Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Tecnologias da Informação e da Comunicação [ voltar ]

257-1 - A COMUNICAÇÃO DOS AUTÔMATOS: O IMAGINÁRIO DO PÓS-HUMANISMO NA INTERNET (CONCLUSÕES DE UMA PESQUISA)
Erick Felinto de Oliveira (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A internet vem se tornando rapidamente um espaço comunicacional vasto, de contornos indefinidos e extremamente abertos. Ao lado de outras mídias tradicionais, como a televisão e o rádio, vem se constituindo num lócus privilegiado para a análise das representações sociais e do imaginário caracterizador da cultura contemporânea. O objetivo deste trabalho é mapear de que forma um dos principais temas da cibercultura  a questão do pós-humanismo  se manifesta no domínio da rede mundial de computadores. Entre os objetivos da investigação aqui proposta, pode-se citar a tentativa de responder qual é a importância desse tema para a civilização tecnológica, bem como as razões pelas quais ele se torna relevante para uma reflexão sobre a comunicação na contemporaneidade.
Palavras-chave: pós-humanismo, internet, comunicação, cibercultura

1012-1 - A COMUNICAÇÃO NO CIBERESPAÇO: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO DO CORPO NA INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE EM ESPAÇO VIRTUAL
Renata Francisco Baldanza (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Novos meios de comunicação emergem na contemporaneidade juntamente com a evolução de novas tecnologias, possibilitando através de comunicação mediada, a interação e sociabilidade à distância. Dentre esses aparatos, destacamos a internet como potencializadora desse processo. Porém, a ausência do corpo físico traz algumas implicações no processo de comunicação neste ambiente. Este artigo baseado em pressupostos teóricos que envolvem a sociabilidade no ciberespaço, traz reflexões que buscam compreender a relação entre corpo, sociabilidade e novas tecnologias, bem como as implicações provenientes da ausência do corpo nas interações. Por fim, aponta as possibilidades de utilização de formas alternativas de representação de emoções e expressões a fim de suprir a ausência do corpo na comunicação em ambiente virtual, devido à importância das expressões corporais na comunicação e sociabilidade.
Palavras-chave: Novas tecnologias, corpo, sociabilidade, ciberespaço

907-1 - A INTERATIVIDADE EM AÇÃO
Márcio Souza Gonçalves (UERJ), Larriza Thurler (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O trabalho aborda a noção de interatividade e propõe uma classificação (partindo de Lemos, Jensen e Primo) que deve permitir a abordagem de qualquer processo em que alguma forma de interação se dê. É proposto também o conceito de situação comunicacional como o definidor do locus a partir do qual os processos comunicacionais concretos devem ser abordados. O paper não discute assim A Interatividade em geral, mas categorias para a análise de interatividades concretas e localizadas.
Palavras-chave: Interatividade, Situação Comunicacional, Novas Tecnologias de Com.

1365-1 - A SENSUAL MULHER HIGH-TECH: TECNOLOGIA ESTÉTICA E EROTISMO NA COMUNICAÇÃO DA SOCIEDADE DIGITAL
Cláudia Valéria Sendra da Silva (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O artigo propõe reflexões sobre a forma com que os meios de comunicação se apropriam de artifícios estéticos, viabilizados pela tecnociência, para construir o discurso erótico. Estabelecendo relações entre meios de comunicação, tecnologia estética e erotismo, o texto apresenta a hipótese de que à medida que a mídia coloca em evidência corpos notoriamente remodelados tecnicamente e os posiciona como sedutores, ela se constitui como parte de um processo de criação de um imaginário no qual erotismo e sensualidade estão associados à reconstrução da aparência do sujeito da cultura digital.
Palavras-chave: corpo, erotismo, tecnologia, comunicação

1039-1 - A WEB 2.0 E O HIPERTEXTO COMO VETORES DE CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA COLETIVA NO AMBIENTE DAS PÁGINAS WEB
Maria Clara Jobst de Aquino (UFRGS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A proposta deste trabalho gira em torno do hipertexto e dos conceitos de Web 2.0 e memória coletiva. Através de um resgate histórico da trajetória do hipertexto, pretende-se demonstrar a potencialidade coletiva deste tipo de escrita, sua importância para a efetivação da Web 2.0 e para a construção de uma memória coletiva neste ambiente. Para fundamentar a hipótese levantada no trabalho serão apresentados três exemplos, já presentes na Web, e que apresentam as caracterísiticas hipertextuais propícias para a formação de uma memória coletiva no contexto dessas páginas: Wikipédia, Weblogs e Flickr.
Palavras-chave: Hipertexto, Coletividade, Web 2.0, Memória Coletiva

