Trabalhos

Núcleos de Pesquisa
   Temas Livres
   Colóquio Brasil - Itália
   ENDOCOM
   Ciclo de estudos
 
NP 01 » Teorias da Comunicação

Coordenador
Prof. Dr. Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)
giovandr@ufba.br

Relação de Trabalhos  
   
Em busca do sujeito perdido
Antonini, E. P.
PPGCOM / PUC - RS

Resumo : Este texto pretende incorporar a visão de sujeito empírico ao modelo interpretativo proposto por Umberto Eco para analisar os produtos culturais midiáticos. Redimensiona, portanto, o papel do leitor-modelo e tenta vê-lo não só como uma mera abstração, mas como um simulacro de enunciatário que carrega, em si mesmo, a gênese do sujeito empírico. Procura inserir tal sujeito em um dado contexto cultural e tenta verificar se as proposições de C. S. Peirce, em relação a sua construção da teoria da abdução, não se adeqüa a esta prerrogativa.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Modelo de analítico, Sujeito Empírico, Construções Culturais.


Mercado simbólico: um modelo de comunicação para políticas públicas
Araújo, I. S.
Fiocruz / CICT / DCS

Resumo : O trabalho tem como objetivo propor um modelo para análise e planejamento estratégico da comunicação nas políticas públicas, considerando que os modelos correntes não dão conta adequadamente da prática comunicativa nos processos de intervenção social, frustrando os altos investimentos e expectativas que despertam. O "Modelo do Mercado Simbólico", em rede, descentrado e multipolar, é composto por uma formulação teórica, uma representação gráfica dos principais componentes e suas relações e de uma matriz de análise e planejamento estratégico das relações comunicativas. A representação gráfica contempla: a rede de sentidos sociais, os interlocutores e seus contextos e "lugar de interlocução". A matriz inclui fontes, campos, instâncias, comunidades discursivas e uma tipologia de fatores de mediação.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Comunicação e Políticas Públicas, Modelos de Comunicação, Planejamento Estratégico.


Disciplinas teóricas: de entulho de currículo a campo do desejo e autopoiese
Baptista, M. L. C.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo : "Os alunos não querem nada com nada". "Os alunos odeiam teoria" "As aulas de teoria são chatas". "Eu não sei porque se aprende isso". O dia-a-dia do processo de ensino- aprendizagem teórico do profissional de Comunicação é marcado por bordões que foram se cristalizando, muitas vezes transformando-se em fatores de acomodação de professores e alunos. Professores de teoria, em não poucos casos, resignam-se com o fato de que os alunos preferem as ditas disciplinas práticas. Alunos de disciplinas teóricas, por sua vez, matriculam-se, também resignados, acreditando ser esta uma "etapa" a superar, para chegar ao mundo do prazer, quando poderão 'fazer' Jornalismo. Esta é a questão central deste trabalho. O artigo aborda a produção de práticas de ensino-aprendizagem em Comunicação, caracterizadas pelo desejo e por processos autopoiéticos, dos sujeitos envolvidos.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Teoria, Comunicação, Autopoiese.


A questão da interpretação no estudo da comunicação midiática
Barreto, C. V. M. S.
Departamento de Comunicação - UFPB

Resumo : Em razão de partirmos do pressuposto que as mídias, no duplo aspectos de sua natureza, a de prática social e a de configuradora do real serem o objeto mais evidente a ser trabalhado no campo da comunicação, ensaiamos uma reflexão sobre diferentes concepções de interpretação, com objeto de estudo os processos de comunicação midiáticos. Confrontamos diferentes perspectivas, de modo a tensionar as suas possibilidades de apreensão dos fenômenos midiáticos sem, contudo, postular por um caminho epistêmico único aplicável a qualquer tipo de investigação.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Epistemologia, Interpretação, Comunicação Midiática.


Paradigma sob suspeita - Notas para um estudo da tensão massa-indivíduo na teoria clássica da mídia
Condé, G. G.
Faculdade de Comunicação Social - UERJ

Resumo : O trabalho discute o paradigma da sociedade de massa como instrumento de análise da teoria clássica da mídia, destacando a perspectiva histórica de sua elaboração e a sua característica tensão massa / indivíduo. São inventariadas algumas das principais idéias que o marcam historicamente e que servem de base para uma crítica de sua adequação para a análise do fenômeno da mídia contemporânea. Argumenta-se que a tensão massa / indivíduo atravessa as principais correntes teóricas clássicas de estudo da mídia e propõe-se rastrear algumas dessas linhas de tensão em dois textos clássicos da Mass Communication Research e da Escola de Frankfurt.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Epistemologia, Teorias da Comunicação, Comunicação de Massa.


Revisitando o modelo das múltiplas mediações
Dorneles, L. B.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo : Este texto tem como objetivo fazer uma reconstrução do Modelo das Múltiplas Mediações proposto pelo pesquisador Guillermo Orozco Gomez, focando, principalmente, nas alterações sofrida pelo mesmo no decorrer da última década. Como referência para esta análise, utilizamos quatro obras do autor publicadas nos anos de 1991, 1996 e 2001.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Orozco, Modelo das Múltiplas Mediações, Estudos da Recepção.


