Intercom 2011
ResumoID:DT6-CE.1031-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

HUMOR & SOFISMA: UMA ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DA TOPPER E DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY

Marta Regina Garcia Cafeo (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita F); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

No Brasil, vários esportes estão presentes nos intervalos comerciais e na programação televisiva, por meio da transmissão de jogos ou no enredo de filmes publicitários, tendo como grande destaque quase que invariavelmente o futebol. Já o rúgbi é um esporte ainda desconhecido para a maioria da população, sem grandes conquistas relevantes. Em 2010 a Confederação Brasileira de Rugby, empenhada na popularização do esporte, veiculou em parceira com a fabricante de material esportivo Topper uma campanha com filmes publicitários para divulgação da modalidade esportiva. Este trabalho analisa os filmes publicitários da segunda fase da campanha, utilizando como referencial teórico os conceitos da retórica e do discurso publicitário.


Palavras-chave:  rúgbi, filme publicitário, esporte, comunicação, retórica