IJ Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 203-1 - @VOTEEMMIM - UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PARLAMENTAR PARAIBANA NO TWITTER
Jéssica Tamires Feijó da Silva (Universidade Federal da Paraíba); Luis Thales Alves Bezerra (Universidade Federal da Paraíba)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Deputadas, Paraíba, Política, Twitter, Imagem
[Trabalho]


 1521-1 - A COMUNICAÇÃO COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CLUSTER: O CASO O SETOR VITIVINÍCOLA DA SERRA GAÚCHA
Morgana Peruffo Forti (Universidade de Caxias do Sul)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, Cluster, Setor Vitivinícola, Serra Gaúcha
[Trabalho]


 1571-1 - A CONSOLIDAÇÃO DA GLOBO FILMES E OS CICLOS DO CINEMA BRASILEIRO: O DADO DA ANISTORICIDADE NA PRODUÇÃO FÍLMICA CONTEMPORÂNEA
Wesley Pereira de Castro (Universidade Federal de Sergipe)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  cinema, brasileiro, mercado, Globo, ciclos
[Trabalho]


 1967-1 - A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E ALTERIDADES QUE FAZEM USO DO GROTESCO NO KEKÉ ISSO
Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (Universidade do estado do Rio Grande do Norte); Geilson Fernandes de Oliveira (Universidade do estado do Rio Grande do Norte); Maria Adriana Nogueira (Universidade do estado do Rio Grande do Norte)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Identidade, Alteridade, Grotesco, Keké Isso na TV
[Trabalho]


 1266-1 - A CRÍTICA À SOCIEDADE DE CONSUMO CONTEMPORÂNEA PELA VISÃO DO FILME CLUBE DA LUTA
Dáphine Ponte Gomes (Faculdade Cearense)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  sociedade de consumo, cinema, cinema de contestação, filme Clube da Luta
[Trabalho]


 225-1 - A DEMOCRACIA EM QUE VIVEMOS: O EFEITO DE PARTICIPAÇÃO CRIADO PELA ONG AVAAZ
Rafael Moura de Andrade (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Avaaz, Ciberespaço, Esfera pública política, Participação política
[Trabalho]


 198-1 - A DISNEY E ELA MESMA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A METASIMBOLOGIA
Ana Carolina Almeida Souza (Universidade da Amazônia)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Disney, Metasimbologia, Indústria Cultural, Pastiche, Mercadoria-Signo
[Trabalho]


 1883-1 - A DIVULGAÇÃO DA CULTURA POP JAPONESA EM REDES SOCIAIS NA INTERNET
Natalia Marques Cavalcante de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  internet, comunidades virtuais, cultura pop
[Trabalho]


 1993-1 - A FUNÇÃO ESTRATÉGICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR
Anderson Vinicius Santana do Nascimento (Universidade Federal da Paraíba); Erika de França Morais (Universidade Federal da Paraíba)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  relações públicas, terceiro setor, estratégias, identidade
[Trabalho]


 1231-1 - A FUNÇÃO SOCIAL DO CINEMA EM WALTER BENJAMIN
Joyce do Nascimento Lopes (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Arte, Cinema, Percepção
[Trabalho]


 2114-1 - A GLOBALIZAÇÃO E A QUESTÃO DA IDENTIDADE FRAGMENTADA NA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA PROTAGONISTA DA SÉRIE JOGOS VORAZES
Aimêe Andrade Silva (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Gloalização, Fragmentação de Identidades, Jogos Vorazes, Katniss
[Trabalho]


 1698-1 - A IMPRENSA E O SURGIMENTO DO TROPICALISMO COMO SÍMBOLO DA CONTRACULTURA NO BRASIL
Marcos Atahualpa Oliveira dos Reis Cartágenes (Faculdade São Luís); Elziene Lobato França (Faculdade São Luís)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  jornalismo cultural, ditadura, contracultura, tropicalismo
[Trabalho]


 335-1 - A MÍDIA REGIONAL E OS ADORNOS USADOS PELOS ATORES SOCIAIS NO PROGRAMA TELEVISIVO GALPÃO CRIOULO
Cristiane Greiwe Bortoluzzi (Centro Universitário Franciscano); Eduarda Ramos do Couto (Centro Universitário Franciscano); Flaví Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal de Santa Maria)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Mídia, Identidade Regional, Comunicação, Adorno
[Trabalho]