Estabelecendo a ponte: uma visão bakhtiniana de argumentação
Farbiarz, J. L.
Departamento de Letras da PUC-Rio

Resumo : Na Grécia antiga o foco da retórica clássica estava no emissor. Cabia a ele a tarefa de encontrar os instrumentos que levassem a persuasão do receptor ao longo da construção do texto. Na atualidade, o foco da nova retórica está no receptor. O emissor assume a responsabilidade de buscar elementos de identificação com o outro, a fim de que ocorra a persuasão. A sobrecarga ora no emissor ora no receptor levou, no passado, e tem levado, no presente, a constituição de textos retóricos distantes da ética. Proponho neste artigo valorizar uma concepção dialógica para o texto argumentativo, dentro de uma perspectiva bakhtiniana, por acreditar que essa perspectiva fortaleceria a elaboração de textos argumentativos sintonizados com a ética.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Argumentação, Retórica, Dialogismo.


A questão da técnica no pensamento comunicacional
Ferreira, G. M.
Faculdade de Comunicação - UFBA


A Sociedade Do Espetáculo revisitada
Freire F., J.
ECO / UFRJ

Resumo : Promovo, neste ensaio, uma análise histórica e teórica do conceito de espetáculo, tal qual ele foi formulado por Guy Debord, no seminal La société du spectacle (1967). Busco elucidar as teses do pensador francês (muito citadas e pouco estudadas), cotejando-as com as de outros autores que também se aventuram a discutir a espetacularização da sociedade contemporânea. Argumento que a obra de Debord continua - entre erros e acertos - auxiliando-nos a refletir sobre os crescentes contornos mercadológicos do mundo em que vivemos. Ressalto, porém, que o poder de sedução de suas idéias não deve deixar-nos hipnotizados a ponto de perder de vista o que se passa nos bastidores do espetáculo.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Espetáculo, Autenticidade, Crítica Cultural.


A comunicologia segundo Vilém Flusser
Hanke, M.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


Transtextualidades: das complementações do modelo semiótico-textual
Keske, H. I.
PUC-RS

Resumo : O presente trabalho tem como proposta a revisão dos pressupostos teóricos do modelo semiótico-textual fornecido por Umberto Eco. Tais questionamentos remetem à problematização de conceitos como leitor-modelo, enciclopédia, interpretação, sujeito e recepção. Trata-se de uma tentativa de verificar se as estruturas ou níveis textuais, que fazem parte das possíveis atualizações requeridas por um texto, podem dar conta da complexidade envolvida no processo comunicativo/interpretativo.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Modelo Semiótico-Textual, Comunicação e Interpretação, Cooperação Textual.


Objetivismo, subjetivismo e comunicação pela TV
Lopes, L. C.
Universidade Federal Fluminense

Resumo : Este texto objetiva contribuir para a discussão dos significados da objetividade e da subjetividade, como categorias aplicáveis ao estudos comunicacionais. Deseja esclarecer a diferença entre objetividade e objetivismo e entre subjetividade e subjetivismo. Discute o mesmo problema aplicado a dois livros recentes que analisaram a problemática dos fenômenos comunicacionais passados pela televisão. Conclui, ressaltando a importância das balizas enunciadas como verificadoras da natureza das interpretações usadas.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Cultura de massas, Hermenêutica, Pesquisa.


Paradigmas, teorias, modelos constitutivos da formação teórica em Comunicação Social
Mattos, M. A.
PUC Minas

Resumo : O estudo discute as limitações e potencialidades dos paradigmas, teorias e modelos constitutivos da formação teórica em Comunicação Social, ao longo de seis décadas do ensino de graduação no Brasil. Tendo como cenário o desenvolvimento do pensamento comunicacional, que oscila entre continuidades e rupturas, recuos e avanços, discute também as dificuldades para sistematização e consolidação dos conteúdos ministrados no ensino de Teorias de Comunicação (TCs), assim como para construção de identidades dos sujeitos implicados no processo de ensino-aprendizagem. A despeito da crescente diversidade e complexidade das TCs na contemporaneidade, o presente trabalho parte do pressuposto de que o ensino de graduação não rompeu com a concepção positivista da comunicação, na medida em que dissemina ainda discursos celebratórios e acríticos da tecnocultura-comunicacional globalizada.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Pensamento Comunicacional, Formação Teórica em Comunicação Social, Teorias da Comunicação no Ensino de Graduação.


A comunicação no mundo do trabalho: da racionalidade comunicativa à racionalidade do consumo
Paulino, R. A. F.
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Resumo : O artigo tem o objetivo de demonstrar como os discursos reconhecidos como do campo comunicacional são apropriados pelo mundo do trabalho como parte da estratégia de construir o consenso em torno dos objetivos da empresa, sedimentando uma abordagem do cidadão como consumidor. Para este estudo, recorre-se à análise sobre a importância da comunicação no mundo do trabalho, através das transformações ocorridas a partir da reestruturação dos processos produtivos com a flexibilização da mão de obra e a incorporação de tecnologias de informação. Bem como, através da análise dos conceitos de ação comunicativa e razão comunicativa, de certa forma, presentes nas estratégias de mudança do discurso dos veículos de comunicação interna de grandes corporações. Portanto, pretende-se demonstrar como a racionalidade comunicativa desconsidera a práxis social na compreensão da comunicação.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Trabalho, Comunicação, Ação Comunicativa.


