

822-1 - COMPREENSÃO PARA A COMUNICAÇÃO: UM MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO
Adriana Pessatte Azzolino (ISCA Limeira)
Evento: Comunicação Educativa
Tendo em perspectiva estudos contemporâneos da comunicação, em específico os Estudos Culturais, e enfocando a formação de comunicadores, este trabalho pretende demonstrar em que medida é possível o aprimoramento da comunicação através da compreensão na sociedade, difundindo entre os alunos a concepção do saber como atividade produtiva ao promover o uso adequado da linguagem e dos sistemas internalizados ao longo do seu crescimento para dar sentido ao mundo, a fim de que observem e compreendam as estruturas sociais que compõem a realidade que os cerca, as semelhanças e as diferenças entre culturas. Trata-se de relacionar as temáticas de investigação e evocar a compreensão para a comunicação como processo. Para tanto, apóia-se em referenciais teórico-metodológicos que se fundamentam nos aspectos biopsicossociais que formam o indivíduo, a saber: vida linguagem e cultura.
Palavras-chave: ensino da comunicação, compreensão, teoria e prática em comunicaçã, metodologia

1678-1 - DA PAUTA AO BOA NOITE: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM TELEJORNAL
Rita Virgínia Alves Santos Argollo (UESC), Priscila Nascimento Ladeia de Almeida (UESC)
Evento: Comunicação Educativa
Depois de enfrentar dificuldades para ministrar a disciplina Oficina de Telejornalismo, em que os alunos não conseguem  na maioria das vezes  compreender os conceitos básicos e os papéis envolvidos na elaboração de um telejornal, resolvemos fazer um vídeo-documentário que pudesse auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, servindo como suporte imagético-auditivo. O vídeo serve para reforçar visualmente para os alunos o que se tentava explicar até então em vão e levar até a sala de aula as rotinas de uma redação de TV nem sempre acessíveis. Mostramos neste trabalho como é a realização de um telejornal  desde a reunião de pauta até à exibição.
Palavras-chave: televisão, telejornal, ensino de telejornalismo, documentário

1887-1 - DOS MEIOS ÀS RECORDAÇÕES: O USO DE MEMÓRIAS MIDIÁTICAS NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES.
Vanessa Maia Barbosa de Paiva (Ufes), Carlos Eduardo Ferraço (UFES), Maria da Conceição Silva Soares (UFES), Joao Barreto da Fonseca (UFRJ)
Evento: Comunicação Educativa
Neste artigo pretendemos discutir se e como os professores (re) inventam, (re) constroem e como se utilizam da memória midiática (programas de TV, vídeos, fotografias, revistas, seriados, etc) para exemplificarão conteúdo de suas aulas. Discutiremos também como e se essas memórias midiáticas interagem o cotidiano escolar destes professores com outras aprendizagens e outros saberes práticos/teóricos
Palavras-chave: Mídia, Memória, Professores

1554-1 - EDUCOMRÁDIO.CENTRO-OESTE, UMA POLÍTICA PÚBLICA, RUMO A AUTONOMIA
Eliany Salvatierra Machado (Casper), Patrícia Horta Alves (NCE)
Evento: Comunicação Educativa
O EducomRádio.Centro-Oeste foi um projeto Educomunicativo, uma nova forma de exercer as práticas da Comunicação no espaço escolar, ou seja, a Comunicação não poderia ser convencionalmente engessada somente com ou através dos meios de comunicação de massa. A Comunicação é mais ampla que os meios, é uma característica humana. Foi a dimensão humana e o exercício da autonomia que este projeto tão complexo, procurou alcançar. Uma parceria entre o NCE-ECA/USP, Governo Federal - através do MEC - e as Secretarias de Estado de Educação do MS, MT e GO.
Palavras-chave: Educomunicação, política pública, gestão-participativa, Estado