1546-1 - AÇÃO E PERCEPÇÃO NO CIBERESPAÇO: A IMAGEM-INSTRUMENTO, O PLANO E O ESPAÇO
Marcos André Franco Martins (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A chamada interface amigável dos computadores pessoais, que se consolida a partir dos anos 1980, foi um fator crucial para a popularização do computador nas últimas décadas. Em busca da facilidade no uso da máquina a interface se fez gráfica originando uma imagem que se distingüe por ser operacional, modificando modelos anteriores que sempre estiveram de um modo ou de outro ligados à observação. Este trabalho pretende estabelecer ligações entre esta nova imagem e outros dispositivos e modelos dominantes, como o cinema, a pintura, a câmera escura e o estereoscópio à luz das teses acerca da percepção de Henri Bergson e das análises históricas de Jonathan Crary sobre alterações no modelo dominante da visualidade nas primeiras décadas do século XIX.
Palavras-chave: Interface, ciberespaço, percepção, bidimensionalidade

1263-1 - AGENTES DE SOFTWARE, REDES PEER-TO-PEER E FÓRUNS: MEDIAÇÃO TÉCNICA NA ATIVIDADE ONLINE
André Custódio Pecini (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Os agentes inteligentes alteram a forma como se dá a experiência na Internet, na medida em que permitem o direcionamento da ação e a contextualização de gostos e interesses. Busca-se neste trabalho discutir a noção de agente de software para introduzir os conceitos de mediação técnica, interferência e delegação, apresentados por Bruno Latour, na atividade online. O interesse é de não restringir a divisão da ação apenas na interação entre humanos e Inteligência Artificial, mas auxiliar na compreensão do comportamento em redes de parceria agregadas por softwares. Na tentativa de verificar a pertinência da aplicação destes conceitos na organização das redes que formam a Internet, argumenta-se que o desenvolvimento e utilização das tecnologias se dão em coletivos híbridos de ação humana e não-humana sem as quais seus resultados e mesmo objetivos seriam diferentes.
Palavras-chave: mediação técnica, agentes, delegação, redes de parceria

1282-1 - AS MÍDIAS DIGITAIS E A ATOMIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Armando Levy Maman (USP)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Defensores da  revolução digital apontam as novas mídias  especialmente a internet  como as precursoras de uma sociedade em rede, conectada, integrada e democrática. Entretanto, no universo das organizações empresariais, as comunicações mediadas por computador estão se revelando antagônicas às forças essenciais de coesão e integração que, no passado, apoiaram de modo decisivo a formação, desenvolvimento e consolidação de grandes corporações. A atomização provocada pela comunicação mediada por computador, que atua decisivamente na construção de visões cada vez mais particulares de mundo, desafia a construção coletiva do imaginário responsável pela articulação e manutenção das organizações.
Palavras-chave: Mídia digitais, Comunicação corporativa, Cultura organizacional

390-1 - BANCOS DE SI: AFTETOS, TÉDIO E DOR NOS DISPOSTIVOS DE AUTO-DOCUMENTAÇÃO NA REDE
Francisco Slade Fernandes (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O que exatamente oferecem um blog e um fotolog aos seus usuários? A possibilidade de tais dispositivos de exposição e narração traz muitas promessas; mesmo de uma existência ou de uma permanência quase imediatas num outro meio. Mas quais as implicações desse mecanismo e que forças agem em seu funcionamento num momento em que a relação do homem com memória e informação é, mais que nunca, mediada pela técnica? O que leva o homem desenvolver e o que são e como funcionam esses dispositivos de identidade e presença? São novas possibilidades que chegam, mas, também, novas lacunas. É o papel desses dispositivos, bem como seus desdobramentos, que esse estudo pretende investigar.
Palavras-chave: Internet, auto-documentação, narrativas, blog/fotolog

837-1 - BLOGS E GERENCIAMENTO DA IMAGEM DAS ORGANIZAÇÕES: ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE BUSCA DE BLOGS
Sandra Portella Montardo (Feevale), Cíntia Carvalho (FEEVALE), Helaine Rosa (FEEVALE), Rodrigo Goulart (FEEVALE)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação

Palavras-chave:

1258-1 - CÂMERAS DE VIGILÂNCIA: O ADVENTO DA INTERFACE ELETRÔNICA COMO SUPORTE DE UMA ILUMINAÇÃO PÚBLICA.
Leonardo Teixeira de Mello Ferreira (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A crescente utilização de câmeras de vídeo nos mais diversos ambientes públicos e privados reflete a generalização em curso da tele-vigilância, a qual vem se tornando um dos elementos mais significativos dos processos securitários de administração e controle dos espaços urbanos. De fato, começa a se configurar, de uma forma ainda mais intensa, uma espécie de policiamento televisual, objetivando, dentre outras finalidades, auscultar, monitorar em tempo real os indivíduos e os espaços, onde toda a intimidade, bem como toda obscuridade, cederiam lugar à superexposição e à transparência dos acontecimentos. Uma transparência que, segundo Paul Virilio, seria construída sobre uma transmissão imediata e à distância das aparências, cujos vetores privilegiados corresponderiam ao cinetismo, à velocidade e à potência de luminosidade eletrônica.
Palavras-chave: vídeo-vigilância, transparência, iluminação pública, Paul Virilio

