3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 13 - Comunicação e Cultura das Minorias

Coordenadora:
Profa. Dra. Raquel Paiva - raquelpas@hotmail.com

 

A RELAÇÃO DO ADOLESCENTE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA E/OU DEFORMIDADE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Sueli Yngaunis
Instituição: Universidade de Guarulhos - UNG

RESUMO - Estuda a relação do adolescente portador de deficiência e/ou deformidade e os meios de comunicação e verifica as lacunas do mercado de consumo e lazer no atendimento às suas necessidades especiais. No período de maio a dezembro de 1999, 174 adolescentes, de 12 a 18 anos, responderam a um questionário com 47 perguntas divididas em 7 partes a saber: Identificação Sócio-Econômica, Sobre televisão, Sobre Revista e Jornal, Sobre rádio, Sobre a internet, , Sobre hábitos de consumo e Sobre a sua relação com a sociedade. A tabulação dos dados obtidos neste pesquisa permitiram a identificação de vários pontos que deveriam ser considerados pelos profissionais dos MCM. Conclui que os meios de comunicação podem ter uma participação efetiva no processo de inclusão de pessoas portadoras de deficiência através da sua contextualização, contribuindo para o processo de normalização da deficiência na sociedade humana.

Palavras chaves: deficiência, deficientes e inclusão

volta

 

JORNAL ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES
Jorge Kanehide Ijuim
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

RESUMO - Muitas experiências em torno do jornal na escola ainda seguem uma lógica racionalista-instrumental, o que limita suas potencialidades. Quando se privilegia apenas o produto e se despreza o processo, corre-se o risco de reduzir a produção do jornal a mais uma técnica para a aquisição de conteúdos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõem como objetivo da educação uma formação ampla e, para isso, estabelece conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Se considerarmos o jornal apenas como procedimento, ou como conteúdo em si, estaremos simplificando a atividade-meio a uma mera tecnologia, sem atentar para a riqueza e a complexidade que o processo proporciona. Esse texto destaca a possibilidade do jornal escolar ser um instrumento complexo que, além de procedimento pode ser estratégia para o desenvolvimento de atitudes - de humanização - e contribuir para o processo de humanização entre os envolvidos.

Palavras-chave: Jornal escolar - Jornalismo e educação - Jornal, infância e humanização

volta

 

O CONCEITO DE INFÂNCIA NO SITE DA TURMA DA MÔNICA ESTUDO DE CASO DA SEÇÃO 'DIVERSÃO' DO SITE DA TURMA DA MÔNICA
Sílvia Meirelles Leite
Jornalista Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - O presente artigo tem como proposta analisar o conceito de infância no site da Turma da Mônica, mais especificamente na seção 'Diversão'. Nessa perspectiva, são apresentadas características que envolvem a infância e seu enfoque dentro de um contexto histórico. Para isto, é abordada a forma como as crianças são representadas na televisão e na Internet e a influência no comportamento delas e dos adultos. Também são ressaltadas questões que envolvem jogos e brincadeiras, noção de vergonha, leitura e escolaridade, família, sexualidade, vestuário, vocabulário, consumo e violência, e como o acesso à informação altera a conotação dada à estes conceitos. Neste estudo de caso buscou-se salientar de que maneira estas questões são apresentadas nas atividades analisadas e qual a concepção de infância que elas deixam transparecer.

Palavras-chave: Infância, Internet, Turma da Mônica

volta

 

TELEJORNALISMO - REDE FAMÍLIA E REDEVIDA
Penha Rocha
Instituição: Universidade Gama Filho - UGF

RESUMO - A idéia deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre o telejornalismo realizado pela Rede Família, uma emissora com a cabeça de rede na cidade de Limeira, no interior de São Paulo e que pertence ao grupo empresarial de comunicação dos evangélicos, da Igreja Universal do Reino de Deus e a RedeVida, da Igreja Católica , com sede em São José do Rio Preto, também no interior paulistano. As duas televisões fazem parte da chamada Igreja Eletrônica, onde a religião é um produto rentável, e cada vez mais presente nas emissoras brasileiras. O movimento surgiu na década de sessenta nos Estados Unidos, quando os evangélicos começaram a adquirir os primeiros canais. Antes porém, faremos um breve histórico dos principais telejornais brasileiros e da importância da chegada do VT,em1960.