1512-1 - ENSINO E PRÁTICA: A QUESTÃO DO VALOR NAS ORGANIZAÇÕES
Clóvis de Barros Filho (USP/ESPM), Arthur Meucci (USP / SANT´AMALIA), Ricardo Giorgi Portolano (PUC-SP)
Evento: Comunicação Educativa
A pesquisa tem como objeto um estudo realizado entre 2003 e 2005 sobre a noção de ética e valores nas organizações. No intuito de um recorte específico, decidimos estudar as questões éticas segundo o discurso acadêmico e dos responsáveis pela divulgação e manutenção das normas e valores nas organizações - os comunicadores organizacionais. Os resultados destas entrevistas revelaram discursos divergentes entre a prática do comunicador organizacional e os fundamentos teóricos de sua formação. Nas análises dos discursos ético-identitário encontramos uma sistemática referência a dois tipos de valores: Transparência e Verdade. Baseado em dados empíricos, este artigo traça uma reflexão filosófica acerca do discurso ético empresarial, e do acadêmico, ressaltando os fatores epistemológicos que os incompatibilizam.
Palavras-chave: comunicação, ensino superior, ética, organização

790-1 - ESTUDO DE CASO DAS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DO PROJETO HISTÓRIA AMBIENTAL DA BACIA DO RIO ARICANDUVA E CÓRREGO ITAQUERA
Monica Martinez (FIAMFAAM), Alex Criado (ECA-USP)
Evento: Comunicação Educativa
Este trabalho registra a experiência dos dois autores na aplicação de técnicas de escrita criativa como responsáveis pelas oficinas de Comunicação e Expressão do Projeto História Ambiental das Bacias do Aricanduva e do Itaquera, realizado de outubro a dezembro de 2004. A iniciativa, parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, órgão da prefeitura municipal paulistana, e do Sesc Itaquera, teve como objetivo resgatar a história desta região, que se tornou uma das mais populosas do Estado de São Paulo a partir da década de 70 do século passado, por meio da participação de educadores e 120 jovens de 9 a 21 anos provenientes de escolas públicas, centro comunitários e ONGs da região. O resultado dessa ação educomunicativa engloba, entre outros produtos, um CD-Rom e um livro-reportagem que relatam o desenvolvimento e conclusão do projeto (este se encontra em fase de impressão).
Palavras-chave: Educomunicação, Escrita Criativa, Histórias de Vida, Jornada do Herói

483-1 - IMAGEM E INTERATIVIDADE EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
Maria Ignês Carlos Magno (UAM), Dr. Paulo Alexandre Cordeiro de Vasconcelos (AM. ECA/USP)
Evento: Comunicação Educativa
A sociedade e a sua atual reorientação cultural, requisita a ampliação dos papéis e uma certa redefinição de propósitos dos espaços de aprendizagem. Espaços que se tornaram, ao mesmo tempo, a encruzilhada onde se encontram as mensagens dos media; as novas linguagens em suas múltiplas tessituras sígnias, e local em que as tecologias da comunicação e da informação compõem o ambiente de aprendizagem. Nesta perspectiva, o texto se concentra em um dos aspectos da realidade contemporânea: o estudo da imagem e a sua interatividade em diferentes ambientes de aprendizagem.
Palavras-chave: imagem, aprendizagem, polissemia, discursos híbridos

1905-1 - IMAGENS EM MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria das Graças Pinto Coelho (UFRN), Sandro da Silva Cordeiro (UFRN)
Evento: Comunicação Educativa
Este trabalho fornece uma reflexão acerca da presença da televisão no cotidiano infantil. Aponta para a necessidade da incorporação da natureza dos meios de comunicação e informação nas propostas educativas de maneira a promover a aproximação das duas áreas na imbricação de suas respectivas epistemologias. Propõe o desenvolvimento de uma acuidade visual pelo corpo discente, salientando o papel do educador enquanto promotor desta empreitada. Para tanto, apresentamos uma pesquisa de campo, realizada em algumas escolas públicas e privadas de Educação Infantil da Grande Natal, buscando mostrar em perspectiva os professores utilizam as linguagens nesta etapa da escolarização, priorizando os elementos televisuais.
Palavras-chave: Televisão, Educação Infantil, Linguagens, Formação de Professores

