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Semiótica da Comunicação [ voltar ]

1299-1 - A CONFIGURAÇÃO DA SUBJETIVIDADE ROBÓTICA PELO OLHAR CINEMATOGRÁFICO
Nísia Martins do Rosário (Unisinos), Lisiane Aguiar (UNISINOS)
Evento: Semiótica da Comunicação
O presente artigo é parte da pesquisa Corpos eletrônicos em audiovisualidades midiáticas e busca discutir um aspecto do objeto de estudo: as semioses construídas pelo cinema para os corpos representados como máquinas, visando identificar as configurações assumidas por uma subjetividade robótica. O mundo do cinema é um lócus de realização do imaginário coletivo e, no que se refere à ficção científica, é um lócus do imaginário tecnológico. Assim, entender os processos semióticos que ocorrem na apresentação midiática desses imaginários através do objeto de estudo robô, significa também buscar vislumbrar um devir homem-máquina.
Palavras-chave: semiose, corpo robótico, subjetividade, cinema

1579-1 - A LEITURA COMO PROCESSO SEMIÓTICO PARA O ESTUDO FUTURO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE APLICAÇÃO
Alexandre Dias Paza (ECA/USP)
Evento: Semiótica da Comunicação
O trabalho que ora apresentamos é fruto de pesquisa de mestrado e pretende demonstrar as possibilidades de conciliação entre diferentes teorias da linguagem de modo a se poder refletir as implicações políticas implícitas e explícitas no ato de ler. Como processo de participação amplo do capital cultural humano, a leitura, do ponto de vista da inserção social, representa um percurso que vai da geração de sentidos à produção de atuação política, fato que não deve ficar de fora das discussões públicas sobre o seu caráter pedagógico e não deve eximir o Estado deste processo. A política entendida como ação de homens entre homens, não só constitui-se como espaço de produção semiótica como também de geração de semiose. É aí que a Leitura não prescinde da reavaliação interpretativa de teorias dispares como as de Bakhtin e de Peirce.
Palavras-chave: comunicação, semiótica, semiose, leitura, política

1632-1 - A MODELIZAÇÃO DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO IMPRESSO PELO DESIGN DE PRODUTO
Regiane Miranda de Oliveira (PUC/SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Resumo: Este trabalho visa elucidar a modelização dos anúncios publicitários veiculados em revistas pelo design de produto. Deste processo resulta a edificação de peças que transformam a revista, na sua totalidade, num anúncio, de modo a subverter o referente das mensagens publicitárias pois, nestes casos, o próprio anúncio torna-se produto. Este processo torna patente a ressignificação da publicidade nos dias de hoje, uma vez que os anúncios passam a desempenhar uma função na cultura que vai muito além da mera ordem de compra.
Palavras-chave: publicidade impressa, mídia, design

655-1 - A TECNOLOGIA DIGITAL NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS: ENSAIO SOBRE O ESTÉTICO GROTESCO.
Allan Kozlakowski (UNINOVE)
Evento: Semiótica da Comunicação
Com a evolução da tecnologia digital os processos de produção e transmissão da comunicação iniciaram uma nova fase. A partir do uso de programas de computador, com imensa capacidade de simular ambientes, as realizações audiovisuais incrementaram discursos até então apenas imagináveis e as composições envolvendo personagens e ambientes virtuais, fruto dessa evolução, possibilitaram produzir as mais variadas aproximações estéticas. As produções contemporâneas em ficção científica, gênero utilizado para esse artigo, puderam configurar-se para além do espaço do fantástico, inserindo novos argumentos aos conceitos da linguagem cinematográfica, oferecendo-se como campo fértil às discussões sobre o imaginário.
Palavras-chave: Tecnologia, comunicação, imaginário, estética, audiovisual

