Intercom 2011
ResumoID:DT6-CE.936-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

BREVES QUESTIONAMENTOS SOBRE O FENÔMENO MIDIÁTICO DO MMA – MIXED MARTIAL ARTS (ARTES MARCIAIS MISTAS): UMA PROPOSTA DE ESTUDO

Jose Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista); Fábio de Lima Alvarez (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Este trabalho pretende lançar alguns questionamentos frente ao vertiginoso crescimento de um novo fenômeno na paisagem contemporânea: o MMA – Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas, em português). Num primeiro momento, buscaremos fazer uma retrospectiva histórica da criação e consolidação do maior campeonato do gênero, o UFC – The Ultimate Fighting Championship, desde o Vale-Tudo praticado no Brasil, desde o início do século XX, até a criação do MMA. Após a contextualização do fenômeno, buscaremos discutir as suas múltiplas significações e reverberações sociais num momento profundamente marcado pela tensão entre o global e o local, mediada pelos meios de comunicação.


Palavras-chave:  MMA, UFC, Vale-tudo, globalização, comunicação