Trabalhos

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Sessão de Temas Livres

Coordenadora
Profa. Dra. Ada Dencker - Universidade Anhembi-Morumbi
adadencker@anhembi.br

Relação de Trabalhos  
   
A COMUNICAÇÃO EM ATOS: ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA DE ADOLESCENTES INFRATORES
Abdalla, J. F. S.
UFF / Instituto Helena Antipoff SME/RJ

Resumo: Este trabalho pretende coloca em cena os atos comunicacionais dos adolescentes infratores encarcerados em uma unidade de internação da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos dos Cidadãos do Rio de Janeiro, o Centro de Atendimento Intensivo de Belford Roxo. Partimos da pressuposição que estes atos configuram-se como táticas no sentido construído por Michel de Certeau (2000).Ao construir um mundo de significações, através de atos verbais e não-verbais, esses sujeitos materializam estratégias de sobrevivência, produzindo resistências. O foco central deste texto é a forma como o adolescente do CAI Belford Roxo lê a sua existência a partir do encontro com a ficção. Assim, os filmes que eles assistem foram discutidos e procurou-se, através de seus relatos, perceber como constroem significações peculiares para o seu mundo e sua tragédia quotidiana. Encarcerados, desprovidos da própria esperança, seguem lutando e construído no quotidiano táticas de sobrevivência.
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SIMULAÇÃO: O JOGO DUPLO DA SOCIEDADE DE CONTROLE
Accioly, M. I.
UFRJ

Resumo: A cultura contemporânea tem uma relação ambígua com a simulação: de aceitação e estímulo, quando esta se apresenta como ferramenta tecnológica para o aprendizado, desenvolvimento científico e outras funções afins; e de rejeição quando a simulação se apresenta disfarçada, com propósitos diretamente ligados ao poder. O objetivo deste trabalho é discutir a hipótese da indissociabilidade dessas duas vertentes e propor que não há simulação inocente ou inócua, como também não há simulação culpada ou perniciosa a priori. Com base no pensamento de Gilles Deleuze e Jean Baudrillard, entre outros, proponho também que a simulação é uma tática de poder/saber privilegiada na cultura contemporânea, particularmente em sua dimensão política, que Deleuze denominou "sociedade de controle".
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MÍDIA E CRIANÇA: PRATICANDO JORNALISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
Aguiar, C. B., Lazarini, L. S., Afonso, M. R. T.

Resumo: Trata-se de um estudo teórico-prático no qual examinou-se o potencial de utilização do processo de produção de um jornal, como uma atividade extra-classe de educação para a mídia de pré-adolescentes, no universo escolar. A experiência, que resultou na produção e publicação do jornal Trialoguinho, com alunos da 5a série de uma escola estadual de Londrina, teve um caráter de investigação participativa. Ela possibilitou aos meninos e meninas que dela participaram a percepção de que podem deixar de ser apenas receptores de informações veiculadas pela mídia e produzirem, eles mesmos, informações relevantes até para os leitores de um jornal de sua cidade. Para os pesquisadores, os principais resultados foram: aprender a explorar a linguagem do jornalismo infanto-juvenil e descobrir possibilidades de integração do jornalista a ações efetivas no campo da mídia-educação.
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O DISCURSO ECOLÓGICO NO CONTEXTO GLOBAL DAS AMEAÇAS ARTIFICIAIS
Aguiar, L. A.
PUC-Rio / CEFET-RJ

Resumo: Este artigo realiza uma analítica do discurso ecológico, interrogando para que as catástrofes ecológicas ocupam um espaço cada vez maior na mídia. O movimento ecológico pode ser entendido como um movimento social típico da cultura de massa, pois as inúmeras denúncias de desastres ambientais e manifestações em defesa do meio ambiente produziram, em decorrência da incessante transmissão de informação pela mídia, uma consciência ecológica que ultrapassou as fronteiras do ecologismo. Entretanto, a mídia reflete a dificuldade de superação do dever moral formulado a partir de uma noção de responsabilidade que se aproxima do medo como um imperativo que demanda mudança de atitude frente à crise ambiental. A emergência de uma nova ética ecológica pode superar a ação impulsionada pelo medo.
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IMPRENSA E MANIPULAÇAO: O CASO DAS GREVES DE BOTUCATU-SP NA DÉCADA DE SESSENTA
Aguiar, M. A.
Faculdade EDUVALE

Resumo: Análise do comportamento da imprensa de Botucatu, cidade do interior paulista, em duas ocasiões: durante a greve ferroviária de 1963 e na época da Ditadura Militar (1964-1985). Ao tratar do posicionamento do jornal A Gazeta de Botucatu em relação aos ferroviários, tratamos de algumas questões sobre a linguagem jornalística. Enfocamos por exemplo à técnica da ancoragem, a busca da persuasão e da objetividade. Verificamos que o jornal em questão apresentou uma "realidade superficial" e tendenciosa. Apesar da maior parte da imprensa ter apoiado o golpe militar de 1964, depois de instalado o governo, os militares partiram para a censura e repressão. Neste sentido este artigo apresenta situações de supressão da liberdade de expressão e alerta para a importante tarefa de preservação da memória.
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Palavras-chave: Jornal, História, Botucatu.


A ORALIDADE COMO MEDIAÇÃO - OBSERVAÇÕES SOBRE O IMAGINÁRIO POPULAR DA LAGOA ENCANTADA, ILHÉUS/BAHIA
Albuquerque, E. C. P. T., Barreto, B. M. V. B., Sousa, A. L., Rocha, M. M., Lins, A. S.
UESC

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar considerações sobre o fluxo de linguagem oral existente nos povoados do entorno da Lagoa Encantada, em Ilhéus, no sul da Bahia, que foi capaz de construir um imaginário coletivo, norteando as relações culturais e sociais, influenciando nas crenças, valores e comportamentos dos nativos há mais de 400 anos. A abordagem faz o levantamento de argumentações e referências bibliográficas, que sedimentam a idéia da oralidade como mediadora da comunicação entre os homens e das relações entre estes e a sua própria cultura.
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Palavras-chave: Oralidade, Mediação, Cultura.


