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Lista por Eventos

Comunicação Turismo e Hospitalidade [ voltar ]

426-1 - A AÇÃO DO ESTADO NA RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO
Senia Regina Bastos (UAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Essa comunicação tem por objetivo refletir as práticas de reorganização do centro histórico da cidade de São Paulo, destacando-se a importância da valorização da história, da identidade e da hospitalidade nesse processo. Destaca-se a problematização da ação do Estado ao que se refere aos programas de revitalização e requalificação que são adotadas para a preservação do patrimônio cultural da região. Resulta dessa reflexão a constatação da falta de interação do morador com o patrimônio cultural paulistano e o comprometimento da sua afetividade com o centro histórico.
Palavras-chave: Hospitalidade, Patrimônio cultural, Turismo, Revitalização

1430-1 - A BAIANIDADE COMO PRODUTO TURÍSTICO: UMA ANÁLISE DA AÇÃO DOS ÓRGÃOS OFICIAIS DE TURISMO NA BAHIA
Natalia Silva Coimbra de Sá (UNIFACS)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O artigo apresenta um breve histórico de como o conceito de baianidade passou a ser utilizado pelos órgãos oficiais de turismo da Bahia. Inicialmente é discutida a importância da imagem do local e da sua construção para o turismo. Em seguida é abordado o conceito de baianidade, como se deu sua construção e de que forma ele passou a ser utilizado na propaganda oficial de turismo (inicialmente em Salvador) principalmente relacionada ao turismo cultural, étnico e religioso. Finalmente são apresentadas as ações atuais que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria da Cultura e Turismo e pela Bahiatursa e de que forma elas utilizam e fortalecem o conceito da baianidade como sendo um importante produto turístico de caráter simbólico.
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Políticas Públicas, Bahia

1156-1 - A  COMUNIDADE IMAGINADA BAHIA E A PUBLICIDADE DA BAHIATURSA: UM ENFOQUE SOBRE O ESTEREÓTIPO DA PREGUIÇA
Rodrigo Bomfim Oliveira (UESC), Betânia Maria Vilas Bôas Barreto (UESC), Eliane Cristina Paula Tenório de Albuquerque (UESC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O presente artigo pretente levantar algumas questões sobre o uso da preguiça como traço cultural baiano na divulgação do Estado como destino turístico, através da análise de conteúdo de uma peça publicitária de página dupla veiculada na revista Istoé- Editora Três  do dia 11/01/2006 encomendada pela Bahiatursa  órgão oficial de Turismo da Bahia. Parte-se do presuposto de que a divulgação do destino se apóia num estereótipo difundido pelo discurso colonial, nos termos de BHABHA (1998) e de uma  comunidade imaginada Anderson (1993), abstração lançada na constituição dos Estados-nação na modernidade, sobretudo no período da escravidão na cidade de Salvador (BA). A partir daí, toma corpo o que alguns autores chamam de  baianidade  uma série de características estereotípicas do baiano e amplamente usadas como chamariz turístico.
Palavras-chave: Comunidade Imaginada, Imagem, Turismo, Cultura

1581-1 - COMUNICAÇÃO DE MARKETING EM DESTINAÇÕES DE ECOTURISMO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE BROTAS-SP
Raul Amaral Rego (UAM), Fiorella Del Bianco (UAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O trabalho aborda, em caráter exploratório, a comunicação direcionada aos turistas em destinações de ecoturismo, no âmbito da sustentabilidade ambiental. Primeiramente, contempla o assunto sob o aspecto teórico, buscando identificar alguns princípios e procedimentos recomendados por pesquisadores, especialistas e órgãos reguladores das questões ambientais no turismo. Em seguida, apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a cidade de Brotas. De modo geral, apesar de existirem formas de comunicação com o objetivo de assegurar a preservação do meio ambiente, verificou-se a falta de integração entre os meios e mensagens utilizadas, além da ausência de avaliação do possível impacto causado pelo esforço de comunicação sobre os turistas receptores das mensagens.
Palavras-chave: Comunicação, Ecoturismo, Turismo sustentável, Brotas

