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NP 05 » Relações Públicas e Comunicação Organizacional

Coordenadora
Profa. Dra. Cláudia Moura (PUCRS)
cpmoura@pucrs.br

Relação de Trabalhos  
   
Imagem-conceito: a indomável orgia dos significados
Baldissera, R.
Centro Universitário FEEVALE / Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo: Revisa-se e reflete-se sobre as concepções, as expropriações e os empregos mistificados do termo 'imagem', no sentido de imagem-conceito. Afastando-se da idéia determinística de que a imagem-conceito resulta, apenas, de processos comunicacionais (especialmente os estrategicamente planejados e oficiais), procura-se desvelar a complexidade presente em tal processo, bem como seus elevados níveis de incertezas. Afirma-se que sua construção processa-se, não, como comunicação, mas como e no âmbito da significação. Daí que, independentemente dos caminhos percorridos, serão os públicos que - mediante associações, sobreposições, comparações e hierarquizações, atualizadas a partir de suas capacidades semiósicas - construirão as imagens-conceitos. Portanto, nem sempre serão semelhantes às imagens que foram idealizadas e são desejadas pelo pólo que se propõe emissor, isto é, aquela identidade (pessoa ou organização) que tem a imagem construída.
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Palavras-chave: Imagem-conceito, Significação, Comunicação.


Responsabilidade social corporativa
Baldo, R., Manzanete, C. M.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma análise preliminar sobre as ações sociais desenvolvidas pelo Segundo Setor (empresas) e sua divulgação através da internet. Para isto foram acessados e analisados os sites de três empresas de grande porte, instaladas em São José dos Campos: Embraer, Kodak e Johnson & Jonhson. Através da navegação em suas páginas, foi possível perceber o quanto há de adequação nas posturas empresarias em relação às expectativas dos consumidores de seus produtos. E também, de que maneira estas empresas divulgam ou não estas ações para a sociedade.
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Palavras-chave: Responsabilidade Social, Segundo Setor, Marketing.


Campo midiático, opinião pública e legitimação
Barichello, E. M. R.
UFSM

Resumo: Este artigo aborda a perspectiva da mídia como constituinte do espaço público contemporâneo, ou, mais especificamente, como campo que coloca em contato todos os demais campos autônomos da sociedade. Tendo como pressuposto que a mídia é o palco contemporâneo da visibilidade dos atores sociais coletivos e individuais, busca entender o processo de formação da opinião pública, visto que os fatos expostos no campo midiático atuam de forma determinante nos processos de construção da imagem e legitimação das práticas institucionais.
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Palavras-chave: Campo Midiático, Opinião Pública, Legitimação.


Comunicação e educação no trabalho: uma estratégia inteligente
Bassi, G. A.
UNESP - Faac/Bauru

Resumo: Reflexão sobre o papel do profissional de comunicação social em empresas que investem em qualidade e produtividade e que se preocupam com o desenvolvimento de programas de educação e treinamento para os seus recursos humanos, como forma de subsidiar melhor qualificação profissional, feita a partir da construção de um referencial teórico onde se discute o perfil da empresa conectada com a tecnologia da informação que, mais do que nunca, necessita investir em educação e qualificação e que percebe a importância da comunicação como estratégia, como ferramenta de equilíbrio para se buscar uma visão integrada e, posteriormente, com a realização de um estudo de caso numa empresa de grande porte, líder de mercado em seu segmento, que adotou um sistema de gestão da qualidade, qualificação profissional e que conta com um sistema de comunicação integrada.
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Palavras-chave: Comunicação, Educação, Organização do Trabalho.


Enfoques teóricos predominantes em Relações Públicas: um estudo das monografias de conclusão de curso da ULBRA
Becker, G. E. H.
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Resumo: Esta investigação teve como objetivo identificar os enfoques teóricos de Relações Públicas, predominantes nas monografias de conclusão de curso da habilitação em Relações Públicas da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Para tanto, sustentada por procedimentos metodológicos característicos da análise textual qualitativa, da análise de conteúdo, bem como da análise quantitativa, examinou e interpretou as abordagens relativas à área em questão, coletadas junto às monografias, à luz dos enfoques teóricos sistematizados por Simões (1993). A identificação destes enfoques revelou o Administrativo e o Psicológico como os predominantes nos trabalhos defendidos na ULBRA.
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Palavras-chave: Relações Públicas, Monografias, Enfoques teóricos.


