Portcom

Prêmios » Prêmio Luiz Beltrão 2009


INDICADOS ao prêmio Luiz Beltrão’2009

O Prêmio Luiz Beltrão é ofertado anualmente – 12ª edição - para pesquisadores e instituições que contribuem de forma significativa para os estudos em comunicação no país. Os Vencedores do Beltrão/2009 participarão do 12ª Simpósio de Pesquisa Avançada em Comunicação -“Trajetórias intelectuais e histórias de vida de lideranças comunicacionais”, agendado para a cidade de Curitiba, no Paraná, durante o 32ª Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

A escolha é feita por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da INTERCOM: José Marques de Melo, Anamaria Fadul, Gaudencio Torquato, Margarida Kunsch, Manoel C. Chaparro, Adolpho Queiroz, Maria Immacolata V. Lopes, J. S. Faro, Cicilia M. Krohling Peruzzo; Sonia Virginia Moreira e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”, Moacir Pereira (1998), Sérgio Capparelli (1999), Sérgio Mattos (2000), Muniz Sodré (2001), Antonio Costella (2002), Carlos Eduardo Lins da Silva (2003), Ana Arruda Callado (2004), Murilo César Ramos (2005), Adisia Sá (2006), Antonio Holhfeldt (2007) e Marialva Barbosa (2008).

O prêmio é outorgado em 4 distintas categorias, sendo dividido em dois grupos: Personalidades e Instituições.

Personalidades

1. Liderança emergente
Destinado a jovem doutor que esteja adquirindo projeção local ou regional pela seriedade e produtividade do trabalho desenvolvido, pela capacidade de liderar projetos/equipes e pela busca de conexões nacionais/internacionais. A seleção deve ser feita pelos indicadores da trajetória percorrida num período mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos após o doutoramento do candidato.

2. Maturidade acadêmica
Destinado a pesquisador-sênior, autor de estudos significativos e produtor de conhecimento comunicacional que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. A escolha se fará a partir do conjunto da obra.


Instituições

3. Grupo inovador
Destinado a núcleos de pesquisa que venham se destacando pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático, construindo idéias, gerando produtos ou modelos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da trajetória do grupo nos últimos 5 anos.

4. Instituição paradigmática
Destinado a cursos, departamentos, escolas, institutos, empresas, sindicatos, associações, igrejas, ONGs ou órgãos públicos que tenham se notabilizado pela criação / manutenção / fortalecimento de programas de pesquisa sistemática dos fenômenos comunicacionais. A seleção se fará pelos indicadores da produção institucional nos últimos 5 anos.


No último biênio, foram agraciados: Maturidade Acadêmica – Antonio Holfeldt (PUC-RS) e Marialva Barbosa (UFF); Liderança emergente – Alfredo Vizeu (UFPE), Ivone de Lourdes Oliveira(PUC-Minas) e Cosette Espíndola Castro ( UNESP); Grupo inovador – Canal Futura (RJ) e O Grupecj – Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo – (Paraíba – PB); Instituição paradigmática: Faculdades Cásper Líbero (SP) e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (SP).

Para a 12ª Edição recebemos mais de 30 indicações da comunidade, com a recomendação de 24 concorrentes (alguns receberam mais de uma indicação). Os indicados, com 21 nomes diferentes, somente três não puderam participar por não contemplarem o regulamento na categoria indicada. São os concorrentes de 2009:

 

Maturidade Acadêmica

Liderança Emergente

Grupo
Inovador

Instituição Paradigmática

Christa Liselote Berger Ramos Kuschick

(Universidade do Vale da Região dos Sinos – Unisinos - RS)

Ana Paula Goulart Ribeiro

(Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ - RJ)

 

Grupo de Guarapuava – Curso e Departamento de Comunicação da UNICENTRO - Universidade Estadual de Centro-Norte do Paraná – Guarapuava

(Pública Estadual)

Biblioteca
Nacional

(RJ)

Doris Fagundes Haussen

(PontifíciaUniversidade Católica do Rio Grande do Sul e Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora INTERCOM – PUC - RS )

Clóvis Reis

( Universidade Regional de Blumenau – FURB - SC)

 

Mídia, Memória e História

(CNPq – UFF)

 

Pastoral da Criança

(ONG), Curitiba, Paraná

Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho

(Universidade Federal do Ceará - UFC - CE)

Iluska Coutinho

(Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF - MG)

 

Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM). Núcleo de Estudos da UFRJ

-

Ismail Norberto Xavier

(Universidade de São Paulo – USP - SP)

 

Marcia Benetti Machado

(Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS -RS)

 

-

-

Luiz B. Cavalcanti de Albuquerque Maranhão Filho

(Universidade Federal de Pernambuco, Faculdade Maurício de Nassau – PE e Sócio do Rotary Club de Olinda)

Nélia Del Bianco

( Universidade de Brasília – UnB - DF)

 

-

-

-

Paulo Rogério Tarsitano

(Universidade Metodista de São Paulo – UMESP - SP)

 

-

-

-

Rosa Maria Cardoso Dalla Costa

(Universidade Federal do Paraná – UFPR - PR)

-

-

-

Roseli Aparecida Fígaro Paulino

(Universidade de São Paulo – USP - SP)

 

-


As indicações foram feitas por sócios da Intercom, Programas de Pós-Graduação, Institutos de Pesquisa, ONGs, pesquisadores, estudantes independentes, comunidade acadêmica etc. A etapa que estamos agora é de avaliação das candidaturas pelo Júri que ocorrerá de 1 a 16 de junho.

Patrocinado pelo Programa Globo Universidade e apoiado pela Universidade Positivo (PR), o Prêmio Luiz Beltrão 2009 será entregue aos vencedores em sessão solene, agendada para a cidade de Curitiba (PR) durante o 32º. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 6 de setembro de 2009.

Outras informações podem ser obtidas pelo aqui