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Comunicação Científica e Ambiental [ voltar ]

845-1 - A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SOB O PONTO DE VISTA DA REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR: MEIO AMBIENTE, MÍDIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA A PARTIR DA DÉCADA DE 90
Neusa Gonzaga de Santana Pressler (UNAMA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O presente trabalho é parte da pesquisa da tese de doutorado (NAEA/ UFPA, 2005) e tem por o objetivo abordar a questão ambiental sob enfoques específicos: práticas de comunicação social, mídia e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Os resultados ainda não são conclusivos, mas apresenta reflexões metodológicas, teóricas e dados que contribuem para o debate sobre a pesquisa, cujo foco encontra-se na convergência da comunicação social e o meio ambiente. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar diferentes interesses de atores sociais e a necessidade da visão interdisciplinar para analisar as estratégias de práticas de comunicação social que envolvem Órgãos Governamentais e organizações de cooperação internacional e desenvolvem canais de comunicação com comunidades para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia a partir da década de 90.
Palavras-chave: Palavras-chave:, Comunicação social;, meio ambiente;, Interdisciplinaridade

413-1 - A DIFUSÃO MIDIÁTICA DA EXCLUSÃO: O CASO DA AMAZÔNIA
Marise Rocha Morbach (FAP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Resumo Esse artigo teve como objetivo a analise da difusão de uma Política Pública para a Amazônia, nos anos 1970, e de seus efeitos à elaboração de uma identidade social, a do  homem do campo . A campanha publicitária do projeto de colonização agrária para a Amazônia, apresentada pelo Governo Médici (1969-1972), serviu como instrumento para a coleta de dados. A campanha publicitária, do período Médici, contém os elementos narrativos e imagéticos da elaboração do que estamos denominando de identidade do subalterno, e que nos são úteis para demonstrar a posterior existência de um padrão midiático de difusão da exclusão. Palavras-chave: Exclusão  Médici  Política Pública  Difusão  homem do campo
Palavras-chave: Exclusão, Médici, Política Pública, Difusão

566-2 - A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA SAÚDE: CONCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA TV UNIFESP
Vanderli Duarte de Carvalho (UNIFESP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este estudo pretendeu compreender sob a ótica dos profissionais de saúde no Canal Universitário de São Paulo, a função educativa, bem como a eficácia da mídia televisiva nesta mediação. Seus resultados apareceram de acordo com as categorias de análise, de acordo com a abordagem qualitativa foram definidas como: experiências, expectativas, missão e sugestão. Observou-se que os profissionais de saúde identificam que a universidade atua no cenário multidisciplinar no sentido de entender os interlocutores e educadores sociais das ciências da saúde reconhecem a divulgação pela mídia televisiva como veículo educativo para informar a população.
Palavras-chave: Profissional de Saúde, Educação, Divulgação Científica, canal universitário

1695-1 - AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES
Sonia Quintela Carneiro (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este trabalho faz um breve resgate histórico da importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável e sobre a importância da participação da mulher nas atividades agrícolas. Na referência à questão de gênero, pretende-se ressaltar as relações nas sociedades em geral, na distribuição desigual de poder e de trabalho entre pessoas, de acordo com o sexo. Observa-se que a temática tratada é uma construção social. Faz-se necessário o aceleramento deste processo de transição de um modelo patronal, excludente em relação à participação da mulher no mercado de trabalho que se agudiza no âmbito da agricultura familiar onde o trabalho da mulher precisa ser melhor valorizado. O reconhecimento da importância da participação da mulher deve ser levado em conta em estratégias de promoção do desenvolvimento rural.
Palavras-chave: Agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, gênero

