Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Produção Editorial [ voltar ]

1126-2 - JOE SACCO: JORNALISMO LITERÁRIO EM QUADRINHOS
Ana Paula Silva Oliveira (PUCC), Mateus Yuri Passos (UNICAMP)
Evento: Produção Editorial
O objetivo deste artigo é indicar caminhos para entender de que maneira a história em quadrinhos pode ser considerada reportagem jornalística e como, durante as transformações das HQs ao longo do século XX, chegou-se a essa linguagem para fazer jornalismo. Para isso, será realizada uma reflexão sobre o trabalho do repórter e desenhista Joe Sacco, considerado o pioneiro na utilização das técnicas jornalísticas aplicadas à arte dos quadrinhos a partir da análise de seus dois livros sobre a Palestina: Palestina, uma nação ocupada e Palestina, na faixa de Gaza. Serão utilizadas as características do Jornalismo Literário para a análise dos livros acima.
Palavras-chave: Joe Sacco, História em Quadrinhos, Quadrinhos autorais, Jornalismo Literário

626-1 - A EFICÁCIA COMUNICACIONAL E GRÁFICA NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA ESTUDO-PILOTO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS
Ana Claudia Gruszynski (UFRGS), Cida Golin (UFRGS)
Evento: Produção Editorial
O presente artigo apresenta discussões e resultados preliminares da pesquisa Os elementos comunicacionais dos periódicos científicos e a relação com os suportes impresso e on-line: estudo-piloto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvida com recursos da FAPERGS e CNPq. Aborda a importância da eficácia comunicacional e gráfica na edição de periódicos científicos eletrônicos e impressos.
Palavras-chave: Periódicos científicos, UFRGS, comunicação, produção editorial

246-1 - A LITERATURA NA REVISTA DA SEMANA
João Elias Nery (Ibirapuera), Gisele Taboada da Silva (UCAM)
Evento: Produção Editorial
A pesquisa aborda a presença da literatura na Revista da Semana, relacionando-a ao contexto literário e à imprensa brasileira do final do século XIX até meados do século XX. O trabalho pretende analisar os estilos inseridos na revista - crônicas, contos, poesias e novelas - a tendência literária em todas as seções da revista, bem como a trajetória de seus autores no cenário editorial. Pretende-se ainda estudar a literatura como tema chave da imprensa feminina. Os autores: Gisele Taboada da Silva - Graduada em Direito (USF), aluna de pós-graduação (UCAM). João Elias Nery: Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), docente e pesquisador na área de Comunicação Social.
Palavras-chave: Revistas brasileiras, Imprensa brasileira, Imprensa feminina, Literatura na imprensa

571-1 - A PRODUÇÃO DIDÁTICA DA TIPOGRAFIA SIQUEIRA: CAMINHOS DE PESQUISA.
Marcia de Paula Gregorio Razzini (PUC-SP)
Evento: Produção Editorial
A pesquisa  Produção de livros didáticos e expansão escolar em São Paulo (1889-1930) , focaliza a produção e circulação de livros didáticos em São Paulo nas primeiras décadas da República, a partir da produção de três editoras: Livraria Francisco Alves, Tipografia Siqueira e Editora Melhoramentos, considerando a expansão da escola pública primária no estado e a influência das escolas normais. O presente texto refere-se ao trabalho de levantamento e análise de livros didáticos da Tipografia Siqueira, editora paulista que não existe mais, discute problemas metodológicos na busca e tratamento das fontes e aponta as soluções encontradas durante a pesquisa.
Palavras-chave: livro didático, história editorial, métodos de pesquisa

488-1 - A RELAÇÃO ENTRE ROBERT SIKORYAK E A CONTEMPORANEIDADE
Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva (PUC-Rio)
Evento: Produção Editorial
Aqui são avaliados os principais trabalhos de Robert Sikoryak nos quadrinhos, ilustrações e performances, estabelecendo relações com a cultura contemporânea. Nos quadrinhos, pode-se perceber a criação de paródias em cima de clássicos da literatura e críticas a temas cotidianos; nas ilustrações e capas de revista, existe um predomínio de temas atuais em contextos sócio-culturais e políticos; e nas suas performances, é promovido o universo dos quadrinhos com exposições de slides, leituras, representações cênicas, dança e música. Também foi realizado um paralelo entre seu trabalho e os realizados por outros artistas no Brasil.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Pós-moderno, Design gráfico

145-1 - A REVOLUÇÃO DA BROCHURA: EXPERIÊNCIAS DE EDIÇÃO DE LIVROS ACESSÍVEIS NO BRASIL ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX
Livio Lima de Oliveira (ECA-USP & FAENAC)
Evento: Produção Editorial
Este artigo visa apresentar as principais experiências brasileiras de edição de livros a preços acessíveis iniciadas em fins do século XIX. Tais iniciativas surgiram no país a partir da experiência do livreiro Pedro da Silva Quaresma e de outros editores (principalmente os do eixo Rio-São Paulo), culminando na retomada da edição desse tipo de formato (o bolso) em fins do século XX e começo do XXI por médias e grandes editoras brasileiras.
Palavras-chave: Livro de bolso, Livro de preço acessível, Livro no Brasil, Revolução da Brochura