1630-1 - A VISUALIDADE DA MONTAGEM NO LONGA-METRAGEM IRREVERSÍVEL
Fábio Sadao Nakagawa (PUC/SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Comunicação sobre o longa-metragem Irreversível (2002), filmado pelo diretor Francia Gaspar Noé. O trabalho busca entender a visualidade da montagem e as relações de visibilidade que constroem a imagem diagramática da montagem. Trata-se de uma pesquisa sobre a leitura imagética de um formato atuante na linguagem cinematográfica, cujas características principais são: a visualidade da montagem filmica, a desconstrução da narrativa linear e o diálogo com uma percepção repertoriada por outros sistemas de linguagens.
Palavras-chave: Cinema, montagem, visualidade, visibilidade

1880-1 - AS EXPERIMENTAÇÕES TECNOLÓGICAS NO DESIGN DO INÍCIO DO SÉCULO XX MOBILIZADAS A PARTIR DOS DISPOSITIVOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Fátima Aparecida dos Santos (UNIFEV)
Evento: Semiótica da Comunicação
Observa-se que o design gera elementos que constituem o registro da existência humana como mecanismo de transformação de matéria em produtos cotidianos e de pensamento em matéria, o design opera com a informação contida nos elementos e comunicações, tecendo uma malha de signos que modela, organiza e recria a existência humana. Para fazer design, entendemos que deve existir um procedimento único, uma espécie de partícula indecomponível com a qual podemos operar para gerar os diferentes objetos e signos que nos cercam. Neste texto discutiremos como o conceito de informação e comunicação interferiu na produção de design das primeiras décadas do século passado.
Palavras-chave: Design, Comunicação, Semiótica da Cultura, História, Produção

1919-1 - AS IMAGENS DA MÍDIA, ENTRE O SIM E O NÃO: AS INVERSÕES ASSIMÉTRICAS E AS ESTRATÉGIAS DO JORNALISMO VISUAL
Luciano Guimarães (Unesp)
Evento: Semiótica da Comunicação
A análise dos recursos de linguagem utilizados na produção das matérias sobre o referendo das três principais revistas semanais de informação  Época, Istoé e Veja  permite-nos dar visibilidade a algumas estratégias que tornam opaca a transparência que se espera do jornalismo. O que pretendo demonstrar é justamente o que não está declarado, mas que participa da informação. E o jornalismo visual, por meio da produção e edição gráfica, é responsável não só por facilitar a organização e a assimilação da mensagem, mas também e principalmente construir as primeiras camadas da mensagem  as camadas que podem tanto reorganizar a informação, criando novas assimetrias, valorizando mais determinados elementos que outros ou mesmo criar algumas predisposições para a leitura.
Palavras-chave: semiótica das mídias, Jornalismo visual, cores, imagens na mídia, imagens

1780-1 - DA DA SEMIOSE MIDIÁTICA À SEMIOSE HIPERMIDIÁTICA: JORNALISMOS EMERGENTES
Geane Carvalho Alzamora (PUC Minas)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este trabalho discute a semiose da informação jornalística na internet tendo por referência comparativa a semiose da informação jornalística nos meios de comunicação de massa. A partir da semiótica peirceana, sugere-se que a lógica comunicacional da internet privilegia aspectos da operação semiótica de representação sígnica, enquanto a lógica comunicacional dos meios de massa privilegia aspectos da operação semiótica de determinação sígnica. A operação semiótica de representação, aqui relacionada à diversificação dos processos de mediação social, envolve a operação semiótica de determinação, aqui relacionada a centros privilegiados de mediação social. Essas operações são complementares na semiose. Nessa perspectiva teórica, formatos emergentes de informação na internet não significam rupturas com o jornalismo de massa, mas o desdobramento semiósico de sua lógica comunicacional.
Palavras-chave: semiose, jornalismo, hipermídia