Teoria das Representações Sociais: pertinência para as pesquisas em comunicação de massa
Pavarino, R. N.
Universidade Católica de Brasília

Resumo : Os meios de comunicação de massa ocupam uma posição privilegiada na organização social e na construção da realidade social contemporânea. Importância que propiciou uma grande convergência de interesses de diferentes disciplinas das ciências sociais, particularmente da Psicologia Social. Este artigo se propõe a apontar novas contribuições teóricas e metodológicas deste campo de pesquisa tomando como eixo de análise a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici.
[ texto completo ]

A pesquisa sobre a recepção e os efeitos da mídia - Propondo um enfoque integrado
Porto, M. P.
Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) / Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) do CEAM/UnB

Resumo : Este artigo tem por objetivo discutir as principais tradições de pesquisa sobre a recepção e os efeitos da mídia que se desenvolveram no campo da comunicação e dos estudos culturais e propor um modelo de pesquisa integrado que incorpora as contribuições destas tradições. O texto está dividido em três partes. Nas duas primeiras, apresento uma breve revisão das duas tradições de pesquisa mais importantes no campo do estudo das audiências dos meios de comunicação. Jensen e Rosengren (1990) identificam cinco correntes de pesquisa sobre este tema: pesquisa sobre os efeitos, usos e gratificações, crítica literária, estudos culturais e análise de recepção. Na discussão a seguir, simplifico esta classificação ao desenvolver uma análise de dois paradigmas principais: o estudo dos efeitos (que inclui a pesquisa dos efeitos e o paradigma dos usos e gratificações) e a pesquisa de recepção (que inclui crítica literária, estudos culturais e análise de recepção). A terceira e última parte do artigo propõe um modelo integrado para a análise da recepção e dos efeitos da televisão que incorpora contribuições de ambas tradições de pesquisa.
[ texto completo ]


Margens do mundo: a periferia nas teorias do contemporâneo
Prysthon, A.
Universidade Federal de Pernambuco

Resumo : O propósito deste trabalho é discutir o conceito de periferia a partir da moldura teórica dos Estudos Culturais contemporâneos. Se na contemporaneidade não há mais dentro e fora, em que lugar ficaria a periferia? Pode-se, ainda, falar de fronteiras, de lugares, de identidades? Se é certo que há uma crise de centralidade, que há um processo de descentramento em curso, é certo também que essa crise afeta e modifica a própria idéia de periferia. Temos, pois, uma crise (ou um conjunto de crises) que precipita um jogo de graus e intensidades, de hibridismo, e artificialidade. A cultura contemporânea compõe a operacionalização do jogo. Este artigo vai, precisamente, discutir alguns dos mecanismos e reflexos dessa operacionalização no âmbito do que se convenciona chamar de "cultura periférica".
[ texto completo ]

Palavras-chave : Teoria crítica, Estudos Culturais, Cultura Periférica, Entrelugar, Comunicação e Cultura.


A notícia e seus modos de endereçamento: um breve estudo aplicado aos telejornais
Sampaio, A. O.
FACOM / Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo : Temos como proposta inicial para este artigo discorrer sobre o conceito "modos de endereçamento", a partir das perspectivas dos autores: David Morley (1999), John Hartley (1992) e Elizabeth Ellsworth (2001). Por fim, articulamos as aproximações entre esses autores num estudo aplicado com a finalidade de observarmos os modos de endereçamento utilizados pelos telejornais locais baianos na cobertura de uma determinada notícia: a crise da Transbrasil, extinta companhia aérea nacional, e suas repercussões em Salvador. Esta notícia foi veiculada no dia 04 de dezembro de 2001 e exibida entre às 18:30 e 19:30 pelos telejornais das retransmissoras: TV Aratu (SBT) e TV Bahia (Globo). Neste breve estudo de caso confrontamos, portanto, os modos de endereçamento utilizados por esses programas jornalísticos sobre um mesmo evento.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Modos de Endereçamento, Telejornal local, Estudos de Recepção.


Estudo dos meios de comunicação: a contribuição da Teoria do Meio
Sousa, J. K. L. L.
Universidade de Brasília

Resumo : Este artigo se propõe a apresentar a Teoria do Meio e discutir seu objeto de pesquisa e seus principais pressupostos teóricos. A Teoria do Meio, corrente de pesquisa da Comunicação, se preocupa com os efeitos dos meios de comunicação propriamente ditos no comportamento social das pessoas e nas sociedades. Para exemplificar a prática de pesquisa dessa Teoria discutimos de forma breve o pensamento do principal representante vivo dessa corrente, o pesquisador Joshua Meyrowitz.
[ texto completo ]

Palavras-chave : Teoria da Comunicação, Meios de Comunicação, Teoria do Meio.