Trabalhos Completos


Lista por Eventos
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1863-2 - A ARTE DE NEGOCIAR A NOTÍCIA. A EXPERIÊNCIA DE 35 ANOS DO JORNAL-LABORATÓRIO CAMPUS DA UNB
Thais de Mendonça Jorge (UnB), Márcia Marques (UNB)
Evento: Altercom
Este trabalho apresenta a experiência pedagógica do jornal-laboratório Campus da Universidade de Brasília, que completou 35 anos de existência em novembro de 2005 e tem mais de 300 edições. O veículo, produzido quinzenalmente pelos alunos de 6º semestre da Faculdade de Comunicação, acompanha a trajetória político-econômica do país, a evolução da sociedade, seu comportamento e sua cultura. Para além da construção da notícia em uma redação, esta experiência do Campus envolve compartilhamento do conhecimento, a partir da relação da teoria da notícia com os conceitos de trabalho em equipe, organização de processos de produção e avaliação crítica das tarefas. São os alunos que exercem todas as funções dentro do jornal, desde os projetos gráfico e editorial até a distribuição, e essa atividade contribui para formá-los como profissionais e como cidadãos.
Palavras-chave: Jornalismo, teoria e prática, Jornal-laboratório, Ensino do jornalismo, Notícia, didática da notícia

1229-1 - A COR DA CULTURA: ROMPENDO O SILÊNCIO
Ana Paula Brandão (FRM)
Evento: Altercom
O silêncio, a ausência de som significa. Não falar sobre algo é contribuir para o continuísmo e a imobilidade. O racismo no Brasil é assim, silencioso, invisível. O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre educação, mídia e etnia, a partir da contextualização do projeto A Cor da Cultura, de valorização da cultura e história afro-brasileira. Como a mídia e a escola podem contribuir para as estratégias de desconstrução do racismo.
Palavras-chave: afro-brasileiro, etnia, educação, negro

1011-1 - A LINGUAGEM EXPERIMENTAL DA VIDEORREPORTAGEM
Patricia Thomaz (Unimar)
Evento: Altercom
Este trabalho investiga a linguagem experimental da videorreportagem no telejornalismo brasileiro, uma forma de produção alternativa que surgiu de forma tímida no Brasil, na década de 1980, e se popularizou nos últimos anos. A pesquisa desvenda a possibilidade de experimentação tanto na forma de produção, como na composição de uma linguagem inovadora. Demonstra ainda como a videorreportagem amplia o horizonte de criação do jornalista ao permitir trabalhar com todos os elementos envolvidos na linguagem da reportagem de TV.
Palavras-chave: televisão, telejornalismo, linguagem experimental, videorreportagem, produção de mídia alternativa

407-2 - A NÃO-REALIDADE MUSICAL DA AMÉRICA DO SUL
Erika Chagas Breno (Uninove)
Evento: Altercom
Tendo como referência a Escola Latino-americana de Estudos de Comunicação que diz que os meios de comunicação/mídia não retratam a verdadeira América Latina transpõe-se esse estudo para o cenário especifico da América do Sul. Destaca-se o seu diverso e por vezes desconhecido panorama musical que não é apresentado fielmente pelos meios de comunicação e que, ao invés de ser retratado como parte integrante da enraizada cultura musical brasileira, é apresentada como objeto de apreciação e conseqüentemente a isso ocorre a apresentação da não-realidade musical dessa região.
Palavras-chave: Música, América do Sul, Comunicação, Escola Latina

474-1 - A PUBLICIZAÇÃO DA FÉ SOB A ÓTICA FOLKCOMUNICACIONAL NA PROCISSÃO DE BOM JESUS DOS PASSOS, EM OEIRAS, PIAUÍ
Orlando Maurício de Carvalho Berti (URSA)
Evento: Altercom
Como é publicizada a fé na mais importante procissão religiosa do Piauí? Quais são os instrumentos usados nessa manifestação religiosa que comunicam os fiéis e sua divindade? Como isso é feito na Procissão de Bom Jesus dos Passos? São esses e outros questionamentos comunicacionais que pretendemos explanar neste trabalho, que é fruto de uma pesquisa de campo, seguida de documentário jornalístico, sobre a publicização da fé nessa procissão, que reúne anualmente em Oeiras (Sertão do Piauí, a 313 quilômetros ao Sul da capital, Teresina) mais de 30 mil fiéis, e que há mais de 200 anos mantém a tradição, oito dias antes da Semana Santa, em se louvar o Bom Jesus dos Passos. Utilizamos os estudos folkcomunicacionais como instrumentos de fundamentação teórica para explicação comunicacional dessa fé popular sertaneja.
Palavras-chave: Folkcomunicação, Bom Jesus dos Passos, Oeiras, Fé Popular, Comunicação Sertaneja