800-1 - ÁGUA, MÍDIA E PODER: A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO POPULAR NOS JORNAIS DA RMC
Luciana Bernardo Miotto (Cepaccc/Metrocamp), Lara Andréa Crivelaro Bezzon (METROCAMP), Maria das Graças Conde Caldas (UMESP/METROCAMP), Vera Regina Toledo Camargo (UNICAMP), Maria José da Costa Oliveira (METROCAMP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Estudo iniciado em 2004, cujo objetivo é verificar se/como os veículos de comunicação tratam temas de interesse regional. Hipótese: os meios de comunicação de massa exercem papel importante na formação da opinião pública. Assim, após a formação da RMC, os veículos de comunicação podem ser importantes aliados/representantes dos diferentes grupos sociais junto aos poderes locais para a defesa dos interesses públicos locais/regionais nas esferas dos governos estadual/federal. Pesquisa exploratória, comparativa, de natureza qualitativa, sob a perspectiva de leitura crítica da mídia, cujo recorte temático é a água, analisada, em momentos específicos, nos principais jornais da RMC. Concluiu-se que ao noticiar temas de interesse da região, veículos de comunicação podem contribuir para a conscientização dos problemas regionais.
Palavras-chave: Comunicação, Água, Região Metrop. de Campinas

245-2 - CIÊNCIA, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
Maria das Graças Targino (UFPI), Osvaldo Nilo Balmaseda Neyra (MES)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Dentre as formas de divulgação da ciência, está a comunicação científica semiformal. Os cientistas, para difusão das suas pesquisas, não optam, de imediato, por meios convencionais, mas recorrem a pré-edições, versões provisórias e comunicações em congressos. No caso dos eventos, estes mantêm características informais na forma de apresentação oral dos trabalhos e características formais na sua divulgação via impressos ou eletrônicos. A sua expansão, em todas as áreas, se dá em meio a uma série de mutações. Por isto, objetiva-se discutir as (des)vantagens desses encontros, com enfoque generalista, dissertando sobre modalidades de apresentações e apresentadores, acrescentando reflexão sobre os eventos científicos como recurso para a comunicação científica. Doutora em Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Doutor em Ciências Pedagógicas, Ministério de Educação Superior, Cuba
Palavras-chave: Eventos técnico-científicos, Comunicação semiformal, Comunicação científica, Congressos científicos

1186-1 - COMPREENDENDO A RECEPÇÃO DE PROGRAMAS INFORMATIVOS E EDUCATIVOS SOBRE AMAMENTAÇÃO POR MULHERES DA PERIFERIA DE ARACAJU (SE)
Carlos Eduardo Franciscato (UFS)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este paper resume os resultados de uma pesquisa qualitativa com mulheres em fase de aleitamento materno, a qual buscou compreender os tipos de conhecimento que estas possuíam sobre amamentação, considerando dois conteúdos: a) informações obtidas a partir da atuação governamental (atividades de orientação por profissionais de saúde pública e campanhas institucionais na mídia sobre o tema); b) valores psico-sócio-culturais sobre a amamentação presentes no imaginário e na cultura popular das comunidades. A pesquisa foi realizada com 31 mulheres no bairro Orlando Dantas, zona de classe média baixa e baixa da cidade de Aracaju, Sergipe, identificando o grau de informação e conhecimento sobre a importância do aleitamento materno, a eficácia das campanhas institucionais de comunicação e suas limitações.
Palavras-chave: Comunicação e saúde, estudos de recepção, amamentação

1023-1 - COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM ASSENTAMENTOS RURAIS
Katia Regina Pichelli (Umesp/Embrapa)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O presente artigo analisa como a comunicação é fundamental em um processo de mobilização social em assentamentos rurais, além de ser uma valiosa ferramenta para a capacitação dos assentados. Por meio da Teoria da Mobilização Social, de Bernardo Toro, são analisados os papéis sociais em um processo de mobilização e questões como construção de imaginário, campo de atuação e coletivização de ações. Também é analisado como aqueles que realizam a capacitação em assentamentos podem melhor trabalhar tendo a comunicação como ferramenta.
Palavras-chave: Comunicação rural, Mobilização social, Assentamentos rurais