1450-1 - DESCONSTRUÇÃO, OPACIDADE E DESMEMORIA: A RE-INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA NA PRÁTICA CONTEMPORÂNEA.
Osmar Gonçalves dos Reis Filho (UNA)
Evento: Semiótica da Comunicação
O texto procura apontar para uma transformação no universo da fotografia que transcende dimensões técnicas. Trata-se de uma mutação mais profunda que se dá no estatuto mesmo da imagem fotográfica, na maneira singular como ela produz sentido. Historicamente, a fotografia sempre esteve ligada à idéia da mimese especular. As obras contemporâneas, entretanto, colocam em jogo uma concepção mais ampla e complexa de mimese. O signo fotográfico representa, mas é, também ele, um objeto, um construto intencional e subjetivo. Através de operações de desconstrução, de interferência e opacidade, essas obras não só explicitam como reinventam a constituição mediática da fotografia.
Palavras-chave: FOTOGRAFIA, SEMIÓTICA, ESTÉTICA

314-1 - DIALOGISMO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA MENSAGEM RADIOFÔNICA: COERÇÃO E CONTROLE NA COMUNICAÇÃO INTERATIVA
Suely Maciel (USP)
Evento: Semiótica da Comunicação
O presente texto é parte de uma pesquisa que busca compreender a produção discursivo-textual em produções radiofônicas que têm como linha-mestra a interatividade manifesta entre as instâncias de produção e recepção da mensagem. Com o propósito de identificar e entender alguns aspectos que atuam nessa dinâmica ¾ que se realiza a partir da articulação entre elementos verbais, sonoros e não sonoros ¾, procedeu-se à análise de um programa de rádio em que a participação do ouvinte é central. A investigação mostrou que, por trás da aparente relação equânime entre os participantes da interlocução, ou seja, o locutor e o ouvinte, ocorre um direcionamento e um cerceamento, por parte da instância de locução, das possibilidades de expressão durante o diálogo. Tal controle se dá por meio do comando do turno de vozes e pelas estratégias discursivas empregadas no ato comunicacional
Palavras-chave: Linguagem radiofônica, dialogismo, interatividade

941-1 - DIREITO À MEMÓRIA NA SEMIOSFERA MIDIATIZADA
Ronaldo Cesar Henn (Unisinos)
Evento: Semiótica da Comunicação
O trabalho discute a possibilidade de constituição de extratos diferenciados de memória coletiva a partir de produções midiáticas periféricas de cunho afirmativo. Entende-se o fenômeno através da articulação de propostas como as de memória subterrânea, semiose, semiosfera e midiatização da memória. Produtos como Falcão, meninos do tráfico, são exemplares nestes novos tipos de operacionalização da memória por trazerem, sobretudo, possibilidades semióticas de segmentos da população que, via de regra, são condenados ao silenciamento.
Palavras-chave: memória, semiose, semiosfera, jornalismo

680-1 - DO REFERENCIAL AO CONCEITUAL: OS CONCEITOS DE CONOTAÇÃO E ESTEREÓTIPO COMO OPERADORES DE ANÁLISE PARA A FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA CONTEMPORÂNEA E O ESTUDO DA MARCA
Nelson Soares Pereira Junior (UFBA)
Evento: Semiótica da Comunicação
O presente artigo busca discutir as contribuições que os conceitos de conotação, em Roland Barthes, e estereótipo, em Ernst Gombrich, podem trazer para arcabouço teórico e metodológico da Análise do Discurso e o estudo da imagem fotográfica na publicidade. Interessa, ainda, evidenciar como as noções de conotação e estereótipo dão suporte para a elaboração de categorias de análise da publicidade contemporânea e explicam a produção de sentido da fotografia publicitária e suas relações com o desenvolvimento de marca. Com isso, o artigo propõe três níveis para a categorização e análise da publicidade: conceitual, conceitual-referencial e referencial, a partir da produção de sentido em torno de um posicionamento de marca.
Palavras-chave: Semiótica, Análise do Discurso, Fotografia, Publicidade

