Trabalhos Apresentados

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NÚCLEOS DE PESQUISA

NP 12 - Comunicação para a Cidadania

Coordenadora: Profa. Denise Maria Cogo

RELAÇÃO DE TRABALHOS
 
EM TORNO DO NEOPOPULISMO MIDIÁTICO NA BAHIA
ALMEIDA, G.W., ALMEIDA, A.J.
Universidade Federal da Bahia - UFBA e Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo : O objetivo deste artigo é registrar as principais mudanças históricas que ocorrem na forma de se fazer política, no Brasil, a partir da Nova República, que compreende o período da volta das práticas democráticas. Verifica-se que ocorreu um imbricamento entre mídia e política, sendo necessário examinar, com maior cuidado, de como se manifestam as relações havidas entre os políticos profissionais, de corte conservador, herdeiros dos antigos coronéis políticos, e suas recentes práticas políticas centradas na mídia. Em princípio, pode ocorrer uma inibição da manifestação plena da cidadania, devido ao estratagema de impedir a livre participação popular. O texto se apoia no caso ACM na Bahia.
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Palavras-chave : neopopulismo midiático; populismo e coronelismo urbano; cidadania plena


LUGAR DE INTERLOCUÇÃO, LUGAR DE LUTA DISCURSO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA SAÚDE INDÍGENA
ARAÚJO, I.
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo : Os índios sempre ocuparam um lugar periférico nas relações interétnicas. Sempre foram falados, nomeados, classificados, silenciados. O presente texto objetiva mostrar e argumentar que está em curso, hoje, um processo de conquista de um outro lugar de interlocução, de fortalecimento do seu protagonismo enunciativo. Um dos principais locus dessa conquista é a saúde indígena, espaço constituído por diversos e conflituosos interesses, no qual os índios estão conseguindo fazer valer o que o campo da saúde denomina de "controle social": influir sobre as políticas públicas que lhes dizem respeito. Para ajudar a compreender esse cenário, são convocados principalmente dois autores: Homi Bhabha e seu conceito de hibridismo como resistência e Norman Fairclough, com sua abordagem do discurso como espaço de transformação social.
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Palavras-chave : discurso e transformação social; protagonismo enunciativo; saúde indígena


O MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO DO CONSUMISMO: A CRÍTICA DO CONSUMO E O CONSUMO DA CRÍTICA
ASSIS, E.G.
Universidade Católica de Pelotas

Resumo : O movimento contemporâneo de contestação do consumismo, analisado na figura da organização não-governamental Adbusters, demonstra uma adaptação ao referencial teórico também contemporâneo sobre a sociedade de consumo, e ao mesmo tempo propõe táticas e ações diferenciadas em relação a movimentos passados que tiveram os mesmos fins. Há uma adaptação à estética da publicidade e propaganda, voltada para criação/divulgação de anúncios e campanhas anticomerciais utilizando-se da paródia e da ironia. Contudo, este novo modo de agir aparentemente dá maior abertura à Diluição praticada pela Indústria Cultural. O artigo é uma crítica a tais táticas de contestação, constatando tal deficiência, com o fim de desenvolvimento construtivo do movimento anticonsumismo.
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Palavras-chave : sociedade de consumo; anti-consumismo; Adbusters


MÍDIA COMUNITÁRIA: NOVAS TECNOLOGIAS E A EMERGÊNCIA DO LOCAL
BOTÃO, P.R.

Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns apontamentos sobre o desenvolvimento das mídias comunitárias na contemporaneidade. A partir de pesquisas envolvendo o jornalismo de bairro e o uso da Internet como alternativa de comunicação da comunidade, aponta-se para a necessidade de se repensar variáveis relacionadas ao contexto e uso das tecnologias, à participação e ao financiamento dos veículos comunitários.
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Palavras-chave : comunidade; comunicação comunitária; mídia comunitária


A VOZ DA MULHER - CIDADANIA E RELIGIOSIDADE NO PROGRAMA RADIOFÔNICO DO CENTRO DAS MULHERES DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)
CANUTO, E.

