Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Folkcomunicação [ voltar ]

1460-1 - A DIFUSÃO DA CULTURA ANDINA NO BRASIL
Denis Porto Renó (UNICOC), Caroline Petian Pimenta (UMESP)
Evento: Folkcomunicação
A cultura da classe subalterna tem sido vítima da globalização, que provoca a homogeneidade dos traços culturais. Porém, graças aos meios tecnológicos que acompanham essa globalização, alguns grupos têm conseguido manter e difundir seus traços culturais, através da chamada cultura de classe subalterna. O artigo aborda a difusão da cultura dos descendentes da sociedade pré-hispânica Inca no Brasil, tendo como recursos as ferramentas oferecidas pelo desenvolvimento da tecnologia digital, como a Internet e a produção digital. Com a conclusão do artigo, espera-se poder contribuir com novos trabalhos relacionados com o tema, em especial à cultura andina.
Palavras-chave: folkcomunicação, cultura popular, cultura latoni-americana

1524-1 - A PRÁTICA CIDADÃ DA FOLKCOMUNICAÇÃO NO CENÁRIO CULTURAL
Cristina Schmidt Pereira da Silva (UMC)
Evento: Folkcomunicação
O universo da cultura está ligado ao cotidiano, onde se apresentam os aspectos da vida, físicos, simbólicos e imaginários. E, principalmente no que se refere ao universo da cultura popular, é difícil separar a esfera material da espiritual, o novo do velho, o sagrado do profano, o original da réplica. No primeiro, entendendo o contexto produtivo e de comunicação de massa; no segundo, identificando as dinâmicas da comunicação cotidiana  da folkcomunicação. A presença do líder folk nesse processo é fundamental. Ele irá mediar as informações advindas da sociedade refletindo com os grupos as adequações decorrentes do contexto. O ritmo acelerado dos novos modelos culturais chega à essência e à originalidade da manifestação. Pois, a inserção midiática mediada possibilita a criação de novos canais para uma comunicação cidadã.
Palavras-chave: folkcomunicação, líder folk, diversidade cultural, comunicação cidadã

868-1 - ABERTURA A NOVAS EXPERIÊNCIAS E A MANUTENÇÃO DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Sarah Roberta de Olveira Carneiro (UFBA)
Evento: Folkcomunicação
Este trabalho procura circunscrever a cultura popular no contexto da globalização, apontando a abertura a novas experiências como uma possibilidade de manutenção das práticas artísticas populares. Tal perspectiva se apresenta na medida em que se reconhece a força argumentativa do esquema teórico de Néstor Garcia Canclini sobre culturas populares, e toma-se como objeto de estudo o Reisado Senhor do Bonfim, localizado no povoado de Piau, no município de Piranhas, Alagoas, e que por ser um grupo atuante que participa, por exemplo, de eventos como concurso de música promovido por iniciativas do tipo  Programa Estadual de Incentivo às Artes , favorece a construção de uma análise que permite absorver a relação da cultura popular com o  novo como uma possível forma de incentivo à continuidade de suas práticas.
Palavras-chave: Cultura popular, abertura, novo, globalização

240-1 - AS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS NO CIBERESPAÇO
Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Fernanda Castro Manhães (UENF)
Evento: Folkcomunicação
Este artigo propõe tratar das manifestações religiosas que hoje estão migrando para o Ciberespaço. Alguns questionamentos são apresentados a partir do novo espaço de socialização que esta se constituindo pela rede. Quem é este sujeito que se apresenta na mediação destas relações e qual é a figura do "Fiel"? Quais são os signos utilizados nesta relação? Também se destacamos como objeto deste estudo as condutas cibereligiosas.
Palavras-chave: Ciberespaço, Religiosidade, Socialização, Folkcomunicação