792-1 - IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE PRODUÇÃO ESCOLAR DE CONTEÚDO, UTILIZANDO-SE DA LINGUAGEM DO VÍDEO DIGITAL PARA UM INCENTIVO AO PROTAGONISMO JUVENIL A SER VEICULADO NA TV COMUNITÁRIA A CABO DE CAMPINAS
Sergio Ferreira do Amaral (UNICAMP), Karla Isabel de Souza (UNICAMP)
Evento: Comunicação Educativa
Este artigo é parte de um projeto de pesquisa do LANTEC da Faculdade de Educação da UNICAMP, envolvendo a participação de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, com foco na relação entre Comunicação e Educação dentro do conceito de educomunicação , tendo como o aluno o gestor da produção de conteúdo, utilizando-se da linguagem do vídeo digital para a veiculação no Canal Comunitário a Cabo de Campinas, tendo como eixo os conteúdos programáticos desenvolvidos em uma escola de ensino fundamental. O professor é visto como agente estimulador do diálogo dos alunos com os conteúdo a serem veiculados na programação do Canal Comunitário a Cabo, através do programa " Curta a Escola". Como conclusão é apresentado alguns resultados alcançados na escola, demonstrando na prática a construção da cidadania mediatizada pela comunicação através da TV Comunitária a Cabo.
Palavras-chave: Comunicação e Educação, Educomunicação, TV Comunitáira, Ensino Fundamental

569-1 - MEDIA E INFÂNCIA: VIVÊNCIAS E CONVIVÊNCIAS
Antonio Fernando Corrêa Barone (ESEIMU)
Evento: Comunicação Educativa
O trabalho pretende, a partir de entrevistas em profundidade, a 8 crianças, moradoras num bairro popular de Lisboa, com idades entre os 10 e os 13 anos, descrever os usos que estas fazem dos media e novos media no seu quotidiano. Teoricamente enquadra-se numa perspectiva sistémica da Educação, nas teorias da recepção em Comunicação, nomeadamente no plano das representações de leitura e uso dos media por parte de crianças e jovens. Observa-se que as crianças não utilizam a experiência escolar nas interacções familiares e com o grupo de pares. Ao contrário, nota-se que preferem interacções fundadas nas instâncias de socialização primária e nos media. A pouca capacidade mediadora da escola estabelece um sólido equilíbrio com as demais instâncias no sentido de potenciar os objectivos do paradigma sócio-cultural dominante e dos seus valores.
Palavras-chave: Infância, Quotidiano e Media, Socialização e Media, Educação e Comunicação

1173-1 - MEDIAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA.
Sérgio Fabiano Annibal (UNESP Marília)
Evento: Comunicação Educativa
Mediações e formação docente: reflexões para o ensino da língua materna é um texto que busca propor e discutir elementos que contribuam para a formação docente voltada ao Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, no que se refere às praticas de leitura e aos fatores que conduzem a esta habilidade. Buscamos um novo olhar do sujeito docente sobre sua prática de ensino. A metodologia deste trabalho consiste no resgate de textos literários e dos media, realizando uma abordagem interdisciplinar que envolve a comunicação, a educação, a linguística, a literatura e história da leitura.
Palavras-chave: Mediações, Formação docente, Memória, Educação

652-1 - MÍDIA-EDUCAÇÃO, CINEMA E PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAL NA ESCOLA
Monica Fantin (UFSC)
Evento: Comunicação Educativa
A partir de uma pesquisa que trabalhou a relação crianças, cinema e mídia-educação em diferentes contextos sócio-culturais, este trabalho discute as possibilidades educativas e as formas de mediação desta prática cultural na escola. Considerando que a pesquisa com crianças pode ser uma forma de compreender criticamente a produção cultural de nossa época, o trabalho sugere que através de uma perspectiva ecológica de mídia-educação - de educar com, sobre e através de todos os meios - é possível desenvolver um percurso didático que ultrapasse algumas fronteiras no trabalho com crianças: das crianças consumidoras e espectadoras às crianças produtoras de cultura. A fim de construir uma apropriação crítica e criativa das mídias, propõe-se um percurso educativo na escola que assegure a experiência da fruição, análise e criação envolvendo a produção de mídias feitas com crianças na escola.
Palavras-chave: mídia-educação, cinema na escola, produção de audiovisual