1935-1 - A RELAÇÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS DE SALVADOR COM OS TELEJORNAIS LOCAIS
Aline de Oliveira Rodrigues (FIB)
Evento: Altercom
O presente artigo propõe analisar que tipo de relação os deficientes auditivos de Salvador (receptores) têm com os telejornais locais (produtores), verificando se estes indivíduos apresentam alguma dificuldade para decodificar o conteúdo informativo que é transmitido. Partindo desse pressuposto, realizamos uma pesquisa de campo com os surdos e, também, examinamos se os telejornais contemplam de alguma maneira, este segmento de público na audiência. Ou se, pelo menos, têm propostas para adaptar o conteúdo e, consequentemente, contribuir com que usufruam uma plena cidadania. Para isso, utilizamos os dados do Censo Demográfico de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Palavras-chave: Deficientes auditivos, LIBRAS, telejornais

1250-1 - A RETÓRICA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NOS DISCURSOS DEMOCRÁTICOS
Roberta Simon (SP)
Evento: Altercom
Este trabalho busca refletir a retórica como um instrumento da semiótica e da teoria da comunicação proferida no relacionamento humano de uma sociedade democrática. Relações Públicas e retórica se movimentam numa interface cultural heterogênea como ferramenta de poder para a legitimação de seus discursos, polarização de seus interesses e democratização social. Relações Públicas e retórica buscam difundir valores, concretizar ideologias, seduzir o outro e dissipar conflitos iminentes da sociedade plural. A retórica das Relações Públicas tem função política de administrar, mediar e mesmo criar as interfaces do homem democrático na sociedade.
Palavras-chave: Relações Públicas, retórica, democracia, discurso

605-3 - A TECNOLOGIA DIGITAL E A RESTAURAÇÃO DE CABIRIA (GIOVANNI PASTRONE, 1914 E 1931)
Marcello Giovanni Tassara (UAM)
Evento: Altercom
Resumo CABIRIA (Giovanni Pastrone, 1914) é uma das obras mais importantes da cinematografia mundial. Tal obra, de dimensões espetaculares para a época, é vista pelos historiadores do cinema como a primeira super-produção, com a intenção de expandir a arte cinematográfica para além das fronteiras do simples entretenimento, perseguindo os caminhos de um potencial que mais tarde faria com que, nesta arte, fosse reconhecida a forma de expressão mais poderosa do Século XX. Neste ano, conclui-se a restauração de Cabiria, a partir dos materiais (matrizes, objetos e outros documentos) conservados sob a guarda do Museo Nazionale del Cinema de Turim, Itália. O presente trabalho visa destacar o papel das tecnologias digitais no cinema moderno e o papel que essas tecnologias desempenharam na restauração do referido filme, tanto a nível técnico como a nível de sua repercussão cultural.
Palavras-chave: Restauração, Cabiria, Mídias digitais, Giovanni Pastrone

195-5 - BUMBA-MEU-BOI DE ZABUMBA: ESTÉTICA POLÍTICA VERSUS ECOS DAS BASES POPULARES
Paulo Rogério Costa de Oliveira (Não Tem)
Evento: Altercom
Este trabalho traz reflexões sobre o Bumba-meu boi do Maranhão, a partir de observações no Sotaque de Zabumba. Com base em considerações sobre cultura e comunicação, observa-se o que há da herança do Bumba-meu-boi em São Luís, principal centro de difusão e exibição da manifestação. Reflete-se sobre o papel das manifestações populares na atualidade, em que o confronto de tempo e conceitos se faz permanente, principalmente sob presença de uma maior articulação e influência midiática, instrumento de perpetuação de agrupamentos político-ideológicos. As mudanças significativas, as lutas para firmação de espaço e a hegemonia de grupos elitistas, são os eixos de discussão sobre cultura popular diante de um processo global massificado.
Palavras-chave: Comunicação, Cultura de Massa, Cultura Popular, Bumba-meu-boi