A persistência da forma: modernismo e artes plásticas em Minas Gerais. 1920-1970
Andrade, R.V.
PUC-MG

Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das artes plásticas em Minas Gerais durante o período de 1920-1970. Notamos, através de um levantamento bibliográfico e de críticas publicadas em jornais, a permanência da forma acadêmica nas artes plásticas em Minas Gerais até a década de 1940. Enquanto a literatura mineira teria acompanhando as mudanças estéticas do modernismo em 1922, apenas em 1944 é possível perceber um conjunto de estratégias políticas para a introdução do modernismo nas artes plásticas. Dentre estas iniciativas podemos destacar a vinda de Guignard, a construção do complexo da Pampulha e a instituição dos salões da prefeitura como mercado oficial das artes plásticas em Belo Horizonte.
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ESCRITA E CUMPLICIDADE
Baptista, M. L. C.
UNISINOS

Resumo: O artigo aborda aspectos do processo de escrita, relacionados à inscrição subjetiva de quem escreve. Procura discutir o processo na sua cumplicidade, buscando compreender o que faz com que muitas pessoas tenham dificuldade na produção textual. Que dispositivos são acionados, quando o sujeito se põe em marcha para expressar-se, por escrito. A temática reflete, também, considerações sobre a escrita e subjetividade na contemporaneidade, marcada por processos de comunicação intensos, estonteantes, que exigem dos sujeitos cada vez mais disciplina e disposição para entrega de suas produções. Cenário de muitas exigências, que cobram do sujeito a qualidade total e ameaçam com a punição da exclusão do mercado.
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Palavras-chave: Escrita, Subjetividade e Comunicação.


RADIOJORNALISMO E SUBJETIVIDADE: EM BUSCA DE VOZES SINGULARES
Bespalhok, F. L. B., Heitzmann, P. Z.

Resumo: O jornalismo distanciou-se de sua razão de existir - o sujeito. O processo de transformação da realidade em espetáculo engendrado pela mídia, numa simbiose entre informação e entretenimento, modificou a relação dos jornalistas com seu público. A prática do radiojornalismo, de forma geral, reproduz modelos que homogeinizam o homem. É preciso buscar sustentação em outras áreas do conhecimento como a psicologia e a psicanálise para trilhar outras escutas. A Rádio Universidade FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina (PR), desenvolve desde julho de 2002 uma série de reportagens quinzenais entitulada "Jornalismo Cidadão" que valoriza os sujeitos como protagonistas de suas histórias, desejos e crenças. A proposta visa romper com os discursos prontos e lineares para revelar a singularidade do homem.
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O PAPEL DA HOSPITALIDADE E DA MÍDIA NO PLANEJAMENTO TURÍSTICO
Brusadin, L. B.
UAM

Resumo: A hotelaria e o turismo possuem, atualmente, um mercado crescente, tanto no ramo de negócios quanto no ramo acadêmico. A hospitalidade, recém - chegada ao universo das ciências aplicadas, proporciona a essa "nova corrente" uma visão humanística, objetivando princípios e deveres dos direitos humanos e ambientais. A atividade turística apodera-se do espaço e transforma-o, sendo imperativo a formação de planejamentos que visem à proteção do meio ambiente e da comunidade. Para tanto é necessário ressaltar a importância da hospitalidade e da mídia, ferramentas que podem orientar o planejamento turístico. A comunicação influi no processo de tomada de decisão dos turistas e das comunidades receptoras, possuindo um papel fundamental na difusão de informações que devem conter fontes com credibilidade, demonstrando a identidade e a legibilidade do lugar, das pessoas envolvidas e das políticas públicas implementadas.
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Palavras-chave: Hospitalidade, Mídia, Planejamento Turístico.


A FESTA COMO ATRAÇÃO TURÍSTICA E FATOR DE HOSPITALIDADE
Bueno, M. S.

Resumo: O desenvolvimento capitalista acarretou a mercantilização generalizada destruindo numerosos tecidos da convivialidade. Embora tenha possibilitado um florescimento individual, a liberdade e o lazer, trouxe, também, uma atomização da vida urbana. Muitos pensadores sociais apontam para essa fragmentação do espaço urbano que empobrece as relações. Por sua vez, as festas, no dizer de Balandier, abrem espaços no interior da sociedade numa participação ativa que cria espaço para a "solidariedade vicinal". Elas também constituem um cenário importante e atraente da cultura e, por isso mesmo, oferece um forte apelo como atração turística.
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DA TELEVISÃO AO CARNAVAL: UMA BIOMIDIOLOGIA DO ARRASTÃO
Calazans, F. M. A.
UNESP / Faculdade Cásper Líbero

Resumo: A multidão é um fenômeno do ambiente social que causa dano às pessoas e propriedades, por meio da Biomidiologia pode-se pesquisar formas de atenuar este comportamento anti-social, com base na anatomia multitudinária e nas quatro fases de formação de um arrastão pode-se propor uma hipotética e plausível concentração de estímulos táteis, cinestésicos e olfativos (ferormônios) na formação de uma mente coletiva a exemplo da trofalaxia entomológica; tais fenômenos são registrados desde o Século XIX já com a metáfora de uma "intoxicação por multidão", sendo o arrastão um fenômeno tipicamente brasileiro disseminado pela televisão noticiosa como comportamento imitativo.
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Palavras-chave: Multidão, Biomidiologia, Ferormônios, Trofalaxia


Eventos como estratégia de comunicação e Marketing das Empresas
Canton, A.M.


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TEXTOS OPINATIVOS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO
Carvalho, A. C., Puzzo, M. B.
Unitau

Resumo: Este trabalho objetiva discutir a conceituação de gênero opinativo de jornal e seus desdobramentos, tendo em vista o fato de existir uma variedade de textos enquadrados nessa categoria, segundo a norma jornalística. Pretende-se, com isso, destacar aspectos constitutivos que caracterizam dois desses textos: o editorial e o artigo. Para tanto, parte-se do conceito bakhtianiano dos gêneros discursivos no intuito de verificar como tais gêneros se configuram. Para efeito de análise, foram escolhidos o editorial e um artigo da Folha de S. Paulo, de 12 de dezembro de 2000, destacando-se os aspectos sinalizados por Bakhtin responsáveis pela caracterização de um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Pretende-se, com os resultados, nortear estudos de redação jornalística para futuros jornalistas.
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Palavras-chave: Texto Opinativo, Gênero Discursivo e Redação Jornalística


O DESAFIO DE UMA LINGUAGEM POPULAR: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE CIDADANIA
Costa, B. A. L.

Resumo: Através da experiência da Escola de Cidadania, projeto de educação política desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a pesquisa aborda a importância dos conceitos da Comunicação Social para elaboração de instrumentos pedagógicos destinados a leitores pouco proficientes. O estudo reúne indicações para construção de textos fáceis de serem lidos e tem como principal foco as cartilhas populares. Coloca também em discussão o desafio de uma linguagem popular. Ressalta a importância de publicações destinadas a esses leitores, na medida em que tais trabalhos podem contribuir para formação e informação de grande parte da população brasileira.
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DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E HOSPITALIDADE
Dencker, A. F. M.
UAM

Resumo: A inserção da cultura e sua diversidade no debate sobre desenvolvimento repercutem nas políticas e técnicas de planejamento que passam a considerar as relações humanas na definição de práticas e políticas que afetem as organizações sociais, os espaços físicos, a integração entre os povos, o turismo e o planejamento social em geral. Uma das conseqüências desta mudança é o resgate da noção de hospitalidade no enfrentamento das questões éticas e morais que se apresentam para a sociedade. Diante dos desafios de um mundo globalizado, de uma sociedade que se comunica online e se integra cada vez mais no espaço virtual, enquanto no plano das relações sociais as distâncias aumentam a cada dia, discutir a hospitalidade nos força a considerar questões referentes à solidariedade, cidadania, qualidade de vida, responsabilidade social, ética e moral, entre outras questões igualmente relevantes e que dizem respeito ao futuro da humanidade.
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Palavras-chave: Comunicação, Turismo, Hospitalidade, Desenvolvimento, Planejamento.