Palavras chaves: telejornalismo, religião, produto

volta

 

A INDIVIDUALIZAÇÃO DA CRIANÇA NO CONFRONTO ENTRE A AUTORIDADE E A TÉCNICA
Flávio Roberto Meurer
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - O presente texto é uma tentativa de entender as condições subjetivas que dão espaço para o surgimento de uma relação convergente entre a criança e a lógica do sucesso. Para isso, procedemos a uma busca na história da infância e da família que nos mostrará o papel desta última na socialização daquela. Com a progressiva invasão da técnica ao cotidiano familiar, através dos especialistas em comportamento e dos fenômenos de indústria cultural, a autoridade parental, que preservava a individualidade, fica enfraquecida. A subjetivação passa a se dar novamente num espaço público, governado por uma autoridade anônima e dispersa. Assim, o sucesso pode se estabelecer como valor. Este trabalho é parte de minha dissertação de mestrado, que pretende, a partir do material histórico e teórico que é em parte aqui descrito, analisar o programa Gente Inocente?! como articulador dessa nova realidade.

Palavras-chave: indivíduo, infância, autoridade

volta

 

REPRESENTATIVIDADE DA IMAGEM DO NEGRO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: REVISTA RAÇA BRASIL E A IMPRENSA BRASILEIRA
Hellen de Paula Pacheco
Instituição: Universidade Metodista de São Paulo

SEM RESUMO

volta

 

CULTURA POPULAR E JORNALISMO CULTURAL: OS ÍNDIOS KARIRIS-XOCÓS NA IMPRENSA DE SERGIPE/BRASIL
Ana Valéria Machado Mendonça
Instituição: Universidade Tiradentes

RESUMO - Esta pesquisa trata sobre a problemática indígena no Nordeste brasileiro, especificamente com referência à tribo Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, município de Alagoas, divisa com o estado de Sergipe. Com uma aborgadem relativa à cultura, sociedade, economia e política da tribo, sob o ponto de vista jornalístico, o trabalho apresenta relatos, dados estatísticos e detalhes da sobrevivência e manutenção dos ritos da aldeia, frente à globalização da cultura e da comunicação. Mostra ainda as alternativas encontradas pela tribo para conservar suas características a partir de ações que reestruturem o processo de educação a partir da língua, do conhecimento das tradições pelos jovens índios e da divulgação da cultura através da mídia impressa, instrumento chave para a publicação deste trabalho que serviu para divulgar a festa "Uma noite na aldeia".

Palavras-chave: Jornalismo cultural - Comunicação das minorias - Comunidades indígenas

volta

 

PARINTINS PARA O MUNDO VER: ESTRATÉGIAS DO DISCURSO DA TELEVISÃO SOBRE AMAZONIDADE
Keyla Negrão
Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos

RESUMO - O texto é resultado de uma pesquisa que está inserida no campo dos Estudos Culturais. Verifica e analisa as estratégias de construção do discurso da televisão sobre a alteridade . O estudo é feito, a partir de uma perspectiva dos teóricos pós-coloniais , dos processos de construção de sentidos de identidade cultural amazônida, através de vídeos temáticos do Festival de Parintins - cidade do Médio Amazonas com cerca de 60 mil habitantes caboclos - . O texto apresenta e analisa algumas formas de inscrição dessa manifestação artístico-cultural da Amazônia brasileira na dinâmica da mídia televisiva, verificando como se caracterizam os processos de construção de sentidos de amazonidade, que passam, necessariamente pelas relações entre cultura local e um sistema dominante de representação visual da cultura.

Palavras-chave: Parintins, identidade, televisão

volta

 

POLÍTICAS DE CULTURA, POLÍTICAS DE IDENTIDADE
Alexandre Barbalho
UFBA

RESUMO - Este trabalho tem por objetivo discutir as relações entre Estado e cultura no mundo contemporâneo marcado pela crise das identidades e a irrupção das micropolíticas. Em um primeiro momento, o artigo discute a intervenção estatal na cultura em busca de uma identidade nacional, com destaque para a América Latina. Na segunda parte, acompanha a discussão teórica dos Estudos Culturais britânicos acerca da identidade e alteridade. Por fim, o artigo discute as alternativas de uma política pública de cultura que incorpore as discussões acerca da diferença.

Palavras-Chave – Estado, cultura, identidade.

volta

 

O SENTIDO DA TRADIÇÃO NA OBRA DE PAULINHO DA VIOLA
Eduardo Granja Coutinho
Universidade Federal do Rio de Janeiro

RESUMO - A partir de uma crítica da "concepção metafísica da tradição" - tendência conservadora que se caracteriza pela tentativa de abstrair a cultura de seu processo histórico, desconsiderando o papel ativo do sujeito na reconstrução dos signos do passado - e da elaboração de uma "concepção dialética da tradição", entendida como práxis criadora, o trabalho analisa os diferentes projetos identitários presentes no debate sobre a música popular brasileira nas últimas décadas, enfatizando, particularmente, a estratégia contra-hegemônica do compositor Paulinho da Viola, cuja obra é marcada por um projeto de afirmação do samba, compreendido como "fala histórica", ou seja, como forma de expressão de uma visão de mundo popular subalterna.

