3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


I Colóquio Transfronteiras de Ciências da Comunicação: Brasil, Bolívia e Paraguai

Coordenadora Nacional - Brasil:
Ruth Viana (UFMS) - viannar@terra.com.br

Coordenador Nacional - Paraguai:
Aníbal Orué Pozzo - aorue@sce.cnc.uma.py

Coordenador Nacional - Bolívia:
Erick Torrico

 

 

Trabalhos apresentados no I Colóquio Transfronteiras de Ciências da Comunicação: Brasil, Bolívia e Paraguai

 

ANÁLISE DA INTERAÇÃO PROFISSIONAL-CLIENTE E QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO EM SERVIÇOS
Prof. Dr. José Carlos Gonçalves
Instituição: UFPE

RESUMO - A qualidade dos serviços de uma empresa requer a comunicação interpessoal eficaz , pois a qualidade do atendimento decorre da qualidade da relação profissional-cliente. O trabalho reporta resultados de uma investigação sobre a natureza da comunicação organizacional e o seu papel na qualidade dos serviços. Com base em interações entre profissionais e clientes, gravadas em audio e videotape , os resultados da análise sociolinguística interacional , da análise da conversação com princípios da gestão pela qualidade total (GQT), indicam um grande desconhecimento dos profissionais da importância da comunicação verbal e não verbal para a qualidade do serviço e sugerem a necessidade de treinamento pré-serviço e em serviço de profissionais para a melhoria contínua da qualidade.

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ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO RURAL PARA OS CURSOS DAS ESCOLAS DE COMUNICAÇÂO SOCIAL DO VALE DO PARAÍBA-SP
Geraldo Bueno de Carvalho; Geraldo Magela Braga
Instituição: UFV

RESUMO - A reabilitação da discussão sobre Comunicação Rural, diminuindo ou eliminando o seu distanciamento das Escolas de Comunicação Social, é uma necessidade que a revolução tecnológica exige. Esta reabilitação se impõe às Escolas de Comunicação Social que convivem com um entorno rural, como é o caso do Vale do Paraíba-SP, área geográfica desta pesquisa. Este trabalho teve como finalidade analisar a relevância da comunicação rural nos currículos das escolas de comunicação social do Vale do Paraíba. Foi buscado à luz das considerações emanadas por docentes das escolas envolvidas com a comunicação social da região e por profissionais da imprensa regional. A necessidade de aprofundar os estudos de comunicação rural nas universidades valeparaibanas foi reivindicada pelos professores das escolas pesquisadas. Na pesquisa desenvolvida na região, ficou claro a lacuna no ensino de comunicação social nas universidades que reflete no cotidiano dos profissionais de comunicação que atuam na imprensa regional, os quais reclamam a urgência em melhorar seus conhecimentos sobre o rural, para melhor se comunicar com essa parcela da sociedade do Vale do Paraíba. A região possui estrutura universitária e os veículos de comunicação de massa necessários para implementar nas escolas e na mídia o objeto deste estudo: a comunicação rural. Isto pode ser operacionalizado dentro da flexibilização possibilitada pela nova LDB.

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CENÁRIOS PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO FRONTEIRIÇA: URUGUAIANA-LIBRES E LIVRAMENTO-RIVERA
Karla Maria Müller

RESUMO - O paper visa trazer ao debate questões relativas ao tema Comunicação de Fronteira. Possui como foco central a reflexão sobre conceitos fundantes como fronteira e integração, buscando colaborar com a análise e a compreensão dos processos comunicacionais que se desenrolam em cidades limítrofes entre o Brasil e países vizinhos do Cone Sul. A proposta aqui trazida é de mostrar como, nos espaços por onde passa a linha divisória, os campos sociais se entrelaçam, construindo um ambiente onde acertos e conflitos realizam movimentos que perpassam o local-internacional, acionando mecanismos que definem e reforçam a condição fronteiriça.

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A COMUNICAÇÃO DOS CORONÉIS SEM COMUNICAÇÃO, MAS QUE PERSUADIRAM E GOVERNARAM MATO GROSSO DO SUL
Hercules Farnesi da Costa Cunha

RESUMO - Em Mato Grosso do Sul, a assessoria de comunicação desempenhou e ainda desempenha papéis importantes no desenvolvimento ou manutenção do poder, mas, sem realmente executar o seu real objetivo. As discussões generalizadas, principalmente quando da proximidade de campanhas político-eleitorais, buscam o estabelecimento de políticas e até estratégias para as áreas de saúde, educação, segurança, mas dificilmente para a comunicação. A história contada e não contada, pesquisada para a memória dos que ainda desconhecem o início da divisão do Estado, até os dias de hoje. A importância das assessorias de comunicação na determinação da convivência entre o Governo e a população.