O FUNDAMENTO DA COMUNICAÇÃO SEMIÓTICA
Domingos, A. A.
UNESP - Bauru / SP

Resumo: A partir das idéias do texto The Law of Mind de Peirce, em confronto com as idéias de macrossemióticas do Dicionário de Semiótica de Greimas e Coutés, argumentamos, neste artigo, sobre a idéia de comunicação cósmica, segundo os preceitos da semiótica peirciana e uma comunicação antropológica, com predominância da linguagem verbal sobre as demais, para a semiótica greimasiana. Trata-se de uma distinção basilar para delimitar a primeira como filosofia da percepção/cognição e interpretação do mundo, a partir da idéia de mente como fenômeno ontológico, que não se restringe ao homem, mas a todo universo, destruindo, assim, a dualidade cartesiana de corpo/espírito, o que se pode provar com as modernas teorias científicas e suas mais recentes descobertas, como a teoria do caos. A segunda, por sua vez, é essencialmente fenomenológica.
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CONSTRUINDO A IMAGEM DE LULA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: AS VISÕES DO THE NEW YORK TIMES E GUARDIAN UNLIMITED
Dota, M. I. M.
Universidade Estadual Paulista - Bauru / SP

Resumo: Jornais de ampla circulação em âmbito internacional exercem grande influência na construção da imagem de personalidades proeminentes no cenário mundial. A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil colocou-o nas manchetes de jornais impressos e digitais que atingem os quatro cantos do globo. Fundamentando-se nos princípios da análise crítica do discurso, principalmente nos escritos de Bell (1998), Fairclough (1995) e Fowler (1991), este trabalho se propõe a analisar artigos dos jornais The New York Times e Guardian Unlimited - versões on line -, que abordam a atuação de Luiz Inácio Lula da Silva após sua posse no governo brasileiro. Busca-se verificar qual a imagem que cada um dos citados periódicos quer construir em relação a Lula e quais valores ideológicos estão subjacentes às suas posturas.
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A HOSPITALIDADE DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS: ESPAÇO URBANO X ESPAÇO RURAL
Fontana, R. F.
UAM / SP

Resumo: A tendência da humanidade está em se concentrar nos grandes centros, tornando tais núcleos verdadeiras fontes de violência e neuroses urbanas. Permitindo ao indivíduo se distanciar de seu meio e de seu cotidiano, o turismo torna-se cada vez mais uma necessidade para garantir o bem-estar humano. Temos consciência de que a comunicação é um dos alicerces-chave para o sucesso do turismo e que uma localidade turística deve ser hospitaleira para receber bem seus turistas e fazer com que os mesmos saiam plenamente satisfeitos com os produtos e serviços adquiridos. O presente artigo procura mostrar como acontece a hospitalidade no espaço rural em detrimento ao espaço urbano, tomando como objeto de estudo, a comunicação utilizada por ambos.
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Palavras-chave: Hospitalidade, Comunicação, Turismo.


LUDOLOGIA E(M) VIDEOGAME
Gallo, S. N.
PUC-SP / Universidade Anhembi Morumbi

Resumo: Ao se afastar dos tradicionais estudos dos jogos de videogame, o texto propõe - por meio de um enfoque voltado para o estudo sobre as questões referentes à linguagem, a estética e a retórica - investigar as formas expressivas e as potencialidades intrínsecas do videogame manifestas sob o fenômeno do jogar. Ao trabalhar e operar com modos de simulação ao invés de representação, o videogame possibilita ao seu usuário novas formas de jogar, de ludus e de paidéia. Essas novas formas surgem como ferramenta comunicacional fundamental para a constante alteração do estado de jogo. O jogador constrói assim, a cada momento, sua própria obra, sua própria experiência manifesta enquanto sintese processual de seu jogar. O jogador de videogame torna-se portanto, uma figura ontologicamente distinta dos receptores de outras mídias e suportes.
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IDENTIDADES NA PÓS-MODERNIDADE: A APROPRIAÇÃO PELO TURISMO
Gastal, S.
PUC-RS / UCS

Resumo: O turismo moderno constitui-se em torno das propostas do turismo de massa, nele pressupostas as lógicas industriais de que apenas a produção em série - ou a reprodução do mesmo - e o consumo massivo - a quantidade - encaminhariam à necessária rentabilidade econômica que garantiria a sua sustentação no mercado. Esta lógica levará a construção de imaginários sobre os lugares, reforçadoras dos discursos oficiais, na construção de identidades nacionais. O chamado pós-turismo, entretanto, se por um lado deixa de se constituir na lógica da serialidade e da quantidade, passando a buscar a segmentação e a qualidade, por outro lado reforçará novos discursos de identidade, também embasadas na segmentação do que tem sido denominado de identidades pós-modernas. Este texto procura analisar como este novo discurso de identidade está presente na campanha publicitária da Embratur, sob o mote "Se viajar é sua paixão, o Brasil é seu destino".
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TURISMO DE NEGÓCIOS ALAVANCANDO O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES NO INTERIOR PAULISTA: CASE BAURU
Graziadei, T. M.
Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP

Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar, por meio de investigação na hotelaria, a prática de qual tipo de turismo é realizado na cidade de Bauru e a caracterização desta demanda específica. Para tanto, fez-se necessário através de entrevistas informais e pesquisa de campo especificar qual a vocação turística da cidade. Enfocando os conceitos de turismo de negócios, articula-se a teoria pesquisada e a realidade encontrada na cidade. Com os resultados obtidos, são propostas ações de melhoria contínua para a cidade que poderão ser utilizadas, pelos órgãos municipais, entidades, sindicatos e investidores. Portanto, esforços poderão ser direcionados afim de otimizar a infra-estrutura, equipamentos e serviços turísticos da cidade, bem como proporcionar à comunidade bauruense melhoria nas condições de vida e de seus negócios.
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Palavras-chave: Investigação, Hotelaria, Turismo de Negócios.


GAUCHIDADE, ORALIDADE E MÍDIA
Gutbier, M. S.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o debate sobre a participação das práticas sociais de produção e consumo midiático em outras práticas culturais baseadas na oralidade como é o caso das expressões musicais da gauchidade, no Rio Grande do Sul. A proposta procura refletir sobre a forma de abordar essa temática considerando o papel da mídia a partir do ponto de vista da sua importância para a preservação e a expansão dessa cultura gaúcha, e as implicações que as relações complexas estabelecidas entre os campos provocam.
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Palavras-chave: Identidades e Culturas Regionais, Oralidade, Mídias.