728-1 - CAFÉ AVENIDA, A ESQUINA DO PECADO: FOLKCOMUNICAÇÃO, COMÉRCIO E PUBLICIDADE EM NOVO HAMBURGO.
Maria Berenice da Costa Machado (Feevale), Marcelle Silveira dos Santos (FEEVALE)
Evento: Folkcomunicação
Novo Hamburgo, município da Grande Porto Alegre, teve uma esquina, no coração da cidade, que foi um lugar de pecados: um  centro popular de informação , cujos processos comunicacionais artesanais e horizontais auxiliaram a economia e o desenvolvimento da região. Nesse cenário, houve encontros e muitas discussões em torno dos negócios já estabelecidos e de novos empreendimentos que foram sendo criados. Este artigo busca na bibliografia, em documentos e na História Oral a compreensão do café/cafeteria como um local de folkcomunicação. Para tanto, contextualiza a cidade e resgata a trajetória de mais de sessenta anos do Café Avenida, destacando episódios que envolvem a atividade da imprensa, o comércio, a publicidade e as promoções.
Palavras-chave: Café Avenida, Folkcomunicação, Publicidade, Novo Hamburgo

41-1 - CALEIDOSCÓPIO AMAZÔNICO: A MITOPOÉTICA FEMININA NO IMAGINÁRIO PARAENSE
Scarleth Yone Ohara (UFPA)
Evento: Folkcomunicação
Resumo: O imaginário amazônico apresenta multifaces em suas manifestações. A sua poética é imensamente rica e cheia de encantos. Baseando-se nesse manancial, desenvolve-se pesquisa acadêmica e trabalho gráfico visual, calcados nas análises de narrativas orais, segundo a dramaticidade e pictorialidade sugeridas sob o aspecto feminino das imagens, mitos e formas encantadas das águas insulares amazônicas paraenses. Scarleth Yone Ohara (UFPA): Graduada em Comunicação Social (Publicidade), Mestre em Teoria Literária e Doutora em Literatura Comparada. Coordenadora da Graduação em Comunicação Social da UFPA.
Palavras-chave: narrativa oral, imaginário paraense, mitopoética feminina

1113-1 - FOLKCOMUNICAÇÃO E ORKUT: OS CULTURALMENTE MARGINALIZADOS
Fabio Rodrigues Corniani (UMESP), Marco Antonio Bonito (FATEA)
Evento: Folkcomunicação
No presente artigo os autores apresentam algumas comunidades do Orkut como manifestações comunicacionais culturalmente marginalizadas, adequando este objeto às teorias da Folkcomunicação. Para isso faremos uma breve apresentação do referencial teórico usado no artigo, o da Folkcomunicação, seguindo por um recorte histórico referente ao nosso objeto, partindo do macro para o micro, ou seja, da Internet até o Orkut e suas comunidades. Por fim traçaremos um paralelo entre nosso objeto e nosso referencial teórico, baseando-se sempre nas premissas de Luiz Beltrão.
Palavras-chave: Folkcomunicação, Orkut, Redes sociais digitais, Culturalmente Marginalizados

687-1 - FOLKCOMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E CULTURA.
Regina Glória Nunes Andrade (UERJ)
Evento: Folkcomunicação
FOLKCOMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E CULTURA. Regina Gloria Andrade UERJ Estudar a arquitetura de uma identidade considerando os elementos que a compõe como sendo da ordem da cultura, coloca questões, na medida em que é escolhida uma comunidade como foco de observação. O projeto Comunicação Cultural na Comunidade do Morro da Mangueira (CNPq, 2003-2006) escolheu para estudo a Comunidade do Morro da Mangueira, onde pessoas reúnem-se para a evolução de uma sociedade. Há aí a concretização do encontro social determinado fundamentalmente pelo simbólico de um momento que lhes é particular, que é o encontro da cultura. Estabelecidos estes limites poderemos articular a Folkcomunicação como um campo onde os conceitos de identidade e cultura podem operar.O método utilizado foi de entrevistas que nos levaram a obtenção de informações que só poderíamos conseguir  in loco .
Palavras-chave: identidade, cultura, ciencias sociais