1269-1 - CIBERCIDADANIA E SEUS DISCURSOS TRANSCULTURAIS: A NATUREZA DO ECOSSISTEMA DIGITAL EM QUESTÃO (CAPES/UNESP/UNIVERSIDADE DE TORONTO-CANADÁ)
Ricardo Luís Nicola (Unesp)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este artigo apresenta resultados de estudos obtidos até agora através de pesquisa pós-doutoral quanto ao impacto dos novos paradigmas cibersociais legitimados pelo fenômeno comunicacional da transculturalidade e presentes nos discursos do ecossistema on-line na caracterização e manutenção da cibercidadania.Portanto,tendo como premissa a natureza desterritorial do mundo digital,o projeto Cibercidadania e seus discursos transculturais: a natureza do ecossistema digital em questão - aprovado para estágio pós-doutoral/CAPES-esboça a tentativa de caracterizar a cibercidadania e aponta suas nuances identificadas.Afora esse objetivo,o projeto tem procurado investigar de forma mais rigorosa e técnica o ciberespaço, para confrontar os apelos do mercado midiático on-line e reestudar estratégias a fim de imunizar ataques à ciberdemocracia(info-inclusão),na relação mídia digital-cibercidadania.
Palavras-chave: Internet, sociedade da informação, mídias digitais, comportamento cibersocial, comunidade virtual

1638-2 - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ON-LINE: APLICAÇÃO ESTRATÉGICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DE BASE TECNOLÓGICA
Luciano Mattana (UNIFRA), Melina de Souza Mota (UFSM), Greice de Bem Noro (UNICRUZ), Iuri Gustavo de Brito (UFSM), Sibila Rocha (UNIFRA)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O artigo trata da aplicação de novas tecnologias de comunicação, à medida que, na sociedade da informação, configura-se a emergência de novos canais, influentes na gestão organizacional. O estudo de caso da empresa santa-mariense Prumos Interativa se dá em virtude de sua bem-sucedida iniciativa de investir em P&D de um software de comunicação, para otimizar sua gestão. Seus instrumentos foram a observação e a entrevista semi-estruturada, com o gerente-geral. A pesquisa constatou a aceitabilidade e efetividade do sistema multiusuário Mural de Tarefas na organização, à medida que permite a manutenção da fidelidade na transmissão e recepção das mensagens e as conformidades de prazo e execução do pedido. Outrossim, evidenciou que a Internet está corroborada entre os funcionários como principal canal de comunicação, devido ao seu papel no delineamento dos negócios e na gestão da empresa.
Palavras-chave: comunicação organizacional, Internet, organização

530-1 - COOPERAÇÃO E CONTROLE NA REDE: UM ESTUDO DE CASO DO WEBSITE SLASHDOT.ORG
Beatriz Cintra Martins (ECO/UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Através da análise da interface do website Slashdot.org, este trabalho pretende investigar as relações entre cooperação e controle nas interações entre parceiros na Internet. O site em questão trata predominantemente da temática do Software Livre e de Código Aberto e tem como público a comunidade hacker. O estudo de caso evidenciou a operação de um sistema de monitoramento mútuo entre parceiros como complemento do modelo de mediação cooperativa do site. Busca-se, então, explorar as especificidades desse monitoramento recíproco, tendo como referência as pesquisas sobre a construção de perfis eletrônicos como uma estratégia de controle da atualidade. As conclusões do estudo de caso apontam para uma tendência à homogeneidade na interface final dos fóruns de discussão, o que vai contra a idéia de diversidade como característica da comunicação muitos-muitos que tem lugar na Internet.
Palavras-chave: Internet, cultura hacker, cooperação produtiva, controle

1670-1 - DE POST HUMANI CORPORI FABRICA
Simone do Vale (ECO/UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este trabalho propõe uma tentativa de contextualizar a origem do pós-humano. Demarcamos esse movimento na  desaparição do corpo perpetrada pelas políticas de gerenciamento das massas, como a antropologia criminal, e pelo  nascimento da clínica , como assinalado por Michel Foucault. Trata-se da ruptura a partir da qual à lógica da enunciação do visível da história natural sobrepõe-se a representação do invisível nas ciências biológicas e sociais. Esta mutação epistemológica operou fantasmagorias que, ao despojarem o corpo do privilégio de superfície de leitura em benefício do duplo capturado através da fotografia, chapas de raios X, dos aparelhos de Etiénne-Jules Marey, do cinema e, mais tarde, das interfaces digitais, provocaram o descolamento entre o sujeito e seu corpo que transformou este último em obra a ser continuamente modelada sob os auspícios da  liberdade de forma .
Palavras-chave: Tecnociência, Biopoder, Comunicação

