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Teorias da Comunicação [ voltar ]

870-2 - A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PELA PROPOSTA METODOLÓGICA DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: O MST NAS PÁGINAS DE VEJA (2003-2004)
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA-BA), Emanuella Barbosa Sombra (UFBA-BA)
Evento: Teorias da Comunicação
Este Trabalho está divido em três partes. Inicialmente, busca-se fazer uma exposição sobre algumas características da Análise Crítica do Discurso, ressaltando aspectos fundamentais no estabelecimento da estratégia de análise, da metodologia. Em seguida, passa-se a uma apresentação da macroestrutura títulos pela sua importância na construção do sentido do discurso da imprensa, já que tal matéria significante representando uma espécie de vitrina da notícia. Na terceira e última parte, o artigo é constituído de uma análise de título da revista Veja, que tem o MST como protagonista das notícias em questão.
Palavras-chave: Discurso, Análise Crítica do Discurso, Ideologia, Contextos Sociais

303-2 - A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA COMO OBJETO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR
Marcelo Flório (UAM)
Evento: Teorias da Comunicação
Este texto tem como objetivo refletir sobre alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos que tem como objeto de pesquisa a linguagem cinematográfica. Os aportes analíticos, aqui expostos, têm como ponto fulcral a interdisciplinaridade, ao enfatizar-se a importância do diálogo entre diferentes matrizes conceituais, passando pelos estudos filosóficos de Walter Benjamin e Theodor Adorno, pelo debate sociológico de Edgar Morin e pelas análises historiográficas de Carlo Guinzburg e Marc Ferro.
Palavras-chave: linguagem cinematográfica, texto não-verbal, percepção audiovisual

1677-1 - APLICACIÓN DE LA METODOLOGÍA DE MITOSISTEMAS PARA LA IDENTIFICACIÓN DE MITOS Y REPRESENTACIONES EN MEDIOS DE COMUNICACIÓN
José Alberto de Francisco Rodríguez (USPCE), Grace Ane Lauxen Stefanello (UCM)
Evento: Teorias da Comunicação
Hay acuerdo sobre los mitos como representaciones en los MCM pero no se ha desarro-llado una metodología que permita su identificación fehaciente. A ello contribuye su supuesto carácter inefable como forma de expresión no racional. Consideramos posible su identificación, y por extensión de las representaciones, mediante metodología estructuralista, de la teoría social de la comunicación y análisis lógico-estadístico. En la tesis de la coautora se demuestra la presencia de mitos concretos en las noticias en prensa sobre la Amazonía en 1984 y en 1994 en Brasil. En esta comunicación se avanzan resultados para el año 2004.
Palavras-chave: mitos, representaciones, análisis de contenido

149-1 - AS CIÊNCIAS SOCIAIS E A PRAGMÁTICA: DIÁLOGOS SOBRE A RECEPÇÃO
Liráucio Girardi Júnior (FCL)
Evento: Teorias da Comunicação
Trata-se de um levantamento e avaliação crítica da produção teórica sobre a questão da comunicação e da recepção nas ciências sociais, em seu diálogo com a teoria literária e a pragmática. Este trabalho retoma um projeto seminal do prof. Gabriel Cohn, quando anunciou, em sua obra "Sociologia da Comunicação", o encontro dessa área de estudos com a Pragmática. Por meio do diálogo proposto acima, entendo que seja possível delimitar a importância de uma "communication turn" nas Ciências Sociais e, ao mesmo tempo, mostrar como as ciências sociais contribuem na identificação das condições sociais de produção de sentido no consumo cultural e nas condições necessárias para sua eficácia simbólica. No caso latino-americano esse trajeto não pode deixar de passar pela análise crítica da teoria das mediações.
Palavras-chave: mediações, pragmática, ciências sociais, eficácia simbólica