Comunicação radical: mito, teoria e práxis - Horizontes de uma pesquisa em Relações Públicas
Borges, J. J. S.
UNIBAHIA

Resumo: O texto revela a preocupação em criar um grupo de pesquisa sobre Relações Públicas e demonstra sua necessidade ética para o conhecimento da profissão e do mercado a ser por ela atendido. Primeiramente, busca fazer uma análise crítica da literatura brasileira sobre a profissão, utilizando uma abordagem aplicada das teorias da comunicação, apontando para o modelo comunicativo predominante nos trabalhos acadêmicos da área em questão. Em seguida, realiza uma leitura metafórica do mercado de RP, inspirando-se em Mitologias, de Roland Barthes, no intuito de desmistificar o ambiente de trabalho que se pretende tematizar.
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Palavras-chave: Teoria, Ética, Pesquisa.


Gestão da extensão universitária: diferencial na formação do profissional de relações públicas
Cabestré, S. A., Belluzzo, R. C. B.
Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP

Resumo: Apresenta-se a gestão da extensão universitária como fator de relevância para a formação do profissional de Relações Públicas. Assim, destacam-se os diferentes aspectos da extensão como processo essencial, articulado ao ensino e à pesquisa; os princípios básicos da política de extensão universitária; os pressupostos do Plano de Extensão da Universidade do Sagrado Coração e o papel social do profissional de Relações Públicas. Ainda, também as ações do Núcleo de Pesquisa do Terceiro Setor da Universidade do Sagrado Coração (USC), como espaço de pesquisa e extensão,é igualmente descrito tendo em vista a sua contribuição para o aprimoramento pessoal e profissional do acadêmico de Relações Públicas.
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Palavras-chave: Gestão, Extensão Universitária, Relações Públicas.


O espaço das relações públicas no trabalho de integração entre laboratórios experimentais - Uma experiência na FAMECOS/PUCRS
Dornelles, S. M. G.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS - FAMECOS

Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar o importante papel das relações públicas na perspectiva de um trabalho de comunicação integrada, desenvolvido no âmbito dos laboratórios experimentais da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. Buscamos demonstrar nesse modelo comunicacional, de que forma as áreas de relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda e de turismo interagem, a partir de um gerenciamento de informações e de relacionamentos advindos da área de relações públicas. A partir dos inúmeros programas, projetos, eventos culturais e veículos (jornais, revistas, programação de rádio, TV e Internet), desenvolvidos periodicamente na faculdade, essa gestão objetiva estabelecer uma comunicação global, integrando as ações de todas as unidades envolvidas.
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Palavras-chave: Comunicação Integrada, Relações Públicas, Laboratórios Experimentais.


Relações Públicas e a sua função estratégica
Ferrari, M. A.
UMESP / USP

Resumo: A função estratégica das Relações Públicas deve ser compreendida em uma nova dimensão na sociedade contemporânea. Partindo da identificação dos níveis organizacionais que influem no processo de comunicação, interna e externamente, o artigo trata de mostrar, mediante os resultados de pesquisa realizada com 22 empresas brasileiras, que a alta administração ainda não percebe a importância estratégica das Relações Públicas para o seu relacionamento com seus públicos-alvo. A premissa de que os profissionais devem buscar características locais para praticar Relações Públicas, a autora propõe um rompimento com a visão etnocêntrica norte-americana que plasmou a atividade no mundo inteiro até bem pouco tempo e o desenvolvimento de pesquisas no Brasil para encontrarmos nosso próprio conceito de Relações Públicas.
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Palavras-chave: Relações Públicas, Função Estratégica, Etnocentrismo, Relacionamentos, Simetria.


A diversidade de enfoques das Relações Públicas
Ferreira, E. A.
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Resumo: Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão das definições de Relações Públicas de no mínimo um autor de cada enfoque, proposto por Simões (1995), classificados por Moura e Scroferneker (1999) e apresenta um novo enfoque sobre a atividade de Relações Públicas. Destaca-se também que foram utilizados outros 8 (oito) autores estrangeiros (Ettinger,1964; Lesly, 1995; Parodi, 1996; Baskin, Arnoff e Lattimore, 1997; Hernández e Senac, 1999), sendo que 7 autores tiveram sua obras editadas após a publicação do Guia Brasileiro de Relações Públicas (1993), que foi utilizado como referência para fazer o levantamento bibliográfico para a classificação feita pelas autoras referidas acima.
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Palavras-chave: Relações Públicas, Diversidade, Enfoques.