1640-1 - DVDÚVIDAS, WEBXPERIMENTOS, VIDEOBLOGUES: DESDOBRAMENTOS DO AUDIOVISUAL ON E OFFLINE
Marcus Vinicius Fainer Bastos (PUC-SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
O artigo propõe uma pesquisa sobre os desdobramentos do audiovisual on e offline, aproximando o material coletado, entre sites, blogues e DVDs, dos formatos literários do ensaio e da narrativa, conforme definidos por autores como Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, entre outros. O trabalho aprofunda um primeiro estudo de caso, em que o universo dos videoblogues é investigado sob a chave de procedimentos de trangressão.
Palavras-chave: Ensaio, narrativa, cultura digital, videoblogues, trangressão

85-1 - EROTISMO E PORNOGRAFIA. DUAS SEMIOLOGIAS?
Nízia Maria Souza Villaça (UFRJ)
Evento: Semiótica da Comunicação
O texto procura sublinhar a crescente complexidade em torno das noções de erotismo e pornografia, discutindo as transformações por que passa a construção de seus sentidos e conexões na sociedade brasileira regida pela economia de mercado. O trajeto aponta para um certo travestismo-pornô-midiático e discute os diferentes sentidos da noção de fetiche. Por último, enfoca a estética do  segredo erótico, o viés político da questão, por meio da literatura feminina e do discurso desconstrutor de Dalton Trevisan. A intenção é, sobretudo, lançar um olhar crítico sobre a semiose da imagem, oferecendo elementos para a produção e discussão da cultura contemporânea pelas políticas privadas e públicas.
Palavras-chave: Erotismo, Pornografia, Semiologia, Literatura

861-1 - ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS NOS BLOGS JORNALÍSTICOS: A RESIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDITORIALIZADO EM AMBIENTE VIRTUAL
Gabriela Pavanato Sardinha Rissoni (UNINOVE)
Evento: Semiótica da Comunicação
As regras de produção do discurso jornalístico estão em processo de transformação com as inúmeras possibilidades da era virtual. Além da convergência das mídias e do surgimento de linguagens que se adaptam ao vasto mundo comunicativo do hipertexto, ambientes próprios desse meio estimulam a resignificação de procedimentos discursivos que antes estavam restritos às delimitações determinadas para as mídias convencionais. É o caso dos blogs, que surgiram como diários de mensagens descompromissadas e que hoje recebem a chancela de credibilidade jornalística. Investigar quais são os procedimentos argumentativos empregados pelo sujeito produtor do discurso e qual relação se estabelece entre enunciador e enunciatário, nessa nova configuração discursiva, é a proposta desse trabalho.
Palavras-chave: semiótica, discurso, jornalismo, blogs

388-1 - FIDÚCIA, MANIPULAÇÃO E INTERAÇÃO: RELAÇÃO VERBAL-VISUAL EM CONTEXTO DE EXPOSIÇÃO
Elisa de Souza Martinez (UnB)
Evento: Semiótica da Comunicação
O trabalho trata da relação entre os textos informativos que são associados aos trabalhos de arte digital em exposições de arte contemporânea, e do modo pelo qual esses constroem percursos de manipulação narrativa do destinatário-visitante. Trata-se ainda de analisar o papel do contexto institucional na construção de uma relação fiduciária, pressuposta para que a manipulação seja realizada. Toma-se como exemplo alguns textos informativos encontrados na exposição Cinético_Digital, realizada recentemente no Itaú Cultural, em São Paulo.
Palavras-chave: textos híbridos, percurso de manipulação, meios e mensagens, persuasão