386-1 - COMUNICAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE EM EDUCAÇÃO DE HOSPITALIDADE
Fernando Estima de Almeida (SENAC), Maristela de Souza Goto Sugiyama (SENAC), Edosn José Pinzan (FMU)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Este trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da comunicação na implantação de projetos interdisciplinares. Tendo como premissa que a interdisciplinaridade busca transpor as barreiras de visões especializadas para um conhecimento abrangente envolvendo todos os atores nele inserido, defende-se aqui a comunicação como fator chave na implantação de projetos com esse escopo. Para tanto, analisamos uma pesquisa realizada nos cursos de hotelaria do SENAC/SP buscando compreender como alunos e professores sentem a comunicação nos projetos interdisciplinares.
Palavras-chave: comunicação e interdisciplinar, educação e comunicação, comunicação em hospitalidade.

354-3 - COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING E IMPACTOS TURÍSTICOS NO PETAR
Missila Loures Cardozo (IMES), Patricia Regina Rossi Cacciatori (FAINC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O trabalho trata da análise sobre a influência do mix de comunicação na atividade turística no PETAR  Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira  SP. Tomou-se como recorte o Núcleo Santana de visitação pública, comercializado junto ao mercado como produto (eco)turístico. Com base nas pesquisas primária e bibliográfica, o trabalho foi desenvolvido com vistas ao diagnóstico dos impactos gerados pelo turismo no meio ambiente natural e cultural do Núcleo e da comunicação a este associada. O trabalho culminou na identificação de que o mix de comunicação atualmente divulgado com respeito ao PETAR e conseqüentemente ao Núcleo Santana, é equivocado, não padronizado e sobretudo, não supervisionado pela administração da Unidade tornando-se não adequado à realidade local e colaborando para a caracterização do turismo ali existente como agente nocivo ao meio.
Palavras-chave: Turismo, Comunicação, Impactos, Produto

1529-1 - COMUNICAÇÃO PARA O TURISMO: O PAPEL DA HOSPITALIDADE NAS LOCALIDADES TURÍSTICAS RURAIS
Rosislene de Fátima Fontana (UNESP), Sérgio Domingos de Oliveira (UNESP)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
A atividade turística, independente da modalidade praticada, necessita da Comunicação para que a mesma aconteça. Sem a Comunicação, o produto turístico não chega até seu público-alvo e, ainda, sem a comunicação não é possível estabelecer contato entre o visitante e o visitado. O presente artigo traz um debate teórico sobre o papel da Comunicação para a atividade turística, destacando o importante papel da hospitalidade nas localidades turísticas localizadas no espaço rural. Aborda, ainda, conceitos relacionados ao tema em destaque para que o leitor se familiarize e sinta-se inserido no contexto ora abordado.
Palavras-chave: turismo, hospitalidade, comunicação, turismo rural

1338-1 - COMUNICAÇÃO, HOSPITALIDADE E EVENTOS
Alexandra Marcella Zottis (Feevale)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Os eventos consistem importante e eficaz contribuição ao processo de comunicação turística e não se resumem, de forma alguma, a uma ferramenta. É indispensável que sejam planejados, organizados, executados e avaliados na mesma perspectiva complexa e multifacetada a ser dispensada quando se aborda hospitalidade. Um considerável número de cidades deposita nos eventos boa parte do seu esforço para atrair visitantes, e elege, como modelo de organização, as comissões comunitárias. Ao comunicar hospitalidade, a cidade precisa trabalhar não somente a preocupação com o visitante, mas também com o visitado. Para que se assuma essa perspectiva durante todas as etapas que envolvem um evento é fundamental considerar a importância da orientação profissional acompanhando a participação da comunidade.
Palavras-chave: comunicação, hospitalidade, eventos