 923-1 - A NOÇÃO DE IDENTIDADE BRASILEIRA NO ANÚNCIO ‘IDENTIDADE’ DA CAMPANHA ‘VALORES DO BRASIL’ DO BANCO DO BRASIL
Alan Eduardo dos Santos Góes (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  América Latina, Identidade Brasileira, Pós-modernidade, Ninguendade
[Trabalho]


 1241-1 - A PRÉ-CAMPANHA DA BASE ALIADA NAS ELEIÇÕES ESTADUAIS DE 2010: UMA ANÁLISE DOS JORNAIS IMPRESSOS DE TERESINA
Edilberto Marques Apolonio Filho (Universidade Federal do Piauí); Maria Catarina da Silva Costa (Universidade Federal do Piauí); Paulo Fernando de Carvalho Lopes (Universidade Federal do Piauí)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise de Discursos, Base Aliada, Pré-campanha, Sucessão, Estratégias de comunicação
[Trabalho]


 664-1 - A QUEM INTERESSA A TRADIÇÃO? ANÁLISE DOS ELEMENTOS DA CULTURA SERTANEJA PRESENTES NOS PROGRAMAS ELEITORAIS TELEVISIVOS DA CAMPANHA DE WILSON MARTINS, EM 2010
Nina Nunes Rodrigues Cunha (Universidade Federal do Piauí)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Identidade cultural, Tradição sertaneja, Cultura e mídia, Eleições
[Trabalho]


 2187-1 - A TRAJETÓRIA DA INTERNET EM CUIABÁ
Bruna Obadowski Bruno (Universidade Federal de Mato Grosso); Walter Eler do Couto (Universidade Federal de Mato Grosso); Andrea Ferraz Fernandez (Universidade Federal de Mato Grosso)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cibercultura, Modelos da Comunicação, Redes Telemáticas, Geografia das redes, Cuiabá
[Trabalho]


 2748-1 - ALÉM DO PICADEIRO: ENTRE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS, A RUA COMO “LUGAR PRATICADO” DA COMUNICAÇÃO NO CIRCOVOLANTE
Pablo Luís Gomes Barroso (Universidade Federal de Ouro Preto); Adriana Bravin (Universidade Federal de Ouro Preto)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação, circovolante, contexto social
[Trabalho]


 1944-1 - CAPAS CRUZADAS. ANÁLISE SEMIÓTICA DAS CAPAS ANTIGA E NOVA DO LIVRO “A RESPOSTA” MEDIADA PELA ADAPTAÇÃO AO CINEMA COM O FILME “HISTÓRIAS CRUZADAS”
Noelle Cavalcanti Sampaio (Universidade Positivo)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Semiótica, Análise, A Resposta, adaptação Cinematográfica, Capas
[Trabalho]


 922-1 - CARA DE UM, FAMA DE OUTRO REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES CONSAGRADAS NO REALITY SHOW I WANT A FAMOUS FACE
Ana Catarina dos Santos Holtz (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Bruna Mayo Soares (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cirurgia estética, Corpo, Celebridade, Identidade, I want a famous face
[Trabalho]


 1340-1 - COPYRIGHT, ARTE E INDÚSTRIA CULTURAL: OS LIMITES DA CRIATIVIDADE
Luiza Carolina dos Santos (Universidade de Passo Fundo)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Arte, Indústria Cultural, Copyright, Poder, Produção Artística
[Trabalho]


 1072-1 - DA CRÍTICA À RESENHA, MUDANÇAS DO JORNAL DO BRASIL (1930): UMA LEITURA A PARTIR DA SEMIÓTICA DA CULTURA
Lorena Silva Bicalho Rodrigues (Universidade de Brasília)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Resenha, Jornalismo, Semiosfera, Texto, Fronteira
[Trabalho]


 917-1 - DO LIVRO PARA O CINEMA: A ADAPTAÇÃO DA OBRA “DOM CASMURRO” PARA O FILME “DOM”
Nealla Valentim Machado (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Adaptação, Cultura midiática, Cinema
[Trabalho]


 71-1 - ELEMENTOS DO INTRADUZÍVEL E DO INCOMUNICÁVEL
Paulo José Veras Gonçalves (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  tradução, comunicação, intraduzível, incomunicável
[Trabalho]


 2511-1 - EX-VOTOS: PATRIMÔNIO CULTURAL OU OBJETO FOLKCOMUNICACIONAL DE FÉ?
Genivalda Cândido da Silva (Universidade Federal da Bahia)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Folkcomunicação, Ex-votos, Patrimonio Cultural, Religiosidade, Santuário Senhor do Bomfim
[Trabalho]


