Trabalhos

Núcleos de Pesquisa
   Temas Livres
   Colóquio Brasil - Itália
   ENDOCOM
   Ciclo de estudos
 
NP 09 » Comunicação Científica e Ambiental

Coordenadora
Profa. Dra. Maria das Graças Targino (UFPI-PI)
gracatargino@hotmail.com

Relação de Trabalhos  
   
Do uso estratégico da informação na área da saúde
Almeida, G. W., Mello, R. C.
Universidade Federal da Bahia e Faculdade Hélio Rocha

Resumo: Estudo descritivo sobre o impacto da tecnologia da informação em uma organização da área de saúde na cidade do Salvador, Bahia, desenvolvido a partir de revisão de literatura e de múltiplas pesquisas de campo realizadas entre profissionais e usuários do segmento de laboratórios de análises clínicas. Descreve o que é típico da relação que o médico tem com a tecnologia da informação e com laboratórios de análises clínicas, bem como investiga as peculiaridades das relações existentes entre profissionais e clientes da área de saúde, revendo o entendimento da prestação de serviços no setor. São utilizados percentuais, indicações de moda, medidas de posição e associação, por se tratar de estudo exploratório, predominantemente, com escalas nominais.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Marketing de Relacionamento, Saúde.


O ensino da extensão pesqueira no Brasil: desafios atuais
Callou, A. B. F.

Resumo: O presente trabalho analisa os diferentes programas da disciplina Extensão Pesqueira nas escolas de Engenharia de Pesca no país e propõe novos conteúdos. Investiga até que ponto esses programas estão voltados para os temas considerados significativos pela Comunicação Rural à formação extensionista atual. São contemplados os seguintes temas: cultura marítima; comunicação rural/extensão rural; extensão pesqueira; novas ruralidades; desenvolvimento local; e desenvolvimento sustentável.
[ texto completo ] [ tabelas 1/2 ] [ tabela 3 ]

Palavras-chave: Extensão Pesqueira, Comunicação Rural.


O vídeo-documentário como instrumento de propaganda da ciência
Carvalho, A. P.
Faculdades Integradas São Pedro
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória

Resumo: A ciência e tecnologia cada vez mais valorizam o uso da comunicação pública de seus produtos para legitimá-los perante a sociedade. Esta situação faz surgir inúmeras possibilidades de divulgação, que vão além dos meios de comunicação de massa, e exige que os cientistas assumam um discurso menos burocrático e mais atraente. A análise de conteúdo de documentários em vídeo, produzidos pela Videociência, no Brasil, revela que instituições brasileiras de pesquisa científica adotaram um tipo de comunicação pública com fins promocionais: o marketing da ciência, que se apresenta como um misto de propaganda institucional e divulgação científica com objetivos de solidificar a imagem benevolente da ciência e estimular a confiança e o investimento em pesquisas.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Ciência, Documentário, Marketing da Ciência.


Agenda ambiental y rutinas noticiosas: un estudio de caso de la prensa regional
Cimadevilla, G.
Universidad Nacional de Río Cuarto

Resumo: A partir de un estudio que contempla el análisis de contenido de la prensa escrita y de las rutinas productivas que se concretan para lograr el producto noticioso se problematiza el tratamiento que recibe la temática ambiental y los principales razonamientos que se vehiculizan. La discusión concluye en caracterizar el tipo de "noticia" predominante y los razonamientos mayoritariamente naturocausales que la sustentan. La investigación se efectuó sobre un estudio de caso correspondiente al diario regional Puntal (Río Cuarto, Argentina).
[ texto completo ]

Palavras-chave: Prensa, Medio Ambiente, Rutinas Noticiosas.


La formación del comunicador de la ciencia: hipótesis preliminares
Cortassa, C. G.
Universidad Nacional de Entre Ríos (Rep. Argentina)

Resumo: El artículo presenta hipótesis teóricas relativas a la formación académica en Ciencia-Tecnología-Sociedad que se considera pertinente para profesionales de la Comunicación Social especialistas en ese campo. Se procurará mostrar que buena parte de los obstáculos derivan de ella y que, por lo tanto, es un punto de partida relevante para orientar los esfuerzos encaminados a superarlos. El parágrafo III contiene el desarrollo de las hipótesis. A saber, por qué se considera de interés que el estudiante de Comunicación Social conozca y comprenda a la ciencia y la tecnología desde las perspectivas de la filosofía, la sociología y la historia específicas; y en qué aspectos esta formación puede significar un aporte positivo para la función mediadora de la CPC. A modo de conclusión se refieren los beneficios que dicha formación puede significar para los actores del proceso de la comunicación científica.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Comunicación Científica, Formación Académica, Aportes.