1729-1 - DO  CHAPA E CRUZ AO  PAU RODADO : A HOSPITALIDADE CUIABANA E A IMIGRAÇÃO EM MATO GROSSO
Luiz César de Miranda (UAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O processo imigratório no Brasil teve diversas motivações, mas sempre esteve relacionado com a situação econômica por que passava tanto o país emissor quanto o receptor. Além da questão econômica, a classe dominante também queria uma mudança na composição étnica brasileira. Em Mato Grosso, as razões foram a povoação do norte do Estado e o desemprego que acontecia no sul do Brasil. Devido ao apelo do Estado e a divisão territorial, Mato Grosso recebeu migrantes que influenciaram no cotidiano dos seus habitantes. Novos costumes e hábitos levaram a uma reação hostil no seu início, mas que trouxe miscigenação do povo e da cultura local. Nesse cenário, a hospitalidade da cidade passa por adaptações sem deixar a tradição se apagar. O objetivo é discutir a influência recebida na hospitalidade pelo ingresso dos imigrantes em Mato Grosso, tendo a sua capital como cenário do estudo.
Palavras-chave: Cuiabanos, Imigrantes, Costumes, Mato Grosso, Hospitalidade

679-2 - EM BUSCA DA HOMOCULTURA PERDIDA. A FLÂNERIE NO CENÁRIO GLBT EM BELO HORIZONTE
Edson Roberto Bogas Garcia (UNIFEV), Daniel Rezende Campos (UNI-BH)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O flâneur pode estar em qualquer lugar, basta saber olhar a cidade com os olhos atentos, buscar caminhos e perceber o que outros ainda não viram. As cidades guardam histórias, cenários, personagens e opções para aqueles que procuram algo entre suas avenidas e suas ruas. O Barro Preto, em Belo Horizonte, é o palco de uma vida intensa. Através da publicidade, pode-se alimentar uma memória involuntária.
Palavras-chave: Camunicação, Turismo, Flâneur, Gays

248-1 - ESTADO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DO PORTAL DE TURISMO DO GOVERNO DA BAHIA SOBRE A ATIVIDADE TURÍSTICA EM ILHÉUS
Julianna Nascimento Torezani (UESC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Elucida discutir a relação entre o Estado e os meios de comunicação, especificamente a Internet. O trabalho tem por objetivo analisar como o governo da Bahia divulga através do portal na Internet as informações turísticas da cidade de Ilhéus. Para efeito metodológico, o trabalho está dividido em partes, a primeira trata da relação da Internet com o Estado. Na segunda, busca discutir a ligação do turismo com as novas tecnologias, em destaque para os sites. A análise do portal de turismo do governo estadual será feita na terceira parte, assim como, o levantamento dos atrativos oferecidos por este site sobre a atividade turística em Ilhéus. Para este trabalho, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, acompanhada da análise de conteúdo do site estudado.
Palavras-chave: Comunicação, Estado, Ilhéus, Internet

746-2 - ESTADO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: O CASO DO ENSINO DE TURISMO
Ada de Freitas Maneti Dencker (UAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Os cursos de turismo surgiram na década de 1970, com o objetivo de formar mão de obra para o desenvolvimento do setor. Acompanhando os movimentos de mudança por que passou a educação no país, a formação em turismo chegou ao ano de 1996, quando da promulgação da LDB96 como uma das áreas mais procuradas pelos egressos dos cursos médios. Após 2002, o ensino superior passa por uma nova fase que associa a queda na demanda a uma ausência de regras claras em decorrência de nova proposta de reforma universitária encaminhada pelo ministro Tarso Genro. Essa falta de regras resultou na possibilidade de aquisição do controle, por parte de uma instituição educativa internacional, do mais tradicional curso de turismo do país, dando início a uma fase de ensino globalizado para o setor em nosso país.
Palavras-chave: Turismo, Ensino superior, Reforma universitária, Globalização da educação, Estado e educação

