Trabalhos Completos



Lista por Eventos

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240-3 - AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Fernanda Castro Manhaes (UENF), Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real (UENF), Paulo Cristovão da Silva Oliveira (UENF), Heloisa Maria Paixão Mota (UTEM)
Evento: Multicom
As novas tecnologias da Comunicação e os conceitos do saber flexível, aprendizagem cooperativa, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade , currículo integrado, redes de aprendizagem e educação continuada e à distância começam a se fazer cada vez mais presentes nos ambientes acadêmicos e políticos, sobretudo quando está em pauta a discussão sobre a necessidade de renovação dos processos educacionais. este artigo pretende apresentar algumas considerações a cerca deste importante tema, pois , uma nova sociedade esta se constituindo no ciberespaço(rede).
Palavras-chave: Comunicação, Diversidade, Tecnologia, Mediação, Ciberespaço

1891-2 - COMUNICAÇÃO, MARKETING E RELIGIÃO: O MERCADO DA FÉ NO BRASIL
Eduardo Refkalefsky (UFRJ), Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNIVERSO / UCP), Maria da Penha Nunes da Rocha (UFRJ)
Evento: Multicom
Análise das mudanças no quadro religioso brasileiro com o advento da pós-modernidade e a perda de referências para o indivíduo. Desta forma, cada pessoa procura resolver individualmente as questões religiosas, procurando se agregar às instituições religiosas que lhe pareçam mais atrativas. Neste quadro, as igrejas neopentecostais, em especial, desenvolvem estratégias persuasivas que colocam as preocupações teológicas de uma vida futura ou da salvação em segundo plano, priorizando aspectos práticos e cotidianos da sociedade de consumo  por exemplo, o sucesso profissional e financeiro. Algumas dessas igrejas conseguem, em paralelo, reinterpretar valores tradicionais da religiosidade brasileira, aceitando o que havia sido rejeitado pelo protestantismo tradicional.
Palavras-chave: Religiosidade brasileira, Consumidor religioso, Pós-modernidade, Igreja eletrônica, Neopentecostalismo

1600-1 - CONTRIBUIÇÃO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO
Maria Cristina Castilho Costa (ECA), Profa. Dra. Margarida Maria Krohling Kunsch (USP), Ricardo Caribé Cavalcante (UFBA)
Evento: Multicom
Divulgação dos resultados obtidos no Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação  ENDECOM  realizado na Escola de Comunicações e Artes da USP, entre 11 e 13 de maio de 2006, de propostas e realizações de três Cursos de Especialização Lato Sensu: Gestão da Comunicação Organizacional Integrada, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia; Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas  Gestcorp, do CRP  Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, da Escola de Comunicações e Artes da USP; e Gestão da Comunicação  Gestcom - do CCA - Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, Administração, Relações Públicas, Gestão Estratégica, Gestão da Comunicação

100-1 - CRÍTICA DE MÍDIA E ENSINO DE JORNALISMO  MESA VINCULADA À REDE NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS DE IMPRENSA  RENOI
Victor Israel Gentilli (UFES), Ana Lucia Prado Reis dos Santos (UNAMA), Cidoval Morais de Sousa (UNITAU), Allan Novaes (UNASP)
Evento: Multicom
A idéia central da mesa é reunir professores com experiência em atividades de Crítica de Mídia voltada especificamente para a formação de profissionais críticos e disponíveis para a crítica. A mesa integra-se à Rede Nacional de Observatórios de Imprensa e mantém vínculos com mesa semelhante com ênfase na metodologia. Reúne trabalhos de pesquisadores que buscam caminhos para incorporar a atividade de Crítica de Mídia como atividade regular do ensino de jornalismo e destacar suas características, suas especificidades etc.
Palavras-chave: Crítica de Mídia, Ensino de Jornalismo, jornalismo brasileiro, Teoria do Jornalismo