 2085-1 - FACAS ARTESANAIS COMO EXPRESSÕES FOLKCOMUNICACIONAIS NA CULTURA GAÚCHA
Luísa Ferreira de Souza (Universidade Federal do Pampa); Fábio Corniani (Universidade Federal do Pampa)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Folkcomunicação, Facas Artesanais, Artesanato, Gaúcho, MF Facas
[Trabalho]


 1977-1 - FOTOJORNALISMO NO CONTEXTO DIGITAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE AS NOVAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Amana Freitas Dultra (Universidade Federal da Bahia)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  comunicação e trabalho, fotojornalismo, fotografia digital, condições de trabalho, precarização
[Trabalho]


 2141-1 - GERAÇÃO Y, REDES SOCIAIS E OPINIÃO PÚBLICA: ANÁLISE DE COMENTÁRIOS EM PERFIS DO FACEBOOK COMPARANDO OS ATOS REVOLUCIONÁRIOS DE DILMA ROUSSEFF NA DITADURA COM O VANDALISMO NA GREVE DOS PM’S DA BAHIA
Felipe Oliveira de Souza Kryminice (Universidade Positivo)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  opinião pública, redes sociais, geração y
[Trabalho]


 894-1 - HOMOGENEIZAÇÃO E HETEROGENEIZAÇÃO NAS CULTURAS INFANTIS A PARTIR DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
João Victor Melo Sales (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  crianças, infância, globalização, culturas, identidades
[Trabalho]


 1838-1 - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA, TRABALHO E A TECNOLOGIA MP3
Bruna Tavora de Sousa Martins (Universidade Federal de Sergipe)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  indústria fonográfica, economia política da comunicaç, trabalho, tecnologia
[Trabalho]


 1669-1 - INTEGRAÇÃO EM MOBILIDADE: O USO DO PLANO OPTIMUS TAG COMO ELEMENTO DE CONEXÃO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS EM MOBILIDADE NA UNIVERSIDADE DO PORTO
Diego Dalmaso Martins (Universidade Federal do Pará); Flávio Luis Patrício Meireles (Universidade Federal do Pará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Universidade, Integração, Comportamento, Celulares, Psicossociologia
[Trabalho]


 856-1 - MADONNA, CULTURA REMIX E ESTRATÉGIA CROSS-MEDIA: O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA
Ariadne Andrade Mustafa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Thiago Soares (Universidade Federal da Paraíba)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cross-Media, Cultura Remix, Madonna, Cibercultura, Performance
[Trabalho]


 999-1 - MÍDIA, CULTURA E CONSUMO: UMA ANÁLISE DOS TERRENOS SOCIOCULTURAIS
Wendy Almeida de Araújo (Universidade Federal de Goiás); Judivan Alves Ferreira (Universidade Federal do Tocantins)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura, Mídia, Consumo, Cultura Popular
[Trabalho]


 1562-1 - MULHERES NA PRODUÇÃO CULTURAL: AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NAS OBRAS BORDADOS E LENDO LOLITA EM TEERÃ
Maria Adriana Nogueira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Geilson Fernandes de Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Pâmella Rochelle Rochanne Dias de Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Bordados, Lendo Lolita em Teerã, Feminino, Resistência
[Trabalho]


 1301-1 - NA REDE: HALLEL SOM E VIDA FORTALEZA NO TWITTER E FACEBOOK
Claudielly Araujo Lima (Faculdade Cearense)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Renovação Carismática Católica, Redes Sociais, Hallel Som e Vida Fortaleza
[Trabalho]


 1939-1 - NOSSA SENHORA DA MESMA FACE: O ESTEREÓTIPO DA DIVINDADE
Francisco Felipe Tavares de Sousa (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  igreja católica, santas, semelhança, semiótica, perfeição
[Trabalho]


 614-1 - O DIÁLOGO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CENSURA ATUAL
Mariana Fujisawa (Universidade de São Paulo)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  censura, liberdade, opinião, comunicação, internet
[Trabalho]


 2411-1 - O DIREITO DE RESPOSTA NO ATUAL CONTEXTO JORNALÍSTICO. COMPARAÇÕES ENTRE OS MODELOS DO BRASIL E DA ESPANHA
Cândido Alexandrino Barreto Neto (Universidade Estadual do Piaui); Orlando Maurício de Carvalho Berti (Universidade Estadual do Piaui)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Direito de resposta, Comunicação Social, Jornalismo, Imprensa, Direito
[Trabalho]


