Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Rádio e Mídia Sonora [ voltar ]

440-1 - A COMUNIDADE RADIOUVINTE E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO
Marta Regina Maia (Unimep)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O propósito deste trabalho é discutir o papel do rádio em sua  época de ouro , período em que o que rádio fornece os primeiros indícios do fenômeno da centralidade dos meios de comunicação que se torna crescente do século XXI, em especial com as novas tecnologias comunicacionais. Quando começa a entrar em um estágio de popularização mais acentuado, a partir do final dos anos 30, o rádio torna-se um componente essencial das práticas culturais de uma época. Torna-se uma referência diuturna para a população, criando assim uma certa base para a formação de uma comunidade de radiouvintes.
Palavras-chave: processos mediáticos culturais, rádio, pertencimento, comunidade radiouvinte

1561-1 - A ENTREVISTA RADIOFÔNICA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA TEORIA DA RELEVÂNCIA
Luciano Klöckner (PUCRS)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
A idéia central do estudo é descrever a técnica da entrevista radiofônica, sob a ótica do discurso do entrevistador de rádio, e os seus efeitos, a partir da Teoria da Relevância (SPERBER e WILSON, 1995, e SILVEIRA e FELTES, 2002). A aplicação do referencial teórico ocorre em uma entrevista radiofônica, surgindo, de forma gradativa, os elementos constitutivos da teoria, baseada no modelo de comunicação ostensivo-inferencial.
Palavras-chave: Teoria da Relevância, Discurso radiofônico, Entrevista

1189-1 - A RÁDIO UNIVERSIDADE FM COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO CULTURAL
Rosinete de Jesus Silva Ferreira (UFMA), Paulo Augusto Emery Sachse Pellegrini (RADIUN)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este artigo pretende discutir como a Rádio Universidade FM 106,9 de São Luís (MA) transformou-se em um instrumento de mediação cultural entre os produtores de cultura da localidade, artítas e o público-ouvinte da emissora, levando em conta as especificidades do veículo (público-educativo) e sua atuação em cinco pólos principais: divulgação, promoção, produção, incentivo à produção e registro da cultura
Palavras-chave: Midia, Mediação, Cultura

1185-1 - A VOZ FEMININA DA SOLIDARIEDADE
Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante (UNIFOR)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O presente artigo é parte da pesquisa A Escuta Popular da Rádio Comunitária Edson Queiroz: um estudo introdutório sobre a produção do sujeito no espaço da periferia e apresenta reflexões sobre o programa radiofônico A Força da Mulher Solidária, apresentado às quartas-feiras, às 19h30, na Rádio Comunitária Edson Queiroz, em Fortaleza. O texto discute à luz da concepção de Jesús Martin-Barbero, o bairro como espaço de mediação e de produção de sentido, bem como o fazer radiofônico de um grupo de mulheres da periferia.
Palavras-chave: rádio, identidade, mulher

250-1 - AS INICIATIVAS DE RENOVAÇÃO DA SÍNTESE NOTICIOSA NO RÁDIO EM PORTO ALEGRE
Mágda Rodrigues da Cunha (PUCRS)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Emissoras de rádio de Porto Alegre proporcionam hoje a co-existência de diferentes iniciativas de renovação das tradicionais sínteses noticiosas. Enquanto a Rádio Guaíba mantém o estilo tradicional, a Rádio Gaúcha realiza uma profunda modificação em seu noticiário, quebrando um paradigma que se mantém há muito tempo na capital e no Estado do Rio Grande do Sul como um todo. Paralelamente, a Rádio Band News, em FM, atua em rede nacional, com espaços para informação local e atualização do noticiário a cada 20 minutos. Neste texto, o objetivo é fazer uma reflexão sobre os rumos das sínteses noticiosas, considerando os três casos hoje na capital gaúcha e avaliar as reais mudanças nos modelos propostos pelas emissoras e qual o impacto dessas modificações.
Palavras-chave: notícia, rádio, síntese noticiosa