Sob fogo cruzado: a concepção e a recepção das campanhas de prevenção a incêndios florestais no estado do Pará
Costa, L. M.
Universidade Federal do Pará

Resumo: Os incêndios florestais na Amazônia têm sido constantes e alarmantes. A partir de 1998, com o incêndio em Roraima, o governo federal, organizações não governamentais (ONGs) e organismos internacionais iniciaram e incrementaram uma série de ações visando amenizar as conseqüências ambientais e sociais do problema. Esta pesquisa de doutorado teve início em 2000 e visa avaliar a concepção e recepção das campanhas de prevenção a incêndios florestais no Estado do Pará. Na primeira etapa da pesquisa de campo, sete municípios foram visitados e cerca de 300 pessoas, entre pequenos agricultores, fazendeiros, jornalistas e representantes de órgãos governamentais e ONGs, foram entrevistadas. Este texto apresenta, além de informações históricas referentes à temática, algumas conclusões preliminares da pesquisa que indicam que a concepção das campanhas estariam partindo de premissas equivocadas em relação à realidade econômica e social dos agentes envolvidos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Recepção, Incêndios Florestais, Amazônia.


Pensando em TV e biodiversidade: existe mesmo um discurso ecológico?
Dutra, M. J. S.
Universidade Federal do Pará

Resumo: O emprego, pelo senso comum, da noção de um discurso ecológico, insinua-se também no campo da ciência, no qual sequer há consenso sobre a existência de um tal tipo de discurso. Neste trabalho, a discussão recai sobre textos midiáticos, particularmente os produtos televisuais que têm a natureza, a biodiversidade, a Amazônia e os povos da floresta como objetos de reportagens, documentários, especiais e clips. Trata-se de conjuntos textuais complexos, ideologicamente posicionados e que, indiferentemente às discussões sobre se se trata ou não de discursos ecológicos, eles podem significar possibilidades de conseqüências extradiscursivas: a biodioversidade, e a Amazônia em conseqüência, não estariam mais, apenas, disponíveis para o bem-estar do "gênero humano", porém tornam-se, hoje, indispensáveis para a salvação do Planeta.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Mídia e Discurso, Biodiversidade, Povos da Floresta


A construção da identidade da ciência na mídia impressa brasileira
Gomes, I. M. A. M.
Universidade Federal de Pernambuco

Resumo: O objetivo deste paper é apresentar aos integrantes do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Científica e Ambiental (NPCCA) uma proposta de pesquisa integrada sobre a construção da identidade da ciência na mídia impressa brasileira. O fato de termos observado que os estudos acerca das informações sobre ciência e tecnologia veiculadas em espaços não específicos de divulgação científica são assistemáticos leva-nos a focar nossa pesquisa no discurso sobre ciência publicizado em jornais diários e revistas semanais de informação. Objetivamos identificar elementos textuais e estratégias discursivas necessários à construção das identidades do cientista e da ciência pela mídia impressa brasileira. O paper traz, também, sucinta descrição de um dos recortes da investigação: as revistas semanais de informação.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Divulgação Científica, Ciência e Identidade, Mídia e Ciência.


O jornalismo científico em tempos de confronto
Lage, N.
Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo: Este artigo mostra porque o jornalismo sobre ciência é importante tanto para a educação permanente do público, numa fase de rápidas transformações, quanto para a própria ciência, que enfrenta contestações sem precedentes, reações de desconfiança e medo. Conceitua a temática de que trata o jornalismo científico e expõe os mecanismos que conduzem a falácias na abordagem de temas de ciência. Apresenta os compromissos desejáveis para o jornalismo científico e mostra que a ciência vem determinando, nos dois últimos séculos, a configuração da realidade e, portanto, a visão que os homens conseguem construir da sociedade em que vivem.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Informação Científica, Educação Permanente, Ciência e Cognição.


