3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 04 - Produção Editorial

Coordenadora:
Profa. Dra. Sandra L.A. Reimão - sandrareimao@bol.com.br

 

O DESTINO DA EDITORAÇÃO, DO LIVRO E DA LEITURA NA ERA WEB
Aparecida Ribeiro dos Santos, Babette de Almeida Prado Mendoza, Lana Cristina Nascimento Santos, Mônica de Fátima Rodrigues Nunes, Vanildo Stieg
Instituição: UMESP

RESUMO - Esse artigo visa discutir o destino da editoração, do livro e da leitura na era da Web. O artigo divide-se em três partes: na primeira, analisa-se o futuro da editoração quando de sua passagem do texto impresso para o eletrônico, o e- livro; na segunda, busca-se entender a evolução e os suportes pelos quais o livro e a leitura transitaram; na terceira parte, há uma reflexão a respeito do livro e da leitura na sociedade contemporânea. Trata-se de um estudo teórico da bibliografia clássica e usa-se um dossiê de artigos de jornais e revistas a fim de entender este fenômeno.

Palavras-chaves: Comunicação, E-livro/Leitura, Web.

volta

 

LIVRO ELETRÔNICO: A EVOLUÇÃO DE UMA IDÉIA
Leilah Santiago Bufrem; Giana Mara Seniski Silva
Instituição: UFPR

RESUMO - Analisa o livro eletrônico, descrevendo suas características e especificidades e conceituando-o em sua acepção de suporte da informação. Cita alguns sites que disponibilizam textos em formato eletrônico e descreve modelos de hardware atualmente disponíveis. Compara características do livro eletrônico com as do impresso, verificando que as possíveis vantagens e desvantagens do primeiro estão relacionadas a aspectos como custos, distribuição, armazenagem, portabilidade, facilidades de manuseio e padronização dos formatos de textos eletrônicos. Considera o livro eletrônico em relação ao processo de comunicação e conclui que sem disputar com o impresso, permite que se vislumbre o acesso praticamente infinito e irrestrito a toda e qualquer forma de conhecimento registrado.

Palavras-chave: Livro eletrônico; E-book; Editoração eletrônica.

volta

 

DO PAPEL AO MONITOR. POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO MEIO ELETRÔNICO
Luis Monteiro
Instituição: PUC-RJ

RESUMO - Neste artigo, inicialmente reuniremos as principais questões geralmente levantadas nos estudos referentes à comparação entre papel e monitor. Posteriormente, apresentaremos algumas tecnologias que estão sendo desenvolvidas atualmente no sentido de elaborar novos substratos, suportes materiais para o texto, que conjuguem as vantagens do meio impresso e do eletrônico.

Palavras-chave: comunicação, internet, meio impresso x digital

volta

 

DESIGN GRÁFICO - DOS ESPELHOS ÀS JANELAS DE PAPEL
Mirela Hoeltz
Instituição: Univ. Santa Cruz do Sul

RESUMO - Existe uma grande facilidade para nos servirmos de metáforas e explicarmos as diversas manifestações culturais de nosso tempo. O espelho é uma boa metáfora, para a mídia impressa, pois supõe a correspondência termo-a-termo entre a representação e o objeto representado. A ‘aparência’ do impresso é de extrema importância na preparação de qualquer original. A diagramação faz com que se desenvolva um projeto gráfico manipulando vários elementos que, muitas vezes, são desconsideradas na leitura do impresso. O ordenamento de elementos visuais no impresso esconde discursos e técnicas que são manipuladas, na atualidade, não apenas por profissionais, designers ou diagramadores, mas por qualquer pessoa que domine o mundo da editoração eletrônica.

Palavras-chave: diagramação, impressos, editoração eletrônica.

volta

 

QUEM LIA NO BRASIL COLONIAL?
Marcia Abreu
Instituição: UNICAMP

Resumo: Os leitores, que viviam no Brasil entre meados do século XVIII e início do XIX, deixaram poucas pistas não só de suas práticas de leitura, sempre dificilmente rastreáveis, mas de sua própria existência física. É possível inferir que eles tenham existido quando se sabe que livros eram importados com regularidade e em quantidades relativamente grandes, mas esses leitores não se deixam surpreender facilmente. Na tentativa de identificá-los, busquei os inventários post-mortem de moradores do Rio de Janeiro em data anterior à independência, conservados pelo Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Poucos apresentaram livros entre os bens inventariados. Esse trabalho discute as possíveis razões que levaram à não conservação dos impressos.