Resumo : Este trabalho consiste num estudo sobre as mensagens emitidas por meio do programa radiofônico, A Voz da Mulher, produzido pelo Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão. O objetivo principal foi compreender a construção simbólica realizada, com ênfase nas questões de cidadania e religiosidade. Percebeu-se que a produção discursiva foi marcada pela apropriação e usos de uma multiplicidade de elementos provenientes de mediações diversas, com destaque para o contexto específico da Zona da Mata pernambucana, tendo sido as mensagens permeadas por traços culturais característicos desta região, ressaltando-se o paternalismo, conformismo e resignação, solidariedade, resistência e desejo de mudança. Trata-se de uma pluralidade de elementos que se relacionam de forma complexa, configurando um discurso de caráter heterogêneo, mas que, de um modo geral, não destoaa da proposta de transformação social pretendida pelo Centro.
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Palavras-chave : produção discursiva; cidadania; religiosidade


MÍDIA, INTERCULTURALIDADE E CIDADANIA: MAPEANDO AS ESTRATÉGIAS DE MIDIATIZAÇÃO DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS E DAS FALAS IMIGRANTES NO CONTEXTO BRASILEIRO
COGO, D.
UNISINOS

Resumo : O trabalho apresenta reflexões resultantes de um projeto de pesquisa voltado à compreensão dos processos de produção de sentido sobre a experiência da imigração na mídia brasileira no marco das especificidades assumidas pelos processos migratórios contemporâneos. A pesquisa tem como objetivo confrontar as representações construídas pelo agendamento proposto pela mídia impressa com as dinâmicas socioculturais e práticas cotidianas vivenciadas por distintas categorias de imigrantes no contexto brasileiro. Tendo como suporte as interfaces teóricas entre mídia, imigração e interculturalidade nas suas inter-relações com os processos de cidadania, é realizado um mapeamento e análise iniciais sobre as estratégias de enunciação das imigrações e das falas imigrantes, em uma amostra de mídias impressas brasileiras. Desse mapeamento, resulta o percurso metodológico da pesquisa, constituído em torno de análise discursiva e de histórias vida que possibilitem o confronto entre a imigração narrada e a imigração vivida como fundamento para a compreensão das estratégias de "midiatização" dos processos migratórios e das falas imigrantes no contexto brasileiro.
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Palavras-chave : mídia; imigração; interculturalidade


A MIDIATIZAÇÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS: ESTUDO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO - NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA E URUGUAIA - DAS REPRESENTAÇÕES INTERCULTURAIS DOS IMIGRANTES
DUARTE, P.R.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo : O seguinte artigo pretende por "acima da mesa ded trrabalho", para discutir, o projeto de pesquisa que busca trabalhar a midiatização como processo de construção das identidades culturais, estudando os processos de produção de sentido das representações interculturais dos imigrantes no contexto do Mercosul - na mídia impressa brasileira e uruguaia. E compreender a produção de sentido produzido pela vivência do imigrante, assim como as interações que se articulam entre as representações construídas pelo agendamento da mídia impressa e as dinâmicas socioculturais vivenciadas no cotidiano das diferentes categorias de imigrantes.
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Palavras-chave : midiatizaçao; imigração; identidade; América Latina; Mercosul


COMUNICAÇÃO E ABSTRAÇÃO DA AÇÃO SINDICA: UM OLHAR SOBRE O SINTTEL/PR DURANTE A DÉCADA DE 90
SANTOS FERRAZ, M.A.
Universidade de Guarulhos

Resumo : Este texto faz uma análise sobre a ação sindical na década de 90. O ponto de partida é a crise do movimento sindical que se manifesta na diminuição de greves e outras manifestações. Entretanto, o poder político da Central Única dos Trabalhadores permanece significativo e é nesta contradição que a hipótese de substituição da ação grevista por uma ação midiática é levantada. Ao procurar verificar esta hipótese, o texto percorre as transformações do poder político dos atores sindicais, as novas formas de legitimação desse poder, as relações do campo sindical com outros campos sociais e faz um diagnóstico de um processo de abstração da ação sindical: abstração que separa ação e ato, representante e representado, história e historicidade.
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Palavras-chave : ação; abstração; comunicação; sindicato


RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM CAMPINAS: A PERDA DE ESPAÇO DA ALTERNATIVA POPULAR
FUSER, B., MAIA, R.C.M.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo : Estudo realizado em 2000 e 2001 com 14 rádios comunitárias em Campinas apontou para a tendência de essas emissoras, criadas com o objetivo de serem a expressão aberta e plural de uma comunidade ou bairro, estimulando a cultura local e sem fins lucrativos, terem se transformado em espaço ocupado por grupos religiosos e comerciais. Apenas três das 14 emissoras pesquisadas possuem características que permitem considerá-las como parte de um esforço de construção de uma comunicação dialógica, com a participação da população da comunidade, instrumento de exercício de cidadania. As três abrem-se intensamente à participação da comunidade, seja através da gestão através de associações criadas pela comunidade, e por elas administradas, seja através da possibilidade de uma participação direta da comunidade na elaboração de programas, sem pagamento por eles, dentro de critérios de uma política de programação em defesa dos interesses da comunidade.
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Palavras-chave : rádios comunitárias; comunicação e participação; comunicação e política