998-2 - DA EXTENSÃO RURAL DIFUSIONISTA AOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS: UMA BREVE DISCUSSÃO
Irenilda de Souza Lima (UFRPE), Nilton Luiz Cosson Mota (UFRPE), Ronaldo Ferreira da Silva (UFRPE), Eduardo Barbosa de Melo (UFRPE), Sonia Quintela Carneiro (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental

Palavras-chave:

956-1 - DEMANDA POR INFORMAÇÃO: MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS UTILIZADOS, CONFIÁVEIS E PREFERIDOS POR AGENTES DO AGRONEGÓCIO
Ana Paula da Silva (Cepea/Esalq-USP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O objetivo central é entender a dinâmica de agentes do agronegócio na busca por informação que subsidie suas atividades econômicas. Leva-se em conta a hipótese de que o uso eficientemente combinado dos meios pode melhorar o nível de informação do público e contribuir para o seu desenvolvimento. O foco se mantém na inter-relação entre os meios tradicionais e os on-line (novos). Agentes do agronegócio foram entrevistados por meio de dois questionários eletrônicos; do primeiro, participaram 179 e do segundo, 94 profissionais. Note que 100% da amostra usa correio eletrônico. Entre outros resultados, soube-se que a internet, para este público, é o meio mais utilizado e preferido para a obtenção de informações agropecuárias, sendo ainda o que mais ganhou importância de 2000 a 2004. Tais entrevistados mostraram desinteresse pelo rádio.
Palavras-chave: Comunicação rural, demanda por informação agropec, tendência de uso dos meios, impresso e on-line

405-1 - DIFUSÃO DE INOVAÇÕES COMO MOVIMENTO DE ORIGEM DA COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE
Arquimedes Pessoni (FMABC)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O trabalho tem como objetivo apresentar o movimento de difusão de inovações como precursor da linha de pesquisa de Comunicação para a Saúde, apontando uma evolução histórica das pesquisas originadas nos Estados Unidos, passando pela América Latina e sua chegada ao Brasil. O estudo registra a área de sociologia agrícola como precursora dos estudos em difusão das inovações que, mais tarde, deriva para área de saúde, com o advento das campanhas de controle de natalidade, anti-drogas e prevenção da Aids.
Palavras-chave: difusão de inovações, comunicação para a saúde, Aids

842-1 - DISCURSO VERDE: PALAVRAS QUE NÃO CONVENCEM: UMA ANÁLISE DA RECEPÇÃO DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AMAZÔNIA
Luciana Miranda Costa (UFPA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
As políticas de comunicação implementadas por órgãos governamentais e não governamentais correspondem às suas políticas de intervenção social. É através dessas práticas comunicacionais que se estabelecem as relações que irão nortear as ações conjuntas entre os agentes e instituições responsáveis pela esfera da produção das informações e os agentes e instituições para os quais são destinadas as mensagens produzidas. A partir desta interação tem início diferentes e, muitas vezes divergentes, construções de sentido, que irão depender das diversas mediações envolvidas. Este artigo, que tem por base informações provenientes de uma pesquisa realizada no período 2001-2004 com trabalhadores rurais de sete municípios paraenses, analisa como as informações produzidas por órgãos ambientalistas sobre os incêndios florestais na Amazônia foram incorporadas ao cotidiano desses agricultores.
Palavras-chave: Comunicação Ambiental, Campanhas, Meio Ambiente, Amazônia

33-1 - ENUNCIAÇÃO MONOLÓGICA E O JORNALISMO CIENTÍFICO DIFUSIONISTA
Dalmo Oliveira da Silva (EMBRAPA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O artigo explora o conceito de enunciação monológica, utilizado por Bakhtin no seu estudo clássico sobre a Filosofia da Linguagem. Unindo a Teoria da Enunciação à Teoria Social do Discurso, procura-se percorrer trilha metodológica para analisar processos de formação discursiva do discurso científico numa modalidade enunciativa consagrada socialmente  o jornalismo. O Jornalismo Científico é entendido como formato discursivo específico, parte da narrativa científica re-textualizada pela imprensa. Analisa ainda a discursividade biotecnológica em relise produzido pela assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). ********** Jornalista, assessor de imprensa da Embrapa; mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE; especialista em Gestão da Informação no Agronegócio (UFJF); diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba.
Palavras-chave: Jornalismo científico, divulgação científica, análise de discurso, filosofia da linguagem