A web e o webjornalismo como alternativas para a divulgação científica
Leal, A. R. B. R.
Universidade Federal do Piauí

Resumo: Apresenta as oportunidades que o pesquisador dispõe dentro da rede mundial de computadores e, sobretudo, nos espaços do webjornalismo, principalmente o alternativo, para divulgação dos resultados de pesquisas científicas. Em outro prisma, discute a interatividade e outras variáveis na construção do discurso jornalístico nos webjornais brasileiros de referência nacional, assim como, a importância desse processo na realização, na condução e na socialização de projetos de pesquisa. Para tanto, considera os aspectos mercadológicos, a interferência da multiplicidade de fontes e as novas modalidades de processos de apresentação e difusão de notícias encontradas no âmbito da World Wide Web (WWW).
[ texto completo ]

Palavras-chave: Web, Webjornalismo, Divulgação Científica.


A relação do local com o global no projeto de implementação da agricultura familiar agroflorestal
Lima, I. S.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo: Este trabalho analisa o diálogo possível entre o local e o global num projeto de agricultura familiar agroflorestal em Pernambuco. Estas análises foram possíveis graças ao estudo das diversas etapas de um projeto de implementação da prática agroflorestal. Este estilo de fazer agricultura valoriza o local e enquadra-se no conceito de etnoecologia. Estuda a relação da sua prática local em relação ao convívio obrigatório com o modelo predominante na sociedade globalizada. Constata a existência de situações conflitantes na convivência de lógicas aparentemente excludentes. Percebe a possibilidade de algumas saídas na dialética do local com o global. Uma das alternativas se confirma na adoção da agricultura agroflorestal e nesta perspectiva, realça, positivamente, a maneira como os produtores rurais se reúnem para defender os seus interesses, o que lhes permite passar de um consumo puramente econômico, necessário às perspectivas da produção agrícola, a um consumo político localmente integrado a sustentável.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Agroflorestação, Desenvolvimento Local, Globalização.


Comunicação e loucura: a representatividade da lei antimanicomial nos jornais O Estado de São Paulo e A Tribuna
Marcolino, E. M.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo: Este trabalho refere-se a uma investigação sobre a representatividade da Lei Antimanicomial, Lei Nº 10.216, de autoria do Deputado Paulo Delgado (PT-MG), que propõe a substituição de hospitais psiquiátricos com características asilares por uma assistência alternativa. Pretendeu-se mapear um diagnóstico da cobertura do tema, com o fim de interpretar as mensagens das matérias que foram publicadas; traçar um estudo comparativo entre um jornal de circulação nacional - O Estado de S. Paulo e outro de circulação regional - A Tribuna (cidade de Santos) para que sejam evidenciadas as diferentes coberturas. Elaboramos um conjunto de procedimentos metodológicos para nos nortear. Nesse sentido esta pesquisa sustenta-se na análise de conteúdo e análise comparativa das publicações levantadas no período de setembro de 1989 a abril de 2001.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Lei Antimanicomial, Loucura, Comunicação, Saúde, Divulgação Científica.


O fumo na folha do jornal: leitura de uma possível "vacinação" do espaço público no caso Gazeta do Sul e o complexo agroindustrial fumageiro do Vale do Rio Pardo-RS
Minuzzi, M. V.
Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA)

Resumo: Este artigo pretende sintetizar a discussão que se fez na dissertação de mestrado de mesmo título e que se preocupou em saber quanto ao papel que cumpre o jornal Gazeta do Sul no contexto do complexo agroindustrial fumageiro do Vale do Rio Pardo/RS. De modo mais específico, tal pesquisa apresenta uma reflexão sobre a participação do jornal no ritual das negociações que se realizam anualmente, entre indústria e fumicultores, para definição do preço do fumo. Através de pesquisa bibliográfica e da aplicação de alguns procedimentos metodológicos da Análise do Discurso, foi elaborada uma descrição das estratégias através das quais o jornal constrói discursivamente o acontecimento representado pela negociação do preço do fumo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Jornalismo, Discursos Sociais, Agroindústria do Fumo.


O debate público sobre o valor da floresta amazônica e a imprensa
Moura, D. O.
Universidade de Brasília

Resumo: A pesquisa realizou dois recortes no corpus, um diacrônico e um sincrônico. No recorte diacrônico fez-se um desenho da malha discursiva do tema Floresta Amazônica, a partir do qual foram identificadas as retóricas dominantes do valor intrínseco da floresta e do valor de mercadoria da floresta (em sua dupla dimensão de valor-de-uso e de valor-de-troca). O recorte sincrônico examinou um conjunto de 10 textos que compõem uma reportagem da Revista Veja, apresentadas em uma mesma edição da revista. Os dois recortes não foram feitos com efeito comparativo, como se procurasse comparar o discurso do passado (diacrônico) com o discurso do presente (sincrônico), mas procurou identificar a malha discursiva no qual está inserido o debate público sobre o valor da Floresta Amazônica.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Jornalismo Ambiental, Discurso da Imprensa, Amazônia.


