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NP 18 » Mídia Esportiva

Coordenadora
Profa. Dra. Vera Regina Toledo Camargo
(Labjor - UNICAMP/SP)
verartc@unicamp.br

Relação de Trabalhos  
   
El interaccionismo de Goffman para el estudio de imágenes de personajes deportivos
Barcelona, E. M.
Universidade Federal de Santa Maria

Resumo: Este trabajo tiene como objetivo mostrar una nueva propuesta para analizar la imagen mediática y la autoimagen que reclaman los ídolos deportivos. En esa yuxtaposición, imagen pública que se clama, e imagen privada que se reclama, el enfoque explorará teóricamente las posibilidades que ofrece la fenomenología de la interacción propuesta por Goffman. A través de este autor y un estudio de casos - Diego Maradona- se proyectará el análisis por sobre cómo se presenta socialmente el individuo según su "autoimagen" que reclama en su biografía "Yo soy el Diego... de la gente". El análisis propuesto recorre dos dimensiones ("Personal", "Profesional") y finaliza con la identificación de algunas de las categorías que permiten operacionalizarlo.
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Palavras-chave: Imagen Mediática, Autoimagen, Ídolos Deportivos.


A queda de um treinador: estratégias discursivas de agendamento e a demissão de Luxemburgo da Seleção Brasileira de Futebol
Borelli, V.
Unisinos

Resumo: O objetivo do trabalho é analisar as estratégias discursivas desenvolvidas pelos jornais A Razão (Santa Maria, RS), Zero Hora (Porto Alegre, RS) e Folha de São Paulo (SP) no contexto em que ocorreu a demissão do técnico Wanderley Luxemburgo da seleção brasileira de futebol, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Sydney (2000). Na análise, verifica-se que o processo de agendamento é cada vez mais marcado por 'multiagendas', que não dizem respeito apenas a questões relativas ao campo esportivo e midiático, mas também ao da justiça, política, economia, da opinião pública, do mundo dos dirigentes, dos 'olimpianos', da vida privada, entre outros. Conclui-se que a construção midiática da atualidade passa por um cruzamento de agendas, em que há relações complexas de trocas e co-determinações, e que a atividade jornalística deve ser pautada pelos valores éticos da profissão.
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Palavras-chave: Agendamento, Estratégias Discursivas, Mídia Impressa.


O jornalismo esportivo como ferramenta para a divulgação científica de um laboratório de tecnologia esportiva
Camargo, V. R. T.
Labjor - Unicamp

Resumo: A proposta desta comunicação é apresentar o projeto de implantação do programa de divulgação científica junto ao Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX), Unicamp, e proporcionar através dessa, a formação crítica de divulgadores, professores de educação física e jornalistas esportivos envolvidos com a área da Tecnologia Esportiva. Para isso, será desenvolvido um conjunto de atitudes, para diminuir esse "gap" na sociedade entre quem produz a ciência e quem se utiliza dela. A estratégia interdisciplinar utilizada envolveu alunos de Iniciação Científica dos cursos de graduação da Unicamp, no projeto Labex-Atletismo (Projeto de Pesquisa envolvendo alunos e funcionários da Unicamp em um programa de treinamento de atletismo). O objetivo foi criar uma estrutura de aprendizado prático que possibilite aos alunos confrontarem a teoria com a prática. A trajetória, assim como os resultados dessa pesquisa estão disponíveis no site do Labex. (www.unicamp.br/~labex). Também é fundamental enaltecer que a pesquisa pretende buscar entender o discurso da ciência esportiva, dando atenção específica à articulação da mídia e sua relação com o saber. A linha metodológica atende aos pressupostos da Escola Latino-americana e enaltecerá a produção do conhecimento esportivo e torná-lo acessível e por outro lado, instrumentalizar os estudantes para a construção da divulgação científica de um laboratório esportivo. Essa é uma das premissas da divulgação científica e que fundamenta através do meu projeto de pós-doutorado.
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Palavras-chave: Multimeios, Ciência Esportiva, Divulgação Científica, Esporte & Tecnologia.