GLOBALIZAÇÃO: REJEIÇÃO OU MUDANÇA COM OBJETIVOS VERDADEIRAMENTE HUMANOS?
Hill, T.
Escola de Comunicação da UFRJ

Resumo: Quando se faz referência ao fenômeno da globalização, reflete-se sobre a importância do emprego do termo global na atualidade, constatando que ele é postiço, uma vez que escamoteia sua procedência. Lamentavelmente, tem-se de reconhecer que o planeta passa por uma metamorfose que objetiva transformá-lo numa imensa zona livre de comércio e, com a decadência das redes de assistência pública, a comunidade vai-se eximindo da responsabilidade que tinha para com os seus integrantes. Seguindo as pegadas de Milton Santos, a mudança histórica em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras classes obesas; o indivíduo liberado, partícipe das novas massas e não o homem acorrentado; o pensamento livre e não o discurso único.
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Palavras-chave: Globalização, Perversidade, Possibilidade.


AS RELAÇÕES ENTRE IMPRENSA E "TERCEIRO SETOR" NA PROMOÇÃO DO DEBATE PÚBLICO DE QUESTÕES SOCIAIS
Lieseberg, C.
Escola de Comunicações e Artes - USP

Resumo: Este texto aborda pontos centrais de projeto de pesquisa em desenvolvimento que visa compreender as implicações do debate público gerado pelas relações entre imprensa e o "terceiro setor" - que reúne iniciativas de cunho não-governamental, sem fins lucrativos e de finalidade pública. Motiva-se pela crescente exploração pela imprensa de temáticas associadas a essas iniciativas e pelo destaque que a mídia assume na visibilidade dos assuntos que veicula. O estudo tem como objeto os jornais Folha de S. Paulo e Correio Popular que circulam em Campinas - SP e se baseia na Análise de Discurso de linha francesa, com foco em Dominique Maingueneau, que contribui para a identificação de sentidos apresentados pelo discurso jornalístico na ratificação ou modificação de idéias e valores de um imaginário social que são traduzidos em posturas de vida e ações do cotidiano.
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PROJETO DE JORNALISMO COMPARADO APROXIMA PÓS-GRADUAÇÃO DA GRADUAÇÃO
Lopes, D. F., Sobrinho, J. C., Proença, J. L.
Escola de Comunicações e Artes - USP

Resumo: Desde 1995, um grupo de professores do Núcleo de Jornalismo Comparado da Área de Concentração de Jornalismo do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo vem oferecendo uma disciplina específica que conseguiu, nesse período editar quatro livros de jornalismo, produzidos por alunos de pós-graduação e destinados a alunos de graduação, oferecendo uma oportunidade para a produção de ensaios acadêmicos e fornecendo subsídios para disciplinas de graduação com carência de bibliografia. Este trabalho traça um pequeno panorama de como os cursos de pós-graduação em jornalismo desenvolveram-se na ECA desde o momento de sua implantação há 30 anos e situa o papel dessa disciplina na área dos estudos de Jornalismo Comparado.
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Palavras-chave: Jornalismo, Ensino de Jornalismo, Pós-Graduação.


MINHA ALMA - RAP, REALISMO E REPORTAGEM NO VIDEOCLIPE
Lusvarghi, L.
UNIBAN / SP

Resumo: O trabalho tem por objetivo discutir as relações entre o realismo no rap, na televisão e no videoclipe, a partir do videoclipe brasileiro "Minha alma", do grupo Rappa, produzido pela Videofilmes em 2000, dirigido por Kátia Lund e Breno Silveira, com roteiro do escritor Paulo Lins (Cidade de Deus). Por realismo será adotado aqui o conceito genérico expresso pelo crítico francês Andrés Bazin em seus escritos sobre O Cinema, como "todo sistema de expressão, todo procedimento de relato propenso a fazer aparecer mais realidade na tela". A aplicabilidade desse conceito , entretanto,ao vídeo, implica uma realidade que pode ser construída. A palavra latina fictione, da qual se origina ficção, não quer dizer necessariamente fingimento, e sim criação, invenção, a coisa imaginária.
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DESLOCAMENTOS E CIRCULAÇÕES NAS CIDADES: A HISTÓRIA DOS DESLOCAMENTOS MODERNOS E DA MOBILIDADE E CIRCULAÇÃO ABERTA NA CONTEMPORANEIDADE
Maia, J.
Faculdade de Comunicação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: A história do deslocamento marca a sociedade moderna. Movimento, velocidade e rapidez. As cidades modernas foram palcos para encontros com desconhecidos, começávamos a inventar modos de nos relacionar com os indivíduos que também estavam circulando. Tínhamos a sociabilidade ordenando o nosso modo de nos deslocar por espaços públicos. Hoje os deslocamentos realizados em espaços esvaziados de sentido nos impõem novos modos de interação. Podemos nos isolar em nossos condomínios fechados, onde a circulação é limitada e contida ou nos entregarmos às novas comunidades efêmeras, na circulação aberta e fragmentada das ruas da cidade contemporânea. Na fecundidade da relação comunicacional está no contato que provoca deslocamentos constantes.
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PARA QUE SERVE UMA TV LEGISLATIVA? Caso da TV Câmara de Bauru, SP
Monteiro, C. J. B.
Universidades Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - SP / Universidade Bandeirante (UNIBAN) - SP

Resumo: Esta pesquisa analisa a "TV Câmara" - canal legislativo municipal da cidade de Bauru, SP. O objetivo é levantar as formas de uso do canal e quais os níveis de participação da comunidade bauruense na programação produzida e/ou veiculada. Quais as contribuições sociais do canal na construção da consciência cidadã?. O canal, que está no ar oficialmente desde 1998, respaldado na lei na chamada "lei do cabo", 8.977, de 6 de janeiro de 1995. Já transmitiu ao vivo muitas reuniões de associações e entidades organizadas e fatos marcantes na história da cidade, como por exemplo, duas cassações de um prefeito e três sessões extraordinárias para cassar três vereadores, além de diversas comissões processantes.
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Palavras-chave: TV Legislativa, TV Câmara, Programação Local, Lei do Cabo, Cidadania.


A HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES NO 2º TURNO DE 2002 : Apontamentos sobre a cobertura jornalística de política na Folha de São Paulo
Moura, M. C.
UMESP

Resumo: Este artigo reflete sobre a História das Eleições do 2º turno de 2002 e a Cobertura Jornalística de Política: a imprensa brasileira e o compromisso político - a influência do modelo norte-americano de jornalismo independente e; o processo de organização e produção da notícia e sua relação com a imparcialidade - o jornalismo informativo dentro da cobertura de política na Folha de São Paulo. Utilizando-se de uma metodologia histórico-descritiva, o estudo considera a parcialidade da informação no período eleitoral frente aos indicadores e mediadores históricos, que envolvem conceitos de "objetividade jornalística", compromisso político da imprensa brasileira, e as características dos modelos estrangeiros de jornalismo que norteiam a produção de notícias informativas na editoria de política brasileira.
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Palavras-chave: Política, Imprensa, História.