Palavras chave: Leitura, literatura, período colonial.

volta

 

AS BIBLIOTECAS PÚBLICAS CARIOCAS NO SÉCULO XIX
Tania Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira
Instituição: UERJ

RESUMO - Ao longo do século XIX o Rio de Janeiro foi beneficiado pela instalação de várias bibliotecas públicas. No entanto o analfabetismo foi traço marcante da sociedade carioca ocasionando uma baixa freqüência às bibliotecas. Este artigo examina, a partir de uma amostra, a procura por livros em bibliotecas públicas cariocas entre 1890 e 1894. Período que foi o marco inicial do processo, que posteriormente se verificou, de transferência do mercado editorial do Rio de Janeiro para São Paulo. Foi também um momento de turbulência político-econômica, com a instalação do governo republicano, aprofundando um maior controle quanto à liberdade de imprensa, que desequilibrou a situação de muitos jornais possibilitando o surgimento de maiores transtornos à aparente tranqüilidade que o mercado de livros vivia. O levantamento das informações teve por objetivo retratar o comportamento do público leitor em relação às bibliotecas, nesse período crítico.

Palavras-chave: bibliotecas públicas, Rio de Janeiro, 1890-1894.

volta

 

VOSSAS FILHAS SABEM LER?
Barbara Heller
Instituições: UNIP, Fundação Santo André e Instituto Hebrasico Brasileiro Renascença

RESUMO - Este texto tem por objetivo discutir hábitos de leitura das mulheres que viveram entre 1890/1920 no Brasil, tomando como fonte primária o periódico paulistano Revista Feminina, fundado em 1914 por Virgilina de Souza Salles e extinto em 1926, oito anos depois da morte de sua fundadora.A análise da Revista Feminina permite reinterpretar as informações oficiais sobre o analfabetismo feminino brasileiro, uma vez que é possível identificar em suas páginas registros sobre o aumento do número de leitoras e de assinantes, bem como algumas recomendações sobre práticas de leitura feminina.

Palavras-chave: Revista Feminina, público leitor feminino, práticas de leitura.

volta

 

O ESTUDO DE LEITORES EMPÍRICOS CONTEMPORÂNEOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL: UMA TRADIÇÃO EMERGENTE
Richard Romancini
Instituição: ECA-USP

RESUMO - O artigo aponta para o interesse pelo estudo de "leitores empíricos", em trabalhos surgidos na década de 90, analisando os mesmos com o objetivo de perceber com que fins os leitores são mobilizados nas pesquisas e quais os meios utilizados, assim como, os resultados destes estudos. Procura-se, ainda, discernir a estruturação teórica e metodológica das pesquisas, notando como estas opções guiaram a investigação empírica, bem como as estratégias utilizadas nesta fase. O caráter interdisciplinar da pesquisa sobre Leitura é evidenciado e, igualmente, a pouca relação com os autores ligados à vertente dos estudos de recepção em comunicação.

Palavras-chave: Leitura, pesquisa sobre leitura, leitores empíricos

volta

 

MONTEIRO LOBATO E MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA: UM CASO DE CO-AUTORIA NA HISTÓRIA DO LIVRO E DA LITERATURA NO BRASIL
Lilian Escorel
Instituição: ECA- USP

RESUMO - O texto que ora se apresenta é a exposição do tema, objetivos e metodologia da dissertação de mestrado a ser concluída em janeiro de 2002, sob a orientação da Prof. Dra. Alice Mitika Koshiyama do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA e co-orientação da Prof. Dra. Telê Porto Ancona Lopez do Instituto de Estudos Brasileiros e Departamento de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras/USP. Iremos analisar a edição lobatiana das Memórias de um sargento de milícias, cuja radical intervenção do editor no estilo do autor deflagra a vulnerabilidade do texto de Manuel Antônio de Almeida e configura um caso de co-autoria na história do livro e da literatura no Brasil.

Palavras-chave: autoria, co-autoria, estilo, texto, edição, livro, literatura, Monteiro Lobato, Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias, crítica genética, história do livro, Cia Graphico-Editora Monteiro Lobato.

volta

 

OS BEST-SELLERS DE FICÇÃO NO BRASIL - 1990-2000
Sandra Reimão
Instituição: UMESP

RESUMO - Este texto busca traçar um panorama da produção editorial brasileira e o perfil da preferência dos leitores em termos de compras de livros de ficção, no Brasil, de 1990 a 2000. Após traçar este panorama geral, detivemo-nos em comentários mais detalhados sobre um segmento específico do mercado editorial brasileiro: aquele dos livros com fortes correlações com a televisão.

Palavras-chaves: best-sellers, mercado editorial, televisão, Brasil, 1990-2000.

volta

 

A FUNÇÃO EDITOR DE LIVROS ESCOLARES
Anibal Bragança
Instituição: UFF

RESUMO - A comunicação apresenta um breve histórico da emergência do livro no processo de ensino-aprendizagem, e das condições sociais que permitiram a instauração, no século XIX, da função editor de livros escolares na Europa e no Brasil, além de abordar de forma sintética a estrutura e a dinâmica do trabalho desse tipo de editor em nossa sociedade.

Palavras-chave: editor - livros escolares - história do livro.

volta