3 a 7 de setembro - Campo Grande - MS

 






 

 

Eventos Componentes


Trabalhos Apresentados nos Núcleos de Pesquisa

 

NP 01 - Teorias da Comunicação

Coordenador:
Prof. Dr. Francisco Rudiger - frudiger@pucrs.br

 

"AÇÃO COMUNICATIVA" E "COMUNICADE REFLEXIVA": UMA NOVA ABORDAGEM PARA SE PENSAR A DINÂMICA ENTRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, ESPAÇO PÚBLICO E DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL
Cíntia San Martin Fernandes
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina

RESUMO - A partir de duas correntes teóricas, uma discursiva (Habermas) e outra reflexiva (Lash) propomos pensar metodológicamente e analíticamente a relação entre meios de comunicação de massa, espaço público e diversidade cultural no Brasil. A tendência da bibliografia a respeito do tema tanto internacionalmente como no Brasil é se fixar no marco teórico da indústria cultural. Este trabalho visualiza a possibilidade de estudar a dinâmica dos meios de comunicação de massa através da relação destes com a conformação de uma esfera pública porosa às demandas da sociedade. As propostas de Habermas e Lash nos parecem, neste caso, bem sucedidas pois permitem olharmos com o olhar menos determinista, nos abrindo para novas possibilidades, para novos modelos sociais ainda pouco visualisados pelos estudiosos de mídia e política tanto na América Latina como no Brasil.

Palavras-chave: mídia, espaço público, diversidade cultural.

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BARBÁRIE ESTÉTICA E PRODUÇÃO JORNALÍSTICA: A ATUALIDADE DO CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL
Belarmino Cesar Guimarães da Costa
Instituição: UNIMEP e UNICAMP

RESUMO - O trabalho busca, através da atualidade do conceito de indústria cultural, demonstrar as contribuições da Teoria Crítica para os estudos de comunicação, em particular, para a identificação do processo de heteronomia cultural, hierarquização dos artefatos e universalização de padrões estéticos. Toma como referência a produção jornalística para verificar na construção da notícia a apropriação da racionalidade técnica e explora a questão da violência na perspectiva de que ela não se esgota com o enunciado da mensagem, mas deve ser compreendida também nas condições de sua produção. A estetização da realidade, a mediação tecnológica e a relação entre sensibilidade e experiência complementam a exposição.

Palavras-Chave: 1. Teoria Crítica; 2. Indústria Cultural; 3. Estética da Violência.

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COMUNICAÇÃO, MUNDO DO TRABALHO E SUBJETIVIDADE
Roseli Aparecida Fígaro Paulino
Instituição: ECA/USP

RESUMO - Este artigo tem por objetivo discutir a importância da categoria trabalho para o campo da Comunicação. As transformações pelas quais o mundo passa são principalmente alterações que se dão no mundo do trabalho. As novas tecnologias da comunicação são peças-chave nestas transformações, ocupando um lugar de destaque na lógica da estrutura socioeconômica. O fechamento de postos de trabalho, o surgimento de novas profissões, a reorganização do mundo do trabalho fabril/industrial transformam também a vida das pessoas, seus valores, suas formas de percepção e de relacionamento com o outro. As investigações já desenvolvidas neste campo de preocupações têm mostrado que o mundo do trabalho constitui-se em mediador fundamental na relação entre os sujeitos receptores e os meios de comunicação, emissores privilegiados na atual conjuntura de mundialização da cultura e globalização da economia. Tem demonstrado também como essa relação emissor-receptor, mediada pelo mundo do trabalho, constrói sentidos que são balizados pelos discursos que nele circulam bem como pelas mudanças que ali se operam. As pesquisas empíricas fornecem dados que nos permitem voltar à discussão sobre os paradigmas que orientam o campo da Comunicação.

Palavras-chave: Comunicação, trabalho, estudo de recepção, subjetividade

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A COMUNICAÇÃO VIRTUAL SEGUNDO LÉVY E BAUDRILLARD
Cláudio Novaes Pinto Coelho
Instituição: FFLCH/USP e Faculdade Cásper Líbero

RESUMO - O propósito deste trabalho é avaliar a contribuição de Pierre Lévy e Jean Baudrillard para a elaboração de uma teoria da comunicação virtual. Para cumprir esta finalidade, analisamos as obras O Que É O Virtual? de Pierre Lévy e Simulacros e Simulação e Tela Total de Jean Baudrillard. Os seguintes aspectos orientaram a abordagem destas obras: as relações entre a comunicação virtual e as características da sociedade contemporânea, a diferenciação entre o virtual e o real, a dimensão econômica da comunicação virtual e o seu posicionamento diante da problemática da temporalidade. Os autores investigados desenvolvem interpretações contraditórias a respeito destes elementos, por eles abordados de maneira unilateral.

Palavras-chaves: comunicação virtual; teoria da comunicação; sociedade contemporânea

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DIVERSIDADE CULTURAL NAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS
Vivian F. D. Urquidi
Instituição: Universidade de São Paulo

RESUMO - Quando a crítica pós-moderna pôs em xeque os paradigmas teóricos da modernidade, um conceito passou a dominar o cenário temático das pesquisas nas ciências sociais, o da diversidade. Acontece que enquanto conceito, a diversidade tem referenciado a gama mais ampla de manifestações culturais e sociais, a ponto de assumir um caráter de "conceito curinga", tão abrangente quanto incapaz de dar conta da realidade que se propõe definir. O presente texto pretende circunscrever o conceito de diversidade na América Latina.