A nova assessoria de imprensa: panorama e perspectivas na sociedade informacional
Gluer, L. M.
PUC - RS

Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a atividade de assessoria de imprensa na sociedade informacional proposta por Castells (1999). Em uma sociedade em que as informações se disseminam com maior velocidade e cresce a suscetibilidade às crises do ponto de vista organizacional, ampliam-se as funções do profissional que atua nesta atividade. Com função estratégica, cada vez mais a nova assessoria de imprensa, segundo a autora, assumiria a gestão das ações comunicacionais da organização em um contexto de trabalho inserido na área de comunicação organizacional.
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Palavras-chave: Assessoria de imprensa, Sociedade informacional, Comunicação organizacional.


A relação entre estratégias administrativas e as políticas de comunicação em empreendimentos de turismo rural: uma análise no Rio Grande do Sul
Liedke, E. D., Costa, B. K.
FABICO / UFRGS
PPGA / UFRN

Resumo: Este trabalho se propõe analisar a existência de relação entre os tipos de estratégias administrativas adotadas e os tipos de políticas de comunicação utilizadas pelos empreendimentos de turismo rural do Rio Grande do Sul. A pesquisa compreendeu uma amostra de 35 empreendimentos que oferecem o serviço de hospedagem, correspondendo a 54,68% da população de 66 organizações cadastradas pelo governo estadual. O estudo concluiu não ocorrer relação significativa entre a escolha estratégica e o tipo de política ce comunicação adotada.
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Palavras-chave: Estratégias Administrativas; Políticas de Comunicação, Turismo Rural.


O comum e o singular na comunicação do terceiro setor: um estudo sobre a legitimação de um parque público pelas mãos da comunidade
Lima, S., Vilaça, W.
Uni-BH - Centro Universitário de Belo Horizonte

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o papel da comunicação no fortalecimento dos conceitos de cidadania e responsabilidade social com a emergência do terceiro setor. Historicamente, o terceiro setor tem sua origem no interior dos movimentos sociais e ganha espaço na década de 70, com grande participação da sociedade. Para visualizar como se deu a construção dessa mudança, apresenta-se o estudo do Parque Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, que surgiu a partir da relação estabelecida entre a comunidade e o espaço privado, caracterizando um ainda embrionário movimento social organizado. Nesse contexto, o papel da comunicação pode ser resgatado e a eficácia de seus instrumentos aferida, demonstrando a necessidade de reflexão sobre o papel dos comunicadores. A função social de Relações Públicas é então enfatizada, pois passa a promover o entendimento de que é preciso, no terceiro setor, suplantar o modelo existente de difusão de informação, privilegiando o lado mais humano da comunicação.
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Palavras-chave: Terceiro Setor, Comunicação, Cidadania.


Novas tecnologias na comunicação empresarial: a intranet como ferramenta da comunicação interna
Moreira, E. H., Pons, M. E. D.
UNISC - RS

Resumo: O avanço tecnológico é uma das características principais da passagem da sociedade moderna para a pós-modernidade. As relações sociais hoje são mediadas pelas novas tecnologias de comunicação, principalmente em função da consolidação da rede mundial de computadores - Internet. Estas mudanças se fazem notar também nas organizações empresariais, onde a Intranet se firma como um dos grandes instrumentos de comunicação dirigida entre a organização e seu público interno.
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Palavras-chave: Pós-modernidade, Novas tecnologias, Intranet.


A Pesquisa em Relações Públicas: análise da bibliografia existente
Moura, C. P.

Resumo: A Pesquisa em Relações Públicas é responsável por grande parte das informações necessárias às instituições. Em Relações Públicas a informação é trabalhada tendo como meta a opinião dos diversos públicos, visando a integração da instituição. Teoricamente, a base necessária para coordenar uma pesquisa está relacionada a determinado conhecimento do processo metodológico inerente à atividade, que asseguraria uma perfeita execução de qualquer estudo com este tipo de suporte técnico. O presente trabalho tem como objetivo revisar as fontes bibliográficas sobre a questão da Pesquisa em Relações Públicas, editadas no Brasil, possibilitando o estabelecimento de um panorama dos procedimentos metodológicos abordados para o desenvolvimento de investigações na área . O estudo teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS.
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Palavras-chave: Relações Públicas, Pesquisa, Bibliografia.