1470-1 - JOHN CAGE. RÁDIO-ARTE E PENSAMENTO.
Mauro José Rego Costa (UERJ)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Um estudo da obra de John Cage para rádio (rádio-arte), utilizando rádios como instrumentos aleatórios, e/ou transmitida em rádio, dentro do contexto de seu pensamento extra-musical e musical - estratégias de composição-; fazendo um paralelo com movimentos e estratégias de pensamento dos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari. Referências a um projeto comum a artistas e pensadores da segunda metade do século XX - artistas e pensadores sociais utópicos e críticos da ordem de Poder instituída.
Palavras-chave: John Cage, Acaso, Rádio, Deleuze e Guattari

1434-1 - MESA SOBRE O RÁDIO DIGITAL
Lenize Villaça Cardoso (MACKENZIE), Magaly Parreira do Prado (FACASPER), Patrícia Rangel Moreira Bezerra (UNIBAN), Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (UNISA/BELAS ARTES), Álvaro Bufarah Júnior (FAAP/UNINOVE)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este trabalho tem como objetivo traçar um perfil dos testes envolvendo o sistema de rádio digital na cidade de São Paulo com o modelo I-Boc. Para isso, foram feitos contatos com as Rádios CBN, Eldorado, Bandeirantes, Record. Como a mídia também divulgou a Rádio Jovem Pan está também foi contatada, porém descobriu-se que não está mesmo fazendo testes. Nesta visita, no entanto, foi possível entrevistar um dos vice-presidentes da ABERT para oferecer um panorama sobre o tema.
Palavras-chave: testes rádio digital, rádio digital, AM São Paulo, FM São Paulo, I-boc

768-1 - MÚSICA E TÉCNICA, ARTE E REPRODUTIBILIDADE 70 ANOS DEPOIS, APONTAMENTOS SOBRE AS REFLEXÕES DE BENJAMIN SOBRE ARTE E TÉCNICA
Mozahir Salomão Bruck (PUC MINAS), Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna (NEWTON PAIVA)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
A partir do texto  A obra de arte na era de sua reprodutibilidade , de Walter Benjamin, que está completando 70 anos em 2006, este artigo apresenta reflexões sobre o papel do realizador da obra de arte em tempos em que a tecnologia passa a ter papel excessivamente importante no processo de concretização da obra musical e a ampliação do acesso possibilitado pela reprodutibilidade parece torna-se mais importante que a busca anterior de uma unicidade para a mesma. Pretende-se discutir, dessa forma, como, recentemente, vem alterando-se ainda mais o valor de exposição e culto da obra, estabelecendo-se, portanto, novas formas de percepção e de realização da mesma. Trata-se aqui mais especificamente das conseqüências da evolução da técnica ao longo do século XX para a realização e a audição da obra musical.
Palavras-chave: Reprodutibilidade, técnica, música

1315-2 - NA SINTONIA DE CEBRIÁN HERREROS
Claudia Irene de Quadros (UTP)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
A criatividade no rádio atual tem sido tema de discussão entre os pesquisadores da área. Todos concordam que é necessário criar programas inovadores, mas são poucos os que se dedicam a buscar exemplos que possam ser seguidos ou adaptados. O espanhol Mariano Herreros Cebrián, teórico do rádio, reflete sobre programas que podem contribuir para a renovação do veículo. Este artigo analisa o trabalho do autor, utilizando como referência o texto  Innovación radiofónica. La creatividad en el contexto de la radio actual .
Palavras-chave: rádio, comunicação, teoria, digital

25-1 - O ÁUDIO NA INTERNET
Daniela Carvalho Monteiro Ferreira (UNICAMP)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O presente artigo tem o objetivo de relatar a variedade dos formatos e dos codecs de áudio presentes na Internet. Este registro é a base para conhecer a evolução tecnológica sonora digital, que fundamenta a análise do som como recurso de comunicação e de arte. A partir desta análise, verifica-se a função do áudio na multimídia via Internet mediante a percepção dos usuários, e avaliam-se as tendências de utilização para que o processo sonoro de comunicação seja mais efetivo via web.
Palavras-chave: Áudio, Internet, Comunicação, Hipertexto