 916-1 - O FENÔMENO DA INSTITUCIONALIZAÇÃO NOS BLOGS DE MODA: UMA ANÁLISE SOBRE O BLOG GAROTAS ESTÚPIDAS
Larissa de Sousa Ferreira (Universidade Federal do Amazonas)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  internet, blogs, blogs de moda, institucionalização
[Trabalho]


 1432-1 - OBSERVATÓRIO DE EXTENSÃO PESQUEIRA EM RIO FORMOSO - PERNAMBUCO
Aleksander Victor Galdino da Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco); Angelo Brás Fernandes Callou (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Extensão Pesqueira, Desenvolvimento Local, Pesca
[Trabalho]


 1010-1 - PALAVRAS E IMAGENS: O DIÁLOGO TRADUTOR ENTRE SPIKE JONZE E MAURICE SENDAK
João Victor de Sousa Cavalcante (Universidade Federal do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cinema, Literatura, Tradução, Adaptação, Semiótica
[Trabalho]


 1651-1 - PROPAGANDA, PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR E DESEJO: INCLUSÕES E EXCLUSÕES DO LUXUOSO EVOLUTION SHOPPING PARK À COMUNIDADE DO ENTRA APULSO NO RECIFE
Bruno Cézar de Souza Lima (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA); David Emanuel Batista da Silva (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA); Marcela Malta Cysneiros (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Evolution Shopping Park, Entra Apulso, Psicologia, Consumo, Propaganda
[Trabalho]


 1192-1 - QUESTÕES DO CONTEMPORÂNEO: ECOJOIAS DA AMAZÔNIA E GLOBALIZAÇÃO
Phillippe Sendas de Paula Fernandes (Universidade Federal do Pará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Globalização, ecojoias, Amazônia
[Trabalho]


 1339-2 - REDES SOCIAIS E IDENTIDADE NACIONAL: UMA ANÁLISE DA COMUNIDADE ORGULHO DE SER BRASILEIRO NO FACEBOOK
Larice Ferreira Barros (Universidade Estadual do Ceará)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  rede social, facebook, comunidade virtual, identidade nacioanl
[Trabalho]


 1792-1 - SUJEITO, NARRATIVA E LOCALIZAÇÃO: O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Paulo Artur Bessoni E Silva (Universidade de Brasília)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Identidade, Pós-Modernidade, Espaço, Indivíduo, Coletividade
[Trabalho]


 1273-1 - UMA REFLEXÃO SOBRE AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE JORNALISMO
Mayara Siqueira Brilhante (Universidade Federal do Amazonas); Mirna Feitoza Pereira (Universidade Federal do Amazonas)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Teorias da Comunicação, Formação do Jornalista, Ensino em Jornalismo
[Trabalho]


 1443-1 - VIAGEM GASTRONÔMICA NO SERGIPE TRADE TOUR
Dayseanne Teles Lima (Universidade Federal de Sergipe); Denio Santos Azevedo (Universidade Federal de Sergipe)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Turismo, Comunicação, Marketing Turístico, Gastronomia
[Trabalho]


 1045-1 - WIKILEAKS: LIBERDADE PARA A COMUNICAÇÃO, DESAFIO PARA A DIPLOMACIA
Izabella Virissimo Lima (Universidade Federal de Uberlândia); Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  diplomacia, Wikileaks, democracia, comunicação, Relações Internacionais
[Trabalho]


 89-1 - ZUMBI E A CULTURA DE MASSA - PASSADO E PRESENTE
Anne Carolinne Brandão Riedel (Faculdade Santo Agostinho); Lucas Lins Viveiros (Universidade Federal do Piauí)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  zumbi, cultura de massa, ficção, realidade
[Trabalho]


 1935-1 - “ESSA CONVERSA É VELHA PRA CHUCHU”: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA LINGUAGEM DE NELSON RODRIGUES APLICADA AOS BORDÕES DE O BEIJO NO ASFALTO
Camilla Rafaele Cararo (Universidade Positivo)
Área: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Nelson Rodrigues, bordão, O beijo no asfalto, semiótica, linguagem
[Trabalho]

 

 
© 2012 - INTERCOM Nacional                                                 ISSN 2175-4683