949-1 - GLOBALIZAÇÃO, CIBERESPAÇO E IMAGINÁRIOS TURÍSTICOS: A ATUALIZAÇÃO DA IMAGEM DO BRASIL COMO "PARAÍSO TERRESTRE" NA INTERNET
Sandra Rúbia da Silva (UFSC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
A partir da análise do site Maria-Brazil, sediado em Miami, EUA, o artigo busca refletir sobre a forma como são alimentados os imaginários turísticos a respeito de nosso país. Em tempos de mundialização da cultura, quando as narrativas, através de mídias como a Internet, crescentemente circulam em nível global, procura-se mostrar como tais imaginários estão ligados ao nosso mito fundador, o qual é tomado aqui em um aspecto: o da representação do Brasil como paraíso terrestre. Primeiro, busca-se mostrar como o mito do paraíso na Terra tem sido construído desde os tempos medievais para, a seguir, encontrar suas correspondências nas narrativas virtuais contemporâneas. Conclui-se que, ao circularem na Internet, estas atualizam imaginários que representam o Brasil como país de natureza dadivosa e edênica  um verdadeiro paraíso na Terra.
Palavras-chave: Internet, Mito fundador, Comunicação Turística, Imaginários

1854-1 - HOSPITALIDADE E COMUNICAÇÃO NAS FESTIVIDADES DE NATAL PAULISTANA
Jéssica Patrícia Figueiredo (UAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O presente artigo pauta-se pela pesquisa de atuais modificações nas comemorações natalinas de famílias paulistanas, da tradicional festa em ambientes domésticos, envolvendo o modo comportamental social estabelecido nas relações entre anfitrião e visitante para os estabelecimentos comerciais, no caso, os restaurantes. Nos dias de hoje, ambos os gêneros trabalham diariamente sendo a diminuição do tempo, principalmente com a redução das tarefas femininas na casa, o motivo pela procura de praticidades oferecidas pelo mercado. Busca-se analisar essa nova preferência das famílias ao transpor as celebrações para um ambiente comercial e a oferta do mercado que, atento a essa necessidade, adentram nos lares através de diferentes mídias com opções de comemorações em estabelecimentos comerciais. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica para fundamentação do corpo teórico.
Palavras-chave: Hospitalidade, Festa de Natal, Comunicação, Família

1671-1 - HOTELARIA E  HOSPITABILIDADE
Luiz Octávio de Lima Camargo (SENAC), Elisabeth Kyoko Wada (ANHEMBI MORUMBI)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Para onde caminha a hotelaria atual ? Os autores trazem duas hipóteses. A primeira é de uma profissionalização sempre maior da multiplicidade dos serviços que se agrupam dentro da rubrica Hotelaria. Essa hipótese coloca os hotéis na vanguarda da pesquisa da habitabilidade, da sintonia do indivíduo com o espaço. A segunda é de uma progressiva consciência do hoteleiro sobre o papel que lhe cabe de anfitrião. Mais do que ser hospitaleiro, o hoteleiro deve caminhar para o que se pode chamar de "hospitabilidade".
Palavras-chave: hospitalidade, hospitabilidade, hotelaria, turismo

769-1 - IMAGENS DE UM PAÍS: DA MESTIÇAGEM À  MARCA BRASIL"
Rafael José dos Santos (UCS), Priscila Gayer (UC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Este trabalho efetua uma reflexão acerca da imagem do Brasil associada à construção histórica do caráter e da identidade nacionais. Das teorias baseadas nos paradigmas de raça e meio até o culturalismo de Gilberto Freyre constrói-se uma imagem associada a uma identidade que é vivenciada internamente mas que é também o substrato de onde emergem os signos de brasilidade veiculados no exterior, como se pode verificar na recente campanha de marketing turístico da EMBRATUR e na criação publicitária da  Marca Brasil .
Palavras-chave: Imagem e Turismo, Cultura Brasileira, Identidade

93-1 - INTERFACES ENTRE MARKETING DE SERVIÇOS, MARKETING TURÍSTICO E RELAÇÕES PÚBLICAS
Luiza Elayne Azevedo Luíndia (UFAM)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Resumo Analisa-se as interfaces entre marketing de serviços, marketing turístico e relações públicas se levando em conta que as três áreas de estudo trabalham com processos de pesquisa, diagnóstico, planejamento, análise de SWOT, estratégias de identificação de públicos-alvos e seus interesses, além de determinar ferramentas de promoção e divulgação adequadas a cada um deles. Tais fases permitem disseminar a imagem/reputação/credibilidade das organizações de turismo e viabilizar a entrega de produtos ampliados junto aos diversos públicos consumidores. Enfoca-se que o produto turístico é abstrato, intangível, perecível, somente usufruído durante a viagem; portanto, as relações públicas, o marketing turístico e de serviços tornam o produto turístico mais tangível, transformando-o em uma oferta diferenciada e portadora de qualidade diante dos consumidores.
Palavras-chave: marketing de serviços, marketing turístico, relações públicas