1267-1 - O CHAT DA INTERNET COMO FERRAMENTA PARA O RADIOJORNALISMO PARTICIPATIVO: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERATIVIDADE COM O USO DA CONVERGÊNCIA NA CBN-DIÁRIO AM DE FLORIANÓPOLIS
Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFSC), Ângelo Augusto Ribeiro (IELUSC)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este artigo discute a interatividade na programação de rádio no contexto da convergência tecnológica, que rompe a unilateralidade do fluxo de informação do meio, e apresenta a experiência do programa Notícia na Manhã, da emissora CBN-Diário 740 AM de Florianópolis, com o uso do chat de internet como ferramenta para o jornalismo participativo ou cidadão. Conclui que o uso do chat traz inovações na forma de produzir jornalismo em rádio, mas a sua universalização para uma efetiva democratização da comunicação radiofônica ainda depende de vários fatores para se realizar. Este estudo é resultado parcial de pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.
Palavras-chave: Radiojornalismo, Jornalismo participativo, chat, convergência

647-2 - O CINEMA BRASILEIRO E O REGISTRO DAS EXPECTATIVAS TECNOLÓGICAS RADIOFÔNICAS (1930 À ATUALIDADE)
Doris Fagundes Haussen (PUCRS)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O trabalho analisa 15 filmes brasileiros com o rádio em seu enredo. O objetivo é verificar como o cinema registra o desenvolvimento do rádio dentro das expectativas tecnológicas da sociedade brasileira. Também procura identificar de que forma o rádio auxilia o cinema a ambientar a sua trama, a contar a sua história e a revelar o imaginário sobre a sociedade brasileira, dos anos 30 do século XX aos primeiros anos do século XXI.
Palavras-chave: rádio, cinema, expectativas tecnológicas, Brasil

1883-1 - O RÁDIO COM SOTAQUE PAULISTA: PRA-7  A ESTAÇÃO DO CORAÇÃO DE SÃO PAULO
Antonio Adami (UNIP)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este trabalho é parte da pesquisa  O rádio com sotaque paulista , que visa fazer um mapeamento do rádio no Estado de São Paulo para o resgate e construção da memória radiofônica do Estado. Nos deslocamos neste momento para a região oeste do Estado e focamos uma das mais importantes emissoras da história do rádio no Brasil, a PRA-7, de Ribeirão Preto. Com sede em uma das regiões mais importantes economicamente do Estado, a PRA-7 foi pioneira em diversos aspectos da radiotransmissão. Este texto é também uma homenagem à cidade de Ribeirão Preto pelo seu aniversário de 150 anos, em 19 de junho de 2006.
Palavras-chave: Rádio, PRA-7, Cultura, Memória

490-1 - O RÁDIO DIGITAL EM PORTUGAL
Nair Prata Moreira Martins (Uni-BH)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Em todo o mundo, há uma intensa movimentação em torno do rádio digital e Portugal também está neste caminho. Em terras lusitanas, como em toda a Europa, o sistema digital é o DAB e a emissora estatal RDP é a responsável pelas transmissões. Mas o rádio digital em Portugal ainda não é uma realidade na vida da população. O objetivo deste artigo é apresentar a situação do rádio digital em terras lusitanas. Para isso, apresentamos um breve histórico do rádio em Portugal e uma fundamentação da radiofonia digital.
Palavras-chave: RÁDIO, RÁDIO DIGITAL, PORTUGAL

526-1 - OS DIÁLOGOS MENTAIS NA COMUNICAÇÃO RADIOFÔNICA  POSSIBILIDADES DA LINGUAGEM RADIOFÔNICA
Luciane Ribeiro do Valle (UNIARA)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O presente texto busca pensar as potencialidades da linguagem radiofônica (palavra/voz, efeitos sonoros/música, silêncio) no sentido de facilitar e aprimorar o diálogo mental estabelecido entre  emissores e receptores na comunicação radiofônica. Essa utilização é apresentada a partir dos Estudos Culturais, tendo Nestor Garcia Canclini e Jesús Martin-Barbero como principais interlocutores, discutindo tal relação a partir dos  usos (reelaboração; ressignificação) que os ouvintes fazem do conteúdo transmitido.
Palavras-chave: Estudos Culturais, Imaginário, Linguagem Radiofônica

