Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação [ voltar ]

833-1 - A LEGISLAÇÃO SOBRE AS CONCESSÕES NA RADIODIFUSÃO
Anita Simis (UNESP)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar como se organizaram os serviços de rádio e televisão no Brasil no que tange às concessões. Assim, tratou-se de conhecer todos os aspectos relativos às concessões, isto é, a questão do controle por parte do Estado, de como as concessões foram concebidas pela legislação, inclusive nas diversas Constituições, revendo e discutindo a bibliografia sobre o assunto.

1269-3 - CIBERCIDADANIA E DISCURSOS TRANSCULTURAIS: A NATUREZA DO ECOSSISTEMA DIGITAL EM QUESTÃO
Ricardo Luís Nicola (Unesp)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
Este artigo apresenta resultados de estudos obtidos até agora através de pesquisa pós-doutoral quanto ao impacto dos novos paradigmas cibersociais legitimados pelo fenômeno comunicacional da transculturalidade e presentes nos discursos do ecossistema on-line na caracterização e manutenção da cibercidadania.Portanto,tendo como premissa a natureza desterritorial do mundo digital,o projeto Cibercidadania e seus discursos transculturais: a natureza do ecossistema digital em questão - aprovado para estágio pós-doutoral/CAPES-esboça a tentativa de caracterizar a cibercidadania e aponta suas nuances identificadas.Afora esse objetivo, o projeto tem procurado investigar de forma mais rigorosa e técnica o ciberespaço, para confrontar os apelos do mercado midiático on-line e reestudar estratégias a fim de imunizar ataques à ciberdemocracia(info-inclusão),na relação mídia digital-cibercidadania

351-2 - EXCLUSÃO DIGITAL E A POLÍTICA DE INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL  O QUE TEMOS FEITO?
Cristiano Aguiar Lopes (Câmara)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
O artigo analisa a Política de Inclusão Digital Brasileira. Demostra que, em países em desenvolvimento, a exclusão digital agrava diversos outros tipos de desigualdades. Traz um resumo dos principais programas de inclusão digital brasileiros e aborda a carência de dados essenciais para a avaliação dos resultados desses programas. A partir do conceito econômico de  externalidades , propõe uma nova visão para a avaliação dos resultados da política de inclusão digital no Brasil, que leve em conta as alterações do ambiente comunicacional propiciadas pela adoção de Tecnologias da Informação e das Comunicações

1736-1 - FINANCIAMENTO ELEITORAL PELO SETOR DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 1998, 2000, 2002 E 2004: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO FENÔMENO DO CLIENTELISMO POLÍTICO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL
Israel Fernando de Carvalho Bayma (CC/PR)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de dados empíricos sobre doações financeiras aos candidatos a cargos eletivos, por entidades do setor de comunicação, notadamente de radiodifusão. Para as eleições de 1998, 2000, 2002 e 2004, prospectei dados, inclusive, sobre entidades de radiodifusão comunitária. Embora este texto seja sobre um campo de investigação novo, o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, procuro demonstrar que concessionárias de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens (rádio e televisão) contribuem financeiramente com as campanhas eleitorais, mesmo que em valores modestos, conforme demonstram as prestações de contas dos candidatos e partidos políticos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde 2003.

1562-1 - HIBRIDIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL: MÍDIAS, TECNOLOGIAS E FORMAS TRADICIONAIS DE CAMPANHAS
Heloiza Helena Gomes de Matos (FaCasper)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
Este artigo se propõe a analisar a hibridização de técnicas de comunicação política no processo eleitoral contemporâneo: o uso de estratégias de mídias de alto impacto, centradas no marketing político e nas tecnologias de informação, e a utilização da mídia tradicional, de baixo impacto, como forma de permanência da aproximação entre eleitor e candidato. O referencial teórico se apóia nas reflexões internacionais sobre o campo da comunicação política e sua profissionalização, tomando como referência os resultados de uma pesquisa global sobre o processo eleitoral em vários países do mundo e alguns exemplos brasileiros de campanhas com mídias tradicionais e avançadas.