Palavras-chave - Cultura Brasileira, Identidade Nacional, Música Popular

volta

 

ROSA LUXEMBURG: UMA JORNALISTA REVOLUCIONÁRIA
Karen Sílvia Debértolis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - A relação entre jornalismo e cinema sempre esteve presente na produção da indústria cinematográfica em todo o mundo. Este paper traça uma relação entre jornalismo e cinema sob a ótica de gênero analisando o filme da cineasta alemã Margarethe Von Trotta, intitulado“Rosa Luxemburg” sobre a trajetória da revolucionária polonesa uma das ilustres figuras do socialismo. Ao contrário dos filmes hollywoodianos – que em sua maioria dá um tratamento à figura da mulher jornalista de forma reducionista como apenas uma profissional ambiciosa que busca um “furo” de reportagem - este filme de Von Trotta nos traz a reflexão sobre as questões da mulher como agente na esfera pública tomando em suas mãos o comando de sua trajetória. Este é o desafio e a característica principal desta cineasta que traz uma nova perspectiva ao cinema alemão através do viés do “pessoal como político”.

Palavras–chave - Gênero, Jornalismo, Cinema

volta

 

UMA MINORIA VIRTUAL
Márcio Souza Gonçalves
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO - O artigo aborda uma nova minoria contemporânea, a dos amantes virtuais, dos seres humanos que constróem relações amorosas que se restringem ao ciberespaço. Nesses relacionamentos, a ausência de encontro corporal e a mediação maquínica acarretam várias conseqüências, especialmente no que concerne a questão da identidade. Essa experiência da identidade pode servir de base a uma crítica da naturalização da identidade existente quando da utilização da noção de minoria para fixar se sensibilidades, comportamentos etc., e é assim uma experiência que ganha um caráter positivo.

Palavras-chave - Amor, Virtual, Minoria.

volta

 

A VOZ DA MULHER NA MÍDIA IMPRESSA
Cláudia Lukianchuki
CEFETSP

RESUMO - Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla que se situa no Campo da Comunicação e sob a óptica interdisciplinar, versa sobre a problemática do feminino veiculada na mídia impressa. As bases de sua análise se sustentam nos referenciais teóricos da Análise de Discurso de orientação francesa. Através do fenômeno da heterogeneidade da linguagem, busca-se apreender a voz da mulher nos modos de dizer dos jornais Folha de S. Paulo e Diário Popular, tendo como a priori a ilusão da transparência da linguagem. Também é pressuposto que comunicar não é apenas transmitir informações, mas um processo interativo. Dessa forma, pela Análise de Discurso tem-se a evidência de que a relação entre as palavras e as coisas não é natural, mas lingüístico-histórica, uma vez que se estabelece por sujeitos concretos em condições de produção específicas. Muitas são, portanto, as vozes presentes no discurso jornalístico, contudo o que se pretende verificar é qual é a voz da mulher e quais vozes, de fato, são ouvidas e se estão sob orientação.

Palavras-chave - Mulher, Análise de Discurso, Heterogeneidade Verbal, Mídia

volta

 

PAPO-CABEÇA: A EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DE RÁDIO PARA USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL
Veridiana Pivetta de Mello

SEM RESUMO

volta

 

PASSADO PRESENTE OU PRESENTE PASSADO? AS MANOBRAS NARRATIVAS EM COMUNIDADES PÓS-MODERNAS
Elisângela Carlosso Machado Mortari

RESUMO - As identidades culturais pós-modernas passam, na América Latina, por processos de articulações particulares em um determinado tempo e espaço. Isto significa dizer que o campo teórico proposto por pesquisadores latino-americanos deve alargar-se na medida em que encontramos uma pluralidade de vozes que renegociam suas práticas culturais em comunidades localizadas. A Quarta Colônia de Imigração Italiana localizada no estado do Rio Grande do Sul, nos mostra como é possível deslocar o conceito de hibridismo e mestiçagem para o de metamorfose. Através dos acionamentos da memória presente entre os descendentes de italianos, constatamos a formação de identidades narradas e acionadas por imaginários de pertencimento. As transmissões radiofônicas em dialeto vêneto são diretamente responsáveis pelos processamentos destes imaginários que disponibilizam sentidos e novas formas de relações sociais.

