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NP 11 » Comunicação Educativa

Coordenadora
Profa. Dra. Aparecida Baccega (USP-SP)
mabga@usp.br

Relação de Trabalhos  
   
A Prática da Educomunicação na Fundação Casa Grande
Acioli, S.
Universidade Federal do Ceará

Resumo: No início dos anos 90, em Nova Olinda, uma cidade de onze mil habitantes do interior do Ceará, surgia um projeto inovador, que começava a fazer com que crianças da cidade trocassem a enxada pelo microfone de uma velha amplificadora chamada "A voz da Liberdade". No final dos anos 90, o resultado de uma pesquisa feita pela ECA/USP com base no banco de dados do Diretório Latino-americano de Pesquisadores e Especialistas em Comunicação e Educação comprova a existência de um novo campo interdisciplinar de estudos e intervenção social unindo educação e comunicação, chamado de educomunicação. Juntaremos as duas pontas dessa década e, sob a luz dos postulados definidos pela pesquisa, descreveremos porque a Casa Grande pode ser definida como um projeto de educomunicação original no Brasil.
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Palavras-chave: Educomunicação, Cidadania, Identidade.


Jornalismo x entretenimento:Uma questão para mídia-educação
Aguiar, C. B., Lazarini, L. S., Afonso, M. R. T.
Universidade Estadual de Londrina / Universidade de Brasília

Resumo: A crescente diluição de fronteiras entre o jornalismo e produtos da mídia voltados primordialmente para o entretenimento, na TV, é estudada como uma questão relevante para o campo mídia-educação. Realizou-se uma análise comparativa de 40 programas das quatro maiores redes de televisão abertas e comerciais do Brasil e um trabalho prático de leitura crítica, no qual um conjunto selecionado dos programas foi estudado por 20 estudantes de licenciaturas da UEL. A opção por este público justifica-se na necessidade do futuro professor estar preparado para mediar o processo de apropriação da mídia por crianças e adolescentes. Além de buscar percepções desses receptores sobre os produtos da mídia, foram criados espaços de discussão sobre as transformações que o jornalismo tem sofrido, sobre seu papel na aquisição de conhecimento e funções da televisão em uma sociedade como a brasileira.
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Palavras-chave: Jornalismo X Entretenimento, Mídia-educação, Estudos de Recepção


Educação a distância - O caso do curso de complementação para licenciatura em Biologia (UFSC/SEC-BAHIA)
Aquino, K. M. B. S.
Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo: Pesquisa trata de três eixos temáticos: Educação a Distância, Formação de Professores e Concepções de Aprendizagem, visando articulá-los de forma a apresentar contribuições à elaboração de propostas de Formação de Professores, utilizando a modalidade de ensino a distância. Levantando o problema: Que concepções de aprendizagem estão subjacentes à prática de professores e alunos de cursos de Formação de professores a distância, e qual concepção contribuiria, de forma mais efetiva, para essa Formação, utilizou-se o Método do Estudo de Caso. Discutindo autores da atualidade, busca levantar contribuições filosóficas, conceituais e práticas para a construção de novas propostas de Formação Continuada e a Distância para Professores. Conclui pela relevância de práticas continuadas de Formação Docente, apontando a viabilidade da Educação a Distância como alternativa para a ampliação de Programas Sistemáticos de Formação.
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Palavras-chave: Educação à distância, Formação de Professores, Aprendizagem.


Escolas no ar: uma ação educomunicativa para a prática de educação ambiental
Araújo, S. K.
Universidade Federal de Rondônia

Resumo: Escolas no ar é um programa radiofônico produzido por professores e alunos de escolas públicas de Caicó, RN. É produto da ação coletiva entre escolas que usam o rádio para dar sonoridade as suas reflexões, estudos e opiniões sobre o meio ambiente local. Sua materialidade se dá graças ao estabelecimento de um sistema de comunicação implantado nessas escolas, cuja gestão é objeto de nossa investigação junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CCSA/UFRN. Este sistema é um ambiente de inter-relação entre comunicação e educação objetivando a produção de programas de rádio para a prática de educação ambiental e constitui um espaço de pesquisa sobre a ação de docentes e discentes enquanto produtores de conhecimento sobre meio ambiente e sobre a inserção do rádio na educação. É portanto, um processo de intervenção social para uma ação crítica da escola frente aos problemas ambientais locais.
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Palavras-chave: Educação, Comunicação, Meio Ambiente.


Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação
Azevedo, M. V. R.
Universidade de São Paulo

Resumo: Esta pesquisa, abordando o telejornalismo, aponta para a definição das possibilidades de atuação do educomunicador como mediador entre a escola pública e uma emissora de televisão, tendo como foco a formação do professor. O professor é visto como agente estimulador do diálogo dos jovens com os conteúdos veiculados pelos telejornais. A parceria com a emissora de TV local viabiliza experiências de produção de mensagens de autoria dos jovens, pelo acesso aos meios de produção de telejornais. A ação do educomunicador coordena o processo de aproximação entre a Educação e a Comunicação, trazendo aporte teórico às discussões e viabilizando as ações de treinamento e aplicação prática na escola.
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Palavras-chave: Educomunicação, Educação, Meios de Comunicação.


Mediações entre Estudos Culturais e Comunicação: Uma Mirada Conceitual
Azevêdo, S. R. S.
UFPB

Resumo: O propósito deste artigo é refletir sobre a formação de estudos culturais relativos à história e suas conexões com a comunicação. Tais conexões apontam para importantes elementos que nos auxiliam a refletir sobre a experiência comunicativa desenvolvida na área de educação. Essas interações teórico-metodológicas que trazem conceitos e autores de diferentes áreas, são importantes no estudo das práticas culturais na sociedade contemporânea.
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Palavras-chave: Estudos Culturais, Comunicação, Educação.


Feirão da educação: a educação como uma mercadoria
Brandão, A. P.
UFRJ / Universidade Veiga de Almeida

Resumo: O presente texto tem por objetivo discutir como a ordem de discursos educacionais acabou por ser "contaminada" pelos discursos e valores típicos do mercado. Por meio dos conceitos tecnologização e comodificação (Fairclough, 2000), pretendo identificar, a partir da análise das marcas textuais presentes em anúncios publicitários, o jogo de interesses, as disputas e os postulados ideológicos de instituições universitárias do Rio de Janeiro. Entendendo a educação como uma instituição social que atua como reguladora do acesso e permanência do indivíduo junto à sociedade organizada, a universidade passa ter fundamental importância na medida em que age como um legitimador de pertencimento social. Sucesso, status, reconhecimento são palavras-chave no limitado léxico implementado pelas propagandas das instituições de terceiro grau, mas são fundamentais para a investigação do analista de discurso.
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Palavras-chave: Comunicação e Educação, Ensino Superior, Análise de Discurso.


Projeto Repórter na Escola: uma experiência de Educomunicação
Caprino, M. P., Santos, A. P.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo: O Projeto Repórter na Escola é uma experiência de Educomunicação implantada por um grupo de professores e alunos das Faculdades de Jornalismo e Relações Públicas e Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo. O objetivo do projeto - realizado desde o ano 2000 - é trabalhar com o jornal em salas de aula de quartas séries em escolas da rede pública. As atividades incluem a produção de um jornal para as escolas, workshops de capacitação para professores da rede pública e oficinas para alunos voltadas à realização de veículos de comunicação. O paper narra essa experiência e procura refletir sobre a interface entre o mundo da Comunicação e da Educação. O princípio que norteou o trabalho foi o de que é possível colocar jornalismo a serviço da construção da cidadania e que os meios de comunicação podem contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino fundamental.
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Palavras-chave: Jornal na escola, Educomunicação, Jornalismo cidadão.


Cidadania Cultural: uma lícita reinvenção da rede imaginária global
Coelho, M. G. P.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo: Este estudo introduz a dimensão cultural à noção de cidadania. Faz a interseção entre cultura, mídia, conhecimento, cidadania e consumo na intenção de mapear outros espaços físicos e simbólicos na rede imaginária global. Registra a lícita presença do cidadão nas novas práticas sociais globais. Pensa a expansão das formas simbólicas na sociedade contemporânea. E, em particular, destaca as questões ligadas à estilização da produção, à lógica social do consumo, surgimento das comunidades imaginárias, política cultural; direitos e responsabilidades em uma particular esfera da justiça, de igualdade complexa, que dá acesso à informação sobre a qual todo cidadão é titular.
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Palavras-chave: Globalização, Cidadania, Cultura, Consumo, Mídia.