1891-3 - O CONAR E A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA DA AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA
Eduardo Refkalefsky (UFRJ)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
Análise do papel histórico do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária) para a regulamentação da atividade de propaganda no Brasil, evitando a intervenção estatal ou a censura prévia. O estudo dos processos revela que a maioria das queixas junto ao órgão resulta em modificações ou a suspensão dos anúncios, o que contrasta com a imagem de "impunidade" frequentemente atribuída à justiça brasileira. A simplificação de normas e procedimentos permite que qualquer pessoa apresente uma queixa contra uma campanha, gratuitamente e sem nem mesmo precisar comparecer ao Conselho. Apesar da importância do Conar para evitar os abusos da propaganda, ele ainda foi pouco estudado pelos pesquisadores de Comunicação Social e Direito, embora seja referência em trabalhos sobre propaganda comparativa e ética publicitária

635-2 - O ESTADO, O PODER E A COMUNICAÇÃO NO CINEMA: AS TELAS DO BRASIL, ESTADOS UNIDOS E EUROPA
Cláudio Cardoso de Paiva (UFPB)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
Ao longo da história da civilização ocidental, o Estado, os governantes, os poderes hegemônicos precisaram controlar a comunicação para melhor controlar a sociedade. Na dita idade mídia os sinais se inverteram. O Estado precisa do quarto poder, da mídia, para assegurar a sua legitimidade e a mídia não cessa de espetacularizá-lo, tornando evidente o seu papel de coadjuvante no mundo globalizado. Na dita civilização da imagem, o cinema e a TV atuam como canais privilegiados de exibição de todas as sombras e surpresas do poder; tanto na dimensão da macropolítica (focalizando o Estado e as instituições sociais), quanto na dimensão da micropolítica (movimentos sociais, minorias ideológicas, segmentos políticos minoritários). Exploramos aqui algumas representações do Estado, do Poder e outras formas de experiência política no cinema brasileiro, europeu e norte-americano

1071-5 - O TECNICISMO E AS COMUNICAÇÕES NO BRASIL: IMPLICAÇÕES E EFEITOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Octavio Penna Pieranti (EBAPE/FGV), Paulo Emílio Matos Martins (EBAPE-FGV)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
A análise da dimensão técnica das políticas públicas para as Comunicações no Brasil, de acordo com uma perspectiva histórica a partir de 1964 até o presente, é o objetivo deste trabalho, cujo foco central, dentro do âmbito das Comunicações, são a radiodifusão e a mídia impressa. Essa análise foi feita com base em princípios e postulados tidos como essenciais ao funcionamento deste setor, como, por exemplo, a independência da imprensa em relação ao Estado e a interesses privados e a participação que este ator tem na formação da infra-estrutura necessária às Comunicações. As considerações finais apontam para o proposital reconhecimento, pelo agente regulador, das Comunicações apenas em sua dimensão técnica, ignorando a importância do processo de difusão das informações para a consolidação do regime democrático.

773-5 - QUE DIGITALIZAÇÃO É ESSA? RESGATE ACERCA DO QUE  NÃO É DITO SOBRE A TV DIGITAL NO BRASIL
Adriana Cristina Omena dos Santos (ECA/USP - UFT)
Evento: Colóquio internacional - Políticas Nacionais de Comunicação
O texto é resultado de pesquisa descritivo-documental, de cunho exploratório, sobre Sociedade da Informação, Novas Tecnologias e Meios Convergentes, em particular a implantação da TV Digital no Brasil, e da participação da sociedade civil no processo e os assuntos desconsiderados no debate. Interatividade, convergência e opinião pública são assuntos abordados, que, a partir de análise qualitativa, com subsídios de entrevistas, questionários e análise de conteúdo, apresentam resultados para as hipóteses do trabalho. O texto oferece reflexões acerca das desinformações dos argumentos do debate técnico defendido por atores envolvidos na discussão que protege a manutenção do status quo da radiodifusão no Brasil e contradiz as propostas do sistema brasileiro.

 
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