516-1 - ESTADO, COMUNICAÇÃO E ERA TECNOLÓGICA: A RECEPÇÃO POPULAR DA PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL DO PROJETO INFORMAR DO GOVERNO DE PERNAMBUCO.
Maria Salett Tauk Santos (UFRPE), José Carlos de Mélo E Silva (UFRPE), Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O presente artigo relata parte dos resultados de um estudo de multi-casos de recepção das propostas de inclusão digital em contextos populares. O objetivo é analisar as apropriações que os jovens de uma comunidade do Recife fazem da proposta de inclusão digital do projeto Informar, voltado para inclusão social, considerando que a comunicação entre o Programa e a população se estabelece num cenário intercultural. Tal cenário está sujeito às mediações (BARBERO, 2000) da cultura dos jovens, enquanto cultura popular (CANCLINI, 1981) e à situação de contingência material (TAUK SANTOS, 2005) em que vivem.
Palavras-chave: Culturas populares, inclusão digital, estudo de recepção

1155-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, MINAS GERAIS, PARA GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
Angelo Brás Fernandes Callou (UFRPE), Denise Silva (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental

Palavras-chave:

633-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA FACILITAÇÃO DE PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO MADEIRA, PORTO VELHO  RONDÔNIA.
Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira (EMBRAPA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Para promover a participação dos atores sociais locais no processo de gestão dos recursos naturais em duas comunidades ribeirinhas do Rio Madeira (Porto Velho-RO), foram desenvolvidas estratégias de comunicação e educação, visando a construção de conhecimento sobre a realidade local e a gestão concertada dos recursos naturais, com base em grupos comunitários de estudos (GCE). Tendo como objeto de discussão: as oficinas como espaço de comunicação, as dinâmicas de grupo e as músicas populares empregadas nos eventos de sensibilização e capacitação dos agricultores familiares; faz-se aqui uma sistematização dessas informações, que, espera-se, venham contribuir com a construção de metodologias e práticas a serem empregadas na facilitação de processo de gestão participativa dos recursos naturais.
Palavras-chave: Comunicação ambiental, comunicação rural, gestão participativa, estudos em grupo

1753-1 - GÊNERO E DISCURSO
Maria do Rosario de Fatima Andrade Leitão (UFRPE), Juliana Andrade Leitao (DP), Ana Clara Costa Lima (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O artigo aborda o discurso no contexto das relações de gênero. Trinta mulheres estão envolvidas em uma intervenção na área de geração de renda em Pernambuco. Nas oficinas tem-se registrando discursos onde a idéia de autonomia econômica das mulheres ameaçaria o equilíbrio das relações sociais de gênero Na metodologia foram utilizados parâmetros qualitativo e quantitativo por meio de coleta de dados que incluiu observações, fotografias e entrevistas dirigidas e semidirigidas. Mulheres desempregadas ou subempregadas foram priorizadas na definição da nossa amostra. No que se refere ao enfrentamento dos conflitos de gênero, buscou-se com a sistematização dos dados coletados na comunidade uma melhor compreensão das práticas de poder e desigualdade, relativo a gênero, prevalecentes neste território. Pesquisa financiada CNPq.
Palavras-chave: gênero, discurso, comunidade

1418-1 - IMPASSES ENTRE MIDIATIZAÇÃO E INTERCÂMBIO TECNOLÓGICO NA EMBRAPA
Antonio Luiz Oliveira Heberlê (UCPEL), Sadi Macêdo Sapper (UCPEL)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este artigo procura descrever modelos subjacentes às principais etapas das ações de difusão, transferência de tecnologia e de divulgação científica, registrando o forte componente da midiatização. Propõe novas formas de compreender este processo e ao final analisa como a maior instituição de pesquisa agropecuária do Cone Sul, a Embrapa, tenta resolver as questões relativas à transferência de tecnologia. Verifica algumas estratégias discursivas na empresa voltadas para o fim da divulgação dos resultados das suas pesquisas. Propõe que, diante do foco de atuação da Embrapa, falhas nas operações de transferência de tecnologia podem comprometer a ação finalística da empresa.
Palavras-chave: Divulgação científica, difusão, transferência de tecnologia, midiatização