A saúde nos jornais periféricos: o ABC está na U.T.I.?
Pessoni. M.
Uni-FIAAM-FAAM

Resumo: O trabalho mapeia o espaço destinado às matérias sobre saúde nos principais jornais periféricos do ABC, verificando a procedência das informações publicadas sobre o tema e analisa se o assunto abordado está relacionado à realidade da região. A proposta é identificar se o que é veiculado tem caráter científico/educativo e se representam risco à saúde dos leitores. Identifica o perfil de mortalidade e morbidade de cada município da região do Grande ABC e verifica se os conteúdos dos jornais pesquisados contemplam de maneira satisfatória a realidade. Para medir o grau de qualidade das informações foram convidados profissionais da saúde que apontaram falhas dos textos publicados, propondo, ainda, novos temas. Também os proprietários dos jornais foram entrevistados, para se conhecer a idéia que fazem da realidade da área de saúde no Grande ABC.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Saúde, Jornais Periféricos, Qualidade de Informação.


Aspectos comunicacionais da C&T: novas e velhas questões
Rabelo, D. C.
Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo: Os processos comunicacionais marcam a produção do conhecimento científico-tecnológico. Desde os diálogo na Grécia, passando pelos manuscritos da Idade Média até a publicação de papers nas revistas científicas, distintas formas de comunicação avançam, em quantidade e qualidade, com a ciência e tecnologia (C&T). Na sociedade contemporânea, as modernas tecnologias de informação, a influência dos meios massivos, os altos custos das investigações e a constante necessidade de inovação das empresas configuram novas demandas, interesses, relações e intermediários. Além disso, a formulação de políticas para o setor exige debates, cada vez mais, amplos e democráticos, com a participação de todos os setores interessados. Este artigo aborda algumas das questões, antigas e novas, que caracterizam os sistemas de comunicação que garantem a realização da C&T.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Ciência, Comunicação, Divulgação.


Políticas de comunicação para o desenvolvimento local: estudo de recepção da proposta de gestão participativa da Prefeitura de Camaragibe-PE pelos membros do Conselho Municipal de Saúde
Santos, M. S. T. , Araújo, E. S., Patriota, N. S. A.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo: Este texto trata de pressupostos teóricos e resultados parciais de uma pesquisa empírica mais ampla, um estudo de recepção da proposta de gestão participativa da Prefeitura Municipal de Camaragibe, Pernambuco. O cenário da pesquisa empírica é o Conselho Municipal de Saúde, formado por representantes dos usuários e dos representantes do Governo Municipal de Camaragibe. A preocupação é analisar, no espaço da recepção os usos e apropriações que os conselheiros da saúde fazem desta proposta governamental e as conseqüentes repercussões no cotidiano do trabalho e da vida das pessoas, que, hoje, estão envolvidas no processo de construção da cidadania.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Políticas de Comunicação, Gestão Participativa, Desenvolvimento Local.


A prática do jornalismo e o universo das ciências
Silva, G.
Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo: Não há arena mais propícia para se pensar a relação da produção jornalística com as ciências do que o Jornalismo Científico, na combinação do que se tem feito e há para se fazer nos dois campos, o acadêmico (campo cognitivo) e o da prática (trabalho de campo). Para entender a racionalidade própria desse exercício profissional, este estudo debruça-se sobre o cotidiano dos jornalistas no exercício da divulgação científica, com o objetivo mais amplo de pensar o Jornalismo Científico como uma lente de aumento sobre a objetivação cognitiva do Jornalismo hoje, uma vez que o Jornalismo Científico contribui, talvez mais do que qualquer outro jornalismo especializado, para o debate sobre o estatuto teórico-metodológico do campo da Comunicação e do próprio Jornalismo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Jornalismo e Ciência, Jornalismo Científico, Divulgação Científica.