742-1 - FOLKMÍDIA, A COMUNICAÇÃO DO SÉCULO XXI: UM ESTUDO SOBRE AS BICICLETAS DIVULGADORAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE.
Betania Maciel de Araújo (UFRPE)
Evento: Folkcomunicação
Nos últimos anos, a Região Metropolitana do Recife, vem sendo invadida por um tipo de comunicação popular móvel que utiliza a bicicleta de carga e som. Com o interesse de investigar mais e conhecer esse tipo de meio de comunicação tão disseminado atualmente, resolvemos desenvolver uma analise (do meio) verificando quais os fatores que favoreceram no seu crescimento. Além disso, confrontamos este meio com as teorias já existentes, fazendo um paralelo com a Teoria da Folkcomunicação, criada pelo Jornalista Luiz Beltrão. O trabalho fundamentou-se em uma pesquisa de campo, foram aplicados questionários juntamente com os bicicleteiros, proprietários e comerciantes que anunciam nas bicicletas divulgadoras.
Palavras-chave: bicicletas divulgadoras, cultura popular, mascates, folkcomunicação

144-1 - JORNALISMO CULTURAL: REALIDADE OU IDEALIZAÇÃO?
Samantha Viana Castelo Branco R. Carvalh (UFPI), Maria das Graças Targino (UFPI), Alisson Dias Gomes (FSA)
Evento: Folkcomunicação
Dentre as especializações da área de comunicação, mais diretamente do jornalismo, está o jornalismo cultural, cuja concepção nem sempre é consensual, tanto pelas controvérsias que envolvem o termo  cultura  como pela carência de pesquisas a seu respeito. Tais justificativas conduzem ao propósito deste paper, no sentido de revisitar sua concepção, analisar objetivos e funções. Recorre-se à amostra não probabilística intencional. Os respondentes são acadêmicos, pesquisadores e profissionais do campo de jornalismo de todas as regiões brasileiras. Com base nas respostas ao questionário enviado por rede eletrônica, os resultados apontam para a fragilidade conceitual do Jornalismo Cultural. 1 - Doutora em Comunicação Social, Universidade Federal do Piauí. 2 - Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal do Piauí. 3 - Concludente do Curso de Jornalismo, Faculdade Santo Agostinho.
Palavras-chave: Jornalismo Cultural, Cultura, Jornalismo, Jornalismo Cultural Concepção

499-1 - LUIZ BELTRÃO: UM HOMEM À FRENTE DE SEU TEMPO
Maria Cristina Gobbi (Metodista)
Evento: Folkcomunicação
O trabalho traça um panorama das contribuições de Luiz Beltrão para os estudos em comunicação no Brasil. Em 2006, quando a Cátedra Unesco de Comunicação comemora 10 anos de sua instalação na Universidade Metodista de São Paulo e o Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional participa dessa efeméride publicando uma edição monográfica dedicada ao pensamento de Luiz Beltrão. São diversos textos publicados por ele ao longo de sua trajetória profissional e acadêmica. Esse material vem preencher uma lacuna para aqueles estudiosos que buscam na obra do mestre a referência necessária para aprofundar seus estudos e suas reflexões, tendo como identificador um alvitre pioneiro, vasto e fundamentado na práxis comunicativa.
Palavras-chave: Luiz Beltrão, Brasil, Comunicação, Folkcomunicação

1591-1 - MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO NA PRESERVAÇÃO CULTURAL DO DISTRITO CANELA - PALMAS/TO
Verônica Dantas Meneses (UFT), Aldenes Lima da Silva (UFT)
Evento: Folkcomunicação
O presente artigo busca mostrar as ações que a Comunidade Canela, em Palmas/Tocantins, está desenvolvendo a fim de resgatar a memória e a cultura do antigo Distrito, extinto com a formação do lago da usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, em 2001, e cuja adaptação à vida urbana ainda está em processo. Partiu-se da hipótese de que a comunicação, tomada num aspecto mais amplo que engloba as manifestações espontâneas (religiosas, festivas, lúdicas), pode contribuir para esta rememorização sobretudo para a mobilização da comunidade em torno de suas origens e da formação de uma identidade e pertencimento capazes de ajudar na solução dos problemas de adaptação à nova vida.
Palavras-chave: comunicação, modernidade, cultura, memória coletiva

