Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Fotografia: Comunicação e Cultura [ voltar ]

1535-1 - A MARGEM DE INTERPRETAÇÃO E A GERAÇÃO DE SENTIDO NO FOTOJORNALISMO
Paulo César Boni (UEL), André Reinaldo Acorsi (UNOPAR)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Este artigo trata da leitura de imagens na imprensa. Em um primeiro momento, aborda os sentidos denotativos e conotativos das imagens e como pessoas comuns as interpretam. Fala de elementos de significação e dos recursos utilizados pelo repórter fotográfico para aproximar o leitor da mensagem que ele presenciou, fotografou e quer transmitir. Por último, fala da geração de sentido, exemplifica seu uso constante pelos jornais e trava uma discussão ética sobre o procedimento de indução de leitura.
Palavras-chave: Fotojornalismo, Interpretação de imagens, Geração de sentido, Ética no fotojornalismo

1515-1 - ADVENTO FOTOGRÁFICO: MARCA EPISTEMOLÓGICA DA TEMPORALIDADE MODERNA
Claudia Guilmar Lisboa Paixão Linhares (UFF)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O cenário atual ressignifica os usos e sentidos da fotografia, incorporando-a em novos regimes sócio-imagéticos. A estreita relação entre fotografia, subjetividade e temporalidade revela-se hoje ainda mais visível, sugerindo que seja investigada desde seu advento. Nesse sentido, propomos, nesse artigo, um recuo histórico estratégico ao século XIX, investigando o advento fotográfico como marca epistemológica da temporalidade moderna. Trata-se de perceber o surgimento da fotografia a partir de sua relação com a modalização e aceleração temporal moderna, efeitos da corporificação da visão e da crise de representabilidade.
Palavras-chave: Advento fotográfico, aceleração, modalização temporal moderna, corporificação da visão, crise de representação

435-1 - ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO NA FOTOGRAFIA
Maria Eliana Facciolla Paiva (USP)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
A fotografia constrói modelos de comunicação com base numa certa habilidade estética, numa defesa da arte quase pictórica utilizando método, técnica e teoria. Alguns estão colocados no território da imagem abrindo temas que introduzem questões no plano das reflexões comuns para as artes. Outros modelos são relações objetivas do fotógrafo com a câmera que busca na lógica intuitiva da realização da fotografia o aperfeiçoamento de efeitos quase que literais, prevendo a transmissão própria da natureza desse tipo visual de mensagem multiplicada nas superfícies. Esse texto é um pequeno ensaio com base na teoria da imagem. Ele escreve sobre a comunicação revelada e unificada na arte da representação fotográfica que utiliza  para os exemplos de fotografia aqui selecionados  um modelo estético.
Palavras-chave: fotografia, arte, comunicação, estética

686-1 - FIGURAS DA IMEDIATICIDADE. OLHAR TESTEMUNHAL E SEMIOTICA DO GROTESCO NA RETORICA VISUAL DA PUBLICIDADE
José Benjamim Picado Sousa E Silva (UFBa), Angie Biondi Figueira de Abreu (UFBA)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O proposito deste texto e apresentar a questao do imaginariode comunicacao, proprio as imagens publicitarias contemporaneas, a partir da discussao sobre o modo como o tema do grotesco e trabalhado por elas, no plano de seu discurso visual, isto e, a partir da materia iconica e plastica de suas imagens. Valorizamos em especial a questao do modo como o testemunho e construido como modelo de organizacao das imagens publicitarias, em seus varios modos de manifestacao.
Palavras-chave: olhar testemunhal, retorica visual, fotografia, publicidade

514-2 - FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA REGIONAL: UM ESTUDO DE TRABALHOS REALIZADOS POR ESTÚDIOS FOTOGRÁFICOS NA CIDADE DE BLUMENAU SC
Rafael José Bona (UNIASSELVI), Patrick Luiz Salva da Silva (UNIASSELVI)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Este artigo tem como propósito analisar algumas fotografias publicitárias produzidas por estúdios fotográficos na cidade de Blumenau (SC), a fim de revelar o que está sendo produzido pelos mesmos. Além disso, tentaremos identificar técnicas, linguagens e as formas que prendem os olhos dos consumidores nos anúncios que são mostrados nos trabalhos realizados. Através disso buscaremos expor as produções locais e sua contribuição no desenvolvimento do mercado fotográfico e publicitário regional do Médio Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina.
Palavras-chave: Fotografia Publicitária, Estúdios, Publicidade, Blumenau