896-1 - DEFICIENTES FÍSICOS E INTERNET: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO?
Lian Sulwen Tai (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O deficiente físico apresenta-se como uma das minorias mais atingidas pela exclusão social, em parte considerável devido ao estigma, pelo qual ele se torna diferenciado de modo pejorativo. A internet apresenta possibilidades de inserção social, abrindo possibilidades de encontros entre deficientes ou contatos mistos, em que o corpo é relativizado e não se impõe como uma barreira, perdendo grande parte da visibilidade tida no espaço ordinário. Porém faltam pesquisas que investiguem as apropriações que os deficientes físicos fazem da internet e que verifiquem a significação que esse tipo de relacionamento ganha em suas vidas, para que se responda se as possibilidades abertas pela internet realmente apontam para um caminho de inclusão social.
Palavras-chave: sociabilidade, internet, inclusão social, estigma

1205-2 - DIGITAL DIVIDE E O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POLÍTICAS E SERVIÇOS PÚBLICOS ON-LINE: UMA ANÁLISE DE PROGRAMAS DE INCLUSÃO DIGITAL DA CIDADE DE SALVADOR
Jussara Borges de Lima (UFBA), Leandro dos Santos de Souza (UFBA)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A sociedade contemporânea tem se reestruturado sob crescente influência do desenvolvimento científico e tecnológico. A criação de redes digitais de relacionamentos, em especial a Internet, vem fomentando novas práticas sociais e reestruturando diversos aspectos da vida contemporânea. Este artigo é uma primeira leitura de 7 centros de inclusão digital da Cidade de Salvador. Entende-se que estes locais poderiam fomentar a participação política e permitir a seus usuários novas formas de acesso à informação política. Entretanto, numa leitura inicial, percebe-se que estes centros vêm sendo sub-utilizados, limitando-se ao ensino de técnicas de informática sem um objetivo maior de promover uma inclusão social ou apresentar as possíveis formas de interações com o Estado que são possibilitadas pela Internet, seja na busca pela informação política, seja na utilização de serviços públicos digitais.
Palavras-chave: Digital Divide, Informação Política, Serviços Públicos, Internet

1217-1 - DINÂMICAS DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM E DA VIDA TECNOLOGICAMENTE EXPANDIDA
Luiza Helena Guimarães Ferreira (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A comunicação mediada por computador requer a ação humana para estabelecer o contexto de relações diante das possibilidades oferecidas pelo meio, que apenas encontram significação mediante o uso cotidiano que delas fazemos através da conexão homem-máquina numa conjugação de forças sociais de produção, material e imaterial, dos cérebros e dos corpos envolvendo afeto, desejo, inteligência em rede rizomática de singularidades não domesticáveis e dinamizadas pelo poder de afetar e ser afetado. Neste sentido o poder da vida é revelado como potência na construção do comum, a partir de um corpo coletivo tecido nas redes de comunicação e cooperação, um espaço biopolítico em que a ação coletiva produz e reproduz a vida do ponto de vista do desejo.
Palavras-chave: Internet, Subjetividade, Ciberativismo, Linguagem

766-1 - ENTRE NOVAS E VELHAS MÍDIAS: PRÁTICAS DE BUSCA DE INFORMAÇÃO DA VIDA COTIDIANA ENTRE JOVENS
Telma Sueli Pinto Johnson (UFMG)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este artigo oferece um mapeamento contextual exploratório sobre as práticas de busca de informação da vida cotidiana entre jovens. O modelo de Reijo Savolainen, Everyday Life Information Seeking (ELIS), combinado com a teoria de difusão de inovação, foi aplicado com um grupo de jovens universitários de Belo Horizonte cujo comportamento de busca da informação não é influenciado, em primeiro lugar, por necessidades relacionadas à atividades profissionais. Os resultados demonstram que, se comparados os canais midiáticos, os jovens priorizam o acesso de informações pela Internet. Contudo, eles selecionam fontes de informação on-line do canal off-line que eles mais confiam, o jornal impresso. As ações de seleção, aceitação, ceticismo e rejeição da informação on-line pelos jovens obedecem a práticas sociais previamente desenvolvidas na busca de informação em mídias tradicionais.
Palavras-chave: Internet, Informação cotidiana, Práticas midiáticas comparadas