609-1 - OS FORMATOS PUBLICITÁRIOS NO RÁDIO: TIPOLOGIA E DEFINIÇÃO DE KETY BETÉS
Clóvis Reis (FURB)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
A pesquisa de Kety Betés sobre a propaganda no meio rádio representa um avanço teórico importante, graças ao rigor metodológico e à originalidade do estudo. A autora sistematiza um conjunto de variáveis homogêneas para a análise das diferentes modalidades de anúncio e vincula os elementos semânticos e estéticos da mensagem com o objetivo da sua veiculação. Tais variáveis são o tempo de duração, o modo de emissão, a origem do código do formato, o objetivo publicitário do anúncio, o nível de integração do relato nas transmissões radiofônicas e a participação do ouvinte. A partir daí, propõe uma tipologia na qual identifica os diversos tipos de anúncio. A tipologia de Kety Betés inclui o spot (cuña), o flash, o jingle, o comunicado, a menção, a prescrição, o patrocínio e o microespaço em suas várias modalidades. Doutor em Comunicação, Professor da Universidade de Blumenau (Furb).
Palavras-chave: Rádio, Propaganda, Publicidade, Formato de anúncio

450-1 - OS PRIMEIROS PASSOS DO RÁDIO DIGITAL EM MINAS GERAIS
Sonia Caldas Pessoa (Newton Paiva), Graziela Mello Vianna (NEWTON PAIVA), Waldiane Fialho (UNI-BH), Wanir Campelo (UNI-BH)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O presente trabalho, resultado de pesquisa em estágio inicial realizada por pesquisadoras mineiras que integram o Núcleo de Mídia Sonora da Intercom, enfoca o percurso para a transmissão digital em emissoras de Minas Gerais. A Rádio Globo AM já iniciou os testes em 2005 e a Rádio Itatiaia AM se prepara para realizar os seus a partir do segundo semestre de 2006. O objetivo é descrever essa experiência, analisar a qualidade do áudio e a área de cobertura, além de tentar compreender como as emissoras e os profissionais que participam desse processo reagem diante de tal inovação tecnológica.
Palavras-chave: rádio digital, mídia digital, transmissão digital, mídia sonora

550-1 - PAISAGEM SONORA
Marcos Júlio Sergl (USJT), Carmen Lucia José (USJT)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Leitura interpretativa dos conceitos básicos apresentados pelo autor Murray Schafer no livro  O Ouvido Pensante , a respeito da diversidade das materialidades da Paisagem Sonora, da música aos diversos ambientes, das trilhas cinematográficas ao rádio. Originariamente, denominado na mídia radiofônica de sonoplastia, a importância do áudio e da escuta contemporânea ampliaram a produção das composições sonoras, exigindo revisão na nomenclatura. Daí, a importância do trabalho de Murray Schafer para conceituar os aspectos constituintes do áudio nas mídias atuais.
Palavras-chave: Paisagem Sonora, Mídia Sonora, Rádio

101-1 - PANORAMA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO RÁDIO DIGITAL NO BRASIL
Alvaro Bufarah Junior (FAAP/UNI9)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
A implementação do rádio digital no Brasil será um novo marco na história deste veículo de comunicação no país. A utilização de uma plataforma multimídia abre uma série de possibilidades para novos negócios e ao mesmo tempo uma insegurança no setor, pois ainda não há uma indicação segura de quais caminhos trilhar. O impacto do uso deste novo sistema mudará as formas de relação entre as emissoras, seus ouvintes e os profissionais do setor. Este texto busca mostrar um panorama da instalação do radio digital no país a partir das informações dos diversos envolvidos neste processo histórico
Palavras-chave: radio, tecnologia, digitalização

776-1 - PODCASTING: UM ANTÍPODA RADIOFÔNICO
Macello Santos de Medeiros (FJA)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O objetivo deste trabalho é dar continuidade à discussão iniciada na apresentação do trabalho  Podcasting: Produção Descentralizada de Conteúdo Sonoro na oportunidade da Intercom 2005. Este texto aprofunda-se numa questão levantada no trabalho anterior  Podcasting não é rádio` trazendo argumentos que comprovam, entre outras coisas, a disparidade de conceituação existente entre o Podcasting e o Rádio, colocando os dois conceitos em lados totalmente opostos para que não haja dúvidas de sua antagonia.
Palavras-chave: Podcasting, Rádio, Modelos, Narrowcasting