Técnica e mistificcação: Educação contra a barbárie estética
Costa, B. C. G.
Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba

Resumo: Buscando a atualidade do termo indústria cultural, desenvolvido por Theodor Adorno e Max Horkhemeir, no livro "Dialética do Esclarecimento", este artigo pretende problematizar a relação entre tecnologia, formação cultural e processo de barbárie estética. O eixo da discussão se dá na observação da subsunção da cultura aos parâmetros da produção industrial, com os prejuízos à formação estética e à inteligibilidade. Pretende ainda discorrer sobre o sentido educativo presente na Teoria Crítica que busca o esclarecimento da irracionalidade contida nos mecanismos de produção dos artefatos simbólicos.
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Palavras-chave: Educação, Indústria Cultural, Teoria Crítica.


A formação docente para a educação a distância por videoconferência e o domínio da linguagem audiovisual
Cruz, D. M.
FURB / UNISUL

Resumo: Este artigo discute algumas das mudanças que o uso da videoconferência como meio principal para a educação a distância traz para o trabalho do professor. Defende a hipótese de que ocorre uma "midiatização" da sala de aula, pois o meio técnico deixa de ser apenas um recurso adicional e passa a ser o próprio ambiente/interface no qual este tipo de aula pode existir, ampliando as exigências de atuação do professor comunicador como produtor/usuário/mediador. A partir do levantamento das percepções e estratégias dos professores do Mestrado presencial-virtual do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC, conclui-se que a educação a distância por videoconferência leva à necessidade de formação do "professor midiático", aquele que trabalha dentro do ambiente virtual, dominando a linguagem audiovisual não apenas como ferramenta, mas como essência do seu modo de ensinar.
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Palavras-chave: Formação docente, Educação a distância, Linguagem audiovisual.


Comunicação Educativa no Ciberespaço Utilizando Interfaces Gratuitas
Santos, E. O., Okada, A. L. P.
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Colégio Dante Alighieri e Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, respectivamente

Resumo: Neste trabalho a intenção é refletir sobre a comunicação educativa no ciberespaço, especificamente nos ambientes virtuais de aprendizagem construídos com interfaces gratuitas. Partimos da concepção de ambiente virtual como organização viva, espaço interativo, crítico e colaborativo para aprofundar em alguns conceitos teóricos fundamentados nos novos paradigmas. Neste contexto, apresentamos como construir ambientes virtuais com artefatos gratuitos disponíveis na Web e destacamos a importância do papel do mediador pedagógico como co-autor do espaço de comunicação educativa.
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Palavras-chave: Comunicação, Interatividade, Ambientes Virtuais.


A História em Quadrinhos na Sala de Aula
Santos, R. E.
IMES - Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul

Resumo: Considerada erroneamente apenas um entretenimento descompromissado ou subliteratura infantil, a História em Quadrinhos possui qualidades que seus críticos nem desconfiam. A utilização dos quadrinhos no processo de aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável, necessário e importante, que, entretanto, tem sido pouco explorado. A compreensão de um produto cultural tão complexo como a História em Quadrinhos exige a identificação de seus elementos característicos e da maneira como sua narrativa é articulada. Fornecer elementos para o entendimento desta forma de comunicação visual e para sua utilização em sala de aula é o objetivo deste texto.
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Palavras-chave: História em Quadrinhos, Educação, Recursos didático-pedagógicos.


Tecnologias Digitais, Espaço Urbano e Educação a Distância: a produção de novas sociabilidades
Sartori, A. S.
Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo: A presente reflexão em educação a distância parte de alguns eixos norteadores que abrangem a configuração das tecnologias da informação e da comunicação atual, questões de biopolíticas dos Estados modernos bem como questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico envolvidos em problemas de natureza urbana.
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Palavras-chave: Tecnologias digitais, Espaço urbano, Educação à distância.


Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos populares
Setton, M. G. J.
Faculdade de Educação da USP

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar alguns aspectos das trajetórias pessoais e familiares de alunos que tiveram um sucesso acadêmico improvável. De origem popular, com baixos rendimentos e pequena herança de uma cultura escolar, os alunos pesquisados destacaram-se de um universo de estudantes que ingressaram nos cursos considerados de elite da Universidade de São Paulo . Para empreender esta análise irei me apoiar no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu, propondo uma ampliação interpretativa deste conceito. As contribuições metodológicas de Bernard Lahire terão também um papel de destaque nesta análise. Proponho compreender as trajetórias de sucesso dos indivíduos pesquisados segundo a perspectiva utilizada por Lahire, não obstante não me restringirei apenas à idéia de configuração entre as instâncias da família e da escola elaborada por ele. Parto da hipótese de que o estudante brasileiro contemporâneo socializa-se a partir da interdependência entre sistemas de referências híbridos, forjados a partir das instâncias tradicionais da educação mas também sobretudo por um sistema difuso de conhecimentos e informações veiculados pela mídia.
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Palavras-chave: Socialização, Mídia, Capital Cultural.