Palavras chave: hibridismo cultural, heterogeneidade temporal, diversidade

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A ESTÉTICA DA MERCADORIA JORNALÍSTICA
Leandro Marshall
Instituição: UMESP, Universidade de Passo Fundo (RS) e FADEP (PR)

RESUMO - A pós-modernidade e os seus paradigmas de relativização, fragmentação e flexibilização, estabelecem no universo da comunicação e da informação, nesta transição de milênios, uma esfera complexa de mutação e transgenia. Assiste-se o advento de uma raiz da indústria cultural, com a erupção de ícones, a hegemonia de signos e fetiches, uma teia de redes e tecnologias e a volatilidade absoluta de conceitos, gramáticas e paradigmas. O locus pós-moderno instala no habitat social uma cultura híbrida, paradoxal e universal, e erige uma ultra-estética, que se superpõe à estética da sociedade e que nasce sob o signo da linguagem publicitária. O jornalismo, submetido a este processo haugniano de estetização da mercadoria, torna-se um apêndice da publicidade. Palavras-chave: Teoria da Comunicação; Teoria do Jornalismo; Jornalismo.

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A ETNOGRAFIA CRÍTICA DA RECEPÇÃO: MINIATURISTAS EM CAMPO
Veneza V. Mayora Ronsini
Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP e Universidade Federal de Santa Maria.

RESUMO - Com base na Antropologia Hermenêutica, o texto sintetiza as principais características do método compreensivo aplicado aos estudos qualitivativos de audiência, mapeando algumas das contribuições e dos limites da etnografia crítica da recepção dos meios de comunicação de massa. Apresenta o ponto de vista que constrói o objeto comunicacional sob o enfoque da linha de recepção, enfatizando os processos sociais contemporâneos e o papel das classes subalternas. Finalmente, propõe observar a relação dos grupos sociais com os meios massivos de forma a entender a organização espacial e temporal do cotidiano com base nas mediações cotidianidade familiar, competência cultural e temporalidade social.

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O "MANIFESTO PELA METADE" - CIBERNÉTICA E IDEOLOGIA
Daniel Galera
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO - O "Manifesto pela metade", de Jaron Lanier, publicado em setembro de 2000 no sítio Edge, faz uma crítica ao que ele denomina o dogma do totalitarismo cibernético. As teorias tecnofílicas descrevem o homem e o mundo como sendo nada além de computadores. Deste tipo de pensamento surge a escatologia de que as máquinas ficarão inteligentes, podendo vir a dominar a humanidade dentro de poucas décadas. Comenta-se o texto, destacando suas duas perspectivas: a filosófica e a tecnológica e acrescentam-se algumas observações sobre suas circunstãncias teóricas.

Palavras-chave: Ciberpensamento, novas tecnologias, crítica das novas tecnologias.

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RECEPÇÃO: SENTIDOS ERRANTES NO ESPAÇO DA COMPLEXIDADE
Jane Mazzarino
Instituição: Unisinos

RESUMO - Este artigo pensa a comunicação a partir do pensamento complexo e multidimensional. O receptor é o leitor. Ao conectar-se com um dispositivo midiático, ele traz para si um feixe de fios de sentidos, que transforma seu ato de ler numa leitura hipertextual - a qual forma uma estrutura de inter-referências, limitada pelas conexões disponíveis e possíveis de serem feitas. Os relatos do sujeito sobre o discurso da mídia - sua produção de sentido enquanto receptor - forma uma trama complexa de fios que intervém no processo de significação do sujeito empírico. Este "pôr em jogo" dimensões e direções movediças faz-nos entender a recepção- a partir do conceito de rizoma - como o aspecto cognitivo movimentado no sujeito em seus percursos por sentidos que já fazem parte de uma memória (passado), que se presentificam no momento da recepção (presente), e que são construídos a partir da interação (futuro).

Palavras-chave: Recepção, hipertexto, rizoma

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A TEORIA DA COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: DA HERANÇA CULTURAL 'A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE PRÓPRIA
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa; Daniele Siqueira; Rafael Costa Machado;
Instituição: Universidade Federal do Paraná

RESUMO - Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica que, na sua primeira parte, procura identificar os autores europeus e norte-americanos, suas principais idéias e obras, que mais influenciaram a pesquisa em Comunicação na América Latina. A partir da análise de como tais idéias se articulam com a criação de uma pesquisa latino americana em comunicação, procura-se numa segunda parte, apresentar de que forma os estudos de Teoria da Comunicação foram conquistando sua identidade e autonomia no continente. Para isso, faz-se a descrição da biografia desses autores, relacionando-a com suas produções científicas e analisando os respectivos contextos históricos em que são elaboradas, suas peculiaridades e características.

Palavras-chave: Teoria da Comunicação, autores latino-americanos, Pesquisa em Comunicação

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COMUNICAÇÃO: INCOMPLETUDE, SILÊNCIO
Daniele Naves de Oliveira

SEM RESUMO

Palavras-chave: Comunicação

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