385-1 - FOTOGRAFIAS DO DISPOSITIVO: POR UMA EXPERIÊNCIA DO COTIDIANO
Victa de Carvalho (UFRJ)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Em meio aos inúmeros discursos apocalípticos a respeito da perda do referente e da credibilidade da imagem, percebemos, hoje, um forte movimento em busca do realismo perdido através de uma explosão de narrativas do cotidiano no domínio das novas tecnologias da comunicação e da informação. Trata-se aqui de repensar a relação entre fotografia e realismo na atualidade a partir do trabalho do fotógrafo Phillipe Lorca Dicorsia, levando em conta a produção de uma experiência que acentua a indistinção entre real e simulacro, natural e artificial. Para dar conta desta proposta é preciso rever as estratégias do próprio dispositivo fotográfico e perguntar o que está em jogo quando real e ficcional já não parecem se comportar como dualidades excludentes.
Palavras-chave: Fotografia, Dispositivo, Realismo

1731-1 - FOTOJORNALISMO E IDEOLOGIA: DIVERSIDADE CONCEITUAL E EFICÁCIA COMUNICACIONAL
Ana Elyzabeth de Araujo Farache (UFPE)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Este trabalho discute a presença, a leitura e a percepção da ideologia no fotojornalismo, apontando para a diversidade de conceitos e as divergências de abordagens. Apesar da análise crítica sobre a contaminação do fotojornalismo pela ideologia da mídia e do mercado, aqui se propõe uma reflexão voltada para aquele que parece ser, de fato, o principal objeto da fotografia jornalística: a imagem em si. Nesse sentido, reafirma-se sua eficácia comunicacional e sua autonomia como um meio de expressão - principalmente quando representa a dor e a perplexidade do homem diante da morte.
Palavras-chave: Fotojornalismo, Ideologia, Representação da morte

1500-1 - IDENTIDADE NEGRA E MESTIÇAGEM NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DA FOTOGRAFIA DAS HERANÇAS COMPARTILHADAS
Denise Conceição Ferraz de Camargo (Unicamp/Senac)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Este trabalho propõe uma análise do processo de criação das imagens fotográficas do projeto Herança Compartilhada, realizado em abril de 2005 nas cidades Nova York e Nova Orleans, cujo objetivo era retratar a influência das heranças africanas nos Estados Unidos. O resultado é um ensaio fotográfico, contendo cerca de 20 fotografias, que pretende escapar das imagens estereotipadas sobre o negro americano, lançando uma discussão sobre questões da identidade negra também no Brasil, onde a mestiçagem faz parte do caráter nacional. As imagens fotográficas oferecem, assim, a possibilidade de transitar por este tema. O ensaio realizado em território americano é completado por um conjunto de imagens realizadas no Brasil que traz aspectos da tradição afro-brasileira, formadora da identidade do brasileiro.
Palavras-chave: fotografia, teoria e crítica fotográfica, design, tradição afro-brasileira, negro americano

702-1 - IMAGENS BRASILEIRAS DE GENEVIEVE NAYLOR
Juliana Martins Evaristo da Silva (UFRJ-ECO)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O trabalho intitulado  Imagens Brasileiras de Genevieve Naylor propõe o estudo do discurso visual da fotógrafa americana sobre o Brasil no início da década de 40. Analisar o conjunto fotográfico de Genevieve como um discurso visual pressupõe a compreensão de que todo discurso constitui um recorte temático, uma seleção e uma simplificação, que passam por critérios da subjetividade de quem produz tal discurso. Em outras palavras, o conjunto fotográfico de Genevieve é entendido como um olhar que possui um sentido histórico e cultural em permanente diálogo com o contexto em que estava inserido.
Palavras-chave: fotografia, Genevieve Naylor, discurso visual, histórico- semiótico