923-1 - FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E CULTURA: ATUALIZAÇÃO NO PROCESSO COMUNICATIVO
Caroline Paschoal Sotilo (PUC)
Evento: Semiótica da Comunicação
A proposta do presente trabalho é refletir sobre alguns aspectos abordados no mestrado, sendo eles a fotografia e o álbum de família, memória e esquecimento, as imagens reproduzidas no meio impresso, atualização da tradição e da cultura. Tais elementos foram analisados, no decorrer da pesquisa de campo realizada em Piracicaba, interior de São Paulo. O trabalho se dividirá em dois momentos, primeiro pensar a sociedade em seu caráter  arquivístico , que com suas diversidades criam mecanismos contra o esquecimento. Por outro lado, esses registros pessoais e coletivos, se atualizam em suas narrativas, em seus suportes, em suas manifestações, proporcionando a criação de novos textos dentro da cultura, gerando, distribuindo e conservando informações, tornando-se um ciclo dinâmico que nos alimenta pela repetição e pela inovação informacional e não apenas por seu caráter acumulativo.
Palavras-chave: memória, cultura, fotografia, comunicação

1649-1 - GÊNEROS E/OU FORMATOS? DESIGN DE LINGUAGEM MEDIADA
Irene de Araujo Machado (ECA-USP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Se é verdade que todo conceito tem uma história, em que a formulação proposta exprime tentativas para a compreensão de manifestações com vistas a encaminhamentos futuros, capazes de sustentar proposições teórico-conceituais mais acabadas, o moderno conceito de  formato , de que vamos tratar aqui, se insere no fluxo da produção de mensagens resultantes da mediação de códigos culturais gerados por  máquinas semióticas e da conseqüente experimentação com as linguagens da comunicação informática. Desconfiando de que seja tão-somente uma  plataforma de serviços , propõe-se aqui examinar o formato como design de uma produção emergente denominada genericamente  signo informático . A hipótese mais favorável, até o momento, é aquela que apresenta o formato como discurso resultante de design em ambientes mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação.
Palavras-chave: formato, gêneros discursivos, signo informático, mediação, design

1172-1 - HOMEM EM REVISTA: RELAÇÃO ENUNCIADOR-ENUNCIATÁRIO, ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS PÁGINAS DE VIP E PHT
Caroline Casali (UNISINOS)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este artigo tem como objetivo central examinar a relação que a revista masculina propõe ao leitor e as estratégias discursivas e configurações expressivas de que ela se utiliza no processo de atribuição de valores concernentes ao segmento do público masculino que objetiva atingir. O percurso teórico-metodológico de análise é fundado na semiótica discursiva (Greimas), articulada com a noção de mito midiático barthesiano e com a classificação de variações enunciativas proposta por Verón.
Palavras-chave: revistas masculinas, configuração discursiva, identidade de gênero

946-1 - IDEOLOGIA PARA CRIANÇAS: O FILME FORMIGUINHAZ À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA SEMIÓTICA DA CULTURA
Vanderlei Dorneles da Silva (UNASP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este texto faz uma crítica ideológica da produção animada FormiguihaZ, de Steven Spielberg. Considera o cinema uma importante ferramenta pedagógica a serviço de estruturas dominantes, mas não deixa de reconhecer que no interior da indústria cultural há também espaços de resistência e tensões. Identifica os principais personagens-signos da história fictícia da colônia de formigas, e procura apontar as questões sociais e históricas que estruturam a narrativa. Baseado no referencial teórico dos estudos culturais de Douglas Kellner e do conceito de texto cultural e memória de Iuri Lotman, procura também evidenciar como os principais personagens e a narrativa retratam os conflitos históricos e como projetam o modelo sócio-político americano como um valor histórico dominante.
Palavras-chave: Estudos Culturais, Ideologia, Memória, Cinema

1308-1 - IMERSÃO DIGITAL E CAMPANHAS POLÍTICAS: UMA ESTRATÉGIA SEMIÓTICA
Francisco José Paoliello Pimenta (ufjf), Letícia Perani Soares (UFJF)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este trabalho apresenta resultados parciais de grupo de pesquisa do Programa de Educação Tutorial da Facom/UFJF associada a pesquisa de pós-doutorado intitulada Ciberativismo na Iberoamérica: do despertar em Chiapas aos movimentos urbanos em Barcelona e Madrid. O objetivo é o de investigar se a geração de interpretantes mais ricos via representação da imersão parece apta a colaborar na construção de hábitos mentais de maior razoabilidade para o ciberativismo, ao atender aos requisitos de seu summum bonum estético, voltado para a democracia participativa e para um novo internacionalismo. É descrita etapa da pesquisa de campo, dirigida ao estudo de dois sites ligados a campanhas políticas, um uruguaio e um norte-americano. Como conclusão parcial sugere que a referência para as estratégias lúdicas e imersivas na Internet deva ser a busca da razoabilidade do pensamento coletivo.
Palavras-chave: Semiose, Multicódigos, Ativismo Político