411-1 - LEITURAS PARA UM PACTO ENTRE CIÊNCIA E TELEVISÃO REGIONAL
Cidoval Morais de Sousa (UNITAU)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O presente texto sugere uma leitura um pouco mais atenta das relações ciências e mídia a partir da televisão regional. Defende-se que a televisão e a comunidade científica podem ser parceiras de um amplo processo de alfabetização científica e tecnológica, e, também, a construção de um modelo dialógico de divulgação que leve em consideração, não apenas os resultados, mas que inclua os métodos, os processos de produção, os fatos que dão vida às ciências. Não está em discussão a divulgação dos resultados, dos produtos da ciência, mas o que se questiona é a força de verdade que recai sobre eles, negando disputas, conflitos, tensões, desacordos, que se estendem por todo processo de produção. Mas, para isso, os atores sociais envolvidos na produção da ciência e da notícia sobre ciência terão que rever e flexibilizar questões que ainda tornam impeditivas a construção desse pacto de cidadania.
Palavras-chave: televisão regional, ciência, público

215-1 - MÍDIA E APROPRIAÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS: A RECORRÊNCIA DE UM DISCURSO DE AFIRMAÇÃO E DE NEGAÇÃO ESTRATÉGICAS
Manuel José Sena Dutra (UFPA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Resumo Afirmar e negar competências ambientais de grupos subalternizados são elementos constituintes dos procedimentos enunciatórios daqueles grupos que detêm o poder-fazer o discurso. Esse conhecido fenômeno, histórico e atual, nós o identificamos em textos midiáticos, num esforço aqui concentrado na relação entre detentores do saber estabelecido, a ciência, e os detentores de saberes longamente acumulados no processo histórico de sobrevivência daqueles a quem a mídia chama de povos da floresta e os antropólogos costumam categorizar como  primitivos . Luta sabidamente desigual no campo simbólico, mas que, tanto neste campo quanto na concretude tangível dos subalternos, começa a ser objeto de reconstrução de um novo modo de ver o mundo e, assim, discursivizar a sua própria realidade, na busca de retomar a sua dignidade e, com esta, o poder sobre seu próprio saber.
Palavras-chave: Mídia;, Saberes tradicionais, Efeitos de recorrência; mito

1209-1 - MIDIA E PANTANAL: O JORNALISMO DISTANTE DO AMBIENTE
Gladis S. Linhares Tomiazzo (Uniderp), Eron Brum (UNIDERP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
A investigação está relacionada à pesquisa Sistemas de Informações como apoio ao Desenvolvimento Sustentável, a Biodiversidade e à Cultura fomentado por Pesquisas Básicas do Ecossistema do Pantanal do Negro, do GIP  Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, do Mestrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional/UNIDERP. Trata-se de um trabalho bibliográfico e de campo sobre a influência midiática nos receptores que vivem/pesquisam/visitam o Pantanal do Rio Negro, a partir da coleta de informações de duas fontes: bibliográfica e entrevistas.Justifica-se pelo número crescente de antenas parabólicas e o consumo mais intenso dos programas televisivos, além de outras mídias. Além do aspecto ambiental, aborda possíveis influências das informações no cotidiano não só do homem pantaneiro, mas também dos visitantes, tais como na alimentação e na cultura e comportamento em relação ao meio ambiente.
Palavras-chave: Pantanal, percepção, mídia, jornalismo

