3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 16 - História em Quadrinhos

Coordenador:
Prof. Dr. Adolpho C. F. Queiroz - adolpho.queiroz@merconet.com.br

 

MODA E HQ

Nádia Senna

Instituição: UNICAMP e Universidade Federal de Pelotas

RESUMO - Este texto é parte integrante da dissertação de mestrado DEUSAS DE PAPEL – a trajetória feminina na HQ do ocidente. O projeto Deusas de Papel discute a representação da imagem feminina no século XX, utilizando as personagens das Histórias em Quadrinhos como suporte desta análise. Primeiramente construiu-se um Quadro Visual de Referência, com as personagens mais significativas. Na segunda etapa do trabalho o Universo Feminino é desvendado a partir da sexualidade, do discurso, do trabalho e a questão da moda, onde transparecem as diferenças entre os gêneros, permitindo identificar as equivalências e discrepâncias entre os modelos representados e o real desempenho das mulheres no seu cotidiano.

volta

HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO EDUCACIONAL

Edgard Guimarães

Instituição: ITA

RESUMO - Este texto analisa a adequação da História em Quadrinhos como instrumento a ser utilizado em Educação, principalmente na difusão de Ciência. Começa conceituando História em Quadrinhos, enfatiza os conceitos Ciência e Opinião, aborda algumas características da linguagem da História em Quadrinhos, comparando-a com a Literatura Escrita, descreve os tipos de publicações educativas que utilizam a História em Quadrinhos, e se concentra em analisar como a História em Quadrinhos pode ser usada para o registro, a divulgação e a produção de conhecimentos científicos.

volta

 

ELEMENTOS PARA A ANÁLISE DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Nadilson M. da Silva

Instituição: Universidade Católica de Pernambuco

RESUMO - As histórias em Quadrinhos se apresentam como um dos produtos culturais mais influentes e menos pesquisados. A importância de sua linguagem pode ser observada nas constantes adaptações de seus heróis para o cinema. No entanto, são escassos os textos metodológicos que proponham parâmetros para analisá-las. Procura-se então sistematizar os principais estudos que tratam especificamente de questões metodológicas e que oferecem pistas de como as histórias em quadrinhos podem ser entendidas. Coloca-se ênfase na idéia de que a interpretação, além de se deter sobre os elementos formais (texto e imagens) deve considerar as diferentes tradições de quadrinhos, o contexto de produção e o contrato que propõe para o leitor.

volta

 

CHARGE: UMA PRÁTICA DISCURSIVA E IDEOLÓGICA

Rozinaldo Antonio Miani

Instituição: Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR

RESUMO - Neste trabalho apresentamos uma análise da charge, entendida como uma modalidade da linguagem iconográfica, de natureza dissertativa, e que se caracteriza como uma prática discursiva e ideológica. Procuramos identificar os principais aspectos que compõem o universo de definição da charge, reconhecendo a sua historicidade e determinando a sua condição de signo ideológico, portadora de um discursividade de natureza persuasiva, portanto, reveladora de idéias e expressão ideológica de uma determinada posição que se encontra no exercício do poder e como discurso de convencimento.

volta

 

UM MAIS UM SÃO TRÊS

Selma Regina Nunes Oliveira

Instituição: Universidade de Brasília

RESUMO - O artigo discorre sobre representações femininas na história em quadrinhos norte-americanas, do gênero de aventura, da era de ouro (1930-1947). Tem como objetivo examinar as personagens da mocinha e da vilã, dois modelos femininos básicos nesse tipo de história, a fim de encontrar sentidos possíveis. A Indústria Cultural, as questões de Gênero, as Representações Sociais e elementos da Análise do Discurso (AD Francesa) formaram um programa referencial e instrumental utilizado nessa reflexão.

volta

 

DO VIRTUAL AO ATUAL: INSTANTE PERIPATÉTICO

Luciene Belleboni

Instituição: Umesp e Unimep

RESUMO - Em 1983, Luiz Gê e Dagô Marquezi lançaram a história em quadrinhos "Tubarões voadores", um trabalho voltado para o cenário urbano, apontando a fragilidade humana. Em 1984, a banda "Tubarões voadores" lança um disco com o mesmo nome, um das faixas sonorizada por Arrigo Barnabé. Este trabalho pretende destacar nos objetos de estudo (HQ e sonorização), as relações de intertextualidade a parir da utilização de elementos da linguagem sonora no discurso visual e a atualização desta linguagem quando sonorizada. Procurar-se-á estabelecer relações intertextuais mais gerais da representações visuais e dos elementos da linguagem sonora presentes nas Hqs com os sistemas sonoros em si, na estrutura do discurso e não propriamente dos textos narrativos escolhidos para a analise.

volta

 

Debate e lançamento do livro

DA RUA DO PORTO ÀS PRAIAS DE IPANEMA: A HISTÓRIA DO 1º SALÃO DE HUMOR DE PIRACICABA
Autores: Adolpho Queiroz, Alceu Righetto e Carlos Colognese

Editado pela Secretaria Municipal de Ação Cultural e pelo Centro de Comunicação Social de Piracicaba

O livro relata a trajetória de três jornalistas da cidade de Piracicaba, entre eles o atual coordenador do Núcleo de quadrinhos da INTERCOM, que no ano de 1974 tiveram a iniciativa de lançar o 1º Salão de humor de Piracicaba, transformado posteriormente em Internacional e num dos três maiores salões do gênero no mundo. Em plena ditadura militar, aqueles leitores obstinados do semanário O Pasquim, relatam neste livro aventuras e desventuras que tiveram ao construir o primeiro salão, que posicionou a cidade entre as mais importantes na difusão do humor gráfico e dos quadrinhos do país e do mundo.

volta