Intercom 2011
ResumoID:DT6-CE.1080-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

A CONVERGÊNCIA CULTURAL, O MARKETING DE EXPERIÊNCIA E AS NOVAS FORMAS DE CONSUMO DO PRODUTO DE ENTRETENIMENTO FUTEBOL

Ary José Rocco Junior (Cemtro Universitário FECAP)

Resumo

Durante o primeiro semestre de 2011, duas notícias chamaram a atenção dos fãs do futebol. Os anúncios das transmissões dos jogos da Copa América 2011 pelo portal YouTube e da exibição em 3D da final da Liga dos Campeões da Europa em salas de cinema do Brasil, colocaram o futebol no centro da indústria do entretenimento e consumo. O objetivo desse trabalho é analisar como o esporte está inserido dentro das modernas estratégias de consumo, como o marketing de relacionamento; e das mais recentes formas de comunicação, como a convergência cultural. É nossa intenção averiguar, também, as relações existentes entre o esporte, e seu universo, e a chamada indústria do entretenimento e consumo. Os meios de comunicação, em especial os digitais, contribuem para a mercantilização do futebol e sua inserção no universo dessa indústria, que apresenta o consumo como seu vértice principal.


Palavras-chave:  YouTube, consumo, entretenimento, marketing, cultura