1139-1 - A VETORIZAÇÃO DO OLHAR ATRAVÉS DOS QUADRINHOS DE  ELEKTRA  ASSASSINA
André Luíz Souza da Silva (UFBA), José Benjamim Picado (UFBA)
Evento: Produção Editorial
A proposta deste artigo é abordar como se configuram a narrativa na novela gráfica em história em quadrinhos  Elektra Assassina , através da construção das imagens e a sua relação com o espaço da página através do exercício de análise das imagens. Para tanto partimos do pressuposto que as contribuições da ordem do tabular, de acordo com as teorias de Fresnault-Deruelle (1976), são imprescindíveis para o funcionamento narrativo proposto pelos autores da obra.
Palavras-chave: Quadrinhos, Imagens, Vetorização, Tabular

354-1 - HARRY POTTER: O FENÔMENO EDITORIAL DE MKT
Missila Loures Cardozo (IMES)
Evento: Produção Editorial
Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre como um livro pode se tornar um fenômeno editorial, baseado no marketing e na utilização de Arquétipos e Esteriótipos em sua narrativa. A questão central deste trabalho é verificar quais padrões do chamado gênero Best Seller estão presentes nos livros de Harry Potter e como os arquétipos contribuem para a construção de uma obra de sucesso. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa documental e bibliográfica sobre psicologia comportamental, análise das obras já publicadas e dos números alcançados pela obra no Brasil e no mundo. A principal constatação foi de que a utilização de imagens arquetípicas, que remetem ao inconsciente coletivo do leitor, aliado a um maciço trabalho de marketing, permitem uma maior aproximação entre marca e leitor/consumidor, criando elos afetivos que resultam em vendas e fidelidade a marca Harry Potter.
Palavras-chave: Marketing Editorial, Best Seller, Arquetipos, Harry Potter

488-2 - JIM WOODRING E O SURREAL NOS QUADRINHOS UNDERGROUND
Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva (PUC-Rio), Paulo Mourilhe Silva (UFF)
Evento: Produção Editorial
Aqui é salientada a importância de Jim Woodring para os quadrinhos alternativos. Sua carreira é analisada desde a infância, onde podem ser percebidas as sementes que permitiram o surgimento de livros e personagens com características peculiares. Na série Frank, temos um predomínio de estórias sem diálogos, grandes painéis, detalhes minuciosos em nanquim e cores vivas. Em Jim, também são incluídas estórias autobiográficas com pesadelos registrados anteriormente pelo autor. A transposição e aceitação de seus personagens em softwares e na indústria de brinquedos mostram o valor de suas criações para o público.
Palavras-chave: Quadrinhos alternativos, Jim Woodring, Design Gráfico

821-1 - LIVRO DIDÁTICO: DISCUSSÃO NA PERSPECTIVA DE VERTENTES DE ANÁLISE E COMPREENSÃO DA NATUREZA COMPLEXA
Cintia Shukusawa Kanashiro (ECA-USP)
Evento: Produção Editorial
Este artigo aborda algumas das principais vertentes de análise em torno da temática livro didático, tendo como referência o Estado da Arte elaborado por Bárbara Freitag e colaboradores. Propõe que a abordagem histórica (cronológica) sugerida por este grupo de pesquisadores pode ser complementada, em virtude de novos e importantes estudos sobre o tema, de perspectiva histórica e historiográfica. Tal vertente vem se desenvolvendo desde a década de 1980 no Brasil. Na França este tipo de estudo também vem ocupando lugar de destaque. A apresentação das vertentes de análise revela cada um dos fatores que influenciam a produção do livro didático, o que o tornam um objeto de natureza bastante complexa.
Palavras-chave: livro didático, vertentes de análise, história do livro didático, produção editorial

1930-1 - MINAMI KEIZI, A EDREL E AS HQS BRASILEIRAS: MEMÓRIAS DO DESENHISTA, DO ROTEIRISTA E DO EDITOR
Elydio dos Santos Neto (UMESP)
Evento: Produção Editorial
Este trabalho inicia justificando a escolha do nome de Minami Keizi para o registro de seu depoimento. Mostra a importância da memória no processo de construção de autoria na história do ser humano como singularidade e coletividade. Em seguida apresenta o depoimento de Minami Keizi, na íntegra, colhido pelo autor deste artigo, através de um roteiro que o mesmo respondeu por escrito. Neste depoimento é dado destaque ao trabalho de Minami Keizi como desenhista, roteirista e editor. Centra-se principalmente em sua história com a Editora Edrel de São Paulo, entre as décadas de 1960 e 1970, buscando identificar as contribuições que esta editora e seus artistas deram, no contexto daquele momento, para a constituição não apenas das HQs brasileiras, mas para a própria constituição da vida na cultura brasileira.
Palavras-chave: Editora Edrel, Minami Keizi, Quadrinhos Brasileiros, Mangá, Paradigma da Complexidade