661-1 - EU ODEIO QUEM ODEIA... CONSIDERAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS BRASILEIROS NA  TOMADA DO ORKUT
Suely Dadalti Fragoso (UNISINOS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este trabalho recupera e organiza registros da  tomada do Orkut pelos brasileiros. O artigo inicia com alguns dados sobre o uso da Internet no Brasil e provê uma breve descrição do Serviço de Rede Social (SRS) Orkut. A chamada Brazilian Invasion é apresentada a partir de registros obtidos no próprio Orkut, os quais testemunham por um alto nível de agressividade entre os usuários do Brasil e dos EUA. A violência das mensagens contraria o estereótipo pacífico e amigável dos brasileiros e serve como registro de um dos mais intensos conflitos culturais ocorridos no Orkut até o momento. Os trabalhos do sociólogo Roberto Da Matta funcionam como principal chave de leitura na tentativa de entender o protagonismo brasileiro em tais eventos.
Palavras-chave: internet, web, redes sociais, identidade cultural

1830-1 - GAMES, CINEMA E INTERATIVIDADE
Emmanoel Martins Ferreira (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Traçar uma genealogia dos games é como traçar uma genealogia do cinema: apropriando-se das técnicas desenvolvidas por este último ao longo dos mais de cem anos de existência, como a decupagem clássica, a montagem, a câmera subjetiva, o campo e o contra-campo e a simultaneidade de eventos, os games revelam ser não apenas mais uma forma de entretenimento, mas um conjunto de novas possibilidades narrativas interativas. O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre games, cinema e interatividade, propondo a idéia dos games como uma nova forma de cinema interativo, onde há uma relação do usuário-espectador com o desenvolvimento da história e seus inúmeros desdobramentos possíveis.
Palavras-chave: games, cinema, interatividade, virtual, dispositivo

773-1 - GOVERNO, SOCIEDADE CIVIL E OPINIÃO PÚBLICA: OS (DES)CAMINHOS DA TV DIGITAL NO BRASIL
Adriana Cristina Omena dos Santos (ECA/USP - UFT)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O presente texto é resultado de pesquisa descritiva e documental, de cunho exploratório, na temática sobre Sociedade da Informação, Novas Tecnologias e Meios Convergentes, em particular a implantação da TV Digital no Brasil e a participação da sociedade civil neste processo. A análise qualitativa, predominante na pesquisa, recebeu subsídios de entrevistas, questionários e análise de conteúdo, além de informações quantitativas. As duas hipóteses da pesquisa, inter-relacionadas, foram comprovadas e o texto reforça os argumentos de que o debate técnico defendido por atores envolvidos na discussão protege a manutenção do status quo da radiodifusão no Brasil. Tal fato contradiz as propostas do sistema brasileiro e indica que, antes da digitalização da TV, é necessário um debate político que resulte em alterações do marco regulatório nacional, incompatível com os meios convergentes.
Palavras-chave: TV Digital, sociedade, opinião pública, SBTVD

961-1 - HACKERS, MONOPÓLIOS E INSTITUIÇÕES PANÓPTICAS: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DA CIDADANIA DIGITAL
Sergio Amadeu da Silveira (FCL)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A expansão da comunicação mediada por computador por meio de redes transnacionais, baseadas em protocolos e códigos de comunicação, coloca uma série de problemas de grande complexidade para a consolidação da cidadania, tais como, a defesa da privacidade, o direito ao anonimato, a liberdade dos fluxos de conhecimento, a propriedade dos bens simbólicos e a governança da Internet. Questões sobre a capacidade das tecnologias da informação e comunicação reconfigurar as práticas sociais e engendrar processos de mudança no cenário mundial, incorporando novos direitos, são apontadas neste artigo que delineia o confronto entre as perspectivas de uma cultura hacker, de um lado, e o vigilantismo panóptico e rentável de Estados e monopólios de algoritmos, de outro.
Palavras-chave: comunicação e tecnologia, Internet, cidadania digital, cibercultura

1485-1 - INCLUSÃO DIGITAL: CONCEITOS, MODELO E SEMÂNTICAS
Leonardo Figueiredo Costa (PPGCCC/UFBa)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este artigo traz um breve mapeamento dos diferentes conceitos empregados de inclusão digital. Mostraremos, a partir daí, um modelo de análise concebido a partir da relação entre os capitais técnico, cultural, social e intelectual (Lemos, 2004). Por último, procuramos discorrer sobre as diferentes semânticas que legitimam os discursos da inclusão digital, no contexto de uma sociedade da informação, tendo como pressupostos as semânticas técnica, cognitiva e econômica dos processos de inclusão digital. Tais semânticas levam em consideração o modelo, desenvolvido por André Lemos e Leonardo Costa (2005), de análise de projetos de inclusão digital.
Palavras-chave: inclusão digital, exclusão digital, cibercultura, sociedade da informação