1091-1 - COMUNICAÇÃO E INCOMUNICAÇÃO: VISÃO COMPLEXO-COMPREENSIVA DA QUESTÃO
Dimas Antonio Kunsch (FCL)
Evento: Teorias da Comunicação
O artigo discute a necessidade de os estudos e práticas de comunicação ampliarem o seu foco de interesse, de modo a investigar também o campo fértil, e às vezes muito promissor, da incomunicação. O argumento a favor de um pensamento não só complexo, mas também compreensivo, reforça a proposta de recuperação de sentidos humanos e positivos para a comunicação, acentuando a importância da dialogia e da criação de vínculos entre pessoas e grupos. A incomunicação gera estranhamento, distanciamento e, no limite, o ódio, a violência e a guerra. A promoção de uma ética da compreensão no muito amplo e diversificado campo das teorias e práticas comunicacionais pode ajudar a (re)colocar o tema da comunicação sob a ótica de uma práxis transformadora.
Palavras-chave: Teorias da comunicação, Pensamento comunicacional, Epistemologia da comunicação

1548-1 - DA CULTURA E DAS PRÁTICAS SIGNIFICANTES A IMPORTÂNCIA DE UMA VISÃO SEMIÓTICA DA CULTURA PARA AOS ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO
Eliana Pibernat Antonini (PUCRS)
Evento: Teorias da Comunicação
O presente artigo visa repensar a importância dos estudos semióticos na prática comunicacional, entendidos como lógica do conhecimento e da produção de sentido, passíveis de serem revistos aqui como uma noção interdisciplinar de cultura que abrange os mais diversos campos das áreas do fazer e do dizer humano. Promove a reflexão entre as teorias mais conhecidas e os estudos ligados à cultura e predominantemente à noção de semiosfera, criada por Iuri Lotman num diálogo com a posição já clássica de Umberto Eco, onde todo ato de significação é um ato de comunicação e, conseqüentemente, de cultura. Recupera, igualmente, algumas das contribuições deste autor naquilo em que pretende atender à multiplicidade, à diversidade, à polissemia de significações, que revestem as mais diferentes óticas do viés cultural somado ao comunicacional.
Palavras-chave: comunicação, cultura, produção de sentido, semiótica, semiosfera

1616-1 - DISPOSITIVOS MIDIÁTICOS
Jairo Ferreira (Unisinos)
Evento: Teorias da Comunicação
O artigo discute o lugar do conceito de dispositivos na diferenciação do campo epistemológico da comunicação. Muitos autores o reduzem a sua dimensão técnica e tecnológica. As dimensões sócio-antropológicas e semiológicas são, quando isso ocorre, somadas (justapostas). Na perspectiva que desenvolvemos a partir de vários autores que operam teórica e metodologicamente com o mesmo, propomos uma síntese que resulta das relações entre essas três dimensões. Ilustramos a proposição com uma discussão sobre a construção do acontecimento midiático.
Palavras-chave: mídia, dispositivos, sociedade, tecnologia, linguagem

1114-1 - DO CARÁTER NEGOCIÁVEL DA SIGNIFICAÇÃO À BUSCA DO CÓDIGO PERFEITO
Humberto Ivan Keske (PUCRS)
Evento: Teorias da Comunicação
Resgatando algumas questões trabalhadas no modelo informativo de Shannon e Weaver (1948), acrescidas das ampliações de Umberto Eco e Palolo Fabbri nos dois modelos comunicacionais seguintes, o modelo semiótico-informativo (1978) e o modelo semiótico-textual (1979), o presente artigo visa problematizar a relação estabelecida entre a noção de código e as circunstâncias de comunicação, entendidas aqui como aqueles elementos participantes de uma dada situação concreta que auxiliam na compreensão entre o remetente e o destinatário, interferindo diretamente no processo de (re) significação. Longe de produzir uma transmissão da informação de sentido unívoco, a heterogeneidade de fatores envolvidos no processo comunicacional traz à tona complexos jogos interpretativos, que ora se antagonizam, ora se complementam, ora se harmonizam na constituição de um determinado sentido.
Palavras-chave: código, produção de sentido, circunstância de comunicação, significado

1311-1 - ESTUDO DE RECEPÇÃO E ERGOLOGIA: NOVOS DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Roseli Aparecida Fígaro Paulino (ECA)
Evento: Teorias da Comunicação
Este artigo discute os avanços teórico-metodológicos das pesquisas de comunicação e trabalho a partir dos estudos de recepção. Discute também a necessidade de se aprofundar as pesquisas desenvolvidas até aqui, tomando como problema a subjetividade e as relações de comunicação. Para tal, propõe-se a discutir, de maneira introdutória, as contribuições que se podem alcançar com o aporte teórico transdisciplinar da Ergologia. A Ergologia estuda o trabalho como atividade humana que comporta prescrição de normas e re-normalização por meio do trabalho real. As relações de comunicação têm papel determinante na efetivação da atividade ergológica.
Palavras-chave: Estudo de Recepção, Mundo do trabalho, Ergologia, Comunicação

