Grupos de Pesquisa: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
[Voltar]

 490-1 - A BOLA QUE CANTA E ENCANTA: A RELAÇÃO DO FUTEBOL COM A MÚSICA DÁ SAMBA
Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, música, comunicação, hinos, Seleção
[Resumo]   [Trabalho]


 1080-1 - A CONVERGÊNCIA CULTURAL, O MARKETING DE EXPERIÊNCIA E AS NOVAS FORMAS DE CONSUMO DO PRODUTO DE ENTRETENIMENTO FUTEBOL
Ary José Rocco Junior (Cemtro Universitário FECAP)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  YouTube, consumo, entretenimento, marketing, cultura
[Resumo]   [Trabalho]


 2760-1 - A INTERNET COMO MEIO DE PROTESTO E RESISTÊNCIA AO FUTEBOL-INDÚSTRIA: O EXEMPLO DOS AUTÔNOMOS FC
Andreia de Vasconcellos Gorito (UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  FUTEBOL, REDES SOCIAIS, AUTOGESTÃO, AUTÔNOMOS FC
[Resumo]   [Trabalho]


 134-1 - A LÓGICA DA NOTÍCIA NO CASO RICARDO TEIXEIRA
Mariana Corsetti Oselame (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RS); Cristiane Finger Costa (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RS)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo esportivo, Noticiabilidade, Valores-notícia
[Resumo]   [Trabalho]


 272-1 - A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO ILUSTRADA PELAS DIMENSÕES DA REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL: OS ANOS DE CHUMBO E A GLOBALIZAÇÃO
Rafael de Oliveira Lourenço (Cásper Líbero)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Sociedade do Espetáculo, Futebol, Política, Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 349-1 - ARQUITETURAS DO OLHAR E DA EXPERIÊNCIA: OS ESTÁDIOS PLURISENSORIAIS, O FOOTBALL COMO HIPERESPETÁCULO E ALGUNS DESAFIOS DO JORNALISMO ESPORTIVO
Ricardo Bedendo (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  arquiteturas do olhar e da experiência, estádios, footbyte e jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 1956-1 - ARTE DA RESISTÊNCIA: PUNKS E ANARQUISTAS NO FUTEBOL DE VÁRZEA DE SÃO PAULO
Bruno Brando Balázs da Costa Faria (Fundação Armando Alvares Penteado)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Anarquismo, Várzea, Futebol, Contracultura, Modernidade
[Resumo]   [Trabalho]


 936-1 - BREVES QUESTIONAMENTOS SOBRE O FENÔMENO MIDIÁTICO DO MMA – MIXED MARTIAL ARTS (ARTES MARCIAIS MISTAS): UMA PROPOSTA DE ESTUDO
Jose Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista); Fábio de Lima Alvarez (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  MMA, UFC, Vale-tudo, globalização, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 1937-1 - CROSS MEDIA NO EVENTO ESPORTIVO: UM ESTUDO DE CASO
Tatiana Zuardi Ushinohama (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Cross media, transmissão ao vivo, televisão, esporte, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 2574-1 - ESPORTE É (APENAS) ENTRETENIMENTO? O LADO POLÍTICO E ECONÔMICO DA COBERTURA MIDIÁTICA AO ESPORTE OLÍMPICO BRASILEIRO
Flávio Agnelli Mesquita (Uninove)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  esporte e política, Jogos Olímpicos de 2012, análise do enquadramento, cobertura da mídia, Globo e Record
[Resumo]   [Trabalho]


 693-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO FUTSAL BRASILEIRO
Jefferson Ferreira Saar (UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Marketing, Futsal
[Resumo]   [Trabalho]


 78-1 - FUTEBOL E COMUNICAÇÃO: INSTRUMENTOS DE MUDANÇA DA IMAGEM DE ANGOLA
Edilson Marques da Silva Miranda (Universidade Estadual Paulista); Leopoldo Martinho Baio (Universidade Independente de Angola)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Comunicação, Esporte, Imagem, Angola
[Resumo]   [Trabalho]


 1440-1 - FUTEBOL E PUBLICIDADE: A CONSTRUÇÃO DO HERÓI NO DISCURSO DA BRAHMA CHOPP
Camila Augusta Alves Pereira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, publicidade, herói, Brahma Chopp
[Resumo]   [Trabalho]


 1031-1 - HUMOR & SOFISMA: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA TOPPER E DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY
Marta Regina Garcia Cafeo (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita F); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  rúgbi, filme publicitário, esporte, comunicação, retórica
[Resumo]   [Trabalho]


 1434-1 - MARIO FILHO E OS JORNAIS DE 1923: COINCIDÊNCIAS E DESENCONTROS
Joao Paulo Vieira Teixeira (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Cultura, Racismo, Vasco da Gama
[Resumo]   [Trabalho]


 1826-1 - MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES COLETIVAS NAS COPAS DO MUNDO - UM PANORAMA TEÓRICO
Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Memória, Representações coletivas, Copas do Mundo, Panorama teórico
[Resumo]   [Trabalho]


 2140-1 - MULHERES EM POSIÇÃO DE DESTAQUE: POR QUE ISSO AINDA SURPREENDE?
Andréa Ariani (Fundação Armando Alvares Penteado)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  mulheres, feminismo, poder, esporte, preconceito
[Resumo]   [Trabalho]


 1777-1 - NEYMARMANIA": UMA ANÁLISE DO DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE NEYMAR EM DOIS PERIÓDICOS BRASILEIROS
Ronaldo George Helal (UERJ-Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Camila Augusta Alves Pereira (Univesidade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); João Paulo Vieira Teixeira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Alvaro do Cabo (Universidade do estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Idolatria, Neymar, Imprensa
[Resumo]   [Trabalho]


 98-1 - NOTAS SOBRE SURFE E CINEMA NO BRASIL (1991-2006)
Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  cinema, surfe, Brasil, cultura, juventude
[Resumo]   [Trabalho]


 3075-1 - O ASPECTO LÚDICO E O ASPECTO BÉLICO NA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO DOS JOGOS MUNDIAIS MILITARES - OS JOGOS DA PAZ - RIO 2011
Elis Angela dos Anjos (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA); Jose Carlos Marques (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jogos Militares, Comunicação, Lúdico, Bélico, Esporte
[Resumo]   [Trabalho]


 2123-1 - O ESPETÁCULO DO FUTEBOL: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA MIDIÁTICA
Marcio Telles da Silveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Fabrício Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jornalismo Esportivo, Futebol, Estudos de Mídia, Estudos da Cultura, Estéticas da Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 3127-1 - O ESPORTE E A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS: ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA "WRITE THE FUTURE", DA NIKE
Anderson Gurgel Campos (Unisa)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Imagens do Esporte, Convergência das Mídias, Nike, Espetáculo Esportivo, Publicidade
[Resumo]   [Trabalho]


 1479-1 - O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE CRIAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE NA TELENOVELA – O CASO “JUVENAL ANTENA”
Roberta Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  identidade, futebol, telenovela
[Resumo]   [Trabalho]


 200-2 - O QUE VENDE MAIS? A PREVALÊNCIA DOS INTERESSES ECONÔMICOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Camila Ferrari de Azevedo (Centro Universitário Franciscano)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Comunicação, Educação Física, Espetáculo
[Resumo]   [Trabalho]

 

 
© 2011 - INTERCOM Nacional                                                 ISSN 2175-4683