826-1 - DETERMINANTES COMUNICACIONAIS DO MARKETING POLÍTICO/ELEITORAL
Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP), Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP), Adolpho Queiroz (UMESP), Nilza Demartini Gomes (PUCRS)
Evento: Multicom
A organização desta mesa propicia a oportunidade de intercambiar idéias, estabelecer parcerias acadêmicas, refletir sobre os estudos e pesquisas relacionados ao marketing político/eleitoral, articulando pesquisadores de comunicação e de comportamento político. Neste sentido, pretende-se discutir as controvérsias do marketing político/eleitoral analisando: os reflexos deste na agenda e na plataforma política dos candidatos; as estratégias de persuasão do eleitor; as campanhas e as propagandas eleitorais; e a predição e influência das pesquisas de opinião. O debate tem o objetivo de confrontar as abordagens citadas, concentrando-se na análise sobre como, no âmbito de cada uma, se apresentam as interferências do marketing político/eleitoral e quais as conseqüências para a sociedade.
Palavras-chave: Marketing político, eleições, persuasão, pesquisa eleitoral

899-3 - DO JORNALISMO À COMUNICAÇÃO: ITINERÁRIO DE LUIZ BELTRÃO
José Marques de Melo (USP/Metodista), Alfredo Vizeu (UFPE), Jorge Duarte (SECOM), Antonio Teixeira de Barros (CÂMARA DOS DEPUTADOS)
Evento: Multicom
Resumo: Luiz Beltrão converteu-se em ícone nacional da comunicação por seu tríplice pioneirismo: fundador do primeiro instituto universitário de pesquisa (1963), criador da primeira revista científica (1965) e autor da primeira tese de doutorado (1967), nessa área do conhecimento, no Brasil. Vinte anos depois da sua morte, ele tem sido lembrado principalmente através do aporte folkcomunicacional. Persistem facetas a desvendar e trilhas a percorrer no seu itinerário, com a finalidade de discernir melhor a contribuição intelectual que trouxe para o campo da comunicação. Que tipo de jornalismo praticou? Qual o seu protagonismo internacional? Quais as incursões pelo campo das Relações Públicas? Como se caracterizou o seu vanguardismo investigativo? Finalmente, como ele desfrutou o apogeu intelectual? São questões a suscitar o interesse cognitivo das novas gerações.
Palavras-chave: Luiz Beltrão, folkcomunicação, comunicação, jornalismo

1311-2 - EM CENA A CENSURA
Roseli Aparecida Fígaro Paulino (ECA), Maria Cristina Castilho Costa (ECA), Mayra Rodrigues Gomes (ECA)
Evento: Multicom
Discute-se a censura na produção teatral paulista a partir de resultados de análise dos processos de censura prévia, oriundos do Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo e atualmente de posse do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP. Os resultados mostram que a censura manifesta-se por meio de ações que envolvem participação, aquiescência e/ou cumplicidade de diferentes grupos sociais. A análise das peças censuradas expõe a lógica existente nos atos censórios, desfazendo o equívoco que vê neles uma prática arbitrária e ilógica. Evidencia como as idéias conservadoras sobre a família, sobre a sociedade, sobre a política e a arte se perpetuaram pela ação obscurantista e pela força da interdição, impondo seus cânones inclusive ao teatro popular e amador praticado nos bairros, circos e associações de trabalhadores paulistanos.
Palavras-chave: Censura, Arquivo Miroel Silveira, Teatro, Palavras proibidas

1066-2 - GÊNERO E CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO E PESQUISA DE COMUNICAÇÃO
Alice Mitika Koshiyama (ECA-USP), Cláudia Regina Lahni (UFJF-FACOM), Maria Otilia Bocchini (ECA-USP)
Evento: Multicom
A mesa é formada por pesquisadoras e docentes com perspectiva feminista da questão de gênero e com proposta de cidadania plena para todas as mulheres, como seres com direitos civis, políticos e sociais. Algumas questões, já trabalhadas em pesquisas acadêmicas, no ensino de jornalismo e editoração, e em projetos de extensão social serão apresentadas e problematizadas para avaliação e debate dos participantes do evento. Reflexão sobre história, gênero e feminismo. A perspectiva de gênero nos meios de comunicação. Práticas acadêmicas em pesquisa na graduação e na pós-graduação. Disciplinas do currículo e questão de gênero. Atividades de extensão nas escolas e universidades.
Palavras-chave: comunicação, gênero, pesquisa, ensino