1179-1 - CARACTERÍSTICAS DO CINEMA NARRATIVO CLÁSSICO EM UM JOGO DE VIDEOGAME
Ana Laura Moura dos Santos Azevedo (UMESP)
Evento: Altercom
O uso da tecnologia digital na produção audiovisual abre diversas discussões sobre os impactos que podem ser acarretados tanto à linguagem e aos conteúdos quanto à produção e à indústria propriamente dita. Enquanto grandes conglomerados relutam em aplicá-la totalmente, nos filmes de animação e videogames as tecnologias digitais são empregadas largamente, em alguns momentos mais aumentando a identificação com procedimentos já consolidados no cinema hegemônico do que enriquecendo a linguagem audiovisual. Este trabalho, adaptado do artigo apresentado à disciplina Cultura e Visualidade do Curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UMESP, analisa os momentos não interativos do jogo de videogame “Metal Gear Solid: The Twin Snakes”, demonstrando que são condizentes com as características predominantes do cinema narrativo clássico, base do cinema hegemônico atualmente, o hollywoodiano.
Palavras-chave: Audiovisual, Linguagem, Tecnologia Digital, Videogame

2170-1 - CINEMA INTERATIVO E SEU POTENCIAL ANTIILUSIONISTA
India Mara Martins (PUC-Rio), Bruno Vieira (SESPA)
Evento: Altercom
O objetivo deste artigo é refletir sobre o cinema interativo e o seu potencial antiilusionista. A partir de uma experiência concreta, experimentada na realização de um filme interativo e da observação e registro da recepção do público, pretendemos mostrar que a interatividade no nível da narrativa e a sua exibição em uma sala tradicional de cinema ou vídeo provocam uma efetiva participação do público. Este contexto resulta na quebra da quarta parede, criada pela narrativa ilusionista de cinema.
Palavras-chave: Cinema, interatividade, antiilusionismo

1193-2 - COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DA MRS LOGÍSTICA, ACESSO COMUNICAÇÃO JR. E SHIZEN RESTAURANTE
Monique Ferreira Campos (UFJF)
Evento: Altercom

Palavras-chave:

1000-1 - CULTURA E COMUNICAÇÃO EM CENA: OS SERTÕES DE EUCLIDES DA CUNHA E DE JOSÉ CELSO MARTINEZ CORRÊA
Marleine Paula Marcondes E Ferreira de T (USP/INISO)
Evento: Altercom
Cinco peças de José Celso Martinez Correa (A Terra, O Homem I e II, A Luta I e II) teatralizam a obra Os Sertões, de Euclides da Cunha. O livro é um ensaio artístico cujo tema principal é a Guerra de Canudos (A Luta), precedido de um estudo geográfico (A Terra) e antropossocial (O Homem), que explica o determinismo do conflito armado. A teatralização é mítica e orgiástica, de contagiante poder de comunicação. A forma carnavalizada contribui para a difusão e popularização de Os Sertões, livro essencial para a cultura brasileira.
Palavras-chave: Os Sertões, terra, homem, luta

552-3 - DE TEMPOS MODERNOS A UMA REFLEXÃO SOBRE LIBERDADE, REDUCIONISMO E COMPLEXIDADE
Telenia Terezinha de Senna Hill (UFRJ)
Evento: Altercom
O filme Tempos modernos provoca o pensar sobre o que, historicamente, o legado da razão contribuiu para a emancipação do homem. Refletir sobre o percurso existencial deste filme denuncia o reconhecimento da semelhança com algumas passagens, na contemporaneidade, do ponto de vista político-social. As ilusórias vantagens de uma era altamente tecnologizada acarretam em contrapartida o desrespeito e o desgaste da liberdade humana. Que caminho tomar para resgatar no homem o que se lhe arrebatou de sua humanidade? A partir da sociedade e do Estado ter-se-á de construir um multiculturalsmo democrático? Ou, ao contrário do reducionismo que se impôs à natureza humana, ter-se-á de reconhecer a autenticidade de uma natureza complexa diante de um porvir, indefinido por algum tempo mas mais autêntico?
Palavras-chave: Estado, sociedade, reducionismo, complexidade