1298-2 - NOVA POSTURA EDUCACIONAL PARA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Elizabeth Moraes Gonçalves (UMESP), Adriana Barroso de Azevedo (UMESP)
Evento: Comunicação Educativa
A Universidade Metodista de São Paulo apresenta como uma de suas propostas de atuação social, a Educação a Distância, como alternativa de qualidade para a formação de grande parcela da população. O presente texto, subsidiado por uma revisão de literatura e pela experiência das pesquisadoras, envolvidas nas experiências desenvolvidas por essa Universidade, se propõe a apresentar uma reflexão sobre as mudanças sociais desencadeadas pelos novos caminhos da Educação. O Ministério da Educação no Brasil tem apontado a necessidade de uma formação diferenciada do educador para atuar nesse novo cenário desenhado pela evolução tecnológica. A Educação a distância exige ações formativas, uma nova postura educacional, alterando-se as relações entre os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Comunicação, Educação a distância, tecnologia, educador

525-1 - O JORNAL-LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO DO JORNALISTA
Simone Cecília Pelegrini da Silva (PUC-Campinas)
Evento: Comunicação Educativa
Resumo: O texto faz uma reflexão sobre a produção do jornal-laboratório como processo de aprendizagem na Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas. Questiona a excessiva tecnização dos cursos de graduação que se voltam ao mercado em detrimento do conhecimento. Defende a produção laboratorial impressa como a concretização de um trabalho integrado entre alunos e professores para a compreensão efetiva do processo de produção jornalística dentro do Projeto Pedagógico do curso. Discute a construção da linguagem jornalística, da manutenção da identidade profissional e do atendimento a linha editorial do veículo impresso.
Palavras-chave: Educação, Comunicação, jornalismo, jornal-laboratório

905-1 - O RÁDIO EDUCATIVO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE SUAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Ivete Cardoso do Carmo Roldão (PUC-Campinas)
Evento: Comunicação Educativa
O objetivo deste artigo é refletir sobre as possibilidades do rádio educativo e os desafios no que se refere à qualidade da sua grade de programação, que serve como contraponto ao rádio comercial. Pretende-se, ainda, situá-lo no cenário da política de radiodifusão em nosso país, evidenciando que a conceituação de rádio educativo (ou rádio educativa) não deve ter como referência, apenas, forma de concessão, mas também, o conteúdo. O fato da concessão de uma emissora ser de uma prefeitura, por exemplo, nem sempre garante que a programação tenha o cunho educativo. Por outro lado, muitas rádios comunitárias, a maioria, funcionando sem concessão, podem ser caracterizadas como educativas. Tais reflexões são apresentadas a partir de leitura bibliográfica, mas, principalmente, a partir dos erros e acertos da experiência de uma equipe, na implantação da Rádio Educativa de Campinas-SP.
Palavras-chave: comunicação, rádio, educação, cidadania

736-1 - O USO DO DIÁRIO VIRTUAL (BLOG) COMO PORTFÓLIO DIGITAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO
André Azevedo da Fonseca (Uniube)
Evento: Comunicação Educativa
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a experiência pedagógica realizada com alunos do 1º período em Comunicação Social, no segundo semestre de 2005, na Universidade de Uberaba (Uniube), na disciplina Fundamentos Científicos da Comunicação. A experiência consistiu na aplicação de uma avaliação formativa inspirada na estratégia do portfólio, mas com uma particularidade: o registro do processo de aprendizagem deveria ser feito em um diário virtual (blog). Os estudantes deveriam anotar suas vivências acadêmicas, sob orientação do professor, observando as regras estabelecidas no plano de ensino. O resultado evidenciou que o uso sistemático do blog acadêmico contribuiu para que os alunos se tornassem mais conscientes do desenvolvimento de seus conhecimentos em relação às discussões da disciplina.
Palavras-chave: Avaliação, portfólio, diário virtual, blog