Palavras-chave - Identidades, Memória, Metamorfosear

volta

 

CULTURA E IDENTIDADE GAY: A DIFERENÇA DO MÚLTIPLO
Gisele Marchiori Nussbaumer
UFSM/UFBA

RESUMO - Na década de 90 assistimos Paradas do Orgulho Gay, reunindo milhares de pessoas nas ruas das principais metrópoles mundiais; as novelas televisivas trouxeram casais de jovens adolescentes e de lésbicas chiques; no ciberespaço proliferaram sites, chats e listas de discussão específicas; na área acadêmica ganharam destaque os estudos gays e lésbicos; e, de São Paulo, emergiu o conceito GLS. Enfim, uma nova cultura e um movimento gay de visibilidade coletiva se fizeram presentes no cenário urbano dos últimos anos. Considerando relevante a emergência deste contexto, neste ensaio refletimos sobre a crescente incorporação da cultura gay no cotidiano da sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Cultura, identidade, homossexualidade

volta

 

O OCIDENTE CONTRA O MUNDO: TERRORISMO SEMÂNTICO E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE EXCLUSÃO DO OUTRO

SEM RESUMO

volta

 

MINORIAS FLUTUANTES - NOVOS ASPECTOS DA CONTRA-HEGEMONIA
Raquel Paiva
ECO/UFRJ

RESUMO - Parte-se do conceito qualitativo de minoria como uma posição (ao invés da entificação quantitativa e substancialista de um grupo humano) marcada no interior do campo de luta pela hegemonia, isto é, pela dominação consensual. As identificações nomeadas como“mulheres”, “negros”, etc, são minorias na medida em que emergem contra-hegemônicamente e, retomando uma expressão foucaultiana, fazem “ressurgir o acontecimento” no que ele pode ter de único e agudo. Minorias flutuantes são aquelas surgidas no âmbito de um novo ativismo social, caracterizado pela associação entre comunidades efêmeras e o ciberespaço. Analisa-se aqui a presença dessas minorias na cena brasileira recente.

Palavra-Chave: Minoria, Força Contra-Hegemônica, Ativismo Social

volta

 

ENTREVISTAS COM JUDEUS DO EGITO NO RIO DE JANEIRO: UMA IMIGRAÇÃO PECULIAR
Joëlle Rouchou
Casa de Rui Barbosa/UniverCidade

SEM RESUMO

volta

 

EDUCOMUNICAÇÃO: IlÊ AIYÊ E A VISIBILIDADE DA CIDADANIA NEGRA
Angela Schaun
Universidade Veiga de Almeida

RESUMO - O texto apresenta aspectos da formação cultural afro-descendente como uma das mais contundentes expressões de Brasil, especificamente em Salvador na Bahia e exemplo recente da experiência em Educomunicação, responsável pela inclusão de um padrão estético singular e positivo daquela etnia como referência na mídia. Aborda as principais práticas comunicativas e pedagógicas do grupo cultural afro-descendente Ilê Aiyê como pioneiro na criação do movimento de auto-reconhecimento identitário, contribuindo para o surgimento de outros movimentos cuja característica principal é fazer da música uma mensagem de lazer e consumo simbólico, mas sobretudo de afirmação identitária e exemplo de Educomunicação nas comunidades e na mídia.

Palavras-chave - Educomunicação, Grupos afro-descendentes, Cidadania.

volta

 

A PRODUÇÃO DISCURSIVA DA ALTERIDADE: UM OUTRO LUGAR DE INTERVENÇÃO
Paula Guimarães Simões

RESUMO - Este trabalho tem como objeto de análise a Rádio Favela, rádio educativa, localizada no Aglomerado da Serra, um dos mais amplos conjuntos de favelas de Belo Horizonte. A rádio é analisada como um lugar de fala para os grupos de baixa renda, a fim de perceber o modo como ela tenta promover a construção de uma identidade e o fortalecimento dos laços comunitários entre as populações excluídas. Como recorte empírico, trabalhamos com gravações dos programas da rádio, entrevistas (com o presidente da rádio e moradores do Aglomerado), além de material bibliográfico e documental. O estudo mostrou que a rádio nãoé unanimemente aceita pela comunidade. Entretanto, ela é expressão de uma diferença, na medida em que construiu um outro lugar de intervenção dos atores na vida social; construiu um outro lugar de fala.

Palavras-chave - Identidade, Alteridade, Lugar de fala

volta

 

O RECIFE PÓS-MODERNO: A ESTETIZAÇÃO DA PERIFERIA
Sofia Zanforlin e Ângela Prysthon

RESUMO - Este artigo pretende analisar os filmes O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000) e Conceição (1999), e investigar como a cidade do Recife e sua periferia vêm sendo representadas pelo cinema local. Um dos traços mais marcantes da cultura contemporânea é a forma com que as periferias (no sentido geográfico, econômico e cultural) passam a se utilizar de linguagens artísticas como estratégia de inserção no mercado de bens simbólicos. Por isso, escolhemos como objeto de análise as duas produções mencionadas, apresentadas no Festival de Cinema do Recife de 2000. Ambos foram rodados no Recife, ambos com suas lentes voltadas para a cidade e sua periferia. Para a esta análise utilizaremos algumas teorias do contemporâneo que abordam o consumo cultural.

Palavras-chave - Rap, Conceição, Periferia

volta