897-1 - O MERCADO DE QUADRINHOS EM DIREÇÃO À ANIMAÇÃO: O CASO DA PRODUÇÃO DE MAURÍCIO DE SOUZA
Nadilson Manoel da Silva (UNICAP), Ana Patrícia de Paula (UNICAP)
Evento: Produção Editorial
Quando se pensa em quadrinhos é comum se lembrar dos super-heróis americanos e dos quadrinhos de Disney. No entanto, esse imaginário tem se transformado intensamente com o espaço cada vez maior ocupado pelos quadrinhos de Maurício de Souza. Seus personagens têm sido utilizados de forma bastante eficiente para a consolidação dos quadrinhos nacionais no mercado brasileiro e sua inserção no mercado internacional. Observa-se também um processo de expansão mercadológica em direção à diversificação dos produtos que passam a ser utilizados em merchadising e, mais recentemente, nos desenhos animados e animações. A partir dessa nova realidade, esse artigo trará para a discussão a contribuição de Maurício de Souza para essa nova fase de expansão dos quadrinhos nacionais em direção ao cinema de animação.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, Mauríciode Souza, Animação

264-1 - OS CONTOS  MISTER CURITIBA E  O COBRADOR  NOTAS SOBRE A CENSURA DURANTE A DITADURA MILITAR
Sandra Lucia Amaral de Assis Reimão (umesp)
Evento: Produção Editorial
Esse texto aborda um caso não muito conhecido de censura à imprensa durante a Ditadura Militar: a proibição da publicação, em duas ocasiões, dos contos vencedores de Concursos Status de Literatura Erótica Brasileira. Tratava-se dos contos  Mister Curitiba , de Dalton Trevisan, vencedor em 1976, e  O Cobrador , de Rubem Fonseca, vencedor em 1978. A revista Status adotou atitudes diferentes frente a essas proibições. Esse texto resgata a história dessas proibições busca compreender as estratégias adotadas pelos editores frente à Censura.
Palavras-chave: literatura, censura, Brasil, década 1979

688-1 - PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NAS LEMBRANÇAS DE CARLOS DE MELO
Conceição Aparecida Cabrini (PUC)
Evento: Produção Editorial
Para essa apresentação selecionei as práticas de leitura e escrita no universo escolar, nas primeiras décadas do século XX, relatadas pelo protagonista Carlos de Melo no romance autobiográfico Doidinho, de José Lins do Rego. O narrador lembra o uso que fez dos manuais escolares (destaque aos Livros de Leitura de Felisberto Rodrigues Pereira de Carvalho e Coração, de Edmond D Amici) e de outros textos como as narrativas de Carlos Magno e os 12 pares de França, no momento em que freqüentou o Instituto Nossa Senhora do Carmo, em Itabaiana, estado da Paraíba, Brasil.
Palavras-chave: leitura, escrita, livro, escola

1326-1 - PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS LIVROS DE LEITURAS GRADUADAS DE JOÃO LÚCIO BRANDÃO NO ENSINO PRIMÁRIO MINEIRO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX
Kátia Gardênia Henrique da Rocha Campelo (UFMG), Francisca Izabel Pereira Maciel (UFMG)
Evento: Produção Editorial
Este trabalho tem por objetivo analisar a produção e circulação em Minas Gerais da série de livros de leituras graduadas, do autor João Lúcio Brandão, composta das seguintes obras: O livro de Zezé, O livro de Violeta, O livro de Elza e O livro de Ildeu. Adotamos como arcabouço teórico conceitual a Cultura Escolar (Julia, 2001; Viñao Frago, 1995; Faria Filho, 2004) e a Cultura Material (Chartier, 1999). Utilizamos como principais fontes nesta investigação: documentos oficiais a respeito da produção e circulação deste material nas escolas públicas, livros de inventários de algumas escolas, depoimentos de pessoas que utilizaram algum dos livros da série no seu período de escolarização ou profissional e documentos da Academia Mineira de Letras. Esta comunicação nos traz algumas reflexões sobre os usos da série de livros de leituras graduadas de João Lúcio Brandão em Minas Gerais.
Palavras-chave: Cultura Escolar, Cultura Material, Livro Didático

1609-1 - SÉCULO XXI - NOVAS POSSIBILIDADES, NOVAS EXIGÊNCIAS: A PRODUÇÃO EDITORIAL
Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (UNI-BH)
Evento: Produção Editorial
A complexidade das atividades na atualidade requer profissionais capazes de reunir conteúdos, design e tecnologias em constante processo de mudança, demandando por novas habilitações profissionais. A Produção Editorial surge nesse momento, sendo necessário compreender essa habilitação e o profissional resultante. Realizou-se uma pesquisa sobre os cursos oferecidos no Brasil com essa denominação e outras denominações afins para identificar as características do profissional e com que perspectiva ele é formado pelo Curso de Produção Editorial oferecido pelo Centro Universitário de Belo Horizonte  UNIBH.
Palavras-chave: Produção Editorial, Editoração, Produtor Editorial

 
© Copyright 2006 Intercom. All Rights Reserved.
Design by Adaltech