797-1 - PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO/EDUCAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Maria Aparecida Baccega (ESPMeUSP), Maria Ignês Carlos Magno (ANHEMBI-MORUMBI), Vander Casaqui (CÁSPER LÍBERO), Cláudia Bredarioli (ESPM), Denise Freire (PUC-SP), Juscilene Alves de Oliveira (RADIAL)
Evento: Comunicação Educativa
A construção dos sentidos sociais emerge do campo comunicação/educação, lugar de disputa entre as mais importantes agências de socialização: a escola e a família, de um lado e a mídia, de outro. A importância da publicidade na composição dos meios de comunicação e a do consumo na caracterização da sociedade contemporânea levaram-nos a procurar verificar, dentro das escolas, qual o conceito que alunos de 2a série do ensino médio e seus professores têm de propaganda e qual a importância a ela atribuída, em termos de cotidiano e em termos de processo escolar.Para tanto, mesclamos procedimentos metodológicos quantitativo minucioso mapa de consumo cultural e qualitativo: redações sobre publicidade escritas pelos alunos e discussão das 3 propagandas selecionadas por eles, de maneira coletiva.
Palavras-chave: publicidade/propaganda, comunicação/educação, recepção

306-1 - SOCIEDADE E NATUREZA NAS ONDAS DO RÁDIO NA AMAZÔNIA: REPRESENTAÇÕES E SIGNIFICADOS
Cynthia Figueiredo Camargo (uel)
Evento: Comunicação Educativa
O objetivo deste trabalho é analisar a relação sociedade e natureza presente no discurso de alunos e professores de 1a a 4a série do ensino fundamental dos municípios de Santarém e Belterra, no Pará. O objeto de pesquisa são as cartas enviadas por eles no período compreendido entre 1999 e 2002 ao programa radiofônico Para ouvir e aprender, realizado no âmbito do projeto Rádio pela Educação, uma parceria entre a Rádio Rural de Santarém e as secretarias municipais de Educação daqueles municípios contando com o apoio do Unicef. Buscou-se apreender, nas cartas, o significado da relação sociedade e natureza para esses sujeitos a partir da importância que atribuem a lendas e mitos, de sua visão de mundo, de questões referentes a qualidade de vida e da sua concepção de natureza. Jornalista, especialista em comunicação social e jornalismo pela UEPb, mestre em ciências sociais pela UEL.
Palavras-chave: comunicação, rádio, amazônia, natureza

464-1 - TELEVISÃO E CINEMA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Renata Inneco Bittencourt de Carvalho (UniCEUB)
Evento: Comunicação Educativa
O trabalho apresentado refere-se à continuidade da pesquisa apresentada como dissertação de Mestrado na área de Tecnologias da Educação na UnB. O objeto abordado passou a ser as funções e metodologias de uso da TV e do cinema pelos professores da Educação Superior e abordou-se, também, a relação dos alunos com os meios audiovisuais de comunicação. A pesquisa teve como foco analisar metodologias de uso desses meios com o objetivo de compará-las com os fins a serem alcançados na organização do trabalho pedagógico da Educação Superior. Com a análise dos dados, foram identificados filmes para elaboração de relação de temas possíveis a serem abordados em sala de aula, bem como possíveis metodologias de uso.
Palavras-chave: Comunicação e educação, Mídia audiovisual, Educação Superior

375-1 - TV GLOBINHO: ASCENSÃO E DECLÍNIO DA NOTÍCIA EDUCATIVA NA TV
Isabela Ruberti (Unicamp), Jurema L. F. Sampaio-ralha (UNIP), Rita de Cássia Ibarra (UNIP)
Evento: Comunicação Educativa
As autoras avaliam a contribuição educativa do programa infantil TV Globinho em sua primeira fase (1977-1983), seu pioneirismo como telejornal feito para crianças e jovens da televisão brasileira. Apontam, ainda, a descaracterização jornalística do programa em sua segunda fase (2000-2005), e com isso o fim das notícias educativas. A análise sobre as fases de exibição do TV Globinho enfatiza a importância da prática da notícia educativa na TV e faz uma crítica à ausência desta notícia. Por meio de linguagem acessível e exposição didática, a notícia educativa pode oferecer informação e conhecimento para o público infantil e não apenas entretenimento de acordo com os interesses que se inserem na lógica do capital, características que não ficam evidentes para o telespectador infantil ainda muito vulnerável.
Palavras-chave: política, telejornalismo, televisão, educação

 
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