109-1 - INSCRIÇÕES EFÊMERAS
Denise Jorge Trindade (UNESA)
Evento: Semiótica da Comunicação
Neste artigo, ao acompanharmos o percurso de alguns trabalhos do artista plástico Leonilson, refletimos sobre possíveis relações entre arte e moda, principalmente as que nos remetem a questões sobre subjetividade e consumo. No campo da arte, afirmando seu valor  aurático , deparamo-nos com a opacidade dos panos bordados do artista e suas inscrições singulares, propondo um tipo de uso. Para o campo da moda, o presente trabalho traz questões relacionadas ao debate cultural, em sua aproximação com o consumo.
Palavras-chave: arte, moda, uso, consumo

438-2 - LULA AO DEUS-DARÁ? OS EFEITOS LIMITADOS DA DESCONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DE UM PRESIDENTE
Sergio Dayrell Porto (IESB)
Evento: Semiótica da Comunicação
Um presidente desconstruído pela mídia, sem que haja, nela própria e até o momento, reposição de sentidos. No entanto, os efeitos da mídia são limitados, pois a composição do eleitorado, os seus modelos de consaumo da informação, e os seus níveis de satisfação são diferenciados, dependendo do contexto e da mediação social envolvidos do processo eleitoral. O dom de carisma e a figura mítica, que fazem com que o presdente Lula se identifique com o cidadão/eleitor brasileiro, funciona como tábua de salvação de um sujeito político ao deus-dará.E ao que tudo indica, até o momento, "diz que deus dará, não vou duvidar, ó nega".Trabalha-se com a perspectiva pragmática, em que os discursos do presidente e da mídia funcionam como atos de linguagem, com força efetiva de produção de sentidos. Rejeitado de um lado, de outro, o povão continua captando os sinais de seu líder carismático.
Palavras-chave: desconstrução, reposição de sentidos, mídia, sujeito político:Lula

765-1 - O ARTIFÍCIO, A MODA, O CORPO: RITOS DA SEDUÇÃO
Ana Mery Sehbe de Carli (UCS)
Evento: Semiótica da Comunicação
O texto analisa manifestações culturais, da literatura, do cinema, da moda, da vida social, que retratam o espírito do tempo no que se refere a aparência e as transformações do corpo. Os processos de reconhecimento, de reabilitação do corpo, bem como, de sua crescente estetização, no decorrer do século XX, são evidenciados. O corpo no exercício da identidade, da identificação e da subjetivação assume extensões e incorporações naturais e tecnológicas, que são concretizadas nos artifícios, na moda, no próprio corpo natural e na sua mais recente realidade pós-humana das encarnações artificiais.
Palavras-chave: Semiose, moda, corpo, artifício

801-1 - O ATOR DE TV COMO PRODUÇÃO DE LINGUAGEM MIDIÁTICA
Regiane Caminni Pereira da Silva (PUC-SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
A proposta principal deste estudo é compreender o ator que a linguagem televisual processa. A investigação concentra-se nos processos de linguagens que o constroem: os textos culturais advindos da memória teatral, as operações da edição televisual e a migração de sua televisualidade para outras mídias. Como conseqüência desses apontamentos, temos a expansão do conceito tradicional de ator, baseado, até então, na instância teatral. No universo contemporãneo, o ator não é visto somente pela sua estrutura artística, mas, principalmente, como produção de comunicação. Regiane Caminni é atriz, mestre e doutoranda do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Atualmente, é professora da Universidade Anhembi Morumbi-SP.
Palavras-chave: ator de TV, linguagem, texto cultural

