Trabalhos



DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
[Voltar]


 1378-1 - A CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO NO MERCADO DE REVISTAS BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DE NEYMAR
Luís Henrique Mendonça Ferraz (Universidade Estadual Paulista)

Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, esporte, mercado de revistas brasileiro, Neymar, idolatria
[Trabalho]


 965-1 - A CONTRIBUIÇÃO FUNCIONALISTA AO ESTUDO MIDIÁTICO: AS MENSAGENS NA CAMISA DO CORINTHIANS
Gabriel Arroyo (Universidade Estadual de São Paulo); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:   camisa de futebol, Corinthians, funcionalismo, comunicação, midiatização
[Trabalho]


 1650-1 - A MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DO HERÓI ESPORTIVO: ANÁLISE DA REVISTA PLACAR COM NEYMAR CRUCIFICADO
Patrícia Rangel Moreira Bezerra (Faculdades Integradas Rio Branco)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  herói, Neymar, imaginário, religião, revista Placar
[Trabalho]


 1227-1 - AS REPRESENTAÇÕES DO ESPORTE NAS PÁGINAS DO JORNAL O BAURÚ - 1907-1915
Fábio Camargo Fleury de Oliveira (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte, História da imprensa, Jornalismo do interior, Modalidades esportivas
[Trabalho]


 1386-2 - AVALIAÇÃO DE MARCAS NO ESPORTE UNIVERSITÁRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Luciana Melloni Rocco de Oliveira (Universidade Nove de Julho); Ary José Rocco Junior (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte Universitário, Gestão do Esporte, Gerenciamento de Marcas, Marketing Esportivo, Comunicação no Esporte
[Trabalho]


 962-1 - DA TRANSMISSÃO ANALÓGICA À TRANSMISSÃO DIGITAL TELEVISIVA DE FUTEBOL
Tatiana Zuardi Ushinohama (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Futebol, Transmissão televisiva, Esporte, Comunicação
[Trabalho]


 58-1 - ENTRE TAPAS E BEIJOS: A HUMANIZAÇÃO “FANTÁSTICA” DO LUTADOR DE MMA ANDERSON SILVA PELA REDE GLOBO DE TELEVISÃO
José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Análise do Discurso, MMA, Rede Globo, Fantástico, Anderson Silva
[Trabalho]


 239-1 - FIM DA NOTÍCIA: O "ENGRAÇADISMO" NO CAMPO DO JORNALISMO ESPORTIVO DE TELEVISÃO
Mariana Corsetti Oselame (Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Do Sul); Cristiane Finger Costa (Pontifícia Universidade Católica Rio Grande Do Sul)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Televisão, Jornalismo Esportivo, Valores-Notícia, Infoentretenimento
[Trabalho]


 982-1 - FOLKJORNALISMO: A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO POPULAR DA COPA DO MUNDO DE 2014
Marcel Neves Martins (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Copa do Mundo, Folkcomunicação, Zero Hora
[Trabalho]


 1635-1 - FUTEBOL, MÍDIA E REPRESENTAÇÃO: A SELEÇÃO BRASILEIRA PELOS SITES R7 E GLOBO ESPORTE NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012.
Francisco Angelo Brinati (Universidade Estadual Do Rio De Janeiro); Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mídia, Representação, Discurso, Seleção Brasileira, Olimpíadas
[Trabalho]


 655-1 - HELENO: O QUE O HERÓI PODE NOS DIZER DE SUA CULTURA?
Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha (Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, herói, cultura, cinema, sociedade
[Trabalho]


 1141-1 - HEROÍSMO E OLIMPISMO: A NARRATIVA DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE OS ATLETAS BRASILEIROS MEDALHISTAS NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES (2012)
Ronaldo George Helal (Univeridade do Estado do Rio de Janeiro); Fausto Amaro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Olimpíadas, Esporte, Herói
[Trabalho]