651-1 - LAZER NA LITERATURA INTERNACIONAL
Mirian Rejowski (UCS), Cristina Marques Gomes (UNIRIO)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Reconstitui a trajetória do lazer na literatura internacional com base nos resultados parciais da Dissertação de Mestrado intitulada Pesquisa Científica em Lazer no Brasil  Bases Documentais e Teóricas (GOMES, 2004), defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Discorre-se sobre o Lazer na Literatura Internacional enfocando-se o contexto histórico e a partir desse os principais pesquisadores, publicações, pesquisas entre países (orçamento-tempo), associações, periódicos, eventos, críticas em relação aos estudos, dentre outros fatos.
Palavras-chave: Lazer e Turismo, Comunicação Científica, Literatura Internacional, Pesquisadores

1120-2 - OS NOVOS MUSEUS, COMO SUBTERFÚGIO DA IMAGEM DA CIDADE E O TURISMO
Luis Gustavo Silva (PUCRS)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Esse texto tenta conferir os novos museus em relação ao turismo, à cultura e a imagem da cidade vinculando-os a processos de qualificação dos espaços urbanos. Busca, também, avaliar a presença ou não de modelo(s) em termos de propostas arquitetônicas, chama-se a atenção das monumentalidades construídas que esses novos museus vem adquirindo e a repercussão disso no cenário urbano de uma cidade, assim como a filosofia de acervo e funcionamento, e, ainda, suas inter-relações com a comunidade local e com a oferta turística das cidades.
Palavras-chave: Turismo, Cultura, Imagem da cidade, novos museus

1232-1 - RAINHA DA OKTOBERFEST
Denise Maria Sapelli (Univali), Marcia Regina Bronnemann (FURB), Rolf Geske (FURB)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O estudo procurou apresentar o símbolo da Oktoberfest de Blumenau-SC, buscando identificar a percepção de seus participantes em relação à importância do concurso de rainha da festa, segundo seu regulamento e realização, para tanto, utilizou-se uma pesquisa exploratória quantitativa descritiva, baseada em dados secundários, aplicando um instrumento de coleta de dados, com perguntas compostas de afirmações para as quais se solicitava aos respondentes (387) que manifestassem seu grau de concordância, sendo que os resultados ratificam a importância da participação da rainha junto à festa, porém evidencia-se o desconhecimento dos mesmos acerca dos atributos necessários para a participação no concurso, identificando-se ainda que os entrevistados gostam e aprovam o concurso de rainha, porém não incentivam, ou desejam, que uma pessoa de sua família venha a ser rainha da festa.
Palavras-chave: Turismo, Oktoberfest, Rainha

1907-1 - RIO DOS VIAJANTES: REPRESENTAÇÕES DA CIDADE NOS GUIAS DE TURISMO.
Monica Lisboa Torres (UFRJ)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
O objetivo deste artigo é o de mapear e analisar as representações da cidade do Rio de Janeiro nos guias de turismo contemporâneos. Para isso, primeiramente, esta pesquisa permeia o universo das viagens, do mercado de turismo e do sentido desta atividade para a sociedade moderna. Em seguida, estuda o conceito de representação, considerando sua relação com o ambiente midiático. Neste contexto, analisa o papel dos guias de turismo na sociedade contemporânea, considerando o papel da mídia na mediação com o imaginário social. Após um breve histórico, a análise do repertório dos guias de turismo nacionais e internacionais foi fundamental para mapearmos as diferentes representações da cidade. Por fim, conhecemos o Rio dos viajantes, o mapa do Rio turístico, aonde cada turista vai  construir sua própria representação da cidade.
Palavras-chave: Representações, mídia, guias de turismo, Rio de Janeiro