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OS GRUPOS DE MÍDIA NO BRASIL E AS PROFISSÕES DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Margarida Maria Krohling Kunsch

RESUMO - O trabalho tem como base uma ampla pesquisa realizada pela autora no período de 1996 a 1999, que contou com o apoio do CNPq e da FAPESP sobre "As indústrias das Comunicações no Brasil. Televisão, Mídia Impressa e Assessorias de Comunicação". Analisa o sistema brasileiro de comunicação no tocante às indústrias midiáticas e ao campo acadêmico. Descreve as principais características das indústrias das comunicações e apresenta um panorama das redes de televisão aberta e segmentada e dos grupos hegemônicos da mídia impressa. Destaca a configuração do campo acadêmico das comunicações no Brasil e sobre o modelo das habilitações profissionais. Questiona se o modelo vigente corresponde às reais necessidades e exigências sociais? Isto é o formato atual dá conta de atender as novas demandas da sociedade global e local, ou glocal, num mercado altamente competitivo, avançado técnica e tecnologicamente sofisticado?

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HORA DO FAZENDEIRO - ESTUDO DE RECEPÇÃO DE RÁDIO EM FURNAS DE BOA SORTE (MS)
Daniela Cristiane Ota
Instituição: UNIDERP

SEM RESUMO

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ÍNDIOS E TELEVISÃO - UM ESTUDO DE CASO
Gladis Linhares

Resumo - Mostrar a influência exercida pela televisão (telenovela "Terra Nostra") na vida dos habitantes da aldeia urbana "Marçal de Souza", formada por indígenas da tribo Terena, localizada no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul é o principal objetivo deste trabalho. Os estudos de recepção desenvolvidos a partir da perspectiva latino-americana são usados como referencial teórico, principalmente os autores Jesús Martin Barbero, Néstor Garcia Canclini e Guillermo Orozco Gomez. O instrumental utilizado foi a observação não participante, com visitas semanais regulares e entrevistas semi-estruturadas. Os dados recolhidos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. As conclusões, indicam que o hábito de assistir à televisão ainda está em fase de formação na vida dos indivíduos em estudo, e a sua influência não é determinante na mudança dos costumes.

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PARADIGMAS CIENTÍFICOS E ENSINO SUPERIOR
Ada de Freitas Maneti Dencker
Instituição: UNIP

RESUMO - Apresenta a ciência como um saber comunitário societáriso que interage com a organização social, econômica e política da sociedade , resultando na interferência no processo de transmissão do conhecimento por meio do controle do sistema de ensino. Analisa os diferentes paradigmas enfocando o paradigma sistêmico, enquanto resposta ao reducionaismo, destacando sua impossibilidade de dar conta da complexidade.

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RECORTES DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO NO BRASIL NAS PÁGINAS DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (1999/2001)
Sonia Virgínia Moreira
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

SEM RESUMO

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A REFLEXÃO SOBRE AS DICOTOMIAS ENTRE A REALIDADE PROFISSIONAL E A ACADÊMICA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO "VISITAS PROGRAMADAS"
Maria José Baldessar
Instituição: UFSC

RESUMO - Este artigo relata a experiência do projeto "Visitas Programadas" desenvolvido pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Rede Brasil Sul de Comunicação1 e analisa as reflexões dos alunos de graduação sobre as dicotomias entre a realidade profissional e a acadêmica. Delimita os limites e as possibilidades dessa experiência, apontando alternativas para melhorar a formação dos estudantes de jornalismo. Palavras-chave: ensino de jornalismo, extensão, realidade profissional e acadêmica.

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A TRAJETÓRIA E O DESEMPENHO DO EGRESSO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Elton Antunes; Rousiley Celi Moreira Maia
Instituição: UFMG

RESUMO - Buscamos refletir, a partir dos resultados de uma pesquisa que investigou a trajetória dos egressos do curso de Comunicação Social da UFMG (1986-1996) no mercado de trabalho, sobre a atuação e o desempenho destes nos diferentes ramos profissionais, segundo as habilitações de jornalismo, publicidade e propaganda, radialismo e relações públicas. O interesse básico é analisar como a prática profissional se estabelece e se configura diante das demandas do mercado, em função de exigências de um perfil profissional mais especializado ou de um perfil mais generalista, de um saber-fazer mais ampliado e diversificado. Para tal buscamos investigar o engajamento e a atuação dos egressos no mercado de trabalho, evidenciando as condições de inserção e de permanência no campo profissional, bem como os principais fatores que marcam as mudanças na trajetória dos profissionais.

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O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA NO PROCESSO DE ENSINO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Ana Cristina Martins Simões Corrêa
Instituição: UCDB

RESUMO - Este trabalho trata do processo interativo e integrativo entre as áreas da educação e da comunicação no que se referem ao uso dos meios de comunicação de massa - televisão, rádio, jornal, revista, cinema e Internet, por parte dos professores do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco. O resultado da pesquisa qualitativa realizada entre docentes e discentes do curso demonstrou que os meios de comunicação, especialmente no Curso de Comunicação Social, constituem instrumentos importantes no apoio didático e pedagógico do professor, ao mesmo tempo que permitem o exercício da prática do acadêmico, capacitando-o a utilizá-los na vida profissional. Foram apontadas dificuldades que comprometem seu uso e a necessidade de formação e atualização constante dos professores.

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