Histórico
  

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus sócios estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e no exterior. É associação representativa da área de Comunicação Social, membro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Se inter-relaciona em âmbito internacional nos fóruns legitimados pelas Ciências da Comunicação: CONFIBERCOM - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação; ALAIC – Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación; LUSOCOM – Associação Lusófona de Comunicação; ASSIBERCOM – Associação Ibero-Americana de Comunicação; e IAMCR – International Association of Mass Communication Researchers.

Promove um congresso anual – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – agendado tradicionalmente para a primeira semana de setembro. As últimas cinco edições (de 2006 a 2011) reuniram, em média, cerca de 4.000 pesquisadores, estudantes e profissionais de Comunicação. A Sociedade incentiva e promove ainda a organização de Congressos Regionais de Ciências da Comunicação, nos meses de maio/junho, com a finalidade de examinar questões mais específicas e de aglutinar os pesquisadores no espaço e que eles atuam cotidianamente.


• Contribuir para a reflexão plural sobre problemas emergentes da Comunicação;
• Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação pertinentes à sociedade e cultura brasileiras;
• Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;
• Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e de pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
• Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando o seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;
• Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;
• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
• Manter intercâmbio com organismos congêneres, em âmbito local, regional, nacional e internacional.


• Realização de congresso oficial anual, congressos regionais de pesquisa, seminários, simpósios especiais, cursos de curta duração, grupos de estudo sobre aspectos da realidade brasileira no campo da Comunicação;
• Realização de Colóquios Bi-Nacionais de forma a promover a pesquisa conjunta e integrada de pesquisadores brasileiros e pesquisadores de diversos países da Europa, Asia, América Latina e Estados Unidos;
• Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;
• Edição e co-edição de livros e volumes que tratem de temas específicos e de aspectos interdisciplinares da Comunicação;
• Produção, edição e distribuição de vídeo, áudio, CD-ROM e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;
• Manutenção da PORTCOM – Rede de Informação em Comunicação dos Países de Língua Portuguesa – em convênio com instituições de ensino ou de cultura; assim como apoio à organização de entidades de Comunicação – museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;
• Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante contato com organizações distintas para a concessão de bolsas de estudos;
• Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do País e do exterior, para o intercâmbio de informações;
• Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e eventos da área da Comunicação produzidos e realizados no Brasil;
• Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a Comunicação e sua interdependência com a Educação para formar, informar e aperfeiçoar profissionais vinculados a instituições de ensino;
• Estimular a realização de pesquisas continuadas nos Grupos de Pesquisa, agrupados por Divisões Científicas.

  Sócios
  

Podem ser sócios da INTERCOM qualquer pesquisador que se dedique ou se interesse pelos estudos avançados na área de Comunicação. Para ser admitido como sócio basta o interessado se filiar através do Portal da INTERCOM acessando
http://www.intercom.org.br/sis/socio/servicos/into_cadastro.asp.


Presidente
Antonio Carlos Hohlfeldt

Vice-Presidente
Marialva Carlos Barbosa

Diretor Financeiro
Fernando Ferreira de Almeida

Diretor Administrativo
José Carlos Marques

Diretora Científica
Raquel Paiva

Diretora Cultural
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa

Diretor Editorial
Osvando José de Morais

Diretora de Documentação
Nélia Rodrigues Del Bianco

Diretor de Projetos
Adolpho Carlos Françoso Queiroz

Diretora de Relações Internacionais
Sonia Virginia Moreira

Diretora Regional Norte
Maria Ataíde Malcher

Diretor Regional Nordeste
Moacir Barbosa de Sousa

Diretora Regional Centro-Oeste
Ana Carolina R. Pessoa Temer

Diretora Regional Sudeste
Iluska Maria da Silva Coutinho

Diretora Regional Sul
Paula Regina Puhl


  Conselho Fiscal
  

Antonio Adami
Esnel José Fagundes
Giovandro Marcus Ferreira
Juçara Gorski Brittes
Marcio Ronaldo Santos Fernandes


José Marques Melo
Margarida Kunsch
Anamaria Fadul
Cicilia Peruzzo
Maria Immacolata Vassallo de Lopes
Manuel Carlos Chaparro
Gaudêncio Torquato


Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Genio de Paulo Alves Nascimento (Intercom)
Mariana Beltramini (Intercom)
 
© 2012 - INTERCOM Nacional                                                 ISSN 2175-4683