616-1 - RITUAL, TURISMO E CULTURA: O AEROPORTO DO GALEÃO COMO LUGAR DE PASSAGEM
Euler David de Siqueira (UFJF)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Este artigo procura investigar o papel do processo ritual no aeroporto do Galeão e seus desdobramentos para turistas e viajantes estrangeiros que chegam ao Brasil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se pauta pelos princípios teórico-metodológicos de uma antropologia relacional. Teoricamente, lanço mão das contribuições conceituais de autores comoEdmund Leach, Victor Turner, Giddens, Martine Segalen, Arnold Van Gennep, entre outros. Os resultados mostram que o aeroporto do Galeão assume sentidos e significados os mais variados para os mais distintos atores sociais que nele habitam e por ele transitam. Ao invés de um não-lugar, o aeroporto do Galeão, como espaço marco espacial, pode ser entendido como um espaço ritual, lugar ambíguo e tenso, justamente por estar a dvidir dois universos.
Palavras-chave: Turismo, comunicação, Estado, Corpo

1694-2 - TURISMO SOCIAL E O IMAGINÁRIO DA POBREZA NO BRASIL
Margarethe Born Steinberger-elias (PUC-SP), Thiery Okuyama (PUC-SP)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Cada vez vêm se tornando mais frequentes no Brasil as excursões turísticas a favelas e ambientes sociais de extrema pobreza. Os turistas encomendam "tours" através de barracos e vielas para ver de perto como vivem as populações carentes dos grandes centros urbanos brasileiros. Este trabalho discute o conceito de "turismo social" e o imaginário turístico acerca da pobreza, partindo da hipótese de que a cobertura jornalística desse tipo de atividade reproduz o voyeurismo dos turistas. Com metodologia da análise de discursos e baseado em excertos noticiosos da imprensa brasileira, o estudo abarca agências, roteiros e destinos preferenciais, mas concentra-se na reação da clientela, composta não só por estrangeiros, mas também por brasileiros .
Palavras-chave: análise de discurso, imaginário, jornalismo de turismo, pobreza, Brasil

338-2 - TURISTA CIDADÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA CIDADANIA NO BRASIL
Susana de Araújo Gastal (UCS/PUCRS)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Diferentes setores da sociedade brasileira têm discutido a questão da cidadania; para os teóricos, a formação da cidadania suporia a consolidação das instituições democráticas, mas também o avanço das áreas da educação e da cultura, entre outras. Nestes termos, supondo-se o turismo como um fenômeno essencialmente humano, que coloca as pessoas em deslocamento para além de suas rotinas espaciais e temporais, ele também tem sua contribuição a dar nessa área, o que tem sido feito na figura do turista cidadão. Para o sucesso das propostas, políticas de comunicação  vistas, como sugere Martín-Barbero, sob o ponto de vista das mediações  e políticas de planejamento turístico devem incentivar na população local o exercício da cidadania turística e, através dela, repactuar as identidades locais.
Palavras-chave: Turismo, Políticas de Comunicação, Cidade, Cidadania

524-1 - VIAJANDO COM OS DIÁRIOS DE MOTOCICLETA: ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES TURÍSTICAS DO FILME DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Claudio Luis de Camargo Penteado (UniABC)
Evento: Comunicação Turismo e Hospitalidade
Resumo: O artigo realiza conexões entre o cinema e o turismo, explorando as possibilidades e potencialidades turísticas existentes no universo de representações simbólicas da obra cinematográfica. A partir da análise do filme Diários de motocicleta, de Walter Salles, o artigo realiza uma dupla abordagem, convidando o leitor a acompanhar a viajem do filme (interpretação da aventura/viagem realizada por dois jovens em busca de suas identidades e seu processo de amadurecimento) e viajar pelo filme (percorrer o itinerário, as aventuras, as paisagens e as experiências dos personagens).
Palavras-chave: Cinema, Turismo, Imaginários, Diários de Motocicleta, Turismo e liberdade

 
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