3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


XI ENDOCOM - Encontro da Rede Nacional de Centros de Informações e Bibliotecas da Área de Comunicação Social

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenador Nacional:
Sueli Mara S. P. Ferreira - smferrei@usp.br

Coordenação Local:
Ana Baldacin Verde Selva (UNIDERP)

Bolsista do PORTCOM/INTERCOM:
Rafael E. Teixeira

Relatora Geral do Encontro:
Ilce Cavalcanti (UFRJ/ECO)

Promoção:
PORTCOM - Rede Nacional de Informação em Comunicação
Biblioteca Central da UNIDERP

 

Trabalhos apresentados no XI ENDOCOM - Encontro da Rede Nacional de Centros de Informações e Bibliotecas da Área de Comunicação Social


ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Maria Lucia dos Santos Guimarães

RESUMO - A atuação do profissional bibliotecário e a qualidade dos serviços oferecidos pela Biblioteca Central da UEMA, segundo a percepção dos alunos e professores dos cursos de pós-graduação. Os dados foram coletados através de entrevista estruturada com os 5 bibliotecários da instituição e através de questionários para 156 alunos e 49 professores. Concluiu-se que os profissionais da Biblioteca Central, na sua grande maioria, possuem mais de 20 anos de exercício profissional e de serviço na instituição. Quanto aos serviços prestados foram avaliados, pela maioria dos respondentes, como razoável, e quanto à sua capacitação profissional consideraram como experientes na normalização dos trabalhos acadêmicos e no empréstimo, mas pouco motivados, pouco treinados e inexperientes quanto aos demais serviços.

Palavras-chave: Profissional Bibliotecário - Atuação. Serviços Prestados - Avaliação. Educação Continuada.

volta

 

CLARICE E/OU ALICE: AS POSSIBILIDADES DAS DIVERSAS LEITURAS DE MUNDO
Profa. Dra. Olga Maria Tavares da Silva
Universidade Federal da Paraíba - Depto. de Biblioteconomia e Documentação

RESUMO - O texto apresenta a importância de se conciliar a leitura dos meios impressos e dos meios eletrônicos, pois considera que esta seja a forma de construir-se uma sociedade da informação democrática e justa. E, para isso, os meios de informação e comunicação devem preocupar-se com a formação de leitores de mundo. No Brasil, ainda existem distorções inconcebíveis e irreconciliáveis com a adoção de novas tecnologias como tem proposto o Governo Federal. Faz-se mister também discutir algumas dessas questões dentro desse panorama da editoração nacional, de modo que se possa encarar os novos desafios da cultura cibernética livres dos desafios socioeconômicos que ainda permeiam o cotidiano do cidadão brasileiro. O potencial das novas mídias deve estar a serviço da valorização do indivíduo enquanto construtor do conhecimento da sua realidade.

Palavras-Chave: livro, novas tecnologias, sociedade da informação

volta

 

DIAGNÓSTICO DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO
Sueli Mara S.P. Ferreira
Coordenadora da Rede Nacional de Informação em Comunicação, PORTCOM/INTERCOM e Professora da Escola de Comunicações e Artes da USP.

RESUMO - Apresenta os resultados do diagnóstico efetuado junto às bibliotecas e sistemas de informação de universidades nacionais públicas, privadas e escolas de comunicação, visando mapear a situação da produção técnico, científica e acadêmica na área. De um universo de 117 instituições convidadas a participar, 73.50%, ou seja 86 bibliotecas, participaram deste estudo enviando informações sobre seus acervos, tipo de tratamento dispensado à coleção, serviços prestados, metodologias de trabalho e recursos de hardware e software utilizados. A partir dos resultados obtidos, discute-se a realidade brasileira quanto aos recursos físicos, administrativos, tecnológicos e humanos disponíveis no país no que tange a sistemas de informação na área de comunicação, evidenciando uma real possibilidade e necessidade de implantação de uma rede de informação em comunicação a nível nacional.