Guerra coloca em xeque hegemonia das mídias dos EUA
Naves, R.A.
Universidade Anhembi-Morumbi

Resumo: A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e o povo iraquiano massacrado. Esse poderio parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mundial. Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu à guerra. A entrada em cena das tevês árabes, da RPT portuguesa e de outros meios, provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os EUA e Inglaterra venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.
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AS COMUNIDADES VIRTUAIS - "DE CIBERLEITOR EM CIBERCIDADÃO"
Nicola, R. L.
UNESP - Bauru, SP / UNICAMP - Campinas, SP

Resumo: Retornando à essência da formação das primeiras comunidades cibernéticas, a pesquisa da produção jornalística digital não deve se limitar apenas aos sites propostos como jornais de rede, investigados até o momento, o que este artigo, portanto, pretende abordar. Assim sendo, como as Comunidades Virtuais estariam elencadas entre as produções jornalísticas? A resposta à pergunta apresenta-se simples, considerando que as mídias tradicionais dispõem de suas correspondentes comunitárias. O traço marcante norteador das diferenças entre as configurações no sistema analógico e digital está na interatividade. Além disso, o último sistema constitui-se não somente em mais uma mídia, mas em um espaço sociotécnico, onde a desterritorialidade se faz presente e os usuários não são só ciberleitores e sim cibercidadãos.
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Palavras-chave: Mídia Digital, Jornalismo Comunitário, Comunidades Virtuais.


PAGANISMO ELETRÕNICO: CELEBRIDADES, IDOLATRIA E CULTO À PERSONALIDADE
Patriota, K. R. M. P.

Resumo: Os mass media têm sido um forte instrumento potencializador do culto à personalidade. É possível verificar como pessoas, antes anônimas, passam a ser cultuadas e idolatradas a partir do seu aparecimento na mídia. Dessa forma, surge o despontar das celebridades e, com elas, uma verdadeira legião de fãs. Entretanto, hoje, esse fenômeno não se restringe apenas às pessoas que transitam no mundo artístico ou esportivo, mas alcança também a esfera religiosa. Nesse artigo tratamos do culto à personalidade religiosa, viabilizado pela ampla utilização dos veículos de comunicação de massa.
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Palavras-chave: Mídia, Celebridades, Culto à personalidade religiosa.


O TRABALHO JORNALÍSTICO COMO ELEMENTO DE COMPOSIÇÃO FICCIONAL NO CINEMA AMERICANO
Pereira, R. M.
Centro Universitário de Leste de Minas Gerais (UnilesteMG)

Resumo: O presente trabalho tenta uma análise do trabalho jornalístico representado pelo cinema americano nos filmes Todos os Homens do Presidente (All the president's men, 1976), do diretor Alan Jay Pakula, e O Informante (The Insider, 1999), de Michael Mann. Dois filmes que reconstituem fatos reais marcados pela presença efetiva do personagem-repórter. A representação dos trabalhos da coleta de informações, passando pela seleção, contato com as fontes e a apresentação das notícias como um elemento de composição a mais para a texto fílmico que busca, na veracidade de suas imagens, a credibilidade no trato ficcional dos acontecimentos e personagens verídicos e históricos. Rastreia-se o modo como se delineou o desenho dos personagens-jornalistas no cinema americano, sobretudo nos chamados newspaper movies, muitas vezes esteado na representação maniqueísta do "jornalista herói" e do "jornalista vilão". Aborda-se ainda a dificuldade de tentar enquadrar os personagens jornalistas dos dois filmes analisados neste paradigma dada a complexidade de sua atividade e sua visibilidade nas sociedades modernas.
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Palavras-chave: Cinema, Jornalismo, Dramatização.


FOME ZERO: PRIMEIRAS ANÁLISES DA CAMPANHA TELEVISIVA
Pimenta, L. M.
UNESP Bauru, SP

Resumo: Os três filmes "publicitários" produzidos para a campanha de construção social do Programa Fome Zero visam divulgar o Programa e conduzir a opinião pública, estimulando a mobilização popular. Os filmes dão ao receptor a ilusão de que se dirigem a ele, através do tratamento dado: "você", "nós". A qualificação se dá com a atribuição de virtude e de singularidade ao Fome Zero. A interdiscursividade também marca a campanha que usa a palavra "guerra" para definir a luta justa e justificável que todos os brasileiros - por direito e dever - podem assumir.
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ANOTAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO DA BAUHAUS E DO ESTILO SUÍÇO
Quadros, C. I., Quadros, I.
Universidade Tuiuti do Paraná / Universidade Federal do Paraná

Resumo: A influência da Escola Bauhaus e do Estilo Suíço na comunicação. O artigo aborda o desenvolvimento e a importância destes estilos como informação, bem como o seu impacto na sociedade. A Bauhaus, que sonhava com a ordem e a democratização do acesso ao conhecimento, se valeu de aportes técnicos e conceituais da psicologia, da publicidade e de outras ciências para gerar um novo espaço de expressão e de articulação gráfica. A recuperação dos experimentos realizados na Bauhaus, na primeira metade do Século XX, ganharam uma nova perspectiva crítica com o Estilo Suíço. Informar com objetividade, sem a intromissão dos sentimentos subjetivos do designer, passou a ser um dos anseios daqueles que seguiam este estilo. Era o momento de informar mais, de mostrar mais, de dizer mais.
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Palavras-chave: Comunicação, Design, Imagem Gráfica, Tipografia, Bahaus, Estilo Suiço.


A INTERNET COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO
Ramalho, A. R.
UNIMAR

Resumo: O objetivo principal desse trabalho é ampliar as possibilidades de debate sobre as mudanças que a Internet pode proporcionar no tocante à interatividade entre redator e leitor. A linguagem como forma de interação, onde o texto deve adequar-se ao interlocutor a partir de contextos pragmáticos (condições de produção, de recepção e de interpretação) vem merecendo estudos aprofundados no ramo da Linguística Textual e da Ciência da Comunicação. Dentro dessa ótica pretende esse trabalho provocar uma reflexão sobre a interatividade entre produtor e receptor nos veículos de comunicação - mais especificamente na Internet, que vem oferecendo novas alternativas de transmissão da informação e inaugurando, com as possibilidades oferecidas pela interatividade, novos paradigmas na comunicação.
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USOS E GRATIFICAÇÕES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE RECEPÇÃO E AUDIÊNCIA
Rangel, J. G.
IBHES