A PROBLEMÁTICA DO SUJEITO E DAS ESTRUTURAS: PENSAR A CIDADANIA A PARTIR DO COMUNICACIONAL: O MODELO MATTELARTIANO
MALDONADO, A.E.
UNISINOS

Resumo : O trabalho aborda as relações entre o campo midiático e os campos sociais, dialogando com as formulações de Michèle e Armand Mattelart sobre os nexos entre sujeitos, classes, gupos e configurações sociais. Realiza-se uma reflexão sobre os processos latino-americanos e mundiais que tratam das inter-relações comunicação/cidadania, colocando uma ênfase especial na necessidade de reconstrução das formulações críticas a respeito das estruturações mídias/ públicos. A produção de significações, as estratégias midiáticas, os usos e apropriações pelos públicos são problematizadas numa ótica transformadora da hegemonia atual. Argumenta-se, nessa perspectiva, sobre a urgência de redefinições em relação à problemática do poder e às competências comunicacionais.
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Palavras-chave : sujeitos históricos; mídias; sociedade


RECEPÇÃO E CIDADANIA: O DESPERTAR DO SUJEITO POLÍTICO PELAS MENSAGENS DO MST
MELO, P.R.
Universidade Católica de Pernambuco - ÚNICA

Resumo : O objetivo deste trabalho é investigar a recepção das mensagens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - sobre a reforma agrária pelos agricultores do Assentamento Pedro e Inácio, localizado no município de Nazaré da Mata, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Da condição de indivíduo excluído, marginalizado, esses trabalhadores rurais, ao ingressar no MST, passam por um processo de sensibilização de seus direitos através da proposta da reforma agrária com vistas à construção do sujeito político, organizado, cidadão, que conhece a importância da sua participação na conquista de seus direitos. Este processo, denominado de mudança cultural tendo em vista a construção da cidadania, reflete conflitos e contradições, e cujo receptor é um produtor de sentidos, sujeito ativo, em que a recepção não se constitui em um fim em si, mas num processo.
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Palavras-chave : cidadania; recepção; MST


DIAGNÓSTICO DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO
MENDONÇA, M.L.M.
Universidade Federal de Goiás - UFGO

Resumo : As estratégias comunicacionais empreendidas por organizações do Terceiro Setor estão, cada vez com maior freqüência, utilizando as técnicas originárias do marketing no planejamento e gestão de suas atividades. Mesmo considerando que a implementação de instrumentos mercadológicos possa proporcionar maior visibilidade às ações e maior eficácia na arrecadação e administração de fundos, a transposição deste instrumental deve ser feita de forma cautelosa para evitar que as atividades empreendidas não tratem seu público-alvo como objeto. É necessário que as populações cisadas pelas ações das organizações participem efetivamente e sejam as verdadeiras construtoras de seu processo de mudança social. Para isto, seria necessário eliminar das técnicas mercadológicas empregadas tudo que não possibilite a emergência de sujeitos sociais autônomos.
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Palavras-chave : terceiro setor; marketing; subjetividade


O IMAGINÁRIO DA DROGADIÇÃO: UMA ANÁLISE DAS CAMPANHAS ANTIDROGAS
MENEGUIN, A.M.P.L.
Centro Universitário de Brasília - UniCeub

Resumo : O uso indevido de drogas comparece como grande desafio deste tempo, ultrapassando o indivíduo para localizar-se nas relações que este estabelece com a sociedade. Os esforços contrários, em especial a propaganda, insistem em associar a drogadição a ilegalidade ou reduzi-la a perversão. Contudo, enquanto não se aprofundarem nos aspectos simbólicos do fenômeno, presentes no imaginário da cidade, da religião, da família, da juventude, da mídia, tendem a reforçar ainda mais justamente o que pretendem combater. Como objeto, foram escolhidos oito filmes publicitários assinados pela ONG Associação Parceria contra as Drogas, veiculados entre 1996 e 2002.
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Palavras-chave : drogadição; propaganda; imaginário


ESCUTA SONORA: A EXPERIÊNCIA DA CASA GRANDE FM
OLIVEIRA, C.F.
Universidade Estadual do Ceará - UECE

Resumo : O artigo em questão discute a experiência da rádio comunitária Casa Grande FM. Situa a emissora dentro do contexto regional em que esta se localiza. Historiciza seu surgimento dessa rádio no interior da prática socioeducativa da Fundação Casa Grande, localizada em Nova Olinda no Ceará. A análise da programação possibilita fazer uma comparação entre a segmentação elaborada pelas emissoras comerciais e o modo como as rádios comunitárias constróem sua aproximação com a diversidade cultural, apresentando uma lógica distinta do padrão comercial hegemônico.
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Palavras-chave : rádios comunitárias, cidadania e diversidade cultural