302-1 - INTERATIVIDADE, IMERSÃO E LEITURA NÃO-LINEAR: OS NOVOS MEIOS E AS NOVAS LINGUAGENS
Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNICAP), Joana Rizzo Carneiro da Cunha (UNICAP)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este trabalho traz uma reflexão acerca das novas formas de acesso à informação resultantes do desenvolvimento e da formatação das novas mídias. Analisamos os pressupostos da interatividade, imersão e leitura não-linear, viabilizados pela convergência tecnológica em meios de comunicação com espaço comum e que se transformam no que se denomina de hipermídia, ou seja, meios estendidos que oferecem uma gama de possibilidades ao usuário: ver, ouvir, escrever, falar, entre outros. A nova linguagem, com sua multiplicidade de sentidos e interpretações, confronta os moldes de concepção da comunicação de massa. Assim, diferente do padrão de comportamento estabelecido pela massificação, a comunicação das novas mídias pretende resgatar o individualismo dos usuários, deixando-os livres para usufruírem das informações e agirem de forma ativa sobre as mensagens.
Palavras-chave: Leitura não-linear, hipermídia, imersão, interatividade

594-1 - MEMES E DINÂMICAS SOCIAIS EM WEBLOGS: INFORMAÇÃO, CAPITAL SOCIAL E INTERAÇÃO EM REDES SOCIAIS NA INTERNET
Raquel da Cunha Recuero (UCPEL)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O presente trabalho visa discutir as razões pelas quais memes são replicados através dos weblogs na Internet e como essas ações estão diretamente associadas ao capital social gerado no grupo. Trata-se da segunda parte de um estudo já iniciado (Recuero, 2006), que se inicia com a classificação dos memes observados em um período de tempo em uma rede de weblogs, seguida por uma entrevista com os blogueiros e análise dos tipos de capital social (Bertolini e Bravo, 2004) gerados a partir da interação com tais memes. A partir destas premissas, procura-se demontrar que memes têm principalmente um fundo social ou informativo, visando construir reputação ou gerar interação social.
Palavras-chave: memes, capital social, redes sociais, weblogs

1590-1 - NOMADISMO EM ESPAÇOS SOCIAIS: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS NOVAS FORMAS DE INTEIRAÇÕES POTENCIALIZADAS PELA MOBILIDADE DA INFORMAÇÃO
Eduardo Campos Pellanda (PUCRS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Com as novas formas de comunicação móvel que começam a se proliferar o lugar da inteiração do indivíduo muda. Com isso, também há um câmbio de toda a relação social que acontecem em lugares públicos. Os espaços tradicionais de interação, como clubes, igrejas e escolas passam a não ter exatamente a mesma função social. A comunicação móvel é um objeto que desdobra discussões sobre novos indivíduos nômades que são resultado desta nova forma de inteiração.
Palavras-chave: Internet móvel, nomadismo, interações sociais

1916-1 - O ASPECTO RELACIONAL DAS INTERAÇÕES NA WEB 2.0
Alex Fernando Teixeira Primo (UFRGS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A Web 2.0 é a segunda geração de serviços na rede, buscando ampliar as formas de produção cooperada e compartilhamento de informações online. Certamente a Web 2.0 tem um aspecto tecnológico fundamental. Mas não se reduz a isso. Este artigo busca, a partir de uma perspectiva relacional, questionar quais são os atores e que forma têm suas interações na Web 2.0. Para este estudo, interações em blogs, na Wikipédia, no Flickr, no del.icio.us e no Orkut são analisadas.
Palavras-chave: interação, Web 2.0, relacionamento

789-1 - O MARKETING POLÍTICO E A APROPRIAÇÃO DA RETÓRICA
Joacy Machado Botelho (UNOPAR)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Estudo examinando o marketing eleitoral com técnicas que aferem o grau de legibilidade do discurso. Usa uma amostra homogênea de textos de jornal. Foram analisadas publicações em sete dias do mês de setembro de 2004 de candidatos a prefeito da terceira maior cidade do Sul do País. Os resultados da análise são comparados com duas pesquisas feitas na mesma época e com os resultados do primeiro turno. A pesquisa exploratória mostrou que nos Estados Unidos analisar os discursos dos candidatos a cargos majoritários é freqüente enquanto que no Brasil não há registros de utilização de métodos para esse fim no marketing político. Os dados coletados foram analisados pelo sistema MS Word que mostra o nível de legibilidade. O estudo indica ser possível melhorar a comunicação usando técnicas de avaliação da legibilidade de textos redigidos por candidatos. O autor é Mestre em Administração
Palavras-chave: Marketing político, Marketing eleitoral, Legibilidade, Método Flesch

1618-1 - O PAPEL DOS JORNALISTAS NOS PROCESSOS INTERACIONAIS DO PARTICIPATORY JOURNALISM
Jorge Rocha Neto da Conceição (Fumec)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
A emergência da produção, organização, publicação e acesso à informações na Internet cada vez mais reforça seu caráter de sistema colaborativo interacional. Este artigo, realizado como parte inicial do projeto de pesquisa  Participatory Journalism: práticas e papéis dos jornalistas na Internet , pretende evidenciar de que modo se reconfigura o papel do webjornalista em uma prática profissional que privilegia a interlocução, levando em conta as especificidades desta mídia interacional. A análise inicial desta pesquisa baseia-se na necessidade de maior detalhamento acerca da (re)configuração do espaço público e de especificidades da atuação jornalística em hiperdocumentos que operam em um modelo de sistemas interacionais.
Palavras-chave: Webjornalismo, Participatory Journalism, práticas narrativas, espaço público