Princípios de comunicação excelente para o bom relacionamento médico - paciente
Nassar, M. R. F.
PUC - Campinas

Resumo: O tema, Princípios de Comunicação Excelente Para o Bom Relacionamento Médico-Paciente, surgiu da afinidade com o próprio assunto, decorre de vivência profissional da autora com a área da saúde e da preocupação com o objeto de estudo central do trabalho: a relação médico-paciente. Foi aplicada uma pesquisa qualitativa junto às instituições da área da saúde, que permitiu estabelecer com maior clareza a relação médico-paciente sob a ótica da comunicação integrada, vislumbrando o crescimento de uma área ainda timidamente explorada pelos profissionais de Relações Públicas.
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Palavras-chave: Comunicação, Relações Públicas, Organizações, Serviços e Relacionamentos.


Novo sentido da comunicação organizacional: construção de um espaço estratégico
Oliveira, I. L.
PUC Minas

Resumo: Este artigo aborda a comunicação organizacional na contemporaneidade, enfocando a mudança de seu paradigma para enfrentar o processo acelerado de mudanças pelas quais passam as organizações em conseqüência da economia globalizada, da sociedade de informação e do conhecimento e da descentralização e diversificação de produção. No processo de adaptação das organizações ao atual contexto, a comunicação adquire espaço estratégico, dinamizando o relacionamento com os atores internos e sociais, o que redimensiona seu lugar e suas práticas. A partir desse cenário, apresentamos um novo modelo denominado paradigma de interação comunicacional dialógica, centrado na interlocução, com uma ótica mais abrangente do processo comunicacional que se estabelece nas organizações.
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Palavras-chave: Contexto contemporâneo, Comunicação estratégica, Interação dialógica.


A estratégia da mentira na comunicação organizacional
Oliveira, J. A.
UFPR

Resumo: O objetivo deste texto consiste, simultaneamente, em ampliar as investigações a respeito da lógica da não-cooperação no ambiente de trabalho (OLIVEIRA, 2001) e a partir dessa perspectiva estabelecer uma reflexão sobre os usos lingüísticos chamados de "mentira" no contexto organizacional . O referencial teórico utilizado é o da Pragmática Lingüística ( MEY, 1985, 1993 ; VERSCHUEREN, 1999 ) e a metodologia empregada é a da "interpretação pessoal" das restrições e transgressões que integram o "Mundo do Uso" da linguagem, de acordo com o conhecimento (implícito e explícito) que temos dos usuários e suas crenças, e com as expectativas que decorrem deste conhecimento.
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Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Não-Cooperação, Mentira.


Gestão pública, comunicação e cidadania: o caso da Prefeitura Municipal de Campinas
Oliveira, M. J. C.
PUC Campinas / Metrocamp

Resumo: O artigo analisa a importância da comunicação pública na relação entre governo, mercado e sociedade, visando a construção da cidadania, uma vez que tal relação pressupõe interlocução entre os vários setores da sociedade, bem como integração em pról de políticas públicas que procurem atender às necessidades sociais. Além de pesquisa bibliográfica, é incluído um estudo de caso sobre a Prefeitura Municipal de Campinas. Nessa prefeitura, a área de comunicação, ainda que esteja aquém da efetiva proposta de comunicação pública a ser defendida, vem se estruturando, tendo em vista uma ação mais estratégica de envolvimento da sociedade na definição de políticas públicas.
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Palavras-chave: Gestão Pública, Comunicação, Cidadania.


Caos e complexidade: um novo olhar sobre as Relações Públicas
Oliveira, T. M.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS

Resumo: Estimulando a análise e reflexão acerca dos pressupostos teóricos e técnicos das áreas do campo da Comunicação, estaremos garantindo a construção e constante renovação dos saberes. Alguns estudos recentes têm lançado novos olhares na tentativa de revisar a teoria e a prática de Relações Públicas. Neste sentido, pretende-se apresentar uma proposta alternativa para interpretação, análise e reflexão dos fenômenos comunicacionais no contexto organizacional, a partir do olhar da complexidade, buscando renovar concepções e modelos basilares do pensar e do fazer Relações Públicas.
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Palavras-chave: Complexidade, Comunicação, Relações Públicas.


Comunicação, cultura e gestão de organizações privadas e públicas na perspectiva do desenvolvimento local sustentável
Pereira, C. A. M., Herschmann, M.
Escola de Comunicação da UFRJ

Resumo: Análise do lugar estratégico da comunicação e da cultura no incremento do desenvolvimento local, especialmente para as micro e pequenas empresas. No contexto contemporâneo marcado pela alta competitividade é necessário, cada vez mais, que a comunicação organizacional lide de forma integrada com os fluxos de informação e de sentido, valorizando as especificidades culturais dos diversos ambientes em que a organização atua. Análise do estudo de caso do arranjo produtivo de rochas ornamentais de Santo Antônio de Pádua (RJ).
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Palavras-chave: Cultura, Comunicação, Arranjos Produtivos Locais, Gestão Estratégica, Desenvolvimento Local.