511-2 - INTERFACES CRÍTICAS
Christine Pires Nelson de Mello (SENAC), Priscila Almeida Cunha Arantes (SENAC), Lucio José de Sá Leitão Agra (SENAC), Nancy Camara Betts (SENAC)
Evento: Multicom
Esta mesa temática é o resultado do grupo transdisciplinar de pesquisadores que atuam em projetos de estudos de Criação e Práticas Experimentais com os Meios Eletrônicos, tendo como base as idéias de Walter Benjamin, além de outras teorias complementares. O grupo pretende pesquisar uma epistemologia comum sobre interface, tomando como princípio a realidade como espaço de compartilhamento e vida pública. O grupo pretende pesquisar interface como tecnologia de mediação sob a perspectiva das práticas estéticas e políticas, como uma apreensão fenomenológica da realidade e como uma dimensão integrada à vida coletiva, a fim de realizar práticas laboratoriais, participar de congressos, promover eventos, publicar traduções de autores renomados, além de textos de seus integrantes: professores, alunos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac-SP
Palavras-chave: interface, realidade virtual, mediação tecnológica, estética comunicacional

1225-1 - JORNAIS E REVISTAS NO BRASIL: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E GÊNEROS HÍBRIDOS
José Alcides Ribeiro (USP), Noelma Brocanelli (USP), Ana Roza da Silva (MACKENZIE)
Evento: Multicom
Um fenômeno que se destaca nos jornais e revistas brasileiras de grande tiragem nos séculos XIX e XX é a exploração de gêneros jornalísticos e de gêneros híbridos. A proposta da mesa é a de oferecer um panorama dos gêneros no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro e na revista O Cruzeiro, com uma concentração nos comunicados noticiosos e no enfoque das características das crônicas com as suas seções, temáticas das mais variadas origens e escritores bastante representativos.Dentre os jornalistas e escritores selecionados para os comentários destacam-se aqui Joaquim Manuel de Macedo, Carlos de Laet, Rachel de Queiroz e Raul Pompéia.
Palavras-chave: jornais e revistas no Brasil, gêneros jornalísticos, gêneros híbridos, Jornal do Commercio

851-1 - METODOLOGIAS DE CRÍTICA DA MÍDIA
Danilo Rothberg (USC), Luiz Martins da Silva (UNB), Luiz Gonzaga Motta (UNB), Rogério Christofoletti (UNIVALI)
Evento: Multicom
A natureza da crítica de mídia necessária à atualidade insere-se no contexto dos sistemas de responsabilização dos meios de comunicação. No Brasil, o papel da universidade vem se afirmando cada vez mais na área, especialmente após a criação, em 2005, da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi), que reúne iniciativas de crítica de mídia provenientes de ambientes de ensino superior, pesquisa e extensão. As metodologias de crítica da atuação dos veículos de comunicação desenvolvem-se, no âmbito da Renoi, com foco nos problemas mais contundentes, em que os meios descumprem obrigações básicas de pluralismo, ética da informação e independência editorial. A vigilância relevante neste contexto inscreve-se na tradição teórica da deontologia do jornalismo e assume sua correspondência aos traços das democracias liberais contemporâneas e às especificidades da mídia brasileira.
Palavras-chave: Crítica de mídia, Renoi, ensino superior

1409-2 - MÍDIA & MÚSICA POPULAR MASSIVA: ENCONTROS E TENSÕES NA ANÁLISE DE PRODUTOS DA CULTURA MIDIÁTICA
Jeder Silveira Janotti J�nior (UFBA), Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho (UFBA), Thiago Soares (UFBA)
Evento: Multicom
A mesa apresentará os desdobramentos do projeto de pesquisa do grupo Mídia & Música Popular Massiva a partir de artigos e reflexões de seus pesquisadores. Trata-se de uma forma de compartilhar, em terreno acadêmico, uma discussão sobre a produção de sentido na dinâmica dos produtos midiáticos. O projeto parte do pressuposto de que o papel ocupado pela música em nosso cotidiano não se reflete diretamente nas proposições analíticas oriundas do campo da comunicação.Desse modo, esperamos destacar que as dimensões plásticas e materiais da música massiva, como a performance, a voz, o corpo e o ritmo, estão diretamente ligados às definições de canção popular massiva e gêneros musicais, bem como às estratégias de produção de sentido das canções
Palavras-chave: música popular massiva, canção popular massiva, gêneros musicais, cultura midiática