Resumo: O cerne deste artigo nosso presente trabalho está no contexto que envolve uma relação complexa entre telespectadores e a televisão, o maior e mais abrangente meio de comunicação e informação da história da humanidade. Dentre as várias maneiras de se abordar o processo comunicativo baseado na recepção e audiência dos telespectadores está a abordagem teórica de Usos e Gratificações cuja base de análise são as motivações, cujas propriedades alteram os efeitos comunicacionais.
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O DESAFIO E AS ATIVIDADES DE MARKETING DA TV CULTURA
Rocha, L. V., Nino, F. M.
Escola de Comunicações e Artes (USP) - FAM / Faculdade de Economia e Administração (USP) - FECAP

Resumo: Este trabalho focaliza as atividades de marketing desenvolvidas por uma empresa de comunicação do Estado de São Paulo, no caso a TV Cultura. A escolha do tema se justifica devido à importância que os instrumento de marketing estão assumindo nas organizações como ferramentas para antecipar-se às mudanças do ambiente.O trabalho consiste em uma descrição dos aspectos de marketing mais relevantes verificados na TV Cultura, tais como planejamento, composto de marketing e o marketing interno. Observou-se que o departamento de marketing da emissora visa atender os desejos de seu público-alvo, procurando satisfazer suas necessidades intelectuais com informação de qualidade.
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A MÍDIA E O ASSASSINATO DO CASAL VON RICHTHOFEN
Rocha, P.
Universidade Federal Fluminense - UFF / Universidade Estácio de Sá

Resumo: O texto trata da banalização da violência pela mídia, especificamente, no caso do assassinato do casal Von Richthofer pela filha Suzane, em São Paulo. Chama a atenção para o aumento dos crimes, após um sucesso reconhecido, sobre o efeito de imitação. Fala da atuação da mídia que espetaculariza a violência para satisfazer a vontade coletiva. Num recorte das notícias trazidas para o texto, destaca a jornalista Dorrit no paralelo que faz entre o padrão sócio-econômico de Suzane e a pobreza de Sandro, morto no assalto do ônibus 174, em 2000, pois segundo a jornalista, são dispensáveis as explicações para o referido assassinato e para o desconforto vivido por um país que parece não estar preparado para uma assassina jovem, bonita, loura e rica, ou seja, tristemente constata-se que há elitização no julgamento da violência por mais horror que a sua face possa causar.
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Palavras-chave: Banalização, Violência, Mídia.


A IMAGEM COMO PAISAGEM: CLÉMENT ROSSET E A CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO
Rocha, S. P. V.
Escola de Comunicação da UniverCidade / UERJ (FEBF) / ESPM-RJ

Resumo: Este trabalho pretende desenvolver uma concepção da imagem como objeto singular, tal como sugerida pela filosofia materialista de Clément Rosset. As teorias da representação, de Platão a nossos dias, entendem a imagem como imitação ou duplo do real, o que conduz à sua condenação como fonte de um afastamento da realidade. A partir da crítica da representação proposta por Rosset, no entanto, a imagem surge com o mesmo estatuto ontológico que os demais objetos. A partir daí, procuramos estender essa reflexão à cultura de massa, e apontar o caráter ilusório da distinção entre paisagem e imagem, no sentido de que a uma caberia o domínio da natureza (e o monopólio do real), enquanto que a outra ficaria relegada à esfera do artifício (e à condição de fantasma).
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Palavras-chave: Imagem, Representação, Clément Rosset.


O BAILE DE MÁSCARAS DO SÉCULO XXI - Estudo sobre a influência da Comunicação Mediada por Computador (CMC) no comportamento do usuário
Rosso, L. U.
Universidade Metodista

Resumo: A Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como o relacionamento interpessoal via internet realizada através de bate-papos virtuais. Este modo de comunicação atinge usuários da internet que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da distância. Atualmente, está sendo objeto de estudos multidisciplinares, inclusive da Psicologia, que se interessa pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência da CMC sobre o comportamento das pessoas que utilizam os bate-papos virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico no qual é abordado o desenvolvimento da comunicação, o contexto da internet e os aspectos psicológicos da CMC. Conclui-se que esta atrai pessoas fascinadas pelo anonimato e pela possibilidade de desenvolver pensamento abstrato e pode transformar-se numa dependência acarretando danos ao convívio social "real" do indivíduo.
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CALEIDOSCÓPIO DAS ILUSÕES - A questão da verdade em Walter Benjamin (e sua atualização no jornalismo)
Santi, A. M.
ESPM/RJ e PUC-RJ

Resumo: O objetivo dessa comunicação é trazer à luz a reflexão benjaminiana centrada na questão da alegoria e, posteriormente, na noção de montagem, para associá-la à questão da verdade, reconhecendo a impossibilidade de mantê-la nos moldes da tradição metafísica, que coloca o real em oposição à imagem, entendendo o primeiro como o lugar da verdade e o segundo o da ficção. Trabalharemos, no final, com a relação entre literatura e jornalismo, entendendo-a como uma atualização da questão da ficção versus verdade, a partir da reflexão de José Miguel Wisnik sobre o tema tal como ele surge na obra de Balsac, quando do surgimento da imprensa.
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Palavras-chave: Benjamin, Verdade, Ficção.


A MULHER PRODUTO DE CONSUMO: LIMITES ENTRE A PROPAGANDA E A ÉTICA
Santos, D. A.

Resumo: O presente artigo defende a tese de que a propaganda - notadamente a que explora a imagem da mulher como principal apelo publicitário -, apesar de se arrogar um papel única e exclusivamente mercadológico, limitando-se a agregar ao produto valores que acredita já constituírem o público-alvo do qual tem uma imagem, não o faz sem invadir o domínio da ética, o que significa que ela efetivamente constrói valores e produz imagens, interferindo, assim, na sociedade. Para tanto, discute o papel da publicidade no contexto político-social neoliberalista como mecanismo determinante na uniformização dos valores para dominação, sobretudo aqueles que se associam à imagem da mulher, assunto igualmente abordado neste artigo. Dentro de uma visão discursiva, são analisadas três peças publicitárias retiradas das revistas masculinas Vip Exame e Playboy, de 2001, que exploram justamente a imagem da mulher produto de consumo, criada por meio de recursos argumentativos verbais e não-verbais.
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CULTURA MIDIÁTICA NA ESCOLA - Algumas considerações sobre práticas de grupos de adolescentes na rede municipal de ensino fundamental de Gaspar
Severino, J. R., Venera, J. I.
FURB / UNIVALI

Resumo: Este artigo faz uma breve discussão sobre a influência da mídia na sociedade contemporânea e a centralidade da cultura midiática e de suas repercussões entre um determinado grupo de jovens. Trata-se de uma pesquisa que vem sendo realizada em cinco escolas da Rede Pública- de Gaspar, desde fevereiro de 2002, com o objetivo de fazer, de início, uma espécie de cartografia do que pensam os professores sobre seus alunos, quem são estes adolescentes que freqüentam as escolas de 5ª a 8ª série, e o que eles pensam da escola. Além dessa relação tríade entre escola, professor e alunos, o estudo demarcou gostos, desejos, comportamentos e o consumo cultural desses jovens. A partir de alguns instrumentos e dispositivos de ação, elaboramos esta breve reflexão que tem várias questões abertas, mas que aponta para algumas direções.
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A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NOS JORNAIS - A reconstituição temática de Chapeuzinho Vermelho na cobertura jornalística dos crimes do "maníaco do parque"
Silva, A. S. T.
UNESP / UNIARA