695-1 - O MUSEU DA PESSOA, A MEMÓRIA DO CIDADÃO
Debora Cristine Rocha (PUC-SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Esta é uma reflexão sobre as relações entre a cultura digital, a cultura radiofônica e a tradição oral, tomando-se como objeto de pesquisa aplicada o programa de rádio Museu da Pessoa, a Memória do Cidadão, gerado a partir do portal Museu da Pessoa na Internet. Para tanto, são utilizadas as contribuições teóricas oferecidas pela semiótica da cultura, a Escola de Tártu-Moscou, em especial Iúri Lótman. Na seqüência do trabalho, são discutidos a memória da cultura, o processo de atualização e a questão da presença, quando física uma marca da tradição oral, no digital e no rádio. A atualização da fabulação também é introduzida.
Palavras-chave: Museu Virtual, Rádio, Memória da Cultura, Processo de Atualização

1123-1 - PARA ENTENDER AS IMAGENS DIGITAIS: DA RIGIDEZ FOTOGRÁFICA À FLUIDEZ DIGITAL
Priscila Monteiro Borges (PUC/SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este trabalho busca detalhar o funcionamento das relações semióticas na imagem digital. Para isso, resgata a fotografia tradicional a fim de mostrar como seu poder representativo é construído e compará-lo ao das imagens digitais. Sabendo que é a linguagem digital funciona conforme um texto escrito, pois é construída logicamente, em um segundo momento há uma aproximação das linguagens verbais. Mais precisamente, de textos que trabalham com as especificidades dessa linguagem mostrando que estabelecidas sobre um código digital, as imagens adquirem certa fluidez, antes petrificada na sua materialidade.
Palavras-chave: Imagem digital, fotografia, sistemas de linguagem, semiótica, Peirce

1858-1 - PEÇAS PUBLICITÁRIAS TELEVISIVAS E IMPRESSAS: POSSIBILIDADES DIALÓGICAS
Vânia Penafieri de Farias (PUC-SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
A proposta desse estudo é buscar pontos de dialogismo entre publicidade televisiva e publicidade impressa a partir da análise de duas peças publicitárias televisivas em confronto com duas impressas, todas sobre o veículo Ford Fiesta, utilizando como fundamentação teórica o conceito de dialogismo proposto por Mikhail Bakhtin. Acredita-se que os diversos anúncios publicitários que compõem uma determinada campanha publicitária carregam em seus discursos inúmeros fragmentos dialógicos - que são entendidos nesse estudo como as situações que compõem o todo enunciativo, que só adquirem sentido ao serem contextualizados - que impregnados de signos verbais e não-verbais transitam nas diferentes linguagens publicitárias, valendo-se de interferências oriundas da cultura.
Palavras-chave: publicidade, publicidade e cultura, signos dialógicos

458-1 - ROTEIRO: O PROJETO NARRATIVO AUDIOVISUAL
Elisabete Alfeld Rodrigues (PUCSP)
Evento: Semiótica da Comunicação
O roteiro é um projeto de construção da narrativa audiovisual. Um projeto de pré-visualização à espera de soluções imagéticas e sonoras capazes de realizar o que é sinalizado pela palavra escrita. O objetivo deste estudo é tecer algumas considerações sobre essa concepção do roteiro como projeto de construção da narrativa fílmica. No roteiro, as imagens são construídas com palavras, o que é história ainda pertence ao imaginário. Daí a especificidade dessa modalidade de contar histórias que começa com a palavra escrita, sugere uma encenação virtual e depois, subordinado ao tratamento estético da direção, transforma-se em filme.
Palavras-chave: roteiro, narrativa, encenação