1769-1 - DIVULGAÇÃO ARTÍSTICO-CIENTÍFICA: A COMUNICAÇÃO DA PESQUISA EM ARTE COMO OBJETO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Ribeiro Soares (IA-Unesp), Pelópidas Cypriano de Oliveira (IA-UNESP)
Evento: Altercom
A arte contemporânea ressalta a figura do artista-pesquisador, evidencia as relações entre Arte e Ciência, trazendo um novo desafio no âmbito da divulgação científica: comunicar a pesquisa em Arte com o mesmo rigor acadêmico das pesquisas em diferentes áreas. Esse é o tema do projeto “Divulgação Artístico-Científica: Artemídia Veemente”, desenvolvido no Instituto de Artes da Unesp. O presente trabalho relata as resultados dessa pesquisa jornalística, partindo do esclarecimento do vem a ser a pesquisa em arte e da importância da Arte como área produtora e disseminadora de conhecimento humano.
Palavras-chave: Divulgação Artístico-Científic, Divulgação Científica, Pesquisa em Arte

1514-1 - EXPRESSÃO EM LIBERDADE – ALTERNATIVAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EM PRESÍDIOS
Fernanda de Mello Dias Guimarães (Metrocamp), Alesse de Freitas (METROCAMP), Silvia Patricia Coutinho (METROCAMP), Thais Fernanda de Almeida Guidorisi de Carvalho (METROCAMP), Wander Pessoa (METROCAMP), Patricia Miranda de Toledo (METROCAMP)
Evento: Altercom
Resumo A comunicação social desenvolve papel fundamental em diversas instâncias da sociedade. Em locais onde o indivíduo é privado de sua liberdade, alternativas comunicacionais são capazes de proporcionar crescimento e ressocialização. Neste projeto piloto de comunicação carcerária desenvolveu-se um jornal chamado Expressão Prisional elaborado por presos para presos com o objetivo de despertar a população carcerária para a importância da educação no processo de reabilitação social. Como resultado de uma série de ações, dentre elas o jornal, o número de reeducandos matriculados na escola do presídio em que o projeto foi desenvolvido dobrou. Desenvolveu-se, também, um trabalho de comunicação e sensibilização junto a jornalistas que trouxe resultados satisfatórios quanto a imagem que o trabalho de ressocialização tem perante a sociedade que deve receber os egressos. ; ; ; ;
Palavras-chave: Comunicação Social, Comunicação Carcerária, Tecnologia Social, Ressocialização

639-1 - FOLKCOMUNICAÇÃO / FOLKPROPAGANDA: ESPECIAL FORMA DE DIVULGAÇÃO DA CULTURA POPULAR
Jeaine Cardoso Soares (ESURP)
Evento: Altercom
Os veículos de Comunicação de massa, nos últimos dez anos, estão divulgando a cultura popular regional em sua programação, levando-nos a observar a criatividade com que são elaborados as propagandas com temas folclóricos. A partir dessas observações perguntamos: O agente publicitário é aquele comunicador que utiliza o meio de Comunicação de Massa e, através da propaganda, divulga a cultura regional, obtendo como resultado a “Folkpropaganda”? Analisando os conceitos de Folkcomunicação, Folkmídia e mensagem publicitária, o presente estudo é relevante para a definição do papel do empresário e do agente publicitário no processo de elaboração das peças de divulgação com temas folclóricos enfatizando o significado da Folkpropaganda, dos meios de comunicação de massa, e da literatura de cordel no contexto.
Palavras-chave: Literatura de Cordel, Folkcomunicação, Folkmídia, Folkpropaganda

2172-1 - FUNÇÕES E PROJETO DE RÁDIOS E TVS UNIVERSITÁRIAS: A EXPERIÊNCIA DA UFSCAR NA IMPLEMENTAÇÃO DE SEUS VEÍCULOS
Mariana Rodrigues Pezzo (UFSCar), Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (UFSCAR), Ricardo Rodrigues da Silva (UFSCAR)
Evento: Altercom
O artigo apresenta o processo desenvolvido para a implantação da Rádio e TV da UFSCar, realizado em grupos de trabalho de Conteúdo e Tecnologia; em um Comitê Gestor; e na atividade de extensão “Rádio e TV universitárias: modelos tecnológicos e de conteúdo”. Participaram do processo membros da comunidade universitária (servidores docentes e técnico-administrativos e alunos) e da sociedade de São Carlos e região. A reflexão aconteceu em torno de cinco temas: especificidade dos meios de comunicação educativos; objetivos para as rádios e TVs universitárias; formação de recursos humanos; espaço para experimentação; e público almejado. São apresentados os resultados alcançados até o momento, concretizados nas diretrizes editoriais para a Rádio UFSCar e nas opções tecnológicas efetuadas para os veículos.
Palavras-chave: Comunicação universitária, Rádio, Televisão, Extensão universitária, Democratização da Comunicação