Palavras chave: rede nacional, produção técnico científica, informação em comunicação

volta

 

DISPONIBILIZAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM COMUNICAÇÃO EM TEXTO COMPLETO: PROJETO DE PESQUISA
Ida Regina C. Stumpf
PPGCOM/UFRGS

RESUMO - O projeto objetiva desenvolver uma metodologia que viabilize a disponibilização, em texto integral, das teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação de Comunicação, através da rede PORTCOM - Rede Nacional de Informação em Comunicação. O trabalho deve partir de estudo das características dos documentos a serem disponibilizados, em relação ao volume, apresentação física, procedência, e outras características que podem influir no estudo da passagem do texto impresso ao eletrônico. Em seguida, propõe-se o estudo dos softwares disponíveis para armazenagem e leitura de documentos, levando em consideração as experiências brasileiras já existentes. A testagem da disponibilização das teses e dissertações, em texto integral, será feita com um pequeno número de documentos, seguida de uma avaliação pelos usuários das facilidades e barreiras encontradas com relação ao acesso e uso da informação, bem como os ajustes que se fizerem necessários. Para concluir, serão elaborados e distribuídos os manuais e guias para inserção de dados, na forma descentralizada, pelos programas de pós-graduação que se dispuserem a colaborar. Os recursos humanos para trabalhar no projeto serão provenientes da USP e UFRGS, ligados ao PORTCOM, devendo ainda contar com a colaboração de um bolsista de iniciação científica em cada uma das universidades. Os recursos para pagamento de bolsistas, aquisição de materiais e equipamentos necessários estão sendo solicitados às agências financiadoras e o estudo deve desenvolver-se no decorrer de dois anos, em etapas semestrais.

Palavras-chave: dissertações e teses, texto completo, rede nacional, comunicação

volta

 

ELABORAÇÃO DE VOCABULÁRIO CONTROLADO EM COMUNICAÇÕES E ARTES: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA DA ECA/USP
Sandra Tokarevicz Luisi; Márcia Ippolito Bueno de Camargo

RESUMO - A Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP integra o Grupo de Estudos da Universidade para aprimoramento do vocabulário utilizado pelo Banco de Dados Bibliográficos da USP - Dédalus. Desenvolveu um vocabulário controlado na sua área de atuação, buscando adequar a linguagem documentária existente às necessidades de recuperação de informação dos usuários e pesquisadores neste Banco, e também em suas bases de dados. O presente trabalho tem por objetivo relatar a metodologia e critérios utilizados para o estabelecimento de uma estrutura temática das diversas áreas da Escola e as relações lógico-semânticas entre os assuntos de cada área, abordando as dificuldades técnicas encontradas na criação desta linguagem documentária em Comunicações e Artes.

Palavras-Chave: Linguagem documentária; Vocabulário controlado - Comunicação; Recuperação de informações

volta

 

UMA METODOLOGIA PARA TRATAMENTO DE DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS
Marina Macambyra
Bibliotecária da Escola de Comunicações e Artes da USP

RESUMO - Apresentação da metodologia de tratamento de imagens em movimento e CD-ROM multimídia, desenvolvida pela equipe da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP. A metodologia foi criada com o objetivo de responder às necessidades de informação dos pesquisadores das diferentes áreas da Escola, respeitando a natureza específica dos documentos audiovisuais. Descreve a base de dados Cena, criada especialmente para o acervo de imagens em movimento. Discute a necessidade de explorar, para efeito de tratamento documentário, as categorias gênero, forma e assunto dos documentos audiovisuais, superando as distinções baseadas exclusivamente no suporte. Propõe, dentro da categoria geral imagens em movimento, um levantamento inicial dos tipos de documentos mais comuns na área de comunicações, apontando para a necessidade de desenvolver formas de tratamento adequadas a cada um deles.

Palavras-chave: documentação audiovisual, imagens em movimento, tratamento da informação

volta

 

A REPRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA ERA DA VIRTUALIZAÇÃO
Maria Nélida González de Gómez
MCT/IBICT/DEP-UFRJ/ECO
nelida@ax.apc.com.br

Ilce Gonçalves Milet Cavalcanti
MCT/IBICT/DEP-UFRJ/ECO
ilcecav@iis.com.br

Isabela Mateus de Araujo
Bolsista - CNPq
imateus@terra.com.br

Rodrigo Bastos Cobra Ribeiro
Bolsista - CNPq
cobra@omega.lncc.com

Angelina Pereira da Silva
Bolsista - CNPq
angel@visualnet.com.br

RESUMO - Apresenta resultado parcial do Projeto Integrado de Pesquisa "Organização do Conhecimento e Políticas de Informação", cujo universo de estudo abrange pesquisadores e instituições das seguintes áreas do conhecimento: Comunicação e Ciência da Informação. A fim de entender a trajetória da informação referencial, é fornecido uma visão teórica da produção do conhecimento, como também um breve histórico das bibliografias brasileiras das áreas em estudo. Mapeiam-se, assim, os deslocamentos da representação da informação das Bibliografias impressas às Bibliotecas digitais. Mostra o panorama atual das organizações produtoras potenciais de metaconhecimento nas áreas estudadas.

Palavras-Chave: informação referencial - comunicação, informação referencial - ciência da comunicação, virutalização - meta-informação

volta