Resumo: O presente texto é parte de minha tese de doutorado, na qual me proponho a investigar o discurso da mídia impressa sobre a violência sexual mediante as matérias jornalísticas publicadas pelos periódicos Folha de S. Paulo e Notícias Populares em 1998. Partindo do pressuposto de que a mídia suplementa e, ao mesmo tempo, reconstitui as temáticas da tradição oral, foram analisadas duas manifestações discursivas, sob a perspectiva histórica: o conto Chapeuzinho Vermelho - que deriva das tradições orais - e as notícias produzidas pelos jornais Folha de S. Paulo e Notícias Populares a respeito dos crimes sexuais conjugados ocorridos no parque do Estado, durante o ano de 1998. O objetivo do referido trabalho de pesquisa foi evidenciar um processo de longa duração, e estabelecer as ligações entre as nossas percepções, concepções e sensibilidade a respeito da violência sexual contra mulheres no passado e no presente, revelando que a mão supostamente morta do passado ainda modela nossa compreensão a respeito dessa questão, ainda que consideremos os avanços nas relações entre os gêneros
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Palavras-chave: Mídia Impressa, Reatualização, Violência simbólica contra as mulheres.


O SIGNO NÃO VERBAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA
Silva, R. D. O.
Universidade Regional de Blumenau (FURB) / Associação Educacional Leonardo Da Vince (ASSELVI)

Resumo: O estudo das linguagens e dos signos é muito antigo, embora a semiótica só tenha ficado conhecida como ciência dos signos, da significação e da cultura, no século XX. O que se pretende neste artigo, é trazer alguns elementos (fundamentação teórica e análise) da semiótica que podem ser aplicados na pesquisa educacional. Na Educação trabalhamos com imagens e "textos não escritos". Na era tecnológica, muitos professores ainda não sabem muito bem, como trabalhar com o cinema, a fotografia e a imagem em sala de aula. Sob esta perspectiva buscamos a fundamentação teórica pesquisada em Charles Sanders Pierce presente nos estudos de Lucia Santaella, Umberto Eco e outros autores que se fundamentaram em Pierce. Tentaremos analisar como a semiótica da imagem pode ser aplicada na pesquisa educacional.
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Palavras-chave: Signo, Semiótica, Pesquisa em Educação.


DO ANONIMATO A UM DESEJO DA TV: A análise do perfil dos vencedores das três versões do Big Brother Brasil sob a óptica da psicanálise
Silva, S. N. T.
Universidade Potiguar

Resumo: O Big Brother Brasil passa por uma terceira versão em que os vencedores desenvolvem posturas diferentes no decorrer do programa, com ultraje de persona específico para cada situação, de acordo com o que eles julgam ser elemento chave para a identificação do telespectador, como uma garantia de permanência na casa. Traçando o perfil desses três indivíduos-personagens é possível selecionar pontos que traduzem o estímulo de se tornar voyeur de um programa televisivo, cujo objetivo é manter doze a quatorze pessoas em confinamento, sob a vigilância do ditador, a mídia. Por possuir traços muito próximos da estrutura da massa social, o jogo é liderado por aquele que mais se assemelha ao óbvio, com atitudes corriqueiras e estereótipos ainda fixos nos hábitos e costumes brasileiros. O objetivo desse projeto é analisar os três perfiz e assim compor um paralelo com o desejo do telespectador brasileiro, como se através do que fosse oferecido em cada episódio do Big Borther também fosse possível traçar o perfil de quem assiste ao veículo, uma analogia ao grande espelho, ao simulacro. Para tanto, o trabalho se faz baseado na conduta teórica do comunicólogo Muniz Sodré, Raquel Paiva, Lúcia Santaella e em Sigmund Freud e seus sucessores. O trabalho será apresentado através da edição de vídeos e de explanação. Além de exibições de documentos impressos. Duração da apresentação: em média 30 minutos.
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INTERFACES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM JORNAL ORGANIZACIONAL
Sólio, M. B.
Universidade de Caxias do Sul

Resumo: Este arigo procura evidenciar a importância da qualidade na produção de jornais empresariais para que efetivamente cumpram o papel de instrumentos de divulgação das culturas empresriais. Ele evidencia as várias interfaces do processo de produção desse tipo de jornal, destacando os processo de planejamento e programação, edição de textos e edição gráfica, apontando os pontos críticos de cada momento e destacando o quanto vêm a prejudicar a qualidade do produto final, resultando em prejuízo do processo de comunicação.
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Palavras-chave: Jornalismo, Jornalismo empresarial, Aspectos editorias, Aspectos gráficos.


O CONCEITO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NO DOCUMENTO 59 DA CNBB
Souza, L. A.
Universidade São Francisco (SEPAC)

Resumo: Esse trabalho procura mostrar qual o entendimento que a Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, tem sobre a área de assessoria de imprensa. Para isso optou-se por uma pesquisa bibliográfica, através do estudo do texto Documento da CNBB nº 59 - Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Conclusões e Compromissos. Aprovado pelo episcopado em 1997, na 35ª Assembléia Geral da CNBB, o Documento 59 é o texto mais atual da instituição sobre a comunicação. Ao analisar a compreensão que a CNBB tem sobre a área de assessoria de imprensa, esse trabalho poderá contribuir para o estudo das políticas de comunicação da Igreja Católica.
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A DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UERJ E SUA COORDENADORIA DE IMPRENSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Theme, A. C.
UERJ

Resumo: A proposta deste trabalho é mostrar as ações que vêm servindo de base para a atuação da Diretoria de Comunicação da UERJ (Comuns). A experiência relatada, com seus erros e acertos, pode trazer contribuições a profissionais e pesquisadores que se dedicam à árdua, porém fundamental tarefa, de implementar políticas de comunicação numa organização complexa como a universidade pública brasileira. A Coordenadoria de Imprensa é apresentada como estudo de caso, pois o setor aglutina e representa algumas das principais atitudes adotadas para o desenvolvimento da comunicação desenhada para a Universidade. A Coordenadoria criou instrumentos e um sistema de informações que permitem visão gerencial das atividades, acompanhamento dos resultados e aumento de produtividade: em 2002, a presença da UERJ na mídia impressa cresceu 55,3% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 921 metros de matérias jornalísticas.
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Apropriação e Novas Tecnologias
Urquidi, V.
FFLCH/USP

Resumo: Num contexto de desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e de popularização dos recursos da informática, afirma-se que as possibilidades de relacionamento e intercomunicação social cresceram a ponto de contradizer antigas posturas sobre o papel dos meios de comunicação e a transformação dos seus recursos em ferramenta de dominação. Garante-se que as novas tecnologias permitiram à população se apropriar destas ferramentas sem, contudo, definir-se claramente o que se deseja significar com esse novo conceito. A proposta deste trabalho é definir o conceito de apropriação no plano histórico do desenvolvimento das reflexões sobre o fenômeno da comunicação e do desenvolvimento das tecnologias de informação. Finalmente, a partir de uma perspectiva relacional, destaca-se nesta proposta o desenvolvimento social a partir da evolução das relações subjetivas e objetivas.