997-1 - SONHOS DE PLÁSTICO: A COMUNICAÇÃO DAS MARCAS DE CARTÃO DE CRÉDITO SOB A ÓTICA DO ETHOS PUBLICITÁRIO
Vander Casaqui (FCL)
Evento: Semiótica da Comunicação
Este trabalho apresenta um recorte de pesquisa mais ampla sobre a comunicação de instituições e produtos bancários. Voltamos nossa atenção para a produtividade simbólica das campanhas televisivas das principais marcas de cartão de crédito presentes no país, veiculadas entre dezembro de 2002 e dezembro de 2004. A análise dos comerciais está baseada nos estudos do ethos publicitário, no quadro teórico que parte da semiótica tensiva de Fontanille e Zilberberg, derivada da semiótica greimasiana, acoplada a conceitos e procedimentos da Análise de Discurso de linha francesa  AD, alinhando-se à teoria de autores como Maingueneau e Bakhtin. Através da análise das estratégias de comunicação, apreendemos os traços de caráter e corporalidade que apontam para a localização simbólica das marcas, em relação à sua concorrência e à projeção de seus possíveis consumidores.
Palavras-chave: Semiótica das mídias, ethos publicitário, publicidade e propaganda, cartões de crédito

1070-1 - TELEELISVISIVA
Alexandre Rocha da Silva (Unisinos)
Evento: Semiótica da Comunicação
TeleELISvisiva, ao desenvolver a hipótese histórica de que Elis Regina foi a primeira cantora produzida especificamente pela televisão, o que lhe confere uma importância fundamental para o estudo dos processos midiáticos, encontra dois desafios: o da descrição semiótica do propriamente televisivo na articulação de gêneros, subgêneros e formatos e o do reconhecimento das formas televisivas como instauradoras de uma nova modalidade de reflexão, que cria mundos, pensamentos, atores e cenários que lhes são próprios.
Palavras-chave: Mundos Televisivos, Audiovisualidades, Imagem-Música, Semiótica

1161-1 - UMA METODOLOGIA PEIRCEANA PARA ESTUDOS JORNALÍSTICOS
Gilmar Adolfo Hermes (Unisinos)
Evento: Semiótica da Comunicação
O texto apresenta a metodologia utilizada numa pesquisa para elaboração da tese de doutorado, com pressupostos da Semiótica de Charles Sanders Peirce e das Teorias do Jornalismo. Esse pano de fundo teórico foi escolhido em função do objeto de análise serem ilustrações jornalísticas. A semiótica peirceana permite abordar os objetos do ponto de vista estético e também inseridos na análise das rotinas produtivas, que caracteriza as pesquisas de jornalismo na linha interacionista. A elaboração lógica das observações na pesquisa de campo é realizada tendo em vista as categorias fenomenológicas explicitadas por Peirce: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade, visando identificar os valores/notícia.
Palavras-chave: ilustrações, semiótica, jornalismo, estética

706-1 - |AS DIFERENTES LINGUAGENS NO SIGNO ESCRITO ALFABÉTICO|
Andrea Olympio de Mello Machado Lopes (PUC-SP)
Evento: Semiótica da Comunicação
A proposta deste trabalho é explorar as diferentes linguagens envolvidas no processo de semiose e de mediação do signo escrito alfabético: a linguagem sonora e a gráfico-visual. O signo será estudado a partir de seus aspectos sensoriais e serão analisados seus aspectos não-discretos e suas várias possibilidades de escrita e leitura. São hipóteses a serem testadas: o signo alfabético possibilita outras formas de leitura que não a alfabética; a linguagem dele é originada a partir da união da linguagem dos sistemas sonoro e gráfico-espacial; é possível efetuar uma leitura das palavras enquanto signo não-discreto, indecomponível em sílabas, letras e fonemas. O corpus deste trabalho é composto por uma campanha publicitária, uma logomarca e um fragmento de texto retirado da Internet. Redatora publicitária, mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, formada em PP pelo CEUT.
Palavras-chave: Semiótica, Escrita, Semiose, Mediação

 
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