Atividade física e corpo padrão: reflexões sobre estética e identidade pessoal
Coelho F., C. A. A.
UERJ

Resumo: Considerando que é importante a mídia ocupar um lugar de juízo crítico, como é necessário que a formação universitária em comunicação, ao buscar o desenvolvimento de competências para o futuro profissional (sobretudo para aquele que vai lidar com a informação vinculada ao "corpo esportivo", ao "culto ao corpo", tão influenciado hoje pelo discurso biológico), valorize em seu currículo disciplinas que favoreçam o entendimento da dimensão psicossocial do corpo, proponho, neste estudo, um diálogo entre a filosofia da identidade pessoal de Locke e a teoria funcional da estética, colocando em pauta a estética do corpo contemporâneo, corpo esse possuidor de uma identidade, podendo, de acordo com as reflexões de Foucault, ser considerado como obra de arte.
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Palavras-chave: Corpo, Estética, Identidade.


A família Scolari somos todos nós: questões de identidade brasileira na Copa de 2002
Gastaldo, E. L.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Resumo: Este trabalho visa a problematizar a apropriação midiática da relação entre futebol e cultura brasileira contemporânea a partir da definição social de categorias constituintes de uma "identidade brasileira", presentes na cobertura da imprensa esportiva da Copa do Mundo de 2002 em jornais do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Esta Copa constitui-se em um caso particularmente interessante neste sentido, uma vez que, a partir da figura emblemática do técnico Luis Felipe Scolari, os elementos tradicionalmente associados ao "ser brasileiro" - elementos que se manifestariam em um "estilo brasileiro de jogar futebol", de que Romário é talvez um dos melhores exemplos - sofreram uma rearticulação no discurso midiático. Minha intenção é aprofundar a discussão acerca do papel do futebol como "operador simbólico" da nacionalidade no Brasil a partir de sua apropriação pelo discurso da imprensa esportiva.
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Palavras-chave: Mídia, Copa do Mundo (futebol), Identidade Nacional.


Esporte e sociedade: uma relação pautada pela mídia
Hatje, M.
Universidade Federal de Santa Maria/RS

Resumo: As relações entre a mídia e o esporte e a importância dessa na formação profissional em Educação Física na sociedade contemporânea, sob o viés de objetivos do Laboratório de Comuicação, Movimento e Mídia da Educação Física (LCMMEF), do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM são os pontos que conduzem as atuais discussões no Laboratório. As primeiras publicações científicas, no década de 90, e outras veiculadas ao longo dos anos, apontam e ratificam as relações existentes entre o esporte e a imprensa e destacam que essas relações se intensificariam no decorrer dos anos, tanto para a área da Comunicação Social, quanto da Educação Física/Esporte, considerando as mudanças pelas quais passa a sociedade, e do contexto onde está inserida. A interdisciplinaridade é o pilar que sustenta e permeia os encontros. As discussões das relações entre o esporte e a sociedade, pautadas pela mídia e a importância dessa na formação profissional, consideram, no entanto, uma nova proposta em implantação no LCMMED, do CEFD/UFSM, com ênfase aos Fundamentos Expressivos e Comunicativos do Movimento Humano.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia, Sociedade Contemporânea.