1705-1 - O MITO DA CRIATIVIDADE: UM DISCURSO QUE NÃO SE EFETIVA
Mônica Cristine Fort (PUCPR), Haroldo Silva Capote Filho (PUCPR), Mônica Panis Kaseker (PUCPR)
Evento: Multicom
O presente texto discute criatividade como mito e necessidade. Organizações, incluindo escolas, exigem cada vez mais que seus colaboradores sejam agentes criativos, no entanto não oferecem ambientes favoráveis para o exercício criativo, bem como não são raras as ocasiões em que sujeitos são oprimidos em função de seu potencial para criar alternativas que fogem ao considerado padrão. A palestra visa apresentar conceitos de autores que exploram o tema, bem como provocar a reflexão sobre oportunidade de transformação de cenários a partir da criatividade.
Palavras-chave: Criatividade, escola, ensino, aprendizagem

966-1 - O PROCESSO DE DELIBERAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL: ASPECTOS TÉCNICOS, POLÍTICOS E JURÍDICOS
Maria Regina Paula Mota (UFMG), Takashi Tome (CPQD), Francisco Tavares (UFMG)
Evento: Multicom
A mudança da transmissão dos sinais de televisão de um modelo analógico para o cenário da digitalização representa, mais do que um pontual avanço técnico, o surgimento de uma nova mídia, definida por ímpar potencial político, estético e cultural. Diagnosticar os conceitos, variáveis e controvérsias referentes ao tema, sob perspectiva interdisciplinar, é o objetivo da mesa aqui proposta. Para além de um frio e, freqüentemente, incognoscível debate sobre padrões de modulação, pretende-se discutir as características técnicas da televisão digital sob o enfoque da inclusão social, da democratização do acesso às tecnologias digitais e da aplicação do direito fundamental à liberdade de expressão.
Palavras-chave: Radiodifusão, tecnologia digital, televisão digital, regulamentação

292-2 - PESQUISA E ENSINO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: DESCONSTRUÇÃO DE LEITURAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Luiz Claudio Martino (UNB), Antonio Carlos Hohlfeldt (PUC-RS), Messias Guimarães Bandeira (SME-SALVADOR-BA), Giovandro Marcus Ferreira (UFBA)
Evento: Multicom
As ciências da comunicação foram, historicamente, contempladas pelas mais distintas contribuições teóricas e exploratórias, apresentando-se no panorama científico enquanto uma interdisciplina. As correntes das Teorias da Comunicação também reforçaram seu caráter interdisciplinar, aglutinando um complexo conjunto de conceitos, autores e idéias que, atualmente, oferecem uma inversão no relacionamento das ciências da comunicação para os inúmeros segmentos do conhecimento humano. A centralidade da disciplina  Teorias da Comunicação  nos diversos cursos e habilitações  reapresenta esta relação, recuperando o viés histórico e explorando a complexidade inerente à área. O ensino de tal disciplina (objeto desta mesa), no entanto, irá exigir densidade teórica, estratégias pedagógicas contemporâneas e articulações que, de fato, atestem a centralidade da comunicação na sociedade.
Palavras-chave: Teorias da Comunicação, ensino e pesquisa em comunicaç, ciência da comunicação, comunicação e interdisciplinar

870-3 - PESQUISA E ENSINO DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO: DESCONTRUÇÃO DE LEITURAS, CURRÍCULOS E METODOLOGIAS
Giovandro Marcus Ferreira (UFBA-BA)
Evento: Multicom

Palavras-chave:

2033-1 - RÁDIO PÚBLICO NO BRASIL
Ana Baumworcel (UFF), Orlhando Guilhon (ACERP), Marcia Detoni (RÁDIO NACIONAL), Adalberto Melo Ferreira (UFMA)
Evento: Multicom
O objetivo da Mesa é estimular o debate sobre o conceito e a prática de emissora pública no Brasil, inserindo-se no eixo central do Congresso da Intercom de 2006  Estado e Comunicação. Como pesquisa empírica, apontará, a partir das experiências e interpretações dos expositores, o potencial e os impedimentos, as possibilidades e as dificuldades de emissoras públicas num momento de construção da democracia no país. A intenção é traçar um painel comparativo entre o conceito e a prática a partir das questões: Qual é a função social dessas emissoras? Qual é o diferencial que apresentam em relação às rádios comerciais? Quais são os desafios do rádio público no Brasil hoje? A mesa é também uma oportunidade de comemorar os 70 anos das Rádios Nacional e MEC. Em diferentes momentos da história do Brasil, estas duas  senhoras rádios ocuparam lugar de destaque.
Palavras-chave: Mídia Sonora;, Rádio;, Rádio público;, Política de radiodifusão;, História do rádio.

 
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