3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 17 - Folkcomunicação

Coordenador:
Prof. Dr. Sebastião Geraldo Brequez - breguez@net.em.com.br

 

FOLKCOMUNICAÇÃO NA CIDADE: CENÁRIOS URBANOS, HERANÇAS RURAIS
Antônio Teixeira de Barros
Instituição: UniCEUB e UnB

RESUMO - Analisa manifestações folclóricas no contexto urbano, com base em danças populares apresentadas durante a III Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizada na cidade de João Pessoa-PB, em junho de 2000. Destaca os seguintes elementos: a natureza das danças, a influência de culturas estrangeiras, a incorporação de heranças rurais ao cenário urbano, o predomínio de personagens masculinos, o caráter performático, a padronização, a supervalorização episódica e a preparação de espetáculos para turistas. O que mais chama atenção é que ao mesmo tempo que são marcantes os valores rurais, também há elementos tipicamente urbanos representantes da cultura pós-moderna das metrópoles contemporâneas. No primeiro caso, temos heranças da cultura patriarcal, tipicamente rural como o personalismo, o familismo, as relações sociais hierarquizadas, a tematização do trabalho agrícola e o predomínio da figura masculina. No segundo caso, destacam-se elementos como o espetáculo, o happening e a performance, que são essencialmente pós-modernos.

Palavras-chave: folclore; folkcomunicação; cultura urbana.

volta

 

FESTAS, FESTAS DE SANTO: RITUAIS AMAZÔNICOS
Luiza Elayne Azevedo Luíndia
Instituição: UFPA

RESUMO - Este artigo tem como objetivo realizar um estudo das festas e festas de santos na Amazônia sob vários momentos: ritual, sagrado, relacional e comunitário e instrumento de reprodução de padrões vigentes, no sentido de manter significações no cotidiano e na vida social presente. Destaca que mesmo nas sociedades indígenas a festa de santo deve ser observada como fenômeno social que descortina o imaginário da Amazônia através de uma ‘invenção do cotidiano’. É através dessa ‘caça não-autorizada’ que o cotidiano é reinventado; e reapropriado pelos usuários-festeiros dentro do espaço organizado pelas técnicas de produção sócio-culturais, é que surgem as características dos rituais e das festas amazônicas. Conclui que a ritualização, o jogo, o estar-junto da comunidade compõem elementos essenciais das festas-rituais amazônicos dentro das mais variadas relações sócio-econômicas.

Palavras-chave: festas, festas de santos, rituais amazônicos

volta

 

MASTRUZ COM LEITE FOR ALL - FOLKCOMUNICAÇÃO OU UMA NOVA INDÚSTRIA CULTURAL DO NORDESTE
Ciro José Peixoto Pedroza
Instituição: ECA-USP

RESUMO - Um novo projeto de rádio via satélite, apoiado por uma estratégia empresarial que trabalha manifestações da cultura popular, utilizando-se de avançados recursos tecnológicos e conquista o mercado consumidor dos bens culturais do nordeste do Brasil, consolida um novo pólo de produção da indústria cultural e inverte o tradicional fluxo de informações dependente do eixo Rio-São Paulo.

Palavras-chave: Forró - Vaquejada - Rádio via Satélite

volta

 

BARRO E FOGO - A ARTE DA CERÂMICA EM CUNHA
Andréia Santos Rosa; Daniele Oliveira André dos Santos; Fabiana dos Santos Pereira Rodrigues de Souza
Instituição: Universidade de Taubaté-SP

RESUMO - O livro-reportagem tem como objetivo registrar a arte dos ceramistas em Cunha, contando suas histórias, mostrando a diferença entre seus estilos e a importância desses artistas para a economia da cidade. A cerâmica é uma arte milenar, reconhecida internacionalmente, mas pouco divulgada no Brasil. Os ceramistas de Cunha, também, são responsáveis por trabalhos de grande renome no exterior, mas quase que esquecidos por sua cidade, Cunha, e por sua região, Vale do Paraíba. Por isso, a divulgação dessa arte tem importante papel social, pois vai proporcionar à população vale-paraibana a oportunidade de conhecer mais sua própria cultura. Além disso, o trabalho mostra que é fundamental preservar a cultura local em dias tão globalizados.

Palavras-chave: cultura popular; jornalismo investigativo; preservação histórica.

volta

 

UMA HISTÓRIA MAL CONTADA - A IMAGEM DA MULHER NAS PUBLICAÇÕES POPULARES
Aparecida Maria Nunes
Instituição: UNIS-MG

RESUMO - As publicações de cultura popular dirigidas à mulher quase sempre não modificam o mundo de suas leitoras. Ao trabalharem sobre o repertório do público feminino – informando, entretendo e prestando serviço -, esses veículos passam a ser não só um reflexo da vida da mulher, mas da sociedade também. Ao buscar compreender o processo ideologizante das publicações populares femininas, é possível detectar articulações sociológicas e econômicas subjacentes às páginas que tratam de beleza, comportamento, conselhos sentimentais. Para tanto, um rápido percurso sobre a história e a sociologia da mulher no trabalho auxilia a compreender a natureza de tais publicações, o "apartheid" no qual a mulher foi condenada a viver e a herança de silêncios que lhe foi atribuída.

Palavras-chave: Imprensa feminina, cultura popular, comunicação de massa, indústria cultural

volta

 

FESTAS POPULARES: MUITO ALÉM DA TRADIÇÃO
Maria Luíza Martins de Mendonça
Instituição: Universidade Federal de Goiás

RESUMO - Este texto trata as manifestações culturais populares, em especial as festas populares, de uma perspectiva que as considera muito além de uma mera reprodução ou repetição tradicional. Nas sociedades contemporâneas, marcadas pela fragmentação, pelo individualismo e pela busca incessante de integração por meio do consumo, as festas populares demonstram também que se constituem em espaços sociais privilegiados de construção de identidades coletivas. A construção de identidades, por seu turno, é um elemento fundamental para a constituição de sujeitos sociais ativos e, consequentemente, para a elaboração de projetos sociais. Deste ponto de vista as festas (entre outros tipos de expressões culturais populares) revelam-se esferas de convívio importantes para a sedimentação de outros valores, de outra cultura.

Palavras-chave: culturas populares, identidade, subjetividade.

volta

 

ASPECTOS FOLKCOMUNICACIONAIS DA PROPAGANDA POLÍTICA DE JÂNIO QUADROS EM 1960
Eduardo Grossi
UMESP

RESUMO - Este ensaio faz parte dos estudos da Dissertação de Mestrado "A vassoura e o voto: publicidade eleitoral na campanha presidencial de Jânio Quadros em 1960", defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, em janeiro de 2001, sob a coordenação do Prof. Dr. Adolpho Queiroz. Por sugestão da Banca Examinadora, fizemos algumas incursões teóricas pelos estudos folkcomunicacionais e decidimos preparar um ensaio com o material empírico coletado para submetê-lo à apreciação dos pesquisadores desta área. Pretendemos aqui esboçar uma análise de conteúdo das peças publicitárias janistas produzidas por líderes comunitários, sob a perspectiva da folkcomunicação.

Palavras-chave: 1. Propaganda Política / 2. Folkcomunicação / 3. Jânio Quadros

volta