A Produção Textual para WEB como Ferramenta Didática para o Educador
Sievert, M.
Universidade Regional de Blumenau (FURB) / Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Resumo: A incorporação de novas tecnologias ao cotidiano do ensino transforma as práticas do professor-educador, que se insere no universo dos meios digitalizados e se depara com um instigante contexto de comunicação e compartilhamento de saberes. Para os profissionais da educação, a Internet, como mediadora no processo ensino-aprendizagem, configura um desafio a ser encarado, a partir do domínio das linguagens estabelecidas pela mídia eletrônica. Utilizar a Web para fins educativos representa uma provocação que incita à busca de conhecimento sobre os requisitos da produção de textos para esta intrigante teia comunicativa. É preciso repensar os materiais textuais empregados, de modo a adequá-los à natureza inovadora da tecnologia, sem perder de vista a sua contextualização científica e pedagógica.
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Palavras-chave: Tecnologia, Educação, Texto.


A Gênese da Perfomance Comunicativa
Souza, D. M.
Escola de Comunicações e Artes - USP

Resumo: Este artigo discute a gênese da performance comunicativa na inter-relação da comunicação e educação. As práticas sociais já incorporaram esta interface, contudo se faz necessário alguns pressupostos epistemológicos para elucidar o que vem ocorrendo, observar com mais clareza e precisão científica. A gênese da performatividade, portanto, está nas práticas sociais, onde a estruturação dos sentidos das ações dos sujeitos se justifica através da administração social dos discursos mediados tecnologicamente.
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Palavras-chave: Performance, Comunicação, Educação.


O Saber (Científico) na Era Informática
Spenillo, G.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo: O deslocamento acelerado do espaço do saber nas sociedades informatizadas, a partir do uso de tecnologias de comunicação e informação em larga escala (midiática ou digital) traz como desafio uma reelaboração na própria construção do saber, nos formatos que adquire e, ainda, nas relações sociais entorno deste saber. Trabalhamos, a seguir, aspectos gerais do saber e aspectos específicos da formulação científica do conhecimento nesta era tecnológica, tomando como referenciais o pensamento de Pierre Lévy e de Jean-François Lyotard.
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Palavras-chave: Comunicação Digital, Inteligência Coletiva, Saber.


Ética e educomunicação pelo fortalecimento do quinto poder
Teixeira, A. P. M.
Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV

Resumo: A necessidade de reflexão frente às difusões da mídia brasileira preconiza uma possível intervenção da sociedade na tentativa de resgatar os conceitos de ética - por vezes postos de lado quando o assunto é a guerra pela audiência. Tais modelos de intervenção, elaborados a partir de uma leitura educomunicativa, têm como viés o choque das culturas que compõem o conhecimento e indicam, sobremaneira, alguns apontamentos sobre um fazer pedagógico que transpõe o receptor passivo à condição de sujeito crítico: o fortalecimento do quinto poder, concebido também como alfabetização midiática ou media literacy.
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Palavras-chave: Educomunicação, Ética, Alfabetização Midiática.


Mídia e Educação Imagem - Tempo e o Jovem
Vasconcelos, P. A. C., Lima, E. S.
UNIP / Anhembi-Morumbi / ECA-USP
Faculdades de Guarulhos, respectivamente

Resumo: O presente artigo busca discutir as relações da mídia, especificadamente a televisão dentro do foco de percepção dos jovens. Nosso interesse é verificar o fluxo das imagens e as temporalidades dentro das propostas discursivas midiáticas, e como o jovem as recepciona. Some-se a isto nosso interesse em observar o modo como nos colocamos como educadores/comunicadores diante deste discurso, em que se presentificam sinais de envolvimento ideológico das discursividades midiáticas, as novas estratégias tecnológicas de implicações estéticas.
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Palavras-chave: Comunicação, Educação, Tecnologia.