A responsabilidade social como estratégia da atividade de relações públicas - Caso indústria de calçados Azaléia
Ribeiro, M. S.
Universidade Católica de Pelotas

Resumo: O presente artigo condensa resultados de um Estudo de Caso, na Indústria de Calçados Azaléia, com sede no município de Parobé-RS. A intenção foi identificar a política de Responsabilidade Social da Indústria e sua relação com a atividade de Relações Públicas enquanto uma estratégia A preocupação em demonstrar a visão da Responsabilidade Social, exclusivamente no âmbito da atividade de Relações Públicas, consiste pelo papel que essa atividade desempenha em todos os tipos de organização, independente do seu porte, pequenas ou grandes, visando ou não ao lucro. A essência de sua contribuição está em produzir resultados que favoreçam o desenvolvimento econômico e social das organizações e em facilitar sua legitimidade junto a seus públicos de interesse.
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Palavras-chave: Responsabilidade Social, Estratégia, Relações Públicas.


A implantação de dispositivos tecnológicos nas organizações: resistências iniciais
Sandi, A. Q.
PUC - MG / UNISINOS

Resumo: Esta comunicação busca reconhecer algumas questões presentes no cotidiano de trabalho do profissional de comunicação social inseridos em organizações. Tendo como ponto de partida a implantação de tecnologias de informação e comunicação, o texto fundamentalmente tratará das resistências presentes na utilização destas tecnologias por parte dos comunicadores sociais. A partir do levantamento de pontos-chave, mostra um panorama das questões presentes no cotidiano de trabalho do comunicador social, envolvidos com a utilização de tecnologias, que visam potencializar a comunicação interna.
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Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Tecnologia de Informação, Resistências no trabalho.


A gestão de informação na implantação e controle de um planejamento estratégico: Caso "Bauru + 10 - Construindo o futuro"
Santos, C. M. R. G.
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" / Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, campus Bauru - SP

Resumo: O projeto se refere a um planejamento estratégico para a cidade de Bauru-SP consubstanciado na Agenda 21, traduzindo em ações de desenvolvimento sustentável. O objetivo é realizar o gerenciamento de dados entre segmentos representativos da cidade - as lideranças sociais e comunitárias, além de organizações públicas e privadas - para a elaboração de um planejamento para cidade nos próximos dez anos. A questão nuclear dessa pesquisa é a informação como elemento fundamental para a criação de um elo entre os vários agentes e atores que articulam as ações das políticas públicas. Trata-se da gestão de informações, com vistas a subsidiar um planejamento urbano fundamentado nas demandas sociais e nas diretrizes apontadas pelos diversos segmentos, ou setores da sociedade.
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Palavras-chave: Gestão de informações, Planejamento estratégico, Auditoria local.


As políticas de comunicação interna das universidades gaúchas
Scroferneker, C. M. A.
FAMECOS / PUCRS

Resumo: O texto apresenta os resultados de pesquisa realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS com objetivo de analisar as políticas de comunicação interna de universidades gaúchas, buscando identificar os modelos de comunicação por elas adotados. Igualmente é apresentada a análise dos sites, especialmente das homepages por considerar que atualmente, a Internet está sendo utilizada pelas universidades como um 'novo' instrumento de comunicação.
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Palavras-chave: Comunicação , Universidade, Internet.


A queda do helicóptero - O programa e o processo de uma tragédia
Soares, V. D.
Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS

Resumo: O presente artigo propõe uma análise da Teoria da Gestão da Função Política apresentada por Roberto Porto Simões, na obra Relações Públicas em Micropolítica (2001) e de alguns conceitos sobre Relações Públicas, com ênfase à polissemia do termo, trazidos, por ele, no livro Relações Públicas: função política (1995). Dispõe-se ainda à aplicação destas idéias no caso da queda do helicóptero da Marinha do Brasil, no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu em agosto de 2002, no Litoral Norte gaúcho, onde morreram dois agentes de defesa ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e três oficiais da Marinha do Brasil.
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Palavras-chave: Comunicação, Relações Públicas, Micropolítica.