744-1 - O ASTRONAUTA BRASILEIRO E O  REGRESSO DAS ESTRELAS : MITO E POLÍTICA CIENTÍFICA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO DA COBERTURA DA MISSÃO CENTENÁRIO DA AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA
Marcelo Sabbatini (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Apresentamos os resultados da análise de conteúdo do jornal digital Folha Online durante sua cobertura da Missão Centenário da Agência Espacial Brasileira, com o vôo espacial do primeiro astronauta brasileiro, durante os meses de março e abril de 2006. Através de procedimentos qualitativos e quantitativos, foi observado que a cobertura realizada não atinge o objetivo de divulgar à sociedade a política científico-tecnológica nacional, mas constituindo um relato carregado de simbolismos e elementos mitológicos-ufanistas, centrado no personagem-herói-pioneiro, o tenente coronel Marcos Pontes, com a conseqüente perda da possibilidade de aumentar o nível de participação pública no debate sobre a exploração espacial brasileira.
Palavras-chave: Divulgação científica, estratégia de comunicação, mito, política científica

1283-1 - O DIAGNÓSTICO DA NOTÍCIA: O JORNALISMO CIENTÍFICO E SEUS PIONEIROS POR MEIO DO NOTICIÁRIO DA GRIPE.
Eduardo Alexandre de Farias (UFPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Para alguns profissionais em comunicação e para o público em geral a ciência ainda é vista como uma instância neutra, desprovida de interesses. Essa idéia, entretanto, não encontra eco no jornalismo de saúde cotidiano, repleto de interesses e ideologia. Uma breve análise do noticiário da gripe aviária, de 2005 e 2006, além de um olhar sobre o pré-jornalismo científico praticado durante a gripe espanhola no Recife, em 1918; podem mostrar que os interesses da população nem sempre vêem em primeiro lugar.
Palavras-chave: Comunicação e saúde, gripe, história

933-1 - O ENQUADRAMENTO MIDIÁTICO DA SUSTENTABILIDADE E O PAPEL DA MÍDIA NA ASSIMILAÇÃO SOCIAL DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Luciane Lucas dos Santos (ESPM)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este artigo apresenta os resultados parciais de um projeto de pesquisa mais amplo que analisa o enquadramento do consumo sustentável na mídia, bem como o nível de repercussão deste enquadramento na abordagem publicitária. Neste texto, analisamos o enquadramento midiático do consumo sustentável, fazendo uma primeira análise dos parâmetros que cercam este discurso e dos fatores que influenciam a abordagem do tema nos jornais. Acompanhando por um mês as matérias da Gazeta Mercantil e de O Estado de São Paulo, buscamos identificar as narrativas dos diversos atores sociais envolvidos, na expectativa de registrar tanto as suas especificidades como a dinâmica de forças por trás da produção das mensagens na mídia impressa.
Palavras-chave: sociedade de consumo, consumo sustentável, mídia, processos comunicacionais

96-1 - O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Maria Rosana Ferrari Nassar (PUC-Campinas)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
O trabalho relata o desenvolvimento de um projeto de comunicação para o Hospital e Maternidade Celso Pierro, hospital-escola da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, que se justifica pela complexidade de sua área de atuação e pelo nível de exposição pública a que estão sujeitas as organizações de saúde. O objetivo geral é responder as questões vivenciadas pelas organizações de saúde no que tange à comunicação com seus públicos, por meio de ações e estratégias permeadas pelos princípios de comunicação da organização e sua interface com a humanização. Especificamente, pretende promover a interlocução entre comunicação e saúde, onde a comunicação coloca-se como instrumento estratégico, necessário numa sociedade na qual a informação e o conhecimento representam categorias de poder.
Palavras-chave: política, comunicação, consumidor, hospitais