926-1 - ESTUDOS DE AUDIÊNCIA E RECEPÇÃO: MAIS DO QUE NÚMEROS DO IBOPE (ASPECTOS HISTÓRICOS)
Carla Pollake da Silva (UMESP)
Evento: Teorias da Comunicação
Muitas pessoas quando ouvem falar em audiência, ou mesmo, em estudos de audiência, remetem sua referência aos índices do ibope. Na verdade, os estudos de audiência vão muito além da simples mensuração dos índices. Este trabalho pretende apontar o início dos estudos de audiência e recepção, tendo como principal referência a passagem do que se considerava o receptor passivo para um receptor ativo. Também apontará as principais correntes teóricas e como essas teorias podem ser utilizadas para análise da recepção dos conteúdos dos meios de comunicação.
Palavras-chave: audiência, recepção, teorias da comunicação, ibope

1393-1 - HAROLD LASSWELL: AS CONTRIBUIÇÕES DO  PALADINO DO SABER COMUNICACIONAL
Rafiza Luziani Varão Ribeiro (UCB), Janara Kalline Leal Lopes de Sousa (UCB)
Evento: Teorias da Comunicação
O paradigma lasswelliano (Quem? Diz o quê? Por qual canal? Com que efeito? Para quem?) organizou e marcou profundamente as pesquisas em Comunicação. Lasswell foi o primeiro teórico da nossa área que se preocupou em descrever e analisar o ato comunicacional. Apesar disso, vemos o trabalho desse pesquisador pouco analisado e pouco discutido pela comunidade acadêmica. Propomos nesse artigo apresentar essa personalidade brilhante e intrigante, discutir suas principais contribuições teóricas e, na medida do possível, refletir se sua obra ainda tem relevância no atual cenário da pesquisa em Comunicação.
Palavras-chave: comunicação, saber comunicacional, Harold Lasswell, funcionalismo

1621-1 - LEITURA CRÍTICA DO TEÓRICO DA HIPER-COMUNICAÇÃO
Leandro da Rosa Marshall (JK)
Evento: Teorias da Comunicação
Este trabalho procura refletir sobre o pensamento teórico do filósofo francês Jean Baudrillard, considerado um dos expoentes do cenário teórico da pós-modernidade. A análise procura pontuar a investigação nas reflexões sobre mídia, cultura, comunicação, informação e tecnologia. Inspirando-se nos fundamentos dialéticos e históricos da Teoria Social Crítica, o trabalho desenvolve uma Leitura Crítica dos textos do pensador. A proposta se justifica numa época em que a cultura e a comunicação são dominadas por um processo crescente de hiper-midiatização, hiper-tecnologização e hiper-estetização, fenômeno que, segundo Baudrillard, teria chegado a provocar a hegemonia de um mundo de simulacros e simulação e o próprio desaparecimento da  realidade .
Palavras-chave: Comunicação, Mídia, Simulação

1592-1 - O PENSAMENTO COMUNICACIONAL MEDIANTE O PENSAMENTO POÉTICO
Florence Marie Dravet (UNB), Gustavo de Castro E Silva (UCB)
Evento: Teorias da Comunicação
O texto propõe uma problematização do pensamento comunicacional à luz de um pensamento poético. A comunicação é vista aqui a partir de um princípio de ligação nomeado de princípio com. Criadora de realidades, a poesia é também razão e pensamento propiciadora do princípio com, uma força complexa que desperta, anima e movimenta. O texto inicia mostrando a ruptura histórica entre um modo de conhecimento científico-racional e um conhecimento poético que rapidamente é colocado à margem das reflexões científicas. Desenvolve o pensamento comunicacional que fundamenta a reflexão e apresenta a poesia como pensamento que deve enriquecer o pensamento da comunicação. Isso traz à tona alguns questionamentos epistemológicos que não são resolvidos aqui mas inicialmente destacados como proposição.
Palavras-chave: Pensamento comunicacional, poesia, aberto, teoria