Mídia e Esporte: a construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro
Helal, R.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: Apresentando resultados parciais do projeto "Meios de Comunicação, Idolatria e Cultura Popular no Brasil", apoiado pelo CNPq, o artigo se propõe a analisar duas biografias de ídolos do futebol brasileiro: Zico e Romário. O artigo conclui que a biografia de Zico, ao enfatizar o sucesso através do esforço e do trabalho, junta-se ao modelo de herói clássico. Este modelo é antagônico ao padrão predominante na construção da idolatria nas narrativas "oficiais" no Brasil. Aqui, temos freqüentemente um ideal "essencializado" de seres "moleques" e "irreverentes". Já a análise da biografia de Romário, tendo como base principalmente o material jornalístico sobre sua trajetória na conquista da Copa do Mundo de 1994, demonstra como os recursos acionados pela mídia dimensionam aspectos relacionados à "irreverência" e à "malandragem", construindo um personagem singular da nossa cultura.. As narrativas das trajetórias dos dois atletas falam de modelos antagônicos de heróis cultuados em nossa cultura e nos mostram que as construções de suas biografia fazem parte de uma relação dialética entre as ações dos "objetos mitificados" - Zico e Romário - e o contexto social.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia, Idolatria.


O jornalista e o cartola: a evolução do jornalismo esportivo impresso na bahia como resistência à ascensão política dos dirigentes de clubes
Leandro, P. R.
Universidade Federal da Bahia

Resumo: O jornalismo esportivo de meio impresso na Bahia foi estruturado a partir de uma lógica de valorização das fontes oficiais dos clubes de futebol de grande torcida. Mas os efeitos do desenvolvimento das organizações noticiosas, de acordo com a expansão do mercado, em uma lógica capitalista, a partir de uma visão de atendimento ao leitor, vêm reduzindo a participação destas fontes, que realizam carreira política, entre outros fatores, a partir da projeção alcançada na página de esportes. A evolução do jornalismo esportivo impresso aponta para o fortalecimento da atividade na Bahia. O critério de competência para seleção dos novos profissionais e a substituição, nas últimas duas décadas, dos antigos 'bicos' pela contratação regular de jornalistas, vem ampliando as bases éticas e técnicas que viabilizam mais consistência na qualidade da informação esportiva distribuída na Bahia.
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Palavras-chave: Jornalismo, Esportivo, Cartola.


Cultura & televisão: os programas esportivos e suas implicações na formação da juventude
Leiro, A. C. R.
UFBA e UNEB

Resumo: Trata-se de um trabalho de doutoramento em educação desenvolvido na Universidade Federal da Bahia e na Universidade de Lisboa. O texto apresenta uma síntese das reflexões preliminares sobre a tese, reconhecendo questões relativas ao esporte, a mídia televisiva e a juventude como objetos de estudo. A presente comunicação tem como objetivo proporcionar uma discussão acerca do caminho percorrido ao longo desse primeiro momento da pesquisa e discutir com a comunidade científica, trilhas investigativas a serem consideradas para edificação da tese. O ensaio apresenta nossa aproximação, inspiração e trajetória em torno do tema, discute os pressupostos teóricos do estudo, notadamente as relações metodológicas envolvendo a cultura televisiva, a cultura esportiva e a cultura juvenil, relata as primeiras impressões colhidas junto aos jovens brasileiros e portugueses, ao tempo em que, busca dialogar com outras experiências de pesquisa no campo da educação e comunicação.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia Televisiva, Juventude.


O doping e a cobertura jornalística
Maluly, L. V. B.
Universidade Anhembi-Morumbi

Resumo: A notícia sobre doping, antes relacionada apenas ao envolvimento dos atletas com drogas, torna-se um espaço democrático quando possibilita o diálogo entre as fontes e é um meio de divulgação científica. Ao completar a rede de informações, o jornalista auxilia o público na interpretação de matérias ainda em desenvolvimento.
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Palavras-chave: Doping, Jornalismo, Esportes.


Relações do inter-sm com os meios de comunicação: decisões que orientam a promoção do produto futebol
Myskiw, M., Carvalho, S.
CEFD/UFSM.

Resumo: Analisar as decisões dos dirigentes do Esporte Clube Internacional de Santa Maria no desenvolvimento do relacionamento com os meios de comunicação da cidade para promover o seu produto faz parte da dissertação de mestrado em desenvolvimento no Laboratório de Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/RS e é trazida para o grupo como divulgação do estudo e discussão preliminar ampliada.
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Palavras-chave: Futebol, Promoção, Meios de Comunicação.