957-1 - ÍNDICE OU CATÁLOGO: O DESLIZAMENTO IMAGÉTICO DAS FOTOS DA REVISTA VEJA
Dulcilia Helena Schroeder Buitoni (FCL)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
Nesta era de cultura visual, somos afetados por uma produção indiscriminada de imagens, que atinge também o jornalismo impresso. Num recorrido de algumas décadas, este trabalho pretende sinalizar como a representação fotográfica da revista Veja buscava uma visualidade mais jornalística nos anos 1960 a 1990, assumindo depois uma indefinição de registros e uma configuração  publicitária  o que pode provocar leituras pouco transparentes, num contexto de desvalorização informativa e de banalização da imagem. A figuração fotográfica da revista não explora as inúmeras possibilidades vislumbradas pelo conceito da imagem complexa.
Palavras-chave: fotografia jornalística, ilustração, índice, imagem complexa, revista Veja

811-1 - MEMÓRIAS VISÍVEIS
André Luís Carvalho (UnB e UCB)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O texto analisa a trajetória do trabalho de documentação fotográfica de expressões culturais catalogadas pelo Projeto Patrimônio Imaterial da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, no período de 2004 a 2006. São discutidas questões determinantes do modo de produção fotográfico como desafios técnicos, finalidades, interesses coletivos e individuais, contexto do assunto representado, tentando, de algum modo, evidenciar tensões existentes entre os diversos olhares que se colocam no processo de elaboração do discurso imagético (do imaginário do autor-fotógrafo às limitações, potencialidades, motivações e expectativas que o cercam). Trata ainda de questões de linguagem e estilo no processo de construção de um acervo de imagens para catálogo, livro e exposição fotográfica.
Palavras-chave: Fotografia, fotojornalismo, documentário, representação

317-1 - O CRUZEIRO VERSUS PARIS MATCH E LIFE MAGAZINE: UM JOGO ESPECULAR
Fernando Cury de Tacca (Unicamp)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O artigo analisa os embates jornalísticos entre O Cruzeiro e duas revistas internacionais com foco no fotojornalismo. As respostas para duas revistas importantes tiveram início em 1951 em confronto com a revista Paris Match, e posteriormente com a LIFE Maganize em 1961. A publicação de reportagem pela LIFE sobre miséria em favelas do Rio de Janeiro com fotos de Gordon Parks teve resposta de O Cruzeiro sobre miséria em bairros porto-riquenhos em Nova Iorque com fotos de Henri Ballot. As respostas foram formas de O Cruzeiro afirmar-se como uma revista atualizada ao moderno fotojornalismo da época portadora de defesa de valores culturais e nacionais, mas, ao mesmo tempo, fazendo um jogo especular com as duas revistas que marcam a sua referência gráfica e imagética.
Palavras-chave: História do Fotojornalismo Bra, LIFE Magazine, Fotografia, O Cruzeiro

531-1 - ROSÂNGELA RENNÓ E AS FOTOGRAFIAS  SEM IMAGEM DE ARQUIVO UNIVERSAL
Fernando do Nascimento Gonçalves (UERJ), Tainá Del Negri (UERJ), Carlos Romário Tavares (UERJ)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O presente trabalho propõe discutir a construção das  fotografias sem imagens que constituem o Projeto Arquivo Universal, da artista visual Rosângela Rennó. O uso pouco convencional que Rennó faz da fotografia em suas obras chama a atenção pelas possibilidades de expansão das potencialidades expressivas da imagem fotográfica e pela renovação das condições de produção e recepção da fotografia a que dá lugar por meio de suas inusitadas apropriações e colagens visuais. Ao mesmo tempo, seus trabalhos permitem interessantes questionamentos, a partir da imagem fotográfica, acerca das práticas culturais e subjetivas de tempo, espaço, identidade e memória social.
Palavras-chave: fotografia, arte, intertextualidade

1516-1 - SOBRE OS DIÁLOGOS DA IMAGEM E DA ANTROPOLOGIA COMO FORMAS DE REPRESENTAÇÃO: A ESPECIFICIDADE FOTOGRÁFICA
Tiago Quiroga Fausto Neto (UFF)
Evento: Fotografia: Comunicação e Cultura
O trabalho tem como objetivo oferecer algumas contribuições ao debate em torno de uma possível complementaridade entre estas duas formas de representações tão antigas e igualmente importantes, a fotografia e a antropologia. Para tal, além de uma problematização em torno do tema, pretendemos aqui, pensar uma metodologia comum que nos torne possível, então, estabelecer uma certa harmonização entre tais linguagens.
Palavras-chave: Fotografia, antropologia, representação, ; metodologia

 
© Copyright 2006 Intercom. All Rights Reserved.
Design by Adaltech