1008-1 - OS AUTÔMATOS DA FICÇÃO CIENTÍFICA: RECONFIGURAÇÕES DO IMAGINÁRIO TECNOLÓGICO E DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Fátima Cristina Régis Martins de Oliveir (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Com base em pressupostos de Wolfgang Iser que permitem afirmar que o imaginário de uma cultura se revela por meio de seus produtos ficcionais, o artigo propõe compreender a evolução do imaginário contemporâneo sobre a criação da vida artificial do século XX até os dias atuais por meio da análise de histórias de ficção científica. Neste sentido, o texto analisa a evolução do conceito de autômato em textos literários em filmes de ficção científica como reconfigurações de descobertas científicas e da produção do imaginário de cada época.
Palavras-chave: tecnologias da informação e da, ficção científica, autômato, imaginário tecnológico

987-1 - OS NOVOS CITAS DO CIBERESPAÇO: CRITICAL ART ENSEMBLE  ARTE, CRÍTICA, TECNOLOGIA E ATIVISMO POLÍTICO
Luiz Gustavo Vidal Xavier (UERJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O artigo aborda as estratégias do Critical Art Ensemble (CAE), grupo coletivo formado por 5 artistas de diversas áreas, e sua tentativa de explorar as interseções entre arte, tecnologia, ativismo político e teoria crítica. O CAE vê o contexto histórico atual como um tempo de liquescência, fluida, concentrado num campo de poder difuso e nômade. A resistência à presente condição social se dá nas mesmas estruturas de poder difuso  no ciberespaço. Para seus integrantes, alguns movimentos de arte eletrônica contemporânea possuem uma forte carga política e, por essa razão, se denominam como artistas ativistas. No entanto, o movimento possui algumas contradições que serão apresentadas no texto.
Palavras-chave: Poder nômade, Resistência, Ciberespaço, Arte

1818-1 - PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS PUBLICITÁRIAS NOS MEIOS DIGITAIS - EXPLORANDO O PROJETO TRANSFICÇÃO.
Vinícius Andrade Pereira (ESPM)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Considerando as transformações no cenário cultural e midiático contemporâneo, o artigo discorre sobre a proposta de uma investigação empírica que se dá dentro do referido cenário. Tal investigação deve ser entendida como uma resposta afirmativa ao desafio de aplicar reflexões teóricas oriundas do campo de estudos da comunicação mediada por computadores, sobre uma área específica do vasto campo da comunicação social, a das linguagens publicitárias. Assim, o experimento Transficção: Narrativas Multilineares, Mídias Híbridas e Ambientes Pró-Branding é exposto e analisado como a proposição de um laboratório de mídias em funcionamento, em busca de um avanço na compreensão das práticas de comunicação e das linguagens publicitárias em meios digitais.
Palavras-chave: Meios Digitais, Linguagens Publicitárias, Transficção, Mídias Hhíbridas, Ambientes Pró-Branding

1559-1 - PRODUTOS AUDIOVISUAIS NA WEB: DESAFIOS ENTRE CONCEITOS E OBSERVÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA.
Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
O texto apresenta um problema de pesquisa em construção que busca entender as características de materiais audiovisuais oriundos das mídias ditas convencionais em elaborações presentes na web. Uma primeira tríade de questões teóricas é proposta: a remediação (Bolter, Grusin), a presença dos materiais audiovisuais na sociedade contemporânea e o potencial de emissão apresentado ao usuário da web. Uma segunda tríade então, ligada a características da Internet é lançada já com os observáveis: o arquivamento e resgate de dados, o caráter midiático e o entedimento como ambiente de relacionamento. Palavras-chave:
Palavras-chave: Internet, Web, Audiovisual

1813-1 - RELAÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS DA  EDUCOMUNICAÇÃO NO AMAZONAS
Fabiane Maia Garcia (UFAM), João Bosco Ferreira (UFAM), Marilene Corrêa da Silva de Freitas (UFAM), Narciso Júlio Freire Lobo (UFAM)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Discute os fatores sócio-políticos que possam engendrar a educomunicação nas relações de poder que se refletem nos modos de pensar e agir na Amazônia. As bases teóricas apontam para relações que fundamentam duas áreas que convergem para o saber e a informação com possibilidades de mudança e libertação na perspectiva humanizadora. Resgata a formação humana como alicerce para o uso das tecnologias na educação, sem isolar os processos midiáticos do contexto político e econômico do caboclo. Apresenta vertente capaz de desvelar ao educomunicador caminhos que, mesmo em uma sociedade capitalista, assegurem a participação dialógica, numa perspectiva em que o processo se assente na participação ativa de educandos e educadores. Tais postulados decorrem de observações e vivências experimentadas em processos comunicacionais e educacionais no Amazonas, a partir de pesquisas em andamento.
Palavras-chave: Comunicação, educação, dominação, desenvolvimento sustentável