O esporte e suas manifestações midiáticas, novas formas de produção do conhecimento no espaço escolar
Oliveira, M. R. R., Pires, G. L.
UFSC

Resumo: Temos como pano de fundo para a construção do trabalho alguns elementos conceituais retirados da teoria social crítica (Adorno e Benjamin), assim como aportes na teoria da sociedade do espetáculo(Guy Debord). E a partir desse cenário se articula a necessidade de refletir e problematizar a mídia como produtora dos "espetáculos da contemporaneidade". No campo da cultura de movimento, tentamos articular as idéias de Betti, Feres Neto e Pires sobre a "janela de vidro" e suas possibilidades de intervenção no âmbito escolar.
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Palavras-chave: Mídia, Esporte Espetáculo, Experiência Audiovisual.


Novas tecnologias e as torcidas virtuais - A transformação da cultura do futebol no século XXI
Rocco Jr., A. J.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Universidade de Santo Amaro (UNISA)

Resumo: As novas tecnologias em comunicação têm provocado vastas transformações no campo da cultura existente no seio da sociedade capitalista. O objetivo deste trabalho é investigar essas modificações na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. Cabe lembrar que a importância desse esporte como elemento de afirmação da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol supranacionais. Isso se deve, em grande parte, às transformações provocadas pelo surgimento e expansão das tecnologias comunicacionais, sendo a Internet e a TV Digital os melhores exemplos. Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de comunicação planetária.
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Palavras-chave: Futebol, Torcidas, Cibercultura.


Copa do mundo 2002: mídia esportiva no âmbito da educação física escolar
Silva, W. A.
Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo: O presente trabalho visa discutir como a mídia esportiva, representada pela Copa do Mundo de 2002, é tematizada no interior da escola através da análise da prática pedagógica de dois professores de educação física de uma instituição particular de ensino. Para tanto, foram utilizadas como técnica de produção de dados a observação das aulas e a entrevista com os professores. Inicialmente apresentaremos uma visão geral do processo de organização do fazer pedagógico da educação física passando então, para a discussão específica do trato do conhecimento veiculado pela mídia esportiva.
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Palavras-chave: Educação Física, Televisão, Fazer Pedagógico.


Duas semanas de cobertura esportiva da Folha de São Paulo analisadas sob a ótica de gênero
Souza, J. S. S., Knijnik, J. D.
Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade de São Paulo (respectivamente)

Resumo: A mídia exerce um papel fundamental na construção ou demolição de mitos esportivos no imaginário social, transmitindo e reprisando imagens positivas ou negativas sobre os atletas. Diversos estudos internacionais vêm mostrando como a cobertura da mídia tem privilegiado os homens atletas e seus eventos, em detrimento das atletas mulheres. Assim, o objetivo deste trabalho foi quantificar a cobertura que a Folha de São Paulo faz de esportes masculinos e femininos por meio de uma análise de porcentagem do número de reportagens. Os resultados indicaram uma diferença significativa na cobertura de esportistas homens (81,39%) e mulheres (14,21%). Conclui-se que também no Brasil a mídia dá mais espaço para o esporte masculino, mesmo em períodos de grandes eventos esportivos femininos.
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Palavras-chave: Esporte, Gênero, Mídia.


O trio de erre´s e Felipão divulgados pela Folha de S.Paulo
Vieira, J. J., Assis, R. M.
Universidade Federal de Viçosa

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a construção simbólica dos jogadores de futebol da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2002, no Japão e na Coréia do Sul, feita pelo jornal Folha de S. Paulo. O material colhido consta de 43 jornais do período da competição. Verificou-se uma grande expectativa em relação a três jogadores (Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho), criando-se até um slogan, "trio de erres", fortalecendo o caráter de ídolos. Constatou-se também que a mídia pode manter o que lhe for de seu agrado ou fazer esquecer o que não mais interessar.
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Palavras-chave: Futebol, Mídia.