403-1 - POLIMORFACES KOGAWA
Lilian Martins Zaremba da Camara (MEC)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este artigo pretende servir como introdução ao texto " Rádio Polimorfo" escrito por Tetsuo Kogawa, descrevendo suas propostas inovadoras em produção, transmissão e recepção de mensagens radiofônicas. Considerado um dos mais ativos e originais pensadores dos media contemporâneos, o professor japonês propõe a observação de antigos conceitos sobre comunicação radiofônica no limiar de novos horizontes para sua análise.
Palavras-chave: rádio polimorfo, rádio live, radiodifusão multimídia, ativismo cultural

999-1 - RÁDIO, ATENÇÃO E ENVOLVIMENTO: O EMPREGO DAS POSSIBILIDADES PERSUASIVAS DO RÁDIO NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA RADIOFÔNICA .
Rodolfo Dantas Soares (FATEA)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Apesar de ter evoluído tecnologicamente, adaptado programações para cativar a audiência e de ser apontado como um meio com alto potencial para envolver o ouvinte em suas mensagens, o rádio, mesmo favorecido pelo comportamento da sociedade atual, enfrenta grandes dificuldades para atrair investimentos publicitários. Diante deste cenário, deve-se considerar que, para proporcionar ao anunciante o retorno esperado pela compra de espaços comerciais e fortalecer sua imagem como mídia publicitária, o rádio deve veicular anúncios que cumpram a missão de atrair o ouvinte e envolvê-lo com a mensagem publicitária. Nesse sentido, o presente artigo pretende identificar as possibilidades persuasivas oferecidas pela mídia radiofônica e analisar o nível de exploração de tais possibilidades nos anúncios veiculados pelas emissoras.
Palavras-chave: rádio, linguagem radiofônica, persuasão

1834-1 - RADIOJORNALISMO DE FRONTEIRA: A DELIMITAÇÃO DO  LOCAL EM EMISSORAS COMUNITÁRIAS
Angela Maria Zamin (UNISINOS)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O presente artigo é resultante de reflexões acerca dos contextos em que será desenvolvida pesquisa sobre radiodifusão comunitária e fronteira, abrangendo emissoras dos municípios gaúchos de Santana do Livramento e Uruguaiana, limítrofes ao Uruguai e a Argentina, respectivamente. Neste sentido, o artigo traz a construção de referências básicas sobre o contexto social-midiático no qual a pesquisa será desenvolvida. Trata-se de uma reflexão sobre fronteiras (geográfico-política e a generalizada, de Canclini) e sobre radiojornalismo comunitário, enquanto  peças contextuais que fornecem o ambiente da pesquisa a ser desenvolvida.
Palavras-chave: Fronteira, Rádio Comunitária, Jornalismo

1526-1 - RADIOJORNALISMO E SUAS MÚLTIPLAS FONTES SONORAS
Julia Lúcia de Oliveira Albano da Silva (UNISA,CUBelas Artes)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação o radiojornalismo apurou diferentes técnicas de transmissões, gravações, edições, montagens e reproduções dos mais diferentes formatos do gênero jornalístico. No entanto, ao longo deste processo é possível observar, que a ênfase durante a construção da mensagem radiofônica ainda recai no texto verbal-oral, quando a singularidade da linguagem deste meio é caracterizada pelo mosaico de sons que a compõem. A proposta deste artigo é contribuir para uma abordagem estética da linguagem radiofônica no jornalismo considerando as suas possibilidades de construção de sentidos a partir da exploração de todos os seus elementos sonoros, ou seja, músicas, efeitos, ruídos e silêncios.
Palavras-chave: radiojornalismo, rádio, arte acústica, ruído

1700-1 - RADIONOVELAS: A FÁBRICA DE LÁGRIMAS CUBANAS SOB O OLHAR DE REYNALDO GONZÁLEZ
Lia Calabre de Azevedo (FCRB)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
As radionovelas despertaram paixões, povoando o imaginário social de mais de uma geração com seus inumeráveis personagens. A primeira grande  fábrica dessa indústria de ilusões foi criada em Cuba. As radionovelas, campeãs imbatíveis de audiência das décadas de 1940 e 1950, não têm sido objetos de muitos estudos. Mesmo sempre citadas como parte fundamental da programação das emissoras de rádio, verificamos que ainda é escassa a bibliografia sobre o tema. Em qualquer abordagem sobre as radionovelas são indispensáveis as referências a produção cubana. Este estudo dialoga com os artigos de Reynaldo Gonzáles que, em 1988, publicou Llorar es um placer, pela Editorial Letras Cubanas, obra que resgata a história da rádio cubana com foco especial na produção das radionovelas.
Palavras-chave: Radionovela, Radionovelas cubanas, Rádio, Reynaldo González