Comunicação organizacional e responsabilidade social corporativa: a construção dos conceitos
Souza, D. P.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo: Este trabalho evidencia a construção conceitual do tema Responsabilidade Social Corporativa e a trajetória das principais atividades desenvolvidas no campo da Comunicação Organizacional. Descrevendo a evolução dos conceitos e os acontecimentos históricos brasileiros que permitiram o desenvolvimento das áreas da Comunicação dentro das empresas, ele ratifica o caráter adotado pelas organizações empresariais para conduzir estrategicamente sua Comunicação na busca de uma interação considerada excelente entre as organizações empresariais e seus diferentes e significativos públicos.
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Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Comunicação Organizacional.


Relações Públicas e Inteligência Profissional: a complexidade interdisciplinar viva
Souza, V. B. A., Carvalho, C. S.
PUCRS e ULBRA / FEEVALE / UNISC, respectivamente

Resumo: Nas organizações há uma busca incessante em descobrir certezas e verdades, num contexto caracterizado pela incerteza e por verdades provisórias, refletindo a necessidade de novas configurações e definições de relacionamentos, novos paradigmas que possam auxiliar no redirecionamento da prática. Neste contexto, pensar sobre uma inteligência profissional significa concebê-la como a aptidão organizacional para pensar e criar estratégias em situações de complexidade. A partir da necessidade de ampliar conhecimentos sobre práticas cotidianas do profissional de Relações Públicas, defende-se a idéia da utilização de uma abordagem interdisciplinar em razão da complexidade existencial do ser humano e das organizações. Neste sentido, a mediação em nível organizacional cabe ser gerenciada por um profissional de Relações Públicas, a partir de informações obtidas pela interação com profissionais de outras áreas.
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Palavras-chave: Inteligência Profissional, Relações Públicas, Interdisciplinaridade.


Relações públicas no advento do terceiro setor: uma gestâo ética e estética na perspectiva do relato veraz em contribuição ao desenvolvimento sustentável
Vieira, R. F.
Centro Universitário da Cidade - UniverCIDADE, Rio de Janeiro

Resumo: Neste estudo buscamos dimensionar as Relações Públicas, numa política de duas mãos, e efeitos 'sinergéticos', alinhada ao 'Terceiro Setor', conscientizando a organização da importância de uma participação mais ativa na vida comunitária, estabelecendo uma nova postura empresarial, 'dialógico-transformadora', embasada no 'relato veraz' como forma de consagração à legitimação Ética e Estética. Nessa perspectiva consideramos que a única base que pode sustentar o processo interativo entre a organização e a comunidade é veracidade de suas informações, cujas ações estarão alinhadas a intenção dos fazeres consciente e uma postura socialmente responsável, como 'valor filosófico em aberto e não como tecnicismo restrito'.
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Palavras-chave: Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Relato Veraz.


Qual foi o comportamento da sociedade ou da organização que levou o meu público a agir assim?
Yngaunis, S.
Faculdades Integradas Rio Branco

Resumo: O enfoque sistêmico das organizações pode enriquece a ação das Relações Públicas e Comunicação Organizacional, quando propõe um novo olhar sobre as organizações e seus públicos, reconhecendo as forças internas e externas que imprimem um dinamismo quanto à sua forma de auto-organizar-se. O presente estudo configura uma reflexão para a importância dos estudo da Teoria Geral dos Sistema como base para a compreensão das forças reguladores dos sistemas, bem como estudar os efeitos comportamentais da comunicação sobre o sistema.
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Palavras-chave: Sistema, Organização, Comportamento.


Comunicação simbólica: abordagem mediadora para a liderança de transformação e a geração de uma cultura organizacional
Yoshiura, E. V.
Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Universidade Paulista (UNIP) - SP

Resumo: Tendo como pressuposto que os líderes de transformação são criativos (Sashkin, 1984) e que coordenadores que atuam no contexto educacional devem ser líderes de transformação, investigou-se a possibilidade de otimização do desempenho de professores da rede pública estadual em sua função de professores-coordenadores, através de uma pesquisa participativa em que foi proposta a vivência e a construção teórica do processo criativo. Com base na fenomenologia da percepção (Meleau-Ponty, 1999) e da leitura da obra (Heidegger, 1992), desenvolveu-se um processo de comunicação simbólica entre os mediadores e os professores-coordenadores, que lhes possibilitou a reconstrução de sua prática de coordenação e a geração de uma cultura organizacional, além do desenvolvimento criativo individual.
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Palavras-chave: Liderança de Transformação, Criatividade, Cultura Organizacional.