'F' DE FALSO, 'M' DE MENTIRA: FICÇÃO E FALSIFICAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO CINEMATOGRÁFICO
Vasconcellos, J.
UniverCidade- RJ / UGF - RJ

Resumo: Esta comunicação pretende discutir a pertinência das noções de falso e falsificação para pensar as relações entre ficção e não-ficção no formato cinematográfico denominado de filme documentário. Com esse intuito, exemplarmente, apresentaremos a análise de um filme de Orson Welles que, acreditamos sintetizar as questões levantadas em nossa explanação. Trata-se de F for Fake (Verdades e Mentiras).
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Palavras-chave: Documentário, Cinema, Falsificação, Deleuze, Welles.


QUANDO A MÍDIA FALA OU SILENCIA SOBRE A PRISÃO - O presídio como traço da sociedade disciplinar e o corpo disciplinado como traço da sociedade de controle
Venera, R. A. S.
UNIVALI / CEHCOM

Resumo: Esse trabalho mapeia momentos históricos em que a questão prisional não era notícia nos veículos de comunicação de uma cidade no litoral norte de Santa Catarina - fato não particularizado na região, mas constituinte do contexto nacional. Mapeia, também, outros momentos em que a questão ganha visibilidade expressando a crença social na sociedade disciplinar. As análises sobre a história da sociedade disciplinar, sobretudo registradas por Michel Foucault, nos sinalizam possibilidades de leituras sobre essa evidência. Mas, ao falar das rebeliões, é dada a visibilidade da crise no espaço prisional, e, ao mostrar as reformas e construções de novas instituições, reforça a crença na instituição fechada como saída para a questão. Sobre o efeito dessas instituições em crise, no corpo dos sujeitos infratores, que opera como a duração do confinamento, ainda existe o silêncio. Entrevistas com mulheres em liberdade condicional, sinalizaram a crise na crença de reenquadramento social pelo confinamento e a instalação do controle encarnado no corpo do ex-presidiário.
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RÁDIOS COMUNITÁRIAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E CANADÁ
Ventura, G. C.
UNEB

Resumo: Em comemoração aos 20 anos da Associação Mundial de Rádios Comunitárias, surgiu a idéia de realizar uma análise comparativa entre as rádios comunitárias do Canadá, país no qual nasceu a AMARC, e o Brasil, que possui uma representação da entidade: a AMARC-Brasil. A AMARC é uma Organização Não-Governamental que apóia a rádio comunitária, conforme os princípios de solidariedade e cooperação internacional, e que reúne cerca de 3000 membros em mais de 100 países, tendo todos os continentes representados em seu Conselho Internacional. Fundamentado em pesquisas anteriores realizadas pela autora sobre radiodifusão comunitária, este trabalho tem como objetivo analisar, sob enfoque comparativo, o movimento de rádios comunitárias nos dois países, em seus mais diversos aspectos; desde o seu conceito até informações sobre a legislação específica.
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PROPRIEDADE E DIREITOS AUTORAIS
Vieira, M. S.

Resumo: Este trabalho apresenta críticas a algumas noções comuns sobre direitos autorais, através da análise comparativa dos posicionamentos de dois autores, ambos críticos às concepções de direitos autorais vigentes em suas épocas. O primeiro autor é Alexandre Herculano, escritor português; são analisados textos seus referentes a uma polêmica sobre a lei de propriedade literária em Portugal (1851-1872). O segundo é Siva Vaidhyanathan, estudioso estadunidense; é analisado o seu primeiro livro, Copyrights & Copywrongs (2001), em que critica mudanças recentes nas leis de direitos autorais dos EUA e defende a definição constitucional do copyright.
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A INFORMAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PARTICIPAÇÃO, CONTROLE SOCIAL E PODER POLÍTICO
Zanardi, R.
Universidade Norte do Paraná (Unopar) - Londrina,PR

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de levantar elementos para discussão e reflexão sobre o uso da informação no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é um importante instrumento de planejamento na medida em que serve de parâmetro para estabelecer políticas públicas. No entanto, esse processo está ligado à forma como gestores públicos concebem o uso da informação e o relacionamento com os seus diversos públicos. A informação no SUS faz interface com a participação popular e suas modalidades. Para uma efetiva participação popular e o controle social no sistema é necessário democratizar o acesso à informação em todos os níveis de governo entendendo-a como elemento de construção da cidadania. Para isso devem ser incorporados projetos específicos de comunicação nos quais a informação também cumpre a função de mediadora entre o poder público e o usuário do SUS.
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Palavras-chave: Informação, Comunicação Social, SUS.


A ÉTICA COMO NORTEADORA DA PRÁXIS JORNALÍSTICA
Zermiani, R. T.

Resumo: A proposta deste trabalho é demonstrar a premência da ética enquanto norteadora da prática do jornalismo. O respeito à ética filosófica (circunscrita no pensamento e nas práticas cotidianas) e deontológica (arregimentada por códigos formais), viabiliza o trabalho do jornalista de maneira que ele possa cumprir com sua prerrogativa primeira: servir ao cidadão. Através da discussão da ética sob a ótica de diversos autores (Eugênio Bucci, Cláudio Abramo, Eugene Goodwin, entre outros) aquele que atua na imprensa entra em contato com os meios para que possa, autonomamente, pensar e atuar na profissão com a maior proximidade possível do ideal de informar ao cidadão da melhor maneira possível.
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UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO DIRETA UTILIZADA PELAS EMPRESAS NATURA E AVON
Zucco, F. D., Ferreira, J. P.
FURB

Resumo: Quando se pretende vender cosméticos por catálogos, é necessário que haja um extremo cuidado, pois uma empresa de cosméticos não vende apenas um produto. Ela vende uma promessa de beleza, e vender beleza não é uma tarefa fácil. Vender beleza é vender desejos, é vender esperança, é vender auto-afirmação, é vender promessas de felicidade. O objetivo do presente estudo é analisar a publicidade periódica (venda direta por catálogo) das duas maiores empresas de cosméticos do Brasil: Avon e Natura. Após análise dos dados, pode-se constatar que as estratégias adotadas pelas empresas vão muito além de um layout bem feito, abrangendo assim ações segmentadas de relacionamento e posicionamento de marca no mercado.
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Palavras-chave: Marketing, Segmentação, Publicidade.