ELEMENTOS VISUAIS DO JORNAL SEM TERRA: REFORÇO AOS SÍMBOLOS E À UNIDADE
OLIVEIRA FILHA, E.A.
Universidade Tuiuti do Paraná e das Faculdades do Brasil

Resumo : O Jornal dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (JST), editado pela direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), completou 20 anos em agosto de 2001. Trata-se de uma publicação mensal, de 16 páginas, formato germânico e 30 mil exemplares de tiragem. Destinado aos militantes e integrantes de base do MST, espalhados por assentamentos e acampamentos de todo o Brasil, o jornal chega também a nove mil assinantes "externos" que são apoiadores do Movimento. Os elementos visuais, especialmente fotografias e charges, têm grande importância na publicação já que parcela considerável de seus leitores é constituída por pessoas analfabetas ou semialfabetizadas. O Jornal Sem Terra se utiliza destes elementos como reforço aos princípios básicos do MST (a disciplina e a unidade) e aos valores essenciais cultivados por seus membros (o espírito de sacrifício e a solidariedade).
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Palavras-chave : Imprensa Popular; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Fotografia


A COMUNICAÇÃO NA AÇÃO DAS ONGS: A EXPERIÊNCIA DA AS-PTA - ASSESSORIA E SERVIÇOS A PROJETOS EM AGRICULTURA ALTERNATIVA, NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ
RIFFEL, C.
Universidade Vale do Itajaí

Resumo : As organizações não-governamentais que atuam no meio rural surgem no período de redemocratização do país em busca de um modelo alternativo para a agricultura brasileira. Nessa perspectiva, as ONGs são pioneiras na utilização do conceito de agricultura sustentável, atuando no desenvolvimento de alternativas de produção agrícola adaptadas à realidade dos agricultores, orientadas pelos princípios da agroecologia. As entidade buscaram definir sua estratégia de intervenção tendo como premissa a necessidade de promover o envolvimento dos agricultores no processo de geração de tecnologias apropriadas. A partir do estudo das ações de comunicação desenvolvidas pela AS-PTA - Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, na atuação junto aos agricultores na região Centro-Sul do Paraná, buscou-se compreender o papel que a comunicação desempenha no âmbito de atuação das ONGs que atuam na promoção da agricultura sustentável.
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Palavras-chave : comunicação popular; ongs; agricultura sustentável


COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM PROJETO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO MUNICIPAL: UM ESTUDO DE CASO SIMEONE
HENRIQUES, M., VIEZA, F.
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo : O trabalho descreve as estratégias de comunicação utilizadas no projeto "Carbonita Cidade Futuro", realizado em Carbonita/MG. Tendo como base uma contextualização desta experiência política e a concepção sobre as funções da comunicação neste processo mobilizador, indica a problematização de inúmeros aspectos que estão sendo considerados dentro do projeto de pesquisa que analisará o uso das estratégias de comunicação no processo como um todo.
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Palavras-chave : mobilização; planejamento; comunicação comunitária


DISTRIBUIÇÃO E USO DE RECURSOS COMUNICACIONAIS POR COMUNITÁRIOS: O PORTAL DO ALVORADA COMO AÇÃO SOCIAL NO MUNDO GLOBALIZADO E INFORMATIZADO
SPENILLO, G., CALONIO, C.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo : O trabalho apresenta uma preliminar de pesquisa, que procura estudar as estratégias de comunicação entre Governo Federal e camadas populares da população brasileira, tendo organizações não-governamentais como parceiras executivas. Consideramos a distribuição e o uso de recursos comunicacionais no Portais do Alvorada instalados em municípios paraibanos. Ainda, analisamos o processo de criação e instalação das rádios comunitárias Portal do Alvorada.
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Palavras-chave :


PASTORAL DA FAMÍLIA E AIDS: COMUNICAÇÃO, SAÚDE E CONSCIENTIZAÇÃO
TRASFERETTI, J.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo : Este texto procura registrar a comunicação, no todo, tendo como estudo a informação sobre a AIDS na Pastoral da Família, da Igreja Católica, de três Paróquias da cidade de Campinas. Tem por objetivo detectar qual a informação utilizada nestas pastorais, ou se existe alguma informação que possa orientar às famílias. Esta comunicação sobre a AIDS nas pastorais é considerada um dos grandes desafios da Igreja Católica neste novo século.
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Palavras-chave : comunicação; pastoral da família; AIDS; conscientização