151-1 - RÁDIOS COMUNITÁRIAS E PODER LOCAL: ANÁLISE DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS LEGALIZADAS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Gisele Sayeg Nunes Ferreira (FIAM)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este artigo apresenta dados de pesquisa realizada com 22 dirigentes de RadCom, com a proposta de analisar o padrão de funcionamento de rádios comunitárias legalizadas da região Noroeste do Estado de São Paulo. O objetivo foi identificar quais são e como se exercem as relações de poder na dinâmica das RadCom, discutindo temas como participação da comunidade, cidadania e democracia. Os resultados obtidos demonstram que, criadas sob a modalidade de  comunitárias , as novas RadCom autorizadas, em grande parte, reproduzem o modelo irradiado pelas redes comerciais constituindo-se como instrumentos dos poderes políticos, econômicos e religiosos locais. Em muitos casos, são também oportunidade de investimento para pequenos empreendedores locais, sem condições ou estrutura financeira para participar de uma licitação comercial.
Palavras-chave: Rádios Comunitárias, Relações de Poder, Cidadania, Democracia, Participação Popular

938-1 - RADIOTEATRO: ENTRE DOIS AMORES
Ricardo Leandro de Medeiros (FESSC)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
O artigo trata da questão do radioteatro nos dias de hoje enquanto ferramenta utilizada em duplo sentido. Primeiramente, este texto aborda a radiodramaturgia como pano de fundo para a venda de toda sorte de mercadorias dos patrocinadores de novelas ou peças completas. Em segundo lugar destaca o radioteatro como um elemento divulgador de cultura, de arte, preterindo o lado mercantil. Para tais análises foram utilizados exemplos de encenações radiofônicas em emissoras brasileiras, bem como em estações de rádio da Inglaterra e da França. Autor : Ricardo Medeiros. Doutor em Rádio pela Université du Maine, Le Mans (França). Professor de radiojornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
Palavras-chave: Radio, Radioteatro, merchandising

1159-1 - REPORTAGEM RADIOFÔNICA: AS POSSIBILIDADES DO VIVO E DO DIFERIDO NA CONSTRUÇÃO DE UM RÁDIO INFORMATIVO DIFERENCIADO
Flavia Lúcia Bazan Bespalhok (UEL/PR)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Este artigo conceitua a reportagem radiofônica, tomando como base as possibilidades de articulação entre o vivo e o diferido no rádio informativo. Salienta a importância desta forma de estruturação da informação radiofônica, já que permite, entre outras coisas, aprofundamento e reflexão. Constata que a radiorreportagem, depois de ter despontado na década de 1950, desaparecido do cenário radiofônico depois do golpe militar de 1964, vem ressurgindo de forma gradual. E reafirma a necessidade de estudos e de experimentação para um novo fazer radiofônico que leve em conta as potenciais características do meio.
Palavras-chave: Radiojornalismo, Reportagem Radiofônica, Vivo, Diferido

124-1 - ROQUETTE-PINTO E O ENSINO PELO RÁDIO: AINDA ESTAMOS NO INÍCIO DO COMEÇO
Luiz Artur Ferraretto (Ulbra)
Evento: Rádio e Mídia Sonora
Reflexão a respeito do texto Cinzas de uma fogueira (pelo rádio  1923-1926), excerto do livro Seixos rolados (estudos brasileiros), escrito por Edgard Roquette-Pinto e publicado em 1927 pela Mendonça, Machado & Cia. No contexto da época e nos desdobramentos históricos das idéias propostas pelo autor, buscam-se indícios para a compreensão do papel educativo da radiodifusão sonora em um país subdesenvolvido como o Brasil. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre. Coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Rádio, Educação, História

 
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