894-1 - PENSAR A COMUNICAÇÃO HOJE: A COMUNICAÇÃO NA INTERNET, SEGUNDO A LÓGICA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES
Edson Fernando Dalmonte (FACOM/UFBA)
Evento: Teorias da Comunicação
Resumo: com base nos pressupostos teóricos da comunicação, questiona o atual estágio da comunicação mediada por computador. Ao situar o campo da comunicação, tendo-se por parâmetro o Webjornalismo, busca-se localizar as marcas dessa  inovação que possibilitem uma organização conceitual no escopo das teorias da comunicação que permitam compreender esta realidade para além de um determinismo tecnológico. Ao optar pela hipótese dos usos e gratificações, busca-se focar num diálogo necessário entre produtores e receptores, sendo que os últimos passam a ser vistos com base nas suas motivações para aderir ao processo comunicacional.
Palavras-chave: Webjornalismo, Teorias da comunicação, Hipótese dos usos e gratificaç

98-1 - RAZÃO COMUNICATIVA, INTERAÇÃO E RECEPÇÃO
Gilberto Barbosa Salgado (UFJF)
Evento: Teorias da Comunicação
O objetivo desse paper é produzir uma comparação entre a Teoria Interacionista, apresentada por diversos autores, a Teoria da Ação Comunicativa de Jurgen Habermas e a Teoria do Efeito Estético de Wolfgang Iser, salientando os pontos de aproximação e de contraste e cotejando-as com aspectos críticos, epistemológicos e hermenêuticos do campo das teorias da comunicação. O objetivo do artigo é salientar a importância dos conceitos dessas teorias, que além de serem comparáveis, são de enorme empiricidade para as teorias da comunicação.
Palavras-chave: Epistemologia, Razão Comunicativa, Interação, Recepção

807-1 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO : UM MÉTODO AS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MEDIADAS PELO CINEMA
Paulo Bráz Clemencio Schettino (Uniso)
Evento: Teorias da Comunicação
A disciplina Teorias da Comunicação consta do currículo das escolas superiores de Comunicação e observa-se, atualmente, uma crescente dificuldade de seu ensino em virtude de uma atitude discente de desconforto ante as disciplinas teóricas. O presente trabalho pretende contribuir com um método capaz de contornar as dificuldades encontradas pelo professor. A utilização do cinema ou audiovisual como método que envolve a comunicação de um modo geral é um procedimento metomímico, pois, estamos lançando mão de um meio específico com suas regras e seu aparato tecnológico e repertório de textos culturais que refletem os mais diversos fenômenos da comunicação.
Palavras-chave: Comunicação, Cultura, MCs - Meios de Comunicação, Intertextualidades

292-1 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: O ESTADO DA ARTE NO UNIVERSO DE LÍNGUA ESPANHOLA
Luiz Claudio Martino (UNB)
Evento: Teorias da Comunicação
Quais são afinal as teorias da Comunicação? O trabalho apresenta pesquisa sobre o levantamento das teorias da comunicação em língua espanhola. Entre seus resultados temos a grande dispersão do conjunto de teorias empregados na formação acadêmica. Quase 2/3 das teorias citadas nos principais livros consagrados ao tema não estão presentes em seus homólogos. A pesquisa traz dados quantitativos e avança interpretações sobre o estado da arte da produção teórica nos estudos de comunicação.
Palavras-chave: Teoria da comunicação, Epistemologia da comunicação, Campo comunicacional, pensamento comunicacional

806-1 - TEORIAS DO DISCURSO TELEVISIVO: UMA INTRODUÇÃO
Osvando José de Morais (Uniso)
Evento: Teorias da Comunicação
Este trabalho tem como objetivo discutir os constantes desdobramentos da linguagem televisiva com seus variados tipos de discursos que constroem na Televisão uma ideologia que é disseminada por meio de imagens tecnicamente bem realizadas com mensagens elaboradas, como projeção de um mundo carregado de acontecimentos e idéias. Há vários aspectos a serem considerados: os efeitos observáveis sobre os indivíduos que ficam expostos à televisão; que dissimula por meio de representação  falsa do mundo cujo resultado é a construção do imaginário do telespectador, como a possibilidade de interação entre os atores do fenômeno comunicacional, entre outros.
Palavras-chave: televisão, ; discurso televisivo, ideologia, cultura

 
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