625-1 - OBSERVANDO OS CONFLITOS: A HISTÓRIA DA TERAPIA COM CÉLULAS- TRONCO PARA TRATAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS E A VEICULAÇÃO DE NOTÍCIAS NA BAHIA.
Cristina Mascarenhas Santos (UFBA), Simone Bortoliero (UFBA)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Resumo: Este artigo analisa aspectos da história das pesquisas sobre células-tronco para tratamento da doença de chagas na Bahia e a divulgação científica na imprensa escrita e televisionada de Salvador. Para análise do material veiculado pela imprensa de Salvador, no período de 2002 até 2005, foram utilizados o relato oral dos pesquisadores envolvidos no 1º transplante cardíaco, com uso de células-tronco em pacientes chagásicos no mundo. É uma pesquisa qualitativa, com 06 entrevistados em profundidade, 03 pesquisadores e 03 jornalistas. Esta abordagem faz parte da dissertação de mestrado Duas realidades: a pesquisa científica nos laboratórios e na mídia, do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Palavras  chave: Divulgação Científica, Terapia com Células-tronco, Doença de Chagas, História da Ciência, Jornalismo e Saúde.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Historia da Ciência, Terapia com celulas-tronco, Doença de Chagas

1178-1 - PARA PENSAR O FAZER E A PESQUISA EM JORNALISMO CIENTÍFICO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
K�nia Beatriz Ferreira Maia (UFRN), Ana Cecã­lia Aragã£o Gomes (USP)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Esse trabalho traça algumas problemáticas para a prática profissional e a pesquisa em jornalismo científico e em divulgação científica. A intenção é repertoriar alguns pontos, que nos servirão para balizar as nossas atividades de profissional, professor e pesquisador que tem a preocupação de, a partir de desdobramentos teóricos e empíricos, analisar aspectos da relação entre jornalista e público, da produção à recepção dos conteúdos jornalísticos. Trata-se de construir um referencial teórico capaz de abarcar as práticas profissionais dos jornalistas e os processos de significação dos produtos midiáticos. Para tanto, iniciamos nossas reflexões com o histórico da divulgação científica e do jornalismo científico, os conceitos de divulgação científica e de jornalismo científico e ponderações sobre as fragilidades do estudo sobre a divulgação científica.
Palavras-chave: divulgação científica, jornalismo científico, jornalismo especializado

998-1 - PESQUISA-AÇÃO E EXTENSÃO RURAL: OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O DIÁLOGO DE SABERES.
Irenilda de Souza Lima (UFRPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Enfatizando o diálogo de saberes como modelo de comunicação entre técnicos e agricultores familiares, este trabalho objetiva reunir alguns fundamentos, discussões, evidenciando que a pesquisa-ação está sendo retomada tanto como estratégia de pesquisa social e de ação coletiva no apoio ao desenvolvimento local. Organiza também algumas bases teóricas sobre pesquisa-ação e sobre a complexidade da abordagem recomendada na nova proposta de extensão rural. Nesta estratégia metodológica, o pesquisador deve implicar-se e ocorre uma implicação coletiva. O texto está estruturado relacionando os conceitos, a importância da pesquisa-ação e os obstáculos epistemológicos para a sua adoção como instrumento pedagógico e político.
Palavras-chave: Comunicação rural, pesquisa-ação, Desenvolvimento Local

600-1 - SAÚDE E ESTÉTICA EM REVISTAS DIRIGIDAS AO PÚBLICO FEMININO - ASPECTOS TEXTUAIS E DISCURSIVOS
Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes (UFPE)
Evento: Comunicação Científica e Ambiental
Este artigo é um recorte da pesquisa Saúde, Gênero e Revistas -Um Estudo sobre a Abordagem do Tema Saúde/Estética em Matérias Dirigidas ao Público Feminino. O objetivo é mostrar as estratégias utilizadas pelas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Plástica e Beleza para persuadir a leitora ao consumo de determinados produtos e serviços. A análise, realizada nas edições de outubro, novembro e dezembro de 2004, observou que essas revistas lançam mão de diversas estratégias para agregar valores a produtos, serviços e profissionais de saúde e estética. Entre elas, destacam-se o uso de um léxico próprio da área de saúde; a interdiscursividade; o recurso à autoridade; a utilização de verbos no imperativo; e o uso de metáforas.
Palavras-chave: Saúde, Estética, Gênero, Revistas

 
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