 967-1 - HUMOR & SERIEDADE: PANORAMA EVOLUTIVO DA COMUNICAÇÃO DO RÚGBI NO BRASIL
Marta Regina Garcia Cafeo (Universidade Estadual Paulista); José Carlos Marques (Universidade Estadual Paulista)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Esporte, Rúgbi, Comunicação, gestão, humor
[Trabalho]


 990-1 - JORNALISMO ESPORTIVO: INFORMAÇÃO, OPINIÃO E/OU COLUNISMO SOCIAL
Carlos Henrique de Souza Padeiro (Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  comunicação, esporte, informação, opinião, colunismo
[Trabalho]


 1281-1 - MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E PROTESTOS: APONTAMENTOS SOBRE A GERAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IMAGENS NOS AMBIENTES MIDIÁTICOS DO ESPORTE DURANTE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE JUNHO DE 2013
Anderson Gurgel Campos (Universidade de Santo Amaro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Megaeventos Esportivos, Ambientes Midiáticos, Imagens do Esporte, Protestos, Copa das Confederações
[Trabalho]


 1748-1 - NÃO É SÓ PELOS 20 CENTAVOS: OS IMPACTOS DO MOVIMENTO PELO PASSE LIVRE NA COBERTURA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013 E NA SIMBOLOGIA DA “PÁTRIA DE CHUTEIRAS”
Andreia de Vasconcellos Gorito (Faculdade Salesiana de Macaé)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Mídia, Futebol, Sociedade, Copa das Confederações
[Trabalho]


 538-1 - NARRATIVAS SOBRE O NEGRO NO FUTEBOL BRASILEIRO: DE MÁRIO FILHO À NOVELA “LADO A LADO”
Christiane Bara Paschoalino (Universidade Federal de Juiz de Fora); Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, história oral, preconceito, teledramaturgia
[Trabalho]


 232-1 - O ATLETA COMO CELEBRIDADE E O ESPORTE COMO ESPETÁCULO NO DISCURSO DA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA: O CASO DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LONDRES 2012
Ary José Rocco Junior (Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Jogos Olímpicos, Atleta celebridade, Esporte espetáculo, Jornalismo esportivo, Falação esportiva
[Trabalho]


 1357-1 - O FUTEBOL CONTINUA EXPLICANDO O BRASIL
Márcio de Oliveira Guerra (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, esporte, mídia
[Trabalho]


 1658-1 - OS "MELHORES MOMENTOS": JORNALISMO, POPULISMO E TELEVISÃO
Marco Antônio Roxo da Silva (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Narrativa, telejornalismo, Futebol
[Trabalho]


 785-1 - PERSONALIDADE DAS MARCAS ESPORTIVAS
Rogério Bandeira de Melo Moreira (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Publicidade e propaganda, Marcas, Personalidade das marcas, Marcas esportivas
[Trabalho]


 118-1 - PROTAGONISMO FEMININO E INDÚSTRIA DE SURFWEAR: UMA ANÁLISE DO FILME A ONDA DOS SONHOS 2
Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  cinema, economia, esporte, juventude, mulheres
[Trabalho]


 1754-1 - REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DO ATLETA COM DEFICIÊNCIA NA MÍDIA BRASILEIRA E PORTUGUESA – DO COITADINHO A SUPER-HERÓI
Tatiane Hilgemberg Figueiredo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  Atletas Paralímpicos, Mídia, Brasil, Portugal
[Trabalho]


 944-1 - SUL-AMERICANO DE 1937. A CONSTRUÇÃO DOS ARGENTINOS COMO “OUTROS” NOS JORNAIS CARIOCAS
Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Ronaldo George Helal (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, identidade, rivalidade Brasil-Argentina, jornalismo esportivo
[Trabalho]


 178-1 - “AH! É PERNAMBUCO!”: O FUTEBOL COMO ESPAÇO DE AUTOAFIRMAÇÃO DA PERNAMBUCANIDADE ENTRE OS TORCEDORES RECIFENSES
José Guibson Delgado Dantas (Universidade Federal de Alagoas)
Área: DT 6 – GP Comunicação e Esporte
Palavras-chave:  futebol, Pernambuco, resistência, demarcação geográfica, identidade cultural
[Trabalho]