638-1 - SIMULAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS
Maria Inês de Araújo Jorge Accioly (UFRJ)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este texto tem o objetivo de dialogar com noções e conceitos que cercam as tecnologias informacionais na atualidade, tais como interatividade, imersão e convergência digital, a partir do tema da  simulação . Proponho a relevância desse tema para o campo da comunicação assumindo como premissa que ele constitui um dos pontos de articulação entre as novas tecnologias e a produção de subjetividade na cultura contemporânea. Exploro aspectos relativos à dualidade analógico-digital do código informacional e estabeleço conexões entre a lógica da simulação e a dinâmica do controle.
Palavras-chave: Simulação, Tecnologias Digitais, Controle

142-2 - TELEFONIA MÓVEL E ADOLESCENTES: EMNTENDENDO ESSA NOVA CULTURA
Amyris Fernandez (UMESP)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Desde os final do anos 90 vemos a intensa adoção dos aparelhos celulares. Com isso, assistimos uma mudança de hábitos na coordenação das agendas, na forma dos jovens se comunicarem com pares e parentes. As principais preocupacões com este trabalho são entender o que faz o celular ter essa adoção tão rápida, e como o uso do celular muda a cultura. Iremos explorar quem são os atores e como ocorre esse processo de mudança. Nosso objetivo é demonstrar como a tecnologia e a sociedade estão interagindo com relação ao aparelho celular, olhando para essa nova cultura de mídia . Como resultado desse esforço ficara mais claro o caminho que leva essa geração a encarar o poder das mídias tradicionais com um certo cinismo.
Palavras-chave: celulares, mídia, cultura, etnografia

1697-1 - UMA TIPOLOGIA DOS GAMES
Marsal Avila Alves Branco (Feevale), Cristiano Max Pereira Pinheiro (FEEVALE)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Este artigo tem como objetivo construir uma proposta de tipologia dos games que forneça ferramentas adequadas para a análise de seus discursos. Utiliza-se a narrativa como o eixo a partir do qual se estabelecem as configurações dentro dos games. Essa narrativa é própria da linguagem dos games e se constrói a partir do relacionamento de três diferentes dimensões: gênero narrativo, interface e estatuto tecnológico. Esse recorte busca superar a dicotomia estabelecida entre narratólogos e ludólogos, não pela aceitação/exclusão da narrativa como um dos fundamentos dos games, mas expandindo o conceito de narrativa de forma a integrá-la com o sistema ludológico.
Palavras-chave: games, narrativa, ludologia

1286-1 - USO DO VÍDEO ONLINE COMO SINTOMA DE ALTERNATIVA PARA A TV NA ERA DIGITAL
André Fagundes Pase (PUCRS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Com a crescente indefinição do padrão da TV Digital em alguns países do mundo e a adaptação do modelo analógico para o digital, não só observamos a repetição das mesmas lutas pró padrões do começo do século XXI bem como uma pluralidade de alternativas para o vídeo digital. Diante deste impasse, exemplos indicam que a Internet pode ser uma alternativa para o escoamento desta produção, permitindo uma democratização da informação que dificilmente será vista nos aparelhos de TV.
Palavras-chave: Internet, televisão, vídeo online, IPTV

912-1 - VIGILÂNCIA E CONTROLE EM RELACIONAMENTOS SOCIAIS NO SITE ORKUT
Cynthia Harumy Watanabe Corrêa (PUCRS)
Evento: Tecnologias da Informação e da Comunicação
Debate-se a apropriação indevida de informações disponibilizadas pelos internautas em nome do fator segurança, a partir da análise do site de relacionamento social Orkut, afiliado à empresa Google. Participam do Orkut mais de 12 milhões de usuários cujas ações são rastreadas a todo momento, conforme a Política de Privacidade do sistema. Nesse sentido, o Orkut pode ser concebido enquanto um ambiente de vigilância e de controle na chamada sociedade de controle definida por Deleuze (1992), cujo funcionamento está baseado em tecnologias comunicacionais. Um tipo de controle social que passou a vigorar desde o século XX em substituição ao domínio praticado na sociedade disciplinar (FOUCAULT, 1987) que, embora enfraquecido, não foi totalmente eliminado, pois alguns elementos estruturantes do modelo disciplinar continuam presentes na sociedade de controle com certas alterações.
Palavras-chave: Vigilância e controle, Internet, Orkut, tribos virtuais

 
© Copyright 2006 Intercom. All Rights Reserved.
Design by Adaltech