1223-1 - GERAÇÃO FUTURA: O QUE OS JOVENS E A TV PODEM CONSTRUIR JUNTOS.
Douglas Silveira dos Santos (FRM)
Evento: Altercom
Geração Futura oferece oficinas de produção de vídeo para jovens do ensino médio. Depois das oficinas, esses jovens são instigados a continuar trabalhando com audiovisual e a colocar em prática projetos autorais de mobilização social. Uma das características mais fortes desse projeto, que capacita os jovens para a utilização de ferramentas de produção audiovisual e ajuda na formação de um olhar crítico em relação à mídia, é a formação de redes entre os próprios jovens, ONGs, projetos, escolas, eventos e festivais. São relações pessoais e profissionais que se formam. Já tivemos oito turmas de jovens que participaram das oficinas, mas essa “barreira” de pertencer a uma turma quase não existe mais, pois todos os 145 participantes do Geração se conhecem e trabalham juntos em projetos da Mobilização e em programas do Canal Futura.
Palavras-chave: audiovisual, juventude, mobilização, televisão

489-1 - HUMOR PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE DO USO DO RISÍVEL NOS COMERCIAIS DE TV.
Thiago Almeida Ferreira (ESM)
Evento: Altercom
O humor como fonte de inspiração para a publicidade tem seu lugar de destaque nos comerciais veiculados nas televisões brasileiras. Seu uso como alternativa de discurso criativo vem sendo analisado e estudado desde a Antigüidade. Neste sentido, esta monografia apresentada como Projeto Experimental de conclusão de curso propôs-se a verificar o uso do humor utilizado nos comercias das TVs brasileiras partindo-se da análise dos conteúdos dos mesmos. Para tal buscou-se nas teorias bergsonianas características que possibilitassem um melhor entendimento do uso do Risível e suas similariedades com os discursos das propagandas, utilizando-se de amostra de filmes publicitários que obtiveram destaque nos principais veículos e meios de comunicação do final dos anos 70 até a atualidade.
Palavras-chave: Humor, Criação, Publicidade, Televisão

138-1 - INFORMAÇÃO E CIDADANIA: O PAPEL DA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Ana Cristina Suzina (UFPR)
Evento: Altercom
Esta reflexão é fruto de um exercício em andamento, no curso de especialização em Sociologia Política na UFPR, e especialmente, de observações realizadas durante minha experiência profissional. Em quatro anos na Pastoral da Criança, pude observar como conceitos técnicos e científicos se tornavam palavra comum entre barracos e casebres em favelas e distantes rincões de todo o Brasil. Os quatro anos seguintes estiveram e continuam relacionados com a produção científica, nas assessorias de comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e na Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Muito além da própria atividade desenvolvida nessas organizações, senti-me provocada a pensar o quanto a informação devidamente transmitida e disseminada favorece a participação cidadã, a mobilização e a transformação social.
Palavras-chave: comunicação alternativa, jornalismo, participação social, cidadania

956-2 - INFORMAÇÕES AGROPECUÁRIAS: ANÁLISE COMPARATIVA DE CONTEÚDOS E FUNÇÕES DE JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO
Ana Paula da Silva (Cepea/Esalq-USP)
Evento: Altercom
Este artigo trata da oferta de conteúdos agropecuários publicados em jornais impressos de grande circulação e do papel que essas informações cumprem para profissionais do agronegócio. É importante destacar que esses agentes (usuários/demandantes de informação) dispõem de internet. Esta foi uma condição necessária para analisar a função dos meios tradicionais de comunicação (jornais impressos) frente aos novos canais (on-line). Afinal, para que servem as páginas de agronegócio de jornais impressos de grande circulação em época de avanço da internet? Constatou-se que o conteúdo de jornais especializados em economia chega a ser levado em conta por seus leitores, enquanto os de abordagem geral cumprem a função de despertar o público para determinado assunto, servindo de “vitrine” para que ele busque aprofundamento da notícia em outros meios.
Palavras-chave: Comunicação rural, oferta de informação agropecuá, função do jornal impresso, jornalismo especializado