Rede solidária: o caso da pesca sustentável em Goiania-PE
Silva, J. S.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo: Estudo realizado no âmbito do Projeto Renascer (contrato de empréstimo entre o Governo do Estado de Pernambuco/Brasil e o Banco Mundial), analisando o apoio da extensão pesqueira à rede solidária de beneficiamento e comercialização de pescado, formada pelas comunidades de pescadores do município de Goiana, Pernambuco (Brasil) visando contribuir com a geração de trabalho e renda. Ao articular as construções de parcerias envolvendo diversos seguimentos da sociedade para o encaminhamento de políticas públicas com o objetivo de potencializar as ações de apoio ao beneficiamento e comercialização do pescado da colônia -, a Extensão Pesqueira do Projeto Renascer se insere numa linha contemporânea da Comunicação Rural, caracterizada como Desenvolvimento Local.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rede Solidária, Extensão Pesqueira, Desenvolvimento Local.


Quando a comunidade ajuda a decidir o que é notícia de ciência e tecnologia
Sousa, C. M., Lopes, M. M.
Universidade do Vale do Paraíba e Universidade de Taubaté
Universidade Estadual de Campinas (respectivamente)

Resumo: A proposta deste trabalho é discutir aspectos de uma experiência jornalística, com ênfase para a divulgação científica e ambiental, desenvolvida por uma emissora de televisão regional, de natureza público-educativa. Há pouco mais de dois anos o Departamento de Jornalismo da TV Setorial, com sede em Pindamonhangaba (SP), decidiu ampliar suas arenas de decisões e convidou a comunidade a participar das reuniões semanais de planejamento. Temas de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente apareceram com freqüência nas reuniões de pauta, sugeridos por especialistas (pesquisadores e/ou ambientalistas) e pela própria comunidade, a partir de suas necessidades. O modelo sugere, entre outras questões de fundo, a necessidade urgente de se repensar e substituir as práticas atuais de tomada de decisão: precisamos avançar de situações excludentes e centralizadoras para experiências inclusivas e cidadãs, com ganhos significativos, inclusive para a ciência e tecnologia (C&T).
[ texto completo ]

Palavras-chave: Televisão Regional, Ciência e Cidadania.


Novas tecnologias e produção científica: uma relação de causa e efeito ou uma relação de muitos efeitos?
Targino, M. G.
Universidade Federal do Piauí

Resumo: Discute a relação entre novas tecnologias e o desenvolvimento da produção científica e da publicação eletrônica, enfatizando a Internet. Sem negar sua relevância como elemento interveniente da realidade contemporânea, prioriza as desvantagens trazidas pelas facilidades de produção no espaço cibernético, no caso particular da produção científica, tais como: a inconsistência, instantaneidade e efemeridade das informações; a complexidade de armazenamento; a dificuldade do controle bibliográfico; a banalização da autoria e o desrespeito à propriedade intelectual; o uso aético da informação; a invasão da privacidade x relações impessoais.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Internet e Produção Científica, Novas Tecnologias de Informação e de Comunicação, Produção Científica e Novas Tecnologias.


Comunicação ambiental: uma proposta de rede de meio ambiente para a cidade do Natal-RN
Tavares, O. M.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo: A linha de pesquisa "Comunicação e Cultura - Redes de Comunicação Ambiental e Cidadania" da Base de Pesquisa "Comunicação, Cultura & Mídia" do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem desenvolvendo, desde agosto de 2002, uma proposta de criação de uma rede de meio ambiente para a cidade do Natal, Rio Grande do Norte, com a finalidade de promover discussões e estabelecer contatos mais efetivos com todos os segmentos sociais, públicos e privados, que têm ações ligadas às questões ambientais. O projeto contempla ainda estudos de pesquisa relativos ao jornalismo ambiental e à criação de uma página - TABA - na Rede, na qual serão disponibilizados o Banco de Dados (cadastro de todos os envolvidos) e o Banco de Idéias (experiências, indicações). As etapas do projeto e das pesquisas que lhe sustentam teórico-metodologicamente são aqui apresentadas, de modo que se possa contribuir para estudos semelhantes nos demais cursos de Comunicação Social para que, num futuro próximo, todos possam criar suas Redes nas mais diversas temáticas.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Meio Ambiente, Comunicação Ambiental.


Comunicação científica nas florestas virtuais
Vieira, R.
Universidade Federal do Pará

Resumo: As habilidades cognitivas e técnicas no domínio de recursos de localização de material científico no ambiente digital estão em processo embrionário na região amazônica. Os meios tradicionais de comunicação e informação ainda prevalecem no campo científico desta região. O gênero e a titulação dos pesquisadores são determinantes para uma melhor compreensão da inclusão ou exclusão dos cientistas nas florestas digitais.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Comunicação Científica, Ciência, Ciberespaço.