1335-1 - O PAPEL DO ESTADO NO CONTATO COM AS CULTURAS POPULARES TRADICIONAIS E A ORGANIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS CULTURAS.
Luiz Adriano Daminello (FCL)
Evento: Folkcomunicação
As festas populares são os locais em que geralmente nós, cultos e eruditos, temos contato com manifestações folclóricas realizadas pelo povo brasileiro, aqui identificado como conjunto de pessoas das camadas mais pobres da sociedade, que preservam rituais distantes dos praticados pelos meios de comunicação de massa. É na ocasião dessas festas que há uma comunicação entre essas diferentes culturas, em geral promovida pelo Estado. O modo que se dá essa comunicação pode ser de integração, mas pode ser também de preconceito, de opressão e de aproveitamento ilícito.
Palavras-chave: Estado, Folclore, Folkcomunicação, Cultura Popular

382-1 - REVISITANDO A FOLHETARIA DE J. BORGES - NOTÍCIAS DO SERTÃO
Ivany Câmara Neiva (UCB)
Evento: Folkcomunicação
Tomando como mote a comemoração dos setenta anos do poeta e gravador pernambucano J.Borges, retomam-se conversas registradas com ele em Brasília, há sete anos, e no seu Memorial em Bezerros, por ocasião de seu aniversário, em 2005. O assunto gira em torno da literatura oral, da arte e da comunicação popular. Entrelaçam-se histórias sobre a trajetória do artista, da literatura popular e da produção e divulgação dos folhetos e das xilogravuras. Ivany Câmara Neiva é professora no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília, doutoranda em História Cultural na Universidade de Brasília e pesquisadora do Instituto Mythus  Cultura e História dos Sertões (Olinda/PE). Contato: neiva3@terra.com.br
Palavras-chave: folheto, cordel, gravura, notícia

939-1 - REZAS, CRENÇAS, SIMPATIAS E BENZEÇÕES: COSTUMES E TRADIÇÕES DO RITUAL DE CURA PELA FÉ
Vanda Cunha Albieri Nery (Unitri)
Evento: Folkcomunicação
Apesar dos avanços verificados na medicina, as práticas de benzeções não ficaram enterradas no passado nem foram totalmente substituídas pelos preceitos científicos. Acreditando ou não no poder da reza, tem sempre aqueles que procuram nas benzeções, uma cura para a sua doença. O que é esta prática religiosa tão permeada em nosso cotidiano? Que maneira é esta de resolver problemas tão fincados na solidariedade, tão diferentes da cultura dominante? O que significa benzer? Por meio de observação direta e de entrevistas informais realizadas com benzedores da cidade de Uberlândia/MG, e entendendo a folkcomunicação como a comunicação em nível popular, busco descrever como se dão as benzeções, procurando entender essas manifestações folclóricas como a linguagem de um povo, a expressão do seu pensar e do seu sentir, tantas vezes discordante do pensar e do sentir da cultura oficial e dominante.
Palavras-chave: folkcomunicação, benzeções, religiosidade popular

1666-2 - SÉRIE  VER & ENTENDER  DVD Nº 1  FOLKCOMUNICAÇÃO
José Carlos Aronchi (UNINOVE), Allan Kozlakowski (UNINOVE)
Evento: Folkcomunicação
A UNINOVE apresenta a primeira produção da série  VER & ENTENDER e traz os depoimentos de seis doutores da área de Comunicação Social abordando o tema FOLKCOMUNICAÇÃO. A biografia e a tese de Luiz Beltrão são comentadas pelos pesquisadores Antonio Hohlfeldt (RS), Cristina Schmidt (SP), José Marques de Melo (SP), Osvaldo Trigueiro (PB), Roberto Benjamin (PE) e Sebastião Breguêz (MG). Todos falam de suas pesquisas e apresentam exemplos aplicáveis nas diversas áreas da comunicação e da mídia.  VER & ENTENDER  Nº1 - FOLKCOMUNICAÇÃO colabora tanto para estudos de pós-graduação quanto para os alunos de graduação que passam a se envolver com o tema. Distribuição gratuita para bibliotecas e centros de pesquisa de Comunicação. Pedidos pelo e-mail: lis@uninove.br
Palavras-chave: folkcomunicação, teoria, comunicação, Luiz Beltrão, mídia

 
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