773-2 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ESTADO LIBERAL
Adriana Cristina Omena dos Santos (ECA/USP - UFT), Francisco José Daher Junior (UFT)
Evento: Altercom
O presente texto é resultado de pesquisa teórico-descritiva e analítica, na temática da Educação Ambiental e sua relação com os meios de comunicação. De caráter interdisciplinar, o texto aborda as teorias da comunicação, questões relacionadas à ideologia e ao meio ambiente da informação para analisar a ciência e a educação ambiental sob a perspectiva da comunicação ambiental no mundo globalizado, que vive as conseqüências do estado liberal. Ao abordar a homogeneização da cultura e a lógica iluminista de dominação, o texto mostra a educação ambiental e seu viés apocalíptico abordado nos últimos anos.
Palavras-chave: educação ambiental, meio ambiente, meios de comunicação

433-1 - MENSAGEM SUBLIMINAR ATRAVÉS DAS CORES: SEU USO NA CRIAÇÃO DE MARCAS
Lúcia Maria Noya Muniz da Rocha Galvão (ESM), Ute Ana de Farias Batista Lira (ESM)
Evento: Altercom
Esta monografia para realização do Projeto Experimental de conclusão do curso teve como finalidade confirmar ou não a existência do uso da mensagem subliminar através das cores na criação de marcas. Pretendeu esclarecer o que cerca a mensagem subliminar, seu uso enquanto técnica em comunicação, levando em conta a análise das cores e as informações transmitidas no contexto da criação de marcas.Após os estudos concluiu-se sobre a existência do uso da mensagem subliminar através das cores na criação de marcas, o que depende de quem cria e, também, partindo de que é mensagem subliminar o que uma pessoa sabe e a outra não.
Palavras-chave: Uso, Informação, Cores, Criação de Marcas

1453-2 - NÃO QUEBRE ESSA CORRENTE: A TRADIÇÃO ORAL VIA INTERNET
Jane Emirce de Melo (UNIVERSO)
Evento: Altercom
O avanço tecnológico da informação e a sua convergência com os meios de comunicação de massa não suprimiu o processo interativo da cultura popular e do folclore do povo brasileiro. Vez por outra, o internauta depara-se com mensagens popularmente conhecidas como “correntes” na sua caixa de correio eletrônico. Sempre ameaçadoras essas mensagens intimidam o destinatário/receptor para que o mesmo não quebre a “corrente”, contudo, ao cumprir as instruções, garantem os emissários, coisas maravilhosas vão acontecer em suas vidas. Entende-se que a Folkcomunicação, teoria do pesquisador e jornalista pernambucano Luiz Beltrão poderia explicar o fenômeno das correntes no processo comunicacional de massa.
Palavras-chave: Folkcomunicação, tradiçao oral, catolicismo popular, correio eletrônico

1917-2 - O DISCURSO COMUNICATIVO E MIDIÁTICO PRODUZIDO EM FAVOR DA PREVENÇÃO DA AIDS PARA MULHERES.
Wildney Feres Contrera (UNICSUL)
Evento: Altercom
Resumo O artigo tem como objetivo estudar como o processo comunicativo e o uso estratégico dos meios de comunicação de massa forjaram a construção da aids feminina no Brasil. Nesse sentido, as conquistas para o enfrentamento da epidemia da aids é o resultado do processo acumulativo de saberes da sociedade mediante as trocas sociais e comunicadas, das práticas culturais cotidianas e da produção de sentidos e significados que foram atribuídos pela sociedade.
Palavras-chave: comunicação, discurso, mulher

443-1 - O USO DO BLOG POR MEIOS JORNALÍSTICOS NO BRASIL
Erika dos Santos Zuza (UFRN)
Evento: Altercom
O estudo do impacto e uso dos blogs no mundo corporativo é recente no Brasil e no mundo. Atualmente a ferramenta é usada principalmente como diários pessoais, ou seja, páginas em que o autor expressa opiniões e percepções a cerca de si mesmo ou do mundo que o cerca. Devido à interatividade o blog vem conquistando um terreno novo na internet e está sendo adotado por organizações jornalísticas como ferramenta corporativa de comunicação e divulgação de informações estratégicas. Visando contribuir para a geração de conhecimento a cerca da aplicação do blog pelas empresas jornalísticas brasileiras, este artigo propõe uma análise das características desta ferramenta, através de pesquisa aplicada nos blogs disponíveis nos sites do jornal ‘O Globo’, do programa ‘Fantástico’ da TV Globo e das revistas ‘Super Interessante’ e ‘Você S/A’, publicadas pela Editora Abril.
Palavras-chave: Blog, Jornalismo, Internet

1928-1 - OS NOVOS CAMINHOS DO JORNALISMO AMBIENTAL ACREANO: OS BLOGS COMO PAUTEIROS DA MÍDIA
Aleta Tereza Dreves (UFAC), Wagner Costa (UFAC)
Evento: Altercom
Procurando alcançar um público cada vez mais diversificado à discussão do jornalismo ambiental avança por todas as esferas dos mass medias. E a internet, uma mídia marcada pela agilidade na transmissão de informações, recursos diversificados e na abrangência de público, alcança um espaço cada vez maior como importante meio para a divulgação de temas relacionados ao meio ambiente, além de se constituir em um importante banco de dados, que serve como fonte de pesquisa para os profissionais da informação.Nesse contexto, a proposta desta pesquisa é demonstrar a importância dos blogs como instrumento para discussão de temas referentes ao meio ambiente no Acre e, de banco de dados ou fonte de pesquisas para os leitores. Assim se estaria assumindo uma das funções do jornalista: a de investigar as potencialidades das novas tecnologias de comunicação e suas linguagens midiáticas.
Palavras-chave: Jornalismo Online, Jornalismo Ambiental, Blogs

1945-1 - PIATAMZINHO: ESTRUTURAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SITE INFANTO-JUVENIL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Jackson Colares da Silva (UFAM), Maria de Nazaré Pinheiro Ferreira (UFAM), Romilda Araújo Cumaru (UFAM), Brunna Richelly Lima Rocha (UFAM), Lilia Valessa Mendonça da Silva (UFAM), Denise de Almeida E Silva da Cunha (UFAM)
Evento: Altercom
O surgimento de novas tecnologias de informação de comunicação permitiu o fomento de um novo campo de divulgação, mais amplo e abrangente, oferecendo também um leque de recursos e oportunidades para a expansão do processo educativo infanto-juvenil. Neste trabalho apresentamos a experiência de desenvolvimento de um recurso didático interativo para educação ambiental, i.e, a construção de um site infanto-juvenil “PIATAMzinho” que, a partir das informações geradas no âmbito das pesquisas realizadas no Projeto Piatam, deverá disponibilizar informações sobre o meio ambiente amazônico, na perspectiva da educação ambiental, e também de jogos e brincadeiras.
Palavras-chave: Tecnologia de informação, Educação ambiental, Site infantil, Popularização da ciência e tec

834-1 - REFERENDO: OMISSÃO OU PARTICIPAÇÃO? UM CASO DE COMUNICAÇÃO AMBÍGUA.
Roberta Lucas Scatolim (FESL)
Evento: Altercom
Em outubro de 2005, foi delegada à sociedade brasileira aprovar ou não o desarmamento. A proibição do comércio de armas levou o eleitor à urna diante de uma pergunta ambígua e obrigatória: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". O Referendo contra o desarmamento no Brasil foi instituído para exercer a democracia, através do voto da população. A proposta por esse trabalho enfoca a metodologia aplicada pela campanha de comunicação do desarmamento à opinião pública, através de uma pergunta que demonstra o poder de persuasão da política através da mídia, que promoveu um discurso retórico e coercitivo.
Palavras-chave: Propaganda política, Referendo, Discurso, Comunicação

1094-1 - SHOWRNALISMO CANALHA NO GLOBO ESPORTE: TEORIA E ANÁLISE DO COMPROMETIMENTO POLÍTICO DO PROGRAMA COM A SOCIEDADE
Marcus Vinicius Leite Fraga (UEL)
Evento: Altercom
Este estudo combina os conceitos de jornalismo canalha e showrnalismo. Trata-se de uma metodologia de análise a fim de explicar o comprometimento político do programa Globo Esporte. São analisadas reportagens produzidas entre 26 e 30 de setembro de 2005 comparativamente com o mesmo período em que foram veiculadas essas matérias semelhantes no jornal Folha de S. Paulo. A expressão que dá título ao trabalho pode dar a entender algo depreciativo ou contundente. Na realidade, showrnalismo e jornalismo canalha são expressões cunhadas por José Arbex Jr. (2001 e 2003), e aqui são utilizadas na composição de um conjunto de vetores destinados a sustentar as análises. Consegue-se mostrar que o programa fragmenta a informação de uma forma a perder relevância ou torna-la superficial.
Palavras-chave: jornalismo canalha, showrnalismo, ídolo, sociedade do espetáculo

1937-1 - SITE PIATAM: PESQUISA CIENTIFICA E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO EM SIMBIOSE
Denise de A. E S. da Cunha (Ufam), Jackson Colares da Silva (UFAM), Maria Suelen Ribeiro dos Reis (UFAM), Edson Ricardo Soares Pereira da Cunha (PETROBRAS), Brunna Richelly Lima Rocha (UFAM), Lilia Valessa Mendonça da Silva (UFAM)
Evento: Altercom
Diante de um projeto de grande abrangência no que se refere à pesquisa e meio ambiente como o Piatam – Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Amazonas, a construção de um ambiente virtual de informação e comunicação científica e ambiental que se concretiza em sua pagina web, surge como uma estratégia de divulgação da ciência e tecnologia gerada no âmbito do projeto, bem como do seu andamento e resultados, tanto para os pesquisadores da comunidade científica quanto para a sociedade em geral. Este trabalho visa mostrar que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como o site do Piatam, se fazem ferramentas não só necessárias, como também inovadoras e eficazes, no cumprimento desse papel.
Palavras-chave: página web, internet, pesquisa científica, tecnologia, TIC

2163-1 - THE HIRE: O HOLOGRAMA DE MORIN SOBREPOSTO A UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA.
Vinícius Amaral Möller (ESPM-RS)
Evento: Altercom
O emprego da Internet como mídia única para campanhas publicitárias é o ponto de partida para este estudo. O raciocínio complexo de Morin (2000) e o conceito de marketing viral de Godin (2001) constituem o centro desta reflexão. A pesquisa bibliográfica fornece o embasamento teórico necessário para um estudo de caso, que identifica quais os aspectos da complexidade e do marketing viral que contribuem para o sucesso do case da campanha The Hire, da BMW, lançada em 2001. Seus resultados geraram ações inspiradas em seu formato inclusive entre seus concorrentes, o que atesta sua relevância para o cenário da publicidade online.
Palavras-chave: Internet, BMW, Morin, marketing viral, mídia única

1932-1 - VALORIZAÇÃO DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA UFF - PROJETO TROTE CULTURAL
Nelma Pinto Cezário (UFF), Ester Cristina Machado Ruas (UFF)
Evento: Altercom
Esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância do projeto Trote Cultural UFF na valorização da imagem institucional da Universidade Federal Fluminense.Criado para diminuir a violência e a humilhação que algumas vezes acontecia nos trotes tradicionais, o projeto tem como objetivo receber os novos universitários e inseri-los no cenário acadêmico através da integração entre os estudantes, a universidade e a sociedade para realização de atividades socioculturais. A prática continua dessas ações junto a comunidade, desperta no universitário a consciência de sua importância na construção de um Brasil menos desigual, com oportunidades, ética e educação para todos.
Palavras-chave: Valorização da imagem, Comunicação Integrada, Trote Cultural

1233-1 - VOU TE CONTAR: SOBRE A TELEVISÃO COMO SUPORTE DE MEMÓRIA.
Leonardo Moraes Menezes (FRM)
Evento: Altercom
Sob a ameaça da amnésia digital e do deslocamento do território para o espaço virtual, os meios de comunicação cada vez mais exploram o “boom” da memória característico da contemporaneidade e criam alternativas de registro e exibição de histórias de vida, cultura popular, conversações cotidianas e outras trocas culturais e informacionais. Esta comunicação discute a contribuição das mídias para a preservação das memórias sociais e audiovisuais do Brasil. O programa “Vou Te Contar” produzido pelo Canal Futura em parceria com o Museu da Pessoa é analisada, visando-se discutir as estratégias encontradas para o registro das histórias de vida musealizadas pela televisão em confronto com o formato utilizado na web. Através do programa, pretende-se evidenciar de que maneira a televisão pode se constituir como um patrimônio cultural brasileiro em si.
Palavras-chave